PEQUIM (Reuters) – A China aprovou uma lei no dia 22 de janeiro que, pela primeira vez, permite explicitamente que sua guarda costeira atirar em navios estrangeiros, um movimento que pode tornar as águas contestadas ao redor da China mais agitadas.

A China tem disputas de soberania marítima com o Japão no Mar da China Oriental e com vários países do Sudeste Asiático no Mar da China Meridional. Ela enviou sua guarda costeira para afugentar navios de pesca de outros países, às vezes resultando no naufrágio desses navios.

O principal órgão legislativo da China, o comitê permanente do Congresso Nacional do Povo, aprovou a Lei da Guarda Costeira na sexta-feira, de acordo com relatos da mídia estatal.

De acordo com a redação do projeto de lei publicado anteriormente, a guarda costeira está autorizada a usar “todos os meios necessários” para prevenir ou impedir ameaças de embarcações estrangeiras.

O projeto de lei especifica as circunstâncias em que diferentes tipos de armas – de mão, embarcadas ou aéreas – podem ser usados.

O projeto permite ao pessoal da guarda costeira demolir estruturas de outros países construídas em recifes reivindicados pelos chineses e abordar e inspecionar embarcações estrangeiras em águas reivindicadas pela China.

O projeto também autoriza a guarda costeira a criar zonas de exclusão temporárias “conforme necessário” para impedir a entrada de outras embarcações e pessoal.

Respondendo às preocupações, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Hua Chunying disse na sexta-feira que a lei está em linha com as práticas internacionais.

O primeiro artigo do projeto de lei explica que ela é necessária para salvaguardar a soberania, segurança e direitos marítimos da China.

Essa lei surge sete anos depois que a China fundiu várias agências civis de segurança marítima para formar um gabinete da guarda costeira.

Depois que o bureau ficou sob o comando da Polícia Armada Popular em 2018, ele se tornou um ramo das forças militares.

Nas fotos abaixo, o navio-patrulha de 10 mil toneladas da classe ‘Zhaotou’ da Guarda Costeira da China

 

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Lemos

Lei para inglês ver, vão fazer bullying nos navios de países fracos(o que já fazem há muito tempo) mas vão abaixar a cabeça assim que virem uma embarcação com a bandeira americana, japonesa ou sul-coreana.

Defensor da liberdade

Queria um incidente diplomático?

Allan Lemos

Ué, mas a área não é “deles”? Quer dizer que mandam bala nos mais fracos mas quando aparece alguém que pode se defender amarelam? Que tipo de potência é essa? Se o território é realmente deles, então deveriam estar dispostos a aplicar a lei contra quem quer que fosse.

Defensor da liberdade

Alguém que pode se defender com armas nucleares, para começo de conversa.

Matheus S

Essa lei é mais para navios de pesca. Os russos fizeram isso há muitos anos. É muito eficaz contra os navios de pesca japoneses e norte-coreanos. Há inclusive incidentes diplomáticos por conta disso, ainda mais entre russos e japoneses. Só pelo fato de já ter essa lei já é motivo mais do que suficiente para inibir outros países. A guarda costeira da China é a força mais poderosa desse tipo na região e já está ativa nas proximidades das ilhas desabitadas do Mar da China Oriental controladas pelo Japão, mas reivindicadas por Pequim, bem como no Mar da China Meridional, que… Read more »

Pedro Bó

À grosso modo, isso justifica as demais nações a abrir fogo contra pesqueiros chineses em suas águas territoriais. Princípio da Reciprocidade.

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!!!

Tomcat4,2

3 !!!!!!!!!!

Caramba, ia escrever justamente nesse sentido. Então já podemos sentar o aço nos pesqueiros chineses né!!!

Junior

Os Argentinos já fazem isso

Alison

Nisso concordo plenamente.

Junior

Aliás não só atiram como já afundaram barcos pesqueiros chineses

Guarda Costeira argentina abre fogo contra navio chinês – YouTube

RPiletti

Não havia lido teu comentário antes e postar o meu… sim, com eles não tem enrolação.

Pablo

quando estavam nas buscas do submarino argentino, um pesqueiro chines foi encontrado.

Mensageiro

Pode meter bala sem medo, o gov. Chinês não se importa com seus cidadãos, não deu nada pra Argentina quando essa a fez.

Antoniokings

Agora, o Governo argentino terá de pedir mil desculpas.

joão Fernando

Encheu de puxa saco de argentino kkk é cada volta que a terra plana dá…

Antoniokings

O fato foi no passado.
Atualmente, qualquer incidente entre China e Argentina, se ocorrer, será considerado briga de família.

Antoniokings

‘À grosso modo, isso justifica as demais nações a abrir fogo contra pesqueiros chineses em suas águas territoriais. Princípio da Reciprocidade.’

Ah! Isso eu quero ver.

Junior

Pois então veja, e os argentinos não pediram desculpas não

Argentina afunda barco chinês que pescava ilegalmente – Século News – 16/03/16 – YouTube

Antoniokings

Posso imaginar um navio filipino atacando um navio chinês no Mar do Sul da China.

RPiletti

A Argentina já vem fazendo isto…

Antoniokings

Bem, o fato não foi em águas contestadas, apesar de eu achar que a a Argentina não fará isso novamente.
Sabe como é…..

Pablo

tu achando ou não, foi feito e ponto!

Antoniokings

No passado, até o Brasil foi campeão do Mundo.
Já ocorreu e não ocorre de novo.

Pablo

tu e teus argumentos de bola de cristal, hahahaha
De uma coisa eu tenho certeza, tu merece um Oscar.

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Pedro Bó

Ele merece um Framboesa de Ouro

RPiletti

Conhecendo eles, te digo, meterão bala e depois pedirão desculpas… sejam mil, 2 mil ou quantas forem necessárias, são um povo tremendamente orgulhoso…

Antoniokings

RPiletti
Atualmente há muitos bilhões de dólares envolvidos entre a China e a ‘Argenchina’.
Um navio pesqueiro velho eventualmente afundado por algum militar argentino tresloucado não afetará em nada a situação.

Kemen

Se a Argentina optar pelo Norinco em vez do nosso Guarani, o que seria ruim, até é possivel que a compra do Norinco inclua acordos de pesca sob controle.

Rogério Loureiro Dhierio

Falou tudo.

Hades

Olha o naipe os magrelos, parece grupo de dança
Trágico

João Adaime

Em água territoriais é um direito aceito internacionalmente. Agora, em águas contestadas, é uma declaração de guerra.

Thiago

OFF-TOPIC
Uma notícia bastante interessante pelo menos para mim : o porta-avioes( STOVL) Garibaldi da Marina Militare, que deveria encerrar sua vida operativa em 2022 e ser substituído pelo Trieste, será transformado em uma plataforma de lançamento de satélites. Curioso, um bom aproveitamento de recursos.

Fabio Araujo

Podemos fazer o mesmo com o navios pesqueiros deles no Atlântico Sul?

João Adaime

Prezado Fábio
Em águas internacionais não. Salvo se eles agredirem nossos pesqueiros, como já aconteceu. Mas até o socorro chegar, eles já se foram.
Abraço

Alex Barreto Cypriano

Tão de brincadeira passa-pano? A China não respeita nenhuma regra, muito menos a UNCLOS. Ela acha que o mar ao sul da China é dela e que se danem Vietnã, Filipinas, etc. Esse é o problema do nazismo territorialista chinês e que promete levar o mundo à guerra.

Defensor da liberdade

Lol, nazismo territorialista seria exigir de volta territórios, perdidos injustamente, cuja gente que mora lá são sua etnia, e querem voltar a fazer parte de sua antiga nacionalidade, e que eram seus 22 anos antes?

Se for este o caso eu apoio este nazismo territorialista.

Last edited 3 anos atrás by Defensor da liberdade
Alex Barreto Cypriano

Defensor da Liberdade dos nazistas arianos (e sua ideologia do lebensraum) e nazistas PCC: quantas etnias tem no território chinês? Umas cinqüenta, por baixo. Qual delas é a etnia que perdeu injustamente seu território? Repugnante seu argumento. Mongólia, Takla Makan, Tibet, Taiwan e Hong Kong, todos espantados…

Defensor da liberdade

Então não se pode chamar de nazismo territorialista, pois o nazismo buscou reaver territórios que eram seus poucos anos atrás, e cujos habitantes destes territórios queriam fazer parte da Alemanha novamente.

Você pode chamar de imperialismo chinês, mas de nazismo jamais.

Last edited 3 anos atrás by Defensor da liberdade
Wilson Look

De onde você tirou isso?

A Alemanha nunca teve sua extensão até o Volga, sem falar que os povos do leste queriam era continuar sendo independentes, e outros que ainda não eram queriam uma nação sua.

Defensor da liberdade

Estou falando do corredor polonês, Sudetos, etc, etc. Lebensraum era pura propaganda.

Wilson Look

O Lebensraum não era propaganda, era um objetivo.

Sobre o corredor polonês, simplesmente era parte original da Polônia, antes das partilha, e os Sudetos eram do antigo império Austríaco.

Tudo o que aconteceu, pode ser visto no Minha Luta, nada estava escondido.

Alex Barreto Cypriano

É nazismo a doutrina de uma China só. É nazismo a economia capitalista chinesa sob direção do partidão. É nazismo a doutrina racial hegemônica Han. É nazismo campo de reeducação. É nazismo ciência medica que colheita órgão de falungong e que diz usar crispr pra produzir super soldado. É nazismo apostar em contestação militar do status quo. É nazismo não negociar meio termo. É nazismo desprezar direitos humanos e democracia. É nazismo de alto a baixo, da esquerda pra direita. E pergunta pros poloneses o que eles achavam das conquistas do terceiro Reich. Aliás, a música The Black Angel’s Death… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
fewoz

Olha só, então há outro compatriota fã de Velvet Underground por aqui. Achei que seria o único. São raros os brasileiros que conhecem Velvet. Viajei para Buenos Aires só para ir no show do John Cale, alguns anos atrás. Tenho até um cover dele no meu canal do Youtube (Amsterdam – Felipe Wozniak). Faz todo o sentido a sua comparação dos chineses com os nazistas. Aliás, é comum que a maioria das pessoas só compreenda plenamente os fatos apenas depois de passadas algumas décadas. Apenas hoje conseguimos entender de forma clara o que aconteceu na Alemanha de Hitler. Naquele tempo,… Read more »

paulinho

O território do Brasil pertence aos índios, e o território dos Estados Unidos e Canadá também pertence aos índios. O Brasil e os Estados Unidos podem desistir de dominar os índios? O Brasil e os Estados Unidos podem permitir que os índios estabeleçam seu próprio país? Uigures, tibetanos e mongóis são uma minoria na China. Eles têm seu próprio território autônomo. Hong Kong é uma zona especial da China com direitos autônomos e leis independentes. Todo o território da China é mais legal do que o Brasil e os Estados Unidos. Brasileiros e americanos deveriam voltar para a Europa. O… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Tá sabendo, né, Paulinho, que o vírus chinês saído do laboratório em Wuhan tem matado nos EUA mais negros, latinos e índios que brancos e asiáticos? Não digo que o passado não foi terrível pros autóctones americanos, mas não dá pra invocar um crime passado como impedimento da condenação de um crime perpetrado continuamente hoje… Entende? Já ouviu The Last American Whale do Lou Reed? Experimente, você vai gostar. Ouça Strawman, também.

Welington S.

Alguém pode me explicar como é formado uma guarda costeira? Quais tipos de armamentos eles podem ser usado? Tamanho dos navios? Quantidade de navios?

Bosco

Welington,
A título de curiosidade, a USCG tem navios (cutters), com deslocamento de fragata , armados com canhão de 76 mm.

Kemen

“China autoriza guarda costeira a atirar em navios estrangeiros, se necessário”
Se necessário… isso já aconteceu no mar territorial da Argentina contra pesqueiros chineses. Pode ter acontecido em outros paises, sempre que invadem suas aguas territoriais e não aceitam se recolher escoltados ao porto para apreensão ou multa em função da analise da carga.
Traficantes em aguas territoriais também estão na mira dos paises que vigiam e controlam quem adentra suas aguas, se não param podem ser afundados após disparos de advertência.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Luiz Trindade

Engraçado… Atira em navios pesqueiros estrangeiros que entrarem em suas águas mas vem na águas de outros países pescar… Tá bom dos outros países fazerem o mesmo e largarem bala no menor sinal de invasão de suas águas!

Mgtow

Errada não está. Isso é SOBERANIA.
Muito diferente de um certo pais de dimensões continentais cujo a população elege um australopitecus como presidente que bate palmas para a guarda costeira do imperio chafurdando a nossa plataforma continental. Vergonha e ódio é o meu sentimento.

Bosco

Nooosssaaaaa….!!!!
Que ódio mortal…

Kemen

A Argentina se negou a participar de ações conjuntas com o navio dessa guarda costeira. Ele apenas visitou o pais.
O conceito foi o seguinte: A Prefeitura Naval da Argentina encarregada de patrulhar a ZEE é uma atividade do Estado argentino, e não esta aberta a Guarda Costeira de outros paises pois a ZEE é somente da argentina.

Impossivel negar que tem pêso politico no caso, devido ao apoio norte americano à posição inglesa sobre as Malvinas.

Luiz Trindade

Pior que isso é esse mesmo “australopitecus” ter um monte de seguidores idolatras e ainda bater palmas por sua inércia no governo!

Paulo Siqueira

Inércia do governo ou do congresso em não pôr em pauta as reformas estruturais propostas pelo governo?Quem atrasa afinal o país,o governo ou a bolha mental esquerdista que vc habita?

Kemen

Esta repleto de mensagens com conceitos de base equivocados. Pesqueiros com matricula naval da China assim como de outros paises pertencem a empresas privadas não ao govêrno chines. Navios pesqueiros franceses, espanhois, portugueses, italianos, norte americanos, russos, japoneses, pertencem a empresas privadas não pertencem ao Estado, frequentemente alguns são descobertos pescando na ZEE de outros paises e passiveis de punição conforme as leis de cada pais. As ações desses pesqueiros particulares não podem ser atribuidos como delitos de um pais, entretanto ações de defesa civil ou diplomatica visando a proteção de seus cidadãos ou de suas empresas privadas são consideradas… Read more »