ANKARA, Turquia – A Turquia lançou em 23 de janeiro sua primeira fragata construída localmente, TCG Istanbul, avançando em um programa que envolve a produção de quatro corvetas e quatro fragatas.

No programa MILGEM, a Turquia fabricou e entregou quatro corvetas classe Ada para a Marinha. O Istanbul é a primeira das quatro fragatas da classe I.

A Istanbul foi construída sob um contrato de 2019 concedido pela agência de compras governamentais SSB à STM, uma empresa de defesa controlada pelo governo. O navio de guerra será usado em missões avançadas de defesa aérea, guerra naval e patrulhamento, além de apoiar missões de guerra antissubmarino. Será entregue à Marinha em 2023.

“O programa MILGEM remonta ao início dos anos 2000. Mas está entregando plataformas críticas apenas quando necessário, ou seja, quando a Turquia precisa de hard power para apoiar sua política externa assertiva no Mediterrâneo oriental ”, disse o analista de defesa Ozgur Eksi.

A Turquia e sua rival tradicional no Egeu, a Grécia, estiveram perto de um conflito militar várias vezes durante 2020 devido a suas disputas sobre a plataforma continental, espaço aéreo, águas territoriais, desmilitarização das ilhas e ilhotas gregas, centros de tráfego aéreo e zonas econômicas exclusivas, além do território mais amplo disputas em torno do Chipre.

As fragatas da classe I terão um sistemas de armas composto de um sistema de lançamento vertical MDAS de 16 células feito localmente (um total de 64 mísseis superfície-ar ainda a serem especificados); lançadores 4×4 para o míssil antinavio Atmaca; um canhão Gokdeniz 76 mm fabricado pela Aselsan; duas metralhadoras de 25 mm fabricadas pela Aselsan; e um sistema de contramedidas de torpedo HIZIR.

Especificações do navio:

Dimensões: Comprimento: 113,2 metros; Boca: 14,4 metros; Calado: 4,05 metros
Deslocamento: 3.000 toneladas
Velocidade: Máx: 29 nós ou mais; Econômica: 14 nós
Alcance com velocidade econômica: Cerca de 5.700 milhas náuticas
Propulsão principal: CODAG, dois motores a diesel MTU 20V 4000 M93L (acionando dois eixos) e uma turbina a gás LM2500 (na configuração CODAG)
Geração de energia: Quatro geradores a diesel
Aeronaves: Capacidade para transportar dois helicópteros S70 Seahawk (um no hangar e outro no convoo); Dois barcos infláveis ​​de casco rígido
Autonomia: Mínimo de 15 dias de capacidade operacional sem reabastecimento

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alison

Especificações interessantes, ainda mais em se tratando de tecnologia nacional (boa parte)

João

Notícias da Tamandaré? Li isso mesmo? O contrato desse navio turco foi assinado em 2019 e o primeira entregue agora? Inveja boa. rsrsrs

Esteves

O programa começou no início dos anos 2000. Está no texto.

Marcos10

O Mundo segue em frente, desenvolvendo novas tecnologias, gerando empregos e riqueza. Só por aqui, o Gigante Preguiçoso, deitado eternamente, não se faz nada. Pelo menos garantimos que funcionário públicos possam receber dois salários, um na secretaria de origem e outro na qual estão lotados, com direito a adicional em ambos.

Pedro

Quem disse?

Temos o PROSUB, EMBRAPA, temos a WEG, temos a EMBRAER e infelizmente temos compras de vinhos (35 mil garrafas) para a Marinha e R$1 bilhão entre sagus a chicletes.

https://www.metropoles.com/brasil/mais-de-r-18-bilhao-em-compras-carrinho-do-governo-federal-tem-de-sagu-a-chicletes

Esteves

PROSUB é um programa. Programa de obtenção de submarinos assinado com a França.
WEG é uma empresa privada nacional fabricante de motores elétricos.
Embraer SA é uma empresa privada transnacional com sede no Brasil fabricante de aviões.
Embrapa é uma estatal do Ministério da Agricultura.

Navios…navios são outras coisas.

Rafael costa

Não faz nada ? Os submarinos da classe Riachuelo não são nada ? A primeira fragata da classe Tamandaré que começará a ser construída esse ano não é nada ? Acho que você deve estar confundindo a Indústria Naval do Brasil com a Indústria Naval da Argentina, Colômbia, Venezuela etc.

Marcos10

Por hora só os submarinos, o que é muito pouco, já que não há investimentos tem décadas.

Esteves

Os submarinos da classe Riachuelo por enquanto são dois. Riachuelo e Humaitá em testes de mar.

Tamanandares só no papel. Após sair do papel…se sair…o prazo estimado para entregar a primeira é…após 2 anos. Dois anos de capacitação para iniciar.

Comparar com vizinho manco não é certo. O estaleiro Cotecmar da Colômbia é bastante ativo.

Diogo de Araujo

Potência! E olhem a quantidade de partes fabricadas localmente, impressionante! Enquando isso no brazil os comentaristas aqui da trilogia defendem que tudo seja comprado de prateleira porque “é melhor”. Eterno 3 mundo, eterno subdesenvolvido, mas fiquem calmos, o MANSUP tá no forno, útlimo teste em 2019 rsrsrsrs

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Realmente, estou curioso para saber em que estágio se encontra o Mansup. Na teoria e projeções era para ele estar operacional entre 2020/21.
Vamos aguardar o desenrolar do ano.

marcus

O primeiro estágio é Lagosta, o segundo é champanhe francesa,

Nascimento

Sim. Nós deveríamos ter feito como os turcos, encomendar um casco nacional feito pela Emgeprom (já que gastamos 7 bilhões na sua capitalização). E a propulsão, os armamentos e demais sistemas/sensores/radares mais sensíveis e caros de desenvolver encomendar diretamente de fora. Mas isso é completamente diferente do que foi assinado no programa de transferência tecnológica da Corveta… Digo, fragata Tamandaré.. Quem de fato ficará com a tecnologia (q não é desenvolvida, similar ao que ocorreu com o AMX, Xavante e com as fragatas Niteroi) q o brasil compra com esses contratos exorbitantes q incluem esse tipo de transferência? A iniciativa privada… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Nascimento
Esteves

A Emgepron é uma empresa de gestão de projetos. A Emgepron não é um estaleiro. Navio e construção de navio modular não é um “casco para ser recheado”. O conceito de construção modular dominado por alguns estaleiros entre eles a TKM executa o projeto com objetivo de racionalizar e multiplicar as etapas da construção garantindo aprendizado e conhecimento compartilhados. O que fazemos aqui ou não, o que aprendemos a fazer ou não, tem com o projeto de sociedade e de país que queremos ser. A Ford foi embora após 100 anos. Deixou galpões vazios. A herança maldita significa que seremos… Read more »

rommelqe

Ou talvez só vazos…. vazios…..

Nascimento

Obrigado pelas retificações em relação ao meu comentário!

Esteves

Nunca vi ou li comentários defendendo que compras de “prateleira são melhores”.

O que se publicou com frequência foi a oportunidade e a conveniência de comprar navios prontos para preencher, pontualmente, necessidades.

Somente.

Marcos10

Para ter dois ou três é melhor compra de prateleira mesmo.
Se pedirem 18 Fragatas, 18 Corvetas, 23 NaPOc, daí é outra coisa.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Pelas especificações parece ser uma ótima fragata leve para defesa costeira. Fiquei impressionado com a quantidade de sistemas produzidos localmente. Parabéns aos turcos pelo programa (4 corvetas e 4 fragatas).

Esteves

Fragata é navio oceânico.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Pelo baixo deslocamento, esse tipo de fragata é mais indicado para defesa costeira. As verdadeiras fragatas oceânicas deslocam entre 6 e 7 mil toneladas.

Antoniokings

A Turquia tem a indústria militar mais avançada e diversificada do O.M.

Thiago

Logo após da israelense. Se bem que existem, por enquanto, só três países na região com uma indústria militar autóctone e expressiva. As monarquias árabes estão tentando mas ainda estao distantes.

Antoniokings

Há muito tempo que os israelenses ‘desistiram’ de desenvolver sua indústria militar.
Concentraram-se apenas em alguns setores.
Lembro do tempo em que tentaram desenvolver aviões, fuzis e etc.
Hoje, preferem material americano que é melhor e quase de graça para eles.

Esteves

Menos…menos.

MestreD'Avis

AA:
Iron Dome
David’s Sling
Spyder
Barak 8
Arrow
Blindados:
Merkava
ATMOS
Marinha:
Sa’ar 5
Drones;
Heron UAV
Hermes 900 UAV
Misseis:
Missil Delilah
Missil Derby
Missil Python
Missil Gabriel
Missil Spyke

Etc, etc, etc…

Eu sei que vc conhece muitos ou todos estes sistemas, por isso dizer isso é apenas mentiroso ou então de má fé para os outros leitores do blog
Como leva likes por dizer isso é algo que me ultrapassa.
Como os editores do site permitem essas mentiras me ultrapassa ainda mais

Esteves

Antônio vai pra praia, toma chuva e vem descontar aqui.

Antoniokings

Como dito, concentro-se em alguns setores, mormente radares e mísseis.
O Merkava é um projeto bem antigo, da década de 70.
A Sa’ar é um ‘projeto’ (entre aspas mesmo) israelense que, se não me engano, não será fabricado no país.
Israel está muito longe da Turquia que vem desenvolvendo tanques, navios, helicópteros, aviões e etc.
Israel não tem nem capacidade financeira para isso.

Kemen

Tanto a Turquia como Israel tem bom desenvolvimento em produção militar própria, a Turquia tem maior desenvolvimento na área naval, Israel tem maior desenvolvimento em outras áreas militares. A produção naval de Israel se limita ao que ela precisa, pequenas embarcações muito bem armadas, em outras áreas Israel exporta armamentos e sistemas militares, fruto da sua tecnologia avançada nessa área.

Carlos Campos

Eles ainda tem capacidade fazer aviões, não fazem pq não querem, sendo a unica coisa que não fazem é motor turbofan, quanto a Fuzis, eles são grandes produtores de Fuzis, pela IWI.

Defensor da liberdade

Não é quase de graça, é de graça, a menos que você me aponte um motivo para qual a relação EUA/Israel é benéfica para um caipira no meio do Nebraska.

Kemen

Amanhã dia 27 de janeiro tropas sovieticas libertaram o campo de concentração de Auschwitz, que era um dos meios utilizados para a “Solução Final” do governo alemão, onde foram exterminados em torno de 6 milhões de humanos por terem uma crença religiosa, problemas mentais ou fisicos, serem opositores do regime ou pertencerem a raças consideradas impuras. Esse problema foi a base para a criação de Israel, que sempre se concentrou na sua defesa, e foi um refugio para aqueles que sobreviveram e seus descendentes, o pequeno pais sempre investiu em tecnologia militar, o unico meio de conseguir sobreviver as seguidas… Read more »

Esteves

A Turquia não faz fronteira com Israel.

Esteves

A Turquia não fica no O.M.

Antoniokings

Considere ‘arrabaldes’.

Thiago A.

Como assim meu nobre Esteves ? Nesse caso vou apelar para o mapa, como frequentemente aconselhava o saudoso forista Ivan ” o mapento” .

Last edited 3 anos atrás by Thiago A.
Thiago A.

Essa é mais interessante:

Thiago A.

Encerrando

TeoB

Dimensões parecidas com a da Tamandaré, um pouco mais comprida porem a nossa é mais gordinha, mas o que me chama a atenção é o armamento. me parece muito bem armada, já o hangar para dois heli e parece meio apertado para de fato caber isso, muito provavelmente é uma heli e um drone.

Roberto Bozzo

Mestre TeoB, está no texto é um heli no hangar e um fixado no deck.

Alang

Acho que por merecimento o Brasil deveria ceder seu lugar nos BRICS a Turquia, os TRICS, parabéns pela fragata.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Realmente, com nosso crescimento médio na última década de apenas 0,2% é vergonhoso estarmos no BRICs. De todos os países que fazem parte somos o que menos cresce.
Mas na realidade esse bloco nunca foi tão efetivo e com grandes acordos. Ele foi criado baseado que essas seriam as principais potências emergentes, alguns deram certo (China e India), outros ficaram na média (Rússia e África do Sul) e temos nós rsrr..

Alang

Brasil sempre passando vergonha.

Pedro Bó

Na verdade o BRICS (que é mais uma fábula do que algo palatável) deveria expandir para incluir Turquia, Indonésia, Tailândia e México e partir para uma integração maior entre seus integrantes.

Alang

E acha que os EUA iriam deixar?

Pedro Bó

E no que eles se oporiam? É um tratado multilateral, como tantos outros. E nem sempre a vontade do Uncle Sam se impõe com sucesso, vide a ALCA, que naufragou nos anos 90.

Alang

Mas eles jogam sujo.

Esteves

Nenhum país joga sujo ou limpo. Nações defendem seus interesses.

Algumas não defendem nada.

Esteves

Brics não é um tratado. É um bloco de países emergentes.

E difícil sustentar tratados. Alca e Mercosul nasceram viciados em sustentar empregos e atividade industrial em países teoricamente com sistemas tributários mais simples.

Esqueceram que os países mais desenvolvidos como EUA e Brasil também necessitam de empregos, impostos, arrecadação, crescimento, desenvolvimento…

Antoniokings

Se vc não percebeu, passou da época dos EUA deixarem ou não alguma no Mundo.
A China já criou o tratado de livre comércio com a Ásia e de livre investimento com a Europa.
O tratado da China com a Europa é simplesmente o reconhecimento pela Europa de que os EUA não são mas capazes de cumprir um papel protagonista no Mundo, fato que está se consubstanciando na China.

Antoniokings

Em tempo.
Hoje, Merkel, fez um discurso contundente em Davos dizendo que ninguém deve escolher um lado.
E como q China ‘está dando as cartas’ na economia mundial, não é difícil prever que os investimentos alemães na China vão bombar mais do que já estão.
Insta esclarecer que a China ultrapassou os EUA como maior destino de investimento externo em 2020.

Esteves

O discurso de Merkel foi para Putin.

Carlos Campos

Com a crise causada pelo PT tivemos mais uma década perdida aí veio o coronga pra desgraçar ainda mais.

Caio

A crise política e moral concordo! agora economicamente nem a Central de Inteligência Americana (CIA) concorda, pois nos seus números temos o aumenta do salário e PIB, em 4 vezes e meia nos governos petistas, levando pobres a consumirem produtos e serviços, que alguns achavam que não deviam ter acesso.

Antoniokings

Crise política e moral que, como sabemos, começou quando Cabral aportou por aqui.

João Fernando

Sei não, com o PT não me faltava grana. Ia pro exterior direto. Já hj…

Maxuel

E hoje tu paga a divida externa, divida interna e todo o custo do estado que eles criaram. Lembre que a divida brasileira quando começou a era PT era de 600 bilhoes, e foi entregue perto dos 4 trilhoes, quando conseguiram tirar a dilma.

Carlos Campos

é pq vc não entende de economia, se o Maia tivesse ajudado nas reformas, hj você seria bolso minio.n

carvalho2008

Bela fragata, mas achei o alcance perna curta….é isto mesmo editores?

Luís Henrique

A Turquia possui 82 milhões de habitantes, praticamente o mesmo que a Alemanha que é o país mais populoso da Europa.
A Turquia investe 2,7% do PIB nas forças armadas, muito mais que a média dos países europeus.

A Turquia possui o 2º maior exército da Otan, atrás apenas do Us Army.
A Turquia é uma potência militar há muito tempo.

A Turquia possui:
+250 caças
+3.000 MBT
+100 helicópteros de ataque
+10.000 blindados
+400 lançadores de foguetes (enquanto o Brasil possui cerca de 60 lançadores Astros)
26 Navios de Combate entre Fragatas e Corvetas
12 Submarinos

Esteves

A Turquia tem mais inimigos que amigos. E os amigos são amigos porque são inimigos dos inimigos.

Sem falar que o sonho Otomano de conquistar o mundo derrotando árabes, persas, israelitas, mongóis, europeus, eslavos…segue vivo.

Carlos Campos

Eles tem forças armadas fortes pq vivem em uma área complicada, as potências Europeias queriam que eles fossem um vassalo, e dentro existe um outro povo querendo independência, e ainda existe o sonho de ser Grande Novamente, a Turquia atual é governada por líder forte anti-globalista e expansionista, logo tá explicado sua força.

FABRÍZIO AMORIM DE MENEZES

Desculpem-me a pergunta de leigo, mas é normal lançar ao mar sem propulsão, hélice etc?

Jadson Cabral

Parece coisa pra inglês ver. Depois recolhe pra terminar. Igual fizeram com o Riachuelo em 2018 só pra dar tempo do então comandante da MB presidir a cerimônia

Fabio Araujo

A Turquia tem investido pesado na indústria de defesa local, mas peitando os EUA e a Rússia tem que fazer isso mesmo!

Carlos Campos

peitando todo mundo kkkkk

Michel

Uau!!! Que navio bonito!

filipe

A Turquia mais cedo ou mais tarde será um Potência bem mais poderosa que a Grécia (maior Armador da Marinha Mercante) tudo por causa de sua industria nacional, estão produzindo tecnologia nativa e avançada.

Bardini

Existe o rumor de que os turcos estão interessados em construir um porta aviões depois que receberem o seu LHD, que foi parcialmente inviabilizado nessa função devido ao embargo dos F-35B.
.
Se vão ter bala na agulha pra isso eu não sei e nem acredito muito, mas se tirarem um Porta Aviões do papel, eles tem uma indústria muito capacitada no tocante a UAVs e podem inovar em muita coisa…

Kemen

No projeto MILGEM além das corvetas constam 2 tipos de fragatas, essa do tema de umas 3.000 tn (TF 100) e fragatas maiores de umas 7.000 tn (TF 2000).

Piassarollo

TF 2000, 7000 T e 166m de comprimento!