NPaOc Apa - P121

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, localizou e socorreu a embarcação pesqueira “Hanaki Maru I”, que estava à deriva, com oito tripulantes, a cerca de 430 km (234 milhas náuticas) a nordeste de São Luís (MA), em 5 de fevereiro.

O NPaOc “Apa” retornava da Operação de Apoio Logístico à Covid-19 quando foi acionado pelo Salvamar Norte, em 4 de fevereiro. No dia seguinte, o navio localizou a embarcação avariada, em posição 70 milhas náuticas distante da inicialmente informada, com todos os tripulantes saudáveis, e iniciou o seu reboque. Ainda naquele dia, a embarcação pesqueira “Adenor Marthins” se apresentou e finalizou o reboque até a cidade de Tutóia (MA).

O NPaOc “Apa” acompanhou as embarcações para prover segurança e, em 6 de fevereiro, retomou a cinemática planejada para regresso ao Rio de Janeiro.

NPaOc “Apa” reboca embarcação pesqueira “Hanaki Maru I”

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rudi PY3TO

Saudações a todos…Galante uma pergunta …com o radar o NPaOc pode localizar a embarcação a deriva? ja que a mesma estava fora de posição informada! Grato.

carvalho2008

pode oras…mas num alcance de uns 35 km apenas em face da curvatura da terra…então, ou atualizaram via radio com a embarcação a deriva qual seria sua posição atual com o GPS dela, ou tiveram de dar uma vasculhada considerando a fluxo das correntes até achar…

Jadson Cabral

Toda vez que vejo um classe Amazonas a primeira que coisa que penso é: “que navio bonito, rapaz.” depois penso: “por que raios o governo não assina um contrato para a fabricação de 24 logo?”.
Me parece a patrulha perfeita para o Brasil. É moderna, tem boa tonelagem e não parece ser absurdamente cara. Talvez um canhão maior na proa e estaria perfeito.

carvalho2008

É uma boa pergunta….

Esteves

A MB comprou os direitos de fazer igual. Sem modificações.

Depois mudou de idéia.

Pedro

Compram o pedido mínimo e gastam o resto em pensões, aposentadorias, aumento de soldo e agora em picanha e até bicicletas de triathlon.

Carvalho2008

Meu amigo e com tudo isto, o valor é de R$ 9,00 por cabeça … Botou ai na conta o patrocinio e apoio de infraestrutura olimpica que o EB da aos atletas? Ta lembrado ou so lembra quando o atleta bate continencia a bandeira quando ganha a medalha e a imprensa faz beicinho!!??? Acha que carne para todos os 150 mil ou 300 mil é apenas carne de peito? Carne moida de 2a…?! Ter picanha na lista é igual a comer picanha todo dia? Fez a conta? Tem eventos? Pergunta facil…quantas latas de oleo e quantos kg de batata e… Read more »

Esteves

Bike de triatlo…acho que uma boa sai por uns 75 mil.

carvalho2008

O Brasil pega a infra estrutura do exercito e monta um programa de treinamento olimpico para atletas de alto rendimento.

30% dos atletas do Brasil na ultima olimpiada eram ligados ao exercito.

“…Entenda por que os atletas brasileiros prestam continência no pódio olímpicoArthur Zanetti, Arthur Nory, Rafael Baby e Felipe Wu fizeram o gesto militar no pódio. Oito das nove medalhas do Brasil foram conquistadas por atletas das Forças Armada…”
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/08/entenda-o-motivo-de-atletas-brasileiros-baterem-continencia-no-podio-olimpico.html

E olha só…é da globo…

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

Será que a Bike de triatlo aí tem a ver com 33% da ultima delegação olimpica Brasileira ser formada por atletas ligados ao exercito…puxa…isto eu sabia…o reporter será que não sabia? esqueceu de perguntar ?comment image

carvalho2008
carvalho2008

comment image

Esteves

País atrasado.

Montar uma equipe de ciclismo de estrada custa uns 20 talvez 30 milhões de euros.

Fazer direito, fazer bem feito, fazer para vencer…custa caro.

Esse país está sucateado de um jeito que só Mandrake pra resolver. Ops…Mandrake já era.

Carvalho2008

então ainda saiu barato, pois pegamos o podio feminino do Panamericano 2019…

Aristótou

Nunca soube que picanha seja carne de dieta para atletas. Cortes como patinho, coxão mole, lagarto e até alcatra são considerados magros e entram na categoria das proteínas em dietas. Picanha passa bem longe disso e ainda aguardo uma justificativa racional para isso… Se sumô for categoria olímpica, aí de repente faça sentido.

Carvalho2008

Errado. Muitas modalidades sao hipercaloricas. Nao confunda os obesos que querem fazer dieta e academia. No entanto, minha interlocucao não foi sobre picanha, mas sim para lembrar as dezenas e centenas de unidades das forcas armadas em diferentes e diversos compromissos. Falaram de bike de triatlo e esqueceram que foi pedido ao proprio exercito fornecer apoio e infraestrutura aos atletas. 8 de 10 medalhas eram de militares em jofos olimpicos e panamericanos. Besteira imaginar que jamais entrou picanha em toda esta organização, vá procurar Salmão que com certeza tambem ira achar, ate em hospitais vc acha. Eventos de adidos e… Read more »

Esteves

Correto.

Esteves

Tem outra coisa em compras de governo.

Não pagam. Quando, pagam com atraso. Se, não pagam juros ou multa. Tem que instruir o banco a receber sem acréscimo.

Isso…quando governos não obrigam a receber com descontos. Tipo…se não der desconto de X não compro mais de você.

Contratos…coisas grandes…precisa pagar lobista para receber.

silvom

e forças armadas agora é para isso? Deve estar na constituição em letras miúdas ou em jargão militar

Carvalho2008

Não agora não ha mais de decadas quando fizeram aquela candidatura de jogos olimpicos no Brasil, lembra.???? O governo federal de então montou esta estrutura de incentivo ao esporte olimpico.., esqueceu???? Já?? Olimpiadas Rio, copa do mundo..,,

silvom

é o correto, mas se desmontou por que ainda estão comprando bicicletas…

carvalho2008

quem disse que desmontou? Ninguem desmontou….esta como um progranma de Estado. Desde Lula (idealizador), Dilma, temer e agora com Bolsonaro….parece que funciona pois surgiram resultados….8 de 10 medalhas vieram deste programa…

Funcionario da Comlurb

Prezado,

Esse discurso já deu. Vira o disco.

Marcos10

É preciso separar as coisas.
Picanha de R$ 84,00: o Exército pode ir lá no supermercado comprar? Não, não pode. É para distribuir pelos diversos quartéis pelo Brasil? O supermercado entrega? O supermercado garante preço fixo por doze meses? E por assim vai.
A imprensa só está prestando um desserviço ao país.

Esteves

Imprensa…hoje o nome é mídia vive na crítica. É a função. O repórter, empregado do dono, faz a investigação que o dono aprova.

Houve jornalismo investigativo independente. Como havia jornalismo alarmista sensacionalista.

Hoje…vamos que vamos.

Carvalho2008

É impossível ter uma imprensa isenta se ela visa lucro. Acionistas são grupos economicos, anunciantes, etc… Em um país em que uma fração do empresariado não consegue viver sem os “pseudos contratos do governo” e a midia com patrocinios e anuncios do Governo, Banco do Brasil, Petrobras, CEF, etc….se alguem seca estas mamatas, a briga é feia…

Não vivemos dizendo que o Brasil é rico e tem dinheiro para tudo, mas ninguem vê onde ele vai parar??

Fernando Veiria

Não está não. A imprensa está prestando seu serviço ao país. A imprensa tem que fiscalizar mesmo, cobrar mesmo, mostrar, publicar, jogar na cara. As forças armadas que defendam suas compras. Ficar por debaixo dos panos é que não pode. Por que o Exército não manda dinheiro para os quartéis que pegam lá um cabo e dois soldados e ao invés de pintar árvores não vão um dia no supermercado? Vai sair mais barato, a tropa vai consumir alimentos melhores e temos uma logística muito mais eficiente, com menos perdas. Qualquer empresa grande com unidades espalhadas por todo o país… Read more »

Fernando Veiria

O nome da embarcação remete ao Japão.
Esse barquinho pequeno na foto está beeeeem longe de casa hein?

Filipe Prestes

Na verdade é brasileiro mesmo kkk

Esteves

HANAKI MARU I 
21000.075965/2019-44 
MIGUEL SHOITI KIKUCHI 
Registro 163-004691-4 

Fernando Veiria

Agora tá explicado. O dono ou é japonês ou filho de japonês.

Eu realmente pensei que fosse um pesqueiro japonês, mas na foto do patrulha rebocando ele parecia ser muito pequeno para vir do Japão até a nossa costa.

Victor Filipe

A Classe amazonas é uma patrulha que da gosto de ver, seu unico defeito é a quantidade que temos… apenas 3… no minimo a gente poderia ter mais umas 9

Up The Irons

Verdade! Sempre me pergunto o motivo de não termos mais… A MB nunca manifestou intenção de produzir localmente mais unidades?

A C

Se me recordo corretamente a MB comprou o projeto completo desta classe.

ERNANI BORGES

Pagou por isso e não usa.

Esteves

Comprou e largou. Teve que comprar para adquirir os navios.

Nilson

A Emgepron e a Marinha abortaram a construção de mais Amazonas para investir no projeto nacional de NPaOc. Que nunca saiu da maquete, como de costume. Ou seja, o ótimo foi o grande inimigo do bom (o que é normal, em se tratando da MB…). Eu preferia um Amazonas na mão do que dois NPaOc BR 1500 voando.

Fernando Veiria

Os caras não conseguem terminar os Macaés que estão começados por aí, vão se meter a construir Amazonas?

JACUBÃO

SO PREPARED!!!

Nilson

Off topic, in trilogia: Galante, parabéns pelo novo visual do site. Mas, sempre um mas kkkkk: não haverá mais aqueles links para o Aéreo e o Forte?

Nilson

Valeu, abs!!!

Mauro Cambuquira

Aleluia, Aleluia… Aleluia!

Fabio Jeffer

Alguém sabe onde ficam baseadosos esses três navios de patrulha oceânicos. Ou ficam os três no Rio só pra variar.

Fernando XO

2 no Rio, 1 em Natal.

solipsi rai

puts.! não da ideia, já esqueceram da corveta que levou (20) anos para ficar pronta!
.a coreia do sul constrói um petroleiro em 11 meses.
este é o pais da boquinha do patrimonialismo…, não vou falar nem base dos subs.
e tenho dito.

carvalho2008
Samuca cobre

Deveriam fazer no mínimo mais umas 10 ….

carvalho2008
carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Esteves

A falta de dinheiro é uma m*.

Carvalho2008

É uma questão de caminhos a se adotar.

Tem quem prefira 04 Fragatas

Tem quem prefira 12 classe Amazonas.

Esteves

Esse debate deveria subir…

Tem Almirante que quer avião. Tem Almirante de porta-aviões. Almirante de reator, Almirante de submarino. Tem até Almirante que quer navio.

Impressionante.

Gelson

Acho que tem Almirante demais…!

Alex Barreto Cypriano

Eu preferia uma marinha separada de fuzileiros e de guarda costeira. Em balaio sempre botam gato por lebre, picanha e cerveja…

Jose Juscelino de Oliveira Neto

O,navio pesqueiro é chinês? O nome parece ser.

Zorann

Vocês conseguem ver o tamanho do problema? O navio é do sudeste (na verdade do Rio de Janeiro) e estava lá para outra missão. Puro acaso ele poder fazer o socorro dos tripulantes a 430 km da costa. Se ele por acaso não estivesse lá, iriam ter de mandar algum outro patrulha de menor porte (aprox. 500t) que não teria capacidade de enfrentar um possível mau tempo, tão distante da costa. Não haveria possibilidade de resgate rápido por mar. Temos só 3 navios de patrulha oceânicos para cobrir um litoral deste tamanho. Este tipo de navio é o que a… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Zorann
Alex Barreto Cypriano

Salvou francês, também, embora com outros meios. O mar não anda pra peixe…
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/marinha-resgata-tripulante-franca-s-que-solicitou-socorro-a-240-km-de-natal/502837

Joli le Chat

O Apa tem um helicóptero?

carvalho2008

possui heliponto e capacidade de reabastecimento. A versão comprada não tem hangar para guardar. Existe como montar um hangar retratil.