Incursões repetidas seguem nova lei na China que permite que a guarda costeira use armas

NAHA, Japão (Kyodo) – Mais dois navios da guarda costeira chinesa entraram nas águas territoriais do Japão perto das ilhas Senkaku reivindicadas pela China no dia 16 de fevereiro, o que levou Tóquio a apresentar um protesto contra as repetidas invasões após a promulgação de uma nova lei em Pequim que permite que sua guarda costeira usar armas contra navios estrangeiros.

Os dois navios invadiram as águas próximas ao grupo de ilhotas desabitadas no Mar da China Oriental por volta das 4:15 da manhã, juntando-se a outros dois barcos da guarda costeira chinesa que haviam entrado nas águas na segunda-feira, segundo a Guarda Costeira do Japão. Os dois novos navios apontaram a proa em direção a um barco de pesca japonês e fizeram um movimento para se aproximar, disse a guarda costeira, acrescentando que um deles está equipado com o que parece ser um canhão automático.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse que apresentou um protesto, como fez na segunda-feira, com o governo chinês e pediu que retirasse os navios imediatamente.

Os dois navios que chegaram às águas na terça-feira partiram da área por volta das 10h02, deixando o barco pesqueiro de 9,97 toneladas, com quatro pessoas a bordo, sob a proteção da guarda costeira japonesa, disse o secretário-chefe do Gabinete Katsunobu Kato à imprensa conferência.

Os outros dois navios que chegaram na segunda-feira saíram das águas do Japão por volta das 12h20, de acordo com a guarda costeira.

As repetidas incursões ocorreram depois que uma nova lei entrou em vigor na China no início deste mês, permitindo explicitamente que a guarda costeira chinesa use armas contra navios estrangeiros que Pequim considera entrarem ilegalmente em suas águas.

É a sétima vez neste ano que navios chineses entram em águas japonesas, de acordo com a 11ª Sede Regional da Guarda Costeira com sede em Naha, Prefeitura de Okinawa.

O grupo de ilhas disputadas, ilha Uotsuri (acima), Minamikojima (embaixo) e Kitakojima, conhecidas como Senkaku no Japão e Diaoyu na China

Um P-3C Orion da Japan Maritime Self-Defense Force vigia as ilhas Senkaku

FONTE: Nikkei Asia

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Turatti

Quero ver se o Ursinho Puff tem coragem de executar qualquer reivindicação territorial.
Vai lá, começa a atirar em navio japonês navegando em águas japonesas, confia no seu potencial!
Ah, não, esqueci, é o país que considera Taiwan como parte sua, mas mesmo a míseros 200km de sua costa, não toma coragem pra realizar o que prega.

Karl Bonfim

O grande dragão não tá nem aí, também tá pegando para ver, o Japão que se vire para segurar esse bichão que doido para cuspir fogo,

Slow

Tem vários países doidos para cuspir fogo mas ver se algum cospe ..

Fernando Turatti

Ué, era só ter disparado no pesqueiro japonês no mar japonês…

Alfredo Araujo

Acho engraçado quando forista de internet vem dizer o q um PAÍS “pensa”… rsrsrs

leandro

num futuro distópico… a partir disso que se desencadeou os eventos que criaram o Godzilla. hhehehehe

Carlos Campos

Se escalasse para isso a Marinha da China ia ficar em apuros pq eles não tem caças 5G suficientes para deter o Japão, nem as capacidades da Marinha dos EUA no Japão, única coisa que eles tem são uns nukes que não usariam.

MMerlin

As discussões aqui dentro estão técnicas num nível Godlike.

Rene Dos Reis

he he

Vinícius Momesso

Na verdade toda a Ásia é território Puffiano segundo ele mesmo.

Last edited 3 anos atrás by Vinícius Momesso
Fernando Turatti

Os importantes eventos da história acontecem duas vezes: primeiro como tragédia, depois como farsa.
Já vimos outrora um reich com claras noções racistas, campos de concentração, grande líder, espaço vital e, até mesmo, com uma economia em boa parte artificial e inconsequente, mas que crescia a olhos vistos.
Também já vimos uma grande potência asiática estuprando outros povos que conquistou na Ásia. Fica a dúvida sobre qual dos eventos relevantes a China plagia em sua farsa moderna, mas indubitavelmente é a farsa.

Vinícius Momesso

Se fosse em mar indiano…

Defensor da liberdade

E você queria que a China realizasse o que prega, uma guerra agora seria a pá de cal na economia global.

Fernando Turatti

Brother, numa guerra ganha aquele que não está nela. Não estaríamos diretamente envolvidos e, de quebra, teriam vários países precisando alimentar seus famintos soldados.
Adivinha quem produz muita comida e tem muita capacidade pra produzir ainda mais?
Se o resto do mundo estiver trocando tiro e isso fizer com que o meu povo termine enchendo os bolsos, eu não dou A MÍNIMA pra Ásia, pros EUA ou pra Europa.
Na pior hipótese terminamos caçando submarinos à lá WWII, nada muda, feijoada.

Raimundao

Atacar Taiwan não é uma coisa fácil,se não já teria acontecido. Veja Hitler e a invasão da Inglaterra, é a msm coisa. O mar dificulta uma invasão. A China tá fazendo várias incursões em Taiwan para fragilizar a defesa. A verdade sobre a china é que eles estão só esperando um bom pretexto pra iniciar um conflito. Corona, mar do sul da china, Taiwan e os campos de concentração são os motivos da próxima guerra. Eu não duvido nada!

Mgtow

Considera Taiwan não. Taiwan é parte do territorio chinê e ponto.

André Macedo

Espertão é você que acha que o único modo de dominação/influência é a bala né, principalmente falando como se tomar Taiwan ou atacar o Japão não fosse causar uma guerra contra os americanos que não seria interessante em nada pros chineses…

Antoniokings

É a nova realidade da região.

MFB

Você não passa de um tonto que claramente não entende nada de China.

Last edited 3 anos atrás by MFB
angelo

O Japão é pequeno territorialmente mas não os subestimem chineses….

Antoniokings

Também acho que os chineses devem tomar cuidado.
Afinal, o Japão pode convocar os veteraníssimos ‘National Kid’ , Esquadrão Fantasmas e o mais moderno ‘Jiraya’ e se a situação apertar, pode apelar para o Godzilla.

Brincadeiras à parte, não vejo o Japão como qualquer espécie de ameaça aos chineses

Fernando Turatti

Os chineses, ao contrário dos torcedores, veem.

Gabriel

Esta uma prova da existência de uma nova espécie de ser humano: aquele que não tem vergonha de passar vergonha, a cada comentário.

Antoniokings

E a prova da existência de uma espécie mais antiga: os que se iludem facilmente.

Carlos Campos

Japão é uma ameaça para China e a China sabe disso, só vc especialista de internet não vê, tanto que eles ficaram tristes que o Japão está prestes a operar 2 PA, ficaram tristes que eles tem fuzileiros agora, ficaram tristes que eles aumentaram sua capacidade com novos Subs, o Japão está desestabilizando a Ásia segundo os Chineses, por mim que chorem mais.

Carlos Campos

Incrivelmente os EUA deixaram o Japão se torna uma potência nuclear que sabe até enriquecer urânio à LASER, não duvido nada que eles tem Plutônio estocado e ou se quiserem enriquecem Urânio mais rápido do que com centrifugas, por causa do sistema LASER.

Nauro Moraes

Faltou ainda o Ultraman.

Antoniokings

Aí, é muita concentração de forças.
kkkkk

SDS

Roger

“Afinal, o Japão pode convocar os veteraníssimos ‘National Kid’ , Esquadrão Fantasmas e o mais moderno ‘Jiraya’´”

Orra… Para mim o Jiraya já é velho, série da década de 80 e você o considera o mais moderno?

Antoniokings

Denunciei a minha idade.
Sou do tempo em que a FAB era reforçada pelo Capitão Asa.
kkkkkk

Roger

kkkkkkk

Precisa dar uma atualizada aí meu chapa

A última coisa que eu assisti meio japonês com temática militar foi “Obsolete” (não, isso não foi uma indireta kkk) da Bandai Namco Arts Channel (tem tradução). Interessante, mas não assista o último episódio dessa última temporada.

Antoniokings

kkkkkk

Antoniokings

Pelo menos meus devaneios não são de Japão potência.
Acho que são mais antigos ainda.

Alex Barreto Cypriano

É bom GC com autorização pra guerrear como ‘Wolf warrior’. Mas o partidão chinês tem coisa mais sinistra como sua milicia marítima…
O partidão não é associação de cavaleiros medievais: vai usar o porrete só quando o atingido não puder ou não quiser reagir/escalar. Esse o aspecto racional da irracionalidade fascista que agrada fanboys autoritários de berço. Só que o cálculo racional pode um dia falhar, e aí…
‘We’ll meet again, don’t know when, don’t know where, but i know we’ll meet again on a sunny day!’

Alex Barreto Cypriano

Subescrevo integralmente. Ninguém nunca vê o que tem de autoritário quando se apega a uma bandeira ou causa abstrata. E de tal maneira, que direita e esquerda (politicas), nos últimos cem anos, são na prática geral iguaizinhas na doença antidemocrática.

Tomcat4,2

Gostaria de ver navio japonês sentando o aço nos invasores chineses , agindo conforme o PCC autorizou a sua GC a fazer nas águas chinesas e assim provando de seu próprio remédio. 😉

Funcionario da Comlurb

Milagre que até agora ainda não apareceram os comentários comparando as FAs de Japão e China com a brasileira, almirantes barrigudos, lagostas….bla bla bla…..enfim, o de sempre .

Ao menos até agora.

igortepe

É difícil comparar. A Marinha Japonesa não é composta por almirantes barrigudos comedores de Camarões, lagostas. bacalhau, chantili e leite condensado.
O as forças armadas Japoneses e a população são patriotas.

Fernando Turatti

Se quer tanto, basta lembrar que o Japão é uma ilha, tem uma marinha que está no primeiríssimo escalão mundial e… tem bem menos militares que o Brasil.

Funcionario da Comlurb

Bem imponente esse navio da Guarda Costeira Chinesa.

Alguém sabe a Classe , especificações?

Last edited 3 anos atrás by Funcionario da Comlurb
TheNavigator

PRCCGS Hai Jing (3411), Type 922 (classe Dalang I).
É um antigo ARS da PLAN.

Funcionario da Comlurb

??

Zorann

Se numa dessa o japão afunda um navio desse…. Imaginem o tamanho da encrenca. seja diplomática ou até mesmo comercial.

A China vai continuar invadindo as águas japonesas com estes navios da GC (que passam a imagem de navios pacíficos, desarmados) e os japoneses não terão coragem de fazer algo.

sub urbano

Essas ilhas são chinesas, não japonesas.

Pampapoker

Se são chinesas não sei, mas se for por isso os americanos podem pedir Iwo Jima e Okinawa para eles por exemplo. Não ganharam no grito.

Flanker

Quem disse?? Na tua cabeça desprovida de neurônios, tudo é chinês…..que cantilena mais chata……

Antoniokings

Depois que o chineses ocuparem essas ilhas, elas mudarão de nome nos mapas japoneses.
Será chamada de ‘Senkaku no meio-fio’.
E chora.

Arrais Amador

A China está testando a disposição dos japoneses em reagir. Já testou os indianos na fronteira terrestre; já testou a disposição dos americanos em defender Taiwan e seus aliados no mar do Sul da China; já testou a disposição da Austrália na guerra comercial; falta testar os sul coreanos ainda. Uma guerra naquela região é só questão de tempo (meses). Dizem que há tantos mísseis em Guam apontados para a China que a ilha está quase afundando.

Antoniokings

Periga afundar antes com o ataque chinês.
Os preparativos já foram até mostrados, se não me engano, aqui na Trilogia.

Flanker

A china vai guerrear com EUA, Taiwan, Japão, Austrália, Coréia do Sul, Índia…..e vai vencer todos…..aí tu cai da cama e acorda de um sonho molhado…..ora, não seja mais patético do que tu já és!!

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Antoniokings

O cara não lê o post imediatamente anterior aqui do próprio site e vem escrever esse monte.

https://www.naval.com.br/blog/2021/02/17/india-se-junta-ao-exercicio-naval-conjunto-ira-russia-china-tambem-participara/

Flanker

Sim, eu li……e vc quer afirmar que, só por isso, china e Índia são amigas?? china e Paquistão são as duas motivações da Índia se armar até os dentes……e o que um simples exercício muda isso?? Ora, não seja mais patético do que já és (2x)!!

Antoniokings

E de onde vc tirou que a Índia vai combater a China em uma aliança com os EUA ?
Só na sua cabeça.
Índia e Estados Unidos têm diferenças históricas, sendo que os americanos apoiaram a Paquistão na guerra contra a Índia.
Indira Ghandi pediu ajuda aos soviéticos para expulsar navios americanos na região durante a guerra.
A Índia sempre teve uma política independente, terceiro-mundista, não-alinhada e não quer ver os americanos nem pintados de ouro.
Esqueça essa possibilidade.
Isso nunca vai ocorrer.

Antoniokings

Nem vai precisar tomar as ilhas dos japoneses. Está arriscado o Japão oferecer de presente aos chineses em sinal de gratidão e boa vontade. Segue trecho de publicação de hoje acerca do crescimento exuberante da importações chinesas, sinal de vitalidade do País e da dependência japonesa em relação ao gigante oriental.: ‘As exportações do Japão para a UE caíram 1,6 por cento em janeiro em relação ao ano anterior e caíram 4,8 por cento para os EUA, mas as exportações para a China aumentaram 37,5 por cento, o maior aumento desde abril de 2010, de acordo com dados oficiais do… Read more »

fewoz

Anthony Reis, você sabe que o Global Times é estatal, né?

Antoniokings

E….
Qual a diferença entre ser estatal ou não para divulgar números de coisas que aconteceram?
Global Times pode publicar amanhã que o Brasil perdeu de 7 x 1 para a Alemanha e será verdade.
Fatos são fatos.

Leandro Costa

“Oferecer de presente aos chineses em sinal de gratidão e boa vontade.”

Esse conhece muito da cultura e pensamento japoneses hehehehehe

Adriano Madureira

Está mais que claro : A Senkaku é mais chinesa do que japonesa… As ilhas Senkaku  estão localizados a leste da China continental ,a nordeste de Taiwan ,  China reivindica a descoberta e a propriedade das ilhas a partir do século 14, enquanto o Japão manteve a propriedade das ilhas de 1895 até sua rendição no final da Segunda Guerra Mundial . Os Estados Unidos administraram as ilhas como parte da Administração Civil dos Estados Unidos das Ilhas Ryukyu de 1945 a 1972, quando as ilhas voltaram ao controle japonês sob o Acordo de Reversão de Okinawa entre os Estados Unidos e o Japão. [24]A descoberta de potenciais reservas submarinas de petróleo em… Read more »

Roger

O trecho ao qual você suporta a sua idéia da propriedade chinesa “As ilhas Senkaku  estão localizados a leste da China continental ,a nordeste de Taiwan“, pois todo o resto do texto do wikipedia dá a idéia oposta…. Na verdade, as ilhas Senkaku foram por muito tempo uma terra de ninguém. No passado, tanto pescadores e piratas chineses continentais, chineses de Taiwan, de okinawa e japoneses utilizavam a ilha como entreposto sem, no entanto, “fixar residência” de longo prazo nas ilhas. E essa história de que quem chegou primeiro é o dono do lugar é meio questionável, só procurar sobre as histórias de várias ilhas… Read more »

Leandro Costa

Muito boa explicação.

Adriano Madureira

Aí já é uma comparação esdruxula de sua parte amigo…

Para começar as Senkaku nem habitantes ela tem, ao contrário de Cuba e Groelândia.

Não é como a novela das Malvinas, onde há cidadãos ingleses e assim uma reivindicação fica mais complicada.

comment image

orivaldo salvador

A China está querendo o seu Lebensraum

Uder Aquino Ribeiro

A China já sofreu na unha do Japão……

Adriano RA

O governo japonês deveria colocar um radar OTH pra operar nessas ilhas e aumentar a presença militar ali. É a única linguagem que os chineses entendem.

Paulo Costa

Seria uma jogada de mestre se o Japão secretamente negociasse essas ilhotas com Taiwan em troca da retirada de alguma outra reinvindicação de formosa de outras ilhas japonesas maiores

Salomon

É o velho joguinho de gato e rato. Mas a China está forçando um pouco mais. E aproveito para, com a devida vênia, perguntar se é padrão internacional essas listas entre as bochechas e os traveses. A Argentina também as usa, azuis.