A MBDA obteve um contrato da Marinha Egípcia para o sistema de defesa aérea VL MICA NG (New Generation) para equipar suas corvetas.

Lançado oficialmente em outubro de 2020, o sistema VL MICA NG é baseado na integração do míssil MICA NG (New Generation) no VL MICA existente e no sistema de defesa aérea de ponto e área próxima.

O sistema VL MICA NG oferece recursos aprimorados para lidar com alvos atípicos (UAVs, aeronaves pequenas), bem como ameaças futuras caracterizadas por assinaturas de infravermelho e radiofrequência cada vez mais menos observáveis. Além disso, o VL MICA NG será capaz de interceptar alvos “convencionais” (aeronaves, helicópteros, mísseis de cruzeiro e mísseis antinavio) a distâncias mais longas.

Eric Béranger, CEO da MBDA, disse: “Este acordo prova a confiança de nosso cliente egípcio em nossa família VL MICA, que 15 forças armadas em todo o mundo já usam para a proteção de suas forças navais e terrestres.”

A Marinha Egípcia já equipa suas quatro corvetas da classe Gowind, recentemente adquiridas dos estaleiros do Naval Group da França, com sistemas da família VL MICA.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Barak MX para o Brasil

Foi o primeiro míssil que a Avibras optou para um sistema antiaéreo nacional. Agora são outros.

Jagdverband#44

What´s the range?

Marcelo

o texto diz 40 km para o VL MICA.

Yuri Dogkove

E nem mais notícias de Tamandaré e Sea Ceptor…

João Carlos

Tava demorando pra meter as Tamandares na conversa… Aí é fogo!

sj1

kkkk

Joli Le Chat

Sabe, eu acredito que essa percepção que temos que as FFAA brasileiras são cheias de dinheiro mas defasadas, atrasadas, sem equipamentos, é falsa. Tudo isso não passa de um grande plano para não gerar alarmismo nos países vizinhos. Tenho certeza que o Brasil conta com diversas bases secretas no nosso território, e talvez até na África. Sim, África, ou vocês não se lembram do Plano Estratégico 2040 da MB com suas aeronaves, submarinos e navios apontados para a África? Nessas bases, tenho certeza que há equipamentos dos mais modernos, porém todos escondidos só esperando a hora da necessidade. Dentro deste… Read more »

RPiletti

Com certeza, tão secretas que ninguém sabe onde estão, nem mesmo os militares…

Bosco

kkkkkk

Pedro Bó

Apenas um míssil por lançador? Já é uma desvantagem em relação ao ESSM e CAMM, que podem ser quadpacked.

Bosco

Pedro,
Mas no caso é um lançador específico para o VL-MICA. O ESSM e o CAMM têm um pacote com 4 por célula mas num lançador multimíssil de grande “calibre”.
Vários mísseis além do MICA têm seus lançadores verticais próprios. Ex: Barak , Umkhonto, CAMM, Sea Sparrow, VL Sea Wolf, etc.
*Não sei ao certo mas muito provavelmente podem ser acomodados 4 MICAS no lançador multimíssil Sylver, que lança o Aster 15/30 e o SCALP.

Pedro Bó

Grandmaster Bosco, pelo que li o CAMM pode ser quadpacked no Sylver também. Inclusive parece que a Inglaterra ou a Itália pretende substituir os Aster 15 no futuro pelo CAMM.

MestreD'Avis

ESSM e CAMM são quad packed apenas nos lançadores Mk41. O VL Mica tem um lançador próprio menor e que ocupa menos área no convés, tal como os single launchers de ESSM ou CAMM

Pedro Bó

O CAMM pode ser quadpacked no Sylver também.

MestreD'Avis

Sabe se o MICA pode também?
Vida dificil para o Aster 15 se o Sylver puder acomodar CAMM e MICA-NG em quad pack. Mas seria um upgrade muito importante para as “sub armadas” FREMM colocarem mais munições nas poucas células disponiveis

Pedro Bó

Tem essa imagem na internet sobre a disposição dos mísseis no Sylver.

Bosco

Pedro,
O VT1 no caso é um míssil Crotale. Vale salientar que Crotale de lançamento vertical é igual cabeça de bacalhau. A gente sabe que existe mas nunca viu. Eu particularmente acho que não vingou mas o fabricante não dá maiores informações.

MestreD'Avis

Toda esta conversa levou negativos porque… estamos em perguntas/respostas curiosas e civilizadas sobre estes equipamentos?

Bosco

Pedro,
Fiz um comentário sobre o seu mas o cão raivoso o pegou e o levou para sua casinha infernal. rssss Depois confere!

Bosco

O alcance maior em relação à versão anterior é devido ao arranjo do motor foguete, que no caso é dual pulse. Esse conceito praticamente enterra a tal NEZ (zona sem escapatória), que deverá ficar só na lembrança.

Bosco

Seria interessante que uma futura versão venha com seeker dual mode, combinando o radar com o imageador IR numa mesma cabeça de busca.
Os únicos mísseis antiaéreos que adotam esse conceito “seeker dual mode” são o SM-2 Block III B e o Stunner (do David’s Sling). *Provavelmente o AIM-260 o terá.

Last edited 3 anos atrás by Bosco
Luís Henrique

Caro Bosco, acredito que o Barak-8 israelense/indiano também.

Funcionario da Comlurb

É o Egito indo as compras, mais uma vez. Fico imaginando de onde sai tanto dinheiro.

Pedro Bó

Arábia Saudita e EUA.

Carlos Campos

Pedro já te respondeu

Gabriel BR

Tinha uma figura caricata que falava que o MICA NG era um projeto sem futuro e que não seria adquirido por ninguém.

groosp

Quatro mísseis ESSM podem ser armazenados em cada célula VLS e essa é, ao meu ver, a maior vantagem do ESSM sobre o MICA

Parece que cabe apenas um MICA no VLS Sylver. Quadpack no Sylver só o Crotale NG de curto alcance.

carvalho2008

Boa tarde Mestre Galante,

Poderia liberar meu comentário lá no aéreo?

nonato

Não…

Satyricon

O mais interessante, à meu ver, é este conceito de diferentes cabeças de busca podendo ser usadas num mesmo míssil. Deveríamos pensar em algo assim para a futura versão ar-sup do ManSup da MB. Além da versão ASuW, poderia renascer o falecido MAR-1, entre outras.
Sistema de guiagem e radar altímetro o ManSup já tem. O ganho de escala e redução de custos seria considerável.

Funcionario da Comlurb

Fazem 5 dias que começou o Dynamic Manta 2021 no Mediterrâneo e ainda não saiu nada aqui no Naval sobre esse exercício tão importante da OTAN.