Comandante da Marinha visita importantes projetos em andamento no AMRJ
O Comandante da Marinha, Ilques Barbosa Junior, acompanhado do Diretor-Geral de Material da Marinha, do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e do Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha, esteve a bordo do Navio-Patrulha (NPa) “Maracanã” e das Lanchas “Excalibur”, no dia 26 de fevereiro.
O adiantado das obras e o acionamento, pela primeira vez, dos motores do NPa confirmaram o desenvolvimento da importante capacidade de construção de meios navais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).
Em seguida, o Comandante de Operações Navais e o Comandante do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) acompanharam a visita do Comandante da Marinha ao futuro Aviso de Patrulha (AviPa) “Mare Nostrum”, previsto para ser subordinado ao Com1ºDN.
Encerrando o evento, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha incorporou à comitiva para uma visita à Fragata “Defensora”. A comitiva acompanhou os preparativos finais para a prontificação do Navio e almoçou com parte da Tripulação na Coberta de Rancho de Suboficiais.
Alguém, por favor, esclareça qual dos 3 é o tal “Maré Nostrum” (se é que esteja na foto).
Prezado Satyricon, a embarcação ”Maré Nostrum” é a primeira da esquerda pra direita. Logo após, vem o ” Antártico e o Amazona.
Não é Maré…é Mare Nostrum…. nosso mar…
Não são os AviPas , estas da foto são as lanchas que servem para deslocamento de autoridades, deve ter sido um erro do editor .
Eu vi o vídeo e nos comentários tem alguém reclamando do barulho! será que esse que reclamou já entrou em uma praça de máquinas de um navio?
Isso aí é melzinho na chupeta, comparado com a praça do ex Submarino Riachuelo S22, sem protetores dava pra ficar surdo!
Espero que esses iates de patrulha não tenham mais prioridade de finalização do que as lanchinhas blindadas e sub armadas, mas que podem ser uteis nos portos e rios principais do pais. ou seja que estes iates disfarçados de patrulha, não acabem servindo aos rolés das nossas autoridades civis e militares, junto com suas famílias.
A nós cidadãos só basta “comemorar” pelas NPa classe Macaé mesmo, que miséria…
Alguém pode explicar a procedência desses avisos? Por acaso são lanchas e iates apreendidos e incorporaos à MB?
Alguém poderia explicar porque estes três AviPa mostrados, mais parecem iates de passeio do que barcos da MB?
Claro que deve haver um motivo, mas qual?
Elas pertenciam ao crime organizado e foram repassadas para MB por decisão da Justiça.
Obrigado pela informação.
Podiam distribuir para o oitavo DN. Esse importante distrito conta somente com 2 patrulhas e um balizador velhinho.
A MB deveria vender esses iates o mais rápido possível, na minha humilde opinião.
Esses iates devem ser fruto de alguma apreensão policial e foram repassados a Marinha.
Ivo, provavelmente. São inúmeras as apreensões nos últimos anos feitas por meio de investigações tanto das Polícias Civis, bem como da Polícia Federal. Uma investigação bem feita demora, mas o resultado são diversos bens apreendidos, carros, barcos, lanchas, jet ski, helicópteros, dinheiro bloqueado, escrituras de imóveis bloqueadas, e por aí vai.
Merci monsier Filipé. Trés bien!!
As “lanchas de passeio” foram doadas a Marinha por intermédio da justiça. As lanchas pertenciam o crime organizado.
Qual o estado atual da “Defensora”?
Esses navios patrulha foram projetados no Brasil?
Que chique a nossa marinha, os bandidos presos no mar serão levados para terra naquelas lanchas de luxo. Faltou colocar uma .50 na proa.
Chupa mundo!
Por mim deviam vender esses Iates comprar um navio maior e feito para uso militar.
Dependendo da potência dos motores dessas embarcações, para que trocar?!
Podem ser usadas como embarcações de vigilância, com a adaptação de sistemas modernos de captação de audio, câmeras infravermelho ou de visão noturna.
E serem usada contra o tráfico de drogas ou outras ameaças como pirataria
Ideais para passarem despercebidas, afinal são embarcações de luxo.
Se forem para servir para a segurança de nossas águas,que se use até o Iate apreendido de Eike Batista!
Esses barcos simplesmente não foram projetados para esse tipo de atividade, Adriano. A maioria nem mesmo foi projetada tendo a velocidade como prioridade, mas sim a estabilidade (e esses dois devem ter estabilizadores) e conforto. A manutenção desses barcos é caríssima e não acho que terão uma disponibilidade fantástica também não. a MB deveria colocá-los à venda e pode até vender barato, mas acho que seria ideal se desfazer disso rapidinho.
Além de caríssima é mais frequente. Sabemos que a função de um AviPa não é o combate, mas pelos menos deviam pintar de preto para que a embarcação imponha mais respeito. É capaz do navio ser confundido por bandidos e os mesmos tentem capturar os tripulantes e a embarcação.
Não necessariamente um navio maior, mas barcos pequenos e ágeis para patrulha e abordagem e que sejam mais “espartanos”. Concordo com todos os colegas que estão dizendo que esses Avisos vão acabar por ser iate privativo de Almirante.
Eles vão é fazer uma daquelas festinhas eletrônicas a bordo destas lanchas.
Isso nunca vai deixar de ser iates para pesca esportiva.
Não são para pesca esportiva.
A Brazilian Navy aceitando doação judicial de bote civil pra quê? Estão tão na lona, assim?
No USNI-Proceedings há uma pergunta legal e pertinente que vinte e sete lideres navais responderam, dentre eles o Almirante Ilques.
https://www.usni.org/magazines/proceedings/2021/march/international-commanders-respond
Serve como um resumo das ações nestas marinhas. Vale dar uma olhada no que se diz e comparar com o que se faz.
sobra dinheiro para um spumante do bom
“Almoço na Coberta de Rancho de Suboficiais”
É prática de marinhas modernas segregar onde almoçam oficiais, Suboficiais, praças, etc? O cardápio é diferente? Tem que ter serviços (leia-se serviçais) diferentes?
Em toda grande indústria que já fui é algo plenamente normal gerentes, diretores utilizarem o mesmo restaurante do pessoal de chão de fábrica.
Certamente vc não foi em muitas, né? Mas é muito comum sim ate CEO almoçar no bandejão….
Até hoje só em celulose, siderurgia, alimentícia, mineração, óleo e gás e metalúrgicas. Mas cada um defende o seu ideal, o meu é de quem ganha mais pode bancar o próprio luxo, não é o povo que tem que bancar.
Então devemos ter nos encontrado em qualquer uma delas….e mais outras…mas eu falei mais com um certo tom de brincadeira, por que sei, pelos seus posts, que vc não é neófito. Também concordo contigo em relação a poder bancar um simples almoço. No caso não vejo NENHUM ponto negativo em relação ao ambiente da matéria. Os diversos ambientes internos dos navios, os quais naturalmente tem uma certa segregação por questões muito mais complexas do que um debate se o Mac é melhor do que o Fasano, são determinados por n critérios…. E digo mais, em um navio de guerra os… Read more »
Em todas as principais Marinhas do mundo (principalmente US Navy, Royal Navy, MNF – França), o pessoal de bordo é dividido, e não segregado, por círculos hierárquicos. Apesar de não haver nada escrito sobre os motivos, observa-se principalmente dois deles: o primeiro, para manutenção da privacidade e camaradagem entre militares do mesmo círculo hierárquico e para evitar intimidade entre militares de círculos hierárquicos diferentes, mantendo a hierarquia e disciplina. Com relação ao cardápio, ele é o mesmo para toda a tripulação. Inclusive são preparados pelos mesmo militares, na mesma cozinha. Na Marinha, exitem 2 tipos de militares encarregados pelos serviços… Read more »
Corretíssimo! Como falei acima, não só em navios de guerra, mas em obras, fábricas e outros ambientes similares, os proprios subordinados de certa forma ficam constrangidos e preferem um determinado afastamento. Frequentei, por exemplo, muitas vezes (como consultor e inspetor etc) uma fábrica de origem suiça…la nos diversos restaurantes na maioria das vezes almoçava no bandejão. Mas no restaurante de “visitas nobres”, onde eu podia frequentar quanto quisesse, poucos restaurantes em São Paulo podiam competir no que tange, naturalmente, a um almoço de meio de semana. Os oficiais e CEOs eficientes e comprometidos, são os primeiros a querer conviver com… Read more »
Camaradagem?
Se eu tive 10 amigos na MB durante meus 31 anos de serviço ativo, foram muitos.
Este site e tão 17 ! que quando se escreve a palavra B …naro ele fica em espera de aprovação. kkkkkkkk
Eu não vejo assim. Entre a turma que debate aqui tem de tudo, inclusive defensores do atual governo. Mas isso é o correto, aqui é um espaço democrático e cabem todas as ideias e, desde que as pessoas não se ofendam entre si e não inflijam as regras do site, estão valendo.
Da parte dos editores eu vejo na verdade bastante imparcialidade, noticiando fatos e, mesmo quando opinam no fórum, as opiniões são bastantes ponderadas.
E é por isso que gosto de acompanhar as discussões por aqui. As vezes nego exagera, mas faz parte do jogo.
Até o momento não postaram a minha opinião kkkkk
Tenho vergonha de ler essa matéria. O que a MB quer com navios civis? Jesus amado, que país de loucos!
Num faltou “toridade” nessa visitinha…