A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) anunciou na quinta-feira a cerimônia de comissionamento do JS Aki, o mais novo navio de vigilância oceânica da sua frota.

O JS Aki de 67 m de comprimento é o terceiro da classe “Kibiki” construído no estaleiro Mitsui E&S Shipbuilding Co. na cidade de Tamano, o terceiro navio de 67 m de comprimento da classe Hibiki do Navio de Vigilância Oceânica em serviço.

As embarcações da classe Hibiki têm uma boca de 30 metros, velocidade máxima de 11 nós (20 km/h) e um alcance padrão de 3.800 milhas náuticas (7.000 km).

A estrutura do casco do Aki é muito característica, chamada de Small Waterplane Area Twin Hull (SWATH). Essa estrutura reduz a resistência das ondas ao diminuir o volume do navio próximo à superfície do mar e aumenta a estabilidade durante a navegação.

O navio, que tem um deslocamento de carga total de 3.048 toneladas, possui um sonar rebocado do tipo AN/UQQ-2 Surveillance Towed Array Sensor System (SURTASS), que é um sonar ativo/passivo de longo alcance que pode ser implantado no mar para coletar vários dados acústicos.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vovozao

05/03/2021 – sexta-feira, btarde, estes navios poderiam ser utilizados como navios patrulha?? Aparentemente os custos equivalem a um patrulha oceanica, sendo que é um navio com um design muito mais bonito.

Edson

Seriam adaptáveis na vigilância dos rios na Amazônia?

carvalho2008

O design é curioso tanto na estética, quanto nesta particularidade da velocidade baixa de apenas 11 knots. Isto é estranho por dois motivos:

  • Normalmente casco catamarã é econômico e de Alta velocidade;
  • A velocidade max. da materia ( se estiver correta) de apenas 11 knots não é insuficiente se ele localizar e precisar rastrear um Submarino?

Eu já compus alguns desenhos de catamarãs que achava adequados para NapaOC…

Phillipe Blower

Esse link aqui explica bem o papel dessas plataformas:

https://fas.org/irp/program/collect/surtass.htm

Em resumo é quase que parte de uma rede móvel de localização a grandes distâncias. O que importa aqui não é velocidade, já que esses navios não caçam efetivamente os submarinos. O importante aqui é autonomia e estabilidade (daí o casco que sofre menos influência do mar).

carvalho2008

Muito interessante

Dalton

Exatamente Phillipe. A US Navy tem 5 navios similares e alguns deles já foram cercados por navios pesqueiros chineses o que obrigou a tripulação de um deles
a utilizar mangueiras de alta pressão para repelir o que parecia ser uma tentativa de
abordagem e posteriormente um “destroyer” foi enviado como escolta.
.
O “navio de vigilância” nesse caso foi o USNS Impeccable e ironicamente o destroyer enviado foi o USS Chung-Hoon que homenageia um oficial de descendência chinesa
condecorado por bravura no Pacífico durante a guerra contra o Japão.

Dalton

Não é bem assim MK…trata-se de um navio de pesquisa oceanográfico que entre outras coisas pesquisa sobre formas de detecção de submarinos e coleta dados acústicos e não há intenção de coloca-lo na linha de frente no caso de um conflito.
.
O termo “navio de vigilância” traduzido do inglês “surveillance ship” é um tanto quanto errôneo e pode levar as pessoas a confundir como uma plataforma na linha de frente fornecendo dados para navios submarinos e aeronaves na caça de um submarino.

Dalton

Divergir faz parte MK, esse tipo de navio é similar em tamanho, forma de caso, velocidade, sensores, função aos 5 navios da US Navy , veja, que são apenas 5, desarmados e tripulados por civis.
.
Em caso de conflito, esses navios não seriam usados na linha de frente, trata-se de plataformas de pesquisa que operam diretamente com a frota em tempos de paz, daí a cor cinza, para coletar dados acústicos sobre determinadas áreas inclusive próximas a bases de submarinos e o conhecimento adquirido é analisados pelas forças anti submarinas.

carvalho2008

O modelo que havia composto alguns anos atrás, seria vocacionado desde NapaOc a Corveta, bem como operação ribeirinha…

Na realidade, um grande casco que priorize operações aereas de UAV´s, a Helis Médios.

O enorme hangar/galpão podem acomodar até 4 H-225M se necessário.
Planta de 11 metros X 30 metros de bocacomment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Vovozao

05/03/2021 – sexta-feira, btarde, carvalho, acho muito boas as suas publicacoes para nos que somos apenas entusiastas, pois, infelizmente nossa MB, jamais pensara/ou/fara uso de um dos seus estudos; não é que eles sejam ruim, muito pelo contrario, unico problema é que todos os projetos tem que ter o selo “”made qualquer pais”” principalmente projetos vindo da EUROPA, pode ser uma coisa ultrapassada…. mas tera o “”MADE…”” qualquer pais.

carvalho2008

sim, de fato. Veja que nenhuma proposição foca projetos complexos e garbosos. Todos focam o famoso…”quem não tem cão, caça com gato”…são soluções de caráter alternativo porém, dentro da capacidade tecnica industrial do Brasil. E para alavancar, são todos cascos mistos multiuso, afim de permitir encomendas tanto civis quanto militares. E porque isto? Porque não apena no mundo todo (exceto China), mas principalmente no Brasil não há demanda suficiente de pedidos militares para justificar ou garantir soluções de continuidade. Então, são cascos simples para que os pedidos militares exerçam apenas a alavancagem da produção, a qual deveria ser acompanhada por… Read more »

Esteves

Pois é. Vocação marítima. A nossa poderia ser fluvial.

Se não damos conta de abrir e manter hospitais para enfrentar uma pandemia…Mestre Carvalho sonha com praticidade e objetividade?

Se a simplicidade e a honestidade Estivessem por aqui. Garbosamente entregaremos 2 bilhões de euros para o alemão. Meko. Isso sim é marca de navio.

— Papai capitaneou navio alemão. Meko. Veja aí as imagens.

Qual Almirante quer saber de navio nativo?

carvalho2008

Mestre Esteves, sem dúvida não há o que comemorar diante de tantas mortes….sempre podemos fazer mais e melhor a fim de evita-las….mas estamos fora do ranking dos 20 países com maior numero de mortes por milhão…..ou seja, o percentual de mortandade populacional está melhor do que quase toda a Europa, Inglaterra, Alemanha, Belgica, Italia, etc….não estamos piores que governos latinos Americanos….então, o fator aqui não é o GF atual, sempre devemos fazer um benchmarking para saber como o Brasil está perante os outros.

carvalho2008
Esteves

Mestre, Percentual de mortes melhor…eu heim. Estatísticas e gráficos…o fato é que nossa tragédia vem evoluindo e acumulando mortes. O primeiro ministro…lembra dele? — Essa doença ataca o sistema de saúde. Tem hospital não tem vaga, tem vaga não tem oxigênio (o percentual de purificação do oxigênio medicinal – o mesmo que respiramos purificado e comprimido – baixou para 95%), tem oxigênio não tem sedativo, tem sedativos não tem enfermeiro, tem enfermagem não tem médico. Por que o AE salva 2 de 3 e a rede hospitalar mata na mesma proporção? Incompetência. Desprezo pela vida. Egoistas. Calças frouxas ou curtas…gente… Read more »

Carvalho2008

Os dados foram apenas para despolitizar o virus, não é de esquerda nem de direita, e países com governos bem diferentes do nosso como França, Inglaterra e Italia tiveram numeros piores…p virus e ondas se comportaram da mesma forma independente do país…sempre dá para fazer melhor. Eu por exemplo fui totalmente contra os estados e GF terem desmontado os hospitais de campanha que agora estão fazendo falta….mas como no Brasil reclamamos de tudo e todo mundo manda, os governos ficaram com medo pois aqui at um sorveteiro entra com ação para impugnar ou desmanchar ou acusar a que os administradores… Read more »

carvalho2008

para deixar claro….mesmo caros, os hospitais de campanha não deveriam ter sido desmanchados quando a primeira onda começou a ir embora…

2Hard4U

Aí é que está o grande erro cometido pelos governaores dos estados brasileiros.

carvalho2008

pois então….erro grave de todas as dimensões:

  • de um lado, contratos que não exigiam licitação, caríssimos e que levantavam dúvidas.
  • por outro, não foram necessários na primeira onda o RJ inclusive quando terminou o seu, as vagas do SUS já estavam recuperadas
  • Os Governadores ficaram com medo de serem enquadrados ou por compra super faturada ou por gasto realizado e estrutura ociosa, dai desmantelaram a estrutura.
carvalho2008

Sabe mestre Vovozão, a angústia das dúvidas sobre o futuro é terrível e causa muita insegurança… Mas as Vezes acho que justamente a MB ficar com “Zero Navios” pode até ser uma alternativa de ruptura e solução. Porque é importante a ruptura e pode não ser tão ruim? Porque quando voce luta com orçamento e se acostuma ao mercado de 2a. mão, você vicia sua doutrina e maquina de guerra com projetos de produtos que nunca foram desenhados para suas necessidades reais e principalmente, refletem produtos e doutrinas não mais usadas e úteis no custo benefício (daí o motivo de… Read more »

Vovozao

Carvalho, infelizmente, ja passei da idade de acreditar,tanto que sou VOVOZAO, estamos com varios cascos de ate futuros petroleiros enferrujando, e a nossa MB necessitando em carater de emergencia de um “”reabastecedor””, e, não vejo demonstrarem nenhum interesse, em tentar um acerto para acabarem e comissionarem a MB; entretanto, vejo muitas vezes demonstrarem (extra-oficialmente) interesse na aquisicao do WAVE RULER, ficam falando tratar-se de um navio novo (15anos), quando podemos ter um zero, adaptado as nossas necessidades e com o mesmo casco duplo amplamente destacado.

Vovozao

Sao coisas que nao entendo, pais pobre, povo pobre, e, tamanho desperdício de materiais. Muito dos navios hoje abandonados poderiam servir a nossa MB, e, (não posso afirmar), ja devem estar com motor instalado ou estocado em algum galpão, perdendo garantias do fabricante. É muito desperdício.

Esteves

Vaidade.

Se o Wave Ruler tivesse 25 anos ainda assim seria querido.

Wave Ruler…isso é navio que se tira foto e mostra pros netos.

Que navio! Wave Ruler!

Endel da Fonseca Pereira

Irmão do NA Pará? ?

Adriano Madureira

Já vi navios feios,mas esse ganhou…

Pablo Maroka

troço feio, lembra a caixa de areia da maristela, minha gata