Alegações de espionagem dos EUA na costa da China surgiram depois que um drone marítimo tecnologicamente sofisticado apareceu na rede de um navio de pesca chinês neste mês.

De acordo com vários relatos da mídia apresentando fotos como evidência, a embarcação é considerada um veículo autônomo subaquático Wave Rider (AUV) fabricado pela afiliada da Boeing, Liquid Robotics. A embarcação é usada tanto pela Marinha Real Britânica como pela Marinha dos EUA.

Em reportagem sobre a descoberta, a emissora estatal China Central Television (CCTV) afirmou que o veículo era “um dispositivo de reconhecimento colocado secretamente por um país estrangeiro nas águas da China”. Essa identificação enigmática e vaga foi posteriormente seguida por especialistas entrevistados, que deixaram poucas dúvidas sobre a origem do drone: os Estados Unidos.

A embarcação de 3 metros de comprimento apareceu nas redes de pesca no Mar Amarelo perto de Yancheng em 16 de abril. Em seguida, foi entregue às autoridades locais para inspeção. O AUV em forma de prancha de surfe foi encontrado equipado com painéis solares, antena de transmissão e um moderno hardware de computador no porão.

De acordo com o site Liquid Robotics, os Wave Riders são movidos pelo sol e pelas ondas. Uma unidade superior flutuando na superfície é amarrada a um dispositivo de coleta de informações em forma de torpedo de 2,2 metros, que fica 8 metros abaixo. A embarcação pode operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem manutenção ou abastecimento por até um ano.

A Liquid Robotics também observa que os Wave Gliders são construídos com recursos de “detecção e evitação de embarcações”.

Especialistas citados na reportagem da CCTV disseram que os AUVs capturados são capazes de coletar uma ampla gama de dados para transmissão em tempo real via satélite.

Song Zhongping, um ex-oficial do Exército de Libertação Popular que atualmente comenta sobre assuntos militares, disse à CCTV que os EUA implantaram um “grande número” desses drones marítimos na região. Eles são usados, disse ele, para coletar uma ampla gama de dados, incluindo a atividade de submarinos chineses.

Esses veículos podem ser identificados por GPS e podem transferir informações via satélite, o que os torna mais eficientes e uma grande ameaça à segurança nacional da China.

Todo mundo faz isso, mas ninguém admite
Em janeiro passado, pescadores da Indonésia capturaram um AUV que os funcionários acreditavam “ter sido feito na China”, pois era muito semelhante ao drone Sea Wing chinês.

Essa descoberta veio na sequência de comentários das autoridades indonésias que protestavam contra as crescentes invasões marítimas chinesas e o comportamento geralmente agressivo em toda a região.

FONTE: DroneDJ

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

Pois eh… Nova Guerra Fria instaurada.

Antoniokings

Não há nova Guerra Fria.
O que há é um desespero por parte dos americanos.
No que são seguidos apenas pelo Reino Unido, Austrália e mais um ou outro que nem vale mencionar.
E o Reino Unido com ressalvas, visto que está muito interessado no investimento chinês
Bem diferente da Guerra Fria onde tínhamos blocos bem definidos.
Por exemplo: Alemanha, França e vários outros países europeus nem querem saber desse problema americano e estão enfiando o pé na jaca no mercado chinês.

Pablo

Capaz que tu nao vai defender a China.
Quando tu vai embora pra la??? Ja passou da hora!!

Antoniokings

Com o real despencando pela incompetência desse Governo, não é possivel viver na China.
Nem nos EUA.
Está todo mundo voltando.
Se a situação aqui estava péssima com o desemprego recorde, imagine o tanto de brasileiro voltando para ficar desempregado também.
E ainda temos uma pandemia fora de controle.
Prepare-se.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/05/01/pandemia-e-dlar-alto-fazem-brasileiros-desistirem-de-viver-na-flrida.ghtml

Pablo

Tu e um dos maiores hipócritas que vejo. Defende ditaduras mas nao abre mão da democracia.
La no forte ja te disseram que tu e baba ovo da China, nem preciso dizer isso de novo.
Se tu não pode ir pra China, vai pro colo do teu amante, a Venezuela é “logo ali”.

Last edited 2 anos atrás by Pablo
Antoniokings

A Venezuela fechou a fronteira com o Brasil por causa da pandemia aqui.
Está difícil ser brasileiro.
Ninguém quer ouvir falar de nós.

Pablo

Defende mas sempre inventa desculpa de nao ir. Hipócrita mesmo!!

Henrique

Ver um de vocês falar (escrever) é o mesmo que ver todos… Bando de disco arranhado que gosta de pagar de intelectual. Eu não voto, porquê não gosto de democracia, mas vou votar na próxima eleição no capitão apenas pra ver o desespero de NPCs do seu naipe.

Antoniokings

É assim que nós gostamos!

Ted

O gênio! O que o Real tem a ver com o drone marítimo? Kkk. Cara faça um favor para o país. Vai morar na África.

Antoniokings

Passagem cara também.

Carlos Campos

Paulo Sollo em um mundo com mais de 180 países onde nos estamos indo vacinando mais rápidos que alguns países europeus, onde disseram que nossa economia ia cair 9% e caiu 4%, já revertemos as demissões no tempo da pandemia só ver o CAGED, saldo de mortos também o Brasil ainda não está nem no top 10 dos piores, melhor continuar tentando encontrar os motivos para jogar a maior parte da população contra o governo, pq até agora os motivos são fracos, 2022 tá bem aí, o tempo tá passando, Bolo de Milho já até insinuou em Tarcísio 2022, aí… Read more »

Antoniokings

Ir mais rápido que alguns países europeus não é o suficiente.
Tem de ser muito mais rápido.
Nenhum país europeus chega perto de 400 mil mortes.
E nós já passamos.

Carlos Campos

aí coloca esse número por milhão, vai terminar a pandemia e não seremos nem o TOP 5 dos piores.

Antoniokings

Isso não interessa.
Se vc tem um local com 2 habitantes e um morre de COVID foi a incrível taxa de 50% de mortes.
Mas é uma morte apenas.
Agora um local com 200 milhões se der 1% é uma catástrofe com 2 milhões de mortes.

Carlos Campos

aí que está Xings, tem países que foram mais na linha do LockDown e estão piores, são mais 800 mil empregos em 3 meses Xings, a situação tá difícil, a China continua pressionando a Austrália, e vai continuar jogando bilhões de dólares em compras de commodity no Brasil, a COVID tá parando de novo, e a vacinação tá indo lenta mas tá indo, única coisa que tenho para reclamar é o BC não ter segurado o dólar, o Bolsonaro não se aproximar da Rússia e da China, se a situação continuar assim vai ser mais 4 anos de Bozo

sergio

Isso se chama proporcionalidade kings, vc ve isso nas aulas de matemática, quer vc parece ter ignorado completamente

carcara_br

Se você pegar países com população acima de 100 milhões de habitantes nossos números são horríveis e ainda piorando

sergio

Meus Deus kings, novamente a mesma dos 400 mil, pelo amor de Deus isso não cola mais, a maioria das pessoas aqui tem muito mais QI do que esses pessoal que vcs estão acostumados a doutrinar.

Antoniokings

E com relação ao desemprego, melhor vc nem comentar.
Mais um recorde em fevereiro.

https://www.dw.com/pt-br/desemprego-atinge-recorde-de-144-milh%C3%B5es-de-pessoas-em-fevereiro/a-57392447

Agnelo

E ainda vacinamos mais do q os donos da Pfizer e da Sputnik….
E como o Gen Pazuello é ruim em logística, as vacinas são distribuídas no Continente Brasil em 24 Hrs.
Também não faltou seringa…
Nem vacina….
E ainda seremos dos poucos fabricantes independentes de vacina, já q provavelmente será igual a H1N1, com necessidade anual.

Deve ser desesperador criar uma narrativa q não se sustenta nem pros mais analfabetos, e ainda ver as ENORMES manifestações de apoio ao GF no dia 1 de Maio.

carcara_br

Ótimo em logística, enviamos kit covid quando os estados do norte precisavam de oxigênio. Se estamos vendo Freio? Certeza? Porque é possível que caminhemos pra uma estabilização acima dos 1000 óbitos/dia. Se estamos vacinando tardiamente para evitarmos essa onda devastadora agradeça ao negacionismo do governo no segundo semestre de 2020. E a falta de uma política de saúde focada na prevenção, por meio de uso de mascara higienização, teste, monitoramentose, isolamento e quando necessário lockdown, tivéssemos controlado a doença de forma eficiente e não estaríamos correndo desesperados pela vacina.

Antoniokings

E vc mora onde.
Já está faltando vacinas em dezenas de cidades, incluindo 9 capitais.
esse Pazuello é um desastre e terá de se explicar na CPI.

Antoniokings

Os donos da Sputinik têm apenas 8.000 casos e 300 mortes por dia e estão nos fazendo o favor de oferecer sua vacina em detrimento de sua própria população.
Devemos agradecer aos russos.

carcara_br

Sim, estamos indo mais rápidos por sermos percebidos como ameaça sanitária mundial, graças a escolha de políticas desastradas, se os casos aumentarem nos europeus nossas vacina evaporam.
Existem distorções nos dados do Caged devido q mudanças de metodologia, como kings apontou a pesquisa por amostra de domicílio mostra recorde de desempregados.

sergio

Recorde de desempregados provocados pelo lockdown, que vcs tanto defendem.

Antoniokings

Verdade.
Criou-se uma mistura de hospício com circo, com influência religiosa.
Algo pré-Iluminismo onde até a ciência é negada.
Retrocedemos à Idade Média.
O resultado era óbvio.
Estamos afundando.

Antoniokings

Agora, o Secretário de Cultura participará de um festival de arte cristã e existe a possibilidade de um novo Ministro do STF terrivelmente evangélico.
Se alguém pudesse explicar o que tudo isso representa, eu agradeceria.

Bruno

Acho melhor a China se preocupar pois os americanos estão chegando perto de mais de seu litoral. Os Chineses não conseguem chegar tão perto do litoral americano isso já demostra a grande diferença de capacidade de ataque. A china que se cuide.

Antoniokings

São os americanos que estão ‘se rasgando’.
Chineses estão tranquilos em seu ritmo rumo ao topo.

ednardo curisco

oooooooooooooooooh!!!

Juram que os Eua também espionam? pensei que eram só os chineses malvadões 🙂

relações internacionais é que nem mesa de poquer.

Se em 20 minutos não descobriu quem é o otário da mesa, é porque o otário é você.

Jagdverband#44

Você está atrasado em seu comentário Ednardo.
Os EUA malvadões espionam, os chinos não malvadões espionam, desde 1990, mais ou menos.

Agressor's

É engraçado que quando eles são pegos fazendo este tipo de coisa eles sempre se usam das mesmas narrativas de bravata como resposta, do tipo que isso é comum e todo mundo faz….tudo o que eles fazem sempre é justificável de alguma forma, enquanto que já nos casos dos outros nunca é….chega a ser até ridículo…….. 😀

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
carcara_br

Engenhoso, adorei a musiquinha de apresentação do vídeo: Tipo, relaxe enquanto eu te f*.
Agora imagine uma rede enorme de aparelhos desses fornecendo informação, é algo realmente difícil de ser evitado. será que temos alguns na nossa costa?

Luiz

É verdade, seria puro desperdício de dinheiro.

Antoniokings

kkkkkk

Adriano Madureira

Seria desperdicio de recursos, que poderia ser usado em um inimigo militarmente importante e com hard power, não seria interessante espionar uma marinha geriátrica de um país onde até seu soft power é pífio,oque dizer do “Hard”…

Guacamole

Os caras me fazem um drone stealth e me pinta a parte que fica na superfície de amarelo-quindim?

Se tá de sacanagem, Johnson???

Alexandre Galante

O pintado de amarelo é para testes da empresa, assim fica fácil de recuperar.

Guacamole

Aí sim.

Radagast, o Castanho

Essa foto não é do aparelho que os chineses “pescaram”.

carcara_br
Antoniokings

A minha opinião é a que os especialistas comentam.
E parece que a OTAN não é páreo para a Rússia.
E se entrar a China na parada, ‘babou’ de vez.
Com a palavra, o ex-Secretário Paul Craig Roberts: “A OTAN nunca vai alcançar o poder militar russo. A OTAN serve principalmente como aprovação europeia da política externa dos EUA […] Ela tem uma função propagandística”,

carcara_br

Olá teropode, acho que você se enganou os russos aparecem entre os 10 primeiros nos principais indicadores! O Brasil ocupa uma posição mais intermediária. E eu não tenho o menor problema em reconhecer que a tendência da Rússia é encolher até se estabilizar num tamanho compatível a outros europeus, longe de torná-los fracos muito pelo contrário são extremamente competentes e habilidosos. É um ranking muito interessante, principalmente o de concessão de patentes, pra você ter uma perspectiva de médio prazo, o que vemos hoje, as inovações oferecidas no mercado, foram patentes alguns poucos anos atrás. Eu realmente tenho uma visão… Read more »

Antoniokings

Não falei?
Quando não é a Marinha que pega, o povo de lá faz o serviço.

Flanker

Que povo? Os gafanhotos que estão destruindo os mares do mundo todo com pesca predatória? Povo…hahaha….

Antoniokings

Sorte a sua que a sua cidade não tem mar, né?
Os chineses estão chegando.

Flanker

Se, e quando, chegarem vou recebê -los “muito bem”…….

Antoniokings

Espere-os na praia, assim, os chineses darão com os ‘burros n’água’.
kkkkkk

Brincadeirinha.

Sagaz

Cheerleader da tirania do século 21. Se estivéssemos no século xx vc etária com os seus pom poms saltitando comemorando cada passo de Stalin, Hitler e demais tiranos…

Antoniokings

O Diabo está velho, desdentado, cansado e, principalmente, muito endividado.

igortepe

Mas, emite a moeda forte o Dólar.

Antoniokings

E está enfiando os pés pelas mãos.
Estamos adorando.

Flanker

Para ser um débil mental vc vai ter que melhorar muito ainda…….

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Heinz Guderian

desdentado?
Só possui a maior marinha de guerra do mundo em tonelagem( é o que conta) , a maior força aérea do mundo e o exército com mais experiência de combate do mundo e mais bem armado.
Se os EUA é desdentado, bom…. kkkk

Adriano Madureira

Mais um produto made in usa para os chineses estudarem, copiarem e fabricar aos milhares…

Agressor's

Isso mesmo, pois é assim como países sérios que almejam serem players mundiais fazem . Eles lutam e se usam de todos os meios para conquistar o melhor pra sua nação. Não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Existem países bem administrados e mal administrados. Nestes países independente dos líderes e suas ideologias políticas, eles pensam na nação. Já no braziu eles preferem roubar toda a riqueza e não ligam se o país vai pra frente. A maioria dos eleitores vota esperando se beneficiar individualmente ou beneficiar a categoria da qual faz parte, não importa se o candidato eleito for um… Read more »

Agressor's

Os eua são os maiores ladrões de propriedade intelectual e praticantes de espionagem econômica que existe no mundo. Eles usam todo o aparato do estado como um instrumento de promoção para sua indústria valendo-se de todos os meios, legais ou ilegais, éticos ou antiéticos, ou seja, se valem tanto da espionagem quanto da Inteligência competitiva para ganhar vantagem competitiva.

Termo1

Certo, igual os EUA fizeram com a Inglaterra e Alemanha Nazista, até mesmo o idioma roubaram. ehehe

José de Arimatéia

Brasil também possui uma versão do Wave Gliders.
Twitter

nonato

Capturado, não é um problema pois revela segredo tecnológico que poderia até inviabilizar seu uso?

Luiz

É verdade, mas nestes casos a captura é um risco inerente a sua função.
Não tem como evitar. A probabilidade de captura pode até ser mínima,
mas existe.

Burgos

É só pra minoria a grande maioria tá de Parabéns pelos comentários??

Top Gun Sea

Vixi! A China vai dessecar esse drone e daqui a 6 meses será mais um made in China.

Carlos Campos

Tudo mundo espiona, menos o Brasil.

Adriano Madureira

Aqui no Brasil temos ética…

Adriano Madureira

Os chineses copiam tudo, não vai demorar uns meses e esse drone virará made in china como outros produtos…

comment image

comment image
comment image

https://i.imgur.com/QGJg4Sg.jpg

Agressor's

Não são cópias, se observar por exemplo o modelo chinês da foto do meio se constata claramente que o desenho do barco não só é diferente como é melhor, mais moderno e mais furtivo…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Pedro

Toma lá, dá cá!

Leandro Malheiros

Fiquem tranquilos, não há motivo para panico… Obviamente isso não é um drone, é o skate voador do MArty McFly!