A foto acima de 01/05/21, feita por Edson Lucas, mostra o NPa Maracanã com as obras de finalização bem adiantadas, atracado ao cais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Em 2019 foi assinado o Termo de Compromisso para a conclusão da construção, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), dos dois navios-patrulha classe “Macaé” Maracanã e Mangaratiba – que a MB resgatou do estaleiro EISA, na Baía de Guanabara (RJ).

O grupo de recebimento do NPa Maracanã estava programado para se apresentar em janeiro de 2021, iniciando os procedimentos para a entrada em serviço navio.

A finalização do Maracanã e do Mangaratiba foi acertada entre a Diretoria de Engenharia Naval (DEN), Diretoria Industrial da Marinha (DIM), Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM) e Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM), o que representou uma retomada da construção naval no AMRJ.

Os navios são considerados de baixa complexidade, mas o ritmo de construção depende da disponibilidade dos recursos.

A previsão de entrega do NPa Mangaratiba é 2022.

A Marinha opera o NPa Macaé (P70 – 1º DN) e NPa Macau (P71 – 3ºDN), ambos construídos no estaleiro INACE, em Fortaleza.

Navio-Patrulha Macaé
Navio-Patrulha Macaé – P-70, líder da classe NPa 500

NPa Macaé

Subscribe
Notify of
guest

236 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

‘quase pronto’ estamos falando do casco, certo? percebe-se que não existe nenhum sensor ou armamento instalado no navio. também não sabemos como está por dentro nem se as máquinas foram instaladas, mas de qq forma é um avanço, parabéns ao AMRJ

Helio Mello

Logo assim que o navio chegou no Arsenal eu tive a oportunidade de ir a bordo. O navio saiu do EISA com casco e máquinas bem avançados, mas elétrica e acomodações no osso ainda. Havia uma história que o convés principal tinha um desalinhamento na proa, por erro na sequência de soldagem, e que isso seria um problema para canhão, mas não sei se trataram, se trocaram ou se deixaram assim mesmo…

Marcelo

Obrigado por enriquecer (em muito) a discussão

Antonio Palhares

Senhor Helio.
Obrigado

Guacamole

Isso aqui é Brasil.
mais provável que vão deixar assim mesmo.

rommelqe

Prezado Helio, muito obrigado pela informação. Haveria uma série de hipóteses de como seria a correção necessária. Voce tem ideia de quais eriam? Grande abraço.

Helio Mello

Eu realmente desconheço a solução que seria tentada, mas acredito que tentariam fazer algum tratamento térmico na região para amenizar. O ideal seria trocar uma parte do convés para resolver isso, mas duvido que isso seja feito. O que eu sei é o que foi feito errado, já que eu trabalhava no EISA na época da construção: o convés deveria ter sido soldado ou dos bordos para linha de centro ou da linha de centro para os bordos, mantendo uma simetria da contração da solda. Mas o que aconteceu foi a soldadura de bordo a bordo, o que fez com… Read more »

Kemen

A Eisa não recebeu os documentos para a construção dos Macaé da empresa CMN (Vigilante 400 CL 54) ?
A documentação detalha e especifica tudo nos minimos detalhes.
A Eisa não recebeu os documentos para a construção dos Macaé da empresa CMN (Vigilante 400 CL 54) ?
A documentação detalha e especifica tudo nos minimos detalhes.
O mais estranho é que o original pode levar até um canhão pesado de 76 mm, ou seja não ocorreu nenhuma adaptação na classe Macaé.

https://cmn-group.com/products-and-services/military-vessels/vigilante/vigilante-400-cl54/

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Helio Mello

Outra coisa, sobre o alinhamento: o navio seria construído no EISA, mas o armamento seria instalado no Arsenal. Acredito que isso também acabou pesando para o pouco caso, já que o navio já constaria como entregue no momento que descobrissem o problema.

Demetrius

Procure se informar mais antes de críticas vazias

Mat matica

Pros 78 também

Paulo

Reduz o efetivo da MB em uns 50 oficiais que a verba vai aparecer. Vão concluir rapidinho esses patrulhas.

eggfilho

lá vem a mesma ladainha…. disco riscado, nunca esta feliz , o flamengo jogou hoje vai ver o resultado vai….

Esteves

Esteves deu sugestão.

80%, pensionistas, filhas, gente, efetivo…

Separa. Outro site. Junta. Quem quiser, entra e fica. Lá.

eggfilho

https://youtu.be/ODopJXDVMMU
sobre porta-avioes , legal para relaxar

rommelqe

Muito bom! Obrigado!

Piassarollo

Kkkkk

Salim

Se VC concorda e se conforma com esta pratica desleal e desonesta em relação ao Brasil e Brasileiros só me leva a supor que VC e um dos beneficiários deste esquema. Olha o estado da MB e o custo que brasileiros estão pagando por isto. Náo da pra comemorar um napa500 depois de quase uma década.

Faver

Caro eggfilho… O problema são todos os acessórios. Ao tirar o excesso de militares e os seus salários da conversa, ainda tem a Justiça Militar própria e STM (com um número bem menor de processos que o STF custando o mesmo), hospitais e postos de saúdes próprios, centenas de prédios e casas no Brasil sendo todas subsidiadas, clubes militares ocupando espaço público (terreno público) sem pagar aluguel, Fundos de saúde do exercito, aeronáutica e marinha (tipo Fusex), alimentação para milhares (onde oficiais tem cervejas, vinhos e picanhas), Previdência Próprias, carro público para transporte de oficiais… sem falar dos colégios militares… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Faver
Elias

Explanou bem , concordo com você

Elias

a picanha que sobra não vai para os subalternos eles não podem testemunhar pois não veem ela , e a cerveja e o vinho é em todas as refeições??? Puxa vida não sei se tem militares aqui no comentário e vivenciaram esta afirmação do comentarista . Se tiver poderia nos confirmar por favor

Elias

Provavelmente , foi em dias de comemoração ( Tamandaré, dia da marinha , sei lá) , neste caso não vejo nada demais, Se for para discutir instuiçoes arcaicas. Falemos de todas inclusive a marinha, como congresso STF universidades ( medíocres ) . Marinha pode ser a ponta do iceberg de um imenso elefante branco.

Elias

Concordo com o comentarista acima , em certo ponto. Diminuir o estado é fundamental, acabar com estas porcarias que chamam de estatal , privatização é fundamental. O soberania está no coração de cada brasileiro ,
Fico de cara com estes malucos que defendem a estatização . Só fortalece as oligarquias e desmandos dos políticos de esquerda.

Renan

Você só pecou na última palavra.
Pois político é político não importa se é de esquerda ou de direita, ou mesmo o centrão.
É tudo ladrão.

Elias

Falo de esquerda por que é a vertente política que defendem com unhas e dentes a estatização, cegamente aceitam os devaneios dos seus líderes , para mim este povo falta religião pois endeusam estes ditos políticos não importando se roubam ,

Elias

Quando falei oligarquia falei do centrão . Seu maior nome atualmente é Ciro Gomes . Ele se auto-proclamou o maior líder da esquerda ( rsss), impressionante como a oligarquia se conjuminou com a esquerda para partilha do poder e roubar o nosso país

Kemen

A EISA era um estaleiro estatal ?

Elias

Tem resposta, só aguardando o censor da trilogia…

André

Fico de “cara” com uma pessoa que prega o patriotismo e a “soberania nacional” e coloca na mesma frase a defesa de um processo de privatização irrestrito e feito de qualquer maneira, que vai beneficiar alguma empresa estrangeira. Ou é burrice ou falta de caráter.

Cristiano Gr

Eu servi em uma unidade de Artilharia AAé no RS, vi lindos aparelhos de barbear manuais serem dados a poucos, alguns eram praças, vi os freezers da subtenência que deveriam estar desligados,abarrotados de latas de cerveja, pães de comer que eram fornecidos por empresa contratada serem queimados por cabos apenas para fazer os recrutas passarem fome no campo básico e isso, mesmo recruta, me impuz contra e falei que doassem aos pobres, mas que não queimassem ou eu denunciaria. São pequenas coisas, mas que evidenciam que quanto maior a coisa, maior deve ser o desperdício ou desvio que pode estar… Read more »

Elias

Ok ,, pão e cervejas, quanto a cerveja perdeu a oportunidade da denúncia, haveria um inquérito para apuração, poderia ser pontual , não acha? Não uma determinação do exército, os responsáveis seriam devidamente autuados . Quanto ao pão, entendo sua dor pelos menos favorecidos , mas pela vigilância sanitária você só deve dar alimento a uma pessoa se o alimento está em perfeitas condições, você é o responsável. Se há possibilidade de estar adulterada ( o alimento ) seria muito temerário

Agnelo

Vc distorce muito quando simplifica as coisas. Não tem absolutamente noção de como são as cidades no Brasil. Nem tem noção do risco q o militar corre no dia a dia pra receber amparo da Instituição. Saiba que os países mais liberais amparam MUITO mais os militares e suas famílias do que o Brasil. Mesmo suas forças não cumprindo a amplitude de missões q as nossas cumprem. Estude mais…. bem mais…. Ah…. e a tropa que passou 120 dias do ano em operação na fronteira, 50 dias em manobras, uns 80 dias em serviço de escala vai comer picanha sempre… Read more »

Salim

Náo da para defender visto que 80% do efetivo esta no sudeste e sul, treinando com material década 70, tanques, aviões , navios etc… Só tem 20% do efetivo trabalhando pelo Brasil o resto e o cabidao engana trouxa, gastamos muito em USD, pra termos isto. Ser Brasileiro e querer o melhor para pátria com menor gasto possível. Se conformar com menos e anti patriótico. Só e defendido por quem se beneficia escandalosa amenos deste esquema.

francisco

No Ceará, tirando o batalhão de Crateus, todas as três forças estão concentradas na capital, Fortaleza.

Salim

O correto seria longe da Costa com capacidade de mobilidade alta. Agora tirar os patriotas das praias e das capitais e pedir demais, na visão alguns. Base naval em local com população civil alta ja e duvidoso, imagina BAse naval na ilha de Marajó, desercao em massa. Mangaratiba ta a uma hora da vibe. Nordeste, Norte e Centro Oeste tem 20% da dotação de pessoal das forças, olha que já foi pior.

Renan

Angelo não se ofenda. Isso de comer alguma coisa ou beber outra. É para os milhares de militares de escritório. Sabe a MB tem quase 80 mil militares o número exato não sei Deve ser 75 mil Mas o problema que nossa marinha de guerra é formada de navios de 40 anos. Não temos navios para colocar 20 mil marinheiros dentro se juntar toda a esquadra. Então aos marinheiros de terra cabe o comentário não merecem nada de assistência. Apenas o soldo seco sem auxílio. Pois seu trabalho não está sendo feito. Pois aos marinheiros de terra são os responsáveis… Read more »

André Vedoze

Oh dó

Vicente Roberto De luca

Sr. Faver! Vossa resposta é uma coletânea de equívocos. À primeira vista, poderia ser entendida como desconhecimento sobre o serviço público na esfera militar, mas, decerto, se trata de algum recalque específico, nascido de algum objetivo de vida inalcançado, quiçá um concurso inaproveitado, algo do gênero. Desejável V. Sa. se ilustrar antes de qq opinião, notadamente, quando emitida num território público, como a internet. O vosso anonimato não llhe preserva o caráter, posto que esse atributo é algo interior: terás que lutar com ele, num embate que se revela longo. V. Sa. desconhece que, pelas dimensões continentais brasileiras e em… Read more »

Faver

Senhores de Luca e Agnelo, Por acaso o Brasil não tem mais Generais que os EUA? Por acaso falei bobagem acerca das milhares de casas subsidiadas do Brasil? E por ser militar merecem mais que os outros que ralam também pelo País? Por desconhecimento errei sobre hospitais e postos de saúde que os civis não podem usar? Por certo me enganei sobre Justiça Militar própria, ineficiente e cara? E o Senhor de LUca vem com pompa dizer que não tenho Caráter? Respeito as Instituições, mas deixo fora os sujeitos que só se beneficiam destas. Há sim uma casta nas FFAAs… Read more »

Renan

Então diga qual navio despejo o óleo na costa do Brasil.
É obrigação da MB proteção da nossa costa.
E falhou a não evitar este ataque e falhou novamente em não apontar o culpado. Falhando novamente em não retalhar este ataque.
E eu não vi nenhuma multa sendo paga pelos militares por este desserviço.
Ou vocês ficaram 3 meses sem receber os benefícios por ter cometido tantas falhas em um só ato?

Antonio Desmone

Paulo, vá estudar um pouco. Se vc quiser retirar da ativa militares que tem estabilidade garantida, vai haver tremenda dor de cabeça…………primeiro que os oficiais tem direito a promoções, e segundo, se por um “defeito” de atitudes passá-los a inatividade, vai ser preciso pagar tudo que o atual quadro tem direito…………….. ou seja, antes de dar uma opinião assim no chute, na burrada, raciocine um pouco, vá estudar, vá ler um livro, porque conhecimento é muita coisa na vida, e vc demonstra completa ignorância no caso. Faça um favor para a nação, vá dormir um pouco.

Paulo

Antonio, com certeza sou demasiadamente mais qualificado que você. Acredite! Além de ser educado o suficiente para respeitar os outros (independentemente da opinião). A redução dos quadros de oficiais e efetivo é uma decisão política que envolve muito desgaste. É um decisão que envolve coragem, assim como tanto outras que o Brasil precisa. O “direito” é relativo, deveria ser embasado em princípios éticos e morais, e não em benefício financeiro e social de alguns poucos. Mas pq falo isso para você né? Não vai conseguir entender.

Esteves

A lei não está limitada à ética e à moral. A lei representa a vontade do legislador na época de sua edição.

O que foi justo em 1975, em qualquer data de 1975 (exemplo) e ainda vigora, representa a vontade do legislador eleito pelo povo. Se hoje parece mais ou menos ético ou sensível à moralidade de 2021, que mudem a lei.

Os efetivos militares e suas graduações seguem dispositivos legais.

Paulo

Com certeza Esteves! Sei muito bem disso. Mas aprendi numa conhecida universidade que infelizmente hoje ou em 1975 a legislação vem sendo construída em conformidade com os interesses de alguns poucos grupos privilegiados. Desde quando nos sentimos representados pelos políticos de ontem ou hoje? Talvez o Brasil seja uma das poucas nações em que político fica rico fazendo política e funcionário público é classe média alta. “Que mudem a Lei” é bonito na Dinamarca, no Canadá e na Austrália. Infelizmente o Brasil agora só muda na dor.

Renan

Perfeito
Basta coragem para determinar o fim desta casta e o nascimento de uma força profissional.
Capaz de destinar 50 % para treinamento da tropa e pagamento de salário.
20% para custeio
30% para investimento e modernização
Um dia o povo se une e vota em pessoas certas com coragem para evitar que um juiz ganhe 900 mil de extra em um ano
Para evitar que 90 % do orçamento de defesa seja desviado para o bolso dos militares.
Pois é de envergonhar qualquer um

Esteves

Em passado recente Rodrigo Maia vociferou contra pensionistas exemplificando um caso de uma que vive na França com pensão de 16 mil reais.

Disse que era amoral, imoral e hipocrisia viver na França com pensão de 16 mil reais. São 2 mil euros. Lá dá pra comprar o almoço.

A lei não foi feita para atender futuros desejos ou conceitos de moralidade. Quem quer satisfazer os próprios princípios éticos deve encontrar respaldo em Aristoteles e fazer virar lei. No Parlamento.

Ou calar-se.

Paulo

kkkkk. Você tá com cara de ser dependente do dependente do pensionista! Quantos Brasileiros recebem uma pensão de R$ 16.000,00 reais!? E digo pensão e não aposentadoria! Para quantos brasileiros tem que faltar as necessidades básicas para que essa pobre pensionista viva sem dignidade na Europa? A lei, pautada na moralidade, tem sim que atender as necessidades do seu povo. Fora isso é falta de empatia pelo próximo ou o coletivo. Hoje falta dinheiro para investimento pela MB porque há uma indústria de “cabides” de empregos. NADA justifica isso. Se os “legisladores” não fizerem do seu pais uma nação mais… Read more »

Agnelo

Se diz ser tão estudado, como cortar pensão de quem já as possui?????
Pra quem virá, já acabou.

João

Já ouviu falar da ultima grande crise econômica da Grécia e da Espanha? Se pergunte o que aconteceu com as pensões e aposentadorias lá. rsrsrs Hoje os Gregos compram fragata e Rafales.

Renan

Angelo lei é só mudar a lei e passa a ser constitucional.
Transferir para o INSS com o valor máximo R$5800,00
Pronto continua ser assistido pelo estado e tira o peso do orçamento militar

Canarinho

E quando para se mudar a lei, se depende de um grupo praticamente inacessivel ou insensivel a questao? Neste caso o que fazer?

Agnelo

Estude mais um pouco então, pois, em média, os exércitos tem uma proporção de oficiais e sargentos maior que o nosso.
Além disso, proporcionalmente, também tem mais homens na estrutura das
Forças do que na ponta da linha em comparação conosco.
Sds

Salim

Então explica, pela sua logica, o gasto em usd que temos e nosso critico estado dos equipamentos de nossas forças, Armamento antigo e obsoleto, alem da baixíssima quantidade. 200 leo1, 40f5 e 5 niterois com mais 40 anos. Náo vem com transporte, pois hj só serve pra isso, náo precisa ser militar. O que sera transportado em caso de conflito?! 20% da força trabalha forte o resto e figuração.

Joao

Você me parece muito bobão! Não sabe debater sem mandar os outros estudarem? Tenta ser mais humilde na sua ignorância. O debate sempre nos enriquece.

Salim

Caro estudado, quando vai começar desmonte deste Cabidao e alocação de recursos militares onde são necessários. Ou vc acredita que está bom assim. Gastamos em usd muito, vc está se sentindo seguro e vendo seu dinheiro ser gasto corretamente, ou vc faz parte da tchurma.

elcimar f. menassa

leia o texto.. previsão de entrega para 2022. do jeito que estava antes ,adiantou bem, a parte externa deu outra cara ao navio já. o arsenal tem competência de sobra pra essa missão, falta sempre o fator ” recursos “

francisco

Vai comer verbas por longos anos. Enquanto isso os navios construídos pelo INACE, contratados na mesma época já foram entregues há muito tempo.

Salim

Pelo andar carruagem os INace vão pra reserva antes por tempo serviço . Para esta classe 20 anos e o projetado,, ano que vem completam 10 anos serviço.

Spitfire

Algo a comemorar… precisaríamos de muitos mais patrulhas…tá faltando ainda a instalação do canhão de 40 mm nele… acho que vai um tempinho até ficar totalmente pronto para navegar…espero que ainda em 2021 esteja no mar

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Um canhão de 40mm que mais parece uma espingarda para caçar passarinho do que uma arma de verdade. Coisa totalmente desprezível.
Suspeito que qualquer traineira chinesa seja melhor armada.

Esteves
Fabrício

Ué, a Classe Amazonas usa apenas três canhões: um 30 mm dois de 25 mm. E reclamas? É um navio patrulha, não uma belonave para afundar o porta-aviões Gerald Ford.

Spitfire

São patrulhas amigo…. considero adequado o armamento para a função que desempenhará…. apenas precisaríamos de muito mais patrulhas

Piassarollo

Só a título de curiosidade, você sugeriria qual armamento para um navio de patrulha costeira de 500T?

Segatto

Phalanx, 6 tubos de torpedo, canhão 127 mm da OTO, 16 VLS e 16 lançadores de kalibr/exocets, huehuehuehiehuehue

Salim

To ate com medo de imaginar sua proposta de armamento para as Tamandaré.kkkkk

Helio Mello

Eu vejo pelo contrário, um navio desse porte vai usar o canhão de 40mm para qual finalidade? Afundar traineira chinesa? Um canhão desse custa muito mais, tem uma estrutura muito mais cara, ocupa muito mais espaço, não tem valor bélico nenhum (é uma patrulha e não uma escolta). Além disso, um tiro de um calibre menor tende a fazer um estrago menor, por isso seria mais plausível sua utilização contra uma “traineira chinesa”, já que acredito afundar uma traineira ou uma embarcação miúda qualquer não seja uma coisa muito plausível de ocorrer em uma atividade de patrulha Na minha opinião,… Read more »

Salim

Proponho uma torre com 3 canhões de 455 mm a la ww2. Menos né. Para esta classe ta bem bom 40 mm. Desculpe brincadeira, me veio esta imagem na hora.

Willber Rodrigues

Uns 15 ( no mínimo ) navios desse fazem muita falta…

Salim

O programa inicial eram 26 unidades, em 2009 contrataram 2 unidades no estaleiro Inace e ficaram prontas em 2012. Pelo decorrer dos fatos e ate o momento so tem estes 2 em gestação acredito que MB dormiu novamente. Precisamos destas unidades para ontem.

igortepe

Contratem a INACE, que com certeza todos os navios contratados sairão.

Esteves

Não temos guerra com nenhum, não vemos ameaça exceto pesqueiros, o cenário do PAEMB, do PEAMB, do Livro Branco, do PROSUPER, do PRÉ-SAL, das teses de doutorado que apoiavam a visão potencial X inimigos que ainda hoje pretendemos retoricamente vencer como indianos, russos, chineses, franceses, amazônicos… DAN2014. “A Diretoria de Engenharia Naval (DEN) da Marinha do Brasil está considerando a compra de 39 navios de patrulha (Navio Patrulha NPA) da classe Macaé. O que surpreende, é estar sendo considerada a compra de 20 destes Navios Patrulha pelo sistema de leasing. Embora ainda não esteja confirmado, quem está negociando é a EMGEPRON,… Read more »

Danieljr

Dá pra ver esse tempo todo que você citou olhando para a foto. O navio é novo, mas tem cara de velho, o design ficou para trás. No mundo ideal alguém já estaria providenciando estudos para o futuro upgrade de meia vida da classe.

Esteves

Esteves olha para os fatos.

Vovozao

06/05/2021 – quinta-feira, btarde, Esteves, considero o senhor com um profundo conhecimento da MB; porém, como um entusiasta, acho que temos que abrir mao deste conceito adotado na MB… Não vemos ameaças, excepto pesqueiros; por favor pelo respeito a MB, ou nossos comandantes não vê ou não querem ver…. Governo Frances nos ameaca…. mesmo que seja so retorica; outro dia um ex-ministro Inglês, com toda arrogância, falou ao parlamento, que deveriam enviar tropas para cuidar do desmatamento da Amazonia, se tudo isso não é ameaça o senhor me desculpe…. mais a minha vó deve ter sido bicicleta, engolimos tantos sapos,… Read more »

Esteves

Caro patrício, Não faça cócegas nos meninos do Naval. Esteves aprende aqui. Com os puxões nas orelhas. Com o estado da França temos história, PROSUB e grandes investimentos no varejo nacional. Pode ficar ruim se a Europa em bloco decidir restringir negócios conosco. Esteves assistiu debates nos parlamentos europeus. Eles nos ridicularizam mais que nos mesmos ridicularizamo-nos nossas políticas. Esteves assinou uma mídia da Índia. Eles levaram a sério a história sobre quem tomar vacina virar jacaré. Sério. Tudo aqui é nosso. Lembra Vovozao, da mulher que pretendeu vender vento? Engarrafar nosso ar? Ela anda por aí, por aqui, pela… Read more »

Vovozao

Esteves, realmente, antes de termos o respeito das outras nações, precisamos nos respeitar, cair na real, projetos pé no chão quando “”sonharam”” com 25 navios patrulha, em sã consciência, alguem poderia alertar aos sonhadores para voltarem a nossa realidade; mesmo que o momento fosse outro; grandes sonhos, só esqueceram que a terra gira. Como diz voce, 60/70….China pais pobre, pedindo para treinar no Minas Gerais; Coreia tentando superar as sequelas da guerra, Indonésia, muito pobre, e, hoje podem nao poder enfrentar os Americanos e/ou Chineses, porem, se projetam e impoem respeitos….. nos continuamos o GIGANTE ADORMECIDO, será que acorda algum… Read more »

Esteves

Não.

Snake

Não temos ameaça? Irmão na moral, que mundo vc tá vivendo?

Esteves

Diga uma. Uminha. Não vale historinha.

Canarinho

Ja ouviu falar na questao amazonica? So para constar o reino unido ja ta dando as caras, segundo eles, em recente delcaracao de autoridades, tropas britanicas podem intervir para salvar a floresta amazonica!!! Ta bom para voce? Ou quer mais um exemplo?

Wilson França

Fiquei curioso. Posta o link do Youtuber que divulgou essa importante notícia!

Alois

Emgepron, empresa pública de gerenciamento de programas navais, sei, o que teve começo, meio e fim gerenciado por esta empresa, uma vergonha.

camargoer

Olá a todos. Uma excelente noticia. Pelo que lembro, estes dois serão os últimos da classe Macaé. Os próximos navios de patrulha serão as patrulhas de 500 ton sob responsabildiade da Emgepron. Algum dos colegas sabe se existe um cronograma para estas patrulhas?

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
Esteves

Navio novo na água é sempre notícia boa.

camargoer

Olá Galante… isso diz muita coisa sobre a situação em que nos metemos… parece que ninguém mais acredita que haverá futuro..

Esteves

Melhor ir fazendo o possível e deixar o imponderável. Projetos, projeções, cronogramas, contratos…vamos mudar para feito ou não feito.

Uma Marinha de tarefeiros. Não é bom. Mas é o que há.

Rui Chapéu

realmente, 16 anos de vermelhos no poder acabaram não só com a marinha….

Agora resta trabalho sério para recuperar o tempo perdido!

Esteves

O desmonte militar começou no governo Sarney. Os contratos do PROSUB e do Gripen vieram dos “vermelhos”. O Atlântico também.

camargoer

Caro Esteves. O desmonte militar começou com o fim da guerra fria. Desde então, os militares estão buscando uma doutrina.

Salim

KC390, Guarani, leo1a5, Astros 2. pensei que ia melhorar muito neste governo, porem após quase 2,5 anos nenhum programa planejado/assinado ( Tamandare, já estamos em maio 2021 e não tem nem previsão inicio ) Olha que o Orçamento FAAS continua entre os dez maiores do mundo, Triste

eggfilho

nao é possivel que nao veja o bloqueio do congresso e do supremo , pandemia, conspiraçao da mainstream , nao le jornais ? 2,5 anos de batalha todo dia contra os vermelhos e oligarquias regionais que querem o poder a todo custo, só olha para as consequencias tem que buscar as causas tambem

eggfilho

buscar as causas para ter uma compreensao melhor

Wilson França

Para de mimimi. Quem é bom supera as adversidades.

eggfilho

postei muitos artigos sobre o que eu falo para reforçar,, confirmar e ate referendar a minha opiniao … mas o censor da trilogia nap permite , parece que ate apoia o lado dela ….rsrsrs

eggfilho

de lá

André

Fico impressionado em pleno 2021, gente ainda usar a desculpa de “vermelhos”. Parece que ficou congelado algumas décadas e acordou para falar bobagens. “Combater os vermelhos” só pode ser piada…

Salim

Valor gasto em defesa se mantem entre os des maiores mundo em usd. Náo conheço nenhuma restrição aos programas militares pelo congresso. Ate aumento/suborno para aceitar reforma previdência tiveram. Eu quero melhor para Brasil e Brasileiros, náo vejo justificativa para este desgoverno nos últimos 20 anos.

camargoer

Caro Rui. Deus salve a marinha e os vermelhos.

Esteves

Vermelho combina com azul.

camargoer

Olá Esteves. Temos mais os camisas-pretas e camisas-marrrons do que os camisa-vermelhas.

Rinaldo Nery

Clube Náutico Marcílio Dias, de Itajaí, SC. Joguei no infantil, em 1979. Azul e vermelho. ¨O Marinheiro¨.

Esteves

Bons anos.

EParro

Bons tempos!

Willber Rodrigues

Me corrija se eu estiver errado, mas…
Os maiores programas militares brasileiros ( Gripen, Guarani, Super-Puma, PROSUB, a base de Itaguaí ) não foram feitos justamente no governo dos “vermelhos”?

camargoer

Olá Wilber. Também teve o Astro2020 e o KC390.

Willber Rodrigues

E a compra do Atlântico e do Bahia. Bem lembrado.

camargoer

Olá Wilber. Bem lembrado. Teve o Leo1A5 também.

MSOMOZ

Petrolão, Mensalão, Lava-jato, e outros tantos.

Deixa de memória seletiva. Lembra do bom e do ruim

Willber Rodrigues

Compra super-faturada de cloroquina Envolvimento com milícias cariocas Desmonte da PF, quando ela estava próximo de descobrir um esquema de “rachadinha” prs um certo…filho de um certo presidente? Desmonte do IBAMA pra venda ilegal de madeira e desmatamento Se recusar 11X de comprar vacinas, no meio de uma Pandemia E isso em 2 anos e meio. Quer mesmo falar sobre isso? Tem certeza? Será mesmo que só eu tenho “memória seletiva” aqui? Volto a perguntar: quer mesmo falar sobre isso? Ah, mas deixe-me adivinhar…tú vai falar que isso é mentira, não é? Que isso tudo foi inventado pelo “vermelho…”, e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Willber Rodrigues
MSOMOZ

Concordo. E quero falar sobre isso.
Não sou gado. Nem vermelho, nem marrom, nem preto.
Sou Brasil.

Temos que ser honestos. e falaram das coisas boas e ruins.

Sejamos honestos. Todos os dois lados são ruins, e fizeram
algumas coisas boas.
Como é sua obrigação….

Canarinho

Segundo Wilber Rodrigues…Desmonte da PF, quando ela estava próximo de descobrir um esquema de “rachadinha” prs um certo…filho de um certo presidente

Isso ai que vc ta falando vc consegue sustentar com argumentos e fatos? ou ta so repetindo o que os outros falam igual papagaio?

So para constar, se derepente algum desafeto seu, vai as autoridades e comeca a pedir uma investigacao sua baseado em suspeitas (que intencionalmente sao feitas apenas para te desmoralizar), o que vc diria??

Enfim, o onus da prova e de quem acusa…

eggfilho

compra super faturada de cloroquina ??? milicias cariocas ??? ahhhahah tà explicado leitura da cartacapital , globo jornalfolhadesaopaulo , o dia que isso provado( absurdo vivem na mentira) entao vc pode citar , com o supremo em cima vasculhando cada possibilidade e nada acharam, aocontrario tentaram esconder do tal expresi…(diario ou dente) e foi enquadrado. iludido da ideologia vivem da mentiram culpando os outros do que fizeram de errado

André

Nao sei como podem negativas fatos. Esses programas foram contratados SIM, no governo “dos vermelhos”. Deve ser algum tipo de negacionismo, e falta de apego a realidade. É como negativas um comentário que a água é molhada e o fogo queima. Mediocridade ou falta de caráter.

carvalho2008

se o passado enorme e recente de16 anos, mais de decada e meia por obvio, é como ter um filho que nasceu, cresceu e não viu o mundo diferente que poderia ser….para ele, 100% do passado é vermelho…se até o STF é em sua composição tamanho os erros de conveniencia…mudam coisas e a perpetuidade se estabelece…botaram PEC reeleição, impacto->voce coloca mais Ministros no STF> desvirtua o equilibrio de poder no longo prazo…..depois, botaram a PEC da Bengala (Ministros de STF de 70 anos não tinham mais aposentadoria compulsoria e rodizio de lugar) mais uma distorção constitucional que desequilibra Poder Executivo/Legislativo/judiciario….coeficiente… Read more »

eggfilho

poooo! mais a que custo?? na reportagem anterior estavam jogando pedra dos custos operacionais do submarino, insinuando que a marinha atual é incompetente . que fizeram uma planilha de custo por pura incompetencia , mas lembre-se eram epocas vermelhas que empurraram o abacaxi para agora… superpuma ?? agora vao falar bem da kombi? .. como mudam de ótica conforme os seus interesses politicos .. itaguai que vao ter que fazer parte do submarino nuclear para fora pois nao tem passar pelo portao.. guarani 6×6 nao prestava ate entao pois o projeto mais modernos sao 8×8 .. vao elogiar tambem agora??… Read more »

Salim

Quem matou programas e custo manutenção das forças foi desvalorização cambial de 40%, aumento salarial pra passar reforma previdência e o numero desproporcional de efetivos ( MB e FAB ) em relação a qualquer forca capaz em paises sérios. Os gastos são previsíveis, porem esta desvalorização cambial de mais 40% com inflação teórica de 3,5% náo tem planejamento/orçamento que suporte.

Elias

Fica fácil jogar tudo na conta da desvalorização, quando sabemos ( pela própria reportagens daqui da trilogia) existe graves erros de perspectivas dos projetos das épocas vermelhas , exemplos: superpuma e repasse de tecnologia e escala de produção , o que fazer com Itaguaí depois dos submarinos construídos . Quase a totalidade do submarino digo materia prima vem de fora ( aço) , sem contar com a tecnologia embarcada que a cada ano vai defasando, não existe parque industrial brasileiro o pouco que tinha perdeu a concorrência com a China com abertura para seus produtos subvencionados pelo estado desonestamente. Tudo… Read more »

Salim

Sim os últimos 20 anos foi de amargar, porém esta desvalorização de 40% usd foi tiro final pois maioria dos custos de equipamentos/eletronicos/manutenção esta atrelado ao dólar. Aço, eletrônicos, equipamentos bélicos. Como orçamento e em Real e será difícil suplantar dotação das forças para cobrir este rombo, vai ficar muito difícil. Só no projeto Tamandaré quase 2 navios dos quatro sumiu. Para equilibrar gastos, com esta estrutura atual , teria que suplementar uns 15% a dotação das forças, porém como conhecemos o generalato, vão contratar mais súditos, reforçar rango dos oficiais e cortar expediente/almoço da tropa.

Renan

Fevereiro de 2020 Guedes diz acabou a farra de doméstica ir a Disney, dólar é acima de 4
Não tem essa de dólar 1,80

Renan

Na boa os programas merecem críticas pois tudo pode ser melhorado. PDCA. Mas que são superiores ao que tínhamos são. São modernos e nos atende em nosso TO. Acontece que crítica um governo por corrupção é válido, porém crítica por investimento e gestão é errôneo. Pois o PT assumiu o governo com 27 bilhões de dólares em reserva Foi tirado do poder com 385 bilhões de dólares em reserva. Modernizou as 3 forças Helicóptero de ataque Helicóptero de transporte Aviões de transporte Aviões caça Novos submarinos Tirou do papel e colocou no laboratório o submarino nuclear. Guaraní Leopard Eu sinceramente… Read more »

Elias

O PT Pegou um empréstimo de 700 bilhões de dólares na época , com juros de agiota , para passar criou o mensalão, pagando políticos. Criou as empresas campeãs , que não estão pagando suas dívidas, deixou o restante menos da metade ( com o dólar da época da saída ), e parcelas exorbitantes para pagar
É DiSSO que vc está falando???

Salim

Elias , empréstimo de 700 bilhões verdinhas, da uma checada neste número, fala a fonte, fica difícil assim.

eggfilho

postei um texto muito bom de um economista com doutorado entrevista pela a uol, mas o censor da trilogia nao permitiu,, uma pena!! . mas tem muito escritos e reportagens sobre as empresas campeas e os partidos da ideologia vigente da época…. pesquise,todo brasileiro tem que saber o historico do passado recente

MSOMOZ

Petrolão, Mensalão, Lava-jato, e outros tantos.

Deixa de memória seletiva. Lembra do bom e do ruim

camargoer

Caro Colega. Lembro do escândalo do SIVAM, do Proer, Anões do Orçamento, dos financiamentos via BNDES das privatizações, da emenda da reeleição, do grampo da “bomba atômica”, Banestado, do juiz Lalau e o TRT de São Paulo, da casa da Dinda, do Falcão Negro, da LBA, Capemi, Haspa, Lutfalia, Delfin, BNH…

MSOMOZ

Bem lembrado.
Eu também lembro disso tudo.

Esses governos não prestam.
Mas fizeram algumas coisas boas.

O que não dá e ficar ouvindo que fulano fez isso e aquilo.

E a roubalheira?
Entende meu ponto?

camargoer

Caro Msomoz. Eu apenas listei alguns escândalos que ocorreram desde a década de 60. Passaram-se governos militares (nos quais a investigação dos crimes era muito mais difícil) e depois governos civis. Em todos ocorreram escândalos e corrupção. A corrupção não nasceu em um determinado governo ou cessou em outro. Algumas pessoas são corruptas (poucas felizmente) e estarão sempre orbitando o poder em busca de oportunidades.

Esteves

Opa.

Casa da Dinda não. Fernando mostrou a reforma feita com dinheiro da mãe.

camargoer

Olá Esteves. Foi uma história nos moldes de Nelson Rodrigues… o problema foram as coxas da cunhada…

eggfilho

concordo o mesmo centrao (velha oligarquia) que a coalisao vermelha se juntou para conquistar o poder … cito nomes Jose de alencar e Michel temer como representantes da velha oligarquia no anos vermelhos… esta velha oligarquia foram os que fizeram todos estes e escandalos e se juntou com a coalisao para fazer mais escandalos ( nao esqueça das empresas campeas ,,(eike batista …lembra_se dele>>)

Cavalli

Falam que todos os projetos importantes sairam dos governos dos vermelhos, sim, sairam, porém a QUAL CUSTO? PROGRAMAS DE CONSTRUÇÕES QUE NUNCA FINDAM ADITIVOS EM CONTRATOS, ANO APÓS ANO ToTs QUE NUNCA, NUNCA MESMO, SÃO APROVEITADOS (FRAGATAS CLASSE NITERÓI, SUBMARINO ALEMÃO IKL, NAVIO DE PATRULHA CLASSE AMAZONAS, SUBMARINO SCORPENE E AGORA FRAGATA CLASSE TAMANDARÉ) MEGA CONSTRUÇÕES DE BASES, MUSEUS COM CONSTRUTORAS IDONEAMENTE CONTESTADAS ENTRE TANTAS OUTRAS ABERRAÇÕES QUE OS GOVERNOS “VERMELHOS” PROPORCIONARAM DE bom (em minúsculo mesmo), como exemplo o “loteamento da Marinha do Brasil com TEMPORÁRIOS”. Quanto de verba mal destinada têm em cada uma das ações acima? Há!… Read more »

André

O TCU condenou alguém? o gregos neonazista deste governo adoram receber os presentes, prosub, kc-390, gripen, e as tamandaré foram escolhidas pela marinha assim como o gripen da aeronaútica e as sansões sofridas foi devido a má gestão deste atual governo na sua politica externa.

Cavalli

Caro André, agradeço seu comentário e isso faz meu conhecimento crescer, pois sou obrigado a relembrar o sentido da palavra NEONAZISTA mencionado em seu “brilhante” comentário. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Neonazismo O TCU não irá investigar contas anteriores, porém, só por um acaso, o TCU fez uma aprovação com “RESSALVAS” a verba de +/- R$ 7 bi repassada à ENGEPROM. Pasmem, isso porquê o próprio TCU participou de todo o processo de fiscalização. Então meu caro, onde têm político envolvido, questione tudo o que se faz neste o órgão. PS: Referente ao NEONAZISTA, se conseguir entender o seu real significado, verás que tens um… Read more »

Nascimento

Concordo com muita coisa que diz mas acho que o maior erro do ”petê” foi aprovar aquele aumento estrondoso de efetivo para MB, deveriam era ter usado os recursos gasto com efetivo com equipamentos, hoje temos uma marinha superior a indiana em termos de efetivo e inferior até a África do Sul e ao Egito em termos de vasos de superfície. Mas a MB também tem sua culpa. O problema é realmente essa questão de que: “16 anos de vermelhos no poder”? Ou o problema está em querer passar anos e mais anos fazendo com que gastos com militares inativos… Read more »

Cavalli

Muito boa a sua análise e ainda completaria com o péssimo gerenciamento de aquisições de “MEIOS DE OPORTUNIDADE”, onde se gasta de 02 a 03 vezes mais do que em um único meio no estado da arte, durante o prolongamento de sua vida. Pois fica evidente que o “ralo” está em “MANUTENÇÕES E ATUALIZAÇÕES” de vasos VELHOS, comprados para durarem 10 a 15 anos a mais de sua vida já cambalida, pois estes chegam com mais de 25 a 30 anos de serviço e acabam ficando por mais 20 anos ou mais; consumindo a verbas e recursos de meios novos.… Read more »

César Antônio Ferreira

Caríssimo, já que você quer ir por essa seara, digo-lhe: – “Os Vermelhos” proporcionaram o PROSUB… – Compraram três patrulheiros oceânicos novos… – Equiparam a força aeronaval com “Seahawks” e “Cougars”… Só para ficar com a Marinha… Mas posso falar das outras forças e outros programas, do FX-2, que resultou no Gripen, ao Kc-390… Ficamos assim: se é para falar de política, que tal deixarmos o terraplanismo de lado? Todavia entendo que num ambiente como este, uma coluna de comentários de um blog, não se pode evitar perfis falsos com intervenções primárias e insidiosas, afinal esta é a finalidade da… Read more »

Last edited 2 anos atrás by César Antônio Ferreira
Wilson França

O duro é esperar trabalho sério com os patetas no poder.

Agressor's

Todos os grandes nomes do Brasil que ainda estavam vivos em 1889 partiram para o exílio com a família imperial e os que ficaram foram perseguidos, dá para saber porque estamos nessa mer#$% até hoje.

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Nilo

Camargo quase que você me aquece o coração em pensar que a Marinha poderia dar inicia a um projeto nacional de patrulhas.

Fernando "Nunão" De Martini

Nilo, o projeto já existe, é o NPa500BR, tem várias matérias sobre ele aqui no site.

Nilo

Sim, Obrigado, mas como diz Galante cronogroma parado, projeto nacional capaz de impulsionar produção e desenvolvimento equipamentos e sistemas nacionais como o SICONTA, estimular de forma escalonado projeto nacional de patrulha oceânico……..

igortepe

Os navios da classe Macae, são todos de 500 toneladas de deslocamento.
Por que não construir mais unidades? A tecnologia construtiva já está dominada.

Carlos Campos

Pelos menos uma noticia boa, nesses dias só tem vindo bomba.

João Adaime

Se tivessem sido encomendados ao INACE, já estariam entregues.
O azar foi ter encomendado outros ao EISA (desconheço os motivos), propriedade de um notório trambiqueiro.

camargoer

Olá João. Foram feitas licitações e os estaleiros se candidataram. No momento da abertura dos envelopes, existe uma avaliação da documentação da empresa. Caso exista problemas, dívidas com o INSS ou outros problemas fiscais, a empresa é desclassificada. Em alguns casos, a empresa precisa apresentar uma garantia de crédito. Geralmente, ninguém sabe que uma empresa está falimentar até o dia que ela pede falência.

Esteves

Errado. Prezado Mestre Professor,

Para isso existem balanços, demonstração financeira, auditorias. Bancos sabem o que acontecerá com seus parceiros clientes com bastante antecedência. Credores também sabem. A qualidade dos títulos, dos descontos, dos agentes financeiros, dos compradores e vendedores. Nada disso se esconde.

O que houve na época foi a clássica interferência política.

camargoer

Olá Esteves. Eu não participei dessa licitação. Não avaliei os documentos. Não sei o que aconteceu. Participei de outras licitações que deram certo. Devo ter tido sorte.

Esteves

Mestre…

Essa e qualquer outra é e será da mesma forma.

Uma vez lá na Banda B um pretendido parceiro de capital fechado negou-se a fornecer informações.

Os bancos resolveram as dúvidas. Balanço pode esconder. Auditoria pode ser comprada. A verdade é sempre soberana.

Outro que ainda pagava mas pagava com atraso…Esteves recebeu a visita dos financeiros da V.

— Olha…vai quebrar. Recuperação judicial dependerá de vocês também. Somos contra.

Quebrou antes de 1 ano.

carvalho2008

Depois das empresas X do Eike….todo mundo sabe….quando alguem cai, é porque voce mesmo finjiu que não sabia…. Finge-se de inocente? Não….finge-se porque vc tem algo a ganhar com aquilo… Voce paga seu vendedor por venda ou resultado? Por faturamento ou recebimento,? presidentes e Conselheiros ganham pelo resultado de bolsa de ações deste ano ou os proximos 5 anos? Diga como vc paga a corretagem que eu lhe digo se é segura a decisão aprovada e aconselhada por ele… Lembre de 2008 todos sabiam….do corretor de imoveis a securitizadora…mas se pagava a cada um pelo resultado de hoje…não de amanhã…e… Read more »

Esteves

Lembrei do Eike, mas só lembrei de trapalhadas. Uma das máximas dele foi ter declarado que não entendia nada de negócios, que herdou do pai, que os diretores das empresas eram amadores como ele, que ele sustentava um bando de ladroagens e corrupções.

Vidas brasilis.

carvalho2008

Correto e disto eu entendo….tive 23 anos de Serasa….

Só não sabe o balanço e risco de crédito de alguem quem não quer….

A padaria sabe, o açougue sabe, e banco sabe tambem….Governo? Mais ainda…

Esteves

Olha,

O maior deles ainda está aí. Comprado por franceses e brigando com herdeiros, filhos. Não abria informações. Pagava antecipado D+2. Primeiro paga, depois recebe.

A empresa foi privatizada, foi comprada por portugueses depois por espanhóis. Perdeu a mão quando virou holding.

D+2 passou para à vista. À vista passou para 5 dias. Quando muita gente meteu-se a mandar passaram a faturar milhões por 60 dias.

Negócios devem ser conduzidos com seriedade. Gente ruim.

Gente boa e gente bacana não presta pra fazer negócios.

rommelqe

Aliás prezado Carvalho2008, neste caso já inclusive havia uma “vetorização” do contrato no sentido de afastar a INACE… depois foi só fazer aditamentos….e não fornecer nada alem de um casco retorcido….

João Adaime

Caro Camargoer
Concordo. Por isso que eu disse que foi “azar”. Bom também o comentário do Esteves. A maneira de “puxar” a folha corrida de uma empresa ou de um empresário é muito diferente no serviço público e na iniciativa privada. Nesta última se investiga mais.
Só o fato da holding proprietária do EISA, o Synergy Group, estar sediada em Niue, uma ilha/país paraíso fiscal perdido no meio do oceano Pacífico, já seria motivo para deixar as barbas de molho.
Abraço

Rinaldo Nery

Synergy Group não era o da Avianca?

João Adaime

Também comandante. De cabeça lembro que seus proprietários, os irmãos Germán e José Efromovich deram golpe não só na Avianca brasileira, mas também na colombiana. E ainda nos estaleiros EISA e Mauá, além da AEQ – Aliança Eletroquímica. Também são investigados na Lava Jato no escândalo da Transpetro.
Enfim, são empresários bem ao gosto de quem também pretende levar o seu nas negociações.
Abraço

rommelqe

Não esquecer dos precursores, ISHIKAWAJIMA do BRASIL, EBSE e VEROLME entre outros….

Salim

Ele mesmo
Synergy Group Corp. é uma holding industrial sul-americana e uma corporação, fundado em 2003 por Germán Efromovich, empresário brasileiro-colombiano. Dono da Avianca.

Esteves

Teve um parceiro que veio de Portugal. Apoiado por banco português. Sede nessas ilhas no Atlântico Norte ou no Caribe. Chegou abrindo 25 lojas com planos de 75 talvez 100. Tinha carta fiança internacional. Recomendação forte. Quando chegou a hora de oferecer grana alta para assinar exclusividade, Esteves foi enviado ao jurídico. — Quero uma conversa franca com os advogados. Pega o diretor. Quero a chancela deles. Se tiver resistência pode dizer que o Conselho me apoia. Você tem 2 dias. Essa foi a missão dada ao Esteves. No dia da reunião Esteves já sabia o que dizer mas levou… Read more »

Nilo

Senhores, me pergunto onde entrou as garantias (me refiro a qualidade) contratuais capaz de assegurar a indenização do Estado em caso de quebra dos requisitos exigidos pelo Edital?.
Onde esta o laudo técnico de avaliação de risco do tipo de garantia oferecido?

Esteves

Cadê o contrato? O estaleiro faliu. Vai executar o que? Quem? Garantias podres. Quem aceitou garantias podres em um contrato? Alguém mandou assinar. Naqueles anos as dificuldades do estaleiro eram notícias. A falta de execução das encomendas da Petrobras por incapacidade do estaleiro Estavam publicadas. Advogado público. Na defesa do estado e das coisas do estado…os advogados procuradores do estado fazem a defesa obedecendo prazos legais ou existe uma rotina de se perder prazos e provas? Quanto custaria uma batalha processual para indenizar o estado X a capacidade do estaleiro em uma obrigação de fazer? Samarco. Mariana. Lembra-se dos bilhões?… Read more »

Nilo

Sendo específico, com relação aos contratos da Marinha, minimamente o que se pode dizer, que garantias contratuais (previsto em lei), é compromisso de boa execução na aquisição de serviços ou produto pelos setores públicos, ato previsto em lei. A existência de improbidade administrativa sem apuração e aplicação de sanção aos responsáveis é caminho certo para inviabilidade de qualquer projeto futuro.

Esteves

Sendo específico, a vida não é assim.

O ex mandou fazer com o estaleiro. Ponto. Fizeram.

Ponto.

camargoer

Olá Esteves. Acho que as coisas podem ser um pouco mais elaboradas do que isso. Existem os governos estaduais e abaixo deles, os governos estaduais. Poderia (eu desconheço) ser uma determinação do edital que fossem escolhidos estaleiros em diferentes estados (por isso algumas das patrulhas foram para o Ceará e outras para o Rio de Janeiro).

igortepe

Eu acho, deveriam exigir das empresas que participam de licitações, que elas contratem um seguro, que em caso de quebra os únicos beneficiários desse seguro, seria os governo e os funcionários da empresa que quebrou. Acabaria com a picaretagem desse pessoal.

Salim

Exato , como comprar do EISA com todo histórico. A Petrobras tomou calote maior do EISA e nem investigação aconteceu. Porque não Inace , porque não continuaram programa de 26 unidades!!!??

Helio Mello

O projeto passou por 4 projetistas (CMN, Inace, EISA e Ghenova) para ficar pronto. Projeto mais caótico que eu já vi (trabalhei no projeto dele no EISA), os estruturais que chegaram no EISA pareciam que eram de navios diferentes, haviam múltipos desenhos da mesma região, com divergências entre eles, como o espelho, que aparecia no estrutural da popa com uma geometria e no estrutural do espelho com outra. Estanqueidade por anel, com os conveses não indo até o costado, então em um caso de alagamento ia alagar do fundo até o convés em um anel inteiro. Até o recesso do… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Helio Mello
Gabriel

Assustador o que você relatou. O problema do Brasil é o próprio brasileiro, infelizmente. É feita uma licitação, alguns estaleiros se candidatam e algum ganha, com o menor preço (simplificando a questão). Só que o estaleiro que ganhou, não tem capacidade para produzir aquilo que deveria produzir. Assim, além de atrasos constantes, são necessários aditivos, com as mais variadas justificativas. O estaleiro vai a falência, enterrando com ele milhões em recursos repassados. A Marinha resolve terminar o navio, sendo necessário ainda mais recursos. No final, o valor pago é muito superior ao estimado inicialmente e o navio terminado é muito… Read more »

Zorann

O principal problema em uma licitação é de quem faz toda a documentação do processo licitatório. Há muitas maneiras de se garantir um produto de boa qualidade em uma licitação. A mais óbvia é colocar requisitos técnicos adequados para se garantir esta qualidade. Você não pode colocar, por exemplo, a marca de um monitor de computador…. mas pode colocar todas as características técnicas que somente o monitor desejado seja capaz de satisfazer. No Brasil, licitação/concorrência é a única saída. Mas tem de saber fazer. A marinha não soube. Pelo que o colega mais acima relatou, nem o gerenciamento do projeto… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Zorann
Vovozao

06/05/2021 – quinta-feira, btarde, Mestre Zorann, e as forças ocultas, mandam mais não aparecem, podem estar em todos os locais, junto aos projetistas, junto aos elaboradores dos contratos, junto aos analistas dos contratos, e, finalmente junto aos construtores; sempre tirando as vantagens colocando produtos/materiais inferiores…… os ganhos sao pequenos em cada etapa….. no final o “”articulador”” dessa cadeia/esquema ganha uma boa grana, depois como sempre, fazemos nova licitação corrigindo os “”enganos””; por isso sou adepto de compras no exterior ou de oportunidades, muitas vezes as adaptacoes das compras de oportunidades saem mais baratas que as correções dos “”enganos””. Compras de… Read more »

Luiz

Minha nossa! Isto é preocupante! Será que sanaram todas estas irregularidades? Quero crer que sim, caso contrário será mais um caso de desperdício de verba publica.

carvalho2008

Isto era responsabilidade da Engepron e MB.

Voce contrata alguem para fazer uma caixa dentro de uma especificação. Não existe liberdade poética de melhorar ou alterar uma especificação.

Quem gerenciava?

Não interessa se a popa foi feita por “a” e a proa por “b”….o que interessa é que dentro da especificação se eu quiser eu junto as duas e tem de encaixar…

O Porta Aviões QE, foi montado por blocos em diversos estaleiros diferentes e sendo unidos um a um…já pensou alguem querendo alterar uma especificação de projeto? Isto é gerenciamento de projeto.

Helio Mello

A liberdade poética existe “mais ou menos”, principalmente por adequação à produção e falta de material. O ponto é que isso deveria ser fiscalizado pelo grupo de fiscalização da Marinha, mas este era muito pequeno para o tamanho e complexidade da obra, com tudo pequeno (tinha borboleta de 45 gramas). Nesse ponto, a sociedade classificadora (esse navio não é classificado) faz muita falta. Se tivessem seguido alguma regra, como a RINAMIL, o resultado muito provavelmente seria outro. Soma-se a isso documentação utilizada com um monte de inconsistências, inclusive documentos com carimbo de “não aprovado”, estaleiro com mais obras em paralelo… Read more »

carvalho2008

Não mestre helio, ela não existe….ou oce faz dentro da especificação ou não tem capacidade tecnica, industrial ou fornecedores necessários.

Ou é preto ou branco ou tem ou não tem.

Se não tem, aí voce tem de levar a alternativa para ser aprovada pelo contratante e Gerenciador do projeto que irão avaliar se é viavel ou não.

Se Viavel, altera o projeto e integra toda a cadeia…se não viavel, então voce é declarado incompetente ao fornecimento e alijado do contrato.

rommelqe

E a tal da ENGEPROM? Fez o que? Continua fazendo o que? E a verba das fragatas, onde está?

A6MZero

Bom só levou dez anos do batimento da quilha e agora está “quase pronto” ….
As vezes ser entusiasta de defesa e assuntos militares aqui no Brasil chega dar uma tristeza.

Adriano Madureira

Defesa no Brasil as vezes é uma piada…

Leandro Costa

‘Às vezes…’

FABRÍZIO AMORIM DE MENEZES

parecemos a China nesse rítmo, SQN…

MMerlin

Calma pessoal, poderia ser pior. Principalmente se fossemos entusiastas discutindo sobre o Programa Espacial Brasileiro. Discutindo Defesa, pelo menos temos notícias, boa parte não agradáveis. Mas em se tratando do PEB, nem isto existe.

A6MZero

Realmente o PEB morreu com o VLS, sequer as contribuições pra ISS pagamos e agora com os inicio das discussões da sua sucessora sequer fomos convidados…

Helio Mello

Só um comentário sobre o batimento de quilha, lá pelos idos de 2010. Um dia chamaram todo mundo na área, tinha a banda dos fuzileiros navais, palanque, etc. Fizeram discurso, tocaram música, etc. Uma boa festa (acho que foi a mais bonita e organizada que já tinha visto no estaleiro). Eu trabalhava no projeto estrutural do estaleiro e nunca tinha visto nem o projeto nem a construção daquilo. Era um pequeno tanque de uns 6x3x2, com o fundo curvo, como se fosse um fundo de embarcação… Umas chapas bem grossas até, bem mais que as chapas de 7mm do costado… Read more »

JBecker

Bem a cara da Marinha isso, tudo quanto é trapalhada e projeto furado que essa turma já se meteu daria uma novela. Imagina agora os mesmos projetando e construindo submarino nuclear…

Tomcat4,2

Bota tristeza nisso ainda mais vendo país na AS com alguns equipamentos bem mais modernos que os nossos e sabendo que gastamos o triplo do que eles na “defesa”.

Thiago A.

OFF- aos editores: reparei uma falta de atenção / cobertura sobre o novo conceito operacional que os marines pretendem implementar, o Expeditionary Advanced Base Operations – EABO .
Tambem não vi nenhuma menção sobre programas como o Light Amphibious Warship (LAW) ou
o NMESISS.
Me parecem mudanças muito importantes, de que maneira poderiam nós afetar no futuro?
Seria possível uma abordagem sobre o tema ?
Desde já agradeço
Sds

carvalho2008

muito bom…

Alex Barreto Cypriano

Tem muita informação em outras fontes. Em princípio tem aqui:
https://news.usni.org/2020/12/17/new-u-s-maritime-strategy-sets-sights-on-china

Alex Barreto Cypriano

Era uma vez mares num mundo unipolar. De chofre surgiram competidores páreos portando novos meios e A2AD. Em resposta ao desafio, os marinheiros, fuzileiros e guardas conceberam DMO, LOCE, EABO e lobrigaram meios como LAW, U-JLTVG, etc, etc. E quem quiser, que conte outra.

pangloss

Que notícia alvissareira! Cheguei a pensar que estava lendo sobre a construção naval chinesa, tal o ritmo febril de nossos estaleiros.

Pedro

Vamos andando, mas de olho no fim das benesses, temos que entrar na república do século XX,pois no XXI ainda nem imaginamos, chega de coronelismo e achaque com o dinheiro público (vida soldos, picanha, pensões…).

737-800RJ

A diferença é que na iniciativa privada se corta efetivo, diminui gastos onde pode, coloca funcionário pra trabalhar em casa, negocia com fornecedores… Em estatal se chora por mais dinheiro do pagador de impostos.

camargoer

Ola 737. É preciso separar o setor privado do setor público, e no setor público tem que separar o executivo dos outros poderes, e dentro do setor público executivo tem que separar o civil do militar. O funcionário público civil ingressa por concurso e obtém estabilidade após 3 anos. Após obter a estabilidade, só pode ser demitido por justa causa. Em compensação, o funcionário estável não tem FGTS mas se aposenta no teto do INSS. O ingresso por concurso foi introduzido por Vargas para acabar com as nomeações políticas. Ainda existem cargos de confiança que são preenchidos por nomeação, mas… Read more »

FERNANDO

Parabéns, a pesar de eu não ver armamentos ou sensores acredito que isso seja mais fácil de instalar. Bem, afinal o mais difícil já foi feito???

Luiz Floriano Alves

Esse barci está maisa para Guarda Costeira do que para MB. Mas, é o que temos no momento. A pandemia sufoca todos os programs de armamentos.

Fernando "Nunão" De Martini

Fernando,

Armamentos e sensores são quase sempre instalados no final dos trabalhos.

E muitas vezes o navio faz as primeiras provas de mar sem esses itens.

Last edited 2 anos atrás by Fernando "Nunão" De Martini
John Paul Jones

Esse Processo de compra e construção no EISA merecia ser investigado pelo MP ….

O Imperador e sua corte ficariam preocupados …

willhorv

É o que nos sobrou!
Desliga metade do pessoal da marinha, principalmente os que ficam ancorados em terra firme por toda a eternidade, e constrói uns 18 destes.
Provavelmente vai ser mais efetivo e vai fiscalizar melhor nossos mares que a atual esquadra, que está em desmonte acelerado.
E vamos assumir que o que temos é podemos ter, é uma guarda costeira.

pgusmao

É inacreditável sermos a 13º economia do mundo e não conseguirmos encomendar a um estaleiro nacional 10 navios-patrulha que realmente sejam entregues no prazo estabelecido, falta de tudo, mas planejamento é o que mais faz falta nas FA em geral.

Renato

Patrulhas desse porte são um ótimo exemplo de para onde a MB poderia alocar o dinheiro que está indo na aquisição e modernização dos turbo trackers e Skyhawks de sua ala aérea. Estas patrulhas são necessárias hoje para cumprir uma missão básica e prioritária em tempos de paz, e que hoje está a mingua, a patrulha das águas jurisdicionais. A MB tem que concentrar seus esforços para cumprir suas missões básicas. Ter capacidades sofisticadas é interessante, mas nunca ao custo de deixar de cumprir o básico. Infelizmente hoje os investimentos em atividades sofisticadas, mas com baixíssima chance de uso em… Read more »

Esteves

“A Lei Sarbanes-Oxley é uma reação da legislação americana aos escândalos financeiros da Enron, WorldCom, entre outros. Foi promulgada em janeiro de 2002, nos Estados Unidos. Esta lei estabelece regras para Governança Corporativa relativas à divulgação e à emissão de relatórios financeiros.” Quando Esteves esteve na Banda B, metade do negócio era americano. Todos assinaram conhecer a legislação e a possibilidade de ser processado por essa lei nos EUA. Cometeu crime em empresa americana fora dos EUA corre o risco de ser pego se…se marcar bobeira nos EUA. Aqui não há legislação semelhante. Fraudes contra resultados financeiros e resultados financeiros são muito amplos dentro… Read more »

Gabriel BR

Faltam apenas mais 23

Salim

Faltam 24, ainda e promessa, corre risco dos 2 inace darem baixa antes por idade e serviço.

Henrique

Um colega me disse que a qualidade das duas primeiras embarcações em termos de casco não é boa, com várias deformações na proa, por exemplo, resultantes em mar muito grosso. Alguém do fórum já embarcou em uma dessas unidades pra nos confirmar esse ponto?

Salim

Como descrito pelo Sr Helio acima, o projeto e deficiente. Os Inace já esta a quase uma década em operação, leva a crer que estão cumprindo a missão. Por falta de outros meios maiores( napaoc classe amazonas ) suponho que estas embarcações estão operando no limite de sua capacidade, acelerando seu desgaste. O mesmo esta ocorrendo com os 3 amazonas e a brava Barroso, que estão carregando piano ( com valentia ) , esqueci do único Tupi operacional na força., que esta carregando um fardo pesado.

Jefferson

Eu não entendo essa marinha. Não faz sentido esses navios, esse efetivo etc…é uma confusão O BR precisa de 3 espécies de navios basicos: Navios de 700 toneladas (talvez a visby da Suécia), patrulha/superfície/minagem/anti-submarina. 18 espalhadas pelo litoral brasileiro. Navios corvetas médias de 2500 toneladas, talvez a sigma semelhante a marroquina, essa já com capacidade antiaérea de médio alcance e com helicóptero orgânico. 8 espalhadas no litoral Navios fragatas de 5500 toneladas, talvez uma class type 31 do Reino Unido, com verdadeira capacidade de guerra. 4 dando suporte ao Atlântico e ao Bahia, juntamente com 1 bom navio logístico e… Read more »

rommelqe

Totalmente de acordo caro JEFFERSON!

Esteves

18 Visby. O EB Estava patenteando um processo para produção de fibra de carbono. Não sei o que deu. Temos matéria prima para produzir em torno de 20 navios feitos com fibra de carbono? Quanto custaria trazer um projeto desses para cá? A repetição das Tamandarés. TOT, capacitação de estaleiro, contratos, licitação e nada menos que 300 milhões de euros talvez pouco mais pouco menos vai depender dos recheios. 300 milhões de euros X 18. A MB tem orçamento para isso? A MB não tem orçamento para nada. Nem para pagar os atuais contratos. Talvez…talvez se o Congresso e a… Read more »

Koprowski

Apenas uma observação, um detalhe: o indicativo visual P72 está desalinhadamente pintado, em relação aos outros navios da classe e em termos gerais. Espero que corrijam…

rommelqe

Nem pintar os caras sabem….

camargoer

Olá Rommelqe. Talvez o P72 esteja certo e os outros errados….

Glasquis 7

Estou aqui, esperando o comentário dos “D E S L U M B R A D O S” pra que nos falem sobre a “capacidade industrial” que supera tudo desde América do Sul até Alfa Centauro.

Osvaldo Marcilio Junior

Quando a Marinha fala que esta “quase” pronto, pode colocar mais uns cinco ou seis anos pra conclusão e olhe lá, estou sendo otimista, mas o importante é terminar!

angelo bigalli

A MB e seu programa Lata Velha… é o q temos para o momento e até 3021…..rsrsrs

Jorge Fontana

Triste o país cuja Marinha não passa de um departamento burocrático, recheado de pensionistas e lerdo para contruir um mero barquinho de patrulha. É bom que esse país nunca entre em guerra, senão vai ser uma vergonha pior que o 7 a 1 da alemanha

Top Gun Sea

Pelo o andar da tartaruga o porta aviões nova geração da China vai ao mar primeiro que o simplório navio patrulha Maracanã.

Nilson

Seria interessantes compararmos essa foto atual do Maracanã com alguma foto mais antiga, vermos pelo menos por fora o que evoluiu.

fabricms

Pessoal,

Quase nunca comento aqui. Mas sou aficionado no tema e tenho muito apreço pelo site. Decidi apenas colocar um pedido, façam comentários relacionados ao tema, curiosidades, dúvidas, perguntas simples ou complexas, enriqueçam a ferramenta! A contaminação política em todos os temas vai acabar por inviabilizar o fórum ou requerer dos moderadores uma maior censura. Fica chato demais vc ter em todos os tópicos 30 posts coerentes e 175 porcarias de salário, aposentadoria, efetivo, pensão, vermelho isso, azul aquilo,… Procurem outros fóruns ou vão se canditar a qualquer coisa e não encham o saco.

Claudio Moreno

Falou e disse, faz tempo que apenas passo os olhos e nada mais. Como dirio o MO “Ostra” muito mimimi…

CM

rommelqe

Grande lembrança prezado CLAUDIO! Cade o MO, OSTRA?

Esteves

O tema está relacionado com debates passados sobre incompetências. Os espertos editores conhecem o público e, claro, não é surpresa o ajuntamento contaminante apesar dos próprios editores vira e mexe pedirem a atenção ao assunto.

Pensão já deu. 80% também. Todos sabem que as Armas estão sem grana porque seus projetos são inexequíveis. Financeiramente dependentes de capitalizações do Tesouro. Pode ser o preço de vivermos em um país obsoleto e gagago. Vivemos de soquinhos e golinhos engasgaticios.

Paciência. Melhor debater o porque, o como, o quando, o quanto X o comprimento do míssil.

Segue o enterro.

Camargoer

Olá Esteves. Concordo com você (isso ocorre ás vezes). Há o debate técnico, bastante interessante, mas também tem o debate mais complicado que envolver necessariamente questões políticas, privilégios e incompetências. Enquanto o primeiro é mais estimulante, o segundo é doloroso

Esteves

Ufa. Não é bom concordar sempre. Precisa rachar o espelho, às vezes.

O pessoal mais…obesamente relacionado aos conhecimentos navais acumulados não é muito paciente. Esteves compreende que ler tonterias não estimula, mas se o site deseja contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade mais moderna e soberana precisa aturar gente desconhecida e embrutecida. Esteves é um.

Esteves apura gente nicklenta que se auto elogia não sei dizer se paga para isso ou não. Criadores de indigestão.

Aguentar alguns que vão aprendendo pelo caminho não é assim tão ruim.

Like a Rolling Stone.

Alex Barreto Cypriano

E tanto mais doloroso quanto mais jameadas estiverem as fontes de informação. Até pouco tempo atrás o MinDef não liberava info sobre gastos com inativos. E agora, até o IBGE está desativado. É uma lição: pra acabar com a democracia, tem que acabar com o fluxo credível de info, ora soterrando em fake e desinformação, ora simplesmente desabilitando a própria capacidade de coleção de info das fontes oficiais. Daí pra frente, é a festa dos predadores.

Salim

Concordo com você em parte. Porem como entender a precariedade de nossa amada MB sem citar todas estas mazelas e descaminho da força. Como explicar um programa de básicos 26 napa500 de 2006 só ter entregue 2 unidades ate momento. Tecnicamente o Sr Helio explanou claramente o nivel do projeto recebido e o descalabro subsequente.

Camargoer

Olá Salim. Eu tenho alguma dificuldade em colocar a falência do EISA na conta da MB, mas o programa de patrulhas de 500 ton tem outros problemas que comprometeram o seu sucesso. Será que existe um relatório de desempenho das Macaé e uma revisão crítica do projeto? Será que o programa das patrulhas 500BR aproveitaram a revisão crítica do desempenho das Macaé?

Salim

Suspeito que não, visto comentários baseado em fatos vividos. A Barroso foi resultado da evolução das Inhauma/Niterói ( acabaram com compra projeto exterior ). Tikuna, evolução dos Tupi ( mataram também ). Siconta e suas evoluções mataram com adoção sistema estrangeiro. MB agora está trabalhando forte para melar os scorpene. Compra no Eisa sempre será suspeita visto histórico controladores, embora a quebra de estaleiros desta época está ligada aos roubos e compras desproporcionais da Petrobras controlados pela esquerda festiva / incompetente da época.

Gabriel

uma pergunta aos entendidos, por que a MB não foca em uma força costeira com projeção além costa por submarinos, e meios com defesa antiaérea? Estamos sempre buscando uma marinha além mar, sem recursos e meios no estado da arte. Porque não estruturar o básico para depois buscar o “chumbo grosso”?

Gabriel

vários patrulhas bem armados, escoltas com defesa anti aerea, e subs para varrer além costa(com todo aparato aereo anti subs e navios de guerra anti submarino, minas etc.), me parece um bom meio de exclusão das nossas águas. Pra que ficar querendo coisas que não temos capacidade orçamentaria para operar? o básico bem servido me parece suficiente para nosso TO

gerson carvalho

Tudo porque quiseram distribuir a verba. Se os 5 tivessem sido encomendados ao INACE não teria tido atraso! Quem sabe aprendam nos próximos.

PauloOsk

A marinha se esforca pra colocar uns nomes horrorosos. Unico que salva eh “atlantico”. haha

Shiryu

O principal requisito para qualquer navio da MB deveria ser a capacidade de disparar o MTC 300 Naval. É inconcebível isso não estar previsto nas Tamandaré.

Kemen

Salve o Arsenal da Marinha, salvando o material perdido da falida EISA. O Arsenal poderia ser ampliado e melhorado para construir navios de patrulha oceanicos de grande porte.

Cristiano Gr

Ainda sobre o estado de nossa marinha, me chama a atenção como os militares da Marinha do Brasil são gordos em relação aos seus pares das outras forças. E isso incluí oficiais e praças.

J R

Tivessem passado para a Inace e não para a EISA (pra agradar políticos fluminenses) era capaz de estarem navegando a muito tempo.