Baixa do serviço ativo do Navio-Varredor Albardão – M20

PORTARIA Nº 127/MB/MD, DE 4 DE MAIO DE 2021
Dá baixa, do Serviço Ativo da Armada, no Navio-Varredor “Albardão” e dá outras providências.
O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso V do art. 26 do Anexo I ao Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:
- Art. 1º Dar baixa, do Serviço Ativo da Armada, no Navio-Varredor “Albardão”.
- Art. 2º Proceder à alienação do casco do ex-Navio-Varredor “Albardão”, na forma da legislação em vigor.
- Art. 3º Esta Portaria entrará em vigor no dia 20 de maio de 2021.
ALMIR GARNIER SANTOS
FONTE: Diário Oficial da União
NOTA DA REDAÇÃO: O Navio Varredor Albardão – M20, encomendado em novembro de 1973, é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído no estaleiro Abeking & Rasmussen, em Lemwerder, na ex-Alemanha Ocidental, seguindo o projeto original da classe Schültze (Klasse 340/341) que estava entrando em serviço na Marinha Alemã naquela época. Foi lançado ao mar em setembro de 1974, e submetido a Mostra de Armamento em 21 de julho de 1975. Acesse a página do navio no NGB – Navios de Guerra Brasileiros, clicando aqui.
Menos um 🙁
Juro que foi o primeiro pensamento que me veio à mente.
Triste né Glasquis 7
Dar de baixa o navio não. O triste é constatar que não se pensou num substituto. Tal vez, não seja considerado importante neste momento manter mais do que 3 unidades especializadas. Acho que as 3 unidades remanescentes dão conta de manter a doutrina.
Concordo com suas palavras, o navio cumpriu sua missão, até mais do se esperava . Realmente o que entristece é não ter substitutos.
Na atualidade não. A ARCh operou apenas dois “Dragaminas” (Navio-Varredor) na sua história. O primeiro foi entre 1885-1922 o “Dramanina Constitución” y o segundo foi entre 1927-1957 o “Dragaminas Valdívia”. Depois disto, os esforços (e o orçamento) foram concentrados em combatentes e Navios e Assalto e Logista, deixando a missão de draga minas em segundo plano. Acredito que não foi considerado um elemento sensível dentro da doutrina Chilena. Uma vez me foi comentado que as condições geográficas do litoral Chileno (até 8.000 Mts. de profundidade) reduzem substancialmente a efetividade das minas que, combinadas as fortes correntezas, tornam muito difícil a… Read more »
A Marinha do Chile não é exemplo para ninguém, os chilenos fazem uma p*t* propaganda e não se sabe o que esta operacional ou não, uma das coisas que propagaram é que os dois curtos Scòrpene que tinham podiam também lançar misseis, mas eles na realidade nunca compraram, dai ficou a dúvida, podem mesmo?. Tem muita propaganda ilusionista, em futuros possiveis confrontos armados é que se conhecem as verdades, mas espero que nunca ocorram no nosso continente. Nós criticamos a nossa Marinha, curioso, com raras exceções todos os outros enaltecem as suas.
“A Marinha do Chile não é exemplo para ninguém” Realmente não, o que tal vez possa ser algum dia um exemplo é a Armada do Chile. “os chilenos fazem uma p*t* propaganda” Fazem? “e não se sabe o que esta operacional ou não” Se sabe sim. Que vc não faça ideia ou que faça questão de não saber pra poder despotricar a la vonte, é um outro problema. ” uma das coisas que propagaram é que os dois curtos Scòrpene que tinham podiam também lançar misseis, mas eles na realidade nunca compraram,” Não mesmo, apenas foram comprados os SM 39 pra… Read more »
“A Marinha do Chile não é exemplo para ninguém”
E alguém disse que é um exemplo?
Tem uns comentários que a gente não consegue descobrir de onde saem nem a que se devem.
E o nosso país não é só um dos que mais “gastam com defesa” como também é o que mais repassa recursos pra educação e saúde, vc sabia disso? rs
O problema daqui não é e nunca foi falta de recursos!!! O braziu é um país trágico, perdemos completamente o rumo e nossa identidade cultural. O caos em que nos encontramos é um reflexo disso…
De acordo. O problema é a qualidade dos gastos.
Agressor’s isto é um ponto que tenho batido faz tempo. Brasil não têm mais uma identidade própria. Não há algo que nos define como Americanos, Russos ou Chineses. Somos nação hoje só no nome, não há nada como nos una em um só propósito. É lamentador o estado de nosso país e isto não somente nas forças armadas. Quando abrimos as escolas para ideologias que não agregaram crescimento intectual na nação o Brasil se tornou o que é. Não há mais amor pela bandeira de forma geral, as crianças não conhecem a letra de nosso hino nacional, a disciplina não… Read more »
Caro Alex. Os brasileiros falam a mesma língua. Outros países menores que o Brasil tem uma diversidade de dialetos muito maior que o Brasil. Há uma identidade cultural muito mais ampla que em outros países. O Brasil não tem movimentos separatistas (o que mostra a identidade com a ideia de país). Infelizmente, o passado escravagista ainda pesa mas há uma integração étnica muito maior que em outros países. Há um reconhecimento geral da história do país desde sua colonização portuguesa, período do império e período republicano. Caso não existisse esta identidade própria, o país já teria se dissolvido. O problema… Read more »
Entendi seu ponto de vista caro Camargoer, mas este não é o X da questão.
A questão é, em que valores éticos e morais a sociedade brasileira esta inserida no presente momento? E o que precisaria ser feito para que de fato nos tornássemos potências?
Do jeito que a coisa anda meu nobre, lhe asseguro que o destino não será bom. Como diz um velho ditado árabe: situações difíceis, criam pessoas fortes, pessoas fortes criam situações fáceis, situações fáceis criam pessoas fracas e pessoas fracas criam situações difíceis.
“O Brasil não tem movimentos separatistas”
Sugiro dar uma olhada nos comentários daqui mesmo, da trilogia, que vc vai encontrar muitos ares de separatismo. Desde autoridades de desmerecem os nordestinos, baianos, etc. até quem defenda que Minas, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre , deveria se emancipar.
Até um “Deslumbrado”, um tal de Thiago, defendeu quando critiquei a opinião separatista.
Sujeito, não me cite por favor e -pela segunda vez- lhe peço não ME atribua palavras e atitudes. Sua atitude é ridícula e criminosa. Não apoiei causas separatistas, simplesmente lhe lembrei o seu lugar de estrangeiro, fingindo interesse ou preocupação pelo MEU PAIS ! NÃO É SEU DEVER ou tarefa censurar ou repreender um colega brasileiro. Você não conhece a honra ou fardo de ser brasileiro. Não foram os seus ancestrais que se sacrificaram para construir essa nação, assim como não será cobrado de você algum sacrifício oh lutar para manter a integridade e soberania dessa terra. Não foi seu… Read more »
Cara, aqui é um espaço aberto. Comenta quem quer! Não é prerrogativa de nós, brasileiros, comentar aqui!! Seu comentário é xenofóbico e beira a neurose.E u mesmo não concordo em muitos pontos com o Glasquis, mas eu nunca o vi criticando por criticar ou usando de ironia ou deboche. Se assim fosse, aí vc poderia discutir com ele pelo conteúdo da msg. Mas, criticá-lo pelo fato dele expor o pensamento dele apenas por ser estrangeiro??
você distorce a questão e os fatos. O sujeito queria associar a minha pessoa á falas e atitudes separatistas, algo que- vale a pena lembrar- pode muito bem ser configurado como crime . Entendeu ? E outra, eu não tenho saco para bajular e passar pano para estrangeiros, a índole de viralata e xenofilo não me pertence. Não pago pau para europeu ou norte-americano, imagina lati-americano. Eu lhe convido procurar aqui na trilogia algum apreço do sujeito em relação as nossas FA. Não encontrará, só críticas e comparações desmerecendo ou duvidando das nossas capacidades. Quando lembraram que a FACH possuía… Read more »
Cara, me “inclua fora” dessa tua neurose….tia raiva tá tomando conta….mas, se achar que eu “passo pano” para os estrangeiros te deixa feliz, ótimo……hoje é sabado…..tomar umas, fazer um churrasco, pegar umas prendas…..relax, brother…..
Independencia já. kkkkkkkkkkkkkkk
Ridiculo, o Brasil nunca se desmenbrara, nunca se dividira, a Constituição é suprema, e as nossas Forças Armadas atuais são a garantia da Constituição.
Mais do que ridículo, um absurdo. Tem sempre algum “elo perdido” defendendo que a solução pro Brasil é o separatismo. O Pior é que aqui mesmo, na trilogia, abundam os comentários.
Há poucos dias critiquei um comentário que defendia o separatismo e o sujeito aí apareceu pra defender o cara, pode???
Os EUA como nós são um estado baseado no jus soli, ao invés daqueles baseados em uma etnia dominante (Rússia e a China), não sermos um estado-nação não significa que não podemos desenvolver um senso de patriotismo, o problema é em conseguir desenvolver isso.
Concordo Segatto. Para se conseguir isto precisa montar um alicerce e para se montar este alicerce precisa que seja inseridos valores que os norteiam.
A instituição FFAA em pesquisa nacional, é uma das que mais inspiram confiança e respeito na população, mais isso vai minando de acordo com o conhecimento que vamos adquirindo sobre essas forças, descobrimos que não podemos contar com elas além das ações sociais. Só elas podem gerar uma força interna de patriotismo, temos que enxergar nos nossos soldados heróis, nem que seja da resistência. Mas o que vem de lá é sucateamento, surpresas (submarinos), e a falta de alcance. O que nos resta? Confiar nos políticos ou abaixar a cabeça e seguir em frente…
ah…
Achei que era aquele navio que tem quase 100 anos já e esqueci o nome…
Monitor Parnaiba. ??
E que passará dos 100 !!!
Parnaíba não pode ser aposentado não, virou mascote da MB. na verdade quando seu tempo chegar eu acho que ele poderia ser convertido para suas configurações originais (dentro do possível) e virar um navio museu. imitando o exemplo do HMS Victory na Royal Navy. seria bem legal na minha opinião
Vixxxiii…. tchau tétano!!!! kkkkk
Este varredor é de madeira…
Então tchau cupim….
KKKKK…desculpa, mas tô rindo pra não chorar
kkkkk relaxa… tenho vontade de chorar com as notícias, mas se não tivermos um pouquinho de irreverência nos assuntos aqui enfartamos, porque é dose viu!!! nem parece que discutimos aqui meios de defesa, mas sim acervos de museu!!! é dose…
Caro Spitfire. Sim… é dose. Infelizmente apenas a primeira dose porque pode faltar a segunda dose… aí deu ruim.
kkkkk verdade amigo
Sim atualmente a fibra de vidro é uma boa alternativa para navios caça minas, antes era a madeira, materiais não magnéticos.
As corvetas da classe Visby tem seu casco feito de um núcleo de PVC, com um laminado de fibra de carbono e vinil o que as torna de baixa assinatura radárica e não magnéticas. Seria interessante estudar esta solução pra um Varredor.
O navio é de madeira. ?
Não totalmente amigo… contém partes de metal não magnético e também madeira…. então pode escolher entre cupim e tétano!!! Fique a vontade….
Com certeza o Parnaiba não esquecerá o seu, mesmo centenário…
Eis que chegou a vez do meu saudoso Albardão … meu primeiro comando, aonde cada dia de mar foi um desafio em meio a cabos de aço tensionados e acessórios rebocados, o que demandava cuidado nas fainas marinheiras além de precisão na navegação e nas manobras de passadiço … em seu convés, por um rápido período de um ano, aprendi, na prática, o caráter dos valorosos homens de ferro que tripulam aqueles bravos navios de madeira… eram profissionais em quem confiei e que tiveram meu respeito e admiração plenos… RIP, Tubarão… “Raia corrida, mina varrida”…
Um dia chora o Galante, outro dia chora o XO e nada de navio novo no horizonte.
Nas suas opiniões, não há nada que possa ser feito no curto prazo para cobrir essas lacunas? Nem produção local e nem compra de usados?
“Produção local” e “curto prazo” não podem estar na mesma sentença.
Só se houver advérbio de negação nessa sentença.
Boa tarde Galante;
Mandei um e-mail pra vc a respeito do submarino Indonésio
Pro Guilherme também ?
Olá Galante. Acho que os submarinos novos servem para algum consolo… mas concordo que faltam navios novos, mesmo que sejam compras de oportunidade. Neste contexto, o A140, o G40 e os três apoios (G150, G151 e G152) serviram para nos deixar mal acostumados….
… os P-120, P121 e P-122
Olá Thiago. Você tem razao. As três Amazonas foram uma excelente compra de oportunidade. Costumo ser crítico de compras de navios no exterior, mas neste caso foi uma escolha sensata. Talvez a MB devesse investir na fabricação locar de mais algumas patrulhas oceânicas e substituir as patrulhas mais antigas. Isso reequiparia a marinha e também criaria alguma atividade econômica, algo fundamental neste período. O problema é ter um ministro do setor financeiro á frente da economia que tem horror a apertar parafuso.
Concordo em gênero, número e grau!
Abs
Compras de oportunidade só aumentam o custeio, se deram baixa é porque a Marinha que o tinha o considerou obsoleto ou fora do contexto moderno. Deixe isso para o Chile, Peru ou Venezuela. Nosso pais merece e pode ter navios novos, estamos entre os maiores PIB do mundo..
Geralmente o Chile compra de oportunidades seus combatentes e um ou outro navio como os remolcadores, o Foudre, os abastecedores, etc. dependendo o que aparecer no mercado no momento em que a ARCh precisa de troca de médios. Os navios mais complexos e de tecnologias mais restritas e por isso mais caros e de uma necessidade urgente de troca.
O restante da frota, incluindo a frota silenciosa, foram comprados novos e amplamente modernizados localmente.
Alguns (Metade da frota) navios menos complexos, são de construção local.
05/05/2021 – terça-feira Btarde, Galante, cada dia que passa ficamos mais inconformados, só sabemos de descomissionamentos, quando surge alguma informacao positiva, trata-se do retorno de uma “”senhora”” quase cinquentona, e, para surpresa geral, comemoramos como um fato extraordinário, nao é possivel, tanta incapacidade num mesmo grupo, nunca ouvimos nenhuma informacao realmente positiva…. “”hoje foi batida 1a chapa das futuras Tamandare’s, e/ou, apos muita pesquisa a MB, adquire 4 fragatas de oportunidades, para “”taparem um buraco”” durante construção das Tamandare’s. So se houve noticias ruins, e/ou MD soliticamais verbas. Triste marinha que teimamos em chamar “”de guerra”” Saudações
Calma, espera o leite mogango.
E assim, um por um, nossos “Guerreiros”vão nos deixando !!!?
E o duro de tudo isso, não há projeto em pauta para substituição.
A MB andou “flertando” com os Caça Minas Suecos e ficou tudo “pela lente do amor” e foi só, não rolou mais nada ?♂️
Como um babaca negativa uma história de vida!?! Galante dá um jeito de excluir esses Nutella…hehehe
Wagner, não devemos nos pautar nessa questão de “dislike”, isso é uma escolha, consciente ou não, sobre a qual não temos influência… segue a vida… cordial abraço.
Olá Fernando. Eu já vi negativações em perguntas, em votos de feliz ano novo, em desculpas, em comentários informando estatísticas… um colega confessou que negativa os meus comentários sem mesmo ler…. vai entender.
Pessoal sem noção..rsrs
Rsrsrs…cada coisa né?!? Rsrs abraço
Fernando XO, uma dúvida, por favor:
Comentava-se no passado que a nova base de submarinos de Itaguaí necessitaria de apoio de anti-minas. Isso é boato, ou tem embasamento?
Relaxam que já tem 10 novos navios varredores encomendados….
Só que não kkkkk…
Já tem 100 grumetes varredores de bases navais.
Acho que foram pego de surpresa (risos)….não se vê (estudo-oportunidade)nada para substituir tal meio na esquadra no curtíssimo prazo? Mas vamos mesmo é ter uma outra leva de concursos que é o bom. Parece que abriu contagem regressiva. Infelizmente.
Menos um caco velho na armada com, na prática, nenhuma serventia. Menos um sugador de recursos. Vai tarde.
Podemos perceber um profundo entusiasta e conhecedor dos meios navais…
São boas as formaturas no convés do Atlântico? O Navio que não dobra a esquina por falta de meios (escolta, suprimentos e etc)…
Posso estar enganado, mas eu sempre vejo esse navio docado na base naval de Aratu. Ás vezes quando estou velejando passo bem próximo à base e vejo todos os navios do 2 Distrito Naval.
BRAVO ZULU ALBARDÃO !!!!
Resta algum na ativa ? O Araçatuba ? O Aratu ?
O já estamos sem navios-varredores e capacidade de contra minagem ?
Restaram o Aratu, o Araçatuba e o Atalaia.
Estão na ativa sim. 3 varredores.
E segue o desmonte na maior marinha de terra do mundo!
Mais um navio que se vai, sem ter um substituto no horizonte…
Pelo andar da carruagem, daqui a pouco a MB vai ter que começqr do zero de novo…
Já tem o projeto de canoas de 50 metros com 30 remadores e 10 arqueiros, para matar de rir todos que ousem invadir o Brasil.
Infelizmente o contrato das canoas foram cancelados. Infelizmente a MB não tem orçamento kkkkk…
Apenas por curiosidade: esta embarcação não poderia passar por “atualização” ou algum tipo de reforma para uso em águas fluviais (Rio Amazonas, Rio Negro, Rio Paraná, por exemplo)?
Ou seu calado, desenho ou armamento não apresenta condições para uso em águas internas?
Não, seu casco não e adequado.
Um barco desta natureza deveria swer substituido, antesm por outro mais atual.
Saudoso Albardao
Ainda restou algum navio varredor na ativa?
Aliás, alguém aí sabe o paradeiro dos outros que já deram baixa?
Sempre achei a silhueta desses navios muito bonita. Assim como os “queixos finos” classe Gearing ou Allen Summner.
Não são queixos finos, são bicos finos.
Bem lembrado, obrigado Enes.
Não sei pra que se preocupar…. com o nosso efetivo podemos caçar minas na unha!!!! O efetivo da MAIOR MARINHA TERRESTRE DO MUNDO cobre fácil, fácil essas bandas do Oceano Atlântico….
Segue a procissão da MB…
A DGS Defende desenvolve embarcações táticas (pequenas*) em material composto, que em tese seria amagnético. Se conseguissem aplica-lo a embarcações maiores, teríamos possíveis substitutos nacionais a esses varredores que se aposentam.
*Há no YouTube um vídeo de uma dessas embarcações abalrroando intencionalmente rochas, para demonstrar a resistência mecânica do material.
https://youtu.be/rRAdzNKzxgM
Dei uma olhada lá no site deles e achei muito interessante os produtos desenvolvidos/ disponibilizados. Agora aqui vai uma pergunta de um leigo no assunto:
A nossa Marinha é cliente da DGS?
Sim, tanto o exército como a marinha. A empresa é credenciada como EED pelo Ministério da Defesa.
Ok, obrigado.
Acho que se jogarem toda a frota brasileira fora vão estar prestando um grande serviço à nação.
Em breve os Traders estarão na ativa, aí a gente põe eles pra navegar nos mares…
Com quantos varredores ficamos?
Restam 3, até um pouco mais antigos que o “Albardão”, sinal de que nem sempre o mais antigo sai de serviço antes. O “Aratú” é de 1971 e os outros dois “Atalaia” e “Araçatuba”
foram incorporados respectivamente em dezembro e abril de 1972, portanto, não devem
durar muito mais.
Bom dia Dalton, curiosidade, o “Albardão” esta sendo descomissionado porque? Tem idéia? Dano, ou para servir de fornecedor de peças para os que permaneceram?
Provavelmente Marcelo os remanescentes estão em melhores condições materiais
já que normalmente, navios mais antigos são os primeiros a passar por uma última revitalização que pode não ter sido estendida aos mais novos por falta de recursos ou não valer a pena.
.
O “Abrolhos” e agora o “Albardão” foram os últimos incorporados em 1975 e deduzo que não passaram por um último período de manutenção geral que se faz necessário a cada 4 anos ou pouco mais, enquanto os remanescentes ainda
estão no período de validade pós revitalização.
Dalton, e a nossa marinha tem planos para reposição? Ou mudarão a doutrina, passando a operar drones aquáticos?
Obrigado.
André, originalmente os 6 navios da força de minagem e varredura
foram adquiridos para o adestramento normal em tempo de paz, ou seja, o número já era visto como insuficiente, tanto que em 1979 se propôs à aquisição de mais unidades de classe diferente e desde então outras propostas surgiram, mas, nada saiu do papel e diante de outras prioridades é bem possível que leve um bom tempo para ao menos retomar o que foi perdido.
abraços
Dalton, diferença de 3/4 anos de incorporação nessa classe, até mesmo em outros navios, é irrelevante, por favor, não invente estórias, isso pega mal ficar mentindo aqui em público. Veja uma coisa, o NV Abrolhos tinha um problema crônico em um dos eixos, inclusive no rodete de rolamentos do canhão de 40mm, e seu madeirame ia comendo a olhos visto, além de ter a cauda inoerante, alé de martelos BT e MT não baterem, etcs etcs. Independente de “idade”, quase nenhuma de diferença, cada navio tem suas características alteradas por vários fatores. Não me consta nenhum tipo de revitalização feita… Read more »
Desnecessário essa agressão meu caro, tudo por conta de ter comentado de que nem sempre navio mais antigo é retirado de serviço primeiro e historicamente há inúmeros exemplos de navios mais antigos que passaram por uma última revitalização para durar um pouco mais enquanto o mesmo não foi feito em um navio mais novo. . Quanto ao “4 anos” tirei do “NGB”, não inventei, seja como for, o blog não é apenas para peritos como você. . E enquanto respeitar as regras do blog, coisa que faço há mais de 10 anos, não será você que irá me dizer o… Read more »
Liga não Dalton !!!
Bom dia;
Em outro post do blog já publiquei que tem um minoria aí que sofre de “dissonância cognitiva”(ver matéria de Leon Festinger).
É uma pena Burgos, pois aparentemente ele tem conhecimento e poderia contribuir muito, desde que, compreendesse que o blog é essencialmente um grupo de pessoas que compartilham interesses em comum, já que no dia a dia, ao menos da minha parte, não conheço ninguém que goste do assunto e estamos aqui para aprender também.
.
Abraços !
Olá Sr Dalton, por favor não deixe de nos presentear com seus ricos comentários.
Eita….dormiu com os pés destapados???
Olá Antônio, você sabe a quanto tempo o Sr Dalton faz seus comentários neste site? Durante praticamente todos esses anos, venho acompanhando seus comentários, e por muitas vezes este cidadão, ,(Dalton) que sempre em sua modéstia, diz ser apenas um entusiasta, colabora com verdadeiras aulas de conhecimento. Dizer para o Sr Dalton , que ele precisa estudar mais e que não possui conhecimento suficiente para expor aqui chega a ser um sacrilégio, pra não dizer uma tremenda arrogância de sua parte.
Opa, Obrigado Dalton pela explicação.
Dar baixa é mole! Quero ver a reposição!
Fique aperreado não companheiro. Vem aí um quebra-gelo polar novinho, para proteger a caríssima instalação na Antárctica. Ainda bem que as contra-partidas são imensas. Amigo, a Marinha gasta muito e gasta mal. Está completamente perdida no cipoal que se envolveu. Não sabe como vai sair desse imbróglio de querer ser potência sem armas. Luta por um subnuc há mais de trinta anos. Perdeu quase toda a esquadra, drenada por conta desses projetos malucos que tem início mas não chegam nem no meio. Reformam aviões como os Trader para absolutamente nada, pois só temos operacionais quatro velhos Sky, que também são… Read more »
Olá Guilardo. O navio polar é para dar apoio logístico á base antártica. Ele não será armado.
Que tal tirar o “L” do nome da classe, conforme apontado aqui pelo editorial, e acertar o nome ? : Schütze CLASS…………………..e no site NGB NAVIOS o nome tbm está lançado incorretamente, um site tão importante, sugiro aos editores a correção do nome, conforme anterior como apontei, deixo um abraço a todos. É muito importante dar baixa nesses navios varredores, já em 1988 eu via problemas vários nas unidades, com falta de sobressalentes em geral para equipamentos de varredura, navegação, convés, a classe em obsolescência, inclusive estes navios não tem capacidade de detecção de minas, mas tão somente de varrer,… Read more »
Por serem navios de mais fácil construção, levando em conta a experiência da MB em ter operado e posteriormente modernizado os navios desta classe, não seriam navios mais adequados a serem construídos aqui, do que Tamandarés?
Para uma Marinha que não constrói nada localmente de grande porte a um bom tempo, a construção de navios de patrulha, varredores entres outros mais simples, parece mais adequada à nossa realidade. Possivelmente, boa parte deles poderia ser construída com componentes 100% nacionais, de fácil reposição, sem a necessidade das tais transferências de tecnologia.
Olá Zorrann. Defendo que seja feito todo esforço para a construção local dos meios para a MB. Isso impacta positivamente na atividade econômica, gera empregos e tributos. No atual cenário econômico, a aquisição de material militar nacional ou nacionalizado também tem o benefício de gerar atividade econômica.
até ia perguntar se não teria uma sobre vida como patrulha fluvial depois de retirar o equipamento de varredura, mas vendo a idade do casco já deve tá no osso
Critiquei a idade do Navio e me negativaram aos montes. Além de que, pelo visto, tem diversos outros problemas, não mais servindo ao que se destinava. Logo, era mais um sugador de recursos.
Ao passo que diminui a esquadra aumenta as contratações… Temos uma grande marinha de terra.