A China anunciou que realizará um exercício militar de 5 dias a partir de sexta-feira no Mar da China Meridional, à medida que as tensões aumentam na região

Pequim, 6 de agosto – A China anunciou que realizará um exercício militar de 5 dias a partir de sexta-feira no Mar da China Meridional, conforme as tensões aumentam na região.

O exercício, que incluirá a criação de uma vasta zona de restrição à navegação, ocorre em um momento em que os EUA e outros países da região estão aumentando a pressão sobre Pequim por meio de exercícios militares de grande escala.

O anúncio vem poucos dias depois que a Índia anunciou que enviará uma força-tarefa de quatro navios de guerra para o Sudeste Asiático, o Mar da China Meridional e o Pacífico Ocidental.

Os navios indianos devem participar da próxima edição do exercício Malabar do Quad (Índia, Japão, Austrália e Estados Unidos) e também serão incluídos em exercícios bilaterais com Vietnã, Filipinas, Singapura, Indonésia e Austrália.

De acordo com a mídia estatal chinesa Global Times, o exercício militar chinês servirá como resposta às recentes provocações, demonstrando que a China tem “rifles de caça prontos contra os lobos” que anseiam pelos interesses centrais da China.

A China realizará o treinamento militar no Mar da China Meridional de sexta a terça-feira, e outras embarcações estão proibidas de entrar na zona de restrição à navegação, conforme nota divulgada pela Administração de Segurança Marítima na quarta-feira.

O anúncio não deu mais detalhes sobre o exercício, mas uma agência de notícias baseada em Taipei informou que o PLA lançou mísseis balísticos antinavio no Mar da China Meridional em um exercício semelhante no ano passado.

O exercício do ano passado, realizado de 24 a 29 de agosto, também apresentou uma zona de restrição à navegação quase no mesmo local e de tamanho semelhante anunciada pela Administração de Segurança Marítima.

A região do Indo-Pacífico é amplamente vista como uma área que compreende o Oceano Índico e o Oceano Pacífico central e ocidental, incluindo o Mar da China Meridional.

As reivindicações territoriais da China no Mar do Sul da China e seus esforços para avançar para o Oceano Índico parecem ter desafiado o sistema estabelecido baseado em regras.

Reivindica soberania sobre quase todo o Mar da China Meridional e tem reivindicações territoriais sobrepostas com Brunei, Malásia, Filipinas, Vietnã e Taiwan.

A China tem aumentado suas atividades marítimas no Mar da China Meridional e no Mar da China Oriental nos últimos meses, em parte em resposta às preocupações de Pequim sobre o crescimento da presença militar dos EUA na região devido ao aumento das tensões sino-americanas.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Doug385

“rifles de caça prontos contra os lobos” 
Os chineses adoram essas frases de efeito. Faz parte do espetáculo. Vou começar a colecionar elas.

Antoniokings

Vou te arrumar outra: ‘A águia americana está ficando velha e enfraquecida e não terá condições de acompanhar o dragão chinês’.
Em tempo.
Dragão chinês não é o sorvete vendido na Praia de Ipanema que por sinal era muito bom e barato.

francisco

Vou te dizer uma também: Dragão não existe, é conto de fadas para assustar criancinhas.
Outra verdade: na mitologia, todo dragão foi destruído pelos cavaleiros ocidentais, por mais forte que sejam, os dragões serão sempre derrotados.

PRAEFECTUS

Caros amigos, o assunto é bem complexo, mas tenho procurado ser pragmático ao acompanhar os acontecimentos e gostaria de dizer o seguinte… O outono que se aproxima pode quebrar muitos recordes de atividade militar dos exércitos e marinhas dos países líderes em vários teatros de operações potenciais. No decorrer de uma série de numerosos exercícios, o primeiro dos quais iniciado em maio, parece que se inicia o processo de formação de coalizões, cujo confronto abrange uma parte significativa não só de regiões estrategicamente importantes, mas fundamentais do planeta. Um breve histórico é o seguinte. A realidade é que a primavera foi marcada por… Read more »

francisco

No futebol se diz muito: treino é treino e jogo é jogo.
Exercício é uma coisa e guerra é outra totalmente diferente.

Hcosta

E o Queen Elizabeth?
Deve andar por perto…

PACRF

É provável que esteja tentando retomar Hong-Kong.

francisco

Sabem quando a China vai ter coragem para enfrentar a OTAN? NUNCA

Hcosta

Acho que acabou de passar o estreito de Malaca. Não devem passar muito longe.

Hcosta

Foi para Guam…

Burgos

Isso não é bom
Percebe-se que aos poucos a escalada e o tom vem subindo por ambas as partes ?

Maurício.

Falam isso desde a década de 40 com o início da guerra fria, contra a China pode ser que esquente um pouco mais, mas não vai passar disso, EUA e China (e Rússia) só são valentes com pequenos e com cachorro morto, é aquilo, quem tem, tem medo.

Pedro

Tente ver isso como forma de diálogo. O que importará mesmo, serão os ganhos com tecnologia e claro, com o respeito aos direitos humanos.

angelo bigalli

Os americanos podiam fazer o mesmo, no mesmo local e mesma duração……seria bem interessante…destroiers trocando tinta…

angelo bigalli

“e outras embarcações estão proibidas de entrar na zona de restrição à navegação,” ….Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii alguém vai desafiar??

Pedro Bó

É só o Brasil mandar o Atlântico com a Barroso e colocar os chineses e americanos em seus lugares.

Ou mandar um cabo e um soldado para a Casa Branca e outro cabo e outro soldado para a Cidade Proibida.

Pronto, resolvido!

Caio

É isso !!! Os chinas e yankes não sabem o poder da nossa pólvora kkkkkkkkkkk.

Carlos Campos

acho melhor o Barroso, ele faz uma liminar proibindo o exercícios chineses na area.

Nonato

Ou lewandovski dar prazo de 5 dias para a China se explicar…

Cícero Pavei

Os Chineses deveriam ser mais inteligentes ao ter confrontado os indianos por causa de uma disputa tola de um pequeno território e agora a Índia se tornou um inimigo declarado ao invés de ter um parceiro econômico e militar chutou o pau da barraca, a China agiu muito mal quando peitou a Índia para aquele confronto do ano passado e agora está praticamente solitária lutando pela sua própria sobrevivência.

Fernando C. Vidoto

Eles tem a Russia, Coreia do Norte e Paquistão como parceiros. Não estão sozinhos.

Antoniokings

Prezado Cícero

A ‘animosidade’ atual da Índia deve-se quase que exclusivamente ao partido que está no poder que é nacionalista, de extrema direita e de cunho religioso.
Quando sair do poder, tudo volta ao normal.
Não devemos esquecer que o ‘i’ de Brics é da Índia, ou seja, já foram bem próximos da China em questões politico/econômicas.
E a realidade a fará voltar a cooperar com os chineses, visto a ascensão econômica do vizinho.

Antoniokings

Que mané, devolver!
Aquilo é território chinês.
Além disso, se a China realmente apoiasse os naxalistas, eles já teriam derrotado o ineficiente Exército indiano.

Leandro Costa

Ihhh que besteira! Exercício é perda de tempo inútil. Serve pra nada! Hehehehehe

Antoniokings

Em alguns caso, é sim.
Principalmente quando se quer tentar intimidar um País gigantesco como a China.
Ou dois.

https://br.sputniknews.com/defesa/2021080517861900-exercicios-militares-de-grande-escala-dos-eua-nao-conseguem-assustar-china-e-russia-afirma-jornal/

Leandro Costa

O dia que um país admitir estar assustado com treinamento do outro, é porque o Mundo está muuuuito estranho mesmo.

Antoniokings

Pois é.
Fale isso para o Biden.

Inimigo do Estado

Neste caso aí serve. O do Brasil é que não vale de nada, atirar no mato com FAL e aqueles obuseiros dos tempos que minha mãe era virgem. Perda de tempo e dinheiro.

Luiz Trindade

“o exercício militar chinês servirá como resposta às recentes provocações, demonstrando que a China tem “rifles de caça prontos contra os lobos” que anseiam pelos interesses centrais da China”

E os EUA deveriam dizer: Tou morrendo de medo…

Luiz Trindade

Gaiato… kkkkkkkk

Adriano Madureira

Off-Topic:

comment image?imageversion=Artykul&lastModified=

Royal Navy has just one fully operational destroyerHMS Defender is the only Type 45 destroyer not currently undergoing maintenance.

Depois ainda acham que podem intimidar os chineses?! Ficam sonhando com os louros e glórias da Royal navy,achando que estão nos áureos tempos,mas esquecem a realidade…
comment image

Antoniokings

Reino Unido é carta fora do baralho.
Há muito tempo.

Inimigo do Estado

Acho que no início do século passado já era carta fora do baralho, quando quase virou país ocupado e teve que pedir ajuda à sua ex-colônia.

Hcosta

Tem a certeza que esse é um bom argumento e quando se compara com outros países?

Inimigo do Estado

Sim, ridículo para um país que já comandou quase metade do planeta.

Inimigo do Estado

Acho que mais feio é ser potência e virar subpotência depois, demonstra incapacidade de se manter no topo. E eu não sou brasileiro, sou pernambucano, não reconheço o Brasil como minha nação.

Hcosta

Da mesma forma que a Rússia aguentou a Alemanha em terra, o RU aguentou no mar e no ar e em vários locais pelo mundo. E a Rússia quase virou um país ocupado, provavelmente mais próximo de ser ocupado do que o RU, e recebeu muitas ajudas.

O que chama de ridículo eu chamo de proeza. Quantos países comandaram quase metade do globo?
E parece que ainda hoje é um jogador importante na política global, com um papel muito superior ao seu tamanho.

Miguel

A China comete o pecado de fazer exercícios no mar da “China” na sua costa. Brincadeira, quem são os intrusos ali?

Pablo Maroka

Espero que tenha uma task force da us navy coincidentemente passando ali e de uma demonstração do que espera.