Depois do Vikrant, o Estaleiro Cochin provavelmente conseguirá um contrato para construir um segundo porta-aviões. Isso se deve ao sucesso da construção de Vikrant e dos testes de bacia e mar.

Soube-se que o Governo Central já iniciou conversações com o estaleiro a este respeito. O estaleiro está confiante de que a construção de outro porta-aviões será concluída em 7 anos, embora a construção do INS Vikrant tenha sido adiada por uma série de razões, incluindo a Covid.

A gigantesca doca seca, que está em construção no estaleiro a um custo de Rs 2.000 crore (US$ 269 milhões), será concluída até 2023. Uma vez habilitada, a construção das grandes embarcações será acelerada.

Esta doca gigante também ajudará o Estaleiro Cochin a conseguir novos contratos. O contrato para o segundo porta-aviões e alguns outros pequenos navios de guerra deve chegar ao estaleiro em breve, uma vez que o país desenvolve estratégias de defesa destinadas a fortalecer a segurança e vigilância marítima.

Futuro porta-aviões INS Vikrant da Marinha Indiana saindo para testes de mar
INS Vikramaditya
INS Vikramaditya

FONTE: Malayala Manorama

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
WSilva

Mas a Índia não tem em operação nenhum porta aviões ainda…Quando a Índia tiver no terceiro em operação, a China já estará sexo, sétimo… Isso se o Paquistão não entrar nessa onda de porta aviões também, aí a Baia de Bengala será o novo mar do sul da China para a Índia.

A6MZero

WSilva na verdade a Índia tem em operação sim um o INS Vikramāditya que está em serviço desde 2014, além disso seu segundo está em testes de mar O INS Vikrant e deverá estar em operação em 2022.

Então mesmo com a capacidade gigante de construção da China os números são próximos tendo a China dois ativos um em construção e um planejamento e a Índia com um ativo um em fase final de testes e agora um em planejamento.

WSilva

É verdade amigo, a Índia já possui um porta aviões em operação e o segundo deve entrar em operação em 2022 como você mencionou ou no mais tardar em 2023, mas até construir o terceiro deve ir até 2024 ou 2025, até lá a China certamente já terá 4 ou 5 porta aviões.

De qualquer forma, obrigado pela correção.

sergio

Quer dizer que a china vai lançar 1 porta aviões a cada ano e meio ????????ate 2025???
Pelo que eu saiba, eles os Chineses estão construindo um terceiro, agora lançar 2 porta em 3 anos e meio, sedo que o terceiro nem esta pronto ainda,
Fonte por favor !!!!!

WSilva

Se a Índia tiver 3 porta aviões em operação até 2025, a China que já possui 2, terá 4 ou 5, é matemática básica. Você pode argumentar que nenhum dos dois vão atingir tais números, aí eu posso concordar, inclusive a própria materia diz que a empresa espera que o terceiro porta aviões indiano esteja pronto em 7 anos, porém o título da matéria diz que a Índia pode encomendar um terceiro porta aviões para conter a China, mas conter como se a China já está na frente em número, know-how e qualidade? Não entendi bem esse ”conter”, não há… Read more »

João Adaime

Caro WSilva
Acredito que este “conter” seja mais no sentido figurado. Seria apenas um recado. Não se meta conosco que aqui nós temos pólvora.
Devemos lembrar que a China poderia ter até o dobro dos porta aviões indianos, porém estes não poderiam ser empregados todos no Índico. Seria deixar desguarnecido o Mar da China.
Os chineses precisam se preocupar, além dos indianos, com os norte-americanos, sul-coreanos, japoneses e australianos. Sem falar dos navios da Otan que começam a navegar por lá.
Abraço

Antoniokings

João Andaime

Li, ontem, que a China está, propositalmente, escalando a situação na região norte em Ladakh justamente pelo fato de a Índia, na avaliação dela, não ter condições de enfrentar duas frentes de atrito.
Ou seja, não tem condições de manter conflito no norte e na região do Oceano Índico.
Faz sentido.

João Adaime

Prezado Antonio
Não sei onde você leu, mas um país com mais de um bilhão de habitantes, forças armadas com quase um milhão e meio de combatentes e mais de um milhão na reserva, não deve ter muita dificuldade em manter estas duas frentes. Até porque uma estaria a cargo do exército e da força aérea e a outra a cargo da marinha e eventualmente da força aérea também.
Sem esquecer que a Índia (assim como a China) possuem “pólvora” radioativa. E evitarão qualquer atrito mais grave.
Abraço

Antoniokings

Não têm condições tecnológicas e militares.
Ou seja.
Não basta ter pessoal na área.
Tem de ter pessoal bem armado, treinado e com reservas financeiras para manter o conflito.
Creio que a China nesses três quesitos leva grande vantagem sobre a Índia.
Segue o artigo:

https://br.sputniknews.com/opiniao/2021081117887034-especialista-com-china-testando-india-em-ladakh-nova-deli-podera-perder-corrida-no-oceano-indico/

Muito interessante, pois tem o ponto de vista de indianos.

A6MZero

Antoniokings apenas no ponto especifico dos porta-aviões, sem adentrar em outros quesitos e capacidades entre as duas nações, a Índia tem um grande histórico e uma experiência maior que a chinesa afinal eles operam continuadamente esses meios a muito mais tempo algo que não deve ser desprezado.

Last edited 2 anos atrás by A6MZero
Antoniokings

É mais um componente nessa equação.
Em tempo.
Li que a Índia quer construir uma base naval nas Ilhas Maurício para contrabalançar as bases que a China está construindo na costa da África.
Aguardemos .

WSilva

A Índia sucumbiu contra os colonialistas, perdeu território inclusive para os muçulmanos, já a China, mesmo na desgraça por 200 anos, se manteve grande e resiliente e hoje é o que é por essa resiliência.

A Índia tem grande potencial, mas não vejo disciplina em seu povo e muito menos no governo, quem conhece um pouquinho de Índia sabe que a elite indiana é prejudicial ao povo indiano, que é um povo muito bacana e que deveria ser mais respeitado por seus governantes.

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Antoniokings

Sem contar que a estratificação social dos indianos é qualquer coisa. Indescritível, para não dizer medieval.

João Adaime

Realmente, a China é superior a Índia em quase todos os quesitos. Porém empatam na questão nuclear.
Achei interessante o que diz no último parágrafo do artigo: Devido a cortes no orçamento da marinha, a Índia terá “apenas” 175 navios e não os 200 previstos até 2027. Seria uma piada a afirmação?
Duvido que a China tenha coragem de invadir ou mesmo agredir um país com armas nucleares e população de mais de um bilhão de habitantes.

Antoniokings

Tudo bem!
Estou me referindo ao equilíbrio estratégico convencional e à manutenção de uma corrida armamentista nestes termos.
Se for partir para o conflito nuclear, provavelmente as duas virarão pó..

Alejandro Pérez

A Índia tem a vantagem de ser a maior democracía do planeta. Não é pouca coisa.

WSilva

Se a Índia é uma democracia com o sistema de castas, então eu sou um astronauta.

Antoniokings

Sim.
Fale isso para aquela casta que tem a tarefa de carregar dejetos humanos.
Cada coisa……

Emerson

Grande B()$+@, os políticos indianos são tão corruptos quanto os nossos….

WSilva

O problema é que o maior inimigo da Índia é o Paquistão, que cada vez mais quer território indiano e sabemos que o Paquistão tem um softpower muito maior do que a da Índia, além de possuir também mais ogivas nucleares do que a Índia. Existem mais de 800 milhões de pessoas na Índia esperando o governo entregar progresso e uma vida melhor, a Índia não pode se dar o luxo de errar assim como a China não tinha esse luxo lá trás, se a Índia errar, vai perder ainda mais território pro Paquistão e a China pode avançar ainda… Read more »

Nostra

Pakistan has greater softpower than India ?

Among whom exactly ?

Taliban ISIS Al Qaeda LET JeM Islamic brotherhood etc ie terrorists maybe

Pakistan has so much softpower that its passport is ranked 4th worse in the world after Syria Afghanistan iraq

Recently Pakistan Youtubers were complaining that Brazil immigration forced them out even with visa

That is excellent softpower

Last edited 2 anos atrás by Nostra
Antoniokings

Ôxe.
Partidos de direita, de origem religiosa e nacionalistas, como o do Modi, têm o péssimo hábito de fomentar discórdias e semear conflitos.
Só que a China está muitíssimo bem preparada para isso.

Nostra

Yeah sure genocidal CCP butchering 40 million of own citizens are saints

Or claiming territories across multiple countries is a gesture of peace and brotherhood

Or CCP being ultra nationalist is not a problem but other countries being nationalist is a problem

Even a Chinese will be embarrassed at your defence & high possibility is for your trouble they will reward your the way CCP does to its own lol

Nonato

Anthony fled the mental hospital.
No need to waste your time.
You’re not a psychiatrist…

Antoniokings

Bem.
Ao tempo do Partido do Congresso, a Índia se uniu à China no desenvolvimento do BRICS.
Aí, sob a batuta de um partido de extrema-direita, religioso, nacionalista e sectário resolveu se afastar do Grupo que visava uma alternativa aos sistemas financeiros e econômicos atuais.

Tá explicado?

Nostra

So a party which betrayed the country all through its rule and bend its back to hostile countries is something you think is good than feel free to support similar party in your own country If they exist.

Chinese government lovely treatment of entire population of islamic Uyghur is not sectarian for you

For your information India is a full member of BRICS ,and being an indian first time i hearing the nonsense about india withdrawing. Withdrawing from BRICS while being a member of SCO. Genius ?

Last edited 2 anos atrás by Nostra
Antoniokings

‘So a party which betrayed the country all through its rule and bend its back to hostile countries….’

Exatamente o que queria dizer.
Nacionalista, sectário, beligerante.
Um partido de extrema direita.

Acacor

Ser nacionalista é ser de direita? e os comunistas são de direita? sectário porque não quer que os invasores do islã confisquem mais uma parte do país como fizeram com o Paquistão e o Bangladesh? Dessa vez tenho que discordar de vc.

Antoniokings

Não bastasse o que já temos aqui, agora temos um ‘modininion’.
Fala sério!

Cristiano de Aquino Campos

PA não serve para defesa, a não ser como arma de dissuasão. Para guarnecer o mar do sul da China, eles tem a força-aérea, os submarinos e os mísseis anti-navios balísticos.

João Adaime

Exato

Matheus S

Muito difícil a Índia estar com 3 PA até 2025, assim como a China estar com 4 ou 5 PA até 2025. Os dois cenários são irrealistas. O INS Vishal se começar de fato a construção no ano que vem, ele só deve estar sendo comissionado lá para 2027 ou mais, dependendo do quanto a construção e desenvolvimento estiverem adiantado. Quanto aos chineses, duvido também que devem atingir tais números, mesmo o número menor de 4 PAs. O comissionamento do Type 003 deve estar planejado para 2023 ou mais, dependendo das tecnologias que foram adotadas, eu diria que após 2023,… Read more »

WSilva

Concordo, mas fiz uma comparação hipotética, se a Índia pode alguma coisa, a China pode o dobro, estamos falando de potencial industrial e econômico chinês que é muito superior ao indiano, pra não mencionar know-how. Porém, até 2025 eu acredito que a China terá sim ao menos 4 porta aviões, se não em operação pelo menos para ser lançado em 2026, eu acho isso possível sim, mas não acho possível a Índia de alguma forma conter a China, a Índia deve se preocupar mais com o Paquistão que é seu inimigo número 1 do que com a China, aliás, a… Read more »

Antoniokings

WSilva

Perfeito.
Eu acho que esse pessoal ainda ‘não se tocou’ do que é o poder de um País com a maior população, maior economia, maior base industrial e maiores Forças Armadas do Mundo.

Caerthal

A China tem a mais formidável concentração de oponentes da História. A Índia não estará sozinha.

Antoniokings

E não estamos colocando nessa equação o pior inimigo da Índia que é o Paquistão.
Ou seja.
A Índia teria problemas na fronteira chinesa, paquistanesa e no Oceano Índico.
Acho que é um fardo muito grande para ela carregar.

WSilva

”Índia não estará sozinha.”

Se dizia o mesmo do governo Afegão apoiado pelos EUA, hoje entregue a própria sorte contra o rolo compressor do Talibã.

A Índia, explorada e humilhada pelos colonialistas sabe muito bem que em imperialistas não se confia cegamente nunca.

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Edgard

A Índia NÃO passa de uma invenção anglo-americana para tentar ofuscar o crescimento e desenvolvimento da China, só servirá de ARÍETE DO OCIDENTE…nada mais do que isso.

Carlos Campos

vc é desenformada assim mesmo ou só é burro?

Guizmo

Hein? A sociedade indiana existe desde quando o ocidente morava em cavernas….

Antoniokings

China and Russia Demonstrate Unprecedented Interoperability With First Ever Joint Command & Control System in Zapad 2021 Drills

https://militarywatchmagazine.com/article/china-russia-interoperability-joint-candc-zapad

Homero

Não acredito que este “conter”, esteja voltado exclusivamente pra a China.

A Índia tb tem suas pretensões e preocupações sobre o Oceano Índico e certamente quer uma marinha capaz de “conter” ameaças marítimas vindas de qualquer direção, incluindo
EUA, Paquistão e Iran, além da China é claro…

Dalton

Também é preciso ver “Zero” que os dois NAes chineses em serviço, baseados no “Almirante Kuznetsov” russo são bem maiores e mais capazes que o “Vikramāditya” coincidentemente também um projeto soviético/russo e o terceiro em construção será ainda maior e mais capaz.

A6MZero

Sim com certeza o Liaoning e especialmente o Shāndōng são maiores e mais capazes com capacidade superior de carga de insumos, combustível e armas. Mas um ponto interessante é que tanto o Vikramāditya, o Vikrant e o Liaoning tem capacidades para caças idêntica de 26 caças, e utilizam caças também muito similares, com Mig 29 do lado Indiano e o J-15 do lado chinês, apesar que em tese o J-15 ser mais capaz que o Mig29 por ser uma derivação do Su-27/33. Já o Shāndōng por ser uma versão modificada do Liaoning deverá contar com um componente aéreo maior com… Read more »

Dalton

Depende da fonte “Zero”. Já li que a capacidade aérea, mesmo do “Liaoning” é maior e/ou a capacidade aérea do ” Vikramāditya” menor do que alardeado e acredito nisso dada a maior largura do convés de voo e consequentemente maior espaço para estacionar aeronaves, maior hangar e elevadores laterais que não interferem no espaço do hangar. . Isso não quer dizer que em um eventual duelo entre os dois, o NAe maior automaticamente seria o vencedor e sim que apesar de não haver muita diferença atualmente no número de NAes, 2 X 1 e ano que vem 2 x 2… Read more »

A6MZero

Sim concordo com o seu posicionamento.

E quanto as fontes realmente tem dados pra todos os lados e gostos, mas o maior numero aponta pra tamanho similar de caças embarcados entre eles com a exceção do Shāndōng que mencionei acima.

E realmente diversos fatores influenciariam em um duelo entre eles inclusive as escoltas desses gigantes onde a China tem larga vantagem sobre a Índia em numero e capacidade.

Nostra

?

no point , let it go

Those who dont understand will never understand

Gustavo

As NAEs chinesas estão mudando (vou evitar adjetivar, tipo “sofisticando-se” ……)
E as indianas? Vão continuar sendo de rampa? Ou já desenvolveram EMALS?

Matheus S

Eles parecem estar indo atrás do EMALS americano para o IAC-2. Embora, nada confirmado.

Nostra

Research is going on to develop EMALS , also looking into American ones

Inimigo do Estado

Eu sendo a Índia construiria alguns bombardeiros de longo alcance, a China é bem ali do lado, com mísseis de longo alcance sendo lançados de bombardeiros acertava pontos importantes da China facinho, facinho.

Nostra

Close to 40 new types of missiles currently under development

Includes subsonic supersonic hypersonic missiles in either tactical or strategic roles

Eg A1-P (already test fired a month ago), A-4 mk2, Pralay, K-5, K-6, SMART ( long range supersonic anti submarine weapon, already testfired last year ), ASBM, air launched hypersonic aeroballistic missiles, hypersonic cruise missiles, long range subsonic cruise missiles, A-6 etc

No money for local development of bombers, maybe next decade

Last edited 2 anos atrás by Nostra
Inimigo do Estado

Perfect job performed by your country, congratulations brother!

Nostra

Actually in the late 80s soviets offered license production of Tu22 to India , which idiots refused

Now india has to make do with the Su30 Mki in the role of a bomber

Getting tu22 now is not feasible , their production line is out . Even old but updated ones will be very costly to maintain

Best will be to invest in air launched missiles both supersonic & hypersonic which is underway

The key to everything is money , if money is available anything can be done , but unfortunately now it is not there

Inimigo do Estado

Acho difícil os russos venderem. O correto era a Índia entrar no Pak-Da.

fewoz

E como você espera que os indianos confiem na Rússia, se ela está cada vez mais próxima da China, inclusive com exercícios militares?

Inimigo do Estado

A Índia comprou o S-400 recentemente, duvido que vá deixar de ser cliente russa pelas próximas décadas só por causa de um exercício.

WSilva

Você se acostumou com as ”alianças” do ocidente, onde temos os EUA e seus capachos, os capachos aceitam ser capachos em troca de uma virtual segurança que os EUA oferece. Porém, nem Russia e nem China seriam capachos um do outros, tampouco precisam de uma virtual segurança um do outro(até agora), logo não faz sentido a Russia escolher entre China, India e Paquistão mesmo a China sendo o mais importante para a Russia, a Russia pode muito bem lidar com os 3 países e vender armas e outros bens para eles. A China não tem nada contra isso, a Índia… Read more »

Nostra

INDRA 2021 India Russia military exercise in Volgograd Russia this week

Just because international media only highlights russia china military exercises you think russia is not doing same with other countries

WSilva

Acontece que os exercicios militares entre Russia e India ou Russia e Paquistão são muito menos importantes para o mundo do que um exercicio entre China e Russia, essa união é o pesadelo do ocidente.

A6MZero

Um ponto que merece admiração é a iniciativa e capacidade da Índia em operar porta-aviões com um histórico exemplar.

Operando de forma continua esse tipo de embarcação desde os anos 60 com o INS Vikrant, passando pelo INS Viraat e agora com o INS Vikramāditya.

Algo que poucos países podem afirmar, afinal operar esse tipo de embarcação de forma continua é para poucos.

Nostra

Island of Vikrant

The 4 AESA radar panels are yet to be installed on the 2 blocks on either end of the island

Last edited 2 anos atrás by Nostra
Allan Lemos

É por isso que eu acho uma pena o fato de não termos um inimigo em potencial na nossa vizinhança. Pois se tivéssemos um, mais atenção e investimentos seriam dados a nossa defesa.

Antoniokings

Vc está falando sério?
Vc queria ter um inimigo perto só para gastar dinheiro com armas?

Allan Lemos

“Só para gastar dinheiro com armas” é uma forma extremamente míope de ver as coisas.

O quanto vale a soberania do País? O quanto vale ter uma nação forte e temida internacionalmente?

“Aqueles que abrem mão da liberdade essencial em troca de segurança temporária não merecem nem liberdade e nem segurança.” Benjamin Franklin

A6MZero

Allan, dinheiro nunca realmente faltou ou foi um grande problema, o problema é o destino dado a esse dinheiro…

E inimigo nossas forças tem um grande, antigo e bem entrincheirado no seu cerne, chamado gestão desastrosa mas frente a esse inimigo parecer não haver nenhuma vontade de combate-lo.

Last edited 2 anos atrás by A6MZero
Nostra

Sir very foolish wish

Be thankfully that you don’t have one

Currently war is not conventional but sub conventional , civilians die in hundreds and thousands due to terrorism and sabotage by enemy without firing a bullet directly

In India previously Pakistan would pay criminals to sabotage rail tracks leading to accidents where hundreds would die

Slow

A nossa defesa ta investindo bem em leite moça e picanha sem falar das lagostas.. tem também os salários de 100 mil pra general , marechal, pensões vitalícias .. enfim o investimento é grande ..

Sincero Brasileiro da Silva

Alguém tem notícias do Sub Nuc BR, ou será que já enterraram mais esse projeto?

Adriano Madureira

“A gigantesca doca seca, que está em construção no estaleiro a um custo de Rs 2.000 crore (US$ 269 milhões), será concluída até 2023. Uma vez habilitada, a construção das grandes embarcações será acelerada”.

E eu ainda achava que a moeda da índia ainda era Rúpia…

Matheus S

E é rúpia. O símbolo “Rs” antes de “2.000 crore” é a rúpia.

Crore é uma unidade de medida para determinada quantidade de rúpias, um crore seria o equivalente a 10 milhões de rúpias, um laque seria 100 mil rúpias, 100 laques vale 10 milhões de rúpias, o que também equivale a um crore.

Carlos Campos

que maneira esquisita, complica as coisas.

Matheus S

Na realidade, é justamente para simplificar as quantidades envolvidas em transações monetárias indianas.

Adriano Madureira

Huuuum, obrigado Matheus, mas me corrija se estiver errado: Então a diferença monetária de Crore e Rúpia poderia ser algo semelhante a Réis e conto de Réis?

Matheus S

Sim, seria equivalente. Mas a quantidade de diferença é muito maior na rúpia do que no réis.

Nascimento

Até um país com 1 bilhão de pessoas como a Índia consegue ter um efetivo menor na marinha do que o da MB, impressionante!

Nossos marinheiros devem feder a escritório!

Inimigo do Estado

Vão dizer que é culpa da prefeitura de Nova Délhi, ou do tribunal de contas da Índia que ganham salários pequenos.

A6MZero

E fica pior levando em conta a quantidade de navios da Marinha Indiana frente a MB.

Zorann

Não é desfazendo da India…. mas aquilo é uma bagunça.

Até outro dia, caía um avião por semana da Força Aérea, possivelmente devido à má qualidade de manutenção, ou ausência dela . E na aviação civil, embora possua um dos maiores mercados de aviação do mundo, possui índices de segurança inferiores à de países como a Coreia do Norte. É perigoso voar por lá.

Será que em uma bagunça desta, maior do que a nossa por aqui, inclusive com corrupção semelhante, podemos esperar forças armadas realmente capazes na India? gastar dinheiro eles gastam….

carvalho2008

A questão Indo-Chinesa é igual Argentina Brasil…..em que pese em nosso lado, estarmos muito mais afinados e alinhados com o vizinho… Mas o fato é que as relações economicas entre China e India não permitem conflitos entre si de grande monta…os dois saem perdendo… A China figura entre os 3 maiores parceiros economicos da India….e aenas não é maior porque a India de fato é outro gigante e sua produção ser quase toda focada ao consumo interno….A India produz mais alimentos que o Brasil, mas com a população tão grande, não tem superavit para exportar como nós fazemos…Petroleo idem….existem maquinas… Read more »

Carlos Campos

é complicado, uma guerra entre os dois seria catastrófico, nem mais o Himalaia seguraria os dois, que tem armas nucleares,,,,,,agora uma analise, se a guerra for com paus e pedras a India vence kkkkkkkk

JS666

Enquanto isso, no Brasil…

Claudio QUADROS

Vejo muitos comentários todos dias pessoas colocando China imbatível,Índia tão poderosa igual a China. União países contra China morre economicamente. Sem poder vender produtos quebra duas semana de guerra qualquer país.

LUCIANO DO PRADO

Não, a Indía não é tão poderosa quanto a China. E se a fábrica do mundo morrer economicamente, metade do planeta também morre.

_RR_

Caro Luciano,

Se a “fabrica do mundo” perecer, haverá uma nova fábrica em algum outro lugar em algum momento…

Nunca existe vácuo de poder, assim como sempre haverão aqueles com desejo de produzir e necessidade de consumir…

Alex Barreto Cypriano

Das 39.000 toneladas do Vikrant, 23.000 sao em aço; IAC tem 24% de componentes vindos do estrangeiro. Mandaram muito bem os Indianos. Agora, dizer que a Índia vai conter a China não corresponde à verdade: nem os EUA, sozinhos, podem isso. Conter a China, como a URSS antes, demanda aliança. Era mais fácil fazer da China uma democracia ou ter-lhe feito guerra antes, quando era mais frágil (opção que foi realmente levada a sério). E agora, a coisa se complica com a aproximação da Rússia à China. Eu ja antevia essa possibilidade, mas me diziam que ambos os gigantes eram… Read more »

_RR_

Alex. Há um “mote” que diz: países não tem amigos, e sim interesses… Os interesses de Rússia e China coincidem no intento de contrapor-se a EUA e OTAN, de forma geral… E muito disso é culpa de políticas de contenção levadas a cabo pelos próprios americanos… Eles praticamente empurraram a Rússia para os braços da China, assim como terminarão por fazer com outros países do Ocidente (incluso o Brasil), se não jogarem as cartas do jeito certo… Seja como for, é óbvio que os russos não desejam compactuar em tudo. Certamente não é interesse de Putin ver as prateleiras de… Read more »

Augusto L

Voce está totalmente errado os EUA podem contar a China sendo totalmente isolasionistas.

A PLA Navy nunca será o que o exército vermelho era na Europa, a US Navy da conta sozinha

Nonato

Não é uma corrida armamentista.
Trata-se de não ficar muito atrás da China nesse quesito.

Lyw

Para se defender da China, a Índia deveria se concentrar em ter uma poderosa força de submarinos, uma força aérea moderna e um sistema de defesa antiaérea de médio e curto alcance massivo.

Ter porta-aviões é pra quem tem orçamento pra tanto… A Índia é uma grande economia, mas não tem cacife pra isso.

Obs. Deveria cuidar também de reduzir o seu crescimento populacional…

Adriano Madureira

Obs. Deveria cuidar também de reduzir o seu crescimento populacional”…

Assim como sua pobreza populacional…

 

Hellen

Alguem ai ainda tem duvida que a india construíra varios porta avioes em sequência para manter o equilíbrio militar contra os chineses !!!!