À medida que a indústria cultural e criativa da China continua a crescer, a marinha do país também decidiu aderir à tendência de mostrar o espírito edificante da força de combate e promover a cultura naval entre os jovens chineses.

O segundo porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy), o Shandong, recentemente teve seu próprio desfile de moda com jovens marinheiros posando no convés enquanto os fotógrafos tiravam fotos. As fotos da sessão foram publicadas no dia 15/8.

O novo conjunto de fotos mostra jovens modelos vestidos com jaquetas azuis escuras que ecoam o mar sobre camisetas decoradas com pandas usando capacetes de voo em diferentes lugares do porta-aviões.

A recém-lançada camiseta do panda robô é muito popular em seu site de vendas no Taobao, que atualmente ocupa o primeiro lugar entre todos os seus produtos. E a jaqueta azul escura esgotou no Taobao no domingo.

A inspiração tanto da camiseta com estampa de panda quanto da jaqueta vem dos pilotos de aeronaves.

O azul escuro dos coletes por fora combina com a cor laranja do colete salva-vidas por dentro, que atinge um efeito trendy de cores contrastantes, de acordo com a introdução no site.

O lema do porta-aviões – que leva o nome da província chinesa de Shandong – também está estampado nas roupas recém-desenhadas: lealdade, coragem, realização e vitória.

A empresa que desenhou as roupas é a Glory Made, que cooperou com a PLA Navy por anos e uma vez desenhou o logotipo do porta-aviões, bem como uma série de outros produtos criativos navais, incluindo bonés, óculos de sol, mouses de computador e teclados com o Shandong.

Após a cerimônia de comissionamento do Shandong em Sanya, província de Hainan do sul da China, em dezembro de 2019, o primeiro porta-aviões totalmente construído no país lançou uma cerimônia de estreia para mercadorias relacionadas no Museu Militar de Pequim em 1º de janeiro de 2020, marcando o primeiro passo da PLA Navy para a indústria cultural e criativa.

A empresa projetou produtos com um toque mais jovem para atrair o interesse do público pela cultura naval e permitir que eles sintam a energia positiva que o porta-aviões trouxe ao país.

Após a cerimônia de comissionamento, o Shandong retornou ao Estaleiro Dalian, onde foi construído, realizando três viagens de treinamento ao longo de 2020. A primeira foi realizada no Mar Amarelo e no Mar de Bohai de 25 de maio a 17 de junho, a segunda no Mar de Bohai de 1º a 22 de setembro, e o terceiro no Mar Amarelo e no Mar de Bohai, de 21 de novembro a 13 de dezembro.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Gostei da camisa.

PACRF

China à moda “ocidental”.

Pedro Bó

Inclusive o padrão de beleza deles é o ocidental. Por lá grassam as cirurgias plásticas para moldar o rosto e deixá-lo com feições menos orientais.

Plastic surgery booming in China despite the dangers – BBC News

ednardo curisco

chinês é pragmático.

se tem quem compre, eles vendem

João Fernando

Não precisa de tanta propaganda, peguem meus reais e me mandem logo via Aliexpress

Andreo Tomaz

kkkkkk Rapaz, gostei dessa jaqueta da moça da foto. Será que está à venda no aliexpress??

Nonato

Moça???

Tallguiese

Olha os conjuntos bem descolados heim? Gostei! Essa China já não é mais a mesma de antigamente. Tá bem moderninha né?

Carlos Crispim

É exatamente isso q eles querem passar, tb gostei.

BENTO

Ficou legal, mais não me parece algo militar! Está mais para estilo de um filme ou serie
você vê algum Filme chinês mais atual eles tentam se aparentar (descolados) e a maioria já rola aquela bandeira chinesa tremulando no mesmo estilo dos Yankes
Mais sempre tem aquela pitada da cultura e tradição chinesa.
Hollywood já foi uma baita maquina de propaganda agora é a vez dos chinas

Carlos Campos

se eles conseguirem fazer filmes bons, e mostrar as cidades mais modernas deles, o pessoal vai ver que é mais bonita que as cidades dos EUA,

Moriah

Capitalismo total! Já foi a época dos souverniers de bordo. Agora é loja online e entrega em casa… Mas creio que logo encontraremos as cópias…

Caio

Alí baba express.

Zorann

Chines é demais. Criam a cultura de pertencimento, incentivam o n.acionalismo e ainda ganham dinheiro.

A China c.omunista é o país mais c.apitalista do mundo.

Antoniokings

Mas esse número 17……..
kkkkkkkk

Zorann

Pra quem joga warships… isto está bem High School Fleet…

Bruno

Os chineses são os fãs nº 1 dos americanos. Gostam em copiá-los em tudo

rodrigo sassi dos santos

A china de hoje é o mais próximo do modelo Itália fascista desde a segunda guerra.

André Macedo

Kkkkkkkkkk tava demorando…

rodrigo sassi dos santos

Não sei por que estão me negativando, etnocentrismo, nacionalismo, economia de livre mercado COM intervenção do governo em alguma áreas( porém podendo ser nacionalizada em alguns casos), censura de mídias independentes, estado militarizado e vigiado. Principalmente a questão racial, quem já esteve lá sabe como que é, não é tão paranoico como no nacional socialismo, mas para você realmente ser chinês você tem que ser Han, sem mistura.

https://www.varsity.co.uk/opinion/21586

um bom artigo sobre o tópico

Hélio

Qual questão racial? Mussolini rechaçava totalmente o racialismo.

rodrigo sassi dos santos

mussolini se contradizia em questões de raça. Ora falava que não era uma realidade e na outra falava que a raça branca europeia estava em declínio por causa das raças não-brancas.

AK-130

> Fascismo
> Livre mercado

Escolha 1…

leonidas

Enquanto isso os capitalistas se infestam da permissividade progressista que é especialista em só conferir direitos a vândalos. Onde só há direitos e nenhum dever acontece o que se vê na Cracolândia. E os EUA com os democratas (partido que esta quase no naype do PSOL) já tem cidades infestadas de usuários chapados a luz do dia, com barracas em plena via pública e lixo para todo lado. Os EUA vai implodir por dentro por ter permitido que essa corja dita humanista (mas na verdade disso não tem nada) pautassem os destinos da nação. Enquanto isso a China terá outros… Read more »

AK-130

Teoria da ferradura em sua forma mais plena. Enquanto aqui os ditos “capitalistas” trabalham cada vez mais para censurar, intervir e aumentar o estado

Esteves

Metade do preço das camisetas da MB. E o dobro da qualidade.

Joelson

Pagando uma miséria de salário… Ki lindo!

Hélio

O operário chinês ganha bem mais que o brasileiro.

WSilva

A China deveria usar mais sua escrita e seu mascote imperial o dragão para fazer marketing, acho muito louco.

chapim rabilongo

e a gente que não é da china pode comprar essas roupas?

Helio M

Eu tive um óculos desse no ínicio dos anos 90. Mas na época os comerciais da TV mostravam todo mundo sorrindo…

Será que os chineses se inspiraram em De Volta Para o Futuro 2 para desenhar as roupas?

Paulo Drusnam

China reverenciando o capitalismo, de comunistas só os cabeças de camarão deste site.

Fernando Vidal

Não velhinho. Essa história da China ser capitalista é um mito. Na verdade é a economia doméstica deles que é comunista para eles. Não têm nenhum espírito de exportar a revolução deles para outras nações. Eles entendem que isso irá acontecer ao natural em função da necessidade de avanço das sociedades de cada país… Nós por exemplo não chegamos nem no capitalismo propriamente dito.. Pois carecemos tanto de capital excedente como de mercado consumidor (estávamos no caminho mas hoje regredimos para a fase primária exportadora)… As estatais chinesas agora estão comprando as nossas estatais o que é um erro pois… Read more »

Carlos Crispim

Maneiro, os caras mandaram bem, sensacional !

Carlos Campos

Gostei da Jaqueta, comprava uma

Rafael M. F.

Não é apenas a China que faz isso. A Aeronautica Militare Italiana possui uma linha de roupas com a mesma temática.

Idem as FA’s norte-amercanas.

Adriano Madureira

Isso é algo positivo, de alguma forma isso pode aproximar os jovens, aqueles que gostam da temática militar, que se importam com o assunto defesa e que são patriotas…

Usar o mundo da moda como publicidade, para atrair possíveis e futuros combatentes é uma boa estratégia.

PauloOsk

A roupa ta ok… eu gostei eh da chinezinha.. haha

Filipe Prestes

Que treco brega kkkk muito anos 90. Nada contra a China mas não tinha como piorar não? ?

Alison

Cara… sem querer tirar onda, mas lembrei logo do Power Rangers. rsrsrsrsrsr

Mas são bonitas mesmo. rsrsrs

hugo tisaka

Taí um bom exemplo de “soft power”. Extraído do Wikipedia: “Soft power (em português, poder brando, poder de convencimento ou poder suave) é uma expressão usada na teoria das relações internacionais para descrever a habilidade de um corpo político – um Estado, por exemplo – para influenciar indiretamente o comportamento ou interesses de outros corpos políticos por meios culturais ou ideológicos.”

Outro exemplo é a compra de times de futebol europeus pelos árabes.