As Edições Revista de Marinha de Portugal promoveram a reedição da obra “Os Submarinos na Marinha Portuguesa”, que teve Maurício de Oliveira como autor da sua primeira edição, publicada em 1972.

Trata-se de um clássico onde é relatada a história da arma submarina portuguesa a par de episódios da guerra submarina em geral e seu enquadramento histórico na vida nacional.

O autor, Maurício de Oliveira, um respeitado jornalista, era ao tempo diretor do Jornal do Comércio e da prestigiada Revista de Marinha, tendo falecido pouco depois da publicação desta obra, em agosto de 1972. Desde jovem que Maurício de Oliveira tinha a paixão pelos temas marítimos e coloniais tendo escrito numerosos livros nesta temática, designadamente acerca dos aspectos navais da Guerra Civil da Espanha e da II Guerra Mundial.

Em 1988 esta obra foi objeto de uma segunda edição, revista e aumentada, com um capítulo relativo às décadas de setenta e oitenta do século passado, redigido pelos então Capitão-tenente Conde Baguinho e 1º Ten. Borges Gonçalves, e com um prefácio do editor, Cte. Gabriel Lobo Fialho.

Submarino Barracuda (S164), último submarino da Classe Albacora da Marinha Portuguesa

Posteriormente, em 2011, o Contra-Almirante Álvaro Rodrigues Gaspar completou o texto da segunda edição com um capítulo adicional, abordando o período do fim dos anos oitenta do século XX até ao início da atividade das novas unidades, os NRPs TRIDENTE e ARPÃO (que aparecem na foto de abertura), que integram a 5ª Esquadrilha, obra que já há alguns anos se encontra esgotada.

Na presente edição, a 4ª, de novo da responsabilidade do CAlm. Rodrigues Gaspar, os textos anteriores, que se mantêm, são organizados de uma forma diferente e é acrescentado novo capítulo, dedicado à Vª Esquadrilha e às atividades das unidades que a integram.

O livro pode ser adquirido por 20 euros no site da Revista de Marinha, clicando aqui ou pelo e-mail redacao@revistademarinha.com. O envio pelos correios para Portugal Continental e Insular tem acréscimo de 3 euros. Para outros países serão aplicadas taxas diferenciadas, sob consulta prévia.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments