Capacidades impressionantes de SAR/MTI comprovadas – Cooperação estratégica planejada

Taufkirchen / Alemanha, 02 de setembro de 2021 – A especialista em soluções de sensores HENSOLDT fornecerá seu novo radar de vigilância multimissão aerotransportado PrecISR para um dos maiores fornecedores de vigilância aerotransportada, CAE Aviation, Luxemburgo. A HENSOLDT recebeu um contrato para entregar um PrecISR™ 1000 até o final do ano para a CAE-Aviation para instalação sob uma aeronave King Air Beechcraft B350 para um cliente não revelado.

O contrato foi assinado depois que o PrecISR provou impressionantes capacidades SAR/MTI durante demonstrações de voo bem-sucedidas em cenários reais terrestres e marítimos. Neste contexto, a CAE-Aviation e a HENSOLDT participaram recentemente em conjunto no exercício de vigilância marítima OCEAN 2020 na Suécia com o radar PrecISR instalado nas aeronaves da CAE-Aviation.

O Ocean2020 (Cooperação Aberta para a Consciência Marítima Europeia), financiado pela Ação Preparatória da União Europeia em Pesquisa de Defesa e implementado pela Agência Europeia de Defesa, teve como objetivo principal demonstrar uma consciência situacional melhorada em um ambiente marítimo através da integração de tecnologias legadas e novas tecnologias para sistemas não tripulados, cargas úteis ISTAR e efetores, cobrindo as tarefas operacionais de “observação, orientação, decisão e ação”.

A equipe que envolve 43 entidades provém de 15 países da Europa. Estas atividades culminaram em demonstrações nos mares Mediterrâneo e Báltico, contribuindo para a capacidade da UE de liderar a inovação em apoio à autonomia estratégica da Europa no domínio marítimo.

Ao mesmo tempo, a HENSOLDT e a CAE-Aviation firmaram uma parceria estratégica. Elas assinaram um acordo visando o desenvolvimento conjunto de capacidades específicas do cliente, treinamento e manutenção e comercialização do produto PrecISR.

O PrecISR traduz as mais recentes conquistas em tecnologia de matriz ativa e receptor digital em um sensor escalonável de alto desempenho que pode ser instalado a bordo de helicópteros, UAVs e aeronaves de missão de asa fixa. Devido aos modos de radar definidos por software e direcionamento eletrônico do feixe, o PrecISR pode realizar diferentes tarefas virtualmente ao mesmo tempo.

Ele é capaz de detectar, rastrear e classificar milhares de objetos e, assim, encontrar literalmente a ‘agulha em um palheiro’. Por causa de seu design compacto e do fato de que todas as partes estão localizadas fora da fuselagem, a integração da plataforma aérea do PrecISR é significativamente simplificada em comparação com outros radares. Sua precisão superior e exatidão do alvo o tornam o sensor de escolha para vigilância de grandes áreas marítimas e costeiras contra pirataria, tráfico ou intrusão ilícita.

Sobre a HENSOLDT

A HENSOLDT é uma campeã alemã na indústria de defesa com uma posição de liderança no mercado na Europa e alcance global. A empresa, com sede em Taufkirchen, perto de Munique, desenvolve soluções de sensores para aplicações de defesa e segurança. Como líder em tecnologia, a HENSOLDT também está continuamente expandindo seu portfólio na área cibernética e desenvolvendo novos produtos para combater uma ampla gama de ameaças com base em abordagens inovadoras de gerenciamento de dados, robótica e segurança cibernética. Com mais de 5.600 funcionários, a HENSOLDT gerou receitas de EUR 1,2 bilhão em 2020. A HENSOLDT está listada no índice SDAX da Bolsa de Valores de Frankfurt.

Sobre a CAE-Aviation

A CAE-Aviation é uma operadora especializada em Luxembourg EASA-Part SPO, ativa em três domínios: ISR, treinamento militar de salto para tropas e levantamento geofísico. A empresa opera frota própria de 30 aeronaves modificadas para trabalho aéreo, a maioria na configuração ISR. A empresa emprega cerca de 250 pessoas, incluindo sua subsidiária 100% francesa CAVOK S.à.r.l., que é responsável por testar e integrar os vários sensores em suas aeronaves. A CAE Aviation é uma empresa privada com participação exclusivamente familiar, que gera, desde 2018, um volume de negócios anual superior a 50 M €.

DIVULGAÇÃO: Hensoldt

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Grozelha Vitaminada Milani

Aos mestres: seria uma boa aquisição para os nossos futuros Gruman S-2???

Rafael g. de oliveira

Amigo groselha….faria mais sentido investir dinheiro bom em coisa nova…

Só acho que mexer mais nesses grumman….seria como achar um cachorro que caiba na coleira que vc comprou (risos).
Penso que para esse equipamento talvez uma parceria com a desaer atl-100 sair do papel com foco no mercado internacional traria algum resultado….para a marinha (fab?) a patrulha de longo alcance seria mais interessante adquirir drones com comunicacao via satelite de grande autonomia baseados em terra …