Radar naval multi-missão tridimensional ”Quadome” revelado no DSEi

Na DSEi, a exposição internacional de defesa e segurança em Londres, o provedor de soluções de sensores HENSOLDT está apresentando seu sistema de radar ‘Quadome’ desenvolvido recentemente para vigilância naval e aquisição de alvos. Equipado com a mais recente tecnologia, o ‘Quadome’ oferece uma resposta rápida e alta precisão, com uma excelente relação preço-desempenho.

A tecnologia de nova geração moderniza uma das principais linhas de produtos de radar da HENSOLDT e aprimora ainda mais o extenso portfólio de radar do grupo. “O Quadome se baseia na reputação e no histórico da família de radares táticos navais da HENSOLDT, que tem sido muito bem-sucedida e vendeu mais de 100 unidades em um período de 25 anos”, disse Peter Schlote, chefe da Divisão de Radar e Soluções Navais.

A vantagem do Quadome

Este inovador radar de vigilância multimodo e multimissão proporcionará às forças navais e às autoridades de segurança marítima uma consciência situacional sem precedentes e tempos de reação extremamente curtos. A detecção e o rastreamento rápidos de alvos pequenos, lentos e rápidos oferecem uma imagem aérea confiável e estável, com iniciação rápida para suportar um alcance mais longo de afastamento do efetor. O radar de nova geração apresenta a mais recente tecnologia de antena direcionada eletronicamente (AESA) baseada em nitreto de gálio (GaN) e é definido por software, sendo, portanto, uma solução preparada para o futuro com uma vida operacional estendida.

O ‘Quadome’ apresenta dois modos operacionais principais para simplificar a interação do operador e reduzir a carga de trabalho do operador. O modo de vigilância é usado para vigilância geral de superfície e aérea, enquanto o modo de autodefesa é empregado para situações de alta ameaça e engajamento de alvos, com suporte de helicóptero continuamente disponível em qualquer um dos modos.

O ‘Quadome’ é projetado para maximizar o desempenho do sistema, enquanto minimiza os custos de aquisição e ciclo de vida.

Mercado alvo

O ‘Quadome’ é direcionado ao mercado global de sistemas de radar naval tático, visando principalmente embarcações de patrulha offshore (OPVs), corvetas, fragatas leves e embarcações de apoio.

Por causa de seu tamanho compacto, massa relativamente baixa e excelente relação custo-benefício, o radar Quadome oferece vigilância aérea 3D e capacidades de defesa aérea para embarcações que, de outra forma, poderiam ser equipadas apenas com capacidade de detecção de alvos 2D.

Benefícios operacionais

Projetado para as necessidades operacionais modernas do domínio naval, o ‘Quadome’ oferece recursos robustos para a detecção e rastreamento de pequenos alvos de superfície e rastreamento 3D preciso de alvos aéreos pequenos, voando baixo e em movimento rápido, garantindo uma avaliação eficaz da ameaça, atribuição de armas e um alcance mais longo de “afastamento” do efetor devido à iniciação rápida.
“O Quadome opera em Banda C por razões operacionalmente vantajosas, oferecendo o melhor compromisso para embarcações de pequeno e médio porte que exigem alto desempenho”, disse Ryszard Bil, Chefe de Desenvolvimento de Portfólio e Diretor Técnico da Divisão de Radar e Soluções Navais da HENSOLDT.

Benefícios de propriedade

Os clientes terão o benefício de custos de ciclo de vida mais baixos, menor esforço do usuário devido a menores cargas de trabalho, treinamento e habilidades e conceitos de suporte modernos abrangentes.
A vida útil do produto também é significativamente estendida com tecnologia de nova geração preparada para o futuro, que oferece a capacidade de adicionar novos recursos à medida que novas ameaças surgem, usando a arquitetura definida por software.

Experiência global

“O Quadome é o culminar da presença internacional significativa da HENSOLDT e do espectro global de especialização”, disse Russell Gould, Chefe de Desenvolvimento de Negócios Internacionais. Com a vantagem única de mais de 50 anos de inovação em radar na Alemanha, Reino Unido e África do Sul, a HENSOLDT é um líder verdadeiramente global no mercado de radar.

Sobre a HENSOLDT

A HENSOLDT é uma campeã alemã na indústria de defesa com uma posição de liderança no mercado na Europa e alcance global. A empresa, com sede em Taufkirchen, perto de Munique, desenvolve soluções de sensores para aplicações de defesa e segurança. Como líder em tecnologia, a HENSOLDT também está continuamente expandindo seu portfólio na área cibernética e desenvolvendo novos produtos para combater uma ampla gama de ameaças com base em abordagens inovadoras de gerenciamento de dados, robótica e segurança cibernética. Com mais de 5.600 funcionários, a HENSOLDT gerou receitas de EUR 1,2 bilhão em 2020. A HENSOLDT está listada no índice SDAX da Bolsa de Valores de Frankfurt.

DIVULGAÇÃO: HENSOLDT

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments