ADEX and PHOTEX

A HMS Richmond, uma fragata Type 23, navegou pelo sensível estreito de Taiwan a caminho do Vietnã para demonstrar a liberdade de navegação, em um movimento que provavelmente irritará Pequim.

Atualmente, há tensões aumentadas entre a China e Taiwan. A China reivindica Taiwan como seu próprio território e intensificou a pressão militar e política para forçar a ilha democraticamente governada a aceitar a soberania chinesa.

Embora os navios de guerra dos EUA passem pelo estreito quase mensalmente, apesar da oposição chinesa, a Marinha Real não o faz desde 2019.

No início deste mês, o Primeiro Lorde do Mar, Tony Radakin, disse ao Nikkei Asia que estava “muito claro que o Estreito de Taiwan é águas internacionais. É uma via navegável que pode ser utilizada por diferentes nações.”

Em 2018, o navio de assalto HMS Albion foi desafiado por uma fragata chinesa e dois helicópteros durante um exercício de liberdade de navegação no igualmente disputado Mar da China Meridional. A mídia local informou que ambos os lados permaneceram calmos durante o encontro e o navio de assalto da Marinha Real continuou em curso, apesar dos protestos da China.

A China já advertiu o Ocidente “para não brincar com fogo” nas questões de Taiwan e exigiu “paz e estabilidade em todo o Estreito de Taiwan”.

No início do mês, a HMS Richmond capturou evidências de navios aparentemente violando as sanções das Nações Unidas contra os programas de armas de destruição em massa e mísseis balísticos da Coreia do Norte.

A fragata faz parte do Carrier Strike Group do HMS Queen Elizabeth. No mês passado, o CSG conduziu uma série de exercícios com o Japão, os Estados Unidos e a República da Coreia

A Marinha Real disse que a HMS Richmond está agora no Japão, realizando um programa de manutenção de rotina planejada antes de retomar as operações e engajamento de defesa com o Carrier Strike Group.

FONTE: UK Defence Journal

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

Período de distensão, palavra muito usada entre duas grandes nações que polarizaram o globo, a partir da dissolvissão da União Soviética estamos em uma crescente tensão, sem regras, os limites sendo quebrado um após o outro.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Agressor's

É pra proteger o mundo! Defender a liberdade a vida, e os direitos humanos!

Antonio Palhares

A livre determinação dos povos. A democracia e a livre iniciativa.

Agressor's

As potências dominantes como os eua amam o “liberalismo econômico ou a livre iniciativa” apenas nos países dos outros, a coisa muda quando é no território deles, por lá liberalismo é como e quando eles quiserem…O capitalismo “liberal” só serve para os países subdesenvolvidos que eles exploram…

PACRF

Já que o Reino Unido está “defendendo o mundo a liberdade a vida e os direitos humanos”, por que não retoma Hong Kong? Tá na hora desses atores (Reino Unido, EUA, Austrália, etc.), que posam de “paladinos da justiça”, mostrem serviço de verdade cortando relações diplomáticas e comerciais com a China, se puderem, é claro. Navio para cá, navio para lá não conseguiu nem conseguirá diminuir a influência política e econômica da China, muito menos conseguirá diminuir o ritmo que sua indústria bélica produz navios, aviões, blindados, submarinos e etc.

Nonato

Defendo que o ocidente se una e ataque a China logo.
Deram muita trela para os chineses.
Quanto mais o tempo passa, pior.

sj1

dissolvissão …

Nilo

obrigado… dissolvição

Flanker

Meu caro, Não é dissolvissão ou dissolvição! É dissolução!!

Nilo

dissolvissão erro meu não existe rsrsrsrs

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Carlos Campos

No final não aconteceu nada, nem acho que vai ter uma reação, sobre a China, continuo preocupado com o futuro da China devido a dependência do Brasil em relação à ela, a Direit@ no Brasil é idiota, que querem um fim para a China, sendo que isso é dar um tiro no pé deles mesmos, o Xi tá arranhando e com risco de desfazer a China atual criada pelo Deng Xiaoping

Andromeda1016

Na crise que a China está enfrentando com a Austrália a prejudicada foi a China pois depende da matéria prima que importa da Austrália. Veja que muito inocentemente ela resolveu brincar de sobretaxar o carvão que importavam da Austrália e acabou sem eles, fazendo suas indústrias e população sofrer com a falta desse material enquanto que os Australianos exportaram o carvão para outros compradores. Por causa disso hoje eles compram o minério de ferro dos Austrália calados, sem poder falar um ai contra eles. Acredito que o Brasil esteja em posição similar à Austrália em relação à China, ou seja,… Read more »

Joao Moita Jr

A posição do Brasil é, infelizmente como sempre…
Irrelevante.

Jagdverband#44

João, em termos econômicos não é não.
Somos o maior produtor de proteína animal e vegetal do mundo, fora os minérios, tão essenciais à economia mundial.
Politicamente ok, concordo contigo.

Pedro

E lá vem a força do agro, ou investimos em P&D e geração de empregos de qualidade ou nosso agro quando atingir a plena capacidade tecnológica vai mandar milhões para os centros urbanos… e quero ver como vai ser. não podemos após 500 anos, ainda nos sustentar em seremos fornecedores de matéria prima…

Leonardo Cardeal

Pior que esse negócio de agro é pop e tec já encheu mesmo. Infelizmente, depois de mais de 500 anos, continuamos agro…..

Leonardo Costa da Fonte

Errado meu caro. Podemos ser o maior exportador. Mas nem de longe o maior produtor!!! Um pequeno exemplo, apenas a safra de milho americana deve ser 1,5 maior do que toda a safra de grãos brasileira….

Caerthal

Por outro lado a Índia é um grande produtor, mas tem pouco excedente exportável.

Se você observar (1) as curvas de produção agropecuária dos EUA x Brasil, (2) a atual ocupação das terras desses 2 países e (3) o aumento da sofisticação tecnológica do nosso agro a conclusão óbvia é que seremos a Arábia Saudita do agro. Vamos ultrapassar os EUA bem antes de 20 anos.

Salim

Agronegocio precisa de água e clima favorável, entre outras . As crises hidricas estao se repetindo com maior frequência, o clima está instável e vemos queimadas dizimando nossas florestas e cerrado reduzindo produção de nossos mananciais. Pantanal nas últimas décadas perdeu 29% da reserva hídrica. Não sou ecochato, porém vejo piora em todos indicadores, que provavelmente irá debilitar nosso agronegócio. Precisamos com urgência de um plano radical nesta área para reverter nossa perda hídrica que já está comprometendo nosso futuro.

Capitao Vasconcelos

Quero ver os “machões” na hora do chamado das FFAA.

Carlos Campos

discordo João, no arranjo atual o Brasil tá bem importante, como nunca jamais teve.

Cristiano GR

Irrelevante é um morador de outro país, só fazer críticas ao nosso país.

Carlos Campos

a situação é que eles são nossos maiores compradores, então se eles vão mal, nossas vendas dimunem se temos materiais excedentes os outros países não vão fazer caridade conosco e manter o preço alto, por isso minha preocupação, fora que o Belt and Road no Brasil poderia trazer dezenas de bilhões de dólares para o país, e impulsionar o crescimento por anos, assim gerando emprego e nos enriquecendo, o governo tá apostando nos EUA, mas até agora não veja nada que os EUA estejam nos dando que a China não poderia nos dar, e dar ainda mais, o que resultaria… Read more »

Andromeda1016

A globalização tornou os países do mundo interdependentes logo você está certo. Só quis enfatizar que o Brasil não precisa agir de forma tão vulnerável em relação aos seus parceiros comerciais por causa da interdependência de que estamos falando.

Caerthal

Boicote aos produtores de commodities gera pouco mais que desvio de comércio. Quem lucra são os intermediários e donos de navios de transporte. Mas a propaganda é eficaz porque o que não falta é gente desinformada e tolos incorrigíveis.

Allan Lemos

Ela é idiota por desejar o fim para a China da mesma forma que o outro lado é idiota por desejar o fim para os EUA. O fato é que nenhum dos dois põe o Brasil acima das suas ideologias e radicalismos.

Carlos Campos

os EUA que tá exportando porcaria para o mundo, vide as pautas identitárias que eles exportam, a esquerd@ comprou isso, se a Direit@ no Brasil fizesse as pases com a China, aí seria dificil a esquerd@ voltar. mas a burrice é maior.

Joao Moita Jr

No Brasil já não tem nem direita nem esquerda a muito tempo.
Só tem os de cima, e os de baixo.

José de Souza

Pior que é. Os de cima, conservadores, tentando manter os privilégios, status quo e investimentos. Os de baixo, que deveriam tentar almejar algo, foram sequestrados pelo pensamento conservador com falácias sobre “família”, “combate ao comunismo” (em 2021, PQP!) e demais idiotices. E no meio uma diminuta e empobrecida classe média. Difícil e desanimador.

Carlos Campos

olha teu comentário tá até certo, quando era nos tempos do molusco e bando bastava chegar em um político do bando negociar uma obra, atualmente tá parecido mas diferente, tem que chegar no polítco e negociar a emenda do partido dele, ou um empréstimo bem legal na Caixa ou BNDES,

Slow

Que inclusive gerou milhares de empregos aqui , acho que você nunca leu nada sobre o financiamento de obras em outros países né ?
E outra tem um negócio chamado Fundo dê garanto á exportação caso algum país não pague ..

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/imprensa/noticias/conteudo/nota-sobre-financiamento-a-exportacao-de-servicos

É bom dar uma lida antes de falar tudo que o chacota mundial reproduz .

Rodrigo

essa foi boa

Caerthal

Não é possível “fazer as pazes” com quem nos despreza e pretende nos dominar, passando por cima do que for necessário.

Fábio

A China é um parceiro comercial (apenas comercial) importante para o Brasil, sem exportar para a China a economia Brasileira (especialmente Agro) perde lucratividade, por outro lado os preços dos alimentos no Brasil caem que é bom para a população. Mesmo que exporte um pouco menos (que seria bom para a população urbana) encontraremos outros parceiros onde vender nossos alimentos.
China lá Brasil aqui, relação comercial é importante, mas respeito a soberania é imprescindível.

Salim

Os valores são atrelados ao mercado internacional, o que mata e a desvalorização cambial de 40% irresponsável. Ficamos mais pobres por este atentado contra Brasil. Este desajuste será pago com queda vendas mercado interno , desemprego , piora índices pobreza até batermos fundo poço e voltarmos a crescer. Alguns vão ganhar muito e muitos vão sofrer privações. Não vejo nenhum programa de incentivo governamental para reverter esta situação.

Antoniokings

Outro dia foi um navio alemão.
Antes, um americano.
Isso não vai mudar em nada o destino de Taiwan.

Antoniokings

A volta aos braços da gloriosa Pátria-Mãe.
Caberá apenas aos chineses insulares decidirem: Por bem ou por mal.
Que voltará, isso é certo.

Flanker

Gloriosa pátria mãe!!!!!!! Barbaridade…..que cheiro de naftalina…….

Guilherme Gabriel Lins

é um tal de “gloriosa Pátria-mãe chinesa”, é um tal de “mãe-Rússia”, nunca vi tanta “mãe” no cenário geopolítico. Sobre Taiwan, uma improvável anexação militar por parte da China teria como resultado sanções econômicas meu caro, e ai veríamos o quanto a “gloriosa Pátria-mãe chinesa” é realmente poderosa, visto que ela depende vitalmente de importações para coisas básicas, como geração de energia e alimentos para população!

Kemen

Bom… se essas provocações continuarem pode mudar o destino do Manchester City, West Bromwich, Aston Villa, Wolverhampton, todos controlados pelo capital chines que esta pagando o salario de muita gente e muitos outros investimentos. Não tem como evitar capitais norte americanos ou chineses hoje em dia na economia do mundo eles alavancam muita coisa na economia mundial, o mesmo para capitais japoneses e alemães.

Burgos

Geralmente a subida dessa escalada não acaba bem, mas como dizem por aí
“O direito de um começa aonde o do outro termina e vice versa”.
Sorte para todos e termine bem para ambas partes !!!

Luiz Trindade

Não adianta a China reclamar… Taiwan não vai se entregar e nem as potências do ocidente vão aceitar que aquelas água são da China continental. Mas claro… Eles irão continuar a reclamar!

FERNANDO

A Inglaterra contínua ainda a Inglaterra.
Mordeu, leva PORRADA!
Isso é que impor RESPEITO com letra maiúsculas!

Inimigo do Estado

Só se for a Inglaterra, que no século passado quase virou país ocupado 2 vezes, intervalo de 20 anos apenas kkkkk

BENTO

Você não está errado, ela quase porem não foi ocupada !
lutou sozinha por um tempo contra uma Alemanha poderosa, enquanto que boa parte da Europa já tinha caído.
Abriu mão de varias tecnologias para os EUA em troca de ajuda conseguintemente perdeu seu posto de nação dominante depois da guerra
Não acho inteligente subestimar uma nação como aquela
Não nasceram como potencia ontem.

Kemen

Muitos politicos tem saudade da era colonialista explorando os recursos alheios, se agarram a ilhas no Caribe e Atlãntico Sul que ainda tem, mesmo sendo hoje anti econômico, fruto de um saudosismo. Hilario.
Voltou a politica de que “somos uma ilha e não fazemos parte da Europa BREXIT já”, mas quando a coisa esquenta pedem socorro aos norte americanos, que já socorreram eles varias vezes. O antigo papai virou desde 4 de julho um filho algo insano.

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Inimigo do Estado

Não lutou sozinha, os EUA forneciam tudo desde o inicio, não é a toa que os alemães colocaram seus subs no Atlântico para evitar o abastecimento dos tommies pelos EUA.

Hcosta

duas vezes?

Victor Filipe

Se você acha que no seculo passado algum pais tinha se quer próximo do necessário para realizar um desembarque naval na costa inglesa e ocupar o território deles, você é mais desinformado que o meu cachorro que está dormindo nessa manha de chuva.

Que Deus me ajude…

Flanker

“Quase virou “, seja uma ou mil vezes, não é o mesmo que ” virou”. Segue o baile, caipira…..

Inimigo do Estado

Aiiinnnn, se revoltou, me chamou até de caipira

Flanker

Hehehehehehe….mas, tu não mora na roça? Não tem um sítio? É caipira!…..hehehehehe

Agnelo

Quase…….. não foi….
A China e a Rússia (URSS) foram …. E os EUA foram fundamentais para liberta-los… junto da Inglaterra…

Kemen

Na idade média os Vikings reinaram por varios anos e mais tarde os Normandos. Na Europa isso era corriqueiro, invasões e dominios sucessivos em todos os paises.

Guilherme Gabriel Lins

estás falando de que meu filho? segunda guerra mundial? se for isso, os fatos mostram que a Inglaterra nunca esteve próxima de perder o conflito. A Alemanha, para lançar a operação Leão-Marinho, precisava de duas coisas vitais, primeiro: estrangular o abastecimento de matérias primas através do atlântico, por meio da campanha de submarinos, para assim colocar em colapso o esforço de guerra britânico, o segundo: alcançar a superioridade aérea, destruindo a RAF. Nenhuma das duas coisas aconteceu. Os alemães não conseguiram os objetivos militares que sustentariam a invasão, e foram também derrotados no Egito, onde a Inglaterra, mais uma vez,… Read more »

Inimigo do Estado

Em que livro tu leu que a Alemanha não era capaz de derrotar a Inglaterra? Só não derrotou por que Hitler foi burrinho em ordenar os raides contra alvos civis, se tivessem continuado a atacar a infraestrutura da RAF como no princípio, o resto cairia junto.

Kemen

Morderam Hong Kong e ai ?????

Agressor's

Um tigre de papel é a melhor e mais exata expressão que existe hoje pra definir a Inglaterra. Esse termo refere-se a algo ou alguém que afirma ou parece ser poderoso ou ameaçador, mas que, na verdade, é ineficaz e incapaz de resistir a desafios. Na aparência é muito poderoso, mas, na verdade, não é nada a temer; é um tigre de papel. De fora um tigre, dentro é feito de papel, incapaz de resistir ao vento e à chuva…

Rafael T.

acha que você deveria estudar mais sobre a segunda guerra mundial e a históricas guerras durante os séculos para mudar essa sua opinião.

Agressor's

E vc mais interpretação de texto…Milhões morreram nessas guerras pelo capricho de déspotas ou títeres que não tinham qualquer consideração pela raça humana…lugares como Dresden, que não tinham nenhum poderio militar foram alvos de ataques covardes…feito sob o comando e ordens de um conhecido alcoólatra inglês canalha…por ser um objetivo fácil para oportunistas como ele…”O álcool me deu mais do que me tirara” churchill…se pesquisarem mais a fundo encontrarão fatos que comprovam que esse dito “herói” não tinha nada que o qualificasse na excelência de estrategista militar ou político…comandou ataques a lugares como Dresden, totalmente embriagado… inegavelmente as vítimas permanentes… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Leandro Costa

Dresden não tinha alvo militar válido? Comeu algum alucinógeno?

Flanker

Não da bola, Leandro…eu ia escrever uma resposta pra ele, mas não vale a pena perder tempo….

Agressor's

Pega o meu joinha….A realidade é que eu observo que vcs nunca tem uma resposta pra minhas postagens e só ficam nisso ai mesmo, com Ad Hominens ….

Flanker

E os ataques alemães à Inglaterra? Não mataram dezenas de milhares de civis dentro de suas casas?
O teu problema é que tu acha que todo mundo tá errado….só ti e o dono da verdade…..por isso, ninguém tem saco pra debater contigo.

Kemen

Vamos deixar a politica de lado. Ingles bonzinho não ??? Não fosse a Russia enfrentar os alemães com seus enxames de T-34 fabricados atras dos montes Urais, contra os 88 mm dos Tiger e os 80 mm anti tanque, sacrificando milhões de vidas e os Estados Unidos fornecendo tudo para o Reino Unido e depois entrando na guerra, os ingleses e outros estariam catando seus compatriotas judeus também. Um holocausto mundial.

Flanker

Deixando política de lado? Teu comentário foi politico, mas tudo bem. Eu só quero saber onde eu escrevi algo que contradiz o que tu escreveu sobre os soviéticos e norte-americanos? Onde eu falei que os ingleses foram bonzinhos ou super-poderosos? Onde? Só tem algumas coisas a reparar no teu comentário: quando os soviéticos chegaram na europa, entre 1944 e 1945, estavam empurrando os alemães de volta e, nesse ponto, a Inglaterra não sofria mais grande perigo. Na Batalha da Grã-Bretanha, em 1940, aí sim, os britânicos quase foram vencidos e quase seu território foi invadido. Durante esse período, os EUA… Read more »

Antoniokings

Pelos mapas do avanço soviético, em meados de fevereiro de 1945, os soviéticos estavam com suas linhas chegando na altura de Görlitz cerca de 100 km de Dresden.
O bombardeio criminoso não ajudou em nada o avanço das tropas aliadas frente ao desbaratado Exército alemã.
O bombardeio foi uma atitude injustificada e seus perpetradores só não foram julgados porque venceram a guerra.

Antoniokings

Dresden não tinha valor militar.
A cidade foi bombardeada durante 37 horas em fevereiro de 1945.
Morreram 25 mil civis ou mais.
Três meses depois a guerra terminaria.
Não tinha instalações militares relevantes, apenas patrimônio histórico.
Historiadores consideram que foi uma vingança dos ingleses aos bombardeios alemães do início da guerra.
Mesmo porque o centro da cidade foi bombardeado com bombas incendiárias enquanto as estruturas de comunicação como estradas e pontes ficaram praticamente intactas
Enfim, um crime de guerra.

Victor Filipe

Mesmo tendo 100 fabricas militares que faziam peças de aviões, tanks e submarinos e sendo um dos principais entroncamento ferroviários da Alemanha ela ainda assim não era um alvo militar valido? Se a gente for olhar por essa ótica todas as cidades alemãs e japonesas não eram alvos militares validos Vamos ter que voltar no tempo e avisar para os Britânicos e Americanos para cancelarem a campanha de bombardeio aliada. Vai ser interessante ver o desempenho do exercito vermelho enfrentando o exercito alemão que não iria sofrer com golpes na sua logística e capacidade de produção… Ah é, não posso… Read more »

Flanker

E os ataques à Inglaterra, com milhares e milhares de civis mortos dentro de casa e nas ruas? Vocês querem criar heróis e justificativas humanitárias em meio à uma guerra!! Isso não existe! Guerra é a ausência completa de civilização! Nada, absolutamente nada, em uma guerra é humano e civilizado! É apenas barbárie é selvageria, seja de qual lado for!! O resto, é retórica bonitinha para justificar esse ou aquele discurso ou ideologia.

Antoniokings

Por isso o ataque, já no final da guerra, foi considerado uma vingança.
Não quero crer que os ingleses quiseram pagar na mesma moeda os crimes perpetrados pelos nazistas ao bombardear cidades inglesas.

Flanker

Como eu disse em outro comentário mais abaixo, guerra é guerra, não há bonzinhos ou heróis. Nada é pior na história humana do que as guerras! É a ausência completa de civilização e humanidade! Isso justifica os crimes de guerra? Claro que Não! Mas, ser humano é ser humano… seja da nacionalidade que for!

Antoniokings

A Inglaterra não é mais levada à sério nos assuntos internacionais.
A única coisa que o pessoal ainda acompanha são as fofocas da Família Real.
Como eu não acompanho, não ligo muito para o País.

rui mendes

A mirror, please.
Antes de papel que não existir, de todo.
Eles já foram os mais relevantes, e continuam relevantes, como é facto, em todas as reuniões da ONU, G8 e NATO, mas alguns nunca foram relevantes no passado e continuam na mesma onda no presente, são sempre os maiores da rua deles, mas é sempre no futuro.

Rodolfo Marcos Livio

Disse um que usa celular ou computador feitos com peças(ou inteiro) da China para escrever coisas sem nexo.

Daltro A . R . Costa.

Nada contra ninguém…
Mas pergunto o que hoje não é feito na China …
Praticamente td…

FERNANDO

A Inglaterra contínua ainda a Inglaterra.
Mordeu, leva PORRADA!
Isso é que impor RESPEITO com letra maiúsculas!

Flanker

Cuidado, Teropode, senão esse aí te chama de artrópode……

Agressor's

Não passa de uma nação subalterna e subserviente dos EUA hoje….De um verdadeiro pau mandado….Ou vc acha mesmo que essas ações não estão sendo feitas por ordens dos EUA?…Pelo dedo deles, por trás…

Flanker

“…Pelo dedo deles, por trás…”

Peraí, isso é uma acusação de manipulação do UK pelos EUA, ou é uma consulta urológica com exame de próstata?….huehuehuehue

Slow

Da ultima vez que foram impor respeito se não me engano no Mar Negro quase pararam no fundo do mar ..

Slow

Não foi preciso , mudaram a direção e sairam da fronteira rapidinho ..

Slow

Você acha mesmo que UK tem peito pra peitar Russia ? ??

Heinz Guderian

A China já advertiu o Ocidente “para não brincar com fogo” 
A China é aquele cachorro, que por trás do portão, lati, lati, rosna. Mas quando o portão se abre fica caladinho.
Quero ver o dia em que eles vão ter culhões pra afundar algum navio nesse mar, que é área de livre navegação. E não o mar deles.

sj1

Outro que não aceita a Nova Ordem, em que os EUA deixaram o comando do mundo sozinhos

Heinz Guderian

vix, mais um mente fechada, que acha que todo mundo do blog faz parte de uma torcida, seja para os EUA , ou China e Rússia.
Pelo seu comentário, já da até pra ver o lado da sua “torcidinha” , acorda!!!!

sj1

É pelo Brasil minha torcida, coisa que falta ao país inteiro.

Roberto Sarge

lati? KKKKKKKKKKKKK…………. vai estudar meu filho!!!!!!

José de Souza

“Lati”?

Slow

“A China é Aquele cachorro que fica atrás do portão, lati, lati rosna . Mas quando portão se abre fica caladinho.

Kkkk e os EUA é aquela criança que fica provocando o cachorro do outro lado do portão porquê sabe que o cachorro não consegue passar .

Last edited 2 anos atrás by Slow
Andre

Gostei da sua escolha de palavras: “não consegue”

Slow

Da próxima você escolhe minhas palavras .

Michel

Late, late, rosna, rosna, mas não morde. No entanto, acho perigoso achar que a China ficará eternamente advertindo. Eu não pagaria para ver.

Inimigo do Estado

Esses tommies fazem isso por que sabem que terão o tio Sam para socorrê-los de novo. No mano a mano sabem que tomam uma surra daquelas.

Nilo

Não vai rsrsrsrs. Publicação Asia Times 28/set/2021. O governo indonésio ainda não protestou contra uma incursão de um navio de pesquisa chinês e duas escoltas da Guarda Costeira em sua zona de exclusão econômica (ZEE) ao norte das ilhas Natuna, que agora continua em torno de um local promissor de exploração de gás natural por mais de três semanas. Os três navios invasores chineses estão sendo perseguidos por uma flotilha rotativa de seis navios da Marinha da Indonésia e três da Agência de Segurança Marítima (BAKIMLA) nave de patrulha. O Ministério das Relações Exteriores da Indonésia chamou o embaixador chinês… Read more »

Kemen

Olhe uma Type 23 não é lá essas cosas não, deveriam enviar pelo menos uma Daring se forem navegar pelo pacifico, a capacidade de se defender e para exercicios navais seria bem melhor.

Kemen

Naquela fumacinha da Chaminé da para defumar sardinhas ou atuns

Guizmo

Eu não defendo o expansionismo chinês na região, muito pelo contrário. É um convite à Guerra a atitude chinesa de invadir ZEE de outras nações asiáticas, construir ilhas artificiais, etc…..mas……a navegação de navios de guerra dos EUA e UK em sua costa é praticamente navegação de cabotagem.

saulopereira3

qual a distância do litoral de Taiwan para o litoral da China? é maior ou menor que a distância entre o litoral das Ilhas Malvinas para o litoral da Argentina? quem souber, por favor me esclareça.

Nilo

210 km Taiwan/China
590km Malvinas/Argentina

Last edited 2 anos atrás by Nilo
saulopereira3

os chineses podem alegar que Taiwan fica bem próxima ao seu território Continental, ao contrário da Inglaterra, que fica próxima ao polo Norte e na mão grande, coloniza a força, as Ilhas malvinas, que fica próxima ao polo Sul e do litoral argentino;cadê a inútil ONU, que não faz nada?

Leandro Costa

Vai ver porque os ingleses chegaram lá antes de a Argentina existir?

Nilo

USS Ronald Reagan Carrier Strike Group entra no Mar da China Meridional:

Carlos Campos

kkkkk ainda tem mais, fazer parte da falida Argentina ou ser súdito da coroa britânica, a escolha assim fica fácil.

Slow

Então a Lua ja tem dono k k

MELO

Vejo que todos não entenderam a raiz do problema (Taiwan), a maior fornecedora de chips do mundo.
Taiwan é o que todos gostariam de ser, blindada por sua própria capacidade tecnológica.

Se cair na mão da China, o mundo ficará de joelhos, pois, faltará o principal componente para computadores, aviões, navios dentre outros.

Bosco

Não tem porque dois anos antes os EUA e a URSS assinaram o Tratado do Espaço Sideral e nele estava determinado que nenhum país seria dono de um corpo celeste. Não fosse isso e sim, os EUA poderiam ter reivindicado a Lua como sendo sua propriedade, claro, isso não impediria outros de contestar essa reivindicação. Hoje ele é assinado e ratificado por quase todos os países do globo, inclusive a China. Fato é que isso ainda vai dar muito pano pra manga e se hoje a briga é por Taiwan amanhã poderá ser pela Lua , Marte ou algum asteroide.… Read more »

Slow

Você acredita em tratado ? EUA na época do Trump retirou-se do tratado de céus abertos com a Russia , do acordo com Irã e ja deixou na mão vários países que eles prometeram proteger .. enfim se você acha que tratado adianta kkk boa sorte .

Last edited 2 anos atrás by Slow
Flanker

Meu caro, procure por mar territorial, zona contígua e zona econômica exclusiva……seus significados e diferenças.

Luciano

Em 1914, um único atentado em Sarajevo provocou a primeira guerra mundial, com mais de 10 milhões de mortos. Hoje, os arsenais nucleares estão entre nós numa quantidade que acabaria com a humanidade várias vezes e aí começamos a ver provocações e mais provocações. Aí vemos a China sendo sistematicamente sendo provocada e Pequim já disse que vão às últimas consequências para defender sua influência no Mar da China e principalmente sua histórica briga por Taiwan. Imagina se fosse o EUA ou Reino Unido há alguns quilômetros de um estado comunista? O cenário é de perigo extremo para toda humanidade… Read more »

j.leo

Não foi a morte de Francisco Ferdinando a causa principal da 1ª Grande Guerra, pode ter sido o estopim de seu inicio, mas a bem da verdade, foi a 2ª revolução industrial sua consequência, levada a cabo pela intente: França, Reino Unido e Rússia, contra a Alemanha, os Impérios Austro-húngaro, Otomano e a Hungria, e o motivo é o mesmo da desordem geopolítica atual entre EUA e China, $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

j.leo

Favor ler Bulgária ao invés de Hungria.

Marcelo

Depois da aprovação do Brexit deu para perceber que os ingleses resolveram recuperar o protagonismo militar de décadas passadas !!!!

Inimigo do Estado

Fosse Jinping fazia era doar armas para a Argentina, ou financiar por um preço bem camarada, quero ver os tommies bufarem com a Argentina com J-11 ou J-10, subs e navios novos e querer mais cantar de galo no estreito de Taiwan.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Flanker

Os ingleses te molestaram? Tem algum trauma com algum inglês? Hehehehehe

JagdVerband#44

O mais legal de tudo é ver o comentarista pró china escrevendo comentários com outros apelidos.
Que apelação.

Cesar

Navio bonito essas Type 23.

Flanker

Verdade! Bonito mesmo!!

francisco

A China não produz a comida que come, não tem carvão suficiente para as suas industrias e muito menos petróleo.
Portanto, não pode entrar em guerra com ninguem.