Produção de petróleo e gás no pré-sal é recorde em setembro e ultrapassa total acumulado em campos terrestres desde 1941

232

A produção totalizou 2,85 milhões de barris

A produção de petróleo e gás natural nos campos da camada pré-sal totalizou 2,85 milhões de barris de óleo equivalente por dia em setembro, o que representa 74,10% do total nacional, que alcançou no mês 3,84 milhões de barris.

Os dados, do Painel Dinâmico de Produção de Petróleo e Gás Natural, foram divulgados no dia 21 de outubro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e são recorde na produção mensal do pré-sal, tanto em termos absolutos quanto em percentual da produção nacional.

Desde a descoberta do Campo de Tupi, em abril de 2009, a produção acumulada no pré-sal chegou a 5,02 bilhões de barris. A ANP destaca que esse número ultrapassou toda a produção acumulada em campos terrestres desde 1941, que somou 4,96 bilhões de barris óleo equivalente.

Por bacia sedimentar, a maior produção no mês de setembro foi em Santos, com 2,74 milhões de barris, atingindo 71,36% do total nacional. O valor também é recorde histórico para a Bacia de Santos. O principal campo produtor segue sendo Tupi, com 1,22 milhões de barris, sendo 948 mil barris de petróleo e 43,12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

O poço com a maior produção foi o 7-BUZ-10-RJS, do Campo de Búzios, que registrou no mês passado 67,5 mil barris, a quarta maior produção histórica por poço. Por estado, o Rio de Janeiro é o maior produtor do país, com 3 milhões de barris, o que corresponde a 78,5% do total nacional, sendo 81,8% do petróleo e 66,3% do gás natural produzidos no país.

A ANP ressalta que os dados do Painel Dinâmico são preliminares e podem mudar, de acordo com os ajustes feitos pelas empresas concessionárias até a publicação dos dados consolidados no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural.

FONTE: Agência Brasil

NOTA DA REDAÇÃO: Para acessar o Painel Dinâmico de Produção de Petróleo e Gás Natural, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

232 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Slow

E os preços de gasolina e gás bate recorde também inclusive com aumento 2x por mês .

Diego

E muita sacanagem com o povo brasileiro! Pagamos os combustíveis que são produzidos aqui em dólar!

Luís Henrique

Sacanagem com o mundo todo. Culpa do Bolso… ops, culpa da globalização.
O mercado é mundial, os preços seguem o mercado.
O barril subiu e o dólar está alto. Além disso o Brasil tem impostos pesados. É difícil resolver.

Slow

Se dólar n tivesse quase 6 reais estaria mais baixo os preços .. e a culpa do dólar alto é de mais alguem a não ser do BolsoGuedes ?

Luís Henrique

O Brasil continua seguindo o mesmo tripé macroeconômico, a diferença é que na época do FHC e do Lula os juros eram altíssimos. Todos diziam que o Brasil era o país dos impostos e dos juros altos, o maior do mundo. No governo atual, optaram em reduzir os juros e a moeda mais desvalorizada. Existe o lado bom e o lado ruim. Mas não é só isso, o preço do barril está subindo devido ao aumento da demanda no mundo todo. Problemas de preços altos estão ocorrendo em quase todos os países, a Alemanha que é a maior economia da… Read more »

Slow

Uma pandemia que era chamada de gripezinha agora serve de desculpa ?

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/08/06/lucro-liquido-dos-bancos-bate-recorde.htm

Os bancos continuam lucrando ..

Mas enfim dólar alto é bom , Paulo guedes, pr do Banco central e mais alguns do governo tem dinheiro em paraíso fiscal né ..

Eu achava que era só tirar a Dilma ..

Nonato

Você esqueceu de citar que foram criados 2,5 milhões de empregos de janeiro a setembro.
Ainda bem que nos países governados pels turma do Maduro a situação esta boa.
Na Argentina, inflação de 50% ao ano, 46% da população na miséria, 120 mil obitos por covid.
Na Venezuela um litro de gasolina a 22 centavos, mas um salário mínimo não compra um kg de carne.
A turma do Maduro quer voltar ao poder…

Slow

Criados ou recuperados ? Kkkk .. na epoca da turma do maduro a picanha era baratinho até quem recebia salário minimo comia todo fim de semana ..

É aquilo que Guedes disse “ era uma festa danada pobre viajando de avião “

Carlos Crispim

Vale lembrar que o Brasil é um dos países que mais se saiu bem na pandemia, ou o que menos caiu, graças á política do P. Guedes e do governo federal, sem roubos e assaltos às estatais e fundos de pensão. Vale lembrar também que não “doamos” mais dinheiro à países ditatorias, o Brasil não financia mais terrorismo e não faz obras em outros países com dinheiro do BNDES. As obras agora são feitas no Brasil.

André Macedo

E você esqueceu de contar os empregos informais colocados nessa conta, se é que você sabe a diferença.

Carlos Crispim

Vale lembrar que quem chamou o corona de “gripezinha” foi o Dráuzio Varella, disse que não aconteceria nada, que podia ter carnaval tranquilamente que não ia dar em nada, apesar do governo federal ter decretado emergência sanitária….Deu no que deu…Depois ele apagou o vídeo e o mito ficou com a fama até hoje. Dólar alto é bom pra balança comercial, é um dos pilares da base monetária, agora quem tem dinheiro fora é por que não quer aplicar aqui, todos os grandes empresários donos de jornais e revistas tem offshores e ninguém comentou nada. Vale lembrar também, pra quem quiser… Read more »

Slow

Amiguinho tem video do Pr chamando de gripezinha .. quer falar de lucro de bancos ? O ministro da economia tem conta em paraíso fiscal e ja lucrou 14 milhões com dólar alto .

Agressor's

Todo o castigo pra brasileiro é pouco….

Nilo

É a praga do Sangento Garcia e a Tonta

Nonato

O maior castigo é ser governado pela turma de Fidel e Maduro.
O Brasil está bem.
Já Cuba, Venezuela, Argentina, Nicarágua estão nas mãos de ditadores “socialistas”.
No Brasil, passaram 13 anos aparelhando a máquina, que agora faz de tudo para tumultuar, inclusive uma CPI…
Em outubro de 2020, a turma da CPI estava em comícios sem máscara.
Teve um político que foi para Cuba e pegou covid em dezembro de 2020.
Outro foi passar férias em Miami…

Last edited 2 anos atrás by Nonato
Lima

É. Estamos “ótimos”.

Carlos Crispim

Em relação aos outro sim, pesquise e procure se informar.

André Macedo

Sim, o real foi a moeda que mais perdeu valor em 2020, o poder de compra do brasileiro está no fundo do poço, estamos ótimos! Ironicamente saiu ontem uma matéria da Nasdaq (segunda maior do mundo no ramo de bolsas de valores) afirmando que a economia brasileira vai ter a pior performance de todo o G-20. Pra afirmar que o Brasil está bem ou você não mora aqui, ou é rico. Segue o trecho o link: Inflation has shot up to more than 10%, the fastest since a political crisis five years ago, while unemployment remains close to record high… Read more »

Slow

Seu presidente usou mascara acho que no máximo 10x desde começo da pandemia .. que mania de comparar Brasil com Venezuela em antes era comparado com Reino Unido e países da Europa .

Carlos Crispim

Vdd. E o ladravaz que pegou covid em Cuba se tratou com a “mardita” cloro.quina, que lá faz parte do protocolo de tratamento em todos os hospitais, só aqui metem o pau.

Slow

Da onde você tirou que ele se tratou com cloroquina ? ?? acorda pra vida cara

Angora

Engraçado que para contrapor a incompetência deste (des)governo, citam outras ditaduras, mas não citam outros governos de esquerda ou centro esquerda como Portugal, Espanha, Noruega, Finlândia, Suíça, Suécia, Coréia do Sul, entre outros. Não só estamos longe, muito longe de estarmos bem como também nunca, em toda nossa história, estivemos tão mal. Dólar altíssimo só é bom para poucos e sabemos quem são. Voltamos a ter milhões abaixo da linha da pobreza. Um estudo do IPEA conclui que hoje, no Brasil, leva 7 gerações para mudar de classe social. Na índia, que tem um sistema de classes, leva 4. Enfim,… Read more »

João Augusto

Difícil resolver é a sua burrice. A PPP é obra de Temer e Bolsonaro pra beneficiar acionistas em detrimento da população. Não tem nada com a globalização, a não ser que a globalização a que você se refere seja a dos interesses do (des)governo federal. Este, aliás, poderia muito bem estar refinando aqui no Brasil ao invés de deixar plantas ociosas. Deve-se destacar ainda, que o câmbio é parte do mecanismo privatista. Antes de grandes alienações do patrimônio nacional isso acontece. Só não vê quem não quer. Os vendilhões da turma BolsoTemer vão ser recompensados. A Nação e o Povo… Read more »

pedroctba

Falando em prejuízo, estamos pagando em muito ainda os prejuizos da era mesozoica petista, especialmente na luz e no combustível. Nao esqueça disso ao lembrar do tal “patrimonio nacional” que nunca foi nacional e pertencia apenas a uma patotinha de Brasilia, RJ e SP.

Camargoer.

Caro Pedro. Ao contrário. Entre 2008-2015 foram instalados enormes plantas de geração eólica e foram iniciadas as obras de várias usinas hidroelétricas. Sem estas obras, o país estaria sob racionamento desde 2019. Acho bastante ilustrativo que desde 2019 o país abriu mão do horário de verão, essencialmente uma opção simples e eficiente de preservar os reservatórios durante o período de chuvas para ser usado durante o período de estiagem. Também chama a atenção a paralisação das obras de Angra 3 desde 2015. Isso explica muita coisa.

Tomcat4,2

Horário de verão não ajudava em nada e foi por isso que foi apoiado pelo povo que era muito afetado por aquela viagem , a diferença de consumo era tão ínfima que a aprovação pelo fim daquilo foi fácil. No governo PT se “iniciou” muita obra , muitas das quais agora é que estão sendo continuadas e concluídas.

Slow

Ele acabou com horário de verão e agora mandou povo apagar a luz ..

Igual transposição do rio né que se Temer tivesse ficado mais um mês era ele que tinha inaugurado ..

Carlos Crispim

Ele se referiu ao desconto na luz que a Dilmanta deu e causou prejuízos de centenas de bilhões às empresas, que depois foram repassados a nós, que pagamos a conta até hoje, é só pesquisar no google. O prejuízo que os governos anteriores de 2003 a 2016 causaram ao Brasil chega a trilhões!

Luís Henrique

A 1a onda de grandes privatizações no Brasil ocorreu no governo FHC e o real estava muito valorizado na época. Essa conversa esquerdista e populista de que as privatizações são a pior coisa do mundo já caiu por terra, quando já foi provado e comprovado o porque eles AMAM as empresas estatais. Quer que eu refresque sua memória? Cabide de empregos para os companheiros LIVRES do teto de salário, ou seja, nos cargos públicos dentro do governo, os companheiros só podem ganhar salários de até 39 mil (salário dos ministros), mas nas estatais os companheiros podem ganhar 70, 80 e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Luís Henrique
Fernando

E agora que os militares descobriram essa bocada, chutaram os companheiros e assumiram as mamatas.

Ou seja, tudo como antes no quartel de Abranches.

Last edited 2 anos atrás by Fernando
Slow

Era 39 mil mas Bolsonaro ja aumento o salário dos seu ministros..

https://www.google.com/amp/s/www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/ramos-mourao-e-heleno-tambem-receberam-mais-de-r-100-mil-em-junho%3Famp

E sem falar nesses inúteis ganhando 100 mil pra q ?

Nonato

Ainda bem que em Cuba e na Venezuela não existe esse problema.
Abem que nos desgovernos anteriores o rombo na Petrobras foi de apenas 40 bilhões.
Bilhões e bilhões foram emprestados pelo BNDES para Cuba e Venezuela, que deram calote.
A refinaria Abreu e Lima foi construída por 60 bilhões de reais.
As refinarias Premium do Ceará e do Maranhão gastaram 4 bilhões e ficou só 2 terrenos baldios.
O coronel Ainda queria construir trem bala por 30 bilhões de reais.

Slow

Pagando 7 reais na gasolina a petrobras tem que dar lucro mesmo.

Carlos Crispim

Não é por por lucro, está custando 7 reais e vc acha gasolina nos postos com facilidade, no Reino Unido, por exemplo, não tem gasolina nos postos; o preço alto aqui fez cair a demanda, sobrando gasolina, não adiantava nada custar 4 e não tem pra vender.

André Macedo

No Reino Unido não tem gasolina nos postos porque não tem caminhoneiros pra entregar, já que muitos perderam seus vistos graças ao maravilhoso Brexit, atualmente os britânicos tem um déficit de 100.000 caminhoneiros, até as Forças Armadas estão tendo que entregar combustível.
Você é mal intencionado ou só desinformado mesmo?

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Slow

Falta de gasolina no Reino Unido ta relacionado com brexit vai se informar ..

Carlos Crispim

E o que ganhamos até hoje? Nada. Estatais cujos funcionários se apossaram delas, saques nos fundos de pensão, estatais financiando ditaduras e esquemas de compra de parlamentares, vc fala como se antes de 2019 tudo funcionava. Vendilhão, pra mim, foi a nossa gloriosa estatal petrolífera ter que pagar 3 bilhões de reais ao departamento de justiça americano para encerrar o processo de corrupção de Pasadena, isso sim é entreguismo, os americanos nem precisam invadir o Brasil, eles conseguem dinheiro somente deixando os petistas roubarem à vontade, pois depois a conta chega…

Antoniokings

O mercado não é assim ‘mundial’.
Pergunte se o preço disparou na Rússia, Arábia Saudita e demais grandes produtores.
Lá, eles pensam na segurança do País, em seus projetos de desenvolvimento e como o Governo pode contribuir para tal.
Petróleo é política se segurança de Estado.
Aqui, querem encher ‘as burras’ dos acionistas.
Mas, esperar o que de um País onde o Presidente do BC ‘se aconselha’ com o dono de um dos maiores bancos privados do País?
..

Carlos Crispim

Só faltou mencionar que em governo anterior o ministro da fazendo brasileiro era um banqueiro, que declarou ao TSE patrimônio de 377 mihões de reais…e falam mal do guedes por ter 10 milhões de dólares numa offshore…pobrezinho…

Johan

Resumiu tudo em poucas linhas. Só faltou mencionar o política ambientalista na Europa que a deixou de 4 para o Putin, que está rindo a toa diga se de passagem.

André Macedo

Amigo passa pano, quando seu mito fala sobre “furar o teto de gastos” ou ataca as instituições democráticas, os investidores perdem a confiança e vendem seus estoques de real, o excesso de oferta então aumenta o valor do dólar, a alta do barril não é só culpa do desgoverno, mas o projeto de presidente literalmente ajudaria bem mais se ficasse calado.
De nada.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Slow

Antes isso derrubava presidente, agora o ministro faz um anúncio ao vivo .. o golpe foi contra o povo rss

Luís Henrique

A China utilizou e utiliza até hoje uma política de moeda desvalorizada em relação ao dólar. Veja como deu errado. Existem benefícios com um real desvalorizado. Eu não sou economista, mas a maioria que opina também não são, muitos só criticam. Entraram em uma campanha contra o atual Presidente de tal modo, que até começaram a odiar os militares, só porque ele “foi” do exército. Agora só se fala em lagosta, camarões, efetivo, aposentadorias e todas as notícias da área militar se transformam em temas políticos para atacar o Presidente. O povo tem memória curta. Eu lembro que antes deste… Read more »

Slow

Real desvalorizado aqui você sente quando vai no mercado ou no posto como isso não serve pro Brasil ..

Tomcat4,2

Exatamente Luis, os canhotos e semi canhotos estão em alta na trilogia e demais foros, como robôs de disseminação de anti militares a anti tudo que tenha a ver com o atual governo. Tão cegos por suas ideologias que não veem o quanto esta sendo reconstruído e reestruturado o setor logístico e sua infraestrutura terrestre, marítima e aérea em todos os modais e isto em plena pandemia com o país crescendo e ficando no jeito pra decolar de vez.

Slow

Você acredita em um cara que fala que a vacina causa aids ..

Quer mais desinformação que isso ?

Last edited 2 anos atrás by Slow
Americo Roscia

Desinformação quem esta propagando é vc! O presidente nunca disse isso. Prova se vc for capaz! Ele só citou a reportagem publicada na revista exame e depois alterada criminosamente para construir essa tua narrativa e de todos os esquerdistas de plantão, mas esqueceeram que o print é eterno kkkk! Vc tem que cair na realidade e ver os avanços que o Brasil teve nesses 3 anos sem a turminha do rouba e rouba! e sem mandar nosso dinheiro, o do BNDS, para fora do Brasil! Infelizmente para vs cairem na realidade teriam que sair de frente da telinha da globolixo… Read more »

Slow

Tem vídeo dele falando , igual quando ele falou do relatório do TCU que era falso .. quem tem q se informar antes de falar mentira é ele ..

Seu pr esqueceu que estava sendo gravado e falou como ele recebia dinheiro de funcionários do gabinete..

https://istoe.com.br/sem-saber-que-esta-ao-vivo-bolsonaro-fala-sobre-propina-e-preco-de-vaga-no-stf/

Carlos Crispim

Ele LEU o título de uma matéria que saiu na revista EXAME em out/2020, que já havia amplamente repercutido no exterior, pois era reprodução de um artigo publicado na prestigiosa LANCET, mas aqui ninguém falou uma linha que ele apenas leu a revista e nem deram o nome da revista. Pode procurar na internet, inclusive o jornalista que fez a matéria já mudou os textos para distorcer o conteúdo, porém, deixou rastros, ficou registrado que ele alterou logo depois de repercutir na live do mito. kkkk PS. O artigo não falava que vacina causa AIDS, nem ele falou isso, inventaram,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Carlos Crispim
André Macedo

To vendo, pessoas morrendo de fome procurando restos na caçamba do caminhão de lixo, açougues vendendo ossos, miúdos e carcaça de frango, desemprego rampante e por aí vai. Uma mudança tão grande que você não soube citar um exemplo sequer? Kkkkkkkk
Essa reestruturação deve ser pq você mora no mesmo bairro nobre do prefeito, ou está falando de outro país, porque Brasil isso aí não é. Se essa tal de decolagem for movida a gasolina, acho que não voa 500 metros.

O cego acusando outros de sê-lo.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Carlos Crispim

Antes de 2019 não existia fome, as florestas eram intocadas, não existia pobreza e nem maus-tratos aos animais, isso só apareceu depois de 2019, e as 25 milhões de crianças de rua foram salvas pelo Nine e nunca mais se viu nenhuma delas pedindo dinheiro nas ruas, graças ao homem mais honesto que jesus cristo.

André Macedo

Chegaram os argumentos de prateleira, não importa a discussão é o mesmo papinho, até entendo você usar eles, já que te poupa de ter que queimar uns neurônios estudando, abraço.

Carlos Crispim

Foram praticamente 30 anos de roubos e assaltos, aparelhamentos, educação sucateada, não se conserta isso em 2,5 snos.

André Macedo

Você quer comparar a economia chinesa com a brasileira?Kkkkkkkkkkkkkk realmente, se você não tivesse dito que não era economista eu não saberia, quase achei que você era formado em Harvard.
Ninguém odeia os militares, mas qualquer um com bom senso sabe a mentalidade elitista do alto oficialato, independente de governo isso sempre foi evidente, e sobre o presidente eu não tenho culpa se ele só faz m….
Um dos únicos beneficiados pelo real desvalorizado é o Guedes, que até agora ganhou cerca de 300 mil reais, aproximadamente.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
André Macedo

Mais um adendo, antes desse governo o salário mínimo do Brasil “quebrado” comprava 2,1 cestas básicas, caiu pra 2,04 em 2019 e em 2020 isso caiu pra 1,58. Pra estar elogiando o atual governo você com certeza não se preocupa muito com salário né kkkkkk

Allan Lemos

A maior parte do combustível é importada dada a baixa capacidade de refino do País. Além disso o nosso óleo é mais pesado e os nossos equipamentos são mais indicados para processar o mais leve.

Heinz Guderian

Ainda não compreendo como um país do tamanho do Brasil, não possui uma refinaria para tal. Sério, é muita falta de compromisso dos políticos com o povo.

João Carlos

É o resultado do MONOPOLIO da Petrobrás no refino… Sem concorrentes, não há estimulo à produção com qualidade … simples assim.

Renato de Almeida

Não é não.
O problema da PETROBRÁS é que colocam POLÍTICOS em vez de técnicos da própria empresa no cargo da presidência.
E político em lugar que brota dinheiro, todo mundo sabe o que vai acontecer.

João Carlos

Verdade, o problema são os políticos… sei… Eles chegam lá sozinhos né … sei … conta mais, preciso me atualizar.

Renato de Almeida

Quem bota eles lá é presidente meu amigo.
Te garanto que não sou eu que coloco político em empresas estatais.

Americo Roscia

Por isso Bolsonaro colocou lá um general, que valorizou os técnicos, e a Petrobras esta conseguindo se recuperar e dando lucros. Milagre não se faz em 3 anos , depois de mais de trinta anos de corrupção!!!

Slow

7 reais o litro .

Antoniokings

Que mané concorrência.
Olhe o setor bancário com grandes estatais e bancos privados.
Verás que as taxas são muito semelhantes.
Mas, experimente acabar com as estatais para ver para onde as taxas vão.

João Carlos

Outro que entende de tudo… o monopolio se exerce de varias formas, uma mais dificil de voce entender se chama BUROCRACIA… outra se chama CORRUPCÃO … Tem empresas que nao entram no Brasil por causa desses dois motivos, você sabia?
Tenta montar uma quitanda na esquina, tanta fazer as coisas direitinho, como manda a lei… aí você vai começar a entender.

Camargoer.

Caro João. Corrupção é um crime, nunca uma estratégia monopolista. Até quando se joga banco imobiliário é preciso seguir as regras. O corrupto busca vantagens por meios ilícitos. Existe corrupção tanto em sistemas monopolistas quanto em sistema sob livre concorrência.

Satyricon

Kings, vc tem certeza disso?
Explica então a telefonia celular, onde não há interferência estatal, e os valores se mantém estáveis, ao longo dos anos

Antoniokings

Estáveis e caríssimos.
E mesmo assim, uma das maiores operadoras, a única nacional, está extremamente endividada.
O resto é tudo multinacional.
Corrija-me se estiver errado.

carvalho2008

Bem, mas antes o valor comparativamente era tão alto, que ter uma linha era patrimonio e vc ate declarava no importo de renda.

O amigo continua declarando sua linha telefonica ou celular no imposto de renda?

veja….e olha que concordo que o Brasil não tem um sistema capitalista consolidado. Onde tem gtande numro de estatais ou muitos monopolios privados, ainda é sinal de estatização e socialização extremada.

Antoniokings

Isto ocorria na década de 1980, 1990.
Tinha até Teltetrim.

carvalho2008

foi depois…com a privatização promovida pelo FHC

Tomcat4,2

E as operadoras oferecem N benefícios para manterem os clientes e ou pegarem novos das concorrentes.

pedroctba

Nao adianta esperar concorrentes e investimentos se o cenario rentabiliza apenas a exportação. Oleo, graos e carne no atual cenario, quem quiser focar no interno tera um lucro muito menor se por outro lado, focar na exportação. Politica Economica “made by milicos” é assim.

Camargoer.

Caro João. Há décadas foi quebrado o monopólio da Petrobras de exploração, refino e distribuição de petróleo. Qualquer capitalista, brasileiro ou estrangeiro, pode construir a sua própria refinaria no Brasil, tanto para consumo interno quanto para exportação. Onde está o espírito animal destes capitalistas?

Esteves

Calma lá, Mestre.

O Brasil tem 17 refinarias. 13 da Petrobras somam 98% do refino e da produção.

80% do nosso consumo vêm da Petrobras. 20% são importadoras privadas.

Por que é assim?

Porque a Petrobras, sendo estatal, é um competidor desigual. Nenhuma empresa ou quase nenhuma empresa ousa competir contra uma gigante petroleira controlada pelo estado.

No governo da senhora dos ventos houve controle de preços. Como é possível competir em um mercado onde o principal concorrente sofre interferência populista?

Como?

Slow

No governo da senhora do ventos a gasolina era 2,60/2,80 ..

Wellington

E a roubalheira era de quanto?

Antoniokings

Pergunta ao Moro.
Mas, ele tem de ter provas, não convicções.

Slow

Agora você paga 7 reais e antes quando era 2,70 era roubo ? ???? é muito gado né faz o muuuuuh ..

carvalho2008

na Venezuela são US$ 0,02….e…..

Caso a Petrobras se descole do mercado, ela perderá capacidade de investimento na propria exploração…..eis o que aconteceu com governos populistas…

Satyricon

Slow, em 2016 o preço do barril chegou a bater U$ 25,00/barril

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/01/barril-de-petroleo-da-opep-cai-para-us-25-o-menor-preco-em-12-anos.html

No começo da pandemia era cotado a U$ 38,00/barril e atualmente está por volta de U$ 83,00/barril:

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/economia/noticia/2021/10/11/precos-do-petroleo-fecham-com-alta-de-15percent-e-atingem-maximas-em-anos.ghtml

332% da cotação do tempo da senhora do vento. Mantida a proporção (2,60/2,80) deveríamos estar pagando por volta de R$ 8,63/9,30 o litro.

É uma boa hora pra começarmos a rezar…

Slow

Preço do barril em 2011 era 117 U$ Mais caro que hoje e mesmo assim gasolina era muito mais barato ..

carvalho2008

Não era não….vide o grafico que postei…

Slow

Eai acredita em você ou na bbc ? Haha ..

Luís Henrique

em 2016 o preço da gasolina chegou em 3,75

Slow

E em 2016 barril de petróleo era 56 U$ e dolar quase 4 reais ..

Tomcat4,2

Controlando os preços a estocadora de ventos poderia ter colocado até a 1 real meu caro e todos pudemos ver o preço a ser pago pela c@gada de interferir nisso politicamente.

Camargoer.

Caro Esteves. Ainda assim e um erro dizer que a Petrobras tem o monopólio do refino. Isso está errado. A Petrobras tem a maior capacidade de refino instalada no país porque construiu as refinarias. Há mais de 20 anos qualquer capitalista poderia ter construído uma refinaria nova. Particularmente, é preciso cuidado com a expressão “populista”. Um governo populista toma decisões que favorecem a maioria da população, ao contrário de um governo elitista que toma decisões que favorecem apenas a elite. Um governo populista é bom para a população e rui para a elite. Um governo elitista é bom para uma… Read more »

carvalho2008

o termo populista é tomado para governos que agradam o hoje e enterram o amanhã….tomam ideias que não são sustentaveis, exclusivamente com viés eleitoral…tal como o Paí sem grana que entope o cheque especial para agradar de presentes incompativeis o filho de pais separados, apenas para aparentar ser mais bacaninha que a ex esposa…mas ai uma hora morre e deixa a divida e espolio arrestado juridicamente deixando os herdeiros na rua da amargura…

GFC_RJ

“Há mais de 20 anos qualquer capitalista poderia ter construído uma refinaria nova”. É muito bonito isso na teoria, mas não é assim que funciona. E vai trazer a matéria prima (óleo bruto) por onde? Os gasodutos são todos do seu concorrente cujo marco regulatório ultrapassado não o obriga a vender o serviço de transporte. Ademais, vai transportar para o consumidor final por onde? Igualmente, os gasodutos são da Petrobras, operados pela Transpetro.   Ah… então constroem-se os oleodutos pelo investidor. Bem, além da coisa estar ficando bem mais cara… Como? O cara não pode simplesmente ir lá e construir porque… Read more »

Esteves

Exato.

Tomcat4,2

Perfeito meu caro !!!

GFC_RJ

“É um equívoco confundir “populista” com “demagogo”. O uso inapropriado da palavra populista pode levar a uma confusão do debate”. A definição utilizada por ele não está incorreta. Pois o populismo é uma prática em que um líder procura uma ligação direta e emocional com as massas. Ou seja, não institucionalizada. Essa ligação pode ocorrer por forte carisma ou por utilizar o Estado para gerar benesses não estruturais de bem estar. Inclusive, o populismo pode se manifestar tanto à direita, quanto à esquerda ou… de lado algum. A experiência latino-americana é fortíssima neste vasto cardápio, mas que tem excelentes exemplos… Read more »

Esteves

Exato.

carvalho2008

correto….o problema é que a Petrobras é grande demais e apesar de não ter um monopolio juridico, tem um monopolio de mercado. Privatizar em mal momento tambem é muito complicado, pois imagine um monopolio 100% privado…é pior ainda…tem de fatiar…

GFC_RJ

Exato.

SteelWing

Existe não, aqui no Brasil, os “liberais” querem que o Estado construa a empresa, espere ela dar lucro pra depois pedirem para esta ser privatizada. Os “liberais” que são contra o Estado, mas que querem que o construa as empresas, ao invés de arriscar o próprio dinheiro kkk Fora que estes “liberais” vivem reclamando que imposto é roubo, mas quando o Estado arruma outro meio de se financiar, como Estatais, estes vão à loucura contra kkkkkk

Funcionário do EB

Não existe tal monopólio há decadas.

GFC_RJ

Não existe monopólio LEGAL desde 1995 (inclusive contou com voto contrário do PR quando deputado… pano rápido). Mas o monopólio de mercado está lá firme forte, conforme disse o Esteves aí em cima.

Esteves

Exato.

SteelWing

e onde estão os capitalistas salvadores? porque não constroem uma petroleira e salvam a nação? kkkkk

Antonio Palhares

Quem acredita em livre iniciativa e livre mercado no Brasil é no mínimo ingênuo. Pode baixar o preço. Na produção ou o dólar cair, que os preços aqui não caem. Somos um país avacalhado.

Caio

E.a vontade do governo em construir a refinaria fica onde? Depois dos compromissos com aqueles que ganham, com 50% de combustível refinado que importamos.

André Macedo

É o resultado do “sucatear pra privatizar”.

Mk48

Refinaria Abreu e Lima…….
.
Parceria “estratégica” com a PDVSA…..
.
Vemos o resultado dessa parceria até hoje.

Slow

.

Last edited 2 anos atrás by Slow
carvalho2008

pois é…..

horatio nelson

eles iriam fazer…abreu e lima e outras etc etc porém aconteceu o que vimos…é muito triste

pedroctba

Petrobras e governo federal ganham muito mais com a exportação do que o refino. Se com o $ desviado entre 1996 a 2014 tivesse sido usado para refino, hj o Brasil estaria de braçada atravessando esse mar revolto. E nao adianta vir com essa estoria de “investimentos externos” pois para que investir aqui em refinaria se vc ganhará muito mais exportanto oleo cru? Nesse momento seria melhor taxar um imposto brutal para a exportação de petroleo, juntamente com a valorização do real que ai sim iria deixar o refino uma atividade rentavel. Mas fale isso ao Centrao, ansioso por $$… Read more »

Funcionário do EB

O único projeto de tentar construir refinarias no Brasil assim como a aquisição de refinarias nos EUA foi devidamente sepultado pelo lavajatismo.

Antoniokings

Essa operação tem de ser investigada a fundo.
Perceba que ela atacou justamente alguns setores nos quais o Brasil tinha presença no exterior.
E ainda, atacou, sabe-se lá por qual motivo, o Almirante Othon, para prejudicar o programa nuclear brasileiro.
Vieram não sei de onde, atacaram e depois sumiram deixando o Almirante em péssima.
Foi publicado que até tentou o suicídio.
Algum interesse escuso estava por trás dessa operação

PACRF

Isso é fato. O Brasil é incapaz de refinar a quantidade de petróleo necessária para produzir todos os combustíveis que consome. Dessa forma, somos obrigados a importar combustíveis, que são produtos beneficiados, cujos custos de refinamento são cotados em dólar, também. É possível, que caso conseguíssemos refinar tudo que consumimos, poderíamos praticar preços diferenciados do mercado internacional, no que tange aos combustíveis e não no que tange ao petróleo bruto.

SmokingSnake ?

Vi uma matéria em que diz que em algumas regiões sai mais barato importar o combustível do que comprar o que foi refinado pela Petrobras!

É a velha história que produzir no Brasil é caro e a infraestrutura de transporte é precária e cara também.

A verdade é que mesmo se for tudo 100% produzido e refinado aqui não iria mudar nada, a prova disso é o etanol que é 100% tudo feito aqui e o etanol foi o combustível que mais aumentou em setembro.

Camargoer.

Caro Smoking. O preço que a refinaria coloca em seu produto nada tem a ver com o custo de refino. Se a Petrobras elevar os seus preços, vai ficar mais barato importar. Se a JBS elevar o preço da carne que produz, ficará mais barato importar da Argentina. A pergunta é porque a Petrobrás vende o combustível no Brasil alinhada com o preço internacional do petróleo ao invés de usar como referência o seu custo de produção? Pergunte ao Posto Ypiranga…

Esteves

Porque todo processo de privatização começa com a capitalização do negócio.

Quem quer uma petroleira pendurada em dívidas e ameaçada por sindicatos?

Quem quer uma petroleira saneada, capitalizada, dando lucro e faturando?

Quem quer dinheiro?

Antoniokings

Negocinho bom esse ‘capitalismo brasileiro’.
Aposto que que vai participar do processo de privatização são empresas de amigos do Paulo Guedes, André Esteves, Campos Neto e etc.
Inclusive, a pressa para estatizar é assustadora.
Por que será?

Marcelo Baptista

Lembrei do Banespa, dividas a dar com pau, mas o Santander pagou uma nota, bem acima das outras ofertas! Por que?
Por que viu o enorme ativo que o Banco realmente tinha, seus clientes. A maioria funcionário publico do Estado de Sao Paulo.
Se derem uma arrumada nas contas da Petrobras, ela fica extremamente atrativa, qual o ativo dela?
O monopólio velado no Brasil.
Mas por responsabilidade, se vierem a privatiza-la, a empresa tem que ser desmembrada, exatamente para desmontar o monopólio.

SmokingSnake ?

Se venderem abaixo do preço internacional muitos investidores não iriam gostar e considerariam prejuízo para eles. A petrobras iria perder investimentos, teria dificuldade para investir na extração em novos campos que custam dezenas de bilhões de reais, a demanda interna iria aumentar e consequentemente exportariam menos, o valor da companhia iria desabar e teria risco de quebrar. Isso já foi feito no passado e vimos no que deu.

Para dar uma banana para os acionistas a Petrobras teria que ser forte o suficiente para poder investir por conta própria sem depender de investidores.

carvalho2008

porque é capitalista….num mundo capitalista…..e o preço da soja? e o preço da carne? Isto não é apenas da Petrobras, é algo do mundo globalizado….produtos comoddities tem preços internacionais,,,quer seja carne, trigo, soja, milho ou petroleo… O amigo acha que esta regra deveria se aplicar as outras comodities que tambem estão caras? quer controlar assim? Argentina o fez….e a produtividade foi pro brejo…olha o que aconteceu com a produção de carne argentina e entenderá…o problema é o dolar alto….ele estava baixando, mas veja os picos e baixas da desvalorização da moeda, muita grana foi injetada no mercado para sustentar a… Read more »

Antoniokings

Ten Murphy

Pense na Petrobras como agente de desenvolvimento do Estado.
Cabe ao Estado fazer essas políticas de desenvolvimento.
Se para isso for necessário subsidiar os preços dos combustíveis, que seja.
Não se pode parar o desenvolvimento de uma nação toda porque temos de acompanhar os preços internacionais.
Ainda mais o Brasil sendo grande produtor.

carvalho2008

Mercado é mercado, sem lucro, o resultado é negativo, com resultado negativo, a iniciativa mesmo estatal não se sustenta, e não se sustenta, é o dinheiro do cidadão que sustenta a estatal e ai, perde a razão de existir. Ao menos a estatal tendo lucro, o dinheiro vai para o tesouro que é dinheiro do cidadão….e lá no tesouro, o dinheiro vira investimento social… A distorção e roubalheira era tanta, que a partir de 2018 elas estatais voltaram a dar lucro, mais de R$ 109 Bilhões, este dinheiro entrou no tesouro….é de lá que veio a grana para ajudar a… Read more »

Antoniokings

E quem foi que disse que estatal foi feita apenas para dar lucro? Ela foi feita para servir ao País. Imagine, por exemplo, que exista uma iniciativa para criar um grande polo tecnológico em Roraima, que vai gerar bilhões em receita e milhares de emprego. Aí as empresas privadas de petróleo dizem que não levar combustíveis até lá porque não dá lucro, ou porque vender no Sudeste é mais rentável E quem faz, então, se não o governo com suas estatais? Veja quantos países europeus têm estatais de petróleo. Veja se a ARAMCO não é estatal. isso é conversa para… Read more »

carvalho2008

se a Estatal não dá lucro, então a sociedade é que a sustenta. Se é a sociedade que a sustenta, sendo que ela foi criada para o contrario, ela é que deveria sustentar a sociedade. Não adianta brigar com a matematica…a estatal tem de ser capaz de viver sozinha, e dando lucro, pois insere-se num mercado global sendo desafiada por outras privadas e mais produtivas.

Veja, a PDVSA é um exemplo de insustentabilidade. Ela autofagiou-se perdendo todo o sua gordura, ativos e imobilizado a tal ponto, que sequer consegue produzir o que produzia…encolhera ate sumir

Slow

Pdvsa é sancionada até o talo não inventa ..

carvalho2008

Em complemento, eu não sou contra estatal. Acho que nichos estratégicos devem e podem ser estatizados, bastando a dose certa de mão. O problema esta sempre na dose. Eu acredito que todo nicho não explorado e carente de uma população pode ter uma estatal criada para cobri-la e atender o mercado desamparado. Após o mercado atendido e maturado, a estatal deve ser vendida e uma nova aberta noutro setor que tambem precise se desenvolvido e assim por diante, fazendo estatais e vendendo. Outro ponto, é aquilo que é estratégico ou que deva existir como um mínimo de empresa nacional. percebemos… Read more »

carvalho2008

comment image

O lucro das estatais que voltou a ocorrer, ajudou a tampar os buracos da crise.

Slow

Em 2015 dando prejuízo vc não pagava 7 reais no litro .. o lucro vai pra acionistas dos Eua , é óbvio que vai dá lucro com esse preço que está.

https://www.google.com/amp/s/economia.uol.com.br/colunas/2021/08/11/petrobras-distribui-lucros-a-custa-de-consumidores.amp.htm

Last edited 2 anos atrás by Slow
carvalho2008

e 51% dos lucros não vai para o Tesouro Brasileiro?

Antoniokings

Vc tira R$ 7,00 do bolso de cada brasileiro e recebe de volta (recebe?) quanto?

carvalho2008

No bolsa familia por exemplo….nos bilhões que foram gastos como lastro de auxilio social, por exemplo….nos Bilhões remetidos aos Estados para segurar a crise ….

quais foram as contas do Brasil que aumentaram?

Slow

Petrobras teve +|- 30 bilhões de lucro ..
Desse total da remuneração aos acionistas, R$ 11,6 bilhões irão para o governo federal e para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); R$ 12,8 bilhões para os acionistas não brasileiros (NYSE-ADRs, B3, CRGI e Blackrock); e R$ 7,7 bilhões para os acionistas privados brasileiros.

https://www.google.com/amp/s/economia.uol.com.br/colunas/2021/08/11/petrobras-distribui-lucros-a-custa-de-consumidores.amp.htm

carvalho2008

e não está tudo certo? 11,6+7,7= R$ 19,3 Bilhões de lucro retornam para Brasileiros, de um total de R$ 30 Bilhões…….

carvalho2008

Meu plano de Previdencia como o de qualquer outro Brasileiro, tambem aplica na Petrobras

Antoniokings

É lógico.
Com um preço desse, até vender areia no deserto dá lucro.

carvalho2008

A cotação do dolar estava em R$ 1,70 aproximadamente….é dai que deriva a diferença….o amigo sabe disto.

Greyjoy

Talvez seja porque a Petrobras usa materiais e óleo leve, comprados no mercado externo em dólar, para refinar o petróleo extraido aqui.

pedroctba

Problema que o Etanol é o produto com um preço bem abaixo no mercado internacional ante ao açucar. Ai, nossos canavicultores que sao muito patriotas e honestos, preferem usar a cana plantada com diversos meios de apoio estatal (especialmente da Embrapa) para fazer açúcar do que alcool e lucrar a rodo. Ou paga-se o mesmo pelo alcool e açucar, ou usa para açucar. Logico que, as duas mais poderosas bancadas do congresso (nordeste e paulista), nesse assunto sempre estao de mao dadas e jamais algo sera feito para beneficio coletivo.

Helio

Sinceramente, não tem que ser feito para o “benefício coletivo”. Quem aqui abriria mão de uma parte do salário para ajudar um empregador de pequeno porte cujo negócio não vai bem? E combustível de veículo de passeio não é coletivo. Só beneficia quem tem carro. Grande parte da população mal tem o que comer, quem dirá ter carro. Subsídio em gasolina e álcool só “beneficia” uma parte da população em detrimento do todo. Quando a BR estava dando prejuízo vendendo gasolina abaixo do preço de custo, quem cobria esse prejuízo isso era o governo federal com o dinheiro dos impostos,… Read more »

carvalho2008

errado, a produção de açucae fica e esta comprometida pela alta energetica na qual o Etanol tambem tem preço internacional…

Miguel Brandão

O melhor caminho seria desregulamentar o mercado de etanol. Quem tiver seu sítio poderia plantar cana, produzir o etanol numa micro destilaria e vender direto no posto. O imposto poderia ser cobrado na bomba. Poderia-se ainda pensar na possibilidade de desenvolver um motor que funcionasse eficientemente com uma mistura etanol água maior que o etanol hidratado da atualidade.

Renato de Almeida

É verdade.
E quem sepultou de vez a capacidade de refino do petróleo da PETROBRÁS?
Te dou um doce se adivinhar.
Uma dica: ele quase conseguiu acabar com a EMBRAER.

Last edited 2 anos atrás by Renato de Almeida
EduardoSP

A maior parte não. A menor parte.

Rudi PY3TO

Então estamos com equipamento errado? …por que?

Satyricon

Rudi, a maior parte do parque de refino nacional foi implantada, ou teve início, nos governos militares. Naquela época o país era franco importador de petróleo e, consequentemente, direcionou processos e equipamentos para o óleo que era então importado (leve). Passaram-se décadas, e a exploração no mar a grandes profundidades e pré-sal tornaram-se realidade, levando o país à auto-suficiencia na extração. Mas o óleo proveniente dessas fontes é pesado, inadequado às refinarias nacionais.
Então o país faz a “troca” internacional do “pesado” pelo “leve”, e isso se faz em U$.

Adriano Madureira

A capacidade de refino e baixa e ainda se vendem refinarias…

GFC_RJ

Na realidade, não vende. Isto porque, hoje, ninguém quer comprar…

Mas vender algumas das refinarias é necessário. Elas estão envelhecidas e necessitam de uma oxigenada. O investimento na modernização dessas refinarias, tende a aumentar a produtividade e, no final das contas, a produção.

Essa grana não virá da Petrobras, muito endividada ainda por tudo que ocorreu, e muito menos do Tesouro. Precisa de um capital privado.

Esteves

Essa grana não virá.

IBIZ

Não do Pré-Sal. O petróleo extraído lá é mais leve e melhor pra refino. O problema é que a atual gestão da Petrobras é voltada apenas para beneficiar os grandes acionistas e as empresas estrangeiras não tem interesse algum em construir refinarias aqui(nada impede elas disso pq a Petrobras não tem monopólio de refino a muito tempo!).

Tomcat4,2

Li um artigo de um engenheiro da área petrolífera brasileira no qual ele menciona que a Petrobrás tem total capacidade de refinar o suficiente pro consumo interno e não o faz pois trabalha com 30% de ociosidade na capacidade de refino em suas refinarias e nisso compra gasolina e diesel(este em maior quantidade) de fora no dólar e exporta o óleo cru,o que ele diz ser uma c@gada das piores. Então a culpa está na Petrobrás e sua administração.

Helio M

O frete dos navios e plataformas é em dólar, muitos insumos e serviços são em dólar. Os empréstimos são em dólar. Não dá pra ter uma saída em dólar, variável, e uma entrada em real fixa. Além disso, a Petrobrás resolveu se dedicar à produção de petróleo e não ao refino, visando compensar as perdas (a produção é a atividade mais lucrativa) e mesmo se adequar à realidade, haja visto que de 1980 até hoje apenas duas refinarias foram abertas no país, incluindo Abreu e Lima que não produz gasolina (e que foi construída para equilibrar a balança de pagamentos… Read more »

pedroctba

Fácil entender: bancada do Nordeste e Paulista! Reduza esse % na gasolina que na semana seguinte o impedimento vai a votação! Tenho parente que trabalha na area tecnica da Petrobras e esse % atual já foi imposto por essa bancada, mesmo com prejuizo dos veiculos e meio ambiente. O mesmo vale ao Bio-Diesel que esta destruindo os motores a Diesel de caminhoes ou automoveis (retenção de agua junto ao diesel) e nao se reduz por pressao politica. Foi agora reduzido por pressao dos caminhoneiros mas nao se sabe se em Janeiro nao volte a subir o % dessa “jabuticaba” no… Read more »

Esteves

MTU só aceita diesel puro.

Agressor's

Para seguir adiante e fazer frente as adversidades pense positivo…o braziu é…positivamente…um lixo….

João Moita Jr

O Guedes mesmo disse que a prioridade é se desfazer da Petrobrás o mais rápido possível. O Brasil é governado pela pior espécie de gangsters e traidores.

https://economia.ig.com.br/2021-10-25/petrobras-validade-30-anos-paulo-guedes-privatizacao.html.amp

Foxtrot

O povo tem o que merece.
Lógico que pagamos em dólar, o ministro da economia possui conta paraísos fiscais.
Privatizaram ainda mais a Petrobrás e querem privatizar o resto que sobrou e o presidente rsrs.
Nem comento !
Agora povo, senta e chora !

Nando Gomes

Culpa da política de preços mantida por Bolsonaro. Faz sentido cotar em dólar a produção local, pelo exterior, a não ser pra garantir lucro aos acionistas? Não.

Fabio Araujo

Creio que o preço que pagamos por esse petróleo é definido pelo mercado internacional isso foi definido em contrato, na época o preço do petróleo estava em baixa e isso ajudou a trazer mais interessados!

Slow

Sim é isso mesmo porem com dólar nesse preço fica dificil

Agressor's

Tá vendo pessoal! Olha que notícia boa, pra quem estava se queixando do preço da nossa gasolina… 😀

Sagaz

Não adianta explorar petróleo e não refinar para obter combustível. Por exemplo, estaria reclamando do preço do chocolate belga baseado na nossa produção de cacau.

Esteves

Em abril de 2020 o excesso de produção + falta de locais para armazenamento + queda no consumo + preço dos fretes + falta de navios + cartel das petrolíferas = preço negativo. O petróleo, ainda que não esse petróleo bruto que produzimos, foi cotado abaixo do custo de extração. Aqui? Aqui os combustíveis subiam, subiram e sobem mesmo com os preços dos combustíveis em dólar abaixo de barriga de minhoca. Afinal…o pré-sal mostrou a que veio. Sem o pré-sal estaríamos vivendo em cavernas iluminadas por gordura de mamute. Esse voraz apetite fiscal dos estados e da união e essa… Read more »

Richard Stallman

No capitalismo brasileiro não existe queda de preço, só aumento.
Inflação não conta porque é trapaça.

Caique

Dá desgosto ver uma matéria dessas, pagamos(população) bilhões para que o sonho do Pré-Sal se tornasse realidade, foram anos e anos de espera para que esses investimentos pudesse nos beneficiar e hoje eles vão para mão de poucos que nada investiram nos projetos, enquanto isso quem realmente acreditou e investiu amarga incansáveis aumentos. Esse infelizmente sempre será o destino do Brasil.

Ted

Durante 15 anos saqueando a Petrobras, sem falar no complexo petroquímico do Rio de Janeiro, que virou um monte de ferro velho. Está aí o resultado.

Adler

Vc fala o que a claque não quer ouvir: a verdade.
E 89 países têm o combustível mais cara que o Brasil.
Na cabeça deturpada dessa gente só teve pandemia no Brasil,o resto do mundo desde o início do vírus vermelho não aconteceu nada.

Caique

“E 89 países têm o combustível mais cara que o Brasil.” Sim… E? Eu não vivo em nenhum desses 89 países, isso para mim é só um numero e não me diz respeito.

Carlos

Qual o poder de compra dos povos desses 89 países e de outros? Que medidas eles tomara em relação à pandemia?
Não caia nessa conversa…

Slow

“ Durante 15 anos saqueando a petrobras “

Voltem a saquear ela então por favor .. gasolina nunca tinha chegado nem a 3,50 durante esses anos de saqueamento ..

Camargoer.

Olá Slow. Pois é. Esta conta não fecha. No período de 2004~2014, o país teve um crescimento médio maior que 4% ao ano, com picos de quase 7%. O dolar esteve em torno de R$ 2,50, mais ou menos o valor do litro da gasolina. A taxa de desemprego ficou entre 4% e 6% (praticamente pleno emprego no Brasil), sem falar no acúmulo de US$ 4350~400 bilhões em reservas cambiais. Um atrevimento.

Miguel Brandão

Três principais legados da era Lula:

I – O Pré-sal;
II- As reservas internacionais;
III- A inserção da agricultura familiar no Plano Safra.

Sagaz

Vc tá comparando o Felipão de 2002 que foi campeão mundial com o Felipão de 2014. Os números que citou foram fruto de um momento que deveria ter sido para fazer caixa, para colocar a economia nos trilhos, para reduzir impostos, diminuir a estrutura do estado, mas não, dinheiro na mão é vendaval…

Antoniokings

É isso aí.
Com todos os saques, a gasolina era baratinha.
Em tempo.
Cadê aquela maluca que saiu gritando no posto de gasolina contra os preços no Governo Dilma?
Alguém sabe dela?

Camargoer.

Ola AntonioK. Muita gente estranha sumiu. E eu espero nunca mais encontrar.

Slow

Pois é kkk eu esqueci nome dela, ela ficou conhecida na época mas agr deve estar chorando no banheiro também ..

Antoniokings

E a gasolina estava R$ 2,80.

Antoniokings

Pois é.
O principal culpado disso foi nomeado na época do FHC.

noticias.r7.com/brasil/em-delacao-cervero-relata-que-esquema-da-petrobras-comecou-no-governo-fhc-22082021

‘Aos inimigos, a Lei.’
Para os amigos…..

noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/06/18/em-conversa-moro-foi-contra-mp-investigar-fhc-melindra-apoio-importante.htm

Jhonn

Dólar alto não é desculpa, a moeda japonesa vale menos que real. Um real compra 20 ienes, eu acho que essa desculpa não cola mais.

Funcionário do EB

Assim, cê sabe que acaba de falar uma grande bobagem, né? O fato do Yen valer menos que o Real não quer dizer que tenhamos a economia melhor que a deles…

Camargoer.

Caro Jhon. Os japoneses não usam centavos de iene. Então, um iene vale mais ou menos U$ 0,01 (acho que US$ 1,00 hoje vale algo em torno de Y$ 120~140. Quando morei lá em 1998~2002, US$ 1,00 valia praticamente Y$ 100 e R$ 2,50.

Farias

Você está sendo negativado, mas é isso mesmo. Além de só olhar o dinheiro dos outros países e dizer que “muito zero é ruim”, tem que ver como a moeda funciona. No caso do Iene, a moeda não tem fração.

Camargoer.

Olá Farias. Acho curioso meu bater de estimação negativar dados. Aliás, acho curioso o meu bater prestar tanta atenção assim ao que eu comento.

GFC_RJ

Meu camarada, não é assim que funciona… O valor nominal não diz se uma moeda é forte ou não. O que diz se uma moeda é boa é seu poder transacional e sua capacidade de ser reserva de valor. No primeiro caso, o Iene é uma moeda bem aceita em transações comerciais. Seja de mercadorias, de crédito ou seguros etc etc. Na segunda parte… Se eu tivesse 10.000 ienes guardados debaixo do meu colchão há 20 anos, hoje esses 10.000 ienes iriam ter um poder de compra bem próximo ao de 20 anos atrás. Inclusive na taxa a outras moedas… Read more »

Esteves

Moeda forte.

Esteves

Um buraco. Precisamos da desvalorização do real para atrair dólares. Com esses dólares rolamos a dívida pública interna e cobrimos o buraco do caixa. Buraco no caixa = crise fiscal = gastamos mais que arrecadamos = o que gastamos, gastamos para sustentar o estado. Não é o estado que nos sustenta. Nós carregamos esse estado. Incluindo a Petrobras que da lucro quando reduz margens, liquida ativos e…por sorte nossa não será obrigada a pagar 50 bilhões de reais a serem corrigidos. Não será por enquanto. Os sindicatos foram ao STF para anular a sentença. Sentença que mandava a Petrobras pagar… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
pedroctba

Real desvalorizado nao atrai ninguem. Esse Real desvalorizado interessa apenas para exportadores, banqueiros e governo federal com a busca de valor de PIB e outras tranqueiras que para o povo nao tem valor algum.

Sobre essas ações contra a Petrobras, meu pai conseguiu pouco antes de falecer e depois de 20 anos de muita luta, reaver um valor grande de $ da sua aposentadoria que a Petrobras nos anos 70 e 80 “meteu a mao” sem qualquer constrangimento. Nao posso afirmar por todos, mas muito brasileiro deu sangue por essa empresa e a mesma sempre pisa na cabeça do povo.

carvalho2008

Real desvalorizado interessa para a industria se recuperar e exportar, mas para ela exportar ela precisa de tempo e mais ainda, tempo aberta funcionando….o resultado é que ela chegou a ter preço competitivo mas não teve tempo para produzir , se inserir e vender pois coincidente, teve de ficar periodos fechada. Perdeu-se esta oportunidade. Foi assim que china montou sua plataforma de exportação, cortando custos de produção e mão de obra que havia no exterior e desvalorização da moeda.

Renato de Almeida

Os futuros compradores da PETROBRÁS estão muito otimistas.
E tem Presidente por aí que se diz patriota.
Dever ser mesmo nunca escondeu o país pelo qual rasteja.

Nilo

Nenhum pais sério com pretensão a estar entre os grandes abre mão de importantes conglomerados por vários motivos tanto político como industrial, neste governo aprofundou a falta de investimento em pesquisa tecnologia (uma área pujante dentro da Petrobrás) como investimento em infraestrutura.
O salário do Presidente da Petrobrás todo mês está na conta rsrsrs.

calvario

O que adianta ser record se o petróleo vai para os EUA que o comprou a US$ 15,00.

Edson

A política de preços na Petrobras precisa mudar.

João Adaime

Serve para qualquer empresa a ser privatizada. Também vale para os Correios. A fatura do cartão de crédito que venceu dia 5 (cinco) passado ainda não foi entregue.

Carlos

É bem isso

Mk48

Prezado Joao,
.
Voce tem que entender que os Correios tem o seu proprio tempo, tudo zen, sem pressa.
.
Abs

João Adaime

Abraço Mk48

Mk48

HAHAHAHAH. Isso mesmo !

Luiz Trindade

Depredaram a Petrobrás quando se descobriu o Petrolão vendendo desmontando as refinarias e agora vendemos o óleo bruto e recebemos os derivados destilados de fora. Fruto não só do PT mas também do Temer que desmontou a BR com o título de desinvestimentos, do Moro que acabou com a empresa numa investigação desastrada e finalmente do governo atual que se mostra mais interessado em atender os investidores estrangeiros do que o país!

Ted

Essa saiu do forno agora, Ranam foi indiciado pela Polícia Federal. Lavagem de dinheiro e corrupção

Funcionário do EB

Governo de palpiteiros.

Esteves

Com chances de ser reeleito.

Nilo

vai não, Esteves da BTG, não constroi, destroi governos. Rsrsrsrsrsrs

Johan

Quem acompanha o mercado financeiro e lê nas entrelinhas sabe o que está acontecendo. Fiquem “tranquilos” que logo vai melhorar…SQN

https://youtu.be/flEUyEHVMls

Rudi PY3TO

Saudações a todos…antigamento ,a Gasolina subia porque nós não produziamos petroleo suficiente , agora sobe por causa do dolar…amanha sobe porque o presidente da Petrobras esta com diarreia…sempre tem uma desculpa para o aumento, se o Brasil for um dia um Kwait ou uma Arabia Saudita em produção do petroleo nós vamos pagar R$ 100,00 o litro da gasolina….é a sina dos Brasileiros…pagar imposto.

Last edited 2 anos atrás by Rudi PY3TO
Rudi PY3TO

Quem ( que era nascido) na decada de 80 que não comprou um carro a alcool? e hoje quem compraria?….abram a caixa preta do alcool….tem muito interesse ai!

carvalho2008

https://www.aljazeera.com/news/2021/9/30/infographic-how-the-price-of-petrol-has-changed-2001-2021-interactive Por  Mohammed Haddad Publicado em  30 de setembro de 2021 Os preços da gasolina estão se aproximando do máximo em muitos países ao redor do mundo, à medida que o aumento da demanda e a escassez de fornecimento levam os preços globais do petróleo a um pico de quase três anos. Em 2001, o preço médio global da gasolina era de cerca de US $ 0,60 o litro, e abastecer um sedã familiar médio custava cerca de US $ 30. Hoje custa US $ 1,20 – US $ 30 compram meio tanque. CONTINUE LENDO Cortes de energia na China, problemas com… Read more »

carvalho2008

comment image

Rudi PY3TO

Certa vez falei com um Brasileiro que era aposentado na australia ele trabalhou se não me engano na Philips…ele me disse que a Australia não tem poços de petroleo, eles só refinam o produto….alguem poderia confirmar esta informação?

carvalho2008

comment image

Rudi PY3TO

Australia produz petroleo?

João Bosco

E o preço da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha batem recordes de aumento em menos de um ano… Alguém em sã consciencia e sem fanatismo politico-ideológico pode explicar isso?

Camargoer.

Olá João. Em agosto/2018, o valor da gasolina vendida pela Petrobras na refinaria era de R$ 1,360, ou US$ 0,36 na cotação da época, como preço do barril de petróleo valendo US$ 78,09. Hoje o preço da gasolina na refinaria está R$ 2,78 (US$ 0,49) para o barril de petróleo valendo US$ 83,65. Portanto, o preço da gasolina aumentou 104% em reais, para um aumento de 36 em dolar, para uma variação do barril de petróleo de + 10,2%.

Miguel Brandão

Efeito câmbio.

Esteves

A Nissan decidiu vender carros até conseguir encher o caixa. Quando o caixa começa a ficar menor por conta de despesas…as vendas param. A Nissan quer grana no caixa. O tempo de carro no pátio acabou. Anos e anos a Ford declarando que a operação no Brasil prejuízo dava. Anos e anos da Ford decidindo vender carros para fazer market share. Mercado. Porque mercado ou participação em mercados faz as cotações…os preços das ações subirem. Um valor relativo. A GM fechou várias fábricas ao redor do mundo. Pelo mesmo motivo que levou a Ford daqui. Vender carros não é a… Read more »

Agressor's

As forças armadas dos eua são tão somente jagunços das grandes corporações estadunidenses. Quem de fato comanda os eua não é o congresso ou muito menos o presidente, e sim um grupelho que compõem as elites econômicas de lá. Em 2013 os serviços de inteligência dos eua promoveram espionagem econômica contra o nosso país durante o governo Dilma, e no mesmo período sumiu o HD da Petrobras que tinha informação sigilosa provavelmente relacionado ao pré sal. Agora entenderam a jogada que aconteceu no pais? O que esta em jogo é o domínio do poder econômico global, e os eua não… Read more »

Max

Vizinho vai no mercado a pé. Outro sai de bicicleta. Eu evito ao maximo usar o carro. Gasolina nas alturas. Recorde de produção. Tenho a sensação que alguem esta bebendo nosso petróleo. Tenho a sensação que não somos nós…

Last edited 2 anos atrás by Max
Paulo Costa

Existem contas a pagar, relativas aos dois ultimos anos,as empresas
tem que fechar o ano mais confortaveis ,pois os investidores podem
sair,competição na retomada,falta combustivel,container,navios,dinheiro,etc.
Tivemos que adotar as populações na pandemia,agora é a competição global ate as coisas se ajustarem.Na Europa tem paises ja com 10 reais o litro,pois não tem petroleo.
Por aqui temos,vendemos e fazemos o blend para uso interno,dai um preço mais baixo
ate as coisas normalizarem,em tempo,a Petrobras ja divulga um novo campo maritimo
no Para e Maranhão do tamanho do pre sal do sudeste.

Luciano

Boa tarde para todos. Duas dúvidas sinceras:

1 – Por que temos tecnologia para perfurar em águas profundas, mas n desenvolvemos um método de refino eficiente pro nosso tipo de petróleo? (elevando assim a oferta e diminuindo o problema do preço)

2 – Por que não aumentam a produção de etanol, aumentando assim a oferta de uma alternativa a gasolina e com isso diminuímos a pressão internacional dos preços dos derivados de petróleo?

Marcelo Baptista

Luciano, se vc ler todos os tópicos, vai ver explicações melhores e mais detalhadas, mas em resumo é: 1) Nossa refinarias são antigas e voltadas para petróleo leve, basicamente importado, nosso petróleo é do tipo pesado, exigindo outro tipo de tecnologia para refino, portanto novas refinarias, o que leva um bom tempo para construção, as que estavam em planejamento foram paradas; 2) O Etanol tem um valor menor no mercado, tanto nacional quanto internacional, que do açúcar refinado, portanto as usinas de cana só estão fornecendo o mínimo obrigatório por lei (esta é para os velhos, quem lembra da crise… Read more »

Tomcat4,2

Só sei que a hora de passar a Petrobrás no cobre é agora, veículos híbridos ou totalmente elétricos tendem a aumentar ano após ano e seu valor de compra e de suas baterias indo diminuindo com o aumento da produção, nisso combustíveis fósseis serão bem menos utilizados e quem vai bancar uma empresa deste tamanho quando não tiver tanta saída de seus produtos fins???

carvalho2008

acho que 20% dela tem de ficar estatal por algum tempo e depois vender este restante. isto é importante para garantir que não se forme um oligopolio privado, o que pode ser mais danoso ainda. Para haver uma privatização interesante, ela teria de trazer no minimo 10 (dez) agentes diferentes, do contrario, vira oligopolio….vide bancos no Brasil em que apenas 6 mandam em tudo…no EUA temos centenas e bancos…

Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
carvalho2008

Evolução do Ranking Mundial de países produtores de petroleo

carvalho2008

O petroleo e combustiveis estão caros no mundo todo. É uma reclamação de varios paises.

No entanto, existem sim colchões para amortizar no minimo temporariamente estes preços. Por exemplo,

O País e Estados Brasileiros são sócios destes preços internacionais pois, de um lado:

  • Os lucros estatais da cadeia de combustiveis entram no Tesouro Nacional;
  • A arrecadação ICMS Estadual no seguimento acompanha os preços internacionais por tabela;
  • comment image
Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
carvalho2008

comment image

Rafaelsrs

Estamos extraindo petróleo adoidado e enviando tudo lá pra fora pra comprar combustíveis a preço internacional! Governo jeniu!!
As refinarias da BR não estão nem a 50% da capacidade, privilegiando importadores que obrigam a BR a manter a cotação do combustível parelho com o preço internacional!

CARLOS EDUARDO

Essa discussão sobre preço é fora do contesto. Em nenhum ponto da notícia, cita o tipo de petróleo que é extraído. E isso é fundamental para saber se realmente somos independentes ou não. Um serve para produzir combustivel, o outro não. Então esse discurso ufanista de que somo grandes produtores, somos auto suficientes, so serve para enganar a população e causar discórdia e discussões irrelevantes. E é facil ver como essa informação é manipulada. Se somos auto sufucientes, porque importamos petróleo para produzir combustivel? Simples a resposta não acham… não extraimos aquele que realmente importa. Mas isso, não vemos noticiado… Read more »

Cadu

Balela! Boa parte das refinarias estão ociosas. Se um país consegue extrair petróleo de tamanha profundidade, poderia buscar técnicas de refino, para não ficar tão dependente de ficar comprando petróleo de fora. Só que também é mais fácil ficar em berço expendido. ?

Adriano Madureira

Se o Brasil é autossuficiente em petróleo, por que ainda importa o recurso? A resposta, dizem especialistas, está nas refinarias brasileiras. Primeiro, porque não têm a capacidade de refinar o petróleo brasileiro sozinhas. Segundo, porque estão subutilizadas: em 2018, a capacidade ficou ociosa em 25%. O Brasil tem 17 refinarias de petróleo e treze pertencem à Petrobras, que tem monopólio sobre o refino e respondem por 98,2% da capacidade total. Mas essas refinarias não têm como trabalhar com o óleo brasileiro, explicam especialistas. “Lá atrás, as refinarias não foram construídas para óleo brasileiro. Precisavam de óleo importado, que vinha em… Read more »

Adriano Madureira

As refinarias existentes no país estão concentradas na porção leste do país (para o lado do litoral) -das 16 unidades da Petrobras, não há nenhuma no Centro-Oeste e apenas uma em Manaus. Em alguns lugares do país, importar combustível pode ser mais vantajoso, mesmo com o dólar alto. “No Nordeste e no Norte, é mais barato importar de outros países próximos do que produzir em uma refinaria nacional”, exemplifica o economista e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Edmar de Almeida. Mas ter uma refinaria próxima não significa preço baixo. Quem mora no Acre recebe combustíveis vindos… Read more »

sub urbano

A Politica de substituição de importações implantada pelo PT foi cancelada por Temer e a Lava Jato com a o apoio maciço da Rede Globo que diuturnamente criticava tal politica de aumento da produção interna de derivados de petroleo. Resultado: o Brasil foi condenado a ser um importador de gasolina e diesel pelo menos ate o fim da proxima decada. BolsoJegues eu não comento, esse é um governo inoperante, eles não tem capacidade de mudar nada. Paulo Guedes está TRISTE porque sua convicções liberais foram abaladas e se sente humilhado porque o resultado economico minimamente positivo depende de uma injeção… Read more »

Larri Gonçalves

Basicamente se resolveria a situação aumentando a capacidade de refino para petróleo mais denso, mas para isso é preciso investimento para tal, cabe a Petrobras fazer tal investimento, portanto…

SteelWing

Aqui no Brasil, os “liberais” querem que o Estado construa a empresa, espere ela dar lucro pra depois pedirem para esta ser privatizada. Os “liberais” que são contra o Estado, mas que querem que o construa as empresas, ao invés de arriscar o próprio dinheiro kkk Fora que estes “liberais” vivem reclamando que imposto é roubo, mas quando o Estado arruma outro meio de se financiar, como Estatais, estes vão à loucura contra kkkkkk