Voou pela primeira vez a versão embarcada do caça FC-31/J-31 de quinta geração da China, chamada de J-35.

O FC-31 apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011 e uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012.

Desde então, apenas mais um protótipo foi confirmado, este apresentando uma série de melhorias em relação ao original, incluindo refinamentos aerodinâmicos, entre eles estabilizadores verticais menores “cortados” e enflechados, uma aparência geral menos angular e superfícies mais limpas.

Os motores RD-93 fornecidos pela Rússia foram trocados por um par de motores turbofan WS-13E nativos. O segundo exemplar fez seu primeiro voo em dezembro de 2016.

Embora não confirmado, foi dito que a versão embarcada pode ter recebido motores chineses turbofan WS-19 e possibilitar um peso máximo de decolagem em torno de 30 toneladas, colocando-o em uma categoria de peso semelhante ao F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA.

A aeronave também é adaptada para o lançamento por catapulta eletromagnética do porta-aviões Type 003, em vez de depender das rampas de “ski jump” usadas nos dois primeiros porta-aviões chineses.

Para mais informações sobre o novo caça naval da China, acesse o Poder Aéreo, clicando aqui.

FC-31/J-31
Concepção da versão naval do FC-31/J-31

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kornet

Logo,logo vai aparecer um V/Stol.

Tomcat4,2

Pelo andar da carruagem eu tbm começo a crer que sim !!!

Agressor's

“Se a China acordar, o mundo tremerá”, Napoleão Bonaparte. Ninguém mais pode deter a China!…

J-20

Não num futuro próximo. Talvez daqui a 20 ou 30 anos, se eles mudarem sua filosofia de guerra.

Rafael

Caramba! Os chineses estão melhorando a cada ano, não sei o que os EUA vão fazer para resolver isso, os chineses estão cada vez mais se aproximando da russia em poder militar O.o

Leandro Costa

Na minha opinião eles já ultrapassaram a Rússia faz algum tempo.

Piassarollo

Leandro, na minha opinião, só não ultrapassaram ainda, nos submarinos, mas isso é questão de tempo

Leandro Costa

Concordo com você Piassarollo.

Tomcat4,2

Tbm compartilho de sua opinião, os chineses já deixaram a Rússia para trás faz tempo, ainda não se “equiparam” creio eu, na questão dos misseis e sistemas de defesa antiaérea pelo fato dos russos estarem a um bom tempo já dominando esta área que é bem mais sensível mas tbm já estão muito bem na fita nesta matéria.

Peter nine nine

Os chineses ultrapassaram os russos em alguns aspectos, mas não todos. Os blindados russos, são, para todos os efeitos, melhores, tanto pelo uso em combate, como pela experiência, com veículos testados e, os mais modernos, parecendo demonstrar desempenho superior a qualquer chinês e, por vezes, até ocidental, tanto em qualidade como modernidade. Nos mares, à superfície, acho seguro dizer que a China está a ganhar uma distância exorbitante de Moscovo, sendo praticamente um competidor direto da supremacia americana nos mares, com vasos modernos e em grande número, boa parte todos novos. Perdem, dizem, nos submarinos. Nos ares é um pouco… Read more »

Matheus S

Os chineses ultrapassaram os russos apenas no quesito de força naval, os russos ainda ficam na frente quando se trata de força aérea e força terrestre. Por mais que houve avanços nas tecnologias dos chineses em relação as forças terrestres e aérea, os números de aeronaves e veículos militares modernos ainda são muito aquém com relação ao PLA, a médio prazo isso irá mudar porque as tecnologias que foram desenvolvidas até agora já entrarão em produção em massa. A força terrestre chinesa por exemplo já será totalmente mecanizado em 2027, até lá, eles vão continuar sendo inferiores aos russos. A… Read more »

WSilva

Concordo plenamente.

Só adicionando que o programa espacial chinês também já está mais evoluído que o russo e arrisco a dizer que o China Rocketry Program possa ser o mais avançado do mundo no momento pois parece ser mais um braço do PLA (vide o último teste de míssil hipersônico), diferente da Space X, embora muito avançado ainda não possui laços com as forças armadas dos EUA, pelo menos na superficie e pelo menos até agora, mas os EUA podem muito bem mudar isso.

Cristiano de Aquino Campos

Concordo, só perdem nos submarinos e nas armas nucleares.

MMerlin

Equipamento ajuda mas não é tudo. A China tem um razoável caminho a percorrer para chegar no nível russo de doutrina e experiência.

Augusto

Leandro, fora os outros pontos que os colegas mencionaram, falta os chineses produzirem motores mais confiáveis para suas aeronaves, eles ainda são muito dependentes dos russos nessa área.

Leandro Costa

Eu estou de acordo também. Os colegas abordaram excelentes pontos.

Mk48

“não sei o que os EUA vão fazer para resolver isso”
.
Oi ?!
.
O tempo de hegemonia dos EUA está acabando amigo.
.
Virá a China, a India, etc. Acabou essa historinha de um só país cantar de galo.
.
Melhor ir se acostumando.

Antoniokings

Prezado Mk48

“não sei o que os EUA vão fazer para resolver isso”

Nem os próprios EUA sabem.
Atiram para todos lados os lados e não acertam em nada.
Aliás, só acertaram na França, até agora.

SDS

Mk48

Amigo Kings,
.
Exato!
.
Sds

BK117

Rapaz, se EUA e China forem trocar uns tapas, vão ter que pintar os aviões e helis de cores bem distintas senão ninguém vai saber quem é quem hahahahahaha

Tomcat4,2

Os chineses não estão brincando em serviço não, estão a todo pano no desenvolvimento de sua indústria de defesa, cada dia um novo projeto virando produto de teste e rapidamente indo para a produção.

zgtt

comment image
comment image

The photo circulating on the Internet this time shows yellow proof of the two-seat version of the J-20, confirming the long-standing rumors. And this will be the world’s first two-seat stealth fighter.
comment image

Antoniokings

Show!

Samuel R.

Isso td q estamos vendo , é resultado de um projeto de desenvolvimento bélico levado a sério, coisa q nos falta como nação e venha representar nossa soberania de forma ms eficaz.

Esteves
Esteves

Olha…tem gente que defende a construção/montagem local de aviões dependente de motores e outros componentes importados. Melhor comprar fora X investir aqui porque aqui demora, é mais caro, sai obsoleto, tem caixinha e não tem demanda.

A China e a Índia que nosso amigo Nostra não se cansa de repetir apostam no conhecimento. No desenvolvimento autóctone ainda que partindo de produtos de outros…o que seria uma forma de encurtarem o caminho.

Vamos ver isso se queremos parecer grandes.

Foxtrot

Seria uma ótima opção para a MB.
Porém os marxisto fóbicos de plantão não vêem com bom olhos.
Apenas as opções caras e danosas a soberania nacional dos senhores europeus e norte americanos .
Parabéns China!

Adriano Madureira

O Shenyang FC31 é produto exportação chinês…

A versão convencional custa USD 70 milhões, uma naval não tenho ideia quanto chegaria.

Foxtrot

Ou seja além do Tejas naval, Rafale, SU-33, F-18 e quem sabe, com um pouco mais de esforço, uma versão naval e atualizada do AMX MK2, a opção naval chinesa é boa.
Pois a Gripe Sueca (Gripen), esqueça.
Os custos se tornariam exorbitantes para desenvolver uma versão naval de um caça que só dois países opera e destes dois, só uma marinha tem intenção de operar NAe.
Ou então a MB inova e ser torna a primeira marinha do mundo a operar NAe,s guarnecidos de Drones !