Biden diz a Macron que EUA foram ‘desajeitados’ em acordo de submarino

8

Crise diplomática entre os países começou após um pacto de segurança dos EUA com o Reino Unido e a Austrália

O presidente Joe Biden, disse, nesta sexta-feira (29), que as ações dos Estados Unidos foram “desajeitadas” durante seu primeiro encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, desde que uma crise diplomática irrompeu no mês passado por causa de um pacto de segurança com o Reino Unido e a Austrália.

Biden aproveitou a reunião na cúpula do G20, em Roma, na Itália, para tentar virar a página em um relacionamento que foi tensionado por uma aliança de segurança entre EUA e Austrália, que também inclui o Reino Unido, que efetivamente cancelou um acordo de submarino de 2016 entre australianos e franceses.

A decisão norte-americana de negociar um novo acordo secretamente causou revolta na França, que convocou temporariamente seu embaixador em Washington e cancelou um evento de gala na capital dos EUA. Autoridades ainda acusaram Biden de agir como o ex-presidente Donald Trump.

“Acho que o que aconteceu foi… o que fizemos foi desajeitado. Não foi feito com muita elegância”, disse Biden.

“Eu estava com a impressão de que certas coisas não haviam acontecido como realmente aconteceram. Mas quero deixar isto claro: a França é uma parceira extremamente, extremamente, valorizada, extremamente, e uma potência por si só.”

Macron disse que sua reunião com Biden foi “importante” e que é essencial “olhar para o futuro” enquanto seu país e os EUA tentam aparar as arestas.

“O que realmente importa agora é o que faremos juntos nas próximas semanas, nos próximos meses, nos próximos anos”, disse Macron.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Eita, como eu queria ler uma notícia aqui: brasil dobra a compra de submarinos.

Wes

O mais provável seria Brasil dobra prazo para entrega dos submarinos, infelizmente!

Yuri Dogkove

O que tu vai ouvir: Brasil dobra o soldo da almirantada!

Alex Barreto Cypriano

Let’s Go Brandon, making clumsy deals. Um Aussie de alto bordo já viu a furada do AUKUS: um acordo em espalhafato precoce mas sem substância, cujos frutos, se houverem, serão tardios (sub era pra ontem, não daqui vinte anos…).

Adriano RA

Fico aqui pensando como seria puxar com elegância o tapete debaixo de uma pessoa… rsrsrsrs.

Pedro Fullback

Aceitar esse pedido de desculpas cobre os 40 bilhões? Não acredito que esse pedidos de desculpas ignora esses 40 bilhões.

Alessandro

Imaginem tudo exatamente como está descrito no texto só que com personagens diferentes, em vez do Biden fosse o ex-presidente Trump, será que teria essa mesma boa vontade do Macron e da imprensa? Lembrando que estamos falando de 40 bilhões de dólares rsrs…

Tem uma frase perfeita para esses casos onde não importa quem fez a “cag#$%” e sim QUEM É o autor

“O problema nunca é o que você fala ou faz e sim de que LADO você está.”

Alison

kkkkkkkkkkk. Até parece que os franceses vão cair nessa. rsrsrs