Comandante de submarino dos EUA é removido do cargo após colisão no fundo do mar perto da China

30

Marinha americana considerou que a batida, tratada como um acidente, era evitável. O submarino USS Connecticut precisará de reparos. Colisão deixou 11 feridos

A Marinha dos Estados Unidos destituiu nesta quarta-feira (4) o comandante e outros dois tripulantes da cadeia de comando de um submarino nuclear que se chocou contra uma montanha subaquática perto da China. As autoridades militares consideraram que o acidente, ocorrido em 2 de outubro, era evitável.

A decisão removeu o oficial comandante, Cameron Aljilani; o oficial executivo, Patrick Cashin, e o chefe da embarcação, Cory Rodgers. As destituições foram anunciadas após uma investigação sobre o acidente submarino ocorrido na região disputada do Mar do Sul da China, no Oceano Pacífico.

Após a colisão, a embarcação USS Connecticut foi forçada a navegar na superfície por uma semana até chegar a Guam, uma ilha no Pacífico sob o controle dos EUA.

“A avaliação do sonar, a tomada de decisão prudente e a aderência aos procedimentos necessários no planejamento da navegação, além da observação do trabalho da equipe e do gerenciamento de riscos, poderiam ter evitado o acidente”, informou a Sétima Frota da Marinha dos Estados Unidos, sediada no Japão, em comunicado.

Após a avaliação dos danos em Guam, o submarino retornará para a base de Bremerton, no estado de Washington, na costa oeste dos EUA, para passar por reparos.

Na semana passada, a Marinha americana informou que uma investigação havia revelado que o submarino atingira um “monte” não mapeado enquanto patrulhava sob a superfície.

Relembre o acidente com o submarino

Onze tripulantes ficaram feridos no acidente. Segundo os relatos, a batida danificou os tanques de lastro na proa do submarino, mas seu gerador nuclear não sofreu danos.

A Marinha americana costuma fazer operações na região para desafiar as reivindicações territoriais da China sobre pequenas ilhas, arrecifes e atóis, que também são reivindicados por outros países da região, como Filipinas e Vietnã.

Com a decisão do vice-almirante Karl Thomas, comandante da Sétima Frota, Aljilani foi substituído por um comandante interino.

FONTE: AFP, via G1

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yuri Dogkove

Estava caminhando e tropecei em uma pedra… Tropecei em uma pedra enquanto caminhava…

Camargoer.

Olá Yuri. Nunca esquecerei aquele dia em que tropecei numa pedra. … E perdi o comando do meu submarino…

Wes

Boa, Porém destituir o comandante e ainda expor o nome dos tripulantes de áreas estratégicas é algo estranho, geralmente eles mandariam uma nota “O comandantes da Embarcação Aljilani e alguns oficiais foram responsabilizados e destituídos”. Geralmente quando expõe os nomes de cargos importantes (Chefe da embarcação e oficial executivo) tem algo político no meio!

Bruno Vinícius

Wes, eu tenho a impressão de que lá eles não tem essa cultura de poupar a imagem de quem é punido, muito pelo contrário. Outro exemplo disso foi no caso do fogo no navio anfíbio da US Navy, em que os nomes e fotos dos indiciados também foram publicados.

Slow

Ué , os “ inspencialista “ daqui falaram que não tinha como ser evitado ..

Algo de errado não está certo ?

Carlos santo

Se o submarino estava patrulhando na superfície, então deveria estar com o sonar ativo ligado, já que não estava se escondendo nas profundezas…

JT8D

O texto diz: “…enquanto patrulhava sob a superfície”.
Sob significa abaixo, portanto o submarino colidiu enquanto patrulhava submerso.
Aliás, um submarino patrulhar na superfície seria algo tão esperto como usar um avião para patrulhar taxiando

Last edited 2 anos atrás by JT8D
Mk48

Exatamente JT8D.
.
No mais, é procedimento padrão da USN afastar o CO durante as investigações de acidentes.
.
Ao que parece, as investigações das causas do acidente neste caso já evoluiram para a destituição do CO, bem como do XO, e do COB. Alguns sites internacionais dão conta que além deles, também foram destituídos o navegador e o sonar master do sub.
.
Isso indica que o acidente foi causado várias falhas diferentes e também indica que apos o acidente o procedimento de gerenciamento de danos e contenção foi falho.
.
Abs.

MSK&

Melhor análise q já vi. kkkk

Antonio Palhares

Tiveram sorte de ainda estarem vivos.
Que teria punições, isto era esperado.
Ainda não entendi como eles não perceberam o obstáculo e bateram.

Matheus S

Vou repetir o que eu disse na matéria anterior sobre o ocorrido: Só para constar, a USN não disse onde ocorreu a colisão com a suposta montanha subaquática, e nunca o fará provavelmente. Partindo desse preceito, a profundidade média dali é em torno de 1.200 metros, algumas profundidades podem chegar a acima de 2.000 metros. Se o Connecticut estivesse navegando em submersão profunda na parte nordeste do Mar do Sul da China, onde profundidades essas maiores que 2.000 metros prevalecem, atingindo uma montanha abaixo d’água desconhecida, nenhuma falha poderia ser atribuída ao CO. Se, conforme mostrado no vídeo colidiu com… Read more »

Atirador 33

Existe alguma tecnologia para submarinhos que possa detectar rochas e objetos a frente? O os subs são cegos nesse quesito e confiam apenas nos mapeamentos dos trechos?

Esteves

Sonar.

Almir Ribeiro Guimaraes Junior

Nesta situação, apenas o sonar.

Bruno Vinícius

Sonar ativo, mas utilizá-lo entrega a presença do submarino, o que – a depender da situação – seria contraproducente.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Mk48

Não é que sejam “cegos”. . O contexto do problema é que estavam navegando em águas chinesas, espionando. Portanto não iriam jamais pingar o sonar. . . Navegavam por carta náutica. A USN utiliza cartas nauticas eletronicas, que podem ser atualizadas (download) sempre qye necessario. . Ocorre ai algumas possibilidades : . 1 – A carta estava desatualizada ; . 2 – A carta estava correta, mas o sub “pensava” que estava numa coordenada e na verdade estava em outra (erro de marcação do ultimo fixo de posicionamento, giroscopios, etc…) . 3 – Alteração espontanea da topografia do local que… Read more »

Max

Será que conseguiram identificar velocidade e trajetória da pedra ?

Camargoer.

Stealth Stone.

GFC_RJ

“You are fired!” (Biden, J. apud Trump, D)

angelo bigalli

Pois é, tava lendo revistinha no momento da colisão? Custou caro a barbeiragem…será q volta algum dia a comandar algum submarino nos USA?

Marcos10

Se a US Navy chegar por aqui…

Gerson Carvalho

Tava era com medo dos chinas!!

Veiga 104

Para que um oficial seja punido a cagada foi muito grande.

Milton Amaral

No nosso Exército, o comandante da unidade é o primeiro responsável. Servi em uma unidade em que desapareceu uma pistola 9mm, deixada em cima da mesa do Corpo da Guarda, enquanto era conferida a carga. Passou um soldado pela janela, avistou a pistola e pegou. O que aconteceu? Os responsáveis foram todos punidos, a pistola encontrada e até o comandante foi removido do cargo.

carcara_br

qual a chance de um iceberg viajar até a região?

Mk48

A mesma de você acertar a mega sena acumulada sozinho.?

Mk48

Galante,
.
Sem preciosismos com a manchete, mas o comando de um navio/submarino não é um cargo, é uma função.

Sérgio Luís

Realmente foi incopete esse comandante!

Sérgio Luís

E por falar em submarino e pelo o que almirante do Sn-br disse a França não esta cumprindo o contrato e o pior não pretende cumprir com fornecimento de partes importantes do submarino nuclear brasileiro.
É pra piorar a situação o mesmo almirante disse há problemas técnicos na criação e execução do reator nuclear. Aparentemente ñ dominamos esse tecnologia e até então não solução para resolver o problema!
“Tava bom demais para ser verdade!”

Sérgio Luís

Quem tiver achando ruim procura ler um pouquinho sobre o assunto!