A mídia estatal do Irã publicou imagens de um grande incidente no Golfo de Omã, no qual as forças de Teerã disseram que “frustraram” a apreensão de um petroleiro pelos EUA enquanto Washington procurava impor sua proibição às exportações de petróleo iraniano.

Na quarta-feira, a mídia estatal iraniana informou que unidades do Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos (IRGC) foram forçadas a responder a um incidente no Golfo de Omã no qual as forças americanas tentaram apreender o petroleiro Sothys de bandeira vietnamita. O governo rapidamente confirmou os relatos, observando que os eventos ocorreram no final de outubro.

Imagens divulgadas pouco depois mostram o momento em que as forças iranianas alcançaram o petroleiro. Um helicóptero é usado para transportar as tropas do IRGC para o navio, enquanto as famosas lanchas militares do Irã podem ser vistas tentando bloquear o caminho dos navios de guerra dos EUA.

Na quarta-feira, no entanto, os EUA rejeitaram as alegações do Irã como “totalmente falsas e inverídicas”. Autoridades americanas afirmam que o Irã apreendeu o petroleiro vietnamita no mês passado e que seus navios de guerra estavam simplesmente observando a situação. “A única apreensão feita foi pelo Irã”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, a repórteres.

Apesar de serem superadas pelos navios dos EUA, as forças iranianas parecem bloquear com sucesso o caminho dos navios de guerra da América enquanto o navio-tanque se afasta. Em vários tiros, os soldados do IRGC podem ser vistos treinando seu armamento nas embarcações americanas.

Apesar de afirmar uma operação bem-sucedida, o governo iraniano disse na quarta-feira que os EUA haviam transferido o petróleo do petroleiro para outro navio. A localização desse outro navio era desconhecida, disse.

As exportações de petróleo do Irã foram proibidas pelos EUA como parte da série paralisante de sanções impostas a Teerã após a decisão unilateral do ex-presidente Donald Trump de abandonar o pacto nuclear de 2015, que havia restringido as ambições atômicas do Irã. Qualquer país que adquira petróleo iraniano também enfrentará a ameaça de sanções.

O Irã disse que continuará exportando petróleo – uma fonte vital de receita para o governo – independentemente das sanções. Os eventos de quarta-feira não são a primeira vez que os EUA interceptam navios que transportam petróleo iraniano.

FONTE: RT

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reis

Como assim proibido de exportar petróleo? Quer dizer que outro país pode proibir o Brasil de exportar nossos produtos do agro?

Saldanha da Gama

Meu caro, quem tem poder militar, pode qualquer coisa… ( Enéas tinha razão)
Abraços

horatio nelson

a maior perda do seculo xx no brasil foi o dr eneas, que Deus o tenha!

Inimigo do Estado

Eu não perdi nada. o Brasil nem dinheiro tinha para fazer o que aquele cidadão queria. Se aquele lunático tivesse sido eleito o Brasil teria se afundado ainda mais.

francisco

E a Coreia do Norte tinha dinheiro pra produzir bombas atômicas?

Kornet

Vc quer dizer a boma né rs.
Engraçado , o Tic Tac do mega ataque ao Irã ,que um cansava de dizer aqui que estava próximo,até hj ,mais de 10 anos ,e nada rs.
Uma coisa é certa o Irã não abaixa a cabeça para americano e israelense.
Não simpatizo com o Irã,e nem com a Arábia Saudita,mas os caras não comem reggae de ninguém.

Reis

Isso e uma declaração de guerra mas com o outro por enquanto e muuuito mais fraco tá valendo ne

Agressor's

Países “civilizados” são civilizados só internamente, para com os outros não são nada civilizados…

Agressor's

Se demonstras força, todos
querem ser teus aliados.
 
Ao contrário, se mostras fraqueza,
ninguém te dará importância.
 
E, se tendo riquezas, não demonstras
força, atrairás sobre tua cabeça
todas as ambições do mundo.
 
(Ciro, Rei da Pérsia)

A geopolítica hoje se resume em “o que é meu, é meu, e o que é seu, é nosso”. Toda a potência hegemônica é uma ameaça à paz, veja desde Roma até os dias atuais. Os donos do mundo riem. “Eu decido o seu futuro. Eu e meus fuzis. Estou rindo de vocês, com pena de vocês.”

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
marcus

No Brasil é o contrário, eles vem aqui, e os políticos vendem o Brasil á preço de banana podre. No Brasil não é necessário desperdiçar munição, basta comprar políticos e o judiciário.

JORGE

“(…) basta comprar políticos e o judiciário.”
Só os políticos e o judiciário???

Realista

Inclusive tem um certo pr3$idente ai que esqueceu que estava ao vivo e perguntou quanto valia uma vaga no ” essiteéfi “

Cristiano GR

Por isso precisamos o quanto antes o nosso cala-boca, para mandar calar e para não ficar quieto.

Agressor's

Julian Assange expôs muito mais do que espionagem, expôs geopolítica, um assunto que o brazileiru nem imagina que é isso que determina a nossa realidade.

Imagina-se as atrocidades quê eles praticam com civis, prisioneiros de guerra, mulheres indefesas, crianças, nesses países que eles invadem em nome da democracia e dos direitos humanos deles.

Se não fosse pessoas como Assange e Snowden terem revelado seus crimes e atrocidades para o mundo, hoje eles ainda estavam pagando de salvadores do planeta…

Welington S.

Acho muito difícil de acontecer isso com o Brasil, mas, nada é impossível.

Cristiano GR

Pega uns esquerdopatas e coloca eles a negociar com Bolívia, Venezuela, Irã, Cuba, etc, como antes, aí tu pode ver a coisa entortando para esse lado. Nada contra esses países e seus habitantes, mas seus governantes tomam atitudes que irritam o tio Samuel e aí, quem tem juízo…

André Macedo

O Tio Samuel já financiou terrositas, narcotraficantes e golpes de Estado, eles não tem muita moral pra se irritar com nada

Sensato

Não tem nenhuma relação com “ter moral”. Esse fator é irrelevante. Poder, influência, dinheiro. Esses e outros fatores são os que importam. É geopolítica, não debate de DCE.

marcus

No Brasil é o contrário, eles vem aqui, e os políticos vendem o Brasil á preço de banana podre. No Brasil não é necessário desperdiçar munição, basta comprar políticos e o judiciário.
Quem são esses políticos? Todos da direita.

pedroctba

Acabaram de proibir que futuramente o povo brasileiro possa comer carne! Infelizmente nossos militares, como o deles esta garantido, nem levantaram um dedo contrario ate pq com isso eles, generalato, poderam continuar a exportar de suas fazendas. O que o atual governo mostrou é o “tamanho” da preocupação e lealdade das forças Mamadas brasileiras.

Realista

Só não esquece que ele ganhou premio internacional por combate a fome

Agnelo

Povo brasileiro proibido futuramente de comer carne????
Fazendas do generalato???

Cara….

Tua cachaça não tá legal nao….. misturada com Rivotril, então…. Dá nisso….

marcus

No Brasil é o contrário, eles vem aqui, e os políticos vendem o Brasil á preço de banana podre. No Brasil não é necessário desperdiçar munição, basta comprar políticos e o judiciário.
Quem são esses políticos? Todos da direita.

marcus

No Brasil é o contrário, eles vem aqui, e os políticos vendem o Brasil á preço de banana podre. No Brasil não é necessário desperdiçar munição, basta comprar políticos e o judiciário.
Quem são esses políticos? Todos da direita.

Max

Nem é um caso isolado…

Last edited 2 anos atrás by Max
Slow

Esses comunistas opressores querendo impedir um país de vender seu petróleo ..

Ops , é os EUA então tá liberado

Reis

Não me lembro de embargos desse tipo. Mas oque vale e a lei do mais forte como sempre nas relações internacionais, vai proibir a Rússia de exportar fertilizantes ou armamentos

pedroctba

EUA quem te viu no passado e ve hoje!!! A 120 anos atras por uma duvida de um navio seu afundar em Cuba, declararam guerra a Espanha e hj um paíseco de quinta categoria deita e rola sobre seus navios e eles apenas assistem.
E ainda tem país que “confia” que quando precisar, os EUA irao lhe defender. Taiwan e a Polonia já viu que depende apenas de si para isso.

horatio nelson

saudosa epoca em q os eua atiravam, e depois perguntavam!

J R

Mas isso aí não é pirataria? Cadê a ONU? (pergunta besta mas válida)

Matheus S

Sim. É.

Esteves
Matheus S

“Apesar de afirmar uma operação bem-sucedida, o governo iraniano disse na quarta-feira que os EUA haviam transferido o petróleo do petroleiro para outro navio. A localização desse outro navio era desconhecida, disse.”

Só uma coisa a se dizer se a notícia for verdadeira: Piratas. Só estão agindo como sempre agiu o anglo-saxão. Aliás, os ingleses como nunca me canso de repetir são chamados de piratas pelos ibéricos.

Agressor's

Irã: Meu petróleo

EUA: Nosso petróleo.

Só listando os mais recentes ataques piratas: Iraque, Líbia. Isso os ataques armados, os ataques diplomáticos, corrupções e chantagem, que são invisíveis ao grande público, além de serem menos custosos que os ataques militares, são invisíveis e ocorrem com muita frequência..

JagdVerband#44

Os militares iranianos invadiram o navio. Parabéns para eles.

angelo bigalli

Forças iranianas? KD? aquelas lanchas?

Agressor's

Resposta a altura! As lanchas iranianas possuem mísseis antinavios, ataques sucessivos em massa contra qualquer embarcação “kratênienses” fará um grande estrago….

marcus

E depois é só TomaHawk chovendo no Irã. E o Tio Jacob manda as instalações nucleares Iranianas para o saco.
Existe o grande perigo do Tio Sam, dar um cala boca final no Irã, uma bomba atômica de baixa potencia em Teerã.

André Macedo

Sim, existe o perigo, no videogame que você joga, China e Rússia iriam ficar assistindo os EUA tacarem uma bomba nuclear no Irã, kkkkkkkkkkkkkk

Heinz Guderian

Realmente os Iranianos honram seus culhões, têm coragem.
Mas a discrepância de poder de combate é surreal, confesso que ri muito com as lanchas tentando impedir a passagem do Destroyer.

Alison

O perigo aos navios na vdd seriam os helicópteros e drones, além dos misseis… mas ta valendo. rsrsrs

XFF

Apesar da tecnologia avançada do destróier dos EUA, a vantagem ali é dos iranianos.
Se o destróier a atacar e afundar uma das lanchas, outras responderão com dezenas de mísseis antinavio. Além disso,enviariam dezenas de drones para atacar o navio também.
Um míssil antinavio já é suficiente para incapacitar e paralisar um destróier desse, imagina dezenas de mísseis.
O comandante do destróier pensaria 3x antes de fazer qualquer besteira.

Heinz Guderian

Concordo cntg, entretanto uma ação dessas por parte do Irã é mesmo que declarar guerra.
Não daria 2 meses pra as tropas americanas estarem em Teerã , se algo assim ocorresse.

Slow

Vão ficar 20 anos la também ?

O talibã n sabia nem pilotar helicóptero direito e vc viu o resultado ..

Heinz Guderian

Se os yankers iriam ficar 20 anos lá eu não sei. Mas uma coisa é fato e você não pode negar, num eventual conflito o Irã seria dizimado.

Jadson S. Cabral

Esse é o problema. Você não sabe informar e o Pentágono tbm não. Os caras tão nacarados e a ultima coisa que eles querem nesse momento é ter que invadir um outro país no oriente médio sem ter certeza do que virá depois, porque se com o Iraque e Afeganistão foi o que foi, imagina com os persas…
Não caia nesse discurso simples de que o Irã seria dizimado. Nós não estamos falando de guerra nuclear e fora esse cenário, isso seria impossível.

Heinz Guderian

Caro Jadson, o que estou colocando é uma situação hipotética.
Num eventual conflito entre EUA x Irã, você realmente acha que o Irã teria alguma chance de vitória, num combate regular?
O poderio militar americano é o mais forte do mundo, principalmente sua força aérea e sua marinha.
Em poucos dias os americanos conseguiram supremacia aérea.
Analisando os dados da vida real, obviamente que o pentágono não quer um novo conflito no Oriente médio, pois acabou de sair de uma guerra sem sentido.

Realista

O poderio militar americano é o mais forte do mundo, principalmente sua força aérea e sua marinha. ”

Talibã mandou abraços .

20 anos no pais 1 trilhão de dolares gasto pra nada e inclusive deixaram vários equipamentos de brinde pra eles ..

XFF

Para o Irã ser dizimado tem que ser pelo menos uma década de guerra quente e violenta com os EUA. Não há espaço no Oriente Médio para usar arma nuclear sem destruir os outros países ao redor.
Rússia e China não permitiriam uma aventura dessa do Tio Sam.

Slow

Igual dizimaram Afeganistão ?

Agressor's

Assim, tipo na Guerra do Vietnã onde o exército mais poderoso que perdeu milhares de soldados e não conseguiram nada além de muito prejuízo? Guerra na selva ou uma guerra assimétrica não é como receita de bolo, onde satura a área inimiga com mísseis e depois invade. Se fosse tão simples teriam vencido o Vietnã. E olha que eles, Vietnã, tinham bem menos do que nós brasileiros ou iranianos hoje…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
XFF

Heinz, Irã, não é Líbia, Afeganistão ou Iraque.
Mesmo com todo poderio militar e financeiro que os EUA possuem atualmente, eles não conseguiriam invadir e nem conquistar o Teerã.
Eles nem conseguiram conquista o Iraque e Afeganistão, imagina uma potência regional como Irã. Todo Oriente Médio seria arrasado e o petróleo irá para 500 Dólares o barril. Sem contar que China e Rússia já mais permitiriam uma coisa dessa.

Heinz Guderian

“Mesmo com todo poderio militar e financeiro que os EUA possuem atualmente, eles não conseguiriam invadir e nem conquistar o Teerã.”
Mas é claro que conseguiriam, isso não resta dúvidas, a discrepância de forças é absurda, principalmente nos vetores aéreos e navais.
Como já afirmei no comentário acima, isso é uma situação hipotética, obviamente que os yankeers não querem uma nova guerra.

Realista

Claro que não querem acabaram de perder uma e deixaram mais de U$80 bilhões em armas de brinde .

Sensato

Você está perdendo tempo em dizer essas coisas pra eles porque eles sabem disso mas não vão admitir. Simples assim. O que os move é uma visão pueril da geopolítica e você não mudará isso. Da forma como eles falam, parece até que os EUA não invadiram e venceram as forças militares do Iraque e o Afeganistão de forma acachapante. Sim. Eles falharam em manter uma guerra de ocupação e acabaram saindo desses países sem atingir seus objetivos. Perderam muito dinheiro e vidas nesse processo e isso os lembrou o quanto uma ocupação é desgastante mas se engana quem prefere… Read more »

Cheng

Inteligente, Irã de hoje não é o Iraque de 18 atrás que brigava com olhos vedados (sem GPS)!

Hoje, a China e Rússia colocaram os sistemas BeiDou e Glonass à disposição a Teerã.

marcus

E depois é só TomaHawk chovendo no Irã. E o Tio Jacob manda as instalações nucleares Iranianas para o saco.
Existe o grande perigo do Tio Sam, dar um cala boca final no Irã, uma bomba atômica de baixa potencia em Teerã.

Adriano Madureira

Eu acho que você anda assistindo muito filme de Hollywood… Jack Ryan, Mike Banning e nem o comandante Tom Chandler com seu USS Nathan James (DDG-151) irão aparecer para surrar os malvados iranianos ladrões de petróleo e levar a democracia a Teerã… Você sequer pensaria nas implicações de uma bomba atômica de baixa ou média potencia em Teerã?! Você acha que ficaria por isso mesmo?! Relembre a época que o antiamericanismo, o antissemitismo e o terrorismo aflorava no mundo, certamente depois dos ilibados, abnegados e honrosos americanos soltarem uma ogiva em Teerã, Mexede , Ispaã ou seja lá em que parte… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Slow

Isso abre as portas pra outros países fazer o mesmo ..

Russia vai adorar qualquer problema com Ucrânia ou Geórgia já sabe ..

China contra Taiwan ja sabe também ..
Coreia do Norte vai adorar também…

Matheus

Pirataria, mas de acordo com os patriotas é OK quando os Americanos fazem.

Inimigo do Estado

Eu te amo Irã! Senta a pua nestes piratas!

Adriano Madureira

comment image

Inimigo do Estado

Boa kkkkkk

Carlos santo

Coitado deles…

Carlos santo

Mas como tem bobo que acredita em propaganda persa! Os americanos malvados deram uma pressionada no petroleiro é os persas fizeram o quê? Correram para bandar abbas.

marcus

Se atacarem e afundarem um navio dos EUA, será um festival de TomaHawk chovendo no Irã. E o Tio Jacob manda as instalações nucleares Iranianas para o saco.
Existe o grande perigo do Tio Sam, dar um cala boca final no Irã, uma bomba atômica de baixa potencia em Teerã.

Carlos santo

Esse petroleiro aí, segundo estão dizendo a mídia internacional, estava com destino para a América do Sul. Já fazem ideia para onde…

Inimigo do Estado

E daí?

Carlos santo

Se os persas fossem tão durões quanta publicam no Twitter, mandavam o petroleiro para a Venezuela escoltada pelas fragatas jamaram deles. Pergunta se tem coragem de fazê-lo em mar azul…

Adriano Madureira

Os eua agora tiraram a mascara e começaram a mostrar oque realmente são !

Piratas modernos, mas tudo em nome da democracia e da liberdade…

Oque os nobres corsários da Us Navy iriam fazer com o petróleo?! Doar para algum país carente?! entregar aos curdos?! Ou deixar apreendido para depois devolver formalmente depois de conversações bilaterais?!

comment image?crop=0.753xw:0.565xh;0.215xw,0.233xh&resize=1200:*

Adriano Madureira

Acabei de receber um deslike de um provável fanboy ! Acho que entrarei em depressão por causa disso…

comment image

Gerson Carvalho

A matéria esta errada! O Irã eh um dos maiores exportadores de petróleo do mundo!

Wes

Apesar de sanções e embargos o Iran impressiona por ter forças armadas capazes. É uma vergonha esse embargo dos EUA, de uma política externa americana que só traz ressentimentos antiamericanos por todo o mundo!

Carlos Campos

Parabéns ao Irã, tem mais é que botar para correr os EUA, pirataria é errado.

Inimigo do Estado

O Irã é foda, foi lá e botou o Arleigh Burke para parar. Fosse o Brasil tinha botado o rabinho entre as pernas. Depois dizem que seria moleza uma guerra contra o Irã, eu duvido!!!! Seria muito pior que o Afeganistão.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Bruno Vinícius

“Apesar de afirmar uma operação bem-sucedida, o governo iraniano disse na quarta-feira que os EUA haviam transferido o petróleo do petroleiro para outro navio. A localização desse outro navio era desconhecida, disse” Essa afirmação aqui eu achei estranha e levanta várias perguntas: a) é verdadeira? b) se sim, é o início de uma política mais firme dos EUA contra o Irã? c) de onde os americanos tiraram a ideia de que podem fazer isso? d) dado que transferir todo o petróleo de um navio para outro leva tempo, a marinha iraniana demorou para chegar ou assistiu incapaz de parar a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Cícero Pavei

Se todos os países fracos militarmente agisse com firmeza defendendo seus direitos igual a essa demostração positiva que o Irã fez os Estados Unidos baixava a bola, mas enquanto existir países entreguistas assim como o Brasil onde os próprios governantes são puxa saco dos americanos a coisa só vai piorar

gus

imgs Iran IRGCN Navy encounter U.S Navy to take over Southys Oil-Tanker in Oman Sea ایران با آمریک

https://www.youtube.com/channel/UCoqCvoqnnG7X0OLDgrD52iQ

Talisson

Esses embargos são uma vergonha e um crime contra a humanidade. Parabéns aos iranianos!