Metalúrgica admite falsificação de resultados de teste de aço para submarinos da Marinha dos EUA

99

SEATTLE (AP) – Uma metalúrgica do estado de Washington se confessou culpada de fraude na segunda-feira, depois de passar décadas falsificando os resultados de testes de resistência em aço que estavam sendo usados para fazer submarinos da Marinha dos EUA.

Elaine Marie Thomas, 67, de Auburn, Washington, era a diretora de metalurgia de uma fundição em Tacoma que fornecia peças fundidas de aço usadas pelas fabricantes Electric Boat e Newport News Shipbuilding para fazer cascos de submarinos.

De 1985 a 2017, Thomas falsificou os resultados dos testes de resistência e tenacidade para pelo menos 240 produções de aço – cerca de metade do aço que a fundição produziu para a Marinha, de acordo com seu acordo de confissão, arquivado na segunda-feira no Tribunal Distrital dos EUA em Tacoma. Os testes pretendiam mostrar que o aço não falha em uma colisão ou em certos “cenários de guerra”, disse o Departamento de Justiça.

Não houve nenhuma alegação de que qualquer casco de submarino falhou, mas as autoridades disseram que a Marinha havia incorrido em custos e manutenção aumentados para garantir que permanecessem em condições de navegar. O governo não divulgou quais submarinos foram afetados.

Thomas pode pegar até 10 anos de prisão e multa de US$ 1 milhão quando for sentenciada em fevereiro. No entanto, o Departamento de Justiça disse que recomendaria uma pena de prisão no limite inferior de tudo o que o tribunal determinar como o intervalo de condenação padrão em seu caso.

Em uma declaração apresentada no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em seu nome na segunda-feira, seu advogado, John Carpenter, disse que Thomas “tomou atalhos”.

“A senhora Thomas nunca teve a intenção de comprometer a integridade de qualquer material e está grata que os testes do governo não sugerem que a integridade estrutural de qualquer submarino foi de fato comprometida”, escreveu Carpenter. “Esta ofensa é única porque não foi motivada pela ganância nem por qualquer desejo de enriquecimento pessoal. Ela lamenta não ter seguido sua bússola moral – admitir declarações falsas dificilmente é como ela imaginou viver seus anos de aposentadoria.”

A conduta de Thomas veio à tona em 2017, quando um metalúrgico sendo preparado para substituí-la percebeu resultados de testes suspeitos e alertou sua empresa, a Bradken Inc., com sede em Kansas City, que adquiriu a fundição em 2008.

A Bradken demitiu Thomas e inicialmente revelou suas descobertas à Marinha, mas sugeriu erroneamente que as discrepâncias não eram resultado de fraude. Isso atrapalhou a investigação da Marinha sobre a extensão do problema, bem como seus esforços para remediar os riscos para seus marinheiros, disseram os promotores.

Em junho de 2020, a empresa concordou em pagar US$ 10,9 milhões em um acordo de processo diferido.

Quando confrontado com os resultados adulterados, Thomas disse aos investigadores: “Sim, parece ruim”, disse o Departamento de Justiça. Ela sugeriu que, em alguns casos, alterou os testes para notas de aprovação porque achou “estúpido” que a Marinha exigisse que os testes fossem conduzidos a 100 graus Fahrenheit negativos (73,3 graus Celsius negativos).

FONTE: Navy Times

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Johan

Isso porque os familiares dela não iam embarcados no subnuc. E ainda “paga onda” que não houve intensão de comprometer a integridade…sei.

Snake

Cadê os haters aqui da trilogia que adoram meter o pau no Brasil, bora se manifestem aí, ou é só quando é aqui, bora bora, pelo jeito galera gosta de criticar é aqui no Brasil, mais quando acontece lá fora aí fica todo mundo caladinho

Last edited 2 anos atrás by Snake
Slow

Depois a China é a mentirosa haha

Allan Lemos

Lá a corrupção é a exceção, aqui é a regra. E mesmo se não fosse assim, ainda estaríamos no direito de criticar pois somos todos pagadores de impostos. A corrupção de lá não justificaria a daqui, isso é uma mentalidade tacanha.

Você, aparentemente, deve ser um dos adeptos do “rouba mas faz”.

snake

bem ao contrario meu caro,que nao me conhece mais me julga, o que critico e sindrome de vira lata presente em alguns, e a banalizacao que infelizmente virou o brasil na trilogia, agora se se a carapuca serviu ai meu amigo, nao posso fazer nada por vc

Alex Barreto Cypriano

Snake, perdão pela chatice: use adequadamente a conjunção no lugar do advérbio, ‘mas’ no lugar de ‘mais’.

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Agressor's

Em qualquer lugar do mundo há corrupção!…Só que nos países desenvolvidos ela é refinada e no braziu grosseira…Entretanto, no braziu a corrupção é maior porque não é um privilégio de políticos, ela está entranhada nos pequenos gestos do dia-a-dia…É a mentalidade e cultura que a nossa república oligárquica moldou em nossa sociedade pelo o voto do cabresto e do coronelismo instituídos por uma classe dirigente corrupta, escravocrata, classicista e eugenista… Países como Austrália, Canadá e Coreia do sul são exemplos de grandes países corruptos atualmente onde esquemas de cartas marcadas e reserva de mercado para os eua já são uma… Read more »

Hellen

Nenhuma novidade !!!

Allan Lemos

E quem ganha mil se ferrou porque acreditou no populismo daqueles que disseram que combateriam os que ganham 100 mil.

João Augusto

Mais um peidão achando que a corrupção é da cultura do brasileiro. O brasileiro médio é honesto e trabalhador e quem vende essa ideia está enganado reproduzindo falácia ou enganando pra justificar a própria corrupção.

Renato de Almeida

Agressor’s
Gostei da sua explanação objetiva e realista.
O problema de corrupção num país de 3º mundo como o Brasil é endêmica.
A corrupção não é privilégio só dos políticos.
Em todos os segmentos da sociedade existem a sua parcela significativa de infratores de toda ordem.
É uma questão cultural.
O problema do Brasil é educação de BASE.
Diz um ditado na entrada do JUIZADO DE MENORES do RJ:
” – EDUQUEM AS CRIANÇAS, PARA NÃO SE PUNIR OS ADULTOS”.
Para bom entendedor ou quem tenha algum neurônio sadio, um pingo é letra.

Alex Rocha

Concordo Agressor ‘s e vou mais além, não é a questão somente da Educação oferecida pelo poder público, mas sim a educação que vêm de casa onde ensina princípios e valores. Como já diz o ditado: “Educação vêm de casa”. muitas famílias têm colocado a obrigação de educar seus filhos na escola e no poder público quando na verdade esta educação vêm de berço é ensinada e pedagogicamente passada de geração em geração pelos pais. A educação secular é um complemente necessário para o desenvolvimento da pessoas como cidadão. Para termos educação de qualidade antes temos que ter princípios e… Read more »

marcus

Ela não é dona da empresa, portanto não ganhou nada com essa decisão.

Hellen

Lógico que recebeu !!!
Recebeu em dinheiro vivo ou num paraíso fiscal em uma offShore em nome de outra pessoa !!!

João Augusto

Tem nada disso de corrupção ser regra aqui. Provavelmente estudou pouco sobre o assunto e comprou o alarmismo da mídia.

Vincenzzo Almeida

Corrupção existe em qualquer lugar independente do lado político/religioso. Combate à corrupção sempre perseguindo os criminosos mas destruir Empresas importantes para o País jamais!

WSilva

Já já aparece os soldados do ”menos pior”. rs

Norberto Batista Pontes

falou tudo Snake, tudo.

Clésio Luiz

Eu costumo chamar os EUA de “O Brasil rico”. Todo tipo de problema presente aqui, tem lá também, e ao contrario do que dizem, em grandes quantidades. A síndrome de vira-latas é alimentada principalmente pelos jornalistas brasileiros que moram lá fora e sofrem disso. Vivem em locais de bom padrão e acham que o país inteiro é assim. Além deles, tem os turistas que novamente só vizitam o que é bom, e quando chegam aqui só contam o lado bom das coisas. Por fim, tem os que vão trabalhar lá fora e quando voltam, só querem contar o lado bom… Read more »

LUIZ REIS ORMONDE

Concordo com você. Acho que essa mulher deveria ser sentenciada a 30 anos de prisão e que agora esses testes sejam feitos não só pela empresa produtora do aço mas também por uma empresa de auditoria indicada pela marinha dos EUA e paga pela produtora do aço. Os chineses devem estar rindo a toa com essa porcolhada.

Inimigo do Estado

Confesso a vocês que quando eu li o título achei que era o Brasil kkkkkkk por que é rotina acontecer isso por aqui.

Esteves

Não lembro de ter acontecido aqui. Com qual navio nosso isso aconteceu?

Danieljr

Com material acho que nenhum, li uns relatos aqui na trilogia de que alguns (ou muitos) tubos dos riachuelo estão sendo montados sem acabamento interno, deixando o aço cru no contato com os fluídos que passam pelos tubos. A manutenção de meia vida deles vai ser bem mais cara e “inesperada” (se não colocarem eles no cais por uns 15 anos).

Francisco Antunes Neto

Aconteceu em 2018, a republiueta de Curitiba mancomunada com mídia entreguista vendeu peixe podre ao brasileiro “descrente” e deu nisso que estamos hoje.
No fundo da Fossa das Marianas, acompanhado de lixo nuclear da imbecilidade de “alguns seres humanos”

Slow

Inclusive os “ juízes “ e “ procuradores “ entraram oficialmente para política ..

Camargoer.

Olá Colegas. Caráter é uma questão individual. Afirmo isso há anos. Seria uma estupidez julgar um país, um povo, uma empresa, um partido político, uma torcida de futebol por causa de alguns indivíduos corruptos. Por outro lado, eu fico muito incomodado com o sistema judiciário dos EUA em relação ás “auto declarações” de culpa, principalmente nos casos nos quais o acusado recebe penas menores e outros benefícios nos casos de se declarar culpado. É essencialmente uma chantagem.

Allan Lemos

Nem sempre é uma questão individual. No nosso caso, é uma questão coletiva e até mesmo cultural. Duvida? Ora, dê uma olhada no Congresso, a maioria têm processos na Justiça. O que seria isso além do reflexo de seu povo em si? Será que o brasileiro é o mais azarado do mundo, sempre sendo levados a eleger políticos que mais tarde se revelam sem caráter? O erro é achar que corrupção se resume a grandes crimes do colarinho branco. Isso não é necessariamente verdade. Atitudes pequenas como jogar lixo na rua, piratear filmes e etc também podem ser consideradas como… Read more »

marcus

O quesito para concorrer a qualquer cargo publico, deveria ser idoneidade moral.e conduta ilibada.
Ter processos em andamento em qualquer área da justiça, deveria eliminar qualquer candidato aos cargos no judiciário, legislativo e executivo.

Camargoer.

Olá Marcus. Espera-se em um democracia que os eleitores façam um julgamento ético de seus candidatos. Concordo que muitos partidos políticos brasileiros falham na escolha de seus candidatos mas é importante que os eleitores também exerçam um juízo de valor. O fato de uma pessoa estar sendo processada não é em si algo que deva ser considerado para impedir um candidato. Seria fácil impedir as candidaturas de opositores apenas abrindo um processo sob uma falsa acusação ou por meio de um processo ilegal. Isso ocorre muito nas ditaduras.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Você tem razão

Danilo

Só o que me faltava, agora criam processos sem provas! Kkk. Se esse fosse o problema era só transferir para o acusador sem provas a responsabilidade de seus atos… E deixá-lo jogado na cadeia por acusar pessoas inocentes com intenção de prejudicar.

Camargoer.

Caro Allan. Assim como na polícia, políticos corruptos ocorrem em todos os países, tanto nas democracias quanto nas ditaduras. Ao longo da história de um país, a corrupção política pode ser maior ou menor. Dizer que o Brasil é mais (ou menos) corrupto que em outras democracias é um equívoco. Geralmente, a corrupção é melhor combatida em ambientes democráticos, nos quais os mecanismos de investigação e de justiça estão regulamentados e estão sob controle externo. O problema é que temos dois conceitos de corrupção. Tem o conceito criminal como definido no código penal e tem o conceito ético. È muito… Read more »

Agressor's

Não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Existem países bem administrados e mal administrados. Nestes países independente dos líderes e suas ideologias políticas, eles pensam na nação. Já no braziu eles preferem roubar toda a riqueza e não ligam se o país vai pra frente. A maioria dos eleitores vota esperando se beneficiar individualmente ou beneficiar a categoria da qual faz parte, não importa se o candidato eleito for um criminoso. Uma vez eleitos, esses corruptos governam defendendo seus próprios interesses e os de suas famílias. É um círculo vicioso.

Alex Barreto Cypriano

Mestre, não é chantagem, tem valor se declarar culpado (reconhecimento da ação punível, mesmo que involuntária, é uma demonstração de caráter, ainda que puritano) e evitar longos processos judiciais. Aqui no Brasil é pior: a dosimetria é pura expressão do estado de humor do juiz.

Camargoer.

Caro Alex. No caso dos EUA, os promotores ameaçam as pessoas com penas extremamente severas, levando a pessoa a considerar sua culpa como um caminho para garantir uma pena menor. O custo do aparato judiciário faz parte do custo da democracia. Cabe ao Estado provar a culpa.

Alex Barreto Cypriano

Mestre Camargoer, se você está convicto de sua inocência, é seu dever lutar por ela. Se você sabe que fez algo punível e decidir confessar, poupando o juiz e júri do festival de mentiras e chicanas da defesa regiamente paga e tecnicamente apta (e poupando-lhes o bolso do gasto com peptobismol 😉 ), isto vale de alguma coisa, afinal. Dependendo do ponto de vista, parece uma chantagem, sim, e alguns promotores são ferozes no seu mister. Mas pontos de vista podem distorcer a avaliação dos fatos.

Camargoer.

Caro Alex. O fato de um acusado ter que decidir entre uma pena branda e a possibilidade de uma pena duríssima leva a considerações muito mais profundas que a própria convicção moral. A pena deve ser proporcional á gravidade do crime. Ao declarar-se culpado, o acusado não exprime necessariamente arrependimento (aliás, algo impossível de ser atestado ou quantificado) nem altera a motivação e ação criminosa. Um criminoso pode ter agido sob forte emoção, por motivo fútil, por necessidade, por dolo, etc. Cabe ao Estado provar a culpa. Cabe á defesa proporcionar a melhor defesa possível.

Gilson S. Marques

Negativo…nos EUA existe o crime de perjurio (mentir perante um tribunal ou autoridade). No Brasil, mentir é um direito do acusado pois não existe o crime de perjurio.

Cristiano GR

Para alguns juízes é só a variação de quanto o réu pode pagar.

Adriano Madureira

“não é chantagem, tem valor se declarar culpado (reconhecimento da ação punível, mesmo que involuntária, é uma demonstração de caráter, ainda que puritano) e evitar longos processos judiciais”.

Realmente é uma demonstração de caráter, afinal na justiça tudo pode ser acertado e apaziguado, basta você ter dinheiro para haver consenso entre ambas as partes …

Agressor's

O complexo de vira-latas da maior parte do povo deste país jamais permitirá que esta nação se desenvolva e se torne independente ou soberana, pois a corrupção não é um privilegio de políticos…Não existe político corrupto…Existe o corrupto que foi transformado em político…Representante real daqueles que o colocaram no poder..Um governo consiste no reflexo de seu povo…Se há aqui um governo corrupto é porque o povo que o elege é corrupto… PARA SUA REFLEXÃO… Tá reclamando dos políticos distritais de Brasília?..Dos mais 300 picaretas do Congresso?… Brasileiro Reclama De Quê?.. O brazileiru é assim: 1. – Saqueia cargas de veículos… Read more »

Allan Lemos

Perfeito. Essa ideia de que um povo não pode ser julgado é balela, é desviar a responsabilidade.

O povo brasileiro é corrupto e gosta da corrupção, isso pode ser verificado de várias maneiras diferentes.

É um absurdo achar que países de primeiro mundo são tão corruptos quanto o Brasil.

Camargoer.

Caro Agressor. Todos os fatos listados por você são ações individuais. É um erro julgar um grupo, uma família, uma organização ou um povo pela ação criminosa ou infratora dos indivíduos. Quem frequenta estacionamentos vê centenas de carros estacionados corretamente com as vagas reservadas disponíveis. Em um estrada, são milhares de carros trafegando de modo correto.. e por ai vai. A maioria dos brasileiros age de modo correto, educado e legal. De fato, quanto observamos qualquer um destes erros, crimes e infrações, ficamos indignados. Julgar um povo pelos erros, crimes e infrações da minoria é um erro. Se fosse julgar… Read more »

João Augusto

Perfeito, Camargoer. Essa possibilidade de barganha no processo judicial é um fiasco para a justiça. A tentativa de transposição disso de lá pra cá, a despeito dos infinitos exemplos de falha desse sistema deu no que deu… Mas quem tenta explicar logo é acusado de defender corrupto.

WSilva

Só a ponta do iceberg, os lunáticos do ”menos pior” ficam pirados. rs

Bosco

Mas comportamento mais hilário é o dos que anseiam pelo “mais pior” mas se vestem com uma autoridade moral que definitivamente não lhes cabe. Esses não enganam mais ninguém.

Antonio Palhares

Gostei “mais pior’. A outra pérola é o “menas ruim”.

JT8D

Esse pessoal dá nó em pingo d’água para justificar suas preferências injustificáveis

Esteves

Os submarinos americanos são feitos com cascos simples. Ok? Até onde esses submarinos ficaram comprometidos?

Bom…a resposta será dada quando forem combater.

Alex Barreto Cypriano

Zeus, Atena (que se aconselhou com Hefestos) mandou avisar que a proa do sub sinistrado era em compósito, não em aço.

Alex Barreto Cypriano

Hehehe. Dá gosto falar com gente de espírito.

Pedro EsiE

A questão é: Se eles fazem isso com uns dos principais meios de defesa dos EUA, imaginem com os produtos que eles vendem para os países não tão alinhados com os EUA?!

Wellington Rossi Kramer

Não existe “Eles”, foi uma pessoa que fraudou o processo.

Danieljr

Procure por uma empresa (acho que canadense) que entregou blindados sobre rodas de transporte para o US Army no afeganistão/Iraque, onde o recheio das chapas da carroceria em vez de ser de materiais que ajudariam a segurar a onda de choque dos IED e minas estavam recheados com MDF (madeira compensada).

Bardini

Ela sugeriu que, em alguns casos, alterou os testes para notas de aprovação porque achou “estúpido” que a Marinha exigisse que os testes fossem conduzidos a 100 graus Fahrenheit negativos (73,3 graus Celsius negativos). . Se estes “100 graus Fahrenheit” tem origem em um requisito elaborado com base no: “coloca 100 pra ficar redondo”, dá pra entender o achismo da mulher. . Seria interessante saber em que temperatura ela executou os ensaios, já que não houve comprometimento estrutural dos navios, construídos com este aço desde 1985! . Era para ensaiar em – 73,3 °C… E se foi ensaiado com -70… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Alex Barreto Cypriano

Tá estranha a estória, né Bardini? O quê Tenacidade (medida em ensaio de tração simples) tem a ver com temperatura baixa? Ductilidade/Fragilidade eu até entendo, mas… Às vezes, traduções simples não alcançam a precisão da terminologia técnica; não sei se é o caso, posso estar enganado. O aço em questão deve ter sido produto laminado e não fundido (que nem é aço, é mais ferro, como o pudlado, muito usado em gradis e até estruturas de pontes, no passado), tipo chapas ou barras e perfis.

Bardini

Como se trata da construção de um vaso de pressão, que estará submetido a impactos, eu acredito que o ensaio realizado seja o de Charpy, com o intuito de levantar a curva de comportamento de fratura frágil deste material e sua capacidade de absorção de energia, quando submetido a variação de temperatura.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Alex Barreto Cypriano

Grato, mestre Bardini. Aprendi mais essa: em estruturas submetidas a esforços dinâmicos podem ocorrer fraturas e trincas que, se expandindo, podem romper a chapa e isso depende, dentre outros fatores, da temperatura, sim. A energia registrada no ensaio do pêndulo-martelo Charpy de um corpo entalhado dá uma medida da tenacidade do metal. Olhem o gráfico central. Grato, novamente.

Palpiteiro

Este conhecimento surgiu depois das sucessivas falhas nos navios da série Liberty durante a segunda guerra mundial. Seria interessante uma matéria sobre estes problemas a seu impacto na indústria naval e outras.

Esteves

Talvez…na composição do aço? “No emprego dos aços a temperaturas abaixo de zero, deve-se considerar dois grupos de ligas (280):   – aços para serviço a baixa temperaturas, envolvendo temperaturas até -100°C, típicas de gases liquefeitos como propana, amônia anidra, dióxido de carbono e etana;   – aços criogênicos propriamente ditos, para serviço envolvendo temperaturas até -273°C, típicas de gases liquefeitos como metana, oxigênio, nitrogênio, argônio, hidrogênio e hélio.   A importância desses aços criogênicos é muito grande, pois praticamente em todos os setores industriais eles podem ser utilizados, devendo-se salientar a indústria aeroespacial, as indústrias químicas, a indústria petroquímica, a indústria… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Pois é, Esteves, a liga do aço é importante em função do uso mas não sei até que ponto o ensaio mostraria séria deficiência na ‘receita do bolo’, se é que o problema seria esse mesmo. Vou dar uma pesquisada nisso.

Palpiteiro

A caracterização do material ira influenciar nos limites de falha e consequentemente no limite de operação do equipamento.

Alex Barreto Cypriano

Perfeitamente dito, mestre. E não só o material em si mas até o modo de o conformar introduz especificidades (anisotropia em laminados, por exemplo) que influenciam no comportamento, cálculo e uso do artefato.

carcara_br

Pelo que deu a entender na matéria pegou isso: “ a Marinha havia incorrido em custos e manutenção aumentados para garantir que permanecessem em condições de navegar.”
Estranho, estranho mesmo é eles terem passado 1985 a 2017 sem realizar nenhum ensaio independente das características do aço, nem na indústria da construção civil se confia apenas no fornecedor, pra cada caminhão de concreto, três amostras e ensaios independentes. Esquisito….

Alex Barreto Cypriano

Pois é, carcara_br.

Matheus S

O que pega é a variação da energia de impacto, conforme se vê na figura anexada. A figura em questão já é uma avaliação do aço HY-80 que é o utilizado nos subs americanos da classe Los Angeles, com exceção do Seawolf e Virginia que utiliza o aço HY-100. Esse seu comentário explica bem a razão de tal teste: “Como se trata da construção de um vaso de pressão, que estará submetido a impactos, eu acredito que o ensaio realizado seja o de Charpy, com o intuito de levantar a curva de comportamento de fratura frágil deste material e sua… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Mestre Matheus, tem um detalhe que todo mundo ignorou: a Bradken faz forjados, não laminados. O casco de pressão tem um tampo elíptico (não confundir com o domo de proa, certo?) que é forjado (cast), mas o costado é todo em chapa, um produto laminado. Em submarinos, fora o tampo elíptico do casco de pressão, usam-se forjados em peças exteriores como lemes e hélices. Aliás, a Bradken se orgulha de usas hélices forjadas. Forjar demanda verter a massa do aço (aço, não ferro, pois tem elemento de liga) num molde com o formato negativo da peça, molde que em geral… Read more »

Matheus S

Você confundiu ai.  Em todas as fontes que eu consultei relatam que a Bradken fornece aços fundidos, mas também não descarto que a Bradken constrói aços forjados, normalmente quando se contrata uma empresa que fornece aço para submarinos, eles fornecem todos os tipos de aço para a construção alargando a produção da empresa diminuindo os custos ao longo de sua cadeia produtiva.  Porém, para aços fundidos se o componente é feito de uma liga padrão, as características estão informadas na especificação padrão. No fundido, o metal é isotrópico, apresentando propriedades similares em todas as direções. Já o aço forjado ou… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Confundi mesmo, mestre Matheus: fundido (que depende de moldes) e forjado (que é conformado, a quente, frio ou morno, com pressões localizadas de prensas, martelos, rolos) são coisas diferentes. Um hélice é moldado, portanto, fundido. Mas o disco que vai ser conformado a quente na prensa ou martelo num formato esférico ou elíptico, antes teve de ser vertido num molde. A chapa que vai receber pressões a frio pra desenvolver uma dupla curvatura (para depois ser soldada a outras completando um tampo semi-esférico) pode ter sido fundida ou laminada. A laminação (a quente ou frio) também faz passar por rolos… Read more »

Palpiteiro

Acredito que o aspecto esta relacionado a fratura frágil, esta relacionada a impacto. Por isso os ensaios charpy como comentado anteriormente.
http://www.shippai.org/fkd/en/cfen/CB1011020.html

Alex Barreto Cypriano

Grato, mestre Palpiteiro. Muito legal esta informação, quem dera se todas viessem assim tão bem organizadas. 🙂

angelo bigalli

Xiiiiiiiiiii, até lá isso?

Antonio Palhares

Quando vi a chamada da matéria. Levado pelo sintoma corriqueiro da constatação das práticas comuns na terra de Pindorama. Fiquei preocupado, pensando ser a nossa Marinha.
A medida que a leitura se completava a preocupação se esvaía. Graças ao bom Deus.
Até tu ? US NAVY ?

Carlos

Corrupção existe em qualquer lugar. Talvez a diferença seja na punição, se houver.

Camargoer.

Olá Carlos. A motivação do corrupto é a vantagem do crime. Nenhum criminoso deixa de cometer um crime pensando na punição porque a base da criminalidade é obter a vantagem impunimente. O que motiva a corrupção é uma deformidade moral e ética, cuja origem é anterior ao crime. O corrupto é eticamente e moralmente culpado antes de cometer um crime

MIGUEL

A corrupção destroi tudo e todos.

Fabio Araujo

O motivo dos testes nessas temperaturas extremamente baixas é que os submarinos vão operar e talvez combater no ártico e o frio pode fragilizar o aço!

Alessandro Rubo

Diferença entre o Brasil e os EUA é que nos EUA essa fraude vai custar muita grana. Aqui no Brasil os empresários fraudulentos continuam cometendo suas fraudes mesmo após serem pegos, pois nessa jogada está envolvido desde a polícia até políticos.

Adriano Madureira

“DÈCADAS” falsificando os resultados de testes de resistência em aço que estavam sendo usados para fazer submarinos da Marinha dos EUA…

Isso é algo gravíssimo !

Bruno BCL

Ué?! Submarino Americano solta peça?
Fora da especificação?

Adriano Madureira

Se bobear, mesmos feitos com matéria de qualidade duvidosa, os submarinos ainda devem ter um superfaturamento em cima… Todos acham que desonestos só existem no Brasil, mas na terra do ilibado e probo Uncle Sam não é exceção. Seja no meio empresarial, político e militar, e se for no militar o roubo é descarado. Já li sobre algumas falcatruas militares americanas,o pessoal lá é profissional.  Seja a compra pelo Exército de engrenagens de helicópteros no valor de USD 500 cada por USD 8.000 cada, USD $ 640 cada por assentos de plástico para banheiros de aviões militares,USD 999,20 por um alicate para… Read more »

Matheus S

Isso ai não é nada. Recentemente, não faz 2 meses, vi uma notícia de que a USN pagou a mais um fornecedor – do qual não me lembro exatamente o que era – se eu não me engano o valor exato era US$50 milhões, essa empresa de um empreiteiro realizava algum suporte logístico em alguma base naval americana no exterior, quando eu achar o artigo eu te mostro, porque não salvei a matéria. O problema do MIC é que alguns dos generais e altos oficiais militares que se aposentam vão para determinadas empresas do MIC e como são bastante influentes,… Read more »

Matheus

Só o programa do F-35 faria a Lava-Jato parecer um roubo de mercearia.

Nonato

Então a marinha americana confia a segurança de seus submarinos a testes realizamos por uma senhora???
Pensei que a própria marinha testasse também ou, no mínimo, uma empresa séria e independente conferisse a qualidade…

Danieljr

A compensação dela ter confessado e ajudado a solucionar o caso deveria ser a cadeira elétrica.

Danieljr

Reatores e armas nucleares andando por aí dentro de uma embalagem com defeito de fabricação.

Yuri Dogkove

Corrupção na maior “democracia” do mundo? Lenin tá rindo atoa…

Last edited 2 anos atrás by Yuri Dogkove
WSilva

Se os EUA é uma democracia então eu sou o Rei Pelé.

Democracia interna com democracia externa = país democrático.
Democracia interna com não democracia externa = país não democrático.

Camargoer.

Caro WSilva. Uma democracia moderna se caracteriza por quatro ideias. O respeito ao Estado de Direito, o respeito á Soberania Popular, o respeito aos Direitos Humanos e agora o respeito ao Meio Ambiente. Os EUA possuem estes quatro pilares de modo imperfeito. Portanto, seria correto considerar os EUA uma democracia, mas seria incorreto considerar que seja uma democracia perfeita. Segundo a FreedonHouse, os EUA é considerado um país libre (free) com 75 pontos, enquanto que o Brasil é considerado um país parcialmente livre (partly free) com 65 pontos (lembro que há dez anos o Brasil era classificado com livre)..

Camargoer.

Olá WSilva. Corrigindo. Passei os números da “liberdade de internet”. Os números sobre liberdade global são outros. Desculpe. Os EUA tem 83 (free) e o Brasil 74 (free).

Camargoer.

Caro Yuri. Os EUA são a mais antiga democracia moderna. Inquestionável. Por outro lado, os regimes democráticos escandinavos são superiores aos EUA. A Índia possui o maior colégio eleitoral do mundo (900 milhões de eleitores). O sistema eleitoral brasileiro é superior ao dos EUA pois é mais amplo, simples e inclusivo. Então precisamos reavaliar esse conceito de “maior democracia” do mundo. Talvez seja correto dizer que os EUA são a democracia com a maior economia. A corrupção é bíblica. No velho testamento há inúmeras passagens sobre corrupção. O Código de Hamurab (1700 BCE) já previa a punição de governantes corruptos.… Read more »

Carlos Campos

Bom no fundo mar a temperatura chega até 4 graus celsius, não sei se é tão horrível assim não fazer esse teste, mas que essa mulher deve ser punida deve, pq ela um precedente se não for, daqui a pouco todo mundo não respeita mais nada.

Yuri Dogkove

Os Reis da moral e dos bons costumes… SQN! Kkkkk

Sincero Brasileiro da Silva

Fico triste com uma notícia dessa…

Luiz

Que FDP!!!

paulo ferreira

aqui são uns bode espiatórios de países estrangeiros acham q o Brasil não merece ser grande, se fortalecer para fazer frente ,qd um país pensar em invadir nosso território

Nonato

Esse tipo de situação é um erro elementar em qualquer área. Até oleodutos e gasodutos as peças passam por raio X. Por que a marinha americana delega seus testes a uma única pessoa? Em contabilidade existe um princípio básico de delegação de funções. O funcionário que recebe a mercadoria no depósito não é o mesmo que guarda nem despacha. Quem emite a nota fiscal não recebe os pagamentos. Quanto mais gente envolvida e com funções distintas, menor o risco de fraude. Ou seja, uma funcionária, sozinha, ficou responsável por atestar a qualidade. Nenhum auditor visitava a empresa ou pedia comprovação… Read more »

Fabio

Biologia , fisica, quimica, para que né? Só estupidez.

carlos alberto soares

Cascos com aço fundido ?