Em comemoração ao 76º aniversário da criação da Marinha da Coreia do Sul, foi feito um vídeo mostrando seu futuro porta-aviões leve em ação.

Segundo a Marinha da Coreia do Sul, o vídeo foi feito para divulgar o porta-aviões leve e a futura força conjunta do país, para que as pessoas possam compreender seu potencial.

O vídeo de 5 minutos e 45 segundos inclui o destróier Aegis (DDG), o novo navio de apoio logístico (AOE-II), que atualmente é operado pela Marinha e os submarinos de médio porte (SS-III).

O vídeo mostra também o futuro destróier KDDX, o avião de alerta aéreo antecipado da Força Aérea sul-coreana (E-737) e os caças F-35B decolagem curta e pouso vertical.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago A.

A ROKN continua sinalizando preferência pela solução Daewoo (
em colaboração com a Fincantieri, baseando-se na experiência da Trieste) .
O conceito da Hyundai ( assessoria pela britânica Babcock ) parece não convencer a marinha coreana.

E ai colegas, quem será que vai levar essa ? Apostas abertas

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Esteves

Precisa fazer Excel.

Matheus S

Na minha opinião, a HHI leva. O próprio conceito doutrinário do LPX-II e a aviação embarcada é britânico, sem falar nas ilhas que é idêntica a classe QE construídas da Babcock. Vamos aguardar, mas pra mim a HHI leva.

Thiago A.

Sim, verdade Matheus os britânicos são fortes concorrentes , o fato é que não enxergo nessas imagens ou em outras antecedentes , grande semelhança com o conceito da HHI ou com a QE.

Matheus S

A arte conceitual do LPX-II que eu relatei não é essa, sequer tem rampa, o design que eu mencionei é o que está na matéria. Isso porque eu não mencionei que o QE esteve em Busan demonstrando uma incrível capacidade de propaganda para os sul-coreanos, o desenho conceitual mencionado é como se fosse uma classe QE mais leve com ilhas gêmeas. A Babcock já está envolvida no programa de submarinos do ROKN. Tem tudo para ser HHI.

Mercenário

Thiago,

Não identifiquei essa sinalização de preferência.

Você poderia identificar ou é apenas torcida?

Thiago A.

Olá Mercenário, um pouco dos dois.
Sou fã do navio, me agradaria muito ver uma evolução do projeto da Fincantieri.
Mas apesar disso, observei ( por isso essa dedução/ especulação) que as representações artísticas ( maquetes, vídeo e imagens) da ROKN apresentam uma configuração mais similar ao navio do estaleiro italiano.

rui mendes

Triste Italiano

rui mendes

Tentei pôr uma imagem do trieste, mas não transferiu, peço desculpa pelo comentário acima sem a imagem.

Last edited 2 anos atrás by rui mendes
Wes

Se o sonho da Marinha do Brasil é voltar a operar porta-aviões no futuro poderiam entrar no projeto russo UMK Varan, assim diminuiria os custos de pesquisa e construção. Cada vez mais países estão apostando nos porta-aviões para que será uma vantagem significativa no futuro tanto para aviões quanto para drones.

RPiletti

Esse sonho é pesadelo…

Hcosta

Quando foi a última vez que os Russos construíram um PA?
Mais vale falar com a China…

Adriano Madureira

Entrar no projeto russo Varan eu não sei, mas que é uma ideia interessante isso é…

Uma família de navios que consiste em NAe, LHD, Navio-hospital, LHA e um navio de apoio antártico, plataformas unificadas, onde o o casco será modular para promover um alto ritmo de construção. O equipamento é embutido nas unidades principais do navio para minimizar o tempo de revisão e os custos durante a operação.

comment image

Pedro

Pessoal, uma dúvida, se um PA é um elemento de projeção de força, estaria a CS em um futuro distante, saindo de uma doutrina defensiva em relação a China e CR para uma doutrina mais “expansionista”, se caso positivo, tem como dissertarem e conjecturarem sobre?

Esteves

Esse navio de apoio logístico sustenta a força mostrada no vídeo com um porta-aviões leve. Não apoia uma força tarefa para desembarque ou se faz isso faltou mostrar que, provavelmente, quando a guerra vier, a CS estará ao lado de uma outra potência maior.

Expansionistas com isso que mostraram? Não acredito.

WSilva

O que determina isso é a percepção da maioria que detém o controle da informação

Hcosta

Talvez, como criaram uma grande e avançada indústria de defesa, estão a caminhar para projetos mais ambiciosos. Agora os motivos que levam a isso, se são externos (China e CN) ou internos (necessidade de manter estaleiros ativos ou uma maior pressão destes estaleiros sobre a política de defesa?), não sei.
Mas projeção de força ou uma reação à corrida armamentista da China? Não me parece que um PA seja a melhor forma de defesa.

Matheus S

A principal função do LPX-II é proteger LCMs da CS.

Alex Barreto Cypriano

Mestre Matheus bem sabe que é o que todos dizem, menos os grandões, do Japão (com seus Hyuga e Izumo) à Austrália (com seus Canberra): defesa das Linhas de Comércio (e Comunicação) Marítimas (sem esquecer as outras missões parelhas). O almirante (aposentado…) Koda da JMSDF, num texto sobre a estratégia de defesa do Japão e seus meios, lembrou que navios como dos OOsumi aos Izumo são flexíveis, de emprego ou propósito múltiplo, o tal do canivete suíço, e não especializados ou dedicados como um CVN. Um (super ou light) carrier tem arranjo interno bem diferente de um landing-dock/assault. Ter um… Read more »

Matheus S

Com toda a certeza terá outras funções, descartar isso seria uma insanidade, por isso eu disse a principal função, mas na realidade, uma outra razão é justamente por conta do Japão e da China terem seus próprios navio-aeródromo, se tornou também uma questão de ressentimento, isso fez com que a CS viesse com o plano do LPX-II, a CS irá gastar 5% do orçamento de defesa de 2021-2025 para o projeto do PA. Só de custo anual de operação e manutenção desse navio ai será de US$180 milhões, de fato é um projeto bem caro, mas necessário para eles, conforme… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Perfeitamente. Mas o Japão não precisa do QE da BAE, o que significaria jogar fora a linha evolutiva de pesquisa em navios que culminou nos DDH Izumo, coisa de décadas. Apostadores podem entrar na mesa e fazer jogadas, mas a casa já tem uma boa mão nas cartas e controla a roleta. Entretanto, a corrupção dos decisores pode sempre virar a mesa contra os interesses nacionais. Só não perdôo a Coréia nos ter impingido o K-pop. Aquela moçada tão sensível tá se suicidando…

Alex Barreto Cypriano

E eu provo, pra quem quiser ver:

WSilva

Minha leitura desse movimento é simples, não é apenas uma reação a China e Coreia do Norte, mas também ao Japão que insiste em roubar ilhas dos coreanos.

Romão

Leitura acertada. O sonho da Coreia do Sul, como nação, é ultrapassar o Japão em tudo. Os coreanos (tanto do norte quanto do sul) tem uma mágoa ancestral pelo Japão, pelas inúmeras invasões e intromissões japonesas, desde a invasão do Daimiyo Toyotomi Hideyoshi, ainda no século 16. Sem falar na recente colonização japonesa da Coreia, que só teve fim em 45. Em relação a Pequim, Seul sabe que não dá pra competir.

Last edited 2 anos atrás by Romão
Matheus S

Não sei se você sabe, mas após a tomada de poder do Park Chung-hee e ele posteriormente implementar as reformas econômicas, foram os japoneses que praticamente construíram a infraestrutura da CS, mesmo a tal “mágoa ancestral” fica ausente quando se trata de negócios. Em que pese eles ultrapassarem os japoneses em tudo, dificilmente isso irá ocorrer, a CS sequer seria a potência tecnológica que hoje é se não fosse o Japão.

Andromeda1016

Em 1905 foi assinado o “Taft-Katsura Agreement” entre os EUA e Japão onde o Japão consentia com a posse das Filipinas pelos EUA e este em troca consentia com a colonização da Coreia pelo Japão. Por causa deste acordo o imperador da Coreia enviou uma delegação aos EUA para pedir a ajuda dos EUA para a causa coreana contra o Japão, mas o governo norte americano simplesmente ignorou a delegação e alguns destes membros acabaram falecendo nos EUA enquanto aguardavam a reunião que não ocorreu. Este fato foi um dos eventos mais tristes da história coreana e ensinou uma grande… Read more »

Matheus S

Obrigado pela aula de história. Mas eu afirmei colocando no contexto do século passado, onde os japoneses investiram pesadamente na CS e se não fosse por isso, a CS não seria o que é hoje. Isso não tem nada haver com o cenário atual que mudou radicalmente e que você colocou em perspectiva em torno dessa relação conturbada comercial entre eles. O fato é que o Japão só não é mais capaz hoje economicamente por questões macroeconômicas, não a tal malfadada questão de natalidade/demográfica. Apenas para compreender, o PIB per capita do Japão é muito inferior ao seu devido potencial… Read more »

Andromeda1016

Masayoshi Son, dono do Softbank e da “Vision Fund”, um fundo internacional com dezenas de bilhões de dólares para investir em startups, foi criticado pelos japoneses por não investir em empresas japonesas mas em chinesas e coreanas. Às crítica Son respondeu com tristeza que no Japão não haviam empresas que liderassem nas áreas relacionadas com a quarta revolução industrial logo infelizmente não haviam empresas para poder investir. Todos sabem que o Japão optou por se fechar ao mundo, logo estão colhendo o que plantaram, mas para felicidade deles Son acabou de realizar o primeiro investimento do Vision Fund em uma… Read more »

WSilva

Os coreanos quase sempre viram os japoneses como um povo agressivo e inferior, não vamos esquecer que a foi Coreia que levou boa parte da cultura chinesa para o Japão quando a ilha japonesa ainda era repleta de bárbaros. O Japão deve sua alma para a China, Coreia e ocidente. Em relação a ultrapassar o Japão, eu acho totalmente possível, até porque a Coreia do Sul tem mais autonomia do que o Japão em relação aos EUA. O Japão possui os maiores inimigos do planeta, China e Rússia(bônus: a nuclear Coreia do Norte), já a Coreia do Sul não tem… Read more »

Diego

A taxa de natalidade da Coreia do Sul chega a ser menor que a do Japão…
Japão: 1,36
Coreia do Sul: 0,92 (Fonte: Banco Mundial/2019).
A Coreia do Sul tem problemas demográficos pior que a japonesa, logo, dificilmente o país chegará a ultrapassar os japoneses, não haverá jovens coreanos disponíveis pra isso…

WSilva

Obrigado pela informação meu caro, porém temos que lembrar que a Coreia está dividida, do outro lado tem mais 25 milhões de coreanos e que se unidos jogaria a taxa de natalidade coreana pra cima.

Não sei também exatamente o quanto pra cima pois é quase impossível saber qual é a taxa de natalidade norte coreana.

Dito isto, será de fato mais dificil a Coreia do sul superar o Japão em tudo, unificada seria mais fácil, porém eu vejo o Japão em viés de baixa, ainda não vejo o mesmo na Coreia do sul.

MestreD'Avis

Espera, “não vamos esquecer que a foi Coreia que levou boa parte da cultura chinesa para o Japão quando a ilha japonesa ainda era repleta de bárbaros.”

Não é vc que que condena o imperialismo e colonialismo como um mal dos europeus?? Mas isso que descreve acima não é colonialismo e imperialismo da parte chinesa em forçar a sua cultura noutros povos e apagar a cultura existente?

WSilva

”Não é vc que que condena o imperialismo e colonialismo como um mal dos europeus??” Sem duvidas, o imperialismo ocidental é global, o chinês ficou no sudeste asiático, mas ambos colonialistas. Isso apenas prova o que eu sempre disse aqui, não há superpotência boazinha, esqueça essas besteiras de valores democraticos, direitos humanos, meio ambiente, nada disso importa quando seus interesses e hegemonia estão em jogo. Por isso é de suma importância a divisão de poder entre superpotências, trocar EUA por China ou Russia é seis por meia dúzia, é necessário esses três dividir o poder entre eles para mais tarde… Read more »

MestreD'Avis

“Sem duvidas, o imperialismo ocidental é global, o chinês ficou no sudeste asiático, mas ambos colonialistas.”

Quanto á extensão, os europeus eram melhores marinheiros, mais ambiciosos e não tinham extensão terrestre para se expandir. A China tinha. Nos dia de hoje, veja os “investimentos” chineses em África e diga se o colonialismo chinês se ficou pela Ásia

WSilva

”Nos dia de hoje, veja os “investimentos” chineses em África e diga se o colonialismo chinês se ficou pela Ásia” É colonialismo também, claro um pouco diferente da velha exploração, matança e roubo de recursos naturais de forma indiscriminada praticada pelo ocidente. Aliás, a China só está na África justamente porque o imperialismo ocidental falhou por lá, isso permitiu a entrada do colonialismo chinês. Por isso repito, se o mundo tivesse uma divisão de poder entre umas 5 potências seria muito mais fácil resolver os problemas que enfrentamos hoje, agora quando fica nessa dualidade de A x B ou aceitar… Read more »

Diego

Não é um sonho, isso é um sentimento revanchista por parte dos sul coreanos, o que é uma grande bobagem. Oras, se os sul coreanos precisarem fugir em caso de uma invasão norte coreana, o Japão é o local mais próximo, portanto, é do interesse deles manterem boas relações com os japoneses e não o contrário. Na verdade, essa narrativa só acontece porque o governo sul coreano cometeu várias atrocidades contra o seu próprio povo durante a década de 1950, como no massacre da liga dos Bodos (200 mil civis assassinados), mas como não é do interesse deles que essa… Read more »

WSilva

Que passada de pano monstruosa para o bárbaro Japão.

O programa de vitimização do Japão propagado pela máquina de propaganda anglo-saxã surte efeito até hoje na cabeça das crianças, mas nada que um bom livro de história não resolva. rs

FERNANDO

Bem, a MB, esquece.
Fiz o cursinho de excel.

Alex Barreto Cypriano

Não foi esse o vídeo que a marinha da Coréia do Sul havia retirado do canal depois de um tsunami de críticas (ruins)?
Bom, tem gente que acha que a Coréia do Sul não precisa disso, que é um gasto sem propósito e uma exibição do ‘tecno-nacionalismo’, sei lá…
Eu ficaria com a proposta da…

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano