Dois barcos de patrulha da classe “Island” de 168 toneladas, parte dos mais de US$ 2,5 bilhões em assistência de segurança que os EUA forneceram à Ucrânia desde 2014, chegaram hoje a Odessa para se tornarem os mais recentes navios da frota da Marinha ucraniana.

Os navios serão comissionados em breve para fortalecer a segurança marítima da Ucrânia e ajudar na manutenção da soberania sobre suas águas territoriais.

A classe “Island” é uma classe de de 49 “cutters” da Guarda Costeira dos Estados Unidos, dos quais 37 permanecem em serviço. Cinco navios da classe foram doados pelos EUA à Ucrânia.

Os barcos de patrulha da classe “Island” de 110 pés (34 m) são uma modificação para a Guarda Costeira dos EUA de um projeto britânico da Vosper Thornycroft de grande sucesso, construído para o Qatar, Abu Dhabi e Singapura.

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

Isso é para confrontar os russos?

Antoniokings

Isso é o que eles acham.
kkkkkk

Creio que a OTAN está instigando a Ucrânia a entrar no olho do furação.
Será moída.

Sensato

Sim. A OTAN deliberadamente tenta provocar uma “Guerra Proxy” usando a Ucrânia.
Porém, discordo quanto à reação russa. Vai dar em nada. No máximo, no máximo, a Rússia afunda um barquinho desses e mata alguns ucranianos em algumas escaramuças na linha de fronteira. Os ucranianos e os russos são primos e vizinhos. Os países da OTAN, ao contrário, são os forasteiros que “estão de passagem”!

Resumindo: De todos aí (incluindo os EUA), a Rússia é o único “adulto responsável sentado à mesa”.

Antoniokings

Sensato.

Devo concordar bom vc.

Jacinto

Mas, em geral, as guerras são lutadas entre primos e vizinhos… e não contra quem está de passagem.

Heverton ribeiro

Na WWW I, os três principais protagonistas eram primos.

Andre

lembre-se, contra opiniões não há fatos.

Jefferson Henrique

Exatamente

M.@.K

Creio que não Gustavo… até pq umas embarcações destas não durariam 10 minutos de batalha com a Rússia. Se bem que acho que a Rússia não tem a intenção de invadir a Ucrânia, pelo menos não agora. Acho que estão só botando pressão.

marcus

A Ucrânia caiu no conto do vigário do Tio Sam, e abriu mão dos artefatos nucleares que possuía. Se tivesse mantido os mesmos, a Russia pensaria muitas vezes antes de tentar invadir a Ucrânia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_For%C3%A7as_Nucleares_de_Alcance_Intermedi%C3%A1rio.

Dalton

A Ucrânia não tinha um programa de armas nucleares e nem mesmo teria condições de substituir as então existentes quando a validade chegasse ao fim
o que já teria acontecido hoje sem falar a dificuldade para reciclar as inúmeras ogivas, independente da questão política na época.

carcara_br

é uma cadeia tão grande de eventos que mudariam, algumas conjecturas:

1 – Tio Sam jamais daria guarita militar aos ucranianos;
2 – A Europa teria muito mais receio numa aproximação econômica;
3 – Ucraniano estariam muito mais próximos dos russos;
4 – A Otan não aceitaria cooperação muito menos integração.

Mauro Cambuquira

Quem quis a tal separação, e foi flertar com o inimigo do amigo?

Jacinto

Conhece aquela fábula do escorpião e o sapo?

Andre

Os ucranianos se lembram muito bem o que aconteceu na última vez em que eles se alinharam aos russos. A morte de milhões de ucranianos não foi esquecida.

Cristiano de Aquino Campos

Ai um ucraniano vê isso chegando e pensa. Foi em coisas desse tipo que gastaram tantos bilhões que mal conseguimos?

rui mendes

Uma marinha não são só navios de guerra, então para fiscalizar as suas águas territoriais contra pesca ilegal, tráficos, imigração ,
etc estes barcos não chegam???
Caso fosse preciso, este barco tem meios de comunicar e chamar navios de guerra, quando seja necessário.
A Ucrânia não tem os Russos exclusivamente no radar, há mais vida e problemas para serem tratados.

Antonio Palhares

A extrema direita da Ucrânia ouvindo o canto do cisne da OTAN. Que quer porque quer, fomentar uma guerra contra a Rússia. Quando esta estourar de fato. A Ucrania deixará de existir como país e estado e será mais um abandonado pelo.

Salim

Porque sera que Russia nao anexou Ucrânia, China não anexou Taiwan, Coreia do Norte anexou o Sul, Rússia anexou Ilhas japonesas …. e por ai vai. Iraque tentou anexar Kuwait. Pensar não dói.

Leonid Brejnev

A Ucrânia esta indo pelo mesmo caminho da Georgia, os ocidentais instigaram, deram armas, e quando o urso foi pra cima deixaram os georgianos sozinhos, resultado perderam muitos homens e muito terreno.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Concordo em partes meu amigo, porém temos que lembrar que a Ucrânia não é tão fraquinha assim como todo mundo imagina.
Um guerra aberta seria um caos e com certeza arrastaria outros.
A Ucrânia é maior em todos os aspectos se comparados com a Geórgia.

Antonio Palhares

Isto significa que o urso entrará na briga com a mão mais pesada, para arrebentar de vez usando tudo que tem. Com a dosimetria adequada.

rui mendes

Maior e mais poderosa, com indústria bélica própria e com muitas compras de meios militares nos últimos tempos, tendo também militares com experiência de guerra, e onde têm sido mais equipados pela NATO, é nos seus serviços secretos.

Bruno Vinícius

Um povo aguerrido não é tão fácil assim de se dominar. Afinal, vimos o que fizeram os afegãos com a URSS e os US, as duas maiores potências militares desde o pós-guerra. Sempre se sabe como uma guerra começa, mas nunca como ela termina.

rui mendes

Os Russos não, os Soviéticos e os US nunca estiveram sozinhos no Afeganistão , mas com os aliados da NATO, e os Australianos.

Cristiano de Aquino Campos

Russo comentando a noticia, chegou umas lanchas lá na Ucrânia.

Peter Nine Nine

Com estes comentários conclui de vez que brasileiro não percebe a mínima sobre Europa, Ucrânia, Rússia e muito menos NATO.

A marinha ucraniana é inexistente à décadas, apenas uns poucos navios, de pouca complexidade e operacionalidade restavam. Estes patrulhas são para, como indica o nome, patrulhar, dando uma capacidade e reforçando uma marinha carente, já carente quando, em tempos, estava alinhada com Moscovo. Se lhes dessem fragatas, os ucranianos não saberiam operar.

Mas relembro que a infantaria ucraniana que hoje se encontra com coletes e fardamento completo, em tempos nem tinha camuflados a condizer.

Andre

Infelizmente ainda têm muitos que enxergam o mundo com um véu ideológico, colocando suas fantasias a frente dos fatos.

Antonio Palhares

E com muito medo, apavorados

André Macedo

168 toneladas? Tá de sacanagem? Não dava pra trocar essas duas por uma OPV? Até as Macaé deslocam 500 toneladas, isso aí vai servir pra ser alvo dos russos.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Existem diferenças entre navios patrulhas e navios de guerra.
Se fosse Macaé ou até mesmo os patrulhas da classe Amazonas, todos eles seriam afundados pela poderosa esquadra Russa.

Salim

Estarão operando em patrulha em mar fechado. Veja tonelagem de barcos Russos que operam na região. Além de coibir práticas ilegais servirão de alerta avançado. Movimento naval não faz muita lógica ali pois russiaxucrania tem uma extensa fronteira seca. Não acredito conflito região, OTAN iria interditar espaço aereo e sem cobertura aerea o combate em campo será cruel e demorado.A Ucrânia está investindo em D rones armados reforçando este possível cenário. Além disto Turquia iria se contrapor também.

Adriano Madureira

Agora ferrou para a Rússia !

fewoz

Dizem que Putin não consegue dormir por causa destes barcos de patrulha. Brincadeiras à parte, obviamente que não fazem diferença num cenário de guerra, mas para um país com economia fraca como a Ucrânia, qualquer coisa já é lucro.

Adriano Madureira

Assessores revelaram que presenciaram Putin tomando Vodka em excesso…

Hellen

E a tendência é só piorar pq as industrias da Ucrânia não consegue competir com invasão de produtos europeus e americanos !!!!
Resumindo : com 5 a 10 anos não existira mais nenhuma empresa nacional ucraniana !!!
Consenso de Washington e Globalização tudo a ver !!!!

Hcosta

Já diziam isso quando os países de leste aderiram em massa à UE. E não foi isso que aconteceu. Cresceram e desenvolveram-se mais em 15 anos do que em 50 anos na União Soviética.

Antoniokings

Quatro países que arriscam sumir por ‘falência múltipla de órgãos: Ucrânia, Letônia, Estônia e Lituânia.
Estão sumindo do mapa.

A6MZero

Antonio falência não é bem o termo para as nações do Báltico, pelo contrario, são países com taxa de crescimento alto desde o fim da União Soviética, a Lituânia antes de adentrar na UE era o candidato com maior crescimento acima de 8% e continuou crescendo numa media de 3% a 4% até a crise do coronavírus, a Estônia além do crescimento sustentado também reduziu drasticamente o desemprego para índices abaixo de 5% (considerado pleno emprego) e aumentou drasticamente o pib per capita, destes a Letônia foi a que teve desempenho mais modesto mais ainda positivo, ainda cabe destacar que… Read more »

Antoniokings

A6MZero

Estou me referindo à questão populacional.
São países que estão minguando.
São países, em termos populacionais, pequenos (Ucrânia) ou muito pequenos (Países Bálticos).

A Estônia tem 1,2 milhão de habitantes (68% estonianos, 25% russos) e decréscimo populacional de 0,69%.

A Letônia tem 1,8 mi de habitantes (65% letões, 33% russos) e um decréscimo populacional de altíssimos 1,1%.]

A Lituânia tem 2,7 mi de habitantes (84% de lituanos e 6% de russos) com decréscimo populacional de 1,04%

A médio longo/prazo terão população equivalente a cidades médias do Brasil como São Gonçalo, Duque de Caxias ou Campinas

Hcosta

Pene no que acabou de escrever. Tenta encontrar alguma qualidade numa ditadura como a Russa que acabam por ser o fator que define a grandeza de um país.
E o tempo de União Soviética estes países eram muito populosos e agora deixaram de o ser (ironia).
Todos os países da Europa de Leste estão melhores na UE do que estavam numa ditadura.

E veja se o crescimento populacional da Rússia está assim tão bom
https://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_da_R%C3%BAssia
Principalmente com o fiasco da vacina Russa.

Antoniokings

Com 142 milhões de habitantes e um crescimento populacional de -0,2%, a Rússia vai durar o suficiente para ver acabar toda a envelhecida Europa Ocidental, Japão e Coreia do Sul.
Vai presenciar também os EUA reduzidos a uma pálida posição do que já foi.
E verá também a gigantesca China mais firme e mais forte do que nunca.
Sinto muito.

A6MZero

Antonio acho que pálida posição posição é meio demais, os EUA ainda terão cerca de 400 milhões de habitantes (isso apenas com o crescimento vegetativo e excluído a imigração) a Rússia por outro lado devera ter por volta de 100 milhões, isso na década de 50. Europa Ocidental e Ásia deverão sofrer mais severamente mas ninguém vai sair ileso nem mesmo a China que tem um envelhecimento precoce da população (a política de filho único deixou marcas profundas que não irão melhorar mesmo com a flexibilização) seu sistema previdenciário pode colapsar antes que as nações europeias e mesmo a mudança… Read more »

Hcosta

E qual é a população da Europa?
O que seria preciso acontecer para a Europa ter uma população semelhante à Russa?
Lembre-se que são cerca de 500 milhões de Europeus e 140 de Russos.

Andre

a história e recheada de guerras vencidas por sociedades com população menor que outras, como a invasão mongol à China, ou a anexação da Índia pelo império inglês.

Mas o lunático agora tem sonhado com tempos pré-históricos, quando isso era muito mais importante.

MestreD'Avis

Verdade Antoniokings
Paises com decréscimo populacional vão desaparecer. São países que estão minguando.

https://www.worldometers.info/world-population/russia-population/

Pobre Russia…

Jacinto

Mas a população dos EUA ainda cresce e ela tem expectativa de vida mais longa do que a dos russos; já a população da Rússia está decrescendo e como a expectativa de vida dos russos é de 73 anos a taxa de decréscimo da população russa deve acelerar nos próximos anos já que 13% da população russas tem mais de 65 anos. A crise demográfica russa é tão complicada que eles até inventaram um “feriado da procriação” que é celebrado em 12 de setembro (como eles celebram, não sei).

Antoniokings

‘A crise demográfica russa é tão complicada que eles até inventaram um “feriado da procriação” que é celebrado em 12 de setembro (como eles celebram, não sei’).

Provavelmente, não do jeito que deveria.
kkkkk

SDS

Jacinto

Boa! kkk

Salim

Rsssss

A6MZero

Bom envelhecimento e decréscimo populacional é algo que muitas nações sofrem não limitados a esses países, inclusive a Rússia que tem previsão que sua população encolha de 8% a 10% até 2050, o Putin falava bastante sobre o tema antes da pandemia, sendo a principal solução apresentada pelo governo russo era buscar imigrantes em populações russas de ex-estados soviéticos. Diversos países estão buscando formas de combater esse movimento desde incentivo a natalidade até movimentos de atração de imigrantes mas o encolhimento e envelhecimento é um processo que todas as nações vão sentir em maior ou menor grau. A médio ou… Read more »

Antoniokings

É um fenômeno mundial.
Pior para países que dependem do crescimento vegetativo da população para expandir a economia.
Concorda?

https://www.ecodebate.com.br/2021/02/18/baixa-fecundidade-nos-eua-assusta-os-pronatalistas-e-conservadores/

A6MZero

Realmente o baixo crescimento vegetativo pode atrapalhar e mitigar o crescimento, mas nesse cenário os EUA tem uma grande vantagem sobre qualquer outro país já que são o maior polo de atração de imigrantes em todo o globo. A capacidade de atração de imigrantes, apenas legais dos EUA é quase 5 vezes maior que qualquer outro país (isso sem falar dos milhares de imigrantes ilegais que tentam entrar anualmente nos EUA). Caso eles comecem a sofrer severamente com declínio populacional eles podem simplesmente flexibilizar a entrada, algo que provocaria um fluxo gigantesco de pessoas imigrando para lá (facções mais liberais… Read more »

Antoniokings

Prezado A6mZero

Já não são mais o polo de atração que eram antes.
Primeiro é que a esmagadora maioria de imigrantes é composta de pessoas de baixo conhecimento técnico/educscional que se dispõe a receber baixos salários.
E até esses estão tendo dificuldade de colocação no País.
Segundo que outros países, (europeus e inclusive a China) têm atraído profissionais qualificados para seus países.
E devemos considerar que essa imigração de pessoas de baixo conhecimento ainda tem causado conflitos sociais nos EUA.
Nada será como antes.

A6MZero

Antonio os dados não mostram isso, os imigrantes ilegais são sim de baixa qualificação mas os legais são muito bem qualificados e como disse em se tratando apenas de imigrantes legais eles são o maior polo de atração com quase 5 vezes mais imigrantes do que o segundo colocado a Alemanha, a China não está na lista como um dos maiores polos de atração no momento (e o pais nem possui grandes programas de atração de imigrantes e prefere investir na formação e qualificação da população local).

Antoniokings

A6MZero

Até pessoal de Taiwan tem buscado colocação na China.
Li que cerca de 10% dos profissionais mais gabaritados do setor de chips foram trabalhar na China.
O atrativo?
Salários mais altos que na ilha.
E conforme a China vai abrindo seu mercado a empresas e instituições estrangeiras a tendência é esse intercâmbio aumentar.

oglobo.globo.com/economia/com-economia-em-expansao-china-atrai-estrangeiros-que-buscam-emprego-ou-empreender-23919667

tecnologia.uol.com.br/noticias/reuters/2018/09/04/enfoque-china-atrai-talentos-de-fabricas-de-chips-de-taiwan-com-altos-salarios-e-beneficios.htm?cpVersion=newsstand

kimbo.ao/info/index.php/2021/09/29/china-quer-atrair-profissionais-estrangeiros/

A6MZero

Sim há um crescimento, mas ainda está muito aquém dos patamares dos grandes polos de atração, não há duvida que a tendência é um crescimento de imigrantes indo em direção a China afinal é uma economia em plena expansão. Mas nos próximos anos os EUA ainda serão o principal destino seja pelos salários tão altos quando os chineses seja pela sonho americano (pode ser um ideal da década de 50 mais ainda está permeado pelo globo e enquanto a mídia e o cinema vender esse ideal pelo mundo muitos ainda serão atraídos). Se no futuro haverá uma mudança de posição… Read more »

Antoniokings

Joinha!

SDS

Jacinto

Expectativa para 2100. Assustador, em alguns casos.

Andre

O crescimento econômico, a redução das desigualdades, o avanço de todos os indicadores sociais nada valem frente a terem abandonado a servidão total aos russos.

Para esse lunático, se não babar um belo faberge não presta.

Adriano Madureira

comment image

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Adriano Madureira

comment image

Gerson

São os alvos chegando para treinamento dos submarinos Russos!

Gilberto

Sempre gosto de ler os comentários das matérias, pois frequentemente eles são enriquecedores, devido ao alto grau de conhecimento técnico de quem comenta. Mas as vezes alguns me deixam estarrecidos. Como alguém pode sequer considerar que a intenção desses meios, armados com 1x25mm e 2x.50, é o confronto direto contra a poderosa esquadra russa? Não precisa nem usar armas inteligentes contra eles. Aliás, da pra afundar abalroando se quiser… Esses são navios para fiscalização de águas costeiras. Tentarão ficar o mais longe possível da esquadra russa. Mas podem sim, serem úteis contra os russos: Fiscalizando trafico de armas aos separatistas… Read more »

Hcosta

Já tentaram bloquear esse acesso por mar nas províncias a leste mas os Russos apreenderam os barcos.

Oráculo

Melhor comentário de todos.

Impressionante a quantidade de gente que comenta aqui na Trilogia mas que não tem sequer o mínimo conhecimento sobre temas militares. Pior, se julgam no direito de querer ditar o que é certo ou errado.

Esse espaço já foi bom.

Last edited 2 anos atrás by Oráculo
Antonio Palhares

Continua bom. Permite ponto de vista diferente sobre cada assunto.

Mauro Cambuquira

Ainda é o melhor espaço, nenhum outro site tem essa interação, engajamento que a Trilogia tem. Peca nas atualizações das informações. Tem muito assunto interessante passando batido. Fica a dica de quem acessa desde a primeira postagem. Ah! Monetizar com o Google é interessante, mas vamos ficar atentos a configuração dos ADS, não deixe por conta do Google, pois já está invasivo, atrapalhando e escondendo a própria marca da Trilogia. Produção? Ajuda nóis aí!!!

fewoz

Olha, Oráculo, comparando com tantos sites por aí, inclusive o próprio YouTube, digo que a Trilogia é o melhor local mesmo, por diversas razões: 1. Todos que comentam por aqui estão mesmo interessados no assunto 2. A maioria domina minimamente a língua portuguesa 3. Não há “kkkkk” ou qualquer coisa estúpida do estilo 4. Não há discussões sobre assuntos fúteis, até mesmo porque o assunto não o permite. 5. Mesmo com opiniões diferentes, especialmente em questões políticas, quase todos conseguem manter um nível civilizado de debate (Com destaque para os comentários pragmáticos/realistas do Camargoer). Ninguém precisa (nem deve) ser especialista… Read more »

Satyricon

Correto Gilberto

Satyricon

Gilberto foi no ponto

Agnelo

Obrigado, Gilberto.
Tá cruel, uma galera aí…
Eu já perdi a paciência com recalcados e lambões.

Leandro Costa

Obrigado pelo comentário sereno, Gilberto. Tá fazendo falta um pouco de bom senso.

Yuri Dogkove

O Tio Sam quer de fato ajudar os ucranianos? Então mandem Arleigh Burke! kkkkk

Last edited 2 anos atrás by Yuri Dogkove
Bucaneiro Yankee
Bruno Vinícius

Já ouço falar desse porta-aviões há uns cinco anos, até agora, nem notícia de assinatura de contrato saiu.

Andre

Mais um projeto da parceira Russia-Irã.

Eu só não consigo entender como que porta aviões sendo inúteis e apenas grandes e carros alvos estão sendo construídos. Os chefes de diversas marinhas precisam estudar mais os fóruns brasileiros.

Fábio Mayer

Duas canoas de patrulha e os russófilos pró-ditadura tendo ataques de pelanca…

DFA

O nível de comentários de alguns participantes deste fórum é dotado de uma ignorância técnica absurda e de um civismo inexistente, motivado por ideologias, torcida e provocação barata.
Queriam que os EUA dessem destroyers a uma marinha praticamente “BROWN”? A marinha ucraniana ainda está a dar os primeiros passos, todos os seus meios anteriores eram do tempo da guerra fria e foram muito mal mantidos.
Estas duas plataformas iram assumir um papel importante na patrulha e formação de uma marinha com grandes carências.

Andre

Entre receber dois navios velhos e pequenos e ter sua produção de comida roubada e sua população morta aos milhões, fica fácil para a Ucrânia escolher…