default

Surabaya – A Marinha da Indonésia recebeu o quinto Navio de Patrulha Offshore (OPV) totalmente construído pela empresa estatal de construção naval PAL Indonésia na capital de Java Oriental, Surabaya, no domingo (5/12).

A embarcação mede 60 metros de comprimento, com uma boca total de 8,1 metros e um deslocamento de até 500 toneladas, localmente conhecida como classe “Sempari” Kapal Cepat Rudal (Fast Missile Boat) ou KCR-60M.

O quinto KCR-60M é a primeira variante totalmente construída pela PAL – da plataforma às instalações de radar e sistema de armamento, disse o CEO da empresa Kaharuddin Djenod durante a cerimônia de entrega.

O Ministério da Defesa fez um pedido de duas embarcações KCR-60M da mesma variante, com a sexta ainda em construção.

“Estamos orgulhosos e gratos ao Ministério da Defesa por confiar em nós para construir mais dois KCR-60Ms”, disse Kaharuddin.

O navio está equipado com canhão principal Bofors de 57 mm, canhão de 20 mm e mísseis antinavio Exocet MM40 B3 de fabricação francesa.

Quando totalmente carregado, pode atingir uma velocidade máxima de 28 nós e um alcance máximo de 2.400 milhas a 20 nós com uma tripulação completa de 55 militares. No entanto, a autonomia é relativamente baixa, de apenas cinco dias.

A nova embarcação precisará passar por uma série de testes antes de entrar oficialmente em serviço na Marinha.

Quatro navios da classe “Sempari” anteriores foram adaptados com a estação russa de armas de controle remoto AU-220M 57 mm (RCWS) como canhão principal.

“Sem uma força naval forte, nunca poderemos nos tornar uma nação forte. Também precisamos de uma forte indústria de defesa doméstica para reduzir a dependência de indústrias estrangeiras”, disse o ministro da Defesa, Prabowo Subianto, durante a cerimônia.

“Estabelecemos uma grande meta de nos tornarmos donos de nosso próprio mar, terra e ar”, acrescentou.

Também estiveram presentes na cerimônia o chefe militar indonésio, General Andika Perkasa, e o almirante-chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono.

FONTE: Jakarta Globe

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fewoz

Está aí um país interessante para criar uma maior parceria no setor de defesa. Importante lembrar que já adquiriram Astros e Super Tucanos. Essa parceria pode ser muito maior, especialmente porque alguns (mais especificamente a famosa empresa de consultoria PwC) dizem que a Indonésia tem tudo pra ser quarta maior economia do mundo em 2050:

https://www.pwc.com/gx/en/research-insights/economy/the-world-in-2050.html

carlos alberto soares

Quase 300 milhões de habitantes, baita mercado.

fewoz

E também é o quarto maior mercado de aviação no mundo. Hello, Embraer…

fewoz

Aos que negativaram, por que não apoiam a parceria com a Indonésia?

Caio

É que tem o “raciocínio” dos líderes militares, só presta se for eurocidental ou americano, do contrário não presta.

fewoz

Eu acho que é mais por birra mesmo. Não gostaram de outros comentários meus na Trilogia e aí passam a criticar o autor, não a ideia. Super comum em debates.

carlos alberto soares
kahllil

E enquanto isso em terra tupiniquins mal conseguimos construir 3 Macaé em quase 10 anos….. detalhes “navio está equipado com canhão principal Bofors de 57 mm” lindamente equipado

ROBERT

Parece uma classe MACAE em Esteroides :o)

ADM

Excelente NPa para regiões insulares, para as AJB é preciso algo maior que combata nos 3 ambientes.