A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) continua a construir uma força naval forte e moderna.

A tonelagem coletiva dos navios de guerra incorporados pela China em 2021 atingiu impressionantes 170.000 toneladas:

  • 2 Porta-Helicópteros Type 075;
  • 3 Destróieres Type 055;
  • 7 Destróieres Type 052D;
  • 9 Corvetas Type 056A e;
  • 1 Submarino Lançador de Mísseis Balísticos (SSBN) Type 094A.

Clique nas imagens para ampliar.

Type 055
Porta-helicópteros Type 075
Type 052D
Type 056
SSBN Type 094A
Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo

Incrível ! Parabéns !

Vovozao

31/12/2021 – sexta-feira, bdia, Leonardo, realmente incrivel, nos anos 60, chineses nao possuiam uma marinha decente, navios velhos, ultrapassados, maioria da IIGM, hoje, estão emparelhados com os USA. Dizem que nos anos 60/70, pediram ao Brasil, autorizacao para treinarem no nosso saudoso Minas Gerais. Porém, a pergunta que fica ELES (chineses) EVOLUÍRAM, ou a nossa MB parou e retrocedeu no tempo??? Ou melhor AMBAS…. ELES evoluiram e NOS retrocedemos… ainda possuimos escoltas com mais de 40 anos, e, apos 10 anos de PMG, festejamos seu retorno, como se houvessemos recebido uma nova????
Com voces as respostas.

Carlos Pietro

Boa tarde, infelizmente nós que retrocedemos em todas as áreas.Estamos presos com idéias, pensamentos e atitudes do passado.E o pior, nós nos recusamos a mudar.

Ronie Dos

Concordo, o que precisamos é mudar completamente toda cúpula das forças armada com esses pensamentos retrógrado

Comte. Nogueira

Não se trata de mudar o comando das Forças. Trata-se de dar continuidade a uma política de Estado. Enquanto houver especialistas brasileiros dando palestras em universidades européias, que por sua vez dão lastro a reportagens em veículos estrangeiros, denegrindo a imagem do Brasil, nada prosperará.
Pelo contrário, na China, eles cumprem fielmante os planos quinquênais eleborados pelo partido, que não sofrem oposição de ninguém, nem de outros partidos, do MPU, STF, OAB, artistas lacradores, CNBB, TCU, etc…
As diferenças não são poucas e a omissão generalizada dos cidadãos tornam as coisas preocupantes.

ANISIO SILVA HORTA

Faço minhas, as suas palavras.

Elias E Vargas

QUEM DERÁ S´FOSSE OPOSIÇÃO, A COISA ESTÁ MAIS PARA CORRRUPÇÃO, SUPERFATURAMENTO, NEPOTISMO MISTURADO COM INCOMPETÊNCIA PARA AÍ CHEGAR AO DESCUMPRIMENTO DOS PLANOS DE METAS EM DETRIMENTO DE CONTAS DE ADMINISTRADORES E POLÍTICOS EM PARAÍSOS FISCAIS. E PASMEM, TEM GENTE QUE AINDA CONTINUA VOTANDO NESSES F.D.P. . EITA POVO SEM MEMÓRIA,

Antonio Palhares

Isso aí.
Razões pelas quais eu não acredito na “democracia’ brasileira.
Todo mundo quer mamar.

Elias E Vargas

O QUE OS CHINESES INCORPORARAM EM 2021 NA SUA FROTA É PRATICAMENTE TODA UMA FROTA QUE O BRASIL ALMEJA “0” KM DE UMA SÓ VEZ. INCLUSIVE COM O SNA “ALVARO ALBERTO” >>> E NÓS AQUI, PENSANDO NO SEXO DOS ANJOS (PRÁ NÃO DIZER OUTRA COISA)

José Carlos de Oliveira

Com a rapidez com que a China Constroi seus meios Navais quem sabe num futuro poderemos encomendar alguma embarcacão de Grande Porte aos Chineses, por ser membros dos BRICIS certamente teriamos descontos, literalmente um negocio da China.

Agressor's

Se vc estudar a China como civilização, verá que os chineses sempre foram gigantes, a China sempre foi o “Império do Meio”, foi a maior economia do mundo por quase 3 mil anos, caíram e agora estão voltando a posição que sempre estiveram por toda a sua história. A hegemonia ocidental(Europa e EUA), durou pouco tempo historicamente falando, e foi através de atos predatórios como colonialismo, massacres e saqueamento de riquezas de outros povos. O Brasil é um país jovem, que pode aprender com a China, uma nação com de quase 6 mil anos de história. Jacaré dormiu, virou bolsa.… Read more »

Santos BR

O livro ” Sobre a China ” de Henry Kissinger é bem didático sobre esse tema.

Allan

Exato ! Grande livro de um autor insuspeito de ser pró China. Faz um bom resumo da história chinesa.

Luis

kkk insuspeito de ser pró china, kkk boa

Alexandre

Henry Kissinger, idealizador da Operação Condor

Last edited 2 anos atrás by Alexandre
Antoniokings

Prezado Agressor’s

Muito boa síntese.

SDS

Agressor's

O Dragão Chinês vai jantar a Águia…Manda um salve pro Putin pra mim… 😀 😛

Antonio Palhares

Pelo andar da carruagem… É isso ai.

DFA

Sim…A China nunca massacrou povos e teve actos predatórios pesquisa pelo povo Nanman só para ficares com um pequeno exemplo…
A China nem sequer faz parte dos 10 impérios com maior longevidade.

WSilva

”A China nem sequer faz parte dos 10 impérios com maior longevidade.”

Qual império hoje é maior, mais poderoso e mais antigo que a China?

Thiago A.

Que império ? Qual China? A República Popular ? Não reparou que é uma república? Por vontade do pai da nação, um homem que estudou no Havaí, aprendeu o inglês e conheceu o ocidente. Um homem que percebeu a condição do atraso cultural e tecnológico do império Qing ( por sinal uma dinastia manchu e não HAN , como você gosta de espalhar e vangloriar ). Um homem que queria derrubar a monarquia e criar um Estado-Nação copiando o modelo ocidental.

Ander

Problema é colocar na cabeça de pseudocapitalistas tupiniquins que o progresso não se resume em direita ou esquerda e sim em projetos de estado para curto, médio e longo prazo. O Brasil precisa estabelecer metas e saber onde quer chegar em 5, 10, 20, 30, 40 e 50 anos.

Luis

desenvolvimentismo dá certo sim, amiguinho, da próxima vez q for tentado vai dar, pode crer

Mgtow

Perfeito! Eu vasculho todos os comentários em busca de análise brilhante como o seu coment, caro Agressor.

andre

a marinha da china ja foi a maior do mundo, só estudar que vcs descobriram, se não fosse um imperador que fechou a china para o, mundo, hoje seriamos uma configuração politica diferente.”Muslimheritage.com: “a primeira frota de Zheng He incluiu 27.870 homens em 317 navios, incluindo marinheiros, balconistas, intérpretes, soldados, artesãos, médicos e meteorologistas. A bordo estavam grandes quantidades de carga, incluindo artigos de seda, porcelana, ouro e prataria, utensílios de cobre, utensílios de ferro e artigos de algodão. A frota navegou ao longo da costa da China até Champa, perto do Vietnã, e depois de cruzar o Mar da China… Read more »

Luis

china foi maior, china foi mais antiga, china pipipi, popopó, q quantidade de calcinhas úmidas por delírios de grandeza alheia é muito engraçado. os mongóis, os europeus, os russos, os japoneses, cagaram na cabeça dos chineses por séculos, milhões de chineses morraram de fome no grande salto pra trás, o povo é escravo, a china atual não criou nada positivo, quando cria é para piorar a vida das pessoas e tolher liberdade, 99,99% do q fazem é pirataria, espionagem industrial, engenharia reversa e muita mentira, enganação, descumprimento de acordos, desrespeito a regras básicas de civilidade

francisco

Verdade. Quem quiser saber sobra a fome e a quantidade de mortos na China, causada pelos comunistas, leia o livro: “A Grande Fome de Mao.”

Pablo

fico pensando o que leva uma pessoa dar deslike nesse comentário lúcido

Luis

blablablabla, china foi adotada e criada pelos estados unidos e europa ocidental formalmente desde nixon/deng nos anos 70 e principalmente a partir dos anos 90/2000, só chegaram aonde estão agora por causa dos governos destes países, do contrário continuariam sendo o q são agora, só que em escalar reduzida: escória do mundo, um povo sofrido e enganado, um governo diabólico câncer da humanidade.

francisco

E Achina não massacrou nenhum pais na Ásia? ora vá estudar a história e deixe de ser um torcedor fanático.
A china, enquanto foi o grande império do Oriente massacrou e humilhou os países Asiáticos, seus vizinhos.
O grande império Chinês se achava invencível, entretanto foi derrotado em 1842 pelos ingleses que arrasaram a imensa marinha chinesa.
A china deveria aprender com a sua própria história ficar quietinha, caso contrário será novamente derrotada pelo Ocidente.

Dalton

Os chineses começaram a construir submarinos convencionais ainda na década de 1960, uma variante da classe soviética “633” chamada na China de classe “033” enquanto o primeiro submarino construído no Brasil o Tamoio teve sua construção iniciada para valer apenas em 1986. . Os chineses portanto já possuíam uma marinha superior à marinha brasileira na década de 1960, copiando combatentes de superfície soviéticos no início e gradualmente aperfeiçoando-os, mas, não havia ainda necessidade de uma marinha muito grande e vale a pena lembrar que a China ainda na década de 1960 detonara sua primeira bomba de hidrogênio. . E provavelmente… Read more »

Vovozao

31/12/2021 – sexta-feira, btarde, mestre Dalton, não sei se verdadeira ou não, existe um “”dizer”” que nos anos 60/70, os chineses fizeram consulta ao Ministerio da Guerra, se existia a possibilidade dos marinheiros chineses fazerem treinamento no saudoso Minas Gerais, sempre comento sobre isso, nunca houve nenhuma manifestacao, então, vamos simplesmente considerar que houve alguma coisa. Feliz 2020

Dalton

Houve manifestação sim Vovô, só não tenho certeza do(s) comentarista(s) que se manifestaram, caso contrário teria me manifestado também, mas de qualquer forma o que soubemos aqui pelo Poder Naval é que teria havido um “contacto” na década de 2000 quando o “São Paulo” não apenas estava na ativa, mas prometia ainda uma década de serviço pelo menos. . Não teria feito sentido uma aproximação chinesa na década de 1960/1970 quando ainda não havia um programa de NAe chinês, nem mesmo uma forte parceria econômica e de um modo geral estávamos em lados opostos com uma forte rejeição por comunistas… Read more »

Dalton

Comentário aguardando aprovação, mas, caso não seja liberado ainda hoje, Feliz 2022 também !

Vovozao

Dalton, anos 60 – ate queda João Goulart, mantinhamos bom relacionamento com a China.

Dalton

Não o suficiente para cooperação militar, já que na década de 1960 China e URSS estavam muito próximas, proximidade essa que seria abalada drasticamente no fim da década levando inclusive o Presidente Richard Nixon visitar a China em 1972. . No mais nunca encontrei nada sobre esse suposto interesse chinês pelo “Minas Gerais”, provido de catapulta britânica, o que presumo não seria interesse dos britânicos compartilhar tecnologia com chineses, além dos mesmos estarem mais interessados em armas de destruição em massa e submarinos. . Mas enfim, plantio de notícias falsas e sensacionalistas fazem parte do jogo e cito um exemplo… Read more »

Marcos

Infelizmente para nós não temos pena capital para bandidos e corruptos do dinheiro público.

Antonio Palhares

O Brasil é um país sem definição de interesses estratégicos.

JOAO

Alguém sabe quantos navios a MB incorporou na esquadra?

Com certeza botamos mais oficiais pra dentro do que a China kkk

Clibanário

Kkkkk!!!!!!

Elias

Dá para criticar?….

Flávio

Se o Brasil possuísse os meios mostrados nessas fotos eu já estaria feliz.
É impressionante, em um ano eles lançaram uma esquadra mais poderosa que a marinha de vários países.

Augusto

Oficialmente, é o fim de 2021. O anúncio do Comandante da Marinha de que o Submarino Riachuelo seria incorporado ao setor operativo até o fim do ano não foi honrado. Agora vou lá no Aéreo reclamar que também não há sequer 1 Gripen operacional em território brasileiro, como foi anunciado pelo Comandante da FAB. Feliz 2022!

Gutex

Quando vi a mensagem de final de ano no Aéreo, eu fiquei pensando exatamente em onde estão os 2 Gripens que seriam embarcados para o Brasil após as cerimônias realizadas na Suécia. Quanto a MB, bem, chega a ser desanimador comentar sobre ela em um dia festivo… Feliz 2022!

Antoniokings

Realmente impressionante.
Ao final do processo (se é que terá fim) de rearmamento chinês, a China terá Forças Armadas gigantes e com equipamento novinho em folha.
Parabéns aos chineses.

Ronilson Nogueira costa

Gigante sim, novinhos sim, mas superiores aos americanos ? duvido muito kk, a China sera um Leopardo, mas os EUA é um leão, e o pior anda em bando kkk

José

Perdeu a chance de terminar o ano sem dar vexame

Eduardo

Racista querendo ensinar geopolítica, olha para os fatos colega os americanos e europeus estão afundando, e hoje o custo da máquina militar americana se tornará insustentável, pois estes, tem de manter várias frentes enquanto os chineses só investem em capacidade de fogo regional e a um custo inferior, lembrando que a arrogância americana e europeia está unindo chineses, russos e iranianos e estes não dependem de democracias fracas como as nossas, a julgar pelo que vejo do desespero de americanos querendo quebrar a China vocês têm de pensar que amanhã se for o Brasil crescendo e ameaçando o mercado dos… Read more »

Ronilson Nogueira costa

A lavagem cerebral está funcionando nos acéfalos aqui no Brasil, estão achando que a China uma ditadura brutal e não a democracia e a liberdade é o futuro.

Tiago

Os próprios eua, via pentágono, já reconheceram que perderam a corrida armamentista para os chineses e até mesmo, para os russos… Vc deveria parar de acreditar em Hollywood.. kkkkkkk

andre

pelo orçamento militar de 2022 deve ter perdido mesmo

andre

o que achou do orçamento militar do tio sam para 2022

LUCIANO DO PRADO

Realmente, não chegarão a ser a potência que os EUA são, serão ainda maiores.

Fernando

Fechar a boca ou melhor, segurar os dedos, evita que muita besteira seja dita ou escrita

Cheng

O que vc é de me chamar de amarelo, seu filho da P__A

Ronilson Nogueira costa

Amarelo ou Huang Ho, ou ainda Huang He, é o nome de um rio na China que é o segundo mais longo da china, seu acéfalo analfabeto sem cultura kkkk

Last edited 2 anos atrás by Ronilson Nogueira costa
Cheng

SEU RACISTA, você utilizaste S no amareloS!

Não sabia vc existem 2 ou mais rioS AmareloS……

Tudo bem, vou deixar quieto, já q você não tem CORAGEM de encarar e admitir de ser racista.

Vou lhe perdoar do seu pensamento infantil….

PACRF

Só o que foi incorporado em 2021 pela marinha chinesa é maior que muitas marinhas mundo afora, inclusive a brasileira. Nunca é demais lembrar, que em meados dos anos 1980, o PIB brasileiro era maior que o chinês…

Ander

Você está errado amigo, em 1995 o PIB do Brasil era o mesmo da China, em 2015 o PIB do brasil ultrapassou da Inglaterra se tornando a 6 econômica do mundo, em 2021 caimos para o 14° PIB mundial, foi um tombo tremendo em 6 anos.

Agressor's

Não há como competir com um pais que adota uma Economia de Estado em um regime altamente centralizado, gerenciado, controlado e projetado. As democracias do ocidente não tem como competir.

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Allan Lemos

Realmente é de dar inveja. É isso que acontece quando se tem um projeto de nação.

JORGE

Prezado senhor;
Concordo, mas acrescento: É isso que acontece quando se tem uma elite que deseje o Bem da sua nação e tenha, assim, um Projeto dessa Nação.
Saúde e Paz no ano vindouro.

Adriano Madureira

Passou Jiang Zemin , Hu Jintao e agora está na era Xi Jinping… Entra governante e sai governante mas eles seguem disciplinarmente seu plano de desenvolvimento, chamado Plano Quinquenal ,concebido após os comunistas assumirem os rumos do país. Desde 1953, a China implementou quartoze planos de cinco anos.  O primeiro plano quinquenal estabeleceu a tarefa básica de lançar as bases da industrialização da China e completar sua transformação socialista. Durante esse período, a China produziu com sucesso seu primeiro carro, seu primeiro avião a jato e a ponte do rio Wuhan Yangtze. No final de 1957, a produção industrial total da China havia aumentado… Read more »

Hcosta

Houve uma alteração. O Jinping pode se manter no poder, ao contrário dos seus antecessores.

WSilva

As pessoas ficam criando teorias quânticas para explicar como a China conseguiu tudo isso e mais em poucas décadas enquanto outros países grandiosos como o Brasil não consegue, a resposta é simples, os chineses são nacionalistas, não suportam a ideia de alguém ocupar ou ditar as regras dentro do Império do Meio, veja que o mesmo acontece com outros povos que são taxados de vilões ex: Rússia, Irã e Afeganistão. A elite anglo-saxã simplesmente odeia povos nacionalistas, uma onda nacionalista no mundo inteiro é o grande terror dessa elite canalha. Mas tem um porém, ninguém conquista soberania e respeito internacional… Read more »

Hcosta

Exatamente o contrário. O nacionalismo, normalmente leva ao isolamento. O que a China fez foi permitir uma economia baseada nas exportações e, inicialmente, nos baixos custos de produção. Algo em que podemos distinguir da União Soviética por exemplo.
E tem todo o mérito porque também investiu em investigação e desenvolvimento para sustentar esses crescimento.
A China é a prova de que o isolamento/nacionalismo económico não resulta.

WSilva

”O que a China fez foi permitir uma economia baseada nas exportações e, inicialmente, nos baixos custos de produção.”

Se não fosse o grande Timoneiro Mao Ze Dong libertar a China das forças imperialistas nada disso do que você disse seria possível pois a China sequer teria uma escolha.

O nacionalismo salvou a China, não é por acaso que Sun Yat Sen e Mao Ze Dong são reverenciados até hoje.

glasquis 7

Nacionalismo se confunde e muito com ufanismo e nem sempre é sinônimo de Amor à Pátria.

Aliás, ufanismo nos cega e nos DESLUMBA. Não nos deixa ver a realidade.

Thiago A.

Ambos “crias” da influência cultural ocidental.

WSilva

A China estava bem muito antes dos imperialistas chegarem, país unificado, maior economia do mundo, grande rede de comercio através da rota da seda, grande influência cultural no sudeste asiático etc.

Por isso já disse várias vezes aqui, a China não quer dominar o mundo, isso é conversa de juvenil alienado pela máquina de propaganda anglo-saxã, a China apenas quer retomar aquilo que lhe tiraram.

Hcosta

Quando foi que os Imperialistas chegaram à China?

E alguma vez a China foi maior do que é hoje? Se não, como podem tirar aquilo que não é dela?

Hcosta

Não, a China só começou a desenvolver-se com as reformas de Xiaoping. Até lá era um dos países mais atrasados do mundo. Não foi por acaso que, quando chegou ao poder, prendeu alguns dos responsáveis pela Revolução Cultural e revogou muitas políticas. Mao foi responsável por muitas atrocidades e até mesmo pela destruição de muito património cultural da China. Se isto é nacionalismo… E não precisa de ser comunista para querer um país independente. É possível ter um país independente e não matar milhões de chineses só para se manter no poder. Mas admito que entre Mao e Kai-shek pouca… Read more »

WSilva

”Não, a China só começou a desenvolver-se com as reformas de Xiaoping.” As reformas só foram possíveis porque quem mandava na China era os chineses, para os chineses mandar na China foi necessário uma libertação liderada por um movimento nacionalista. Se a China ainda estivesse ocupada por imperialistas JAMAIS seria a superpotência que é hoje, o nacionalismo salvou a China. ”Até lá era um dos países mais atrasados do mundo.” Claro, depois de séculos de invasão e exploração imperialista é difícil ser um país de primeiro mundo. Veja o exemplo da Índia e África… ”E não precisa de ser comunista… Read more »

Hcosta

Quanto mais escreve, mais facilmente se percebe como é mais produtivo discutir com uma parede.

Se tiver alguma dignidade, assuma como a China tem uma história muito complexa, de conquistas e de grandes tragédias, já muito antes de Marco Polo ter lá chegado.

WSilva

”Se tiver alguma dignidade, assuma como a China tem uma história muito complexa, de conquistas e de grandes tragédias, já muito antes de Marco Polo ter lá chegado.” Concordo em partes, não me recordo de um período tão brutal e desolador na história chinesa antes da chegada dos imperialistas, nem mesmo Gengis Khan causou tanta desgraça para o povo chinês. Mao Ze Dong e seu nacionalismo libertou a China assim como Mao Ze Dong cometeu erros horríveis posteriormente, Mao Ze Dong foi um filho do século da humilhação assim como Chiang Kai Shek, isso ajuda explicar a brutalidade desses dois… Read more »

Ronilson Nogueira costa

Em quantidade a Marinha chinesa é a maior do mundo, mas não se compara a Marinha Americana fato.

Pablo Maroka

Nunca vai se comparar, porque os EUA propagam a democracia pelo mundo!

Machado

Vc tá no lugar errado cara. Aqui não é lugar pra adolescente torcedor. É lugar de gente adulta discutir e analisar os fatos.

Emmanuel

Uma frota inteira.
O que o Brasil levaria 20 anos para fazer. Fazendo rápido.
Encomenda logo tudo dos Chinas que eles entregam o pacote completo de uma vez.

Wellington R. Soares

Esquece, nem em 20 anos o Brasil consegue isso. São 170 mil toneladas de aço, seriam praticamente 49 fragatas Tamandaré, considerando um total de 3500 toneladas por navio.
SEM CHANCES!!!!

Matheus S

Só lembrando que o PLAN retirou todas as 22 corvetas Type 056 do seu inventário em novembro de 2021, em que foram transferidas para a Guarda Costeira Chinesa o total de 20 Type 056 e 2 navios Type 056 transferidos sob a responsabilidade do governo administrativo de Hong Kong. Da tonelagem total de 170.000 que foram acrescentados ao PLAN, a soma líquida real foi na verdade de 137.000 toneladas, pela retirada de serviço do PLAN as 22 corvetas Type 056. Portanto, sob o inventário atual do PLAN terá 50 corvetas Type 056A e não as 72 inicialmente planejadas. O número… Read more »

Machado

Vc sabe dizer qual a diferença entre a Type 056 e a Type 056A? Obrigado.

Matheus S

A principal diferença entre as duas variantes é que a Type 056A é equipada com um sonar passivo rebocado e um sonar de profundidade variável, o que deve dar às plataformas uma capacidade ASW significativa, incluindo até mais capacidade de remoções de minas.

Adriano Madureira

Chega a dar aquela dor de inveja bem aguda…Enquanto aqui em Banânia,sempre há planos de desativação de navios, mas nunca de substituição…

Como cansei de dizer aqui e em outros fóruns de discussão : Se o almirantado”pancinha” filé mignon se importasse, na eminência do descomissionamento de uma embarcação, indiferente de sua função, já deveria haver planos de aquisição de algum navio de função similar para a força não ficar desfalcada.

Ou seja: Deveria haver um PLANO ! Mas não, fazem festinha, cerimônia de Mostra de Desarmamento da unidade, mas pensar em um sucessor?! Nem vem a cabeça…
comment image

comment image
comment image

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Machado

Só ferro velho. Ótimo pra criar recifes rs

Adriano Madureira

Que modelo de helicóptero é esse gordinho?
comment image

Flanker

Z-8 e seus derivados. Cópia do Super Frelon, que por sua vez, é um helicóptero francês da década de 1960. Uma foto destas fica parecendo que o navio está 50 ou 60 anos atrás.

Matheus S

O modelo é o Z-8C, a versão Z-8 para o PLANMC.

Em última análise, espera-se que o Z-8 seja substituído pelo Z-18, um desenvolvimento consideravelmente atualizado, com aviônicos mais modernos e uma fuselagem redesenhada. As versões navais do Z-18 incluem o Z-18F para guerra ASW, uma variante para transporte(provavelmente o Z-18A) e a variante AEW Z-18J com um radar AESA. O helicóptero Z-18J AEW já foi visto operando no convés do porta-aviões chinês Liaoning. Uma outra expansão da “7th Aviation Brigade” do PLANMC é a versão ASW do Z-9D, colocado em serviço para os fuzileiros navais da China como Z-9DF.
comment image

Namleh

Nós nunca chegaremos neste nível. Pelo menos aparente, pq qtde e lindeza não ganha batalha. Mas as necessidades do país, juntamente com a roubalheira instalada por anos, nos impede este feito. Isso é perigoso para um mundo como está nos dias atuais. Onde países mais “fortes” querem ser donos dos mais fracos e pobres como nosso.

Recruta

A resposta para tudo isso que se discute aqui chama-se Educação. Tão simples que chega a ser piegas.

Hamilton Cicone

21 navios incorporados somente em 2021 ? 170.000 ton ….imaginem o que tem a China no total …..realmente nesse ritmo vão dominar o Mundo !

Thiago A.

Menos de metade da US Navy, mesmo com esse ritmo ( supondo que a economia deles permita e sustente esse crescimento nós próximos anos) não bastariam 10 anos para alcançar a marinha americana. Lembrando que os custos de operação e manutenção também irão crescer.
Lembrando também que não são os únicos atores da região, existem a Índia ( outro gigante em termos de população) e o Japão ( aí de quem subestime esse arquipélago) que estão em fase de expansão das própria capacidades bélicas.

Matheus S

Ninguém sabe o ritmo de construção que a China terá daqui a 5 anos. Quanto mais daqui a 10 anos. Mas se tudo permanecer como está, realmente vai demorar mais do que 10 anos para se igualar a tonelagem total da USN. Só que isso é uma análise incorreta, porque a construção do PLAN pode mudar de navios pequenos para navios maiores, por exemplo, se torna quase certo de que os chineses irão construir sua versão do LSD para uma maior capacidade expedicionária. Ainda existe o Type 076, algumas fontes já indicam que já esteja em construção desde novembro/dezembro de… Read more »

Thiago A.

A diferença de forças é ainda muito desproporcional.

Thiago A.

Com esse gráfico aqui o quadro fica mais completo e interessante,
-claro, ainda é só uma comparação de números e não de qualidade- agrega o conceito de BFM ( battle force missile) .
Mas dá para fazer uma comparação de “poder de fogo” das respectivas marinha. A esses números da USN tem que agregar também o poder de fogo da componente aérea dos porta-aviões.

Nemo

Muito boa intervenção, Thiago. Boas informações trazidas.

WSilva

De novo com essas comparações? Quem vê acha que a China é a segunda maior potência do mundo há 70 anos. rs Pesquise o que era a marinha chinesa até 2008(quando se tornou a segunda maior economia do mundo) e veja o que é hoje…Veja o que era a marinha americana quando os EUA se tornaram a segunda maior economia do mundo, a China de hoje está a frente daquele EUA. É necessário dar tempo para a China, essas comparações são injustas pois colocam a China em pé de igualdade com os EUA que já é uma superpotência consolidada. Outra… Read more »

Thiago A.

Quem falou de derrubar ou invadir a República Popular ? Se não era algo factível ou desejável antes, imagina agora. Se a China cair vai ser por própria incompetência e arrogância, como aconteceu no passado . Pela crença de ser centro mundo e não ter nada que aprender com os demais. O mundo bateu na porta e lembrou a crua realidade: um império retrógrado, incapaz de se modernizar que não podia garantir a prosperidade e coesão do próprio povo… Os ocidentais e o Japão só aproveitaram dessa condição de instabilidade e disputas internas. Se a China cair vai ser por… Read more »

Thiago A.

Porém aqui o ponto é outro. Estou apontando para os números e disparidade de forças para quem cegamente e com ato de fé afirma que a China será uma potência hegemônica. Talvez os EUA não consigam impor a própria supremacia nos mares chineses, mas muito menos os chineses conseguirão subjugar aquela região. Não com esses números, não com essa situação, não com esses rivais.

WSilva

”mas muito menos os chineses conseguirão subjugar aquela região.” O modo chinês e usar a sua enorme força gravitacional pois a região tende naturalmente a orbitar a China, se não culturalmente como foi no passado pelo menos a nível econômico e quem sabe tecnológico caso haja um avanço superior ao ocidente, é isso que a China busca, não é fechar os mares, impedir comercio, não, nada disso… Se hoje existe uma pressão chinesa no mar do sul da China é porque a China sabe que se ela não dominar aquela região, outra potência estrangeira o fará como já aconteceu no… Read more »

Matheus S

Me diz, como o autor chegou a esse número de BFM? Se ele fez uma análise com base nos dados disponíveis dos navios em serviço do PLAN, ele fez uma grande burrada. Primeiro, o número total de navios não dá uma noção de quantos mísseis/bombas se podem estar em serviço ou equipados nos navios, o PLA nunca dá detalhes das quantidades de mísseis e bombas em serviço. Isso pode causar grande confusão. Se por exemplo, a China tiver mais mísseis do que os EUA, mais tiver menos meios de entregas navais, como ele poderia argumentar de que o BFM dos… Read more »

Matheus S

Para ser um pouco mais preciso agora no início de 2022. A US Navy totalizando 5.470.900 toneladas em serviço na US Navy no final de 2021 e início de 2022, mais do que o dobro do que o PLAN(1.832.000 toneladas) desloca atualmente. Com o total de 301 navios da frota da USN e 263 navios em serviço no PLAN.

Essa análise de 2019 deve ter considerado todos os navios da China(as tal 700 unidades) sob outros serviços navais que não estão em serviço na Marinha chinesa, o que é errado.

Ralfo Penteado

E o povão…zyphu.

Adriano Madureira

E o povão caro Ralfo Penteado, continua sendo personagem do maior processo de ascensão social da história da humanidade… Na China, em mais de 30 anos,já deixaram a linha da pobreza 653 milhões de chineses, o triplo da população do Brasil. O IDH, principal indicador de desenvolvimento humano, passou de 0,410 em 1978 para 0,761 pontos em 2020. Merece destaque também a China ser o único país do mundo a mudar da categoria de IDH baixo para alto desde a criação do indicador, em 1990. Lembrando que o IDH inclui variáveis de renda, educação e saúde. Isso deve-se a uma… Read more »

Mgtow

Tu deveria estar preocupado com o povâo daqui cara.
Fila de ossos, e barraquinhas de camping tomando as ruas, calçadas e viadutos das grandes cidades.

Nemo

A MB estaria muito melhor se não tivesse desperdiçado décadas de trabalho e enormes recursos financeiros correndo atrás do sonho da projeção de poder. Introduziram dois Nae, compraram aviões que só podem operar em terra etc. Até o Bahia, onde a MB poderá desembarcar (pelo menos nos próximos 15 anos)sem apoio aéreo, fragatas, navios auxiliares e submarinos adequados para a proteção do grupo, só no Espírito Santo mesmo.
Tivessem tido uma atitude pé-no‐chão
teríamos pelo menos patrulhas, submarinos (Riachuelo ou Type 214, ambos ótimos) e Tamandarés em um número suficiente.

Roberto Bozzo

Com mais uma Type 055 e uma Type 052D, a MB estaria completa.
Pode-se até aumentar as Type 056 pra dar “volume”, chegar nas sonhadas 30 escoltas, mas pra muitos 2 LHD’s e 12 fragatas seriam o ideal.

Ander

O Sucesso da China se resume em ter projeto de estado de longo prazo, investimento pesado em educação, investimento no bem estar social, pesquisa e desenvolvimento, forte industrialização na fabricação de bens duráveis com o conceito de primeiro copiar e segundo fazer melhor. Não deixar sua nação e seu povo se dividir em ideologias que causam a destruição interna do país como ocorre no Brasil. O conceito “dividir seu inimigo para conquistar” foi sofrido na pele pelos chineses durante centenas de anos. O Dragão aprendeu com seu erros agora ninguém segura mais.

Sandro Malta Moran

Exatamente isso. Dividir para dominar, no nosso caso.

Last edited 2 anos atrás by Sandro Malta Moran

Quase uma marinha Italiana por ano, muito impressionante !

Thiago A.

27.000 Cavour 14.000 Garibaldi ( + 37.000 do Trieste) 6.500 x 8 Bergamini/ FREMM (+ 2 em construção ) 3.000x 3 Maestrale 5.500 x 2 Durand de la Penne ( em fase de substituição por 2 destroyers de 11.000 ) 7.900 x 2 Orizzonti/ Andrea Doria (+ 6.000 x 7 PPA/ Thaon di Revel) 8.000 x 3 San Giorgio/ Santi 27.000 Vulcano 14.000 Etna 8.000x 2 Stromboli ( serão substituídas por mais uma Lss Vulcano) 3.000 Elettra – navio SIGINT 8 submarinos- 4 velhos Sauro ( em fase de substituição pelos NFS na fórmula 2+2) e 4 Todaro /Type 212… Read more »

jonas123

Muito navio construído para 1 único submarino… assim conseguimos ver as prioridades deles. Ou talvez as maiores dificuldades que têm em termos de construção, construção de submarinos sempre foi um problema na China.

Adriano Madureira

Off-Topic: “China diz ter desenvolvido arma hipersônica com capacidade de precisão sem precedentes”. Grupo de cientistas do Instituto Nacional de Tecnologias de Defesa da China desenvolveu uma arma hipersônica de última geração que pode alcançar praticamente quaisquer alvos com uma precisão sem precedentes, revela o South China Morning Post. O estudo publicado em meados de dezembro na revista chinesa Defesa Aeroespacial, citado pelo jornal, detalha que as características do míssil se devem à sua capacidade de rastrear ondas de calor por infravermelho, o que lhe permite identificar aparelhos como aviões furtivos, porta-aviões e outros veículos em movimento. “A orientação de precisão com tecnologia de detectores… Read more »

Mgtow

E S P E T A C U L A R!
Só o que tenho a dizer.

Antonio Palhares

Eles lançaram uma frota em 2021

Antonio Palhares

O sistema de educação Chinês está anos luz na frente do Brasil.
Estão colhendo o que plantaram.
O aluno vai a escola para aprender e professor para ensinar.

Mattos

Parece até o Brasil. kkkkk

Pablo

Senhores a politica internacional é muito mais complexa do que imaginamos , infelizmente nem tudo pode ser claro e contado para a população. Alguém ficaria assustado se eu afirmasse que o Brasil enfrenta forte oposição quando tenta desenvolver um míssil anti navio ou ate mesmo sabotagem quando tenta se armar ou comprar algo realmente de valor no mercado internacional , é claro que não .Existem forças terríveis que impedem esse pais de se desenvolver , poucos sabem disso, por isso que acredito que nessa ordem mundial atual o nosso pais não tem chance alguma .Se percebêssemos a História alguns países… Read more »

Gerson Carvalho

Enquanto isso na republiqueta esperamos as tamanduá!