A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) continua a construir uma força naval forte e moderna.

Em 2021, a tonelagem coletiva dos navios de guerra incorporados pela China atingiu impressionantes 170.000 toneladas, com 21 navios e um submarino lançador de mísseis balísticos.

Mas a reconstrução da Marinha Chinesa após o fim da Guerra Civil em 1949 foi lenta e passou por muitos percalços até atingir o patamar atual.

Para entender como foi a evolução dos navios de escolta da Marinha Chinesa, o editor da Trilogia Forças de Defesa Alexandre Galante vai participar de uma a LIVE hoje (11/1) às 21h no canal Base Militar Vídeo Magazine no Youtube.

Para assistir, clique aqui.

NOTA DA REDAÇÃO: Para baixar a apresentação “A evolução dos Navios de Escolta da Marinha Chinesa” em formato PDF, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Barreto Cypriano

Legal ver essa tabelinha entre os canais de defesa. Mas e o Forças de Defesa no Youtube?

Popeye caipira

Aqui no Brasil ,para construir 4 Corvetas parece uma formiga parindo um elefante.

Esteves

Como fazer caber 4 elefantes em 1 fusca?

Tutu

Enquanto isso….

Adriano Madureira

Popeye Caipira, não esqueça dos nossos simplórios navios patrulha classe Macaé, que para reformar também é uma gestação complicada, isso porque são embarcações menos complexas de produzir do que uma corveta.

Sem esquecer também nossos futuros NPA-500Br,que não saem da maquete…

E se sair da maquete, no fim,virão em quantidades esdrúxulas como de praxe aqui no Brasil.

https://sinaval.org.br/wp-content/uploads/Navio-Patrulha-Emgepron-02.jpg

https://sinaval.org.br/wp-content/uploads/Navio-Patrulha-Emgepron-03.jpg

Vovozao

11/01/2022 – terça-feira, Galante, o que temos visto no momento, podemos definir como: impressionante; espetacular e assustadora…. aonde pretendem chegar????

Antoniokings

A China, via de regra, trabalha para a proteção de seu território e das vias essenciais para seu comércio.
Com a incrível quantidade de material que ela vem colocando em serviço, creio que atingirá esses objetivos logo e com certa facilidade.

gordo

É impressionante como uma outra cultura incomoda ocidentais por não compreende lá. São valores diferentes, padrões de beleza diferentes e política socioeconômica diferente. A China sem dar um tiro tem influência econômica aqui e até nos EUA, gostem ou não. Os ocidentais tanto os daqui quanto dos EUA querem que Ela almeje conquistar o Mundo e saia se aventurando para longe de sua vizinhança. Os ocidentais não vêem que a China está dominado o Mundo com navios mercantes, coisa que faziam muito antes de Europeus comerem de faca e garfo sentados de forma educada a mesa. Chineses adoram jogar Go.

Antoniokings

Perfeito!

callmechat

Penso que os documentários são igualmente frequentemente propaganda. Se olhar para lá, os trabalhadores americanos queixam-se de longas horas de trabalho e manifestam preocupação com os riscos de segurança e protecção ambiental.

Wellington

Chineses só estão onde estão devido ao esquema globalista ocidental, formalmente encabeçado nas figuras do Nixon, Kissinger, Clinton, etc. Não fosse por isso, seriam uma Coreia do Norte tamanho família.

gordo

Sinceramente até hoje não consegui entender direito o que é globalismo. O fato é que existe uma dinâmica socioeconômica que para uns é uma bela manga e para outros um limão, cada um faz o que quer com sua fruta. Acho arriscado dizer ela seria apenas uma Coreia Norte se não fosse a ajuda ocidental, por sinal soa até com uma certa prepotência já que estamos falando de uma nação com quase 5 mil anos e que sobreviveu a uma epidemia de ópio causada por ocidentais. Em minhas divagações penso que o modelo ocidente está exaurido e não conseguem mudar… Read more »

Wellington

Não me refiro ao passado distante da China, mas sim ao recente, tomado pelo partido comunista e refeitas as relações com o Richard Nixon.
O mesmo ocorreu com a URSS e a Alemanha Nazista, apenas com outros atores.

Antoniokings

E sabe o que impulsiona o ‘globalismo’?
A própria essência do capitalismo que é buscar o maior lucro possível.
É isso que os empresários sempre fazem, não importa se são americanos, japoneses ou alemães.
E fazem em detrimento de seus países de origem, pouco se importando com os trabalhadores nacionais.
Talvez os chineses sejam um pouco diferentes, pois têm mais consideração com seus compatriotas.

Cristiano de Aquino Campos

Geralmente e uma palavra usada para criticar o capitalismo e as relações comerciais entre os países. Só não sei a alternativa ao modelo econômico que e criticado.
Acho eu, que seria algo do tipo, cada país só consome o quê produzir e por empresas nacionais, relações exteriores só o turismo, sem nenhum tipo de troca comercial. Ou ate tendo troca comercial más sem instalação de empresas estrangeiras em outros países. Exemplo a Embraer só teria fabricas no Brasil e a FORD e GM só teria fabricas nos EUA.

Mgtow

“Globalismo”
É só mais termo vago criado pelo aloprado guru dessa gente. O sujeito refugiado na Virgínia – USA.
Uma estratégia para jogar em baixo do tapete as mazelas do capitalismo. Por exemplo globalismo nada mais é que fenômenos oriundos da globalização . Globalização que é um dos estágios do capitalismo. Outro termo inventado por esses delirantes é o tal do marxismo cultural. Que quando você observa nada mais que o LIBERALISMO(outro filhote do capitalismo ) em sua vertente de comportamentos sociais.
Eles fazem uma miscelânea argumentativa para ingrupir incautos na guerrinha cultural que eles dizem travar.

Wellington

Não tenho dificuldades em aceitar fatos. Fato é fato. Você é que só está vendo a parte mais evidente, não levando em consideração os esquemas de poder no mundo.

Cristiano de Aquino Campos

A coisa e simples amigo!
Dinheiro e poder é onde tem dinheiro, quem tem ou quer poder, estará. Foi e será sempre assim ou você acha que o continente americano foi colonizado porquê?
A Índia só não virou a China por causa cauda da divisão da sociedade em castas e a maior parte da população estar na miséria por isso e por isso lá ficaram e por tanto não são um mercado atraente como a China.

Wellington

O poder atrai o dinheiro. O nazismo foi financiado por banqueiros ocidentais, a revolução russa também. Esse salto industrial da China, idem. Que eu saiba, Hitler, Lenin não eram ricos.

SteelWing

banqueiros financiaram revolução russa? que conspiração sem sentido, iam financiar um local com economia estatal onde não poderiam atuar?

Adriano Madureira

“Dinheiro e poder é onde tem dinheiro, quem tem ou quer poder, estará.” Capitalismo é capitalismo em qualquer lugar ! Alguns apenas fazem seus ajustes pessoais para lucrar melhor… No documentário, os trabalhadores americanos queixam-se das longas horas de trabalho e expressam preocupações com os riscos de segurança e proteção ambiental, levando-os a formar um sindicato. Enquanto isso, os trabalhadores chineses trabalham mais horas, prestam pouca atenção à segurança e oferecem pouca resistência aos pedidos dos chefes. Quando os esforços de sindicalização falharam, o trabalhadores chineses pareceram ficar ainda mais felizes do que os chefes. exatamente ! Assistam no Netflix… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Esteves

“Ir para a China foi a única solução, a única opção diante da incompetência, falta de inteligência e de capacidade de mudança de paradigmas por parte dos governos do ocidente que estavam, asfixiando suas indústrias. E ainda o fazem.” A queda do consumo no Ocidente obrigou a indústria a reduzir a produção aumentando preços. Custos que historicamente foram pressionados por salários e sindicatos não param de subir. Energia, tributações, matéria prima, volumes menores. Comemoram o aumento nos preços dos commodities. Mas a chapa de aço aumentou mais que o minério de ferro. Essa chapa de aço corresponde a 50% do… Read more »

SteelWing

os custos não são só salários e estes nem sempre acompanham a inflação do período, muito menos aumentam conforme os lucros das empresas aumentam. Discurso liberal sem base para atacar salário de trabalhores, que pasme, sem salário decente, não tem padrão de consumo bom de uma sociedade.

Cristiano de Aquino Campos

Pelo que entendo de história e economia e comércio, o que você chama de globalismo e mais conhecido como capitalismo e comércio exterior.
Pergunta, o senhor sendo contra e anarquista e qual a sua ideia de alternativa ao capitalismo e comércio exterior?

Wellington

Não me refiro à globalização e sim ao globalismo, o esquema de poder.

Popeye caipira

A China nem quer mais que a empresa estrangeira, que prretenda abrir uma filial chinesa,se associe a uma empresa nacional. Agora a empresa pode se instalar sem associações. Qual a empresa que não quer se instalar em um mercado de 1,4 bilhões de habitantes.

Wellington

Claro, agora sim. Mas e antes?

Alex Barreto Cypriano

Não demora muito, descobrem que o homem surgiu na China…

Aparecida Benedita de Azevedo Soares

Vejo isso invergonhado durante uma boa parte desde tempo aqui no BRASIL nem um brasileiro sério teve ideia de criar uma cultura de desfesa pra longo prazo porque defesa não e só feita com mbt navios e etc e depende sim de uma longa cadeia de logística pra suprir tudo isso e aí ve r os chineses estão super bem nisso tudo. Próximo isso sem se meter. Na política de pais nem um sinto muito por nossa cultura do Brasil ser uma cultura de povo escravo porque aqui todo dia sobe a gasolina e todos ficam calado produtos da cesta… Read more »

GFC_RJ

Sr. Felipe Salles é o cara! Boa live pros senhores. Como assinante e assíduo do canal assistirei de boníssimo grado.

Esteves

Começaram pelos navios costeiros. Começaram com navios simples. Mas naqueles anos existiam navios simples movidos e armados com coisas simples. Hoje não existem. Hoje os navios são eurobilionarios. Receberam transferência dos soviéticos. Hoje constroem o porta-aviões Type 003 que deu um trabalhão pro Matheus explicar imaginem para fazer. Quem defende navios simples? Muitos aqui. Navios simples sem muita eletrônica em torno das 1500 toneladas para mostrar bandeira, vigiar e identificar as ameaças. O que iríamos fazer contra essas ameaças é outro problema. O desafio nosso é mostrar bandeira, vigiar, controlar e negar a ZEE (a fronteira de 12 milhas é… Read more »

Esteves

Qual foi o último boom que gerou vendas, filas, empregos, no Ocidente? Eletrônica com TVs LED e OLED? Foi na Copa de 2006 com respingos na Copa de 2010. Antes desses anos qual boom moveu a economia no Ocidente? Celulares e smartphones em e até 2008. Promoções, liquidações, ofertas e mais filas. Até alguém inventar a blackfriday + compras pela internet via aplicativos. A Ubereats deixou o Brasil alegando concorrência desleal dos chineses que compraram a 99. IFood vai pelo mesmo caminho da…desistência X chineses? TVs, computadores, CD, DVD, hometheater, celulares, LG, Motorola, Nokia, Ericsson, Siemens…sucata. Indústrias de automóveis…quem é… Read more »

nereu

https://www.youtube.com/watch?v=F9gForraq64 esse carro custa a partir de $17.000(sem subsídios) na China preço de um Kia Rio nos USA(um dos modelo mais baratos do mercado americano)

Esteves

Verdade. Veja a aceleração para cima (de preços) que a indústria automotiva está fazendo nos carros à combustão X a diminuição de preços nos carros elétricos. Está acontecendo de forma bastante rápida. A Apple quer entrar. A Bosch. A Philips. 70% menos peças. O CEO da Toyota no Japão quase perdeu o emprego quando declarou que não há energia elétrica no Japão para mover a frota atual…de Toyotas. Teve que recuar. Preços de elétricos parece a redução que fizeram nas TVs tela plana. Queda rápida. Vamos ver aonde carrega, quanto tempo leva, quanto custa e quantos choques ⚡️ ⚡️ ⚡️.… Read more »

SteelWing

O pessoal aqui tem medo do comunismo…. aí votam em quem tira direitos e dignidade, pois isso é o “comunismo”…

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Joli Le Chat

Eu não sabia dessa ToT francesa na evolução da marinha chinesa: sistema de comando e combate, crotale e sonares.

E o mais interessante: a ToT deu resultados, não foi apenas uma coisa protocolar no campo financeiro.

Esteves

TOT existe. Se existe, existe para dar certo. Custa caro. Custa muito caro. Indianos fazem, chineses fizeram, japoneses ganharam na faixa preta. Depende do momento e dos objetivos. Os franceses não aliviaram no MEP. Não divulgaram quanto os francês pediram. Para termos recusado deve ter sido muito $$$. O problema aqui ou um dos problemas é contarem coisa que não vai acontecer e que fica nas nuvens como exportar Gripen e Scorpene. Gostamos de ouvir histórias. Na época da CCT e da proposta do VardPromar fomos até a Itália ou o pessoal de Pernambuco foi até a Itália tentar. Foram… Read more »

Felipe Salles

No caso francês e italiano não foi ToT, foi engenharia reversa depois que o Ocidente retraiu de negocios militares com a China… No lado italiano eles fizeram a engenha reversa do Aspide, que por sua vez já é uma evolução do SeaSparrow norteamericano. Inclusive, no passado, nós chegamos bem perto de comprar Aspide chinês prás Niterói