O Navio-Patrulha “Bocaina”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou, no dia 20 de janeiro, adestramento empregando sistema de lançamento de minas SH-60, com o propósito de elevar o nível de adestramento da tripulação na montagem do dispositivo, no guarnecimento de postos e no lançamento simulado de minas de exercício.

O treinamento ocorreu na Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA).

O exercício serviu também para ratificar a capacidade do navio na condução de Operações de Minagem, conforme o previsto para os navios-patrulha da Classe “Bracuí” enquanto componentes da Força de Emprego Rápido, além de homologá-lo para executar a tarefa de “negar o uso do mar ao inimigo” entre os meios subordinados ao Comando do 4° Distrito Naval.

Militares da Marinha realizam lançamento de minas SH-60

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Este adestramento, muito importante, empregando sistema de lançamento de minas, é frequente ou, como se costuma dizer, é feito uma vez na vida outra na morte?

Alexandre Galante

Segunda opção.

Carlos

.

BK117

Lembrei dos AF-1 que passaram 10 anos sem disparar MG contra alvos de solo…

Por que essa raridade de alguns treinamentos que parecem tão essenciais? Orçamento?

Vovozao

26/01/2022 – quarta-feira, btarde, Alexandre, confirme se possivel, com suas fontes seguras: Irao bater a 1a, chapa das fragatas Tamandare’s somente em setembro/22, está informacao é real ou mais um fake; caso realmente esta data, não teremos a 1a tamandare antes de 2026, ou seja, nao havera mais força de escoltas na MB.

Camargoer.

Olá Galante. A programação destes treinamentos é um iniciativa dos comandantes distritais ou uma determinação do comando da MB?

Luiz Guilherme

Parabéns pelo fotógrafo da primeira foto.

Camargoer.

Olá Luiz. A foro ficou show mesmo.

Dalton

Os 4 Navios Balizadores da classe Almirante Varella segundo lembro de ter lido no livro do Almirante Maximiano também foram projetados para servir como navios mineiros enquanto
um quinto Balizador, um pesqueiro convertido batizado de ” Faroleiro Mario Seixas”, não tem essa característica.

Piassarollo

Mestre Dalton, na verdade os sete river comprados da Inglaterra eram navios mineiros/ vereadores, no Brasil revertidos nos 4 patrulhas e os 3 balizadores. A notícia boa a meu ver, é que pelo menos os 4 patrulhas mantiveram a capacidade da guerra de minas, uma ótima notícia, abs

Dalton

Sei que você e muitos aqui sabem Piassa, mas, sempre é bom relembrar que junto com os “mineiros” também fez parte do contrato as 4 fragatas “T-22” com pouco uso conhecidas aqui como classe greenhalgh, um excelente negócio em uma época onde era relativamente grande o número de navios de segunda mão em bom estado.
.
abraços !

Piassarollo

Bem lembrado, foi uma compra e tanto. Sou um fã das T22, e sempre lamentei não termos comprado as T22 B3, excelentes navios. Abs

Mauro Pacheco

Dalton, rsrsrsrrs, ví em outro post que vc é “expert” em ingles, rsrsrsrsr, então baseado nisso ia pedir a vc por favor que traduzisse a frase “The Book Is On The Table”, pq é uma frase muito difícil…..se vc se reportou a “State Of The Art” ( KKKKKKKKK) deve saber essa, ok? Outra coisa: não existe classe Almirante Varella, mas sim COMANDANTE VARELLA, então anote ai e inclua isso na sua lista de VERGONHAS, rsrsrsrsrs…………. são 4 navios da classe, é o NB Comandante Varella – H 18, e seus irmãos……….. o amrj CONSTRUIU OS NAVIOS com este propósito de… Read more »

Flanker

Cara, tu de novo? Noutro tópico, da entrega do 2⁰ AH-15B, tu usou o nome de Glaucio Marques….mas, a baixária é a mesma. O Dalton comenta aqui desde o inicio e sempre foi educado com todos. E tu? Aparece do nada, usando mais de um nick é ofendendo gratuitamente. Vai procurar um psiquiatra.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Piassarollo

??????

Carlos

De fato, você tá precisando de tratamento médico, urgente

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Leonardo

Será que os navios patrulha oceânicos saem ainda esse ano? Vamos torcer!!!

Adriano Madureira

Esses daí são de tecnologia muito complexa de construção, certamente por serem de capacidade stealth, por isso sua demora em sair…

comment image

willhorv

Por um minuto me senti em meados dos anos 40.

Adriano Madureira

Quantos navios dessa classe nós temos?

Piassarollo

Bom dia Adriano, são 4 navios patrulha, formam a classe Bracui, abs

J.neto

Muito bom tê-los ,mas quem já viu de perto ou entrou sabe que precisamos de algo melhor, ele se arrasta….