Anteriormente, foi relatado que o sistema de mísseis antissubmarino de última geração havia passado com sucesso nos testes estatais

O mais recente sistema de mísseis antissubmarino Otvet (Resposta) foi aceito para serviço na Marinha Russa, disse uma fonte da indústria de defesa do país à TASS em 11 de janeiro de 2022.

“O sistema de guerra antissubmarino Otvet foi aceito para serviço na Marinha Russa. Ele já é fornecido em série aos navios da Marinha há um ano”, especificou a fonte.

A TASS ainda não tem confirmação oficial desta informação.

Uma fonte disse anteriormente à TASS que o sistema de mísseis antissubmarino de última geração passou com sucesso nos testes estatais, que foram realizados na primeira fragata construída em série do Projeto 22350, Admiral Kasatonov, desde 2019.

Sistema de mísseis antissubmarino Otvet

Marshal Shaposhnikov modernizado com lançadores VLS para mísseis Kalibr e Otvet
91RE1 – míssil antissubmarino Kalibr Club S lançado de submarino que leva um torpedo leve Paket-NK. O Otvet é a versão lançada de navio de superfície

O Ministério da Defesa da Rússia informou em 15 de dezembro de 2021 que a fragata Marshal Shaposhnikov da Frota do Pacífico testou um míssil antissubmarino Otvet no Mar do Japão que atingiu com sucesso um alvo submarino.

O sistema de mísseis antissubmarino Otvet foi desenvolvido pelo Sea Underwater Weapon – Gidropribor Group (parte da Tactical Missiles Corporation). De acordo com fontes abertas, o sistema Otvet consiste em um míssil antissubmarino que equipa os lançadores multifuncionais 3S-14 (também usados ​​para mísseis de cruzeiro Kalibr, Oniks e Tsirkon).

A seção da ogiva do míssil Otvet compreende um torpedo antissubmarino de pequeno porte. Ao atingir a área alvo, o míssil lança um torpedo de paraquedas na água, depois submerge e caça automaticamente um submarino inimigo, usando seu sistema de sonar.

O sistema de mísseis antissubmarino Otvet montado em navios de superfície tem um alcance máximo de disparo de 40 km.

Uma fonte da TASS disse anteriormente que o trabalho estava em andamento para aumentar o alcance operacional do míssil de cruzeiro do sistema que poderia ser duplicado. A Marinha Russa planeja equipar a maioria de seus combatentes de superfície com o sistema de mísseis antissubmarino Otvet, incluindo o cruzador de mísseis de propulsão nuclear Almirante Nakhimov.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Interessante como o submarino americano foi rapidamente detectado e expulso das águas russas.
A Rússia está uma nova gama de armas bastante moderna e mortífera.
Parabéns aos russos.

737-800RJ

Não duvido das capacidades russas em ASW, mas aquele submarino americano quis ser visto. Também faz parte do jogo marcar território e dizer “estou aqui”.

MIGUEL

Acho que esses encontros já sao frequentes debaixo da agua

Antoniokings

Os russos poderiam testar um dos’ Poseidon’.
Dessa forma, os russos conseguiriam demonstrar na prática a existência de um veículo antes só visto no seriado ‘Viagem ao Fundo do Mar’.
O ‘Sub-Voador’

kkkkk

SDS Prezada Divindade!.

Bruno

É da pra ver as capacidades russas na surra que estão tomando na invasão da Ucrânia.

Agressor's

Ao invés de ficar prestando continência para outros países, a Rússia procurou fazer seu destino no campo tecnológico, militar e científico. Países como a Rússia jamais ficarão pra trás por mais que tentem derrubá-la ela permanecerá em pé enquanto seu espírito e seu orgulho existir. Eles lutarão até o fim antes de cair e quando caírem podem ter certeza que levarão tudo com eles. A tecnologia hipersônica russa causou um desnível de poder muito grande no planeta. Para se ter uma ideia da superioridade hipersônica russa, enquanto russos já tem capacidades de construir mísseis hipersônica de grande porte, os eua… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Elias

Rússia querendo invadir a Ucrânia investimento absurdo militar; China querendo invadir taipei investimentos absurdo militar , socialistas nacionais apoiam , chile partidos socialistas querem desarmar e acabar com as forças armadas tornando um pais paz e amor, aqui socialistas querem desarmar os brasileiros e querem acabar com a policia militar e liberar marginais é um ato de humanidade , e esquecem das vítimas… acho isto sim um verdadeira hipocrisia e cinismo , o que não fazem para retornar ao poder…. Para mim socialismo = máfia…

Agressor's

Recursos para guerra e terror, sobram em países como os eua, porém como sempre suas populações ficam a míngua.

Adriano Madureira

Está tão cristalino quanto água do rio amazonas descendo de sua nascente quem é o verdadeiro interessado em um conflito na europa ! Washington vem falando de false flag russa para invasão na Ucrânia, mas esses senhores seriam capazes de sacrificar seus militares só para que o gatilho de uma guerra fosse acionada…. E como já era esperado, o telefonema de uma hora entre Putin e Biden foi infrutífera, em vez de apelar para a concórdia, o Bidé preferiu continuar com o tom de ameaças. “O presidente Biden reiterou que uma nova invasão russa da Ucrânia produziria sofrimento humano generalizado… Read more »

leonidas

Se a Rússia realmente invadir a Ucrânia isso significa (mera opinião minha obvio) que eles estão decididos a pagar um preço altíssimo devido as sanções e também decididos a serem implacáveis com as forças de Kiev. O conflito esta sendo motivado pelo Ocidente e isso é bem claro, e a razão para isso é o lobby pro armas que existe nos EUA. A ideia é que haja a guerra pois isso fará o governo norte americano gastar bilhões para compra de armas e fornecer as mesmas para Kiev. Então as armas seriam doadas ou financiadas a fundo perdido de nação… Read more »

rui mendes

Ogivas tácticas nucleares????
Nunca serão usadas, porque aí sim, a NATO era obrigada a entrar na guerra.
Mesmo uma guerra convencional, acho que não irá acontecer, acho que são jogos de guerra psicológicos, para se testarem mutuamente.

Jadson Cabral

Até pouco tempo eu também pensava assim. Aí cada lado dobrou a aposta e a diplomacia foi pro saco. Você acha mesma que alhuem vai recuar ali? Porque posicionadas do jeito que estão as peças, Qualquer recuo é demonstração de fraqueza. Não vejo o Putin recuando e não imagino a OTAN aceitando suas reivindicações. Logo, com as tensões subindo a cada dia, onde vamos parar?

leonidas

A Otan não tem porque entrar na guerra pois a Ucrânia não faz parte da aliança. E sim, caso a Rússia veja que seria a última opção para ganhar a guerra ela seria obrigada a isso. Se ela entrar na Ucrânia não terá opção a não ser ganhar a guerra e rápido. Ela simplesmente não tem como administrar uma guerra com uma Ucrânia recebendo armas e financiamento externo ao passo que ela estará sancionada gravemente. Se a Otan quiser entrar no conflito a coisa escala para uso generalizado de armas nucleares. Só fiquei curioso para saber o que leva a… Read more »

Antoniokings

Não podemos esquecer que Rússia e China acabaram de assinar um acordo de reciprocidade em todos os campos.
E quem tem a China ao lado tem muito cacife para bancar uma guerra e enfrentar sanções.
Sem contar que uma animosidade explícita sobre uma Rússia vitoriosa e orgulhosa, levará a atitudes cada vez mais ousadas com relação aos seus vizinhos.
E a OTAN não vai segurar a barra.

leonidas

Tenho minhas dúvidas sobre a lealdade Chinesa. A China esta no meu ver fazendo um jogo de cena onde para ela importa que os dois lados se desgaste. A China ganha muito com uma Rússia enfraquecida (não fora de controle) e a ação Chinesa tenda a ser apenas na medida necessária para manter a Rússia nos aparelhos porem ainda viva. Eu ainda acho que a Rússia tem mais em comum com o ocidente e que esta posição da Otan e dos EUA é um tiro no pé. Estão fazendo com a Rússia o que os cruzados fizeram com Damasco durante… Read more »

Last edited 2 anos atrás by leonidas
André Luís

PÁTRIA RÚSSIA, UHAAA, UHAAAA.

Avelino Dias Ferraz Filho

Parabéns ao sistema de segurança do exército Russo que aprimora a cada vc seus equipamentos r armas motivo pelo qual mantém o seu livre domínio do se Pais,que agora cercado por soldados e armas no Pais da Ucrânia, que esta sendo invadido pelos americanos e cia , vom a desculpa de que a Rússia irá toma-lo mas na realidade é a Otan que está invadindo s Ucrânia dizendo que irá ajudar o governo mas a Rússia deveria enviar soldados próximo as fronteiras com os outros países que margeam seus limitrofes por que estão alinhados e alocando espaço para soldados e… Read more »

rui mendes

A Ucrânia é que está pedindo para que a NATO entre no país, ou melhor, é a Ucrânia que pediu para fazer parte da NATO e também da UE.

Jadson Cabral

Não adianta. Esse é mais um discípulo do veio da bomba que se diz pragmático, Mas na verdade é ou da saco de russo. Não consegue nem esconder. Sempre que fala no Putin ou na Rússia os olhos até brilham. Não para de fazer vídeo falando como a Rússia tá certa, como o Putin é inteligente e estrategista e como o Ocidente é imperialista. Engraçado que pra ele o Putin tá certo em posicionar milhares de tropas ao longo da fronteira, fazendo ameaças veladas e tentando impedir a Ucrânia de entrar no OTAN, mas a Ucrânia, que também é um… Read more »

pedroctba

Pois é, mas a OTAN só fala de parceria e amizade com a Ucrania mas nao coloca um soldado ou ativo para defende-la! Igualzinho a Inglaterra e França com a Polonia em 1939. Da uns capacetes e munição já com a validade no fim e “se vire” Ucrania.
Parceria bem CaraKu essa.

Thom

Navios russos são lindos demais. Não é a toa que o eles construíram o navio mais mortal e lindo em operação (no momento em modernização). As belonaves da Classe Kirov.

pedroctba

Cara, esse Udaloy modernizado ficou horrível! Eram muito bonitos, tanto o Udaloy I e II, mas a retirada dos SS-N-14 por esses SS-N-25 ficou muito estranho. Ficou parecendo um SUV/Pickup grande usando roda aro 13!

Pablo Maroka

Usando a frase de um lutador canadense:”I’m not impressed by your performance”

Tirando a feiura habitual, o resto “está em casa”.

Agressor's

Vc não pode gostar da Rússia. Mais é inegável sua eficiência na área militar! Temos que ter o bom senso. Os Russo em matéria de construção de armamentos são muito bons.

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Marcelo Takase

podem falar o que quiserem mas os navios de guera russos são muito bonitos, incluindo os submarinos.

Pablo Maroka

Tão bonito quanto chupar limão

_RR_

Pessoalmente, gosto muito de sistemas assim.

Primeiro, eliminam a necessidade de um subsistema lançador específico, liberando espaço na superestrutura ao mesmo tempo em que se ocupa um dos silos para armas.

A seguir, garantem tempo de resposta menor quando da detecção de um submarino a distâncias maiores.

Não ouso dizer que dispensa um helicóptero orgânico, mas não há dúvidas de que amplia em muito as capacidades de um vaso que não possua tal vetor… Até mesmo as corvetas mais “simples”, como a Project 21631, poderiam ser dotadas desse sistema e responder a ameaça submarina.

_RR_

Em tempos não muito recentes, a MB já chegou a operar coisa similar na forma do IKARA. Embora este seja um tipo dotado de lançador específico, o princípio era essencialmente o mesmo, isto é, um míssil portando um torpedo leve.

https://www.youtube.com/watch?v=C_RWX53m_og

No ocidente, o equivalente atual em operação é o sistema MILAS, que equipa as FREMM italianas.

Dalton

Como você deve saber _RR_ os franceses declararam obsoleto o sistema Malafon vinte anos atrás também similar ao Ikara confiando a defesa de médio e longo alcance aos helicópteros armados com torpedos antisubmarinos..
.
O mais popular continua sendo o ASRoc presente em mais de 90 combatentes da US Navy
e em mais de 30 da marinha japonesa que de uns anos para cá desenvolveu uma versão
com alcance ligeiramente maior embarcado em seus mais novos combatentes.

_RR_

Perfeito, mestre Dalton!

Jacinto

Mestre Dalton,
Que fim lavaram os UUM-125 Sea Lance?
Muito anos atrás, quando eu usava um 386DX com 4mb de RAM e HD de 80mb com DOS 5.1 existia um jogo chamado Seawolf. O sea lance era a minha arma favorita…

Dalton

Jacinto você “desenterrou” algo que havia esquecido e agradeço pela lembrança.
.
Consultando um livro publicado no fim da guerra fria,1988, até para “matar saudades” relembrei que havia uma grande esperança nessa arma que substituiria o “SUBROC” com grande vantagem e os “Los Angeles” seriam os primeiros a serem armados com ela e uma versão para combatentes de superfície estava sendo desenvolvida também.
.
Mas, logo depois, a URSS deixou de existir o programa foi cancelado o “SUBROC”
retirado de serviço e o “ASRoc” recebeu melhorias e passou a ser lançado de
silos verticais.
.
abraços

Foxtrot

É uma pena que não temos FAAs sérias, realmente independentes (livre de laços escravatórios com as grandes nações ocidentais) e um sistema de P&D realmente eficaz, somado a um sistema de aquisições nacionais séria. Pois temos acesso ao sistema ASROC, poderíamos modernizar o sistema (que já tem suas patentes caducas devido ao tempo) utilizando o MT-300 naval ou o Caburé da ex Turbomachine. Soma-se a isso o torpedo leve nacional que estava em desenvolvimento na Mectron com empresa alemã, e o Sonat nacional. Como C2 poderíamos utilizar o Sinconta Fênix. Como viram temos todas as tecnologias disponivel localmente, porém essas… Read more »

pedroctba

Por mais que a Marinha Russa tenha avanços indiscutíveis na guerra ASW nos ultimos 10 anos, e tenha os melhoras armas baseadas em navios nessa luta, ela ainda tem um problema imenso: meios aéreos de guerra ASW. Seus meios ainda são os Tu-142, os Il-38, alguns Be-12 (!!) e os Ka-27 e Mi14 (esses estocados apenas) praticamente iguais como eram no inicio dos anos 90! Muita discussão foi feita sobre como resolver isso mas hj o maior calcanhar de Aquiles da marinha russa é o combate ASW. Mesmo conseguindo igualar ou ate superar a capacidade furtiva e de ataque de… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Essas notícias dobradinha, jabs sucessivos, justaposições sugestivas, são um barato, né? Mas o Otvet não é novidade, é família Kalibr, os 91R, já testado desde dezembro de 2020 https://www.navalnews.com/naval-news/2020/12/russia-completes-trials-of-new-otvet-anti-submarine-missile/ Mais do mesmo, ad majorem Putin gloriam. Mas fico chateado pois me sinto confuso: afinal a família kalibr tem versão doméstica e de exportação, sendo que a de exportação tem alcance bem mais limitado do que a doméstica, certo? A versão de exportação dessa família vem sempre com um E na nomenclatura, e se chama KLUB, certo? Se sim, como um 91RE (seja o usado em submarinos ou seja o T… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Bosco

Alex,
Essa diferença de alcance é só para satisfazer o tratado MTCR. Para armas que estão dentro do alcance de 300 km não há diferença de desempenho entre a versão doméstica e a de exportação.

Alex Barreto Cypriano

Sim, mestre Bosco. Por isso, suponho, é que não existam referências a uma versão doméstica do 91R, sendo todos os modelos também exportáveis (os RE ou RTE) ao contrário dos Kalibr 3M14/54 que contam com versões domésticas com alcances maiores. Mas, numa especulação meio doida, e se a Rússia estiver escondendo algo na manga, digamos um 91R com alcance superior, digamos de até 300 km? Seria útil? De outra parte, novamente estou confuso: na matéria cita o Otvet como míssil de cruzeiro (‘Uma fonte da TASS disse anteriormente que o trabalho estava em andamento para aumentar o alcance operacional do… Read more »

Bosco

O termo míssil de cruzeiro deve ser ou por erro de tradução ou por desconhecimento do redator. Quanto ao alcance é interessante ele ser maior em que pese eu achar que um navio não tem condições de detectar um submarino a muito mais de 40 km, diferente do submarino que detecta um navio a distância bem maior, pelo menos no dobro. Mas hoje em dia há de se levar em conta os UUVs e USVs que estão proliferando que operam como sensores remotos mas que não têm capacidade de ataque e aí um míssil antisubmarino de longo alcance pode ser… Read more »

Red Pill - 红色药丸

Ele é mestre de que, Capoeira ?

Alex Barreto Cypriano

É um jeito respeitoso de nomear pessoas, mormente as admiráveis e modelares. Não se refere ao título acadêmico concedido a quem cumpre créditos e tem sua dissertação aprovada (doutor faz tese, :p). Mas eu chamo de mestre também porque gosto de imaginar a trilogia uma espécie de templo ou conselho Jedi 😉

roberto

Boa tarde , quem puder me esclarecer agradeço:
Li em algum lugar que os submarinos navegam com seus sonares desligados para não serem detectados , sendo assim como não se chocam com outros subs ou com o relevo ou plataformas ou qualquer outra coisa ?
Como detectam outros submarinos se o sonar tá desligado ?
Como é feita a navegação ( como sabem onde estão ) ?
muito obrigado a quem puder responder .

Bosco

Roberto, Os submarinos não desligam seus sonares mas os colocam no modo passivo (hidrofones) escutando os sons emitidos e estimam a distância por triangulação. Evitam utilizar o sonar no modo ativo para não serem detectados. A navegação quando submerso é feita por um sistema de navegação inercial extremamente avançado e toda vez que o submarino sobe na cota periscópica ele aproveita para atualizar a posição via GPS , colocando um receptor de GPS pra fora d’água. Quanto a ele não bater no relevo submarino é baseado exclusivamente nas cartas de navegação hoje memorizadas pelo sistema de navegação. O risco maior… Read more »

Roberto

muito obrigado pelas explicações