O Rio de Janeiro está sediando o evento Velas Latinoamerica 2022, entre os dias 13 e 20 de fevereiro, este ano comemorando o Bicentenário da Independência do Brasil.

O evento, que acontece de quatro em quatro anos, reune navios de sete países das Américas (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e México). O Brasil é o país anfitrião desta edição e tem como representante o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”.

No domingo, a cidade do Rio de Janeiro foi palco do desfile de veleiros participantes que passaram pelas praias da Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana.

Participaram os navios “Cisne Branco” (Brasil), “Libertad” e “Bernardo Houssay” (Argentina), “Guayas” (Equador), “Unión” (Peru), “Capitán Miranda” (Uruguai) e “20 de Julio” (Colômbia).

As fotos são do nosso colaborador Edson Lucas.

BAP Unión (BEV-161)
ARA Libertad (Q-2)
BAE Guayas (BE-21)
ARC 20 de Julio (PZE-46)

FOTOS: Edson Lucas

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Não há beleza na guerra, mas alguns de seus instrumentos são surrealmente lindos!

Burgos

https://flic.kr/p/2n3sgQh
Tô mandando o link de todas as fotos aí do evento !!!???⚓️

Roosevelt da Silva Gomes

Que bela contribuição Burgos. Trabalho impecável e de muito bom gosto. Parabéns.

Max

Parabéns pelas fotos!!!

Caio César

Só os colombianos lembraram de fazer o upgrade

Antoniokings

Só consegui vê-los já na Baia de Guanabara, quando passei pela Ponte Rio Niterói.
Alguns ancorados, outros já no pier da Praça Mauá.
Mesmo com as velas arriadas, são belíssimos.
O navio peruano pareceu ser o maior.
De qualquer maneira, valeu o espetáculo.

Pedro Fullback

o ” ARC 20 de Julio (PZE-46)” Teve duas funções: prestigiar o evento e demonstrar o navio para a MB, os colombianos estão tenteando desenvolver a sua indústria naval.

Neto

Certo eles. Se veio pelo pelo pacífico passando por baixo do Chile/Argentina melhor propaganda.

glasquis 7

O Equador produz seus próprios OPV, assim como o Chile, o Peru está fechando uma parceria com a Korea e Argentina comprou os seus.

737-800RJ

Eu li um pouco sobre este OPV e me pareceu interessante, mas sinceramente me parece muito mais vantajoso construir localmente várias Amazonas, que poderiam ser distribuídas entre os distritos navais.

Leonardo

O da Fassmer tem a vantagem de já ter unidades aqui na América do Sul, o que facilita a manutenção devido a disponibilidade peças. Já o da classe Amazonas o Brasil possui o direito de construir mais unidades. São navio eficientes em seu propósito e realmente é difícil de escolher qual o melhor para a MB, apesar de que eu gosto do OPV da Damen, que inclusive vem em quatro tamanhos diferentes ao gosto do cliente.

fewoz

Já visitei o ARA Libertad quando esteve aqui em Lisboa. Eu e minha mulher, que é argentina, batemos um papo com um dos marinheiros, que era muito simpático por sinal. Lindo navio, por dentro e por fora. Na conversa, deu pra perceber que a vida no alto-mar não é fácil.

Last edited 2 anos atrás by fewoz
Francisco Diego Reyes Garcia

Eles realmente foram muito cordiais e respeitosos com o Brasil,no momento que colocam inclusive velas nas cores de nossa pátria. Estão de parabéns.