Cruzador Pyotr Velikiy, da classe Kirov, em 2016

Cerca de 20 navios e embarcações de apoio, mais de 10 aeronaves da Força Aérea e a Defesa Aérea do Exército estão participando dos exercícios

MURMANSK, 15 de fevereiro. /TASS/. Cerca de 20 navios e embarcações de apoio da Frota do Norte (SF), mais de 10 aeronaves da Força Aérea e a defesa aérea do Exército  começaram a realizar exercícios programados no Mar de Barents. Isso foi noticiado na terça-feira pela assessoria de imprensa da frota.

“No Mar de Barents, as forças heterogêneas da Frota do Norte começaram a realizar exercícios planejados. Eles incluem o cruzador pesado nuclear de mísseis guiados Pyotr Velikiy, a fragata Admiral Gorshkov, outros navios de guerra, submarinos nucleares e diesel e navios de apoio”, diz o informe.

A assessoria de imprensa da frota observou que os exercícios são realizados sob a liderança do comandante do Conselho da Federação Alexander Moiseev de acordo com o plano de treinamento para 2022.

“No âmbito do exercício, está previsto a busca por submarinos estrangeiros, estabelecimento do controle sobre a navegação no Mar de Barents e o sobrevoo de aeronaves”, disseram representantes da frota.

O plano dos exercícios prevê o desenvolvimento de exercícios para derrotar os grupos de navios do inimigo. Os navios dispararão contra alvos marítimos e aéreos usando artilharia, armas antissubmarino e exercitarão a guerra eletrônica.

Centro de Informações de Combate da fragata Admiral Gorshkov
Fragata Admiral Gorshkov

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

A Rússia está levando clara vantagem sobre a OTAN nos mares glaciais do Norte.
Tem analista militar considerando que já não há como o Ocidente tirar essa diferença.
Ademais, é uma região que está se tornando muito importante para os russos, tendo em vista os vastíssimos recursos minerais lá encontrados.

/exame.com/economia/russia-da-grande-passo-para-conquistar-o-artico/

br.rbth.com/economia/2017/06/23/russia-construira-quatro-ilhas-artificiais-no-mar-de-barents_788707

Não sei a quantas andam a construção dessas ilhas, mas vou pesquisar

Thiago A.

“A Rússia está levando clara vantagem sobre a OTAN nos mares glaciais do Norte”

Antônio, a Rússia tem uma ZEE de 4 milhões de km2 no ártico e uma extensão costeira de mais de 24.000 km . Teria como ser diferente ?

Thiago A.

…o mapa

Jacinto

Os mapas distorcem muito as reais dimensões dos países – afinal é a projeção em 2d de uma (quase) esfera. No caso dos mapas mais comuns, centralizados na intersecção entre o Equador e Greenwitch, as regiões polares são ampliadas enormemente. O ideal para analisar as questões referentes ao poço norte é usar mapa centrado no polo norte, como o mapa abaixo

Alex Barreto Cypriano

E este mapa serve pra medir distâncias com uma única escala? Não, né, como todos os outros mapas, é uma abstração planar que requer alguma inteligência ao manipular, mas todos podem ser mais ou menos manipulados. Parece que, inclusive, podem ser manipulados ideológicamente, como quando fizeram um mapa mundi onde o Brasil estava no centro.

Antoniokings

Teria se os EUA investissem mais.
Mas, conforme aqui apregoado, é mais um ‘campo de batalha’ onde os EUA terão de se desdobrar e gastar fortunas, se quiserem equilibrar a situação.
Creio que não será possível.

Gerson

Resumindo a ópera! Não tem OTAN que segure a Rússia se ela realmente quiser tomar a Ucrânia, O resto eh só bate papo.

Reinaldo Deprera

Em comparação com outros cruzadores de batalha a classe Kirov é ou não é a classe mais bonita dos últimos 50 anos?

Em alguma coisa os russos são melhores em material bélico.
Não estou levantando o moral dos russófolos porque o Czar, vossa excelência Vladmir Putin, peidou para o Javelin na Ucrânia. Juro que não estou 😳

Save Ferris! 😆 😆 😆

pedroctba

Na crise de Cuba nos anos 60, cegos igual a ti falaram a mesma coisa. Mas depois descobriram que todo aquela bagunça foi uma forma de obrigar os americanos a retirar os misseis balísticos nucleares da Turquia. A URSS e agora a Rússia são mestres em usar a tática do “Bode na Sala”, onde cria um problema para que o outro lado aceite seus termos e condições, ou seja tirando assim o “bode da sala”, e como foi na situação acima ou nos tratados de redução de armas nucleares. Ja circula na midia que a Ucrania vai abrir mão de… Read more »

Dalton

Tudo depende da fonte que queiramos acreditar. Os mísseis foram realmente retirados da Turquia até porque eles já eram considerados menos efetivos ainda mais com a entrada em serviço dos primeiros SSBNs antes mesmo da crise dos mísseis.
.
Na época os mísseis americanos eram considerados mais precisos do que os soviéticos então os mísseis em Cuba eram até mais necessários para na eventualidade alcançarem território americano mais rapidamente.
.

Antoniokings

Como eu disse, os russos sempre ganham.

valor.globo.com/mundo/noticia/2022/02/16/scholz-ve-ucrania-fora-da-otan-e-putin-sinaliza-recuo.ghtml

Dalton

Reinaldo, só lembrando que o termo “cruzador de batalha” é usado por alguns saudosistas
ocidentais quando se referem aos “Kirovs” já que os próprios russos o classificaram de
cruzador armado com mísseis.
.
Vale lembrar também que o cruzador de batalha acabou sendo um fracasso apesar de inicialmente parecer interessante com sua alta velocidade e armamento considerável em detrimento da blindagem.

Henrique

O cruzador de batalha evoluiu pra se tornar o encouraçado rápido (fast battleship)

otto

Acredito que o fracasso dos cruzadores de batalha, seja muito mais em função da forma em que foram empregados (no final das contas o utilizaram como um encouraçado). O conceito e projeto eram interessantes, maior velocidade em comparação aos couraçados mas com armamento equivalente, podendo ser uma força de rápida intervenção e mobilização para atacar cruzadores e comboios inimigos, porém podendo fugir dos encouraçados com sua velocidade superior podendo trocar tiros com seu armamento equivalente. Na segunda guerra com os encouraçados atingindo grandes velocidades, o cruzador de batalha se viu obsoleto.

Reinaldo Deprera

Não tenho nem 1% do seus conhecimento naval, mas para mim qualquer nave que navegue sem proteção aérea de caças é alvo fácil desde a Segunda Guerra. Os cruzadores tinham tudo para serem o terror dos comboios, mas não foram porque a aviação, embarcada ou não, o buscava assim que ele dava as caras. Pra mim, Marinha sem NAe é guarda costeira. Pais do tamanho do Brasil que não tem pelo menos 3 NAe, está desdentado (pra ser educado). Cidadão de país do tamanho do Brasil que acha que NAe (Navio Aeródromo/Porta Aviões) é desperdício de dinheiro ou qualquer coisa… Read more »

Gilberto

Esse cruzador é monstruoso!

Adriano Madureira

E bem armado também…

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
leonidas

Ele é lindo!!!
Me lembro quando comprei varios livrinhos da coleção Guia de Armas de Guerra da Nova Cultural e tinha um sobre Marinha Soviética com ele na capa, vixi foi muuuuuito da hora comprar eles.
Isso foi em 89 sem internet, naquele tempo era só fascículos, revistas ou videos em VHS muito nostálgico…rs

Pedro

Também possui alguns exemplares com Destroyers e Fragatas.

leonidas

Eu não sei se vc os teve naquela época ou por ser mais novo adquiriu também somente agora. Mas a sensação de comprar essas publicações é muito legal. Tenho muita nostalgia daqueles tempos, a coleção Aviões de Guerra da Nova Cultural começou em 86 e me lembro quando comprei o primeiro fascículo. Como também aquele Guia de Armas de Guerra Brasileira (época que tinhamos algo para mostrar né?) Tamoyo, Osório, Ogun, Jararaca, Charrua, Urutu, Cascavel, enfim lembro que vi na banca e fiquei febril para comprar cheguei a sonhar comprando …rs E por fim lembro que também em 89 comprei… Read more »

pedroctba

Tinha esse livrinho. Realmente era de impacto ver aquele baita navio na capa.
Digo tinha pois meu sobrinho a uns anos atras viu e achou bonito “redesenhar” os navios com uma caneta! Ja viu….

Fernando

Como diria aquele russo do filme 2012:
“Ele é russo…”

Gilberto

kkk boa

pedroctba

Tanto que nos anos 80 foi devido a eles que a USN reativaram dois Couraçados da classe Iowa. Infelizmente os dois primeiros (Kirov e Funze) foram “perdidos” pelo caos dos anos 90 na Russia onde recursos $ zerados para devida manutenção. E aquilo, manutenção mal feita em um navio Nuclear é problema a vista. Tanto que em 2002 esses dois navios nao poderiam mais navegar com segurança.

Dalton

Todos os 4 da classe Iowa foram reativados e todos os 4 tornaram-se museus, dois na costa leste um na costa oeste e o “Missouri” no Havaí.

Willber Rodrigues

Esse cruzador pesado russo me lembra os encouraçados da WWII.
Monstruoso…

André Luís

Srs, os destróieres da classe Sovremenny serão, também, modernizados?

Adriano Madureira

sovremenny são bonitaços…

comment image

comment image

comment image

Gabriel ALMEIDA

Sei que os Sovremenny chineses tiveram um bom upgrade com novos sistemas de armas vls

Last edited 2 anos atrás by Gabriel ALMEIDA
Dalton

Não. Aparentemente segundo algumas fontes resta apenas um operacional com a Frota do Norte.

Guilherme Lins

Dalton, a última pesquisa que fiz a respeito, havia um ativo e outro em modernização/reparos, serão os dois únicos da classe. Os sovremenny tiveram problemas crônicos no sistema de propulsão, alguns deles saíram do serviço ativo com menos de 10 anos.

Dalton

Verdade Lins, tanto que na maioria dos casos, só se ouvia falar dos “Udaloys”
enviados em longas missões ao exterior.
.
Quanto ao que está em reparos existe a possibilidade de que ele não retorne mais ao serviço.

Wagner

nãããããããõoooooo !!!!!!

kkkkkkkkkkkkkk

Olha Só Dalton, a última vez que perguntei uma fonte russa me disse que o NASTOICHVY estava em reparos e vai voltar.

o Admiral Ushakov está ativo no Norte.

o Bistry no Pacífico correu um rumor de que tinha sido desativado totalmente, mas foi um engano. Oficialmente ele está em reparos na Dalzavod. Não existem informações oficiais sobre seu destino.

Cristiano de Aquino Campos

Eles e os Udaloy estão sendo substituídos pelas fragatas classe Gorshkov que tem o mesmo poder de fogo deslocando de 4000 á 5400T de peso contra as 8500T dos destroyers.

Mgtow

Rússia tava quietinha no canto dela. Assaram o vespeiro. Daqui pra frente o andamento da geopolítica jamais será o mesmo.

Mgtow

Esta na hora de Rússia e China organizarem uma organização militar de segurança mútua envolvendo mais paises.

Last edited 2 anos atrás by Mgtow
Arthur

Alguém saberia informar por que alguns navios russos possuem o convés vermelho? Sempre achei curioso, assim como os cockpits verdes das aeronaves deles.
Obrigado!

Dalton

Basicamente Arthur, ao menos pelo que sei em alguns casos a cor vermelha anti corrosão não recebeu uma camada de tinta de outra cor e/ou camada não derrapante possivelmente para poupar gastos.
.

Hélio

Pelo que eu sei, aquele tom de verde nós cockpits serve para “inverter” o vermelho, é a mesma cor da roupa dos cirurgiões. Agora, qual é a aplicabilidade daquilo nos caças? Realmente não sei.

Reinaldo Deprera

O convés dos Kirov não são mais vermelhos?

Dalton

Apenas um está em serviço o “Pedro O Grande”. O outro, “Almirante Nakhimov” só deverá
retornar ao serviço em 2023 depois de muitos anos, primeiro na reserva depois sendo modernizado, quando então o “Pedro O Grande” será modernizado também.
.
Se o convés de ambos permanecerá vermelho é algo que saberemos com o tempo.

Celan

Em terra, os Russos conseguiriam em teoria invadir a Europa de forma rápida. Podem não ter os veículos mais modernos, mas têm números. No Mar, quatro submarinos de ataque Americanos (um em cada uma das Bases da Marinha Russia) seriam suficiente para afundar toda a Esquadra Russa. Neste momento eles deveriam investir forte na construção de novos Estaleiros como os que tinham na Ucrânia, treinar o pessoal e voltar a construir unidades como faziam no tempo da URSS. Mas estão no bom caminho. Estão a construir submarinos e novas corvetas/fragatas para reabilitar a força defensiva costeira. Mas os atrasos na… Read more »

Mgtow

Blz, especialista

Felipe

4 submarinos? kkkk E a Russia não tem submarino também pra atacar os EUA?

Mgtow

E assim que tem que ser.
A Rússia tem salvado o Brasil vetando todo tipo de trapaça na ONU, onde estão votando verdadeiros absurdos para internacionalizacao da Amazônia.
Era o mínimo que esse energumeno tinha que fazer. Agradecer a Rússia

elcimar f. menassa

esse classe kirov tem linhas elegantes, agora aquela parafernalha de radares esquisitos no alto do mastro é coisa de russo das antigas. poderiam melhora aquilo, não sei se teriam antenas radares daquele tamanho para moderniza-lo…mas acredito que se esta na ativa ainda é porque esta em plena operatividade. que é esquisito é