Fragata Type 23 HMS Montrose lançando um míssil antinavio Harpoon

O míssil antinavio Harpoon Block 1C será retirado de serviço da Marinha Real no final de 2023 sem substituição imediata

A Marinha Real do Reino Unido (RN) enfrenta uma lacuna estendida em sua capacidade de guerra antissuperfície (ASuW) no horizonte depois que os planos para uma compra limitada de sistemas de mísseis antinavio lançados por navios foram abandonados.

A indústria foi formalmente notificada pelo Ministério da Defesa (MoD) no início deste mês que o programa Interim Surface-to-Surface Guided Weapon (I-SSGW) havia sido cancelado.

Essa decisão ocorreu apesar de um compromisso no Defence Command Paper de março de 2021 de adquirir um substituto para o míssil Boeing Harpoon Block 1C lançado por navio da RN.

O Harpoon Block 1C e seu sistema de navio GWS 60 associado são instalados em várias fragatas Type 23. No entanto, a obsolescência do estoque de guerra significa que o Harpoon se aposentará do serviço do RN no final de 2023.

Míssil Harpoon em voo sobre o mar

FONTE: Janes

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Meu Deus! Não é à toa que as ditaduras prosperam no mundo. A democracia problematiza e traz tantos empecilhos a simples escolhas que no fim o que há é a inação.
É só escolher um míssil SSM antinavio OTH , pelo amor de Deus.
Opções:
1- LRASM: 500 a 800 km
2- Harpoon Block II + ER: 300 km
3- NSM: 180 km
4- Exocet MM 40 Block 3: 200 km
5- Otomat Mk-2 Block IV: 200 km
6- RBS-15 Mk-IV: 300 km
etc.

Camargoer.

Caro Bosco. O problema dos ingleses é dinheiro. Acho que nada tem a ver com o regime político. Aliás, todo mundo sabe que as forças armadas inglesas andam com diversos problemas. Talvez isso tenha a ver com o fato das Type 23 estarem perto do descomissionamento.

Antoniokings

A Inglaterra toda anda com diversos problemas.
E dizem que a situação vai piorar.

Bosco

Talvez o Aster 15/30 possa ter alguma capacidade antinavio residual , do mesmo jeito que o SM-6 americano.
O míssil SM-6 adota o seeker modificado de um Amraam e o Aster adota o seeker modificado de um Mica-RF.
Seria só questão de ajustar o software.
Se isso for possível e implementado nos navios de defesa aérea dotado do lançador vertical Sylver já permitiria alguma capacidade antinavio. Já para os outros navios só poderão contar com o Sea Venom lançado de helicóptero, que não faz nem cócegas.

Almeida

A ogiva do Aster 15/30 (15Kg fragmentation) faz menos cócegas ainda que um Sea Venom (30Kg shaped charge)… Acho a proposição irreal.

Bosco

Mas se a gente contar com a ogiva de 15 kg do Aster (metade deve ser de composto explosivo) mais uns 150 kg de massa impactando a pelo menos Mach 3 faz um bom estrago e caso fosse possível a uns 150/200 km de distância (estimativa baseada no alcance sup-ar de 120 km do Aster 30). Num cálculo rápido a energia gerada por uma massa de 150 kg impactando a Mach 3 libera a força explosiva equivalente a 18 kg de TNT, somada com mais uns 7,5 kg da ogiva e têm-se cerca de 25 kg de força explosiva TNT… Read more »

Bosco

Mas será que a coisa tá tão preta assim que eles não conseguem adquirir duas dúzias de mísseis antinavios?

Camargoer.

Olá Bosco. Acredito que se a RN entendesse como prioritário, acho que eles conseguiriam adquirir um conjunto de novos mísseis para equipar as Type23, talvez ao custo de US$ 50 ~US$ 100 milhões. Ao mesmo tempo que é muito dinheiro também é pouco dinheiro. Contudo, considerando o horizonte de operação das Type23 (talvez eles enfim estejam adiantando a data de desativação dos navios), este sistema provisório seria empregado por poucos anos e teria que ser desativado antes da obsolescência. Neste contexto, pode ser que os ingleses concluíram que seja mais adequado saltar para um sistema de longo prazo. Creio que… Read more »

Juarez Martinez de Castro

Sim. Bosco muito bom falar contigo. Infelizmente se dermos duas tartarugas para os Jacks cuidarem, uma foge e a outra se esconde

Luís Henrique

Esqueceu do MANSUP: 100 KM

jommado

150 km.

A6MZero

O alcance efetivo anunciado era próximo de de 70Km, na faixa de 43 milhas.

Isso em um situação ideal pode até ser um pouco superior mas não tanto para chegar a 100Km.

Agora 150Km é exagero é irreal para um míssil propelido por combustível sólido e sem turbina …

Bosco

Talvez o Mansup possa atingir 100 km se for possível (não acredito que seja) ele ser lançado no modo “semibalístico” em vez do modo tradicional de “cruzeiro”.
Claro que em fazendo isso ele perde o que tem de melhor que é a capacidade sea-skimming.

A6MZero

Realmente uma trajetória balística poderia causar um aumento do alcance, outra forma para um ganho marginal de alcance seria alterar o propelente para uma queima mais lenta aumentando o alcance em sacrifício da velocidade do artefato.

TeoB

esqueceu do mansup

Robert Smith

melhor assim….. se o MANSUP entrar em serviço o que duvido muito (vcs lembram dos USD$ 100 milhões investido no desenvolvimento de num míssil ar-ar lá na África do Sul) já é obsoleto ou de performance inferior, se comparado com o que existe no momento no mercado mundial. O MANSUP é uma copia do EXORCET MM38 original com motor nacional e eletrônica copia do míssil francês ou comprada de fornecedores externos… em peças e montado no Brasil para poder se dizer que é “PRODUTO NACIONAL” :-/ , nossos navios com uma arma que tem alcance máximo efetivo que não chega… Read more »

Ricardo

se for a opção 4 eu vou distribuir charutos na rua…

Slow

Pois é ..

Slow

Comentário pra pessoa errada

Flanker

O Harpoon block II ER seria o mais lógico para a RN. Algumas dezenas deste míssil não quebram a Marinha Real.

Bosco

E caberiam nos mesmos lançadores já que é essa a proposta. O incremento do alcance da versão Block II + ER foi possível graças à redução da massa da ogiva (220 kg para 140 kg) e não a um aumento do peso geral do míssil.

India-Mike

Os candidatos ao programa I-SSGW eram NSM, RBS-15 mk4, Sea Serpent (Gabriel V) e LRASM. Os outros citados por vc não estavam na lista pq não tem a capacidade de ataque terrestre q era um dos pre-requisitos do programa. Interessante q essa semana o First Sea Lord anunciou que o Reino Unido almeja ser ‘um líder mundial em mísseis hipersônicos’. Como o I-SSGW era um programa tampão, acredito que eles acharam melhor usar a verba para pular essa etapa e focar diretamente no programa hipersônico. Como contraponto interessante temos a MB que segue tentando fazer a cópia do Exocet e… Read more »

Carlos Campos

eles tem um projeto huipersônico com a MBDA.

Bosco

 Carlos,
O FC/ASW deverá ser supersônico.

Carlos Campos

NSM e LRASM são o melhor do melhor em mísseis antinavio, considerando até os hipersônicos.

Bosco

“NSM e LRASM são o melhor do melhor em mísseis antinavio, considerando até os hipersônicos.”
Voto com o relator.
Acrescentaria o JSM derivado do NSM que cabe dentro de um F-35.
Essa trinca permite um imenso rol de possibilidades de ataque antinavio furtivo desde navios, helicópteros, submarinos, aviões e plataformas terrestres, para alvos pequenos e grandes e em faixas de distância média e longa.
Esse tipo de míssil obriga os navios a terem CIWS porque só são passíveis de serem detectados a partir de 2 a 3 km de distância, permitindo tempo de reação de menos de 10 segundos.

Dalton

Boscão, ao menos por enquanto o “LRASM” existe apenas na versão lançada por aviões e parece que a US Navy para seus grandes combatentes de superfície utilizará o “Tomahawk V(a)” enquanto os pequenos combatentes
na forma de LCSs e futuras fragatas já adotaram/adotarão o “NSM”.

Bosco

Eu sei Daltão. Mas com a trinca é possível satisfazer a todos os gostos. rsss
LRASM: avião (F-18, B-1B e P-8 (em desenvolvimento) )
NSM: navio, terra, helicóptero e submarino (em desenvolvimento)
JSM: avião (incluindo os furtivos dentro do compartimento de armas).

Vale salientar que além do Tomahawk Block V os grandes combatentes ainda terão o SM-6 na função antinavio.

Carlos Campos

O C130 e 17 vão usar o Lrasm, pra mim são matadores de marinha

Bosco

Realmente! Quando essa capacidade for implementada pode-se adicionar o C-130 e o C-17 como sendo plataformas lançadores do LRASM.

Bosco

E Dalton,
A versão lançada de superfície (lançador próprio ou pelo Mk-41) parece ter tido seu desenvolvimento completado, só não deverá ser adotada pela USN. Tanto é que foi oferecida para os britânicos no programa I-SSGW.

Bosco

Legal India-Mike.
Só um adendo, todos os que citei têm capacidade de ataque terrestre.

India-Mike

É verdade, mas os britânicos citavam ‘a terrain-following precision maritime land attack capability’ e talvez aí no ‘terrain-following’ q tenha pegado pra eles

Bosco

Pode ser.
Mas melhor ou pior provavelmente todos têm essa capacidade dada a generalização do GPS e mapas do terreno armazenado no banco de dados , aliado a um bom radar altímetro.

sergio

Daqui a pouco eles vão esta instalando esporões a proa do navio.

Antoniokings

Vão propor a venda de trirremes aos australianos para reforçar a AUKUS.
E os australianos vão aceitar.

kkkkkk

Antonio Palhares

Não sei se trirremes dariam conta.
Más, umas quinquerremes ou penteras teriam chance mais chance.

rui mendes

Otomat E- 380km e capacidade de ataque a terra. O problema do UK não é falta de dinheiro para comprar mísseis, como é lógico, ainda agora aprovaram a segunda tranche das fragatas type 26 e o acelerar das type 31, aliás basta ver o que têm aprovado, como o novo sistema MCM, junto com a França, que aliás, tanto os futuros sistema MCM Britânicos e Franceses, mas principalmente o Holandês/Belga, vão ser os melhores do mundo, mas como dizia, não é falta de dinheiro para algumas dezenas de mísseis comprados de prateleira, mas é os programas conjuntos com a França… Read more »

Thiago A.

será o Perseu/ CVS401 Perseus?

Bosco

Mas esse gap de 5/8 anos tinha que ser preenchido com “algo”. O pessoal anda complicando demais. Tudo tá levando décadas para ser concluído.
Atarracha 4 lançadores de NSM no convés até chegar os novos mísseis supersônicos e depois vende eles pra USN. Pronto! Resolvido o problema.

Bosco

A fiação passa por fora mesmo.
Deve ter um lugarzinho sobrando no CIC (ou no corredor). Instala lá um console específico para o NSM igual tem em helicóptero , pequenininho. Liga na tomada e pronto. Nem precisa alterar o sistema de combate do navio. Fica independente, operando via telefone. Abastece o
processador do míssil com dados enviados via telefone desde o CIC inserindo no modo manual.
Mas como se diz: “pra que descomplicar se podemos complicar”
Rsss

Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
Bosco

atarracha = atarraxa

Parabellum

Os ingleses não são idiotas, certamente possuem alguma carta na manga, algo que seja anos luz à frente do harpoon. Eu apostaria na tecnologia hipersonica ou alguma outra coisa no estado da arte.

pedroctba

Da nada não, instala uma catapulta, um onagro, uma balista e talvez uma caronada e um canhão de bronze e pronto!!!
E ainda querem peitar outros países usando navios que nem misseis tem! Ate o “iate clube” de uniforme chamada Marinha Brasileira estará melhor!!!!

Washington Menezes

Aproveita e põe um ariete na prova também.

Elias E Vargas

Oh gente! Daqui a pouco vamos encomendar nossos “foguetões” na CARAMURU, dizem que não dão chabu….kkkkk

Bosco
Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
Washington Menezes

Quis dizer proa

Reinaldo Deprera

Acontece que o ruim da Royal Navy sempre será superior ao melhor da marinha do Czar

André Macedo

Sim, deve ser por isso que se juntaram com a Europa Ocidental, EUA e Canadá pra formar a OTAN contra os russos né kkkkkkk

Flanker

A OTAN não foi criada para se contrapor apenas aos russos, mas sim, contra a URSS e o Pacto de Varsóvia.

Camargoer.

Olá Colegas. Quem sabe, a MB poderia convidar os ingleses para participar do ManSup

Neto

Rapaz, seria um plot Twist muito bom.

Antoniokings

Off topic.

Para quem interessar.
Estive na Praça Mauá para visitar os veleiros do desfile.
Está permitida apenas o passeio pelo píer, não podendo entrar nos navios.
O pessoal da Marinha estava informando que eles vão embora domingo, às 8:30 h, fazendo o caminho inverso da chegada.
Será uma boa oportunidade de vê-los com as velas abertas.
Agora, de perto, são realmente impressionantes.

Matheus

Só oferecer um MANSUPzinho, agora que estão entrando em produção é a hora de procurar clientes.

Na realidade eu acho que eles vão ou de Exocet ou os Harpoon mais antigos.

Bosco

O Império Britânico durou uns bons 400 anos . Vamos ver se o novo império que se anuncia será tão longevo ou se em vez de voar como um dragão vai implementar só um voo de galinha.

Reinaldo Deprera

Discordo. A China jamais foi a nação mais avançada do mundo. Foi sim uma civilização muito à frente da maior parte das civilizações em alguns momentos da história.

As civilizações do Mundo Clássico, da Mesopotâmia e até mesmo a Hindu, estão revirando no túmulo com o seu comentário.

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
WSilva

”As civilizações do Mundo Clássico, da Mesopotâmia e até mesmo a Hindu, estão revirando no túmulo com o seu comentário.” A Mesopotâmia virou pó, pouco se sabe sobre eles. Eu colocaria acima de China e Índia o Antigo Egito, mas esse também virou pó, então só sobra China e Índia, porém a China é mais resiliente, a China resistiu o imperialismo ocidental, a Índia sucumbiu aos ocidentais e muçulmanos, a Índia por sua vez é mais espiritual e religiosa do que a China, mas não sei até que ponto isso pode ser uma vantagem. O ponto turístico mais conhecido da… Read more »

Kayck

O termo mesopotâmia não é tão preciso, pois a antiga suméria era formada por diversas cidades estados que dependendo do período histórico poderiam alguma se sobre sair e ter domínio sobre as cidades estados vizinhas próximas.
Mas, o primeiro império a surgir naquela região foi o Assírio, uma verdadeira máquina de guerra imparável e brutal sem igual antes e depois do seu fim, para se ter ideia já existia mergulhadores de no exército Assírio eles eram especializados em infiltrar-se nas cidades inimigas pelos fossos ou rios como os Navy SEALs.

WSilva

Bem lembrado, houve dois grandes impérios na Mesopotâmia, Assírio e Babilônico e anteriormente a Suméria que não foi um império mas uma espécie de reino.

Aquela região do oriente médio é fascinante, mas nenhum grande império conseguiu preservar seu povo e cultura, até o domínio Árabe…

Luciano do Prado

Li em algum lugar, não vou lembrar onde, que a China tinha tudo para ser uma super potência há muito tempo atrás ( se não me engane a matéria tratava da era dos descobrimentos), mas não aconteceu devido a estrutura da sociedade. Se achar a matéria compartilho o link aqui, porque é bem interessante.

Bosco

Zeus, Você com sua visão privilegiada desde o Monte Olimpo juntando que já vivia naquela época tem autoridade pra falar de fatos pretéritos. Já eu só sei que apesar de toda a grandiosidade da China do passado ela foi invariavelmente invadida, derrotada, saqueada. Ou seja, sua grandiosidade não serviu para muita coisa e não há como alterar a história (ou quase) e coube à Civilização Ocidental o papel de protagonista principal desde pelo menos as grandes navegações, passando pela revolução industrial e chegando até os dias de hoje. Na verdade os chineses são meio que parecidos com os “alemões nazistícicos”… Read more »

WSilva

”Ou seja, sua grandiosidade não serviu para muita coisa e não há como alterar a história (ou quase) e coube à Civilização Ocidental o papel de protagonista principal desde pelo menos as grandes navegações, passando pela revolução industrial e chegando até os dias de hoje.” Não serviu para muita coisa? Sua cultura e seu povo resistir o tempo não serve pra nada? Onde estão os países que derrotaram a China? Pra citar os mais importantes: Mongólia? País insignificante, preso no meio de China e Rússia, ainda perderam a Mongólia Interior pra China. Japão? Foi anexado pelos EUA, país sem soberania.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Bosco

“Japão? Foi anexado pelos EUA, país sem soberania.
Inglaterra? Apenas um vassalo do seu filho colonizado.”

W, eu realmente tento mas não tem jeito de te levar a sério e te considerar um nacionalista patriota isento e imparcial querendo o bem do Brasil.
Esse seu ressentimento em relação ao estadunidense ianque imperialista o desqualifica para qualquer tipo de discussão minimamente razoável. Pelo menos comigo. Numa reunião de sindicato, grêmio estudantil ou do PSOL você com certeza teria opiniões altamente relevantes.
Fui!

WSilva

A pergunta inicial permanece sem resposta Boscão, oh ela ai ó rs

”Sua cultura e seu povo resistir o tempo não serve pra nada?”

Leandro Costa

Boscão, pois é. Você tenta. Vai por mim e desiste porque não adianta nada heheheheh

Camargoer.

Caro Bosco. Há quanto tempo você não participa de uma reunião de sindicato? riso. O pessoal lá tá preocupado com reajuste, com apoio jurídico para os associados, etc. O pessoal é pé-no-chão e chão-de-fábrica. riso

Flanker

Não sei de qual sindicato tu participa. Os que eu conheço, os diretores se candidatam, mandato após mandato, apenas para garantir o cargo/emprego. E todos, sem exceção, tem viés político de esquerda, uns mais e outros menos radicais. Portanto, pé no chão é algo muito relativo.

Flanker

Já falei antes e volto a dizer: todos teus comentário, todos, desqualificam o teu interlocutor. Tua narrativa é atacar e desqualificar o outro debatedor. Coloca tua opinião sem atacar, ironizar e criticar. Enquanto tu continuar agindo assim, só vai ser alvo de crítica e tua opinião desconsiderada.

Antoniokings

Considere que os seus amigos americanos foram derrotados pelo ingleses e tiveram sua Capital saqueada e incendiada.
Ademais, só conseguiram a independência (isso mesmo, já foram uma colônia) com a a ajuda dos franceses.
Macron deve estar maldizendo os infelizes que deram esse apoio aos colonos americanos.

Hcosta

A nau de Colombo destruiria o junco, como os Portugueses demonstraram várias vezes, como por exemplo na batalha do Estreito de Malaca de 1513.
A diferença na artilharia era muito grande.

WSilva

”A diferença na artilharia era muito grande.”

Ué, e não é você que reclama da China se armar até os dentes e tentar dominar o seu quintal? rs

Vocês precisam se decidir no que acreditam e parar de mudar de ideia a cada roupa que trocam.

Hcosta

Não, exatamente o contrário. Desde essa expedição que a China esteve centenas de anos a ficar para trás como a guerra do Ópio demonstrou. É o que dá um regime isolacionista e ultrapassado, mais preocupado em manter o poder do que o desenvolvimento. Agora esta a recuperar o tempo perdido. E nunca critiquei a China dessa forma O que critiquei foi de ter algum direito legítimo sobre a questão do Mar do Sul da China. E de o senhor procurar usar algum argumento histórico como um super trunfo. E como é que eu mudei de ideias só com esta frase?… Read more »

WSilva

”É o que dá um regime isolacionista e ultrapassado, mais preocupado em manter o poder do que o desenvolvimento.” Então tu precisa bater palmas para para o PCCh pós Deng Xiaoping, pois o PCCh pós Deng Xiaoping não só reconheceu o erro da Dinastia Qing ao se fechar para o mundo como abriu parcialmente a economia chinesa. E aí? Engraçado, quando a China quis se fechar para o mundo, o ocidente foi lá e abriu o comercio sob chumbo grosso e tráfico de drogas. Hoje a China quer se abrir para o mundo e o ocidente vê um risco. Ora,… Read more »

Hcosta

Sim, bato palmas ao Xiaoping, apesar de Tiananmen e outras, e critico o Mao. Tenho alguma coerência. Não vou defender duas perspetivas totalmente opostas.

E o Ocidente não vê como risco uma maior abertura China, aliás até penso que incentivou. O problema, agora é outro, é a dependência de muitos países da China.

E o que vai definir as relações da China com o Ocidente é a forma como se vão resolver estas questões. Se for como se está a ser feito através dos organismos internacionais competentes, tem todo o meu apoio. Se for como a Rússia, já não.

Antoniokings

Prezado Zeus

Mais um comentário perfeito.
A China está alicerçando sua liderança mundial em bases mais sólidas.
Aliadas ao seu gigantismo (econômico, militar e político), encontramos um povo extremamente bem formado, educado e com noção de civilidade e bom convívio.
Enquanto Biden mostra seu ódio ao Brasil e ao Mundo criticando quem não se posicione a seu lado na Ucrânia, como fez com o Brasil, Jiping manda mensagem de solidariedade ao povo de Petrópolis.
Veja que o líder da maior Nação do Mundo se preocupa com uma pequena cidade do Brasil.
Ponto para Jiping.
Ponto para a China.

Antoniokings

Em tempo.
Apesar de considerar que a China já é o maior País (há um certo tempo), vamos arredondar os números para termos a dimensão do problema americano.
Vamos colocar a ‘ultrapassagem’ da China para 2025.
Então, o domínio americano teria durado de 1945 a 2025.
Exíguos 80 anos.
Ou seja, os americanos não cansam de passar vergonha.
Desta vez perante os compêndios da História Universal.
Está reservado o Capítulo: O ‘Império’ que durou menos tempo.

Bosco

Toinho, Esquece os States. Tem mais 200 países no mundo. Essa sua obsessão é característica de um TOC. Fosse você eu procurava ajuda psiquiátrica. Não tem nada demais nisso. Há muito tempo que psiquiatra não é mais “médico de louco”. Quase todo mundo precisa de um “remedinho” vez ou outra. Normal! Uma fluoxetinazinha não faz mal a ninguém. Voltando pro assunto, o Bidem é um imbecil como todo esquerdopata. Ele não serve de base pra nada. Nem por isso eu gosto mais do Xinjimping que pra mim é outro imbecil. Eu tô me lixando para os EUA ou a China… Read more »

Antoniokings

Depois que vc se consultar sobre a sua obsessão com os mísseis hipersônicos e o Poseidon eu posso ir.
Se vc ficar curado, me passa o telefone do médico que eu vou, porque o cara deve ser bom.

Flanker

De novo com essa história de míssil e torpedo? Continua com a obsessão com esses símbolos?

Antoniokings

Por que todo minion desvirtua o assunto para isso?
Daqui a pouco, vc vão considerar que banho de gasolina é ‘golden shower’.

Parafraseando Dona Bela: Só pensam naquilo!’

Bosco

Calma Toinho! Eu não disse nada a respeito de cura. O que dá pra fazer é te manter sob controle.
*Pelo menos te livra da camisa de força e da focinheira. rssss

Antoniokings

Manter sob controle, eu consigo.
Não preciso de médico.

João Fernando

Então ditadura com valores ocidentais, pode? É cada loucura…

Bosco

Não disse isso.

Camargoer.

Caro João. Nenhum ditador pode ser tolerado. Dotadores e psicopatas com sonhos de ser ditadores são todos desprezíveis. Acho que se nós brasileiros cuidarmos do nosso país para que nenhuma aventura golpista tenha sucesso já teremos feito uma enorme contribuição para a história da humanidade.

Esteves

Chiliques. Nos comentários.

Eles não tem dinheiro para atender todos os lobistas da guerra. Consideram que as atuais ofertas de mísseis referem-se a produtos obsoletos até o meio da década de 25.

Preferem esperar para investir em mísseis hiper. Faz sentido já que não enxergam guerra no horizonte, não querem guerra perto e vão seguindo no plano de contar com meios modernos e legais, ops, letais.

Assim como nós.

ps. Tudo na vida passa…o Império Britânico passou e eles tem consciência disso.

https://youtu.be/sqqrAQWsnNg

outro ps. Isso é que é um debate maduro. Pode ser lordiano…mas é sereno.

Diogo de Araujo

Puxa vida cancelaram por lá? Aqui o super mtc 300 e o master mega mansup super seguem firme e forte! Ngm cancelou nd!

Henrique

Qual a dificuldade de comprar algumas dúzias de NSM ou Harpoon Block II até comprar um modelo definitivo mais avançado? Os ingleses são anti-exemplo no que se refere defesa, não estão acertando nada, seja no ar, no mar ou em terra.

Camargoer.

Caro Henrique. O problema é outro. Fazendo um paralelo com as “Niterói” da MB. Suponha que os mísseis antinavio delas chegassem em um ponto de obsolescência em função das descontinuidade de produção e manutenção. Considerando que estes navios darão baixa em breve e que a MB esta implementando um programa de construção de novos navios para substitui-las, também não faria sentido adquirir um sistema de mísseis novos para estes navios velhos. O mais adequado seria estender a vida útil dos misses já instalados, talvez recondicionando os motores ou até canibalizando alguns mísseis e focar em um sistema novo para os… Read more »

curioso

Zeus está certo. Podemos discutir pela eternidade quais as civilizações mais avançadas, em termos amplos, para cada período histórico. Mas há uma medida que se presta melhor a uma comparação mais direta e objetiva: o poderio econômico. Nesae departamento, os historiadores econômicos arriscam dizer que a China foi o império mais rico e poderoso do planeta até a Revolução Industrial. Aí chegou o Império Britânico, montado na máquina a vapor, na divisão do trabalho, no sistema de governo parlamentar e na Royal Navy, e disparou na frente de todo mundo para finalmente superar a China. Vamos lembrar também que a… Read more »

Antonio Palhares

O Bóris esta falando grosso pra caramba com os Russos.
Plenamente confiante no irmão mais novo e maior.

ADM

Se a antiga “Rainha dos Mares” está assim, imagine a terceira princesa da América do Sul…