O lançamento técnico do quarto Patrulha Polivalente Offshore (PPA – Pattugliatori polivalenti d’altura), Giovanni delle Bande Nere, ocorreu no dia 12/2 no estaleiro da Fincantieri em Riva Trigoso.

Este PPA, que será entregue em 2024, é o primeiro na versão “completa”, equipada com a máxima capacidade de defesa, bem como o primeiro da série a receber os geradores da Isotta Fraschini Motori, subsidiária da Fincantieri especializada na produção de motores diesel.

A unidade insere-se no plano de renovação das linhas operacionais das unidades navais da Marinha, decidido pelo Governo e Parlamento e lançado em maio de 2015 sob a égide da OCCAR (Organização para a cooperação conjunta no domínio dos armamentos).

Características técnicas da unidade: PPA – Pattugliatori polivalenti d’altura

A embarcação de patrulha offshore polivalente representa um tipo de navio altamente flexível com capacidade para executar várias tarefas que vão desde patrulhamento com recursos de resgate no mar, até operações de proteção civil, bem como, em sua versão mais equipada, de um navio de combate tradicional.

Para as sete unidades do programa, de fato, estão previstas diferentes configurações de sistemas de combate: a partir de um “leve”, referente à tarefa de patrulhamento, integrado às capacidades de autodefesa, até um “completo”, descrito anteriormente. O navio patrulha também é capaz de utilizar barcos rápidos como RHIB (Rigid Hull Inflatable Boat) até um comprimento superior a 11 metros por meio de guindastes laterais ou uma rampa de lançamento localizada na extremidade da popa.

Clique na imagem para ampliar
  • 133 metros de comprimento;
  • Deslocamento padrão: 4.500 toneladas. Deslocamento carregado: 6.270 toneladas;
  • Velocidade acima de 31 nós, dependendo da configuração e ordem de operação;
  • 145 tripulantes e capacidade de acomodação até 181 leitos;
  • Sistema de propulsão CODAGOL (COmbined Diesel And Gas Or eLectric) combinada a diesel e turbina a gás, com motores elétricos para baixas velocidades;
  • Capacidade para fornecer água potável e eletricidade para a terra;
  • Os Navios Patrulha Polivalentes Offshore são construídos no Estaleiro Integrado de Riva Trigoso e Muggiano, com entregas programadas até 2026.

FONTE: difesaonline

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Moriah

A Itália sempre fora da curva e desta vez com uma proa bem estilosa. Bom, não gostei, ficou muito estranho, igual a este castelo de proa, que parece cockpit de avião, sei lá… o designer veio do semana de moda de Milão?

Willber Rodrigues

Tudo bem que equipamento militar não tem obrigação de ser bonito, mas…esse design ficou mais bonito que o do Zumwalt

Eduardo

Bah, eu gosto do Zumwalt!

Segatto

No início eu achava horrível, mas agora passei a acha-las bonitas, singulares. Lembrando que essa é a primeira da série que já sairá do estaleiro basicamente como fragata, as outras das versões light e light+ podem ser retrofitadas para a versão full

Thiago A.

Olá, nobre Segatto! Eu também estranhei um pouco no início, mas sempre capturou a minha atenção esse design tão incomum. Hoje adoro elas. Deixando de lado gosto e estética, são navios incríveis.

Já viu o passadiço/ ponte de controle das danadinhas?
Parece uma aeronave de tão moderno que é !

Neto

A usabilidade e o design da experiência deve ser outro nível apenas pelo Leiaute do passadiço.
.
A forma segue a função, uma possível premissa de Design. Este projeto parece ter realizado um estudo aprofundado de usabilidade numa perspectiva de DESIGN de Produtos, não de engenharia de produtos.
.
Muito bacana!

Carlos Gallani

Impressionante, o cara tira quartos serviço e nem sente!

Segatto

Sim, fizeram algo bem “cyberpunk”

Mauro Pacheco

eita ignoranças da sapiença, meu filho vá estudar muito antes de fazer um comentãrio jumentício destes, nesta classe não existe castelo de proa, vá catar coquinho na banca de frutas aí no seu bairro…………….vá estudar, cale -se!!!!!!!!!

Pronoia

Hum… hum… interesante, acho que sou jumento também… kkkkkkk

Um “castelo de proa” identifica a estrutura acima do convés principal, esta localizada na parte dianteira do navio, é o convés superior de um navio na frente.

MARCELO MARIANO

Moriah, desculpe-me, mas seu comentário demonstra um profundo desconhecimento sobre a matéria.
Procure se informar melhor. Faz um bem danado…

João Filho

Esta classe de navio tem pelo menos três características que estão sendo copiadas por outras marinhas: a quilha perfuradora de ondas dá um nó adicional na velocidade o Leonardo Kronos é o primeiro radar ativo AESA C/X totalmente digital na Europa com painéis fixos. O PPA Thaon di Ravel está atualmente sendo comissionado, enquanto o comissionamento do FDI Thales Sea Fire (D660 Amiral Ronarc’h) ocorrerá em não menos de 3 anos (essas 2 primeiras características determinam o perfil do navio) O canhão Vulcano/Davide/Strales com munições inteligentes e guiadas está sendo adotado por cada vez mais marinhas   Como a Fincantieri é… Read more »

Flamenguista

Vixi…o NaPaOc deles é mil toneladas mais pesado que as futuras Tamandares…. A superestrutura me lembra um Destroyer Burke.

SRN

Marcelo

Fala baixo pra nao começar a choradeira por isso kkk !!!

Vovozao

17/02/2022 – quinta-feira, btarde, Flamenguista, possuem um deslocamento maior, uma maior poder de fogo; e, o mais importante….. sao teoricamente navios de patrulha oceanica. Gostaria de saber o custo dessa belezinha completa.

Roberto Bozzo

Mestre Flamenguista, na verdade ela é “só” mil toneladas mais pesada que as Tamandaré quando estão “vazias”, pois completamente carregadas tem 6.270 Ton, como está no texto.

frank

já lançaram o quarto , dessas fragatas , e não fui feita para ser bonita ,não vai ao concurso de beleza , são navio com novos conceitos ,desenhos e tecnologias como a proa dupla chamada de (fendi onda) corta ondas feita para dar mais velocidade ao navio. enquanto aqui na amada pátria ,talvez vamos ter 3 corvetas Tamandaré para o final da década

André Garcia

4.500 ton de deslocamento… NPa…

737-800RJ

Quando estão carregadas em modo full deslocam mais de 6.000 toneladas.
Essa de “navio patrulha” foi uma pegadinha da Marina Militare pra conseguir mais fragatas pesadas, a verdade é essa. Que marinha, meus amigos!
Já possuem 10 FREMM, que pra quem não sabe, são versões mais parrudas que as francesas, com maior alcance, hangar com capacidade pra 2 helicópteros e mais velozes.
Agora mais 7 fragatas pesadas disfarçadas de OPV.
E eu aqui torcendo pra MB conseguir encomendar mais quatro Tamandarés…

João Filho

Exatamente. O PPA também possui um hangar com capacidade para 2 helicópteros. A quilha perfuradora de ondas dá um nó adicional na velocidade de 32 nós. Ele carrega 16 mísseis Aster 15, 30 e 30B1, e o novo Teseo Evo com capacidade de ataque terrestre e alcance >350km. Possui um radar Kronos AESA 3D Dual Band C/X.

557 Meuros por navio. Seria interessante ver um gráfico comparativo lado-a-lado de Tamandaré e EPC.

Bardini

Os valores não são redondos assim, mas lembro que na época em que isso foi discutido, eu encontrei valores mais ou menos nessas faixas, que quando somando, fechavam o total do pacote: Light: 450 milhões Light +: 550 milhões Full: 700 milhões . Como eu disse na época em que ninguém falava bem desses navios, pq “eram feios”: é um baita de um projeto. É um navio extremamente inteligente. . Este navio pode ser encarado como um equivalente ao projeto das F125, que seguem a linha de ser um navio voltado a patrulha ultramar. . Este tipo de navio na… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bardini
André Macedo

Kkkkkkk tá bom que a beleza é um ótimo adicional, mas desprezar um equipamento militar por ser feio é brincadeira… Até pq as F125 me parecem uma obra de Frankestein, uma colcha de retalhos.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
rui mendes

E tem também as duas fragatas Orizonti (horizont class) e as 2 mais antigas da Class Durand la Penne.

João Filho
Thiago A.

E esse número não é nem a metade do que eles planejaram… Inicialmente o almirantado da MMI planejou 16 PPA ! Números modestos rsrs

Penso que irão parar por aí ( 7, sem as 3 opcionais) e correrão atrás
apenas das 8 EPC que do ponto de vista economico são mais atrativas. Sendo um programa OCCAR acredito terão acesso aos recursos comunitários além de oferecer uma maior sinergia e economia de escala.

Mercenário

Não é bem assim, 737-800RJ.

A versão francesa da FREMM possui 32 células vls, ao passo que as italianas apenas 16 células vls. Para fragatas com mais de 6.000 t é pouco.

Thiago A.

Cabe uma observação, Mercenario. Apenas duas FREMM da MN possuem 32 células. As FREDA, justamente àquelas dedicadas a defesa aérea, que abriram mão do espaço dos 2 SYLVER A-70 para os MdCN. Todas as outras possuem lançadores A-43, limitados aos mísseis de curto alcance, no máximo o Aster 15, ao passo que todas as italianas são equipadas com 2 lançadores Sylver A-50 aptos tanto para os Aster 15 como os Aster 30 de longo alcance. Há também o espaço dedicado aos 2 lançadores A-70 ( exclusivo para mísseis de cruzeiro) que a Marina Militare não adiquiriu até agora, existindo assim… Read more »

rui mendes

Não, todas as Fremm Francesas têm 32 células, só que as FreDa, as células só levam Mísseis anti-aereos, áster 16 e 30, nas Fremm os 32 silos ou células, são 16 para os mísseis de cruzeiro MDCN e outros 16 para mísseis áster 15, que não são assim de tão curto alcance, têm um alcance de 30km.

Thiago A.

* Sim, talvez deixei pouco claro, mencionavo os número das células dedicadas a defesa aérea(16) dos Sylver A-43 . Os vls A-70 são exclusivamente para os MdCN.

Aster 15 curto/médio alcance +/-30 km
Aster 30 longo alcance +/- 120km

Segatto

De fato, além de apenas poderem colocar um aster por VLS, seja o 15 ou 30. Com a planejada introdução do CAMM-ER na MM que substituirão os aster 15 e podem ser “quadpacked” com 4 por VLS ajudará, como os ESSM são. Vale ressaltar que as FREMM italianas também tem espaço para mais 16 VLS, ver todas elas com 32 VLS e A70 (podendo usar tanto mísseis de cruzeiro quanto anti-aéreo) seria excelente. Não sei como não planejaram para caber 48 VLS e ser destroyer, pois todo a estrutura de sensores que fazem o custo ser alto já está paga… Read more »

frank

todas as fremm italianas vem com 16 celas silver a 50 para o aster 15 e 30
e todas elas já são predispostas para a instalação de mais 16 celas se necessário silver a50 para mais misseis aster ou lancador silver a70 para 16 misseis de cruzeiro ,resolvido .

frank

para uma defesa aera mais dedicada a Itália tem 2 destrutores o dória e o caio Duílio com 48 lançadores VLS silver a 50, as fremm são mais de uso geral podendo chegar a instalar 32 celas vls no total tanto na versão a50 ou a70

Segatto

Sim, mas poderiam ter 12 ao invés de 2 com custo ligeiramente maior

Thiago A.

O CAMM-ER “quadpacked” parece uma boa opção para ampliar as capacidades de curto e médio alcance.
Sobre possibilidade dos Sylver A-70 usar tanto os mísseis de cruzeiro quanto anti-aéreo eu li que são exclusivamente para mísseis de cruzeiro, a matéria porém não apontava se a limitação era do hardware ou do software de lançamento.

Thiago A.

“A Marinha Francesa (Marine Nationale) resolveu modificar suas duas últimas fragatas FREMM ASW (guerra anti-submarino), Bretagne (D655) e Normandie (D651), para poder implantar o míssil superfície-ar Aster 30 de longo alcance da MBDA.

….fragatas Bretagne e Normandie serão capazes de realizar defesa aérea, defesa de superfície e escoltar unidades de alto valor como os LHDs da Marinha Francesa. Eles estão mantendo seus dois VLS “Strike length” do SYLVER A70 para implantar mísseis de cruzeiro navais, mas uma fonte do Naval Group confirmou que estes não podem disparar o SAM e são limitados exclusivamente a mísseis de cruzeiro.”

https://www.defesaaereanaval.com.br/geopolitica/marine-nationale-equipa-suas-fragatas-fremm-asw-com-o-missil-sam-aster-30-long-range

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Segatto

Fiquei curioso sobre isso, até porque havia lido o contrário, achei um pdf dos fabricantes do sylver, o A70, comporta sim a família aster para defesa aérea nele(não estou conseguindo colocar o link aqui). Pelo jeito o A70 exclusivamente para scalp é alguma bizarrice propria das versões francesas, custo menor?

Thiago A.

Sim, muitas pessoas ficaram questionando essa contradição. Acompanhei alguns debates no twitter sobre esse pequeno dilema e pelo que entendi é que provavelmente a integração requer atualizações/ modificações que ninguém bancou €?. Mas ao estado atual eles não laçam SAMs, até porquê não existeria motivo para a Marine Nationale trocar os A-43 pelos A-50 se os A-70 pudessem lançar os Aster 30.

frank

e o tamanho o silver a70 e 2 metros mais alto que o silver a50 só isso e só e usado para lançar o míssil de cruzeiro o scalp naval

João Filho

A versão francesa da FREMM é um projeto muito problemático, especialmente em termos de margem de crescimento para as células. A MM planejou e encomendou 10 fragatas. A Marine Nationale planejou 17 e encomendou 8 porque o design não tem espaço extra. Essa também é uma das razões pelas quais a Marinha dos EUA escolheu o design italiano.

As células no design italiano são complementadas por um canhão 127 guiado por GPS com alcance de 120km (16km para a Marine Nationale com 76mm)

Rui Mendes

E ainda as duas fragatas Orizonti. Quanto ás Fremm Italianas serem mais partidas, que as Francesas, não é verdade, se em alguns aspectos, são melhor equipadas, em outros não, como por exemplo, as fragatas Francesas, terem mais células de mísseis, embora as Italianas tenham o Áster 30, as Francesas tem os Áster 15 e mísseis de cruzeiro Scalp-Naval com + 1000km de alcance para atacar alvos em terra, nos mísseis anti-navio se igualam, umas com exocet e outras com Teseo, ambos com +- 180 km alcance, embora actualmente, as versões novas dos exocet já tem range + 200km e os… Read more »

_RR_

6000 ton full…

Espectro completo da guerra naval…

Isto era pra ser a Tamandaré….

Não que esteja reclamando das MEKO. Dentro do que foi proposto, é a melhor escolha… Mas…

Adriano Madureira

com esse desenho ela deve ser rápida…

Marcelo

Taqueopariu que coisa horrenda

Carlos Gallani

Eu vou falar o que esta todo mundo careca de saber, se a “pequena” Itália precisar proteger “gigantesco” Brasil fara mil anos luz melhor do que o “gigantesco” Brasil protegendo a “pequena” Italia.
Saber que eles desenvolvem, produzem, e entregam produtos de ponta com orçamento parelho ao nosso é um tapa na cara, no melhor sentido da palavra, inveja define!

Thiago A.

Será que a MMI irá conseguir obter
e operar todos esses meios ( 2030?) ? Lamento só a pouca assertividade da política.
A Marinha Turca com metade disso tocaria o terror no Mediterrâneo.

rui mendes

As marinhas de guerra das democracias, não são para tocar terror em lado nenhum.
A assertividade da sua política externa, jogasse a nível nacional mas principalmente através da UE e NATO.

Thiago A.

Isso no mundo dos sonhos e da retórica europeísta. Nem sempre, nem em todo momento, seus interesses serão alinhados aos dos seus aliados. Em determinados contextos serão divergentes, ou pior, em aberta e clara oposição . A Líbia foi o mais claro exemplo onde a Itália quebrou a cara. Mas existem vários temas e questões abertas. Os interesses italianos no Mediterrâneo não serão tutelados pela OTAN ou pela UE . Somente eles poderão fazê-lo. A classe política italiana tem que assumir uma postura mais assertiva para tutelar os interesses nacionais. Devem aprender um pouco com os franceses, quando é necessário… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Segatto

Acho interessante que optaram por manter “apenas” 8 submarinos, sendo que outros países do mediterrâneo tem número semelhante ou até maior, dado também a grande tecnologia dos submarinos italianos, com casco amagnetico, silenciosos e com AIP. Creio que aí menos 12 seria um bom número, ou até 20. Além de terem outras empresas como a DRASS que poderia fornecer submarinos costais para defesa ou veículos para as famosas forças especiais subaquáticas italianas em grande número e baixo custo

Last edited 2 anos atrás by Segatto
Esteves

Desde 1900. Faliram, voltaram com a Ficantieri.

Persistência. Perseverança. Continuidade. Inovação. Resultado.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Isotta_Fraschini

Camargoer.

Olá Colegas. Alguém sabe o valor médio de construção destes navios?

Vovozao

18/02/2022 – sexta-feira, bdia, Camargoer, também estou interessado em saber, para podermos fazer um comparativo com as nossas Tamandare’s.

Neto

Ótima pergunta. . Lendo os comentários vi que algumas são desdentadas e que estás mais antigas podem receber armamento SE necessário. . É o tipo de proposta que nossas corvetas/patrulhas oceânicos deveriam ser. O mesmo modelo, um Full armado o outro com os vazios do armamento, porém podendo ser armados em esforço de guerra. . Depois ou em paralelo ao segundo lote das Tamandarés, talvez haja espaço para um projeto neste sentido. . O ideal que nossa indústria construísse está nova classe, o projeto poderia ser da EnGepron. . Obs. Tem uma patrulha ideológica aqui no site que negativa até… Read more »

Camargoer.

Olá Neto. Já fui ofendido, ameaçado, ameaçaram minha família e já divulgaram meus dados pessoais… Negativar é o de menos. riso. O legal é que esta ficando claro que isso nada tem a ver com o debate. Tenho colegas com quem divirjo em várias ideias e ainda assim continuamos trocando mensagens. Coisa de gente grande e educada. O resto é pipoca.

MMerlin

Camargoer, a “bagatela” de 560 milhões de Euros a unidade.

Camargoer.

Olá Merlin. Isso é cerca de US$ 630 milhões, ou 40% mais caro que as FCT (estimadas em US$ 450 milhões). Isso dá Isso dá cerca de US$ 140 mil/ton para as italianas contra US$ 120 mil/ton das FCT.

Neto

Então OK.
.
Segue o jogo, vamos de Tamandarés!

Ten Murphy

Camargo, o Bardini postou lá para cima os seguintes preços:

Light: 450 milhões
Light +: 550 milhões
Full: 700 milhões

Só não sei se está em dólares ou euros.

Camargoer.

Olá Murphy, Obrigado. Considerando estes valores, a média é 560 milhões, como disse o Merlin. Acho que podemos assumir que sejam euros. Se for dólares, o valor da tonelagem se aproxima ao valor das FCT. Enfim, a conclusão praticamente a mesma. Há pouco diferença entre o valor da FCT construídas no Brasil e o valor dos navios italianos feitos lá.

Ten Murphy

Entendi. Na sua opinião as FCT foram boa compra em relação a esses navios italianos? Particularmente gosto da Marinha Italiana, pela consistência e racionalidade. Mas especificamente na questão das Tamandarés é só preferência pessoal mesmo pelos italianos. Não sei se a escolha dos alemães foi boa pedida.

Thiago A.

Eu ainda não sei se a escolha foi boa ou não, não tive e não tenho acesso as considerações que levaram a essa decisão e as ofertas que foram apresentadas. O tempo dirá se a MB fez uma boa escolha, até porquê tinham vários elementos no contrato além dos navios em si . Se falava de várias contrapartidas em teoria interessantes. O que posso de fato afirmar é que a Fincantieri é construtor muito mais consolidado nesse segmento. As PPA são superiores em deslocamento, velocidade e alcance, oferecem margens de flexibilidade, empregos e evolução certamente melhores. Em termos de armamentos… Read more »

Thiago A.

Thiago A.

Canhão 127/64LW + munição Vulcano com alcance efetivo entre 70/120 km

Thiago A.

Thiago A.

Teseo Mk2/E para alvos marítimos e terrestre com alcance decorado superior aos 350km- se especula que o alcance máximo seja por volta dos 500km.

Thiago A.

Aster 15/30

frank

com certeza uma bela fragata ,com muitas inovações tecnológicas.
fincantieri talvez e o melhor estaleiro do mundo . não sei porque aqui escolheram a thyssenkrupp , preço ? e que vacilo não comprar as 2 fremm que foram oferecida ao Brasil e agora o Egito comprou.

Marcelo Martins

Navio patrulha? Caraca, parece tão ou mais armado que nossas Tamandaré.

Esteves

É outro conceito. Pode ser menos armado, mais armado…os sistemas de combate são compartilhados, o treinamento das tripulações deve ser homogêneo, os custos de construção são rateados…algo como uma Tamandaré light para patrulha, outra Tamandaré full recheada para combate, aproveitando a estrutura de inventários de uma classe para várias missões.

Esteves

Assim como nas outras postagens sobre esses navios PPA…comparar navio X navio ou preço de navio X preço de navio não leva a uma conclusão salutar. Na Itália prevalece outro conceito de Marinha modular que sequer imaginamos aqui porque aqui somos reféns dos estaleiros europeus e dos lobistas europeus vendendo navios tradicionais…patrulha patrulha, corveta corveta, fragata fragata e assim vai. Só lembrando que a grana para as Absalon veio da Maersk e essa Marinha ou esse Conceito PPA deve ter um programa específico e sem grana específica para um resultado específico não se faz nada exceto passar a sacolinha. A… Read more »

rui mendes

Reféns dos estaleiros e lobista Europeus???
Não vejo como, já que VCS compram onde quiserem e o que querem, e ainda armando esses projectos com o que quiserem, basta pagar e nada mais, mas claro até nas vossas escolhas, a culpa tinha que ser da Europa e dos Europeus.

Thiago A.

Malvados europeus não basta querer roubar nossa Amazônia, agora sequestram até nosso livre arbítrio, roubam nossa competência e iniciativa.

Thiago A.

Como disse uma vez, os fracassos são sempre culpa de alguém, mas os méritos e conquistas são sempre, somente e completamente nossos. Rsrs

frank

nos somos reféns e de brasileiros, aqui e brasileiro roubando brasileiro, saqueando, não estou vendo ne europeu ne americanos roubando aqui , se não temos uma indústria nacional armamentista desenvolvida e porque somos incompetentes ,como já si viu em praticamente todos que fazemos para ter componente nacional , somos incapaz disso e sempre seremos, palhaçada construir meko aqui sub aqui melhor comprar lá fora prontas ,ficam melhores e mais baratos e não esperamos 20 anos , superfaturando, projeto nacional ,transferir tecnologia aqui só serve para roubar, como já aconteceu e sempre vai acontecer , isso e fato não opinião ,… Read more »