24 de fevereiro de 2022 – A Rússia lançou uma invasão total da Ucrânia por terra, ar e mar no maior ataque de um estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Mísseis russos caíram sobre cidades ucranianas. A Ucrânia relatou colunas de tropas cruzando suas fronteiras nas regiões leste de Chernihiv, Kharkiv e Luhansk, e desembarcando por mar nas cidades de Odessa e Mariupol, no sul.

O Exército ucraniano disse que o aeroporto internacional Boryspil, em Kiev, está entre os vários aeródromos que foram bombardeados, juntamente com quartéis-generais e armazéns militares nas grandes cidades de Kiev, Dnipro, Kharkiv e Mariupol.

Míssil de cruzeiro 3M-54 Kalibr disparado pela Marinha Russa rumo à Ucrânia

Base naval da Ucrânia perto de Odessa queimando após ataque de mísseis russos

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glasquis 7

Uma invasão aerotransportada!!! Faz tempo que não via isso.

A Rússia sabe que, enquanto mais forte e pesada for a ação militar neste momento crítico, mais rápido ira mermar as intenções de resistência e até de retaliação por parte da Ucrânia.

A OTAN assiste de camarote…

Claudio

Um belo recado pra otan não passar a linha vermelha

horatio nelson

creio q nunca vimos…axo q a ultima invasão assim foi na ww2

Glasquis 7

Acho que vc está certo.

Dalton

Em 2003 durante a invasão do Iraque, Operação Northern Delay !

horatio nelson

é verdade dalton,obrigado

Mercenário

Crise de Suez, não?!

Tomcat4,2

Simples assim meu caro, Otan latiu e latiu e agora só observa !!!

Glasquis 7

Enquanto não tiver agressão a países OTAN a mesma só pode observar mas, pode ser que apareça algum míssil errado caindo em território de país membro.

Jodreski

Eu acho que terá alguma resposta (espero profundamente que não, pq se tiver sabe-se lá qual será a resposta Russa). Mas acho dificil a OTAN cruzar os braços e deixar somente o laço diplomático e comercial (sanções) darem resposta à essa invasão.

Allan Lemos

Aparentemente, esse vídeo foi postado no twitter em 2016 mas é de 2014. Foi em um treinamento em Rostov.

Fomos tapeados kkkkk.

Antonio Palhares

A Ucrânia não tem chance de fazer uma guerra de procuração para a OTAN.
Cutucaram a onça com vara curta.

Glasquis 7

A Rússia tem que suprimir todos os focos de resistência o mais rápido possível. Uma nação pobre e sem chances para seus jovens idealistas, pode se tornar uma pedra no sapato. Além do mais, pra Rússia só interessam 2/3 do território da Ucrânia. O resto é encrenca.

Se não tomar cuidado, pode derivar pra uma guerra assimétrica com apoio da OTAN.

Antoniokings

Creio que com existe uma grande quantidade de russos étnicos e ucranianos pro-russos que tomarão conta da situação.
Vide o exemplo de Donbass.

Tutu

Não são nem metade da população.

Glasquis 7

Sim mas isso pode significar certos rancores acumulados. Conheci um grupo de cubanos que detestavam russos pela forma em que se comportavam em Cuba.

FOX

Queria eu ter o controle das armas nucleares dos EUA ,Inglaterra , França e Israel…duvido que existiria seres igual a você , Putin ,Kim, Maduro Assad etc … teria o melhor apreço em eliminar assim como seus entes.. se bem que já estão se destruindo por si só…

Glasquis 7

Nem na própria Rússia o governo consegue conter os protestos. Imagina em zona de combate.

leonidas

A Rússia esta correta em optar por uma invasão em larga escala. Alias ela já deve proclamar uma zona de exclusão aérea e marítima para impedir voos e navios levando armas do ocidente para Kiev. Deixar qualquer pedaço de terra Ucraniana fora da ocupação é pedir para que o ocidente alimente a insurgência. O governo Russo deve optar por uma politica de terra arrasada para esmagar o mais rápido possível qualquer resistência Ucraniana. A partir disso constituir um governo amigo e deixar que o novo governo Ucraniano faça o trabalho de policiar e prender dissidentes, pois a presença militar Russa… Read more »

Rob Francesco

checando o flightradar, tem varios avioes americanos e ingleses sobrevoando em circulos na Polonia e mar negro ontem tinha dois mq-1 predador sobrevoando no leste da ucrania erto das duas provincias separatistas.

Alexandre

Vc NUNCA viu e NUNCA vai ver, pelo menos sendo realizado pelo seu País, que não tem helicópteros em quantidade para fazer uma operação dessa!
Vá assistindo e aprendendo como se faz uma invasão e porque é importante meios aéreos, meios de transporte, logística e outras coisas básicas que vc não sabe bem o real valor.

Glasquis 7

Vc NUNCA viu e NUNCA vai ver, pelo menos sendo realizado pelo seu País, que não tem helicópteros em quantidade para fazer uma operação dessa!”

KKK Vai lá, faz uma operação dessa com os Sabres KKK

E me mostra os ciws que tanto alardeia KKK

Pelo menos o pouco que temos ainda navega, não precisa pedir ajuda. KKK

Por sinal. Eu sou da Aerotransportada KKK

Chupa!!!

Falar dos outros é fácil, quero ver olhar o próprio umbigo, KKK

O esquerdopata de meia tigela pira KKK Quantos helicópteros vc tem para fazer desembarque ???

KKKK

Glasquis 7

Falar é fácil. Ter por ter sem capacidade de operar qualquer um tem KKK

https://www.aereo.jor.br/2022/02/10/forca-aerea-brasileira-vai-desativar-os-helicopteros-de-ataque-mi-35m-ah-2/

Glasquis 7

“Vc NUNCA viu e NUNCA vai ver, pelo menos sendo realizado pelo seu País, que não tem helicópteros em quantidade para fazer uma operação dessa!” Como se o Brasil tive-se. KKK https://www.youtube.com/watch?v=72SU_bwVhIw É como meu pai falava: “O Problema da América do Sul é que os da classe pobre acham que são classe média, os da classe média acham que são ricos e os ricos acham que não são sul-americanos.” Acorda cara, vai ver a situação da MB antes de falar de outras forças da região… depois compara isso em orçamento e aí vemos quem está melhor. É o que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Glasquis 7
horatio nelson

muito top…querendo ou não todos aqui são intusiastas militares e ver uma invasão aerotransportada em grande escala é lindo

Allan Lemos

Verdade. De um jeito macabro, é um privilégio assistir isso. Espero que haja imagens dos navios disparando os mísseis também.

horatio nelson

tem sim e tem tbm imagens da tomada de um aeroporto a apenas 15km de kiev

Tomcat4,2

Concordo plenamente Horatio é deslumbrante a visão !!!

Antoniokings

Diria impressionante, visto que traz mortes.
Espero que os civis não sejam afetados, principalmente crianças que nada têm a ver com isso..

horatio nelson

muito lindo esse assalto pqd

Yuri Dogkove

Alguém já tirou o Boris Johnson de baixo da cama?

Slow

???

DanielJr

Parece que estão tomando portos e pontos chave no litoral + supressão das defesas antiaéreas.

horatio nelson

e aeroportos tbm, o do hostomel ja foi tomado…fica proximo a kiev

Reinaldo Deprera

Sim, é o que parece.

A Guerra está acontecendo nesse momento e pode ser acompanhada em tempo real pelas mídias sociais sabendo fazer uso rápido de hashtags e plataformas que consomem API desses veículos.

O que eles estão fazendo é exatamente isso, estão tentando ocupar aeroportos e infraestruturas importantes para a passagem da logística do exército.
Não querem ficar restritos à passagem de Kharkov saindo da Crimeia e desembarcar direto em outros pontos a partir do Mar Negro.

João

Cadê a OTAN?

Allan Lemos

A OTAN só fala grosso com republiquetas e terroristas.

Bosco

A Ucrânia não me parece ser uma superpotência nuclear.

Mauro Junior

temos que ser honestos e admitir que a otan nunca invadiu um pais com forcas armadas fortes como a Ucrânia ! no máximo uma Líbia ou iraque com 10 anos de embargo.

Fernando Arnon Silva

Parece o início da WWII.
A Inglaterra, França e EUA, com medo da Alemanha.

dretor

OTAN so protege se vc tem petróleo, sem petróleo sem proteção

rui mendes

A OTAN está onde sempre esteve e estará, a defender o território da OTAN, precisamente da Rússia.
Não faças confusão, a OTAN não muda de lado, como alguns fazem, nem ficam em cima do muro, querendo passar despercebidos, quando as coisas aquecem.

Mercenário

caro rui mendes,

Alguns parecem ter dificuldade de interpretação de texto. Os membros da OTAN todos manifestaram-se contrários à invasão, mas desde antes deixaram claro que a oposição não envolveria uma ação militar direta (de defesa), mas sanções e ajuda material (armas e recursos).

Acredito que isso tenha até encorajado o Putin a adotar a ação militar.

leonidas

A Otan que tome vergonha e fique de boa. Não dá para dizer que a Rússia seja expansionista neste caso especifico, pois ela só reagiu ao expansionismo da Otan! Oras uma aliança de defesa tem por objetivo manter as variáveis que possam levar a um conflito no menor número possível. Dai é logico que ela não tivesse como politica aumentar o número de aliados, até porque após 1991 a guerra fria deixou de existir. Mas paradoxalmente foi a partir do fim da guerra fria que ela se expandiu, ou seja ele deliberadamente procurou hostilizar moscou aceitando em suas fileiras países… Read more »

Leonardo Costa da Fonte

Perfeito. É uma pena que o pessoal aqui ainda não tenha estudado as implicações estratégicas da expansão da Otan em direção as fronteiras russas.

DFA

Pois…Essa mesma Rússia que assinou com a Ucrânia o tratado de Budapeste de 1994?
Na qual a Ucrânia entregava suas armas nucleares a Rússia em troca do reconhecimento pelas suas fronteiras e soberania?
Pois essa mesma Rússia que agora invade a Ucrânia…

Last edited 2 anos atrás by DFA
leonidas

Bem vindo ao mundo das nações e dos adultos colega. Se alguém se permite a esse tipo de confiança onírica tendo TODA a historia para consulta paciência né? O fato é que nunca houve um estado ucraniano, a Rússia nasce no principado de Kiev então Rússia, Ucrânia e Belarus são basicamente a trindade do povo eslavo. Separados são fracos, juntos são fortes. Claro que sempre um irá ser mais forte, no caso a Rússia. Os Ucranianos estão foram infelizes quando tiveram a oportunidade de firmar sua existência, paciência. Eu sou a favor da Rússia neste conflito e espero que ela… Read more »

Waldir

Ué.. então se a Ucrânia quiser fazer parte de outro organização ela não tem direito ? A Rússia pode decidir por ela ? Ela tem que ser eternamente marionete de outro país ? Que lógica é essa ? Vc não é livre para fazer o que quiser ? Pq eles não ?

leonidas

Não não tem…rs Ela jamais foi um estado e não soube aproveitar a oportunidade que teve em 91. Optou por uma convivência hostil com a Rússia, era óbvio que isso não teria como acabar bem! rs Como optar por ter uma relação difícil com uma nação do tamanho da Rússia, com o arsenal militar da Rússia, com as ligações Geográficas e históricas absolutamente estreitas com a Rússia? E além disso considerar se alinhar militarmente contra a Rússia???!!! rs Só um louco, um burro ou alguém sob efeitos de drogas fortes poderia achar que isso seria possível Repito a Ucrânia jamais… Read more »

Last edited 2 anos atrás by leonidas
Waldir

Amigo pela sua opinião todas as ex repúblicas não deveriam existir. Somente poderia existir a URSS. O fato é que ela se dissolveu e nada vai mudar isso. Se o país teve sua independência proclamada e reconhecida mundialmente (inclusive pela Rússia) então ela tem direito de se relacionar com quem quiser e pertencer a qq organização. Ela nunca ameaçou a Rússia. Só deixou de ser marionete da Rússia igual a Biolorussia. No momento a Rússia ameaça a Finlândia e Suécia. E agora qual vai ser o argumento pra defender o autocrata do Putin ? Os ucranianos estão na região a… Read more »

Moriah

Invasão em larga escala, logo estarão em Kiev.

horatio nelson

estão a 15km…

Allan Lemos

Guerra é uma coisa terrível, mas meu sonho é ver o Brasil um dia com esse tipo de poder.

Antonio Palhares

Quando eu era Fuzileiro Naval tambem pensava assim. Militar gosta disso.

HPF

A sociedade ocidental está totalmente enfraquecida diante de tantas políticas “progressistas”, modinhas , etc…..
Tá ai. A Rússia mostra não temer a velha e fraca Europa.
Vejamos o que o coitado e incompetente do biden vai fazer.

Guilherme Lins

Você falou bem, e o coitado e incompetente do Biden nada irá fazer, o ocidente a muito se desfez dos valores que garantiram nossa liberdade e prosperidade!

Yuri Dogkove

Essa tal “liberdade e prosperidade”, é somente para alguns que fazem parte do “clube da luluzinha”!

Guilherme Lins

tadinho de voce! voce pertence aos oprimidos ne? que dó, que peninha…ta te faltando a liberdade que o povo russo e chines tem em seus respectivos países ne? o ocidente malvado e capitalista ja judiou muito de ti ne? que ruim

Bosco

rsssss

Bosco

Guilherme,
O Yuri não se considera ocidental mas latino.

Guilherme Lins

eita kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

André Macedo

Kkkkkkkkk eles mantiveram o colonialismo vivo até muito recentemente, enquanto patrocinaram golpes e ditaduras pelo mundo, essa “liberdade” do Ocidente sempre foi seletiva.

kahllil

Porque nao a único vídeo se quer mostrando forças ucranianas lutando e resistindo? eles estão sendo varridos tão fácil assim?

Augusto

pelo jeito sim

Reinaldo Deprera

Deixaram Odessa desguarnecida de canhão antiaéreo ou os percursores neutralizaram eles.
Esse tipo de assalto não acontece no século XXI sem a total neutralização de meios antiaéreos de uma área enorme.

Diogo de Araujo

OTAN covardes, abandonaram a Ucrânia na cara dura! Que fique a lição abiguinhos qualquer hora o brasil pode ser a bola da vez e não será a bolívia, venezuela ou paraguay que ira nos atacar e sim EUA, Rússia ou China!

Mercenário

Ucrânia não é da OTAN. Todos já haviam avisado que eles não forneceriam ajuda militar direta. O Putin só agiu porque sabia isso.

Os cachorros grandes não brigam diretamente, salvo escaramuças em países com conflitos internos (ex: Síria).

guilardo

Lembrem-se todos que a Rússia vai conviver no nosso quintal ajudando a Venezuela. Quando podiam os EEUU nada fizeram, e agora o pé na porta já foi colocado. Como o Brasil é o “bom moço” da história, o entregador de mensagens entre mocinhos e namoradas, aquele que desistiu de armas nucleares e mísseis de longo alcance, logo estaremos com a bunda na parede na nossa fronteira. Não pensem que os EEUU nos ajudarão. Já não têm força nem moral para isso. É tempo, e este urge, que tenhamos armas nucleares para auto defesa. Uso Localizado sobre eventuais invasores. É uma… Read more »

100nick-Elã

Se o Brasil quiser ter armas nucleares, vai comprar briga com os EUA.

Guilardo Pedrosa.

Os EEUU são hoje uma moça inofensiva. Uma donzela.

Diogo de Araujo

“Ucrânia não é da OTAN”. Isso não justifica absolutamente nada. Então é só falar: “olha amigo infelizmente vc não é da OTAN tá bom? desculpe” e tá tudo certo? Eles contavam com a aliança para proteção que em troca ganharia terreno em direção a Rússia.

EduardoSP

O tratado da OTAN é de defesa mútua. Se algum membro for atacado todos devem agir para defendê-lo.

Por isso a Ucrânia queria entrar para a OTAN, para ter alguma proteção em relação à Rússia.

Aliás, entrar para a OTAN é o desejo de 100% dos países que querem constituir algum governo democrático nas fronteiras da Rússia.

Mercenário

Eles não têm que justificar nada. Só o fato é que já haviam dito que não haveria ação militar em defesa, apenas sanções econômicas.

Aliás, os membros da OTAN próximos a Ucrânia, como Polônia e países bálticos, estão solicitando consulta conforme art 4 da organização.

Nemo

O Biden disse que não intervirá militarmente na Ucrânia. Como o Biden disse não, é não.

Allan Lemos

Aos editores, aparentemente esse vídeo do assalto aerotransportado é fake. Ele foi postado no Twitter em 2016 mas é de um treinamento realizado em 2014, em Rostov.

https://www.altnews.in/zee-news-news24-air-old-video-as-russian-paratroopers-landing-in-kharkov-ukraine/

Talvez queiram corrigir.

Alexandre Galante

Muito obrigado!

Marcelo

por isso precisamos terminar logo nosso missil de cruzeiro brasileiro….a quantas anda isso?

Guilardo Pedrosa.

Você acredita nesmo nesse míssil de cruzeiro ?

Alexandre Galante

Muito obrigado!

Alex Barreto Cypriano

‘Ai que lindoooo!’ Nada como o aroma de Napalm no café da manhã…
Quanta asneira: por acaso a Rússia usou algo inesperado? Deixou de atacar alvos de C2ISR com mísseis e de amaciar com foguetes as terras nas fronteiras? Deixou de usar do elemento aéreo pra fazer incursões e infiltrações em profundidade? Me conta o quê é novo nisso, deslumbrados?

Pablo Maroka

Faltaram Javelins ai.

Pablo Maroka

O bem não se cala para os servos do mal como vc.

João Fernando

Mas não era só sucatas soviéticas? Tudo a válvulas e cheio de ferrugem?

José

Muito aprendo a ler o que voces dizem…

1º Ainda a algum tempo diziam que a Nato estava em morte cerebral e agora perguntam pela Nato (devem andar a ver muitos filmes de zombies)

2º Não percebem o que quer dizer Nato ou Otan e qual a sua função.

3º Confundem o que dizem os politicos que para mim falam muito e fazem pouco com o que a Nato representa e a sua funçao.

4º A minha esperança é que a Ucrania consiga resistir por tempo suficiente para tornar dificil manter o conflito e acabar por haver algum acordo

José

So mais um ponto.

A Ucrania aceita voluntarios, todos os que tem garganta e acham que tem coragem alem daquela de estar sentado atras de de um teclado a mandar bocas pode pegar numa arma e combater

Alexandre

Exato José, eu pago a viagem desses heróis para a ucrãnia, e digo mais, levem Spike para derrotar o exército russo!

Nemo

Quem disse que a OTAN está em morte cerebral foi o Macron.

Burgos

Que p•*a palhaçada isso aí !!!??‍♂️ Seria a mesma coisa quando o Brasil se tornou independente e Portugal vai lá e diz que não posso me aliar a nada e ninguém por causa de um pacto ridículo. Mais impressionante ainda certos comentários com fortes doses de um certo complexo de viralatismo impressionante de certas pessoas dizerem ser o máximo a incursão sobre um país livre e que agora querem ele devolta por causa de um certo pacto ridículo. Sou militar da reserva, acreditem !!! Não queria estar no meio dessa confusão, já estive em missão de paz, operação conjuntas com… Read more »

Burgos

“A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam, por decisões de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam.”

– Erich Hartman.

seuzénétiuôrqui

O “homi” avisou! Não cruzem a linha vermelha. Taí o resultado. E não é que as armas russas funcionam. Tem gente embaixo da cama em todas as cidades européias. E olha que o urso só tá um pouco “chateado”. Ainda! E numa ação obviamente sincronizada, os chineses entraram em zona aérea de Taiwan. E a otan? Alguém sabe dizer por onde anda?

Paulotd

Será que os 80 mil sem navio conseguem nos proteger?

HPF

Acreditem, o Pres. Putin sendo vencedor na Ucrânia, não vai parar por ai.
A Polônia se prepare. Trata-se de uma grande expansão para o oeste, ampliando a segurança da Rússia.
Passo a passo.
Para os EEUU a Ucrânia e a própria Europa não significam nada. São um escudo protetor para os americanos, além de querer ganhar dinheiro com outros planos de ajuda econômica.

paulotd

Polônia é membro da Otan e está hiper armada com duas bases Americanas recheadas de F-35, Abrams e fuzileiros. Difícil isso acontecer em pelo menos 20 anos

Last edited 2 anos atrás by paulotd
DFA

Os comentários aqui são tão grosseiros e nojentos, e de um nível baixo mas tão baixo, com uma indiferencia absoluta sobre o sofrimento que uma guerra traz.
Os fóruns de Brasileiros infelizmente deixaram de ter soldados, marinheiros ou aviadores a sério…
Foram substituídos por comentadores de torcidas que pensam que lutar contra criminosos é o mesmo que lutar contra soldados ou terroristas.
Habitantes de um país cuja relevância global é perto de zero.
Fico envergonhado…

Gilmar Leal

Penso que não estamos em um grupo de oração ou mesmo de sentimento pelos mortos. É evidente que qualquer guerra causa sofrimento e mortes a todos os envolvidos e que se fosse possível evita-la seria sempre o desejável.. Porém aqui o foco são as ações militares , a estratégia, as armas e sua utilização e desempenho. Talvez o senhor esteja no fórum errado.

DFA

O foco são ações militares?rrrsss
Eu não critiquei o artigo mas sim as opiniões grosseiras semelhantes a comentadores de torcida postadas neste fórum que nada tem haver com ciência militar…

Toni Cavalcante

Chutar cachorro morto é fácil para qualquer covarde. E muito deslumbrante para os alienados.

100nick-Elã

O cachorro morto que a Rússia chutou foi a OTAN. Ficaram todos debaixo da cama, tremendo de medo.