Submarinos nucleares russos partem para exercícios no Mar de Barents e lançadores de mísseis móveis percorrem a taiga seguindo a ordem do presidente russo, Vladimir Putin, de colocar as forças nucleares do país em alerta máximo em meio às crescentes tensões com o Ocidente sobre a invasão da Ucrânia por Moscou.

A Frota do Norte da Rússia diz que vários de seus submarinos nucleares estão envolvidos em exercícios para “treinar manobras em condições de tempestade”. Ele diz que vários navios de guerra encarregados da proteção da área perto das bases navais russas na Península Ártica de Kola também se juntarão às manobras.

E na região de Irkutsk, no leste da Sibéria, unidades das Forças de Mísseis Estratégicos movem os lançadores de mísseis balísticos intercontinentais Yars para se dispersarem nas florestas para praticar o desdobramento secreto, disse o Ministério da Defesa russo em comunicado.

Os militares não disseram se os exercícios estavam ligados à ordem de Putin no domingo para colocar a dissuasão nuclear do país em alerta máximo em meio à guerra na Ucrânia, e não ficou claro se eles representam alguma mudança na postura nuclear normal do país.

FONTE: AP, via The Times of Israel

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kornet

Só falta o mundo agora ir para 3 GM.
Valeu Bidê,Zelansky,Otan,UE e Putin.

popeyemineiro

Boa opinião AntonioKings.

seuzénétiuôrqui

São os negócios cidadão! Os negócios…..o comércio, o domínio financeiro, a agiotagem, a exploração dos mais pobres, que não tem olho azul, cabelo loiro…..essas coisas. Entendeu ou precisa desenhar?

Gerson Carvalho

Veja depois da 3 guerra não teremos mais problema de super população! Talvez um probleminha de falta de comida, água, energia, etc!

Joanderson

Um aviso para as forças da Otan, deixe eu e a Ucrânia resolver não se envolvam.

Antoniokings

Ou seria também um aviso à Finlândia e Suécia?

Heinz Guderian

Manda o Putin tentar invadir a Finlândia e a Suécia, lembrando que a Suécia não é a Ucrânia, possui uma força aérea de respeito e um exército moderno e bem treinado em quase toda totalidade.

Ivan

A Finlândia também tem forças armadas bem organizadas, bem treinadas e plenamente operacionais.

Antoniokings

Muito pequena.

Antoniokings

Mas, muito pequenos.
Não representam riscos para os russos.

seuzénétiuôrqui

Dispensa qualquer comentário, como muitos aqui!

ADAIR HAMES

é só um apertar de botão!!!

Frederico Boumann

Se Putin fizer uma loucura dessa (acho quase impossível); ele se lasca em uma semana, simples assim, duas frentes… sem caixa… vendendo o almoço para jantar…
Putin não é burro… nem pensar que ele vai fazer isso.

SGT MAX WOLF FILHO

5 caças russos invadiram o espaço aéreo da Suécia hoje! Acho que o Putin é louco sim manito! Putin vai pro tudo o nada… ele vai jogar “all win”.. soh não sabemos quando… russos são bons na arte de enganar o inimigo!

Last edited 2 anos atrás by SGT MAX WOLF FILHO
Slow

Sem dúvidas o aviso foi pra Finlândia e Suécia foi logo no mar de barents.

Dalton

Esse “aviso” com SSBNs tem um correspondente até maior já que a OTAN tem em conjunto 22 deles, 14 “Ohios” dos EUA cada um armado com até 20 do altamente bem sucedido Trident II dos quais mais de 180 foram lançados com sucesso desde 1989, 4 “Vanguards” do Reino Unido com até 16 Trident II usando ogivas britânicas e 4 franceses “Triomphant” com até 16 mísseis M 51 !

Marcelo

Ter mais não quer dizer nada nesse caso já que apenas um desses submarinos podem destruir boa parte da Europa e dos EUA ao mesmo tempo.

Dalton

Sim eu sei, mas, é bom ver o outro lado também, já que compreensivelmente se tem normalmente mais matérias focando a Rússia.

Sincero Brasileiro da Silva

É o mesmo que perguntar para alguém quantos tiros na cabeça ele prefere levar: 1 ou 5! Lógico que ele prefere nenhum!

Esteves

Compreensivelmente porque a maioria torce pro russo.

Incompreensível.

seuzénétiuôrqui

Que é o lado certo!

eShadow

Legal!!! Vamos invadir o Uruguai. Afinal a Província Cisplatina era nossa. Eles podem ser considerados gaúchos também. O que acham? O Putin nos deu a justificativa para termos acesso direto ao Rio da Prata e criarmos uma fronteira segura contra os agressivos argentinos.

Depois vamos pegar o Paraguai….

ADAIR HAMES

não existe mocinhos neste imbróglio!!! Tudo bandido!!

Pablo Maroka

caiu uma lagrima aqui, o bem nunca perderá.

Adriano Madureira

“O bem nunca perderá”…

A pergunta é: Quem é o bem?!

Sincero Brasileiro da Silva

Caro Dalton, o número de Ohios não era maior? Foi dado baixa em alguns recentemente?

Dalton

Quatro dos Ohios foram convertidos em SSGNs que continuam em serviço até 2026. Dos 24 silos, 22, ao menos em teoria podem embarcar 7 “Tomahawks” totalizando 154 mísseis, escrevo “em teoria” porque alguns silos extras são utilizados para outras coisas, como equipamento para os “comandos” a bordo mesmo assim, ainda sobram silos para mais do que 100 Tomahawks .
.
abraços

Ivan

Pois é!!! . Acredito que cerca de 25% dos SSBNs da OTAN estão constantemente em patrulha, principalmente em um estado de maior tensão. Apenas estão fazendo isso discretamente. . Como seria? . US Navy => 3 ou, eventualmente, 4 SSBNs classe Ohio no mar, em patrulha, cada um podendo estar armado com até 24 SLBMs Trident II D5, cada um com até 12 ogivas nucleares MIRV W76 ou W88 (475 ktTNT), com alcance de 6,100 nmi (11,300 km); . Royal Navy => certamente 1 Vanguard, com 8 ou 16 SLBMs Trident II D5, semelhantes aos americanos, mas com ogivas inglesas.… Read more »

Dalton

Faz tempo Ivan ! Bom le-lo novamente ! 🙂
.
Na verdade 4 dos silos dos “Ohios” foram definitivamente inativados por conta de tratados com a Rússia assim apenas 20 podem ser embarcados.
.
Com certeza Reino Unido e França sempre tem um no mar e quanto aos EUA especula-se que até 6 possam estar armados com mísseis.
.
abraços

Ivan

Olá, Admiral Dalton. Sempre um prazer falar com o amigo e contar com seu conhecimento para aprender um pouco mais. Obrigado! . Assim sendo, podemos recalcular o poder de dissuasão norte-americano no mar: . US Navy => 3 ou, eventualmente, 6 SSBNs classe Ohio no mar, em patrulha, cada um podendo estar armado com até 20 SLBMs Trident II D5, cada um com até 12 ogivas nucleares MIRV W76 ou W88 (475 ktTNT), com alcance de 6,100 nmi (11,300 km). . Grosso modo, seriam 240 ogivas por SSBN classe Ohio, podendo chegar até algo como 1.440 ogivas embarcadas… … considerando apenas “usamericanusfeiu”. . Mas quem é que… Read more »

Dalton

O número de 6 “Ohios” é razoável já que se pode ter um em transito indo ou retornando da área de patrulha assim como também se pode ter um SSBN francês ou britânico nessa situação inclusive os últimos precisam embarcar seus mísseis na costa leste dos EUA então rumar para a Escócia onde as ogivas são carregadas e após um período as ogivas são retiradas e os mísseis devolvidos. . Também presente em 2 SSBNs atualmente há um ou dois “Tridents II” armados com apenas uma W-76-2 de apenas 5 quilotons por conta dos russos estarem investindo em armas atômicas… Read more »

seuzénétiuôrqui

Sim! Mas e daí? Você já leu ou ouviu falar da ” destruição mútua assegurada”? Com certeza já! Só está polemizando!

L G

A Rússia antes de atacar a Ucrânia já fez todos os cálculos de possíveis reações da Europa e EUA, incluindo todos os tipos de sanções que podem existir até uma terceira G mundial nuclear contra os EUA e Europa. EUA, Europa e Rússia seriam totalmente destruídas. As novas potências mundiais seriam a China, índia e Brasil se não participarem da guerra. O Brasil principalmente seria o fornecedor de alimentos para os países destruídos. Vamos aguardar.

Sincero Brasileiro da Silva

Esquece! O Brasil não sabe e nunca soube aproveitar oportunidades!

Kornet

No tempo do ParTido então.

Antoniokings

Isso fica claro com o encontro entre Putin e Jiping em Pequim, antes do conflito.

jborges

Nem China, nem Índia, nem Brasil. Se houver uma guerra nuclear (coisa que espero que não ocorra) não haverá mundo para “fazer negócios”. Vocês acreditam que não seríamos atingidos? EUA, Europa e Rússia se destroem e nada acontece com o resto do mundo??? Gostar de assuntos estratégicos e militares não deve ser um impedimento para pensar melhor o que está ocorrendo agora. Pensar que uma guerra nuclear entre as grandes potências seria uma “oportunidade” para o Brasil é, no mínimo, uma maluquice!

Allan Lemos

Seria sim, se tivéssemos um presidente que soubesse participar do jogo geopolítico.

jborges

Prezado Allan,
Não haverá mundo para fazer negócios! Morreremos todos! Simples assim.
Não há oportunidade em uma guerra nuclear com a destruição de meio mundo. Os efeitos da radiação e do inverno nuclear vai acabar com tudo que não foi destruído pelas explosões das ogivas.

L G

Os ventos do hemisfério norte não se misturam com os ventos do hemisfério Sul. O Brasil, América do Sul, Austrália Nova Zelândia e Sul da África são zonas de retaguarda para a humanidade recomeçar. Vamos aguardar.

Paulo

Se misturam sim.

ADAIR HAMES

O Brasil tem é que se armar!!! vide a Ucrânia!! Países fracos sempre são subjugados!

L G

O Brasil, América do Sul, Austrália e Sul da África são zonas de retaguarda em caso de guerra mundial. Os ventos do hemisfério norte não se misturam com os ventos do hemisfério Sul. Vamos aguardar. Haverá milhões de refugiados chegando ao Brasil quando as 24 horas acontecer. Horas não dias ou meses.

Renato Carvalho

Alguém arranja uma camisa de força pra esse sujeito.

rui mendes

Já ouviste falar que só a Rússia e EUA podem acabar com o mundo todo cada um 6 vezes, pelo poder das armas nucleares e França ou UK cada um acabar com um continente, imagina Rússia e NATO em confronto.
Mais, em tempo de guerra o número de SSBN’s em patrulha pode aumentar.

L G

Não é para fazer negócios é para a humanidade recomeçar. Milhões de refugiados da Europa e EUA chegarão ao Brasil. Lógico os mais ricos primeiro.

Helio M

A Ucrânia vai cair mais cedo ou mais tarde. As sanções ocidentais vão permanecer, a guerra vai acabar, a Rússia vai fazer comércio com países como China, Índia e Irã usando uma outra moeda e vida que segue. Enquanto o pessoal da OTAN não invadir a Ucrânia e a Rússia não invadir um país da OTAN nada de mais grave acontece com o mundo.

popeyemineiro

Quem vai querer a outra moeda? Vão pagar em Rublos, 1 dólar para 120 Rublos.
Se o países que compram da China, Índia ou Russia, quiserem pagar em dólar ou euro?

Jurandir Noronha

Essa guerra tem que durar o maior tempo possível, assim os EUA e a EU ficam focados nisso e esquecem a nós e a Amazônia por algum tempo.

otto

A Rússia calculou tão bem a invasão da Ucrânia que até combustivel está faltando para as colunas blindadas. Sem falar nas rações vencidas que as tropas estão tendo que consumir.

Varg

Tem um filme britânico dos anos 80 chamado “Threads”, o qual narra os efeitos de uma guerra nuclear no planeta. O filme é tão relevante que chegou a ser exibido na TV soviética na época.

Em suma, os sobreviventes da catástrofe iriam regredir não apenas tecnologicamente, como também biologicamente e intelectualmente.

L G

Não e bem assim. Os ventos do hemisfério norte não se misturam com os ventos do hemisfério Sul. Vai estudar e vamos aguardar.

Bruno Vinícius

China e Índia, por estarem no Hemisfério Norte, seriam extremamente afetadas pelo “inverno nuclear”. O morticinio decorrente da fome seria absurdo. Dos países citados, o Brasil seria o menos afetado (exceto, é claro, pela quebra do sistema econômico global, que eu não ficaria nem um pouco surpreso se levasse um século ou mais para ser restabelecido).

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
L G

A elite Rússia já está sendo levada para uma cidade subterrânea na siberia. Incluindo a família de Putin. Vamos aguardar.

Jurandir Noronha

O loco. Tirou isso de onde, meu filho?

rui mendes

E avisaram-te para ires lá ter.

seuzénétiuôrqui

Que a Rússia calculou isso tudo e mais um pouco, você pode ter certeza. E principalmente quando se dispôs à mexer num vespeiro economico-financeiro dominante dessa magnitude, estabelecido à centenas de anos. E você tambem pode ter certeza que muitos e muitos países estão fazendo a leitura correta dessa situação, só não estão demonstrando claramente. Esperarão o desenrolar dessa queda de braços entre eua/europa X Rússia ou mais exatamente oriente.

Léo Neves

Gostaria de saber quais os objetivos de Putin na Ucrânia, o que ele vai fazer após tomar kiev.
Ele fez uma aposta muito alta , mas ele não é burro .
Só Deus sabe o que vai acontecer.
Veremos nos próximos capítulos.

gordo

Vejo uma Ucrânia assinando um acordo bem favorável ao lado Russo, reconhecimento das províncias Russas e que a Criméia não me pertence mais. Quem vai assinar isso e a UE vai reconhecer ? É uma bela pergunta. Uma coisa é certa vão colocar um governo pró Rússia. Que as pessoas não se enganem, o atual governo Ucraniano não é uma unanimidade, ganhou um UP graças a essa infeliz guerra, porque o país tinha bons problemas com extremistas a ponto de a própria UE se incomodar (na Ucrânia e Polônia).

Paulo

Mesmo assim era um problema interno da Ucrânia. E somente dela.

rui mendes

A Ucrânia não é UE.

carcara_br

Claro não, está transparente.

Esteves

Calma lá com a torcida. Estão se batendo dentro e fora dos estádios de futebol. A novidade é que agora também batem nos jogadores…dentro dos ônibus. A violência grassa. Sem graça. Talvez os russos tenham feito planos para uma guerra curta. Apesar do comboio de 60 km de extensão. Fato é que os russos dominam os ares, o chão e agora querem mostrar poder pelos submarinos. A pressão dos camaradas sobre Putin exigindo o domínio euro-asiático não cessará. Querem ver o Império Russo até…até…loucos não encontram limites. Loucos são limitados por gente que não é. Esteves deu uma volta e… Read more »

Esteves

Calma lá com essa história que o Brasil vai alimentar o mundo. O agronegócio tem servido para manter o preço do quilo da carne equivalente dentro X fora do Brasil. Na Europa, 25 dólares, preço não muito diferente que tentamos pagar aqui. Exceção é o preço da carne na Rússia onde o governo aplica forte subsídio para o preço/quilo não passar de 5 dólares. População com dinheiro para comer e comprar carne não reclama da vida. O agronegócio exporta grãos de soja para industrialização nos países compradores. Vira farinha e vira ração de porco. Tivéssemos como competir poderíamos exportar a… Read more »

paulotd

Esse é resultado da guerra híbrida e colocar paspalhos no poder. Grande vitória dos imperialistas? Tem o controle da Ucrânia mas estão ameaçados de tomar uma ogiva nuclear russa na cabeça. Do que adianta dinheiro, influência, imperialismo, quando a Europa ocidental inteira pode ser arrasada. Acho que esse episódio vai colocar um freio violento no Globalismo,isso se o mundo não acabar. Me sinto mais seguro na guerra fria do que nesse mundo bizarro atual

Esteves

A dolarização da economia brasileira levou a isso. O consumo de carne bovina é o menor dos últimos 26 anos. Sendo menor, os preços deveriam ter caído. Mas os preços internos são empurrados para cima pelos preços em dólar do mercado internacional. A Europa paga 25 dólares o quilo da carne porcionada e selecionada, o mesmo que pagamos aqui. Dizem que a proteína que alimenta o gado sobe todo dia…em dólar. Outra patente da Monsanto. Os salários de um gestor na Espanha passam de 20 mil euros. Espanha, Itália, Portugal, aceitam imigrantes com renda vitalícia de 5 mil euros por… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
seuzénétiuôrqui

Tá dificil mas de vez em quando ainda se lê coisas inteligentes, sensatas e responsáveis, sem ser aquela torcida emitindo opiniões as mais esdrúxulas possíveis e infantis.

rui mendes

A Europa ocidental arrasada,, a Rússia também será de seguida, sabes que os SSBN’s existem para isso, para o que disparar primeiro saber que terá resposta assegurada, não existe isso de um atacar e não ter resposta igual.

Michel

Os oligarcas do agronegócio.

seuzénétiuôrqui

Quem poderia pensar que um comediante (zé lensqui) e um senhor de quase 90 anos ( joão bidê) colocariam o mundo sob suspense e risco de uma guerra mundial.

seuzénétiuôrqui

Como sempre, algumas pouquíssimas postagens sensatas e inteligentes e um monte de pessoas postando bobagens, por desconhecimento ou só pra “zuar” mesmo e uns poucos demonstrando desinformação. Alguém disse ai que uma troca nuclear no hemisfério norte (que será então destruído e virará área radioativa), alguns países do hemisfério sul, na América do sul, sul da África e etc, seriam “territórios de retaguarda” para um “recomeço”. Até seria isso mesmo mas infelizmente esqueceu ou acha que grandes cidades no hemisfério sul não serão alvos de ataques nucleares, justamente para que não haja esse “recomeço”? Lembrei de uma entrevista com um… Read more »

Esteves

Oba.

Esteves

Ufa. Ufa.

O embaixador russo afirmou hoje que tudo que está acontecendo não está acontecendo. São Fakes News. Falsidades produzidas pelo ocidente com o objetivo de criar mentiras sobre o que não estão fazendo.

Ufa! Esteves pensou que o mundo tava indo pra guerra.

https://youtu.be/B6iuIssVqRA

seuzénétiuôrqui

Ele não disse isso e vc sabe disso!

Esteves

Está um disse que me disse sobre o que o outro disse…

guilardo

Olá Esteves. Você que muito sabe, num conflito nuclear entre a OTAN e Rússia quem seria destruída primeiro, a Rússia ou os EEUU ? Não vale dizer que ambas simultaneamente.

Esteves

O que sobrou da Europa após a segunda guerra? Fazer guerra contra diferentes (árabes, índios, negros, orientais, asiáticos) é vendável. Basta colocar a foto de um árabe que imediatamente associamos a imagem a um ato terrorista ou de bandidos que merecem. Fazer guerra contra iguais…brancos, é um horror. Combater a fome na África…quem liga pra gente preta? O problema agora é como seguir educando as crianças ucranianas que perderam a escola. Algumas perderam bem mais. Pergunte a um senador norte-americano se ele sabe apontar o Brasil no mapa. Pergunte sobre o futuro e responderão que depende da cotação do dólar…no… Read more »

Paulo

Lado certo?

Hahahahaha.