O segundo porta-aviões da classe “Queen Elizabeth” da Marinha Real Britânica (RN), o HMS Prince of Wales, partiu para o Ártico para iniciar seu primeiro desdobramento operacional como navio de comando da Força Marítima de Alta Prontidão da OTAN.

O porta-aviões partiu de Portsmouth em 7 de março com destino ao norte da Noruega, onde operará como plataforma de comando da OTAN para o Exercício ‘Cold Response’. A iteração deste ano do exercício bienal da OTAN liderado pela Noruega, que começa em 14 de março e continuará até o início de abril, contará com 35.000 soldados de 28 países operando em um cenário para defender a Noruega e o flanco norte da Europa de um adversário moderno. Será o maior exercício a ser realizado na Noruega em 30 anos.

A RN disse que o desdobramento na região será a primeira vez que um dos porta-aviões classe “Queen Elizabeth” vai operar no exercício.

O HMS Prince of Wales assumiu o papel de navio de comando para o componente marítimo da Força de Alta Prontidão da OTAN da Marinha Francesa em 1º de janeiro, com uma cerimônia formal de transferência de comando sendo realizada a bordo do porta-aviões na Base Naval de Portsmouth em 11 de janeiro. Nesta função, o porta-aviões deve ser mantido em alta prontidão em apoio aos exercícios e operações da OTAN ao longo de 2022.

As bases para a nova função incluíram um programa de treinamento e preparação de um ano que foi concluído em setembro de 2021. A BAE Systems também realizou trabalhos de atualização no navio que incluiu a atualização dos sistemas de informação para permitir um aumento nas comunicações e interoperabilidade com as forças da OTAN.

Os porta-aviões HMS Queen Elizabeth e HMS Prince of Wales navegaram juntos pela primeira vez, em maio de 2021

FONTE: Janes

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Crispim

Essas ilhas gigantescas parecem fora de proporção, que coisas medonhas, ingleses se perderam completamente, nem no John Ford essas ilhas gigantes ficariam bem.

João Carlos

Estética não é importante num navio militar e sim a função.

Hcosta

Gerald Ford, talvez…

MestreD'Avis

Se bem que um PA John Ford com o nome de um dos grandes realizadores de Hollywood que filmou grande Westerns e esteve presente no local e documentou tanto o ataque a Pearl Harbour como o desembarque me Omaha Beach não seria de todo descabido…

Piassarollo

Carlos, em se tratando de um navio de guerra, a estética não tem valor. Se as ilhas são duas e de tamanho, digamos, avantajadas, certamente têm seus motivos. Provavelmente o tamanho está relacionado às grandes chaminés de exaustão dos gases, tomadas de ar, e o fato de serem duas ilhas , pela diferença de usos dedicados, uma para controle aéreo e outra para o comando do navio. Certamente muitos estudos foram feitos para que se chegasse a tal desenho e dimensões, particularmente acho esses PAs muito bonitos, mas gosto não se discute, abs

Adriano Madureira

exatamente ! Não importa se for belo ou tosco, oque importa é ser funcional…

Acho que na história da guerra oque não falta são exemplos de navios, aeronaves ou veículos que não eram tão belos mas fizeram o dever de casa e serviram ao propósito.

Eu acho o Fincantieri-Daewoo CVX muito bonito…

comment image

MestreD'Avis

Matéria sobre o QE e o POW que não tenha um comentário como esse nem é matéria sobre o QE e o POW.
Sugiro que os editores coloquem em cada uma dessas postagens uma explicação sobre a existência de 2 ilhas, porque isso permite separação entre os sistemas de exaustão dos motores, idealiza a posição da iljha de controle aéreo mais á ré e da ponte de navegação mais a vante, possibilita a existência de um elevador entre as ilhas, etc, etc, etc…

Heli

Se uma for avariada, a outra assume o controle, isso se chama redundância. Outra coisa, dividindo as chaminés do escape das turbinas a gás, uma em cada ilha, diminui o infra vermelho da belonave.

Tutor

Quando esses navios irão virar resto, para o Brasil poder compra-los?

Horacio

Daqui 40 anos +-

Luiz Trindade

A Marinha Real Britânica tem meios suficientes para se defender (Já provou isso) não importando o tamanho da embarcação e sim a eficiência da mesma.
Deus Salve a Rainha!

Marcelo

A rainha que queime no inferno junto com o filho pedófilo!

MMerlin

Rs.
Pelo andar da carruagem, o Galante se virá obrigado, em um futuro não tão distante, a implementar um modo de autenticação com pré-cadastro e avaliação psicológica.

jonas123

Vi os 2 em Portsmouth em Fevereiro de 2020 (pouco antes de começar a loucura do COVID). Navios lindíssimos. Nesse porto é possível dar um passeio de barco que passa bem perto destes navios.