Folha: Recusa dos EUA fez Bolsonaro pedir ajuda a Putin para submarino nuclear

283

SN-BR

Guerra na Ucrânia coloca em xeque continuidade da parceria com agência atômica de Moscou

Matéria assinada por Igor Gielow na Folha de São Paulo, informa que a recusa dos Estados Unidos em ajudar o Brasil em seu projeto de submarino nuclear levou o presidente Jair Bolsonaro a pedir apoio de Vladimir Putin, o que foi acertado na sua polêmica viagem de fevereiro a Moscou e agora estaria em xeque devido à guerra na Ucrânia.

O auxílio com a certificação do combustível a ser usado no reator do submarino e questões de engenharia teriam levado missões técnicas da Marinha do Brasil a Washington para discutir cooperação. Mas por volta de 2018, ficou claro que isso não daria em nada.

Segundo um militar com conhecimento das tratativas, os americanos enrolavam os brasileiros e pediam novas informações. O Itamaraty, que participava em conjunto da negociação, resolveu procurar alternativas ante o impacto de cronograma.

A Rússia de Putin, segunda maior potência no campo depois dos EUA, era uma boa candidata, apesar de já estar na mira ocidental devido à anexação da Crimeia, em 2014. Houve conversas iniciais, mas a chegada de Bolsonaro ao poder inicialmente paralisou o processo.

Isso porque o então novo chanceler, Ernesto Araújo, apesar de se dizer antiglobalista como o presidente russo, era um defensor árduo do alinhamento incondicional com Washington. Vetou a associação com Moscou, o que levou o problema de volta à mesa do Ministério da Defesa.

Em 2020, as conversas foram retomadas, com apoio da ala militar do governo. A ejeção de Ernesto da cadeira, ocorrida em março de 2021, acelerou o processo, que teve em Flávio Rocha um de seus motores. Almirante de quatro estrelas da ativa e secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, Rocha foi a Moscou no final de 2021 com a missão de amarrar os pontos de cooperação.

Bolsonaro então foi convidado e aceitou visitar o Kremlin, quando o russo já era acusado abertamente pelo Ocidente de preparar a invasão da Ucrânia —que aconteceu uma semana depois de o brasileiro deixar a Rússia, apesar de gracejos acerca de seu papel em evitar o conflito e a “solidariedade” anunciada a Putin. Ouviu críticas ao Ocidente.

Nada foi citado na viagem sobre a questão dos submarinos, mas o ministro das Minas e Energia, almirante da reserva Bento Albuquerque, confirmou que conversou com a estatal russa de energia atômica Rosatom acerca da participação dela na usina de Angra 3, que o governo quer ver finalizada até 2026. Isso seria a face civil do acerto.

Bolsonaro, contudo, em encontro com empresários depois da visita a Putin, falou brevemente sobre os temas da viagem e citou interesse na área nuclear “por causa da propulsão do nosso submarino”.

A Marinha do Brasil tem um programa nuclear desde 1979. Apesar de dominar tecnologias vitais como a do ciclo completo do combustível para ser usado em reatores e de ter desde 2009 um programa de construção do submarino movido com esse tipo de energia, a Força enfrenta dificuldades técnicas.

Uma delas tem a ver com a certificação do combustível a ser usado no submarino, ainda que o Brasil tenha tecnologia no campo. Para gerar calor a fim de rodar a turbina do motor da embarcação, é preciso que o urânio combustível tenha um enriquecimento de 20%.

Para ler a matéria completa no site da Folha de São Paulo, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

283 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Euclides da Cunha

Pelo visto o desenvolvimento do projeto de submarino com propulsão nuclear está mais prejudicado do que nunca.

Carlos Gallani

O Brasil esta mais perdido que menino cego de pai surdo, assim como a saga do VLS não conseguimos reproduzir tecnologia que já é bastante “rodada”!
Agora vem esse governo que peida na farofa tentar buscar ajuda russa sendo que ontem estava lambendo Trump.
É a turma do “entre estados só existem interesses” tentando aplicar uma “lei de Gerson” e passando vergonha!

Diego Tarses Cardoso

Se o Brasil tivesse comprado os segredos dos Eua, seria adeus ao Gripen, submarinos convencionais, navios e etc, choveria sanções sobre nós.

Carlos Gallani

Que mané compra do segredos, o Brasil esta a trinta anos desenvolvendo esse reator, agora com combustível enriquecido de quinta categoria e não consegue resultado pratico, bilhões e bilhões. O VLS era um foguete primário de combustível sólido, a gente não consegue reproduzir uma V2 Nazista e hoje tem empresas com orçamento fundo de quintal colocando coisas em orbita. Para quem não tem competência tudo é difícil, vem um governo oportunista, sim, oportunista que nem sabe o que quer tentando conseguir parceria para reatores nucleares(!!!) como se fosse um bobo alegre, quer parceria em algo estratégico? Construa relacionamento de confiança… Read more »

Ander

Quando vi essa reportagem acabei de crer que somos uns merdas, a ABIN foi o contato do cara que queria vender os segredos e o FBI ficou sabendo antes do governo e da marinha o assunto kkk Estamos ferrados mesmo.

Ander

Meu Deus, cara não existe nação amiga só interesses, a Embraer e Petrobras foi fortemente espinonada pelo EUA, Mectron, Ceitec, VLS, Avibras, Engesa etc forma empresas prejudicadas e até fechadas por influência deles, acorda Brasil.

Material Arquivo

Cuidado com esse papo “não existe nação amiga só interesses”, Isso é uma faca com 2 gumes. Tem que pensar dessa forma durante 50% do tempo, agora achar que sozinhos seremos forte é um problema…aí entra os outros 50%.

Caio Túlio

Ceitec? Amigo, acorda. Aquilo ali era uma ong chamada de empresa. Chip do boi…

Antonio Cançado

Faltou antes de mais nada a noção de que nunca precisamos desse tal submarino nuclear, isso parece coisa de vizinho pobre que tem inveja do vizinho rico.
Sem falar dos desvios…Pergunta pro Othon, que ele sabe…

João Carlos

Isso… Agora a culpa é dos vizinhos pobres… Opa… Vamos fazer uma confraternização e resolver isso já!

João Carlos

Pois é… Mais de 44 anos e o que temos é uma maquete de reator… Depois meus comentarios sao “moderados”… Haja cocketel pra explicar isso.

Jefferson Ferreira

grana não faltou não… isso não faltou nunca

Hellen

Pra que acreditou que o Brasil era aliado extra Otan dos estados unidos esta ai bem claro !!!!
Para os estados unidos e europa somos um concorrente comercial e automaticamente somos adversário dele (inimigo)

RenatoF

VC não sabe nada de geopolítica.

Pronoia

Pois é, porque não somos australianos e não falamos ingles.

Caio Túlio

Faltou engenheiros. A aeronáutica fez o ITA. Já a Marinha…

PACRF

É tudo muito estranho. O Brasil possui um acordo de cooperação técnica com França para construir os submarinos convencionais e o casco do submarino nuclear. Por que não estendeu esse acordo com a França, visando sanar as dificuldades existentes com relação ao reator? A França possui submarinos nucleares e, obviamente, domina essa tecnologia. O problema é que o atual governo tem ojeriza à França. Lamentável.

Thiago A.

Notícia cabeluda é bom manusear com a pinça e muita cautela. Também não entendi. Sondaram eventuais cooperações com os EUA e a Rússia e não tentaram nada com com o França ? Estranho

Johan

Notícia estranha é eufemismo! O reator está sendo fabricado na NUCLEP, inclusive, com entrega de componentes. Ontem eu ouvi o que faz total sentido: o programa nuclear chegou a um ponto sem volta e estão querendo tumultuar o mesmo. Sendo verdade, teremos várias intrigas em diante.
Quanto a entrega de documentos da planta nuclear, parece que era cilada mesmo. Do tipo pare arrumar argumentos para gerar sansões contra o programa.

Red Pill - 红色药丸

Isso tem o dedo do Tio Sam, tá mais que óbvio, perfeita sua colocação, estão tentando tumultuar e vão engrossar mais pra frente.

Johan

Confirmado na live do Caiafa! Ele até pediu desculpas por ter falado em outra Live que não acreditava nessa história. Entrou em contato com duas fontes ligadas ao programa nuclear e elas confirmaram o assunto do espiões tentarem vender as plantas e do Brasil fazer acordos na área nuclear com a Rússia, porém quem passou essas informações sobre o acordo foi o próprio Putin na coletiva, sendo que o trecho que ele fala sobre o assunto não foi traduzido. O mais importante é que o Brasil não fez nada de errado e ainda bem. Tudo indica que a questão dos… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Johan
Gustavo

Vindo da Fóia, é até possível o Brasil fazer acordos com a área 51 . O que parece é quererem tumultuar a partir do histrionismo do PR. Qualquer estratégia vale, só muda o veneno, não importa quem esteja no comando.

Francisco

Isto mesmo toda a parceria com a França é completa e já foi gasto muito e confirmado o programa até o final, toda está conversa é areia no ventilador para causar tumulto, é um projeto que está em andamento a décadas e não vai parar de não fosse a tal da Lava-jato estaria com o cronograma mais ajustado.

Tobias de Aguiar

Indícios de procedência da notícia. Ao externar “nossa solidariedade à Russia” o “mandatário justificou as razões por interesses de “defesa, comerciais e diplomático. Ou seja, um golpe no movimento de 1964. Como reservista enxergo esse cidadão que foi reformado por indisciplina e ausência de vocação militar – laudo psicológico Coronel Carlos Laberto Pelgrino – como um traidor da pátria e das tradições das forças armadas na completa rejeição aos ideais do leste Europeu!

Nonato

Então você apoia a turma de Fidel Castro e Maduro que quer tomar o poder?

Flanker

Sem entrar no mérito de maluquices de qualquer lado, o que Tobias escreveu foi que acredita que bolso traiu o movimento de 1964 ao tentar se aproximar da rússia. Entendeu? Agora, cada um tire as conclusões sobre quem é maluco , ou não. Eu só “traduzi”…hehehe

Last edited 2 anos atrás by Flanker
horatio nelson zhirinovsky

o putin é mais direita do q até o bolso

Ander

Rapaz com essas palavras vc está longe de sa er o é direita e esquerda.

Flanker

Eu sei. Só tem que explicar isso para o Tobias de Aguiar.

Tobias de Aguiar

Ele traiu desde quando foi reformado do E.B. conforme laudo psicológico do Coronel C.A. Pelegrino ao definir os então 1º Tenente: …”Deu mostras de imaturidade ao ser atraído por empreendimento de ‘garimpo de ouro’. Necessita ser colocado em funções que exijam esforço e dedicação, a fim de reorientar sua carreira. Deu demonstrações de excessiva ambição em realizar-se financeira economicamente” …Documento secreto do honrado SNI nº 072614-89 de 30/10/89. Lei de Acesso às Informações. Não traduza prezado, pesquise, se informe. Fatos são fatos. Apertou a mão e se solidarizou a um facínora que vendeu armas químicas que foram utilizadas por agentes… Read more »

Jeferson

Assino embaixo!

MMerlin

Com pinça, para dizer o mínimo.

O estranho foi a seguinte parte: “…em encontro com empresários depois da visita a Putin, falou brevemente sobre os temas da viagem e citou interesse na área nuclear…”.

Nem o presidente atual, acredito, iria expor ao público tal questão. Decisões energéticas e militares são questões de segurança nacional. Nucleares, com a Rússia, nesse momento?

Nilson

É, isso poderia ser melhor apurado. Mas para o presidente atual realmente ter dado com a língua nos dentes, nada custa, tendo em vista o histórico.

Cristiano de Aquino Campos

Más eu vi na época da noticia o governo anunciar que questões na área de energia e defesa estavam na pauta.

Thrash Metal

Vindo da Foice (Falha) de SP, o índice de acerto é igual a pesquisa Data Falha para as eleições

Slow

Ta chorando no lugar errado ..

André Macedo

Foice? A mesma que publicou o editorial “Uma escolha difícil”? E ajudou a eleger Bolsonaro como toda a grande mídia? Agora a escolha difícil quem faz são os brasileiros: Escolhe pagar o aluguel, abastecer ou comprar comida.

Chevalier

Foice e grande mídia “ajudaram a eleger” o Bolso??? kkkkkkkkkkk Esquerdista é um bicho perdido mesmo. Eles conseguem inventar uma conspiração sem a menor verossimilhança, até contrária a toda a realidade, acreditar e ñ ter vergonha de divulgar.

André Macedo

Sim, foi isso mesmo que você leu, aquele espetáculo todo que fizeram na Lava Jato, o apoio ao impeachment a exaltação do marreco criminoso como herói nacional. A retórica do Bolsonaro e sua corja é de sempre inventar um bicho papão pra governar: Ele luta contra o comunismo, o petê, os governadores, o ICMS, a Globo e por aí vai, é o coitadinho perseguido pela mídia.
Engraçado mesmo é que o MPF processou o governo Dilma por manter a gasolina “barata demais”

Não vê quem não quer, uma pequena correção: O editorial foi do Estadão, não da Folha.

https://www.infomoney.com.br/politica/mpf-processa-graca-foster-e-mantega-por-manterem-combustiveis-a-precos-baixos-no-governo-dilma/

https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,uma-escolha-muito-dificil,70002538118

Flanker

O marreco criminoso que tu citou é capaz de ter mais votos que o teu candidato…hehehe

Chevalier

É cada teoria da conspiração sem pé nem cabeça. 1o nem a mídia tinha como esconder mais a roubalheira toda. Queria que ñ tivessem falado nada da Lava Jato? Ou talvez acusar ser um golpe imperialista, tal qual teus jornais do DCE fazem.
E se a cobertura da Lava Jato fosse realmente uma tramóia do Sistema para ajudar alguém, COM CERTEZA não era o Bolso, em qm a Folha só bate e até sugerir assassinato faz. Se vc ñ vê isso, é q a lavagem cerebral e o QI baixo não deixam mais.

Last edited 2 anos atrás by Chevalier
André Macedo

A postura do Minto é extremamente contrária à Lava Jato, já fez diversas críticas ao Moro e ao Dellagnol, sem falar nas interferências na PF, nomeação do Kássio Nunes pro STF, mudanças no COAF e por aí vai, ele sabotou e dificultou cada vez mais a continuação da Lava Jato, você esqueceu de combinar seu discurso demagogo com o dele. Obviamente não estou falando de uma conspiração em que a Globo é aliada secreta do Bolsonaro, mas com o espetáculo e sensacionalismo que fizeram (como o que citei anteriormente), eles elegeram esse desgoverno. Nas palavras do Aras, o Poste Geral… Read more »

Roberto

Verdade!

Nonato

Ainda bem que nos países governados pelo foro de São Paulo não existe isso.
O salário de um médico em cuba é de 250 reais.
A inflação na Venezuela é de 2000% ao ano e 94% da população está na miséria.
Na Argentina a inflação é de 50% ao ano…
Em 2015, sem covid e sem guerra na Ucrânia, o pessoal que quer voltar deixou o país com inflação de 10,8% e pib caíndo 7% em dois anos…
Arranja outra desculpa que não cola.

Roberto

Exatamente! tem gente cega ou se fazendo….

André Macedo

Não se preocupa amigão, Bolsonaro não vai perder pros comunistas!
Bolsonaro 2022, gasolina 22,00 o litro, olha como casou, dá pra usar até de slogan!
A propósito, o Brasil tem a terceira maior inflação do G-20, atrás apenas da Turquia e dos hermanos, mais um mandato e o Bozo com certeza chega lá! kkkkkkkkkkkkkk que piada, os caras acham que tem moral pra falar dos outros países.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Carlos Crispim

Exatamente, é tudo furado, na minha opinião. Sempre as velhas fontes furadas: “Assessores próximos revelaram”; “Parentes disseram”; “Funcionários que não quiseram se identificar!. 100% de opinião, 0% de verdade.

Sou patriota mas não sou cego

Alguém me explique este “planejamento” da MB: gastar bilhões e um enorme tempo num projeto em que não dominam partes essenciais nem firmaram parcerias estratégicas pra tanto. Afora os n projetos de TOT que se paga muito a maus para depois construir poucas unidades. É uma tradição de descuidos ou é uma sucessão de erros que acaba sendo muito boa para alguns?

Mauro Cambuquira

Elementar meu caro PACRF. Procurar o distanciamento da França, parece ser algo definitivo para o Brasil, pelo menos enquanto a narrativa do Sr. Macron não mudar, principalmente na questão da Amazônia. Acho acertada a iniciativa do Brasil, mais uma vez o nosso Chanceler Araújo deu uma varada n`´agua! Já poderíamos estar com o domínio desse ciclo em mãos.

seuzénétiuôrqui

NOSSO não! Seu!

PACRF

Contra narrativas, basta fatos. É fato que o desmatamento, o contrabando de madeira, a grilagem de terras e o garimpo ilegal, que destróis e polui de forma devastadora os rios na Amazonia, aumentaram.

Cristiano de Aquino Campos

Fala isso para o Iraque, e em especial para Saddan Hussen.

João Augusto

Quê que tem isso com a situação ambiental??

Fernando Vieira

Não dá para falar com o Saddam Hussein. Só se o Olavo deu o recado quando desceu. O problema da Amazônia não é a França. É a incompetência dos governos. O governo atual só fala abertamente que é a favor de garimpeiro, madeireiro e tudo o mais que mata a galinha dos ovos de ouro do país. Teve até ministro recebendo dinheiro de madeireiro. Mas a incompetência de permitir esses elementos destruindo a floresta vem de muito antes. Aí você imagina que o seu vizinho tem um terreno baldio onde ele permite que se instale uma boca de fumo, ocorra… Read more »

Kornet

Certa em quê?
A Amazônia é nossa,essa conversa mole de militante de que estão desmatando e acabando com a floresta e matandp a girafa,o elefante e oburso polar da Amazônia.
Sevibforme mais sobre as ameaças e os ameaçadores da nossa Amazônia.
Não vejo ninguém reclamar do garimpo selvagem e predatório do Alasca,pq será?

Fernando Vieira

Eu me informo. Por isso eu sei disso. Eu sei também que não há girafas na Amazônia, o que o colega parece desconhecer. Eu sei também que a Terra é redonda. Eu também sei que todo o planeta compartilha de um grande ecossistema e a Amazônia tem grande importância no equilíbrio de temperaturas do mundo, fora a quantidade de carbono que as árvores armazenam. Você derruba uma árvore, toneladas de carbono vão para atmosfera além daquelas oriundas da queima de combustíveis fósseis. Você não planta outra árvore, o carbono não é mais fixado, fica livre. Se eu fosse um grande… Read more »

Flanker

Perfeito, Fernando!!! Pra esses militantes, a amazônia está intacta!! E tudo que se fala sobre carbono, desmatamento, queimadas, garimpo, poluição, etc, é mentira dos europeus e EUA para nos tomarem a Amazônia.
Tem muitas maneiras de explorar aquela região sem destruí-la, mas os que dizem que ela é nossa, só querem explorar, sem se preocupar em não destruir.
Com isso eu não quero dizer que o mundo não está de olho naquela região. Mas, se quiserem mesmo tomar, eles não precisam de todo um discurso de que querem salvar a Amazônia da destruição.

Roberto

Conversa fiada

André

São respostas como a sua que me levam a acreditar que a vida inteligente na Terra são os golfinhos. Faça um favor, a você é a seus entes queridos: vá estudar. E muito. Fontes dignas e comprovadas.
P.s: não vale o canal do boi.

Saldanha da Gama

fora a quantidade de carbono que as árvores armazenam ” A noite elas liberam co2 excedente, mas que tal eua, china, rúusia, europa, ajudaram o planeta a não liberar tanto carbono e poluição?
AHH somos apenas nós que temos que arcar, porque a maioria destes países acabaram com suas florestas e matas ciliares….
Estão nos pagando ( e não a ongs) para a preservarmos?
abraços

Wellington Kramer

Analogia idiota!

André

Analogia idiota?
O cara fala algo científico e explica com uma analogia simples para consumidores de alfafa e audiência do canal do boi entenderem, e aparece uma “autoridade com formação em PHD de redes sociais” e tenta desacreditar o cara….
“Tá serto”.
Francamente, as pessoas perderam a vergonha de passar vergonha. Opinião nunca vai ser conhecimento científico.

Nonato

Rondônia e para estão entre os Estados com maiores rebanhos no brasil.
Quando desmataram esses Estados?
Não foi agora.
A mídia derrotada cria desculpas para atacar o governo.
A turma de Renan e de Msduro querem voltar.

Inimigo do Estado

Eles nunca saíram. O próprio Renan aplaudiu Bolsonaro ao acabar com a lava jato.

Dorme com essa BB.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
André

Rondônia é arco de desmatamento da floresta, desde a década de 90. Apresenta os biomas do Cerrado e da Floresta Latifoliada Equatorial. Hoje, é um dos Estados com desmatamento mais acentuado (em termos percentuais) e a retirada da floresta não o tornou um estado rico. Em tempo: apesar da presença do nitossolo vermelho (vulgo terra roxa) em manchas, perdura um imenso areial na área. E sim, as imagens de satélite mostram que o desmatamento aumentou na atual administração federal. Ou vai refutar dados do INPE?

Caio Túlio

É simples. Por que NÃO SE VENDE essa tecnologia. É igual um idiota do exército perguntando outro dia pra um representante americano se a transferência de tecnologia de um caça envolvia tudo e o americano tendo que explicar pro burro que se o Brasil quisesse a tecnologia do chip da Intel era só comprar a empresa. A França não tem nenhum motivo pra vender essa tecnologia para o Brasil e teria que consultar os demais membros da OTAN pra fazer isso.

carcara_br

Por que será meu defensor de interesse americano… fique matutando ai…

Carlos

Americano é Tão Bonzinho ‼️

Nilson

Desde o início ficou bem claro que a França não transferiria conhecimento na parte nuclear. Isso fez parte do contrato. A parte nuclear foi totalmente assumida pela Marinha, que aparentemente está encontrando dificuldades técnicas.

Fernando Vidal

A França recentemente perdeu o contrato com os australianos. E como você disse “desde o início”, ou seja, não significa que não possa ser alterado a fim de viabilizar o projeto. Na época em da assinatura do contrato se falava até na possibilidade do Brasil alugar um submarino da classe Rubi francesa para treinamento da tripulação. A ressalva em relação a transferência de tecnologia nuclear tinha o objetivo de se evitar especulações internas e externas em relação proliferação de armas nucleares. Contudo se esta for uma necessidade do projeto e a esta altura, entendo que não haveria obstáculo por parte… Read more »

Jeferson

Com esse jegue aposentado desde os 30 anos na presidência estamos ferrados. Não consegue articular nem com o vice. O centrao articular dando bilhões do orçamento secreto. Governo “noivinha do aristides”. Fala grosso com jornalista e depois 5 exames de cocid pra sentar no colo do putin.

Caio Túlio

O Brasil não é a Austrália. Agradeça ao Ernesto Geisel que colocou o Brasil como “independente” e não-alinhado ao ocidente. O Brasil faz questão de se posicionar internacionalmente de maneira distante do ocidente, não adianta querer achar que vai existir alguma parceria realmente estratégica aí.

augusto reis

Não há nada de estranho. Quando o Brasil assinou o acordo para os submarinos, os franceses deixaram bem claro que não haveria ajuda no reator.

Thiago A.

O que ficou bem claro foi que o BRASIL ( E NÃO A FRANÇA) não queria deixar equívocos e motivos para ser boicotado, divulgamos para o mundo que não estavamos interessados e não tratariamos nenhuma transferência desse tipo. A tecnologia seria 100% nacional, sem assistência externa. Não foi explorado, na época, nenhum acordo de assistência sobre a propulsão nuclear.

Thiago A.

Penso que não faria sentido procurar uma cooperação/ assistência com os EUA ou a Rússia sem sondar a França nessas tratativas. Os EUA e a Rússia utilizam reatores navais que operam com urânio altamente enriquecido( HEU, se não me engano), enquanto a propulsão nuclear dos submarinos franceses emprega urânio de baixo enriquecimento ( LEU). Então, teoricamente, seria mais fácil costurar um acordo com os franceses. Pois a tecnologia deles representa uma menor ameaça para a proliferação de armas nucleares, considerando todas os tratados e compromissos internacionais que- infelizmente- assinamos . E mais, os EUA não transferem tecnologias sensíveis, que em… Read more »

Fernando Vidal

Não houve nenhuma negativa por parte da França, o que havia era o interesse brasileiro de evitar maiores problemas com a AIEA, que na época já havia criado uma celeuma sobre a inspeção das nossas centrífugas e sobre a publicação de uma tese que ocorreu no IME a cerca da temática nuclear. Também acredito que haveria receio em relação a salvaguardar a nossa tecnologia de reatores desenvolvida pela MB (a qual talvez tenha sido superavaliada na época a ponto de subestimar alguns entraves que haveriam no futuro).

Caio Túlio

A França simplesmente não vende essa tecnologia. E a marinha alegava que já dominava o ciclo do urânio, o que é mentira, claro

Lana alves

O Brasil está completamente queimado no mundo, talvez estamos na nossa pior fase (imagem externa). O governo atual fez um estragou tudo nessa área, é assustador como conseguiram ser eficientes nisso.
O próximo exército brasileiro passou a ser visto com desconfiança pela sociedade brasileira e estrangeiros. Uma instituição que deveria passar estabilidade hoje prega instabilidade e desinformação.
É uma pena isso que estão fazendo com o Brasil, não precisávamos passar por isso.

Fernando Vidal

O simples fato do exercito criar cenários de defesa colocando a França entre países potencialmente hostis ao Brasil não ajuda em nada. Ainda mais quando mantemos com esse país o maior contrato/empreendimento no setor de defesa já realizado pelo Brasil. E se pensarmos ainda que a França tem sido tradicionalmente o principal fornecedores de sistemas de defesa e tecnologia das nossas FFAA, desde os primeiros caças supersônicos (Mirrage III), sistema antiaéreo (Mísseis Roland), e de boa parte da frota de helicópteros das nossas FFAA (sem falar que o setor empresarial francês consta por longa data entre os principais investidores diretos… Read more »

Jeferson

Exatamente, nossos comandantes estão errando demais nos últimos anos, muito fanatismo político, muito envolvimento político. Imagem bem ruim na sociedade, observo muito isso. Vai ser muito difícil limpar essa imagem bos próximos anos.

Brandão

Era bem melhor no tempo em que a nossa “presidANTA” fazia saudações à mandioca, tinha planos de como estocar o vento…realmente foi motivo de muito orgulho quando Rafael Eldad, Embaixador de Israel em Brasília, nos chamou de “anões diplomáticos”, ou quando o cocaleiro boliviano usurpou as refinarias da PETROBRAS na maior cara de pau

Luiz Mancini

amigão, acho que vc deveria ter lido mais antes de fazer esse post, está totalmente iludido no assunto, escrevendo bobagens, acho que vc é adolescente, deve ter 15 anos de idade.

Wellington Kramer

Seria interessante ter a idade correta postada.

Daniel

Quem quer ceder a tecnologia de ponta? Ninguém, nem os Russos, o que vão fazer é dar um norte a seguer e cobrar um alto preço.

Felipe Maia

Estranho. A parceria com os franceses não era justamente porque eles possuem e estão dispostos a transferir tecnologias sensíveis relacionadas ao submarino de propulsão nuclear?

O nosso Alvaro Alberto não deveria uma espécie de Classe Rubis maior e mais pesado? Os franceses não dominam a questão do reator nuclear? Isso não estava nos planos?

Muitas perguntas precisam ser feitas. Contrato caro demais pra ser justificado apenas com 4 submarinos convencionais.

Bruno Vinícius

O acordo com os franceses era para o casco, o desenvolvimento do reator ficou sob responsabilidade do Brasil.

PACRF

Poderiam ter negociado um aditivo com a França, diante das novas dificuldade que se apresentaram. Os EUA são conhecidos por não compartilharem tecnologia militar e a Rússia simplesmente é uma incógnita, no que tange ao compartilhamento de tecnologia militar.

Taiso Adriano

Negociar com o Macrom? Kkk

Fernando Vidal

Já ouvi falar em impessoalidade. É uma norma básica no serviço público nacional que deveria ser estendida aos governantes. Países não tem amigos tem interesses. Se o interesse de ambos países convergem no campo da cooperação naval, na produção de submarinos. Se é desejo da França se mostrar capaz e confiável em transferir tecnologia para produção de submarinos nucleares (ainda mais após a crise com os asustralianos) e do Brasil em ter uma frota de submarinos com propulsão nuclear com armamento convencional. Então esta aberta a porta para a cooperação. E para os franceses o Brasil é um case e… Read more »

Jeferson

A França se mostrar capaz e confiável? É justamente o oposto que precisa ser feito. Nós brasileiros que não somos confiáveis e por isso não recebemos tecnologia sensível.

Miguel Felicio

Os franceses nunca passaram o que realmente necessitamos.

PACRF

Já temos dois submarinos convencionais derivados do Scorpène francês inteiramente construídos aqui navegando. Será que a França ficou de “olho” nos funcionários brasileiros, para evitar que eles absorvessem o conhecimento sobre a construção deles?

Thiago A.

Isso é uma tremenda bobagem de quem não conhece o histórico de intercâmbio e cooperação entre as nossas forças armadas e os franceses. •Procura conhecer a história da Escola de Aviação Militar do Exército. • Procura saber quais foram os nossos primeiros carros de combate. •Procura saber quais foram as primeiras aeronaves supersonicas da FAB. A reticência e hesitação dos norte-americanos naquela ocasião nos forçou mais uma procurar a solução francês. • Procura conhecer sobre o desenvolvimento do Bandeirante – Max Holste contratado por Ozires Silva. •Procura saber como nasceu a Helibras. Compras de oportunidade, importação de cérebros, treinamento de… Read more »

MATROSE

Muito, muito bem colocado mesmo!!

MATROSE

Os EUA parecem estar transigindo abertamente com esse princípio de não transferência de tecnologia militar a julgar pelo recente acordo com a Austrália, deixando os franceses com a brocha na mão e sem escada. Possivelmente, devido a isso, os franceses estejam dispostos a um aditivo contratual para assessorar a MB em certas dificuldades que certamente ocorrerão. Alô diplomacia… Mas temos que fazer a nossa parte: formar técnicos em quantidade e qualidade capazes de desenvolver nossa tecnologia nuclear naval seja no governo desse psicótico ou no do ancião molusco. A MB tem autonomia para tal. Temos potencial dentro e fora dela.

wilson

Sim, o almirantado afirmava de pés juntos que já dominava a tecnologia da parte nuclear do projeto. Se der problema serão dezenas de bilhões de verdinhas no lixo. Quem vai ser responsabilizado por esta fatura?

Caio

A responsabilidade não sei de quem será, mas conta com certeza será para os trouxas, digo povo.

João Augusto

Cortaram o Othon da jogada agora tão batendo cabeça.

Fernando Vidal

Grande verdade…. Aí se pode ver quais os verdadeiros alvos da tal de Lava Jato…. Acertaram em cheio o setor naval, a construção pesada e de petróleo brasileiro, de quebra avariaram o submarino nuclear brasileiro e abateram a indústria de misseis (Mectron)…Na época a mesma estratégia (com enredos parecidos) foi adotada na África do Sul e na Coréia do Sul. foram três governos de países emergentes que caíram na mesma época com motivações semelhantes…. Coincidências né?…

João Augusto

E o que impede, além de mimimi, de procurar os franceses, como procuraram a Rússia e os EUA?

Fernando Vidal

NA realidade é que o nosso governo e a MB têm que descer do pedestal e sentar com os franceses para construir um bom aditivo a esse contrato. Aliás se já temos encontrado dificuldades nessa fase, fico pensando mais adiante na fase operacional. Penso que futuramente deveríamos estender a parceria também a essa etapa a fim de qualificarmos nossas tripulações, em ambiente real, antes de sairmos a fazer bobagens a bordo de um submarino nuclear oceano a fora… Basta ver o histórico dos russos que partiram do zero para se ter ideia de tudo o que pode dar errado nesse… Read more »

Miguel Felicio

Pelo pouco que sei, da França, somente a tecnologia de construção do casco do tal Alvaro Alberto, isso desde o princípio do acordo. A França, não nos passaria nada sobre a propulsão.

Fernando Vidal

Tudo questão de negociar… Onde há vontade há uma esperança.

Caio Túlio

A França teria que negociar por causa do tratado de não proliferação nuclear. Essa tecnologia simplesmente não é vendida. Deveriam responsabilizar os mentirosos da marinha que diziam saber fazer

Caio Túlio

Cara, está tudo no tratado, é só ler. Nunca houve promessa de transferência de tecnologia nuclear. O que se dizia é que esse submarino era “nuclear”, ou seja, só faltava o motor. E a marinha dizia que tinha a tecnologia já.

Jpca

Conversa Fiada de quem não tem o que escrever, a parceria do Brasil, para os subs Nukes é com a França, os EUA, não compartilham tecnologia nuke….

rui mendes

AUkUS

Ten Murphy

Nada de concreto ainda. Nem sabem se a tecnologia será americana ou inglesa. Nem sabem se terá transferência de tecnologia, fabricação sob licença ou apenas montagem final na Austrália.

António Rodrigues

Eu percebi, eles aparentemente não. Se a marinha brasileira tem e teve negócios de adquirir navios desse país europeu não custaria consultar acerca disso, já que eles demonstraram gostar de lixar os franceses, na Austrália.

AK-130

AUKUS por causa da China. Cadê a “nossa China” para forçar um “BRUKUS”? Pois é, AUKUS não significa absolutamente nada.

Rob Francesco

O que o governo e procurar independecia em relacao a esses progrmas os USA nunca irao ajudar nenhum pais americano nesses quisitos, se o Brasil quiser algo do tipo tera de investir muita grana nesta area, e se tratando a Russia acredito se ouver realmente interesse entre as partes acho q se tiver uma oferta em dinheiro os Russos ajudaria sim nos processos criticos desse reator, o problema maior no Brasil e a falta de planejamento futuros e uma politica seria de defesa, boa sorte!

Claudio

Os russos até alugaram um submarino nuclear pra Índia , então pagando bem eles transferem tecnologia dos submarinos pra nós

pangloss

Acho que eles concordam em vender o peixe, mas dificilmente ensinariam a pescar.
O Brasil fez apenas um movimento pendular em direção à Rússia, mas não há histórico de cooperação militar anterior. Como é que os russos enxergariam o Brasil como um aliado?

Palpatine

Eles transferiram tecnologia militar até mesmo pra Coreia do Sul, como estão lascados financeiramente pode ser que transfiram tecnologia sensível para o Brasil.

Fernando Vidal

Pois então a relação de cooperação nuclear entre Rússia e Índia é de longa data… Assim como é a nossa relação com os franceses… Aí vem esse presidente Zé Ruela com essa milícia de generais de meia estrela para lançar desconfianças na relação entre os nossos países… E ver guampa em cabeça de cobra. Provavelmente os franceses estão doidos para ampliar a cooperação na construção de submarinos com o Brasil, ainda mais depois do episódio australiano, no qual eles ficaram engasgados com os americanos…

Caio Túlio

A índia é uma potência nuclear. O Brasil sofreria sanções se comprasse essa tecnologia da rússia

Tobias de Aguiar

\Nada como o tempo para calar a boca de um xiita. A chancelaria russa acaba de pedir ajuda ao Brasil. Você perdeu a oportunidade de ficar calado.

Gabriel

E não mais que “derrepente” os mesmos especialistas em BBB, que já eram de saúde, passaram a conhecer geopolítica e agora tem fontes “seguras” de tentativas de aproximação e acordos na área nuclear. Claro que o assunto “agora é relevante” porque o atual Governo (que claramente não tem simpatia da maioria da imprensa) teria se aproximado da Rússia, que é o “atual malvado favorito do Planeta”, tentando alguma cooperação na área nuclear. Sinceramente, espero que o Brasil tenha relações e aproximações nas mais diversas áreas, seja com EUA, Rússia, China, Europa, desde que exista interesse estratégico e não “ideológico”. Essas… Read more »

PACRF

Fica a pergunta: já há um acordo de cooperação técnica com a França em andamento, por que não negociar um aditivo?

RPiletti

Não há acordo na parte nuclear da coisa… já negaram anteriormente…

Taiso Adriano

Nenhum acordo foi feito na área nuclear com os franceses. Aliás, eles concordaram em ajudar na fabricação do casco, e nao do reator.

Bruno Vinícius

Me recuso a acreditar no que li. Como que isso não foi pensado quando da assinatura do contrato de parceria com a França? Gastamos 27 bilhões de reais no projeto e estamos construindo o casco do SNBR para depender da boa vontade de nações estrangeiras para conseguir concluir o reator e produzir o combustível? Isso é surreal. Se for verdade mesmo, o TCU precisa investigar com urgência o que aconteceu. Eu já achava ultra questionável sucatear a frota de superfície para construir um SSN, mas sucatear a frota de superfície em nome de um SSN que corre o risco de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
PACRF

De acordo. Essa é a pergunta que, até agora, não tem resposta: por que não negociaram um aditivo com a França?

Nemo

O acordo com a França era apenas para o casco, nada a ver com o reator. Para negociar um aditivo a França teria que estar interessada e desde do início a possibilidade estava descartada.

Fernando Vidal

Foi descartada pela MB, não pelos franceses. Por eles haviam alugado um Rubi para o Brasil. E se estavam dispostos a isso, a cooperação seria total, pois quem ensina a operar um reator, necessariamente passa a receita. Na época o Brasil temia uma reação política muito forte por parte das AIEA, e dos Estados Unidos (sempre eles), também interna em relação a proliferação nuclear, por isso deixaram a parte nuclear de fora. Também havia o receio em relação as salvaguardar a tecnologia nuclear brasileira, a qual provavelmente foi superestimada na época.

Caio Túlio

Nunca foi considerada pelos franceses. Você acha que só 5 países tem a tecnologia porque? Se fosse simples assim outros teriam comprado já. E a marinha disse na época que detinha a tecnologia

Foxtrot

Ué mas os Americanos não são nossos “eternos aliados” ? Eles irão ajudar a Austrália ( se não me engano), mas não nos ajudará? Ainda mais agora que depois de pagarmos para tornarmos “aliados especiais da OTAN” ? Aí o senhor da hipocrisia vai lar pedir ajuda ao bicho papão comunista? Desde o início do Prosub avisei que deveriam acreditar na proposta Russa. Não é de hoje que escrevo que temos que nos afastar de nossos eternos sabotadores (Europa/E.U.A) e buscar outras opções, principalmente a interna. Mas em algum mento da história nossos militares venderam a alma aos Americanos (… Read more »

rui mendes

Contradizes-te várias vezes em 2 ou 3 linhas, então dizes que vens avisando, para pararem de acreditar na Europa e EUA, os vossos sabotadores e buscar outras opções, Russos mas preferêncialmente interna, então qual é o problema, os Europeus sabotadores, desde início foram sinceros e disseram que não passariam nada para fins nucleares, os Norte-Americanos pelos vistos também não, então tudo certo, ficou a cargo a opção interna, se estam com problemas, peçam aos vossos parceiros Russos ou Chineses, que esses não são sabotadores.

Foxtrot

Não há contradição “patrício”, apenas observações que são feitas há anos, somadas a alertas para a sociedade brasileira. Massa como vivemos com a cara para Europa e a bun@#$+-&da para o Brasil, nunca vemos isso. Não que russos e chineses não sejam sabotadores (até por isso mesmo falei para sempre apostarmos na solução interna). Deram a base de Alcântara, transformaram Itaguaí em uma “Disney” militar, aposentaram os MI-35 sabe-se lá por que, apostaram em um caça tático repleto de conteúdo americano, compraram 4 navios alemães repletos de sistemas que não dominamos, apostaram no Scorpine, mesmo domando a tecnologia dos U-209… Read more »

Caio Túlio

Rússia é 4% do comércio brasileiro. Europa e EUA juntos são quase 40%.

cinturão de orion

Folha de São Paulo? Que papinho furado.

Tobias de Aguiar

Outros periódicos também. Ouça a entrevista do mandatário justificando sua visita à Russia. Além de externar solidariedade aquela nação, ele justificou interesses mútuos comerciais, defesa e diplomáticos.

cinturão de orion

27 Estagiários da Foice de São Paulo.

cinturão de orion

27 + 1 (Pesquisadora – do Data Folha – de porta de Presídio).

Glasquis 7

Meio estranho a MB entrar num programa desses, falando pra tudo mundo que iria construir um Sub de propulsão nuclear e agora estar correndo pra tudo lado por que não consegue ter condições tecnológicas pra isso. O pessoal não sabia disso quando firmou o contrato?

Ou são muito amadores (não acredito que o sejam) ou, a informação não passa de mera especulação. (acho mais fatível)

Johan

No contrato não está incluso a planta nuclear, mas sim o casco baseado na classe Barracuda, pois tem que ser,por diversos motivos, apropriado receber um reator. Pode crê que é especulação para tumultuar o programa.

Glasquis 7

No contrato não está incluso a planta nuclear,”

Eu não disse isso.

Jose Farias

Então disse o que?

Mauro S

Se a memória não me trai, creio que o casco do SNBR será uma evolução da classe Scorpène (e não da classe Barracuda).

RPiletti

Parece que ninguém quer ser o pai da possível falha e estão procurando um assessoramento para colocar o combustível para funcionar sob supervisão de quem entende.

Wellington

Esses panfletos falam a verdade apenas se o assunto for o BBB.

wilson

Como tenho mais cabelos brancos que a maioria, sou tentado a dar mais crédito à primeira hipótese.

Glasquis 7

A Marinha do Maior país da América Latina não pode ser considerada amadora né?

Erros todos cometemos mas não a esse ponto. Acho que é mais uma informação trazida para prender o interesse do leitor. Uma mera especulação.

Jefferson Ferreira

profissional ela não é… basta ver o estado que está hoje, se quer daria pra chama de guarda costeira, oq dirá de marinha kkkk
Então não duvido em nada da notícia ser verdadeira!! A MB já se provou de todas as formas que é mais que amadora!

Fernando Vidal

Também não é para tanto… ninguém disse que a MB está correndo para todo o lado. Entendo que o problema é que estão tentando cortar caminho e comprar o que já existe ao invés de desenvolver do zero. Se houver cooperação é mais fácil e mais barato. Ainda mais com a tesoura cega do Guedes sobre o orçamento… Mais logo a situação deve mudar e o trem voltar aos trilhos… Embora nossos militares tenham feito muita besteira e apoiado os “patriotas” errados, ainda há tempo de reassumir o protagonismo que lhes cabe e retomar a defesa da política nacionalista e… Read more »

Varg

Faltou combinar com os russ… não, pera…

Varg

Brincadeiras à parte, eu chutaria que o Brasil pode estar com problemas na parte da miniaturização do reator nuclear pro submarino.

Jacinto

“somente” a parte mais difícil…

Control

Srs Nenhum país fornece tecnologia nuclear sensível (há um “acordo” entre as potências nucleares sobre isto). Tanto é verdade que o Brasil só pôde contratar da França o casco do subnuke ficando por sua conta o reator e o sistema de propulsão. E por isto é que o investimento ainda a ser feito é elevado (coisa de 30 ou mais bilhões) e há muitos questionamentos sobre o contrato do PROSUB (que envolve apenas os 4 subs diesel elétricos, o estaleiro, o casco do subnuke e a TOT para sua construção). Desde sempre o reator e o sistema de propulsão foram… Read more »

GFC_RJ

Caro Control, O que falaste está muito correto, ok. No entanto, indo um pouco mais profundo (sem trocadilhos), e nem sei se tem a ver com a matéria do Igor Gielow, tem a questão de equipamentos. A MB tenta adquirir equipamentos e ferramentais necessários tanto ao desenvolvimento, quanto à construção do reator e esses são negados. Mesmos que esses equipamentos sejam fornecidos por empresas privadas.  Às vezes pior… São encomendados, tem prazo de um, dois, três anos para o fornecimento, mas não entregam. Enrolam… O que incorre em mais atrasos. E contar que a industria nacional vai ser capacitada a… Read more »

Fábio Mayer

Quem quer tecnologia nuclear, tem que dominar todas as etapas sozinho. Ninguém, nem os russos, vai ajudar, basicamente pelo medo de que se crie outra potência militar para incomodar.

Control

Jovem GFC
Tudo o que se refere aos sistemas do reator e de propulsão (sensores, bombas, válvulas, materiais, etc) são considerados sensíveis e não são repassados para países fora do clube. A MB sabe disto há décadas.
Sds

rui mendes

Há dois países que vão passar essa tecnologia para os Australianos.

Control

Jovem Rui
A Austrália é considerada um país irmão dos EUA e UK (lutou a maioria das guerras com eles) e goza de muito mais confiança do que o Brasil. Mesmo assim, só receberá apoio devido a sua posição frente ao Dragão.
Sds

Juarez Martinez de Castro

Não vão passar coisa alguma. Vai vender os Subs aos Australianos para eles operarem. E uma caixinha com chave na entrada.

EdcarlosPrudente

Quem já acompanha toda a novela do PROSUB desde seu começo seba que no acordo com os Franceses não contempla o desenvolvimento do reator.Saudações!

Jefferson Ferreira

Pior que esse paspalho lambe botas dos americanos não aprende nunca… é uma vergonha esse ser se dizer uma nacionalista, pior que tem gente que acredita…

Carlos Campos

o cara pedi ajuda da Russia, e é um lambe botas dos EUA faz muito sentido

Claudio

Oque a marinha tem que fazer agora é ignorar a opinião pública e fazer acontecer esse submarino, com ajuda dos russos , mesmo os Estados Unidos gostando ou não , o acordo com a França era apenas os convencionais e o casco do nuclear, essa matéria pode ser um ataque por parte dos americanos pra fazer com que o público não seja a favor do submarino nuclear, divulgando “relatórios” a imprensa local

André Macedo

Kkkkkkk não vai ter ajuda dos russos cara, essa postura anti-EUA do Minto é birrinha por causa do Biden, Putin sabe que é só o Trump se reeleger e Bolsonaro volta a babar americano e prestar continência pra eles.

Roberto Bozzo

Ultimamente estão saindo matérias sem sentido…tentativa de acordo com os EUA, que sabemos não repassa este tipo de tecnologia; agora tentativa com os Russos, bem durante uma guerra ?!?! Estas “reportagens” parecem ser plantadas para desestabilizar (mais) o programa…..mas faz parte do jogo das nações…

tsung

eu nao aposso afirmar de nada , mas to achando que tudo isso parece baleia branca da MB , tipo fizeram uma coisa que nao estariam no alcance no requerito nao dominam uma coisa que existe , tentaram fazer algo sem dados concreto e fizeram pesquisas a toda so para gaster e energia.

Slow

Como assim pedindo ajuda pro ditador ? Assassino ? Hahaha o minion se contorcendo vai ser o melhor ..

Os EUA não é nosso amiguinho ? ..

carcara_br

Estão aproveitando a guerra na Rússia pra atacar o programa de submarino brasileiro, tá lindo isso.
Os militares ficaram reféns de Olavo de Carvalho na figura do Ernesto, parabéns ai pela cagad*

Wellington

Quanta besteira!

Pedro Fullback

Devemos seguir o caminho da China e aproveitar as fraquezas da Rússia que estão desesperados por novos contratos. Seria uma baita colaboração ter dois players, França dando assistência técnica no casco ( como firmado no contrato) e a Rússia dando uma outra assistência nas outras áreas do nosso sub nuclear.

SteelWing

os lambe botas do tio Sam preferem ficar sem isso, para adular os norte-americanos…

Allan Lemos

E pensar que queriam dar ao Brasil segredos sobre a tecnologia nuclear norte-americana de mão beijada e os trouxas aqui recusaram e alertaram a embaixada dos EUA.

E muita gente lá na outra matéria concordou com a decisão.

É um país de otários mesmo kkkkkk.

WSilva

Bolsonaro coisa nenhuma. Até 2020 Bolsonaro só sabia que existia EUA e Trump.

Essa nova guinada na política externa do Bolsonaro se deve aos militares que estavam cansados daquelas idiotices de Olavo de Carvalho e Ernesto Araújo.

Trump perdeu as eleições e foi escorraçado nos EUA, o Brasil foi escanteado pelo Biden, a China começou a perder a paciência com as molecagens do 01, 02, 03 e o Brasil caiu no colo do Putin, mas Putin agora não terá tempo a perder com Bolsonaro, por enquanto…

Bolsonaro foi entender o que é geopolítica tarde demais.

Red Pill - 红色药丸

Realmente estou tendo essa impressão, que o PR levou quase 3 anos pra cair a ficha do que é geopoítica..

tsung

turminha tupi só atrapalha o presidente.

Fernando Vieira

Eu acho que ele não entendeu até agora. Naquele cérebro de passarinho só cabem aqueles esquemas de rachadinha do baixo clero. Só disso que ele entende.

Mensageiro

Desse jeito, o cara ocupa o mais alto posto da nação pra encher o bolso dele e dos comparsas. Precisamos de alguém sério e estudado como Sérgio Moro na presidência. Chega de idiotas populistas.

WSilva

Moro? O vassalo da CIA?

Moro é Guaidó brazuca..

Flanker

Que papagaiada! Troca o disco!!

Inimigo do Estado

Precisamos de alguém como eu, carvalho. Minha primeira medida seria transformar o Brasil no maior paraíso fiscal do mundo, com carga tributária de apenas 8%, que serviriam apenas para manter a justiça e a polícia federal, as forças armadas, um programa de vouchers para a educação pública, e um sistema de saúde pública como o MEDICAID.

O resto seria privatizado sem dó nem piedade.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Flanker

E tu faria o que com todo o povo, cuja esmagadora maioria ganha pouco, bem pouco? Sem falar nos milhões de desempregados. Iria fazer o que? Privatizar eles também??? Hehehehe…é cada coisa que se lê…..barbaridade!!

Charle

Moro??? Àquele que diz conga, congue, conje, conja,… mas não reconhece o cônjuge? Bons estudos…

Thom

Que notícia estranha!

Carvalho2008

Não é estranha, não é coincidência, é combinada…

Burgos

Continuo aguardando alguma nota da MB em relação ao assunto !!!
Fico impressionado com o Criaçonismo de certas mídias tendenciosas e lacradoras .
Coerência, seria a palavra chave para se tratar do assunto !!!
Fica dica !!!👍

Flanker

Não seria Criacionismo??

seuzénétiuôrqui

“A Rússia diz que, apesar das sanções, pode se sair bem sem o que considera um Ocidente enganoso e decadente liderado pelos Estados Unidos. Ele diz que sua tentativa de estabelecer laços com o Ocidente após a queda da União Soviética em 1991 terminou e que desenvolverá laços com outras potências, como a China”. É…..parece que o caldo entornou de vez e para sempre! Essas são palavras do Medvedev. Quanto ao SubNuc brasileiro, almirantes brasileiros falaram sim em alguns problemas que estão tendo para finaliza-lo. Mas que deve ter muita informação e contra informação nessa estória toda, isso tem. E… Read more »

Carlos Campos

Ué mas não era de 5 por cento no máximo 7, agora pulou para vinte, bem isso vai dar uma náusea nos EUA ver mais um país chegar perto do enriquecimento de Urânio de uma bomba de Urânio.

Material arquivo

Eu fiz campanha e votei no bolsonaro, minha família tbm.
Vocês já perceberam que o bolsonaro fez absolutamente tudo o contrário do que pregava antes de ser eleito?
Ele fez tudo ao contrário…absolutamente tudo!
Esse sujeito precisa sair da presidência às pressas, não há mais o mínimo de condições de ficar com esse elemento.

tsung

cara melhor desligar a TV

Material arquivo

Desligar a TV? Não preciso de TV para chegar a essa conclusão. Ficou incomodado com meu comentário real dos fatos?
1 exemplo. Bolsonaro dizia que se eleito em 6 meses mandaria projeto para acabar com a reeleição, fixando em mandato único de 5 anos. Passou 3 anos e cade o projeto? Nada, pelo contrário, luta desde o 1 dia pela reeleição, esta fazendo de tudo para ser reeleição, gastando bilhões com centrao e políticas politiqueiras para comprar votos às pressas.
Esse é apenas 1 exemplo. Não sejam hipócritas, acordem!

Wellington Kramer

Você deve ter sido o único a votar no Bolsonaro para acabar com a reeleição!

Carlos Campos

tu deu o pior exemplo, pq o que eu vi foi uma má vontade do congresso em passar a reforma da previdencia, depois o apoio popular veio e passou, depois a reforma tributaria travou, e ta travada até agora, lei do gás travou, venda de estatais proibidas pelo STF, so vende com permissão do congresso, depois veio a pandemiae lascou tudo, pra mim Bolsonaro era um tonto que chegou ali e achava que o presidente podia muito, teve que se aliar ao centrão, aliança teve que se ainda mais inevitável devido oa Rodrigo Maia querer o impeachment dele, no final… Read more »

Wellington Kramer

O material do seu arquivo deve ter passado do prazo de validade.

Esteves

Precisa enriquecer o urânio combustível em 20% para operar o reator em 7%. Quem enriquece a 20% enriquece a 90%. Quem enriquece a 90% faz artefatos e pode fazer submarinos maiores com reatores maiores. Quem enriquece a 90% usa 15% da potência do reator por questões de segurança. Temos urânio com 20%? Se tivéssemos não teríamos ido aos americanos, aos franceses e agora aos russos. Essas cascatas precisam trabalhar mais, produzir mais e enriquecer mais. Significa que precisamos de mais urânio. A Rússia tem urânio natural, urânio sobrenatural e urânio ultra. A Rússia irá interferir no nosso programa nuclear? Se… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Allan Lemos

Maneire ai na bebida, amigo.

Esteves

Agora foi tarde…

Red Pill - 红色药丸

Toma as doses com gelo…

Eduardo Angelo Pasin

Será que a ajuda russa não pode ter um interesse no programa do Álvaro Alberto como um todo, sou leigo no assunto mas não me recordo dos russos operarem submarinos de ataque similares ao que está sendo construído no brasil.

Esteves

Submarinos russos são armas do outro mundo comparados aos que desejamos fazer aqui.

Eduardo Angelo Pasin

Nem tanto também, não faz muito sentido a ajuda dos Russo não somos grandes aliados.

Last edited 2 anos atrás by Eduardo Angelo Pasin
Esteves

Eduardo,

Tem muita matéria no PN sobre submarinos russos. Nós não temos nenhuma capacidade comparativa com eles.

Nilo

Pergunto. A França não pode transferir tecnologia de reatores nucleares, que eu me lembre, o EUA também, momento é propício para este tipo de acordo com a Rússia, portanto se a necessidade dessa demanda, foda-se o americanos.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Esteves

Nilo,

Convence o pessoal de 64. Altera toda a doutrina da nossa escola de guerra. Manda refazer todo o pensamento militar. Encontra outra ameaça. Duvido que tenhamos ar nos pulmões para respirar o bafo que viria.

Nilo,

Lá eles ainda fritam evangélicos…esses que dizem apoiar o governo.

Nilo

o Bafo vai vir, queira eles ou não, os militares da égide de 64 terão que engolir, serão atropelado pelo novos movimentos da geopolitica mundial, o que está em jogo é a segurança da América do Sul, e ela obrigatóriamente permeia o Brasil, somos o elo, a ponta de lança a ser construida.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Esteves

Tá. Acho que é blefe. Ele tá preocupado com a diferença das intenções. Quer os votos da esquerda arrependida.

Fosse sério tinha demitido os Almirantes…Almirante…foi Almirante pra Rússia?

Nilo

A cupula dos evangelicos estão sendo fritados regados a muito dinheiro, mas a camada de baixo dos evangelicos sentiu a tungada no bolso.

Esteves

O prefeito aqui é da IURD. Foi lá pedir dinheiro e fazer simpatias. Presidente disse que tem na CEF. Pega lá. Já estão pegando…as finanças do município estão…tiveram arrecadações dos impostos negociados com descontos… IPTU e municipais que não serão repetidas…estão ruins.

As igrejas estão vazias.

Nilo, cadê Jesus?

Sergio Cintra

Nós pegamos as centrifugas nazistas que nos “presentearam” como “troféus ” de guerra e não sabíamos o que fazer e como funcionavam. Apanhou-se mas chegamos nas ultra centrifugas com uma tecnologia que ninguém possui. Estão ultimando a cascata que nós leva ao ponto de atingir-se os 20% – e daí para cima está quebrada a barreira para qualquer percentual – e o que entendi da notícia veiculada, estamos querendo a certificação do combustível, ou seja de atingir-se o percentual e consequente segurança disso. Se os 20% são necessários para gerar energia e se houver dado superior poderemos sofrer sanções e… Read more »

Atirador 33

Sempre leio comentários nesses espaço, de pessoas “torcedores de carteirinha” criticar EUA, a Rússia, a China e a Europa pelo nosso atraso tecnológico, econômico, cultural, militar, por fim bla, bla, bla, sempre comento aqui, o motivo do nosso atraso tecnológico, não são outras nações desenvolvidas, o atraso do nosso desenvolvimento é o estado brasileiro, disfuncional e ineficiente, muito bom para proceder cobranças de impostos, taxas, contribuições, porém muito ruim na prioridade dos gastos, da elaboração orçamentária, no planejamento, como os governos representam seus povos, somos o que somos e estamos aonde estamos por nós mesmos.

Abs

Esteves

Sem dúvida.

Allan Lemos

Exatamente. O pessoal aqui adora vir com esse papinho “os EUA nos sabotam”, “a Europa não quer um Brasil desenvolvido”, “a França blá blá blá…”

O problema não é nenhuma nação estrangeira, o problema é o próprio Brasil, nação de fracos, corruptos, covardes e traidores da Pátria.

Não conseguímos concluir o VLS, nem o míssil antirradiação, nem o MSS 1.2, nem o submarino nuclear e os caras ainda acham que os EUA estão nos sabotando?

Bando paspalhos, os americanos não precisam gastar 5 minutos de seu tempo para planejar qualquer ato de sabotagem contra o Brasil, nós mesmo nos sabotamos.

Nilo

Pois é investem na ONG do deputado e senador depois querem colher resultado que só investimentos em educação e pesquisa entrega.

Nilo

É isso aí

Kornet

Claro pq o povão tá mais preocupado com quem tá pegando ou causando no BBB,se seuvtime vai ganhar,seca cantora tal casou e por ai vai.
O povo aqui é muito alienado e depois da pátria deseducadora então.

Esteves

Diz-que Teve barraco no BBB. Tá sabendo?

Alessandro

O José Maria Trindade é uma pessoa bem informada, se ele escreveu isso é pq sabe de alguma coisa, ele tem bom trânsito nos corredores de Brasília e é bem visto por boa parte dos políticos e militares por ser mais imparcial em suas análises.

Esteves

Roberto,

Carros atômicos…isso é dos anos 1950. Franceses e americanos fizeram.

Roberto Bozzo

Mestre Esteves,

A notícia que postei não traz só isso.

Esteves

Não Caro Roberto, não traz. Mas pela parte da pra entender o todo.

Chiliques.

Bardini

Ataques diretos aos presidentes do Ocidente…
Alinhamento com a Rússia, em meio a uma crise gigantesca…
Discussão aberta de produção de uma Bomba Atômica…
.
Nunca houve tanto esforço coordenado, para arranjar uma penca de inimigos para o Brasil. NUNCA!

Fernando Vieira

O Brasil não tem competência para construir um reator nuclear, vai fazer uma bomba? E fazendo, como vai enviar ao inimigo? Por Sedex? O país não tem competência de replicar um foguete dos anos 40, vai fazer ICBM?

Construir bomba e detonar num buraco só para os sismógrafos do mundo descobrirem e nos tacarem sanções é só burrice mesmo.

Caio Túlio

É preciso uma nova centrífuga, para enriquecimento do urânio, o que se consegue com facilidade no mercado paralelo”. O militar que disse isso pra ele deve achar que estamos na década de 1970. É provável que cada mensagem de whatsapp do bolsonaro seja lida pelo governo americano. É por isso que está mais difícil pra marinha conseguir desenvolver alguma coisa agora. Tá mais difícil só se basear em xerox de tecnologia alheia

Marcos10

Uai!
E os franceses?

Luiz Mancini

fakenews, fakenews!!!! Acorda Brasil.

Nemo

Os maus grisalhos e iscque gostam de história devem saber. Anos atrás, antes dosc EUA iniciarem a disputa com o Iram, a bola da vez era o Brasil. OS EUA queriam inspecionar nossas unidades de enriquecimento de urânio e nos ameaçaram com sanções caso fosse negado. Para nossa sorte a atenção foi desviada para o Iran e recebemos uma folga. Pelas notícias parece que a folga acabou.

Bardini

Isso não faz o menor dos sentidos…
.
Todo o ciclo do processamento do urânio, é fiscalizado. Não tem como sumir um grama, sem alguém ficar sabendo.

Nemo

Sim, eu sei. Além da AIEA o Brasil tem um acordo específico com s Srgrntina. Quem tem lembrança ou fizer uma pesquisa pode verificar que houve a ameaça de sanções por parte dos EUA. O Brasil estava disposto a permitir a inspeção, mas com as centrífugas protegidas por tapumes para preservar a tecnologia desenvolvida no Brasil. Isto não foi aceito pelos EUA e as ameaças continuaram até explodir a crise com o Irã. Isso não e invenção nem teoria da conspiração algumas pessoas aqui devem se lembrar do fato (a imprensa divulgou amplamente a questão) e os outros podem fazer… Read more »

Nemo

Bardini, só uma exemplo da pressão. A link é de 2003 da BBC e compara o programa brasileiro com o da Coreia do Note e outros.
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2003/12/031231_artigog

Pavan

Nao tem cão ,caça com gato… O importante e concluir o projeto, os EUA são nossos aliados mas para o que convem a eles… É ponto de honra pra Marinha e para todos que passaram e ajudaram neste projeto… Ordem e Progresso

josebaldo

Uns 40 ou 50 anos penteando esse projeto, mais de uma geração já deve ter trabalhado nisso, não é possível… Sério, é muita incompetência com tudo o que foi investido se essa notícia for real. Quem ajudou os ingleses, franceses a desenvolver seus reatores? Quanto eles gastaram? Têm lagosta e wisky lá também? 500 buffets anuais?

Reinaldo Deprera

Essa matéria da Folha é Fake News O Bolsonaro criou dificuldade para o Biden na questão da Rússia e o EUA deram o troco deixando vazar agora a relação do Brasil neste caso de espionagem. Ou seja, levantando a bola para que oportunistas associassem a visita do Bolsonaro ao imperador da rússia a uma eventual necessidade do Brasil pelas informações que não conseguiu. A história por si só está cheia de incongruências. A área onde o Brasil dispensava ajuda na contrução do submarino nuclear era justamente a do reator. Porque o Bolsonaro iria pedir ajuda ao Czar para algo que… Read more »

Caio Túlio

30 anos pra fazer uma usina nuclear e não fica pronta. O programa nuclear do brasil é um lixo

Esteves

Estamos em campanha, tá ok? Uma visitinha lá na URSS pode atrair votos não somente da esquerda. Votos desses que estão reproduzindo imagens do Vargas em farda de tenente. Não somente. Votos dos autômatos, votos de quem lembra que nos anos militares haviam dinheiro$$$ sobrando.

Essa gente quer desfazer o estado, tá ok? No voto não vão eliminar SUS e escolas públicas. Escola é pra quem estuda. Quem trabalha não estuda, disse o ministro da educação que militou no CCC.

Bora pra campanha. Tem muito voto solto.

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Nilo

Leitura correta. Vai colar? rsrsrsrsrsrs. Esta sendo cobrado o produto final, o prometido reator nuclear com tecnologia nacional para o SUBNUC, amanhã será cobrado estas visitas de ajuda dos russo na confecção do reator, quando vc abaixa de mais expõe os fundilhos.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Esteves

Esteves pensou. Esteves pediu ajuda aos venusianos. Essas matérias com a MB sobre o reator…culpa das instituições, culpa das sabotacoes, culpa das armações, culpa dos frades franceses. É defesa. Autodefesa. Presidente pediu atualização. O que veio? Mimimi, chororo, enhenhem. Presidente perguntou dos 10 bilhões corrigidos pelo dólar. Disseram que é pra depois de 30. Provável pra depois de 35. Presidente perguntou do reator. Que disseram? Pediram mais 30 bilhões. Presidente perguntou se é o mesmo reator de 1982. Gaguejaram. Provável pra depois de 30. Presidente perguntou dos submarinos…tem dois na água. Resposta…foram ver aonde foram parar os navios. Presidente chamou… Read more »

Ten Murphy

Essa forma de escrever… Macaco Simão, é você? Buemba, buemba!!!

paulotd

Rússia vai ajudar com pouco. Brasil tem que investir em mais cientistas, parar de gastar essa verba com pensões pra filha solteira e salários de políticos e funcionários públicos

Esteves

Essa historinha de pensão é fato do regime estatutário. Regime estatutário é fato da CF de 1988. Tá ok? Pensão para filha só paga se a filha for pensionista. Tá ok?

Funcionário público…1/3 da força de trabalho do país vem do setor público. Ok?

Material arquivo

Militar é uma mamata. Aqui em SC o governador é aposentado como bombeiro militar, com 48 anos já era aposentadoria, salário de 32k por mês.
Bolsonaro é aposentado desde os 32 anos de idade, remuneração proporcional, capitão. Baita trabalhador kkkkk o Guedes então, banqueiro que chama servidor civil de parasita, quero ver ele falar isso para militar, é um rico covarde.

Guilardo Pedrosa.

Para quem acreditava nesse projeto ” O samba do submarino louco”, deve estar decepcionado. Esses militares que iniciaram e deram continuidade à uma aventura, sabendo que não tinham conhecimentos tecnológicos para isso, devem estar ” procurando” um bode expiatório para tirar os “deles” da reta. Passamos 40 anos jogando dinheiro fora e extinguindo a frota de combate convencional, até ficarmos nesse estágio. Fôssemos um país sério essa cambada estaria toda na cadeia.

Bardini

Capaz! Falar isso aí, é “traição a pátria”, seu “quinta coluna”…

Material arquivo

Campanha? Apenas para lenbra-lo, Bolsonaro foi eleito prometendo enviar em 6 meses projeto que fixava o fim da reeleição e a eleição única com duração de 5 anos para presidente da República. Esse presidente é um fanfarrão, aposentado desde os 32 anos, não cumpre 1 palavra.

Wellington Kramer

Você, ao que parece tem fixação por reeleição.

Jeferson

Estamos ferrados. Temos um rachador na presidência.
Um banqueiro no ministério da economia e um monte de militar mamando em cargo civil.

Wellington Kramer

Antigamente tínhamos um chefe de quadrilha na presidência e vários terroristas mamando em cargos civis.

Renato Vilhena

Bolsonaro faz certo, tem que se aliar a Putin, a China e ao Irã em tudo, sim. Espero que o próximo presidente brasileiro assim o faça. E certamente o fará, afinal o único que não procederia assim é Moro e a turma do Antagonista e MBL, e estes todos já são carta fora do baralho.

Mensageiro

Vc é a prova viva que o bolsopetismo existe. Kkkk
Tem aversão a justiça e as coisas certas, gosta somente de ideologia.

Faver

Tem muita fumaça sobre o tema nestes dias… Pode ser sinal de algo quente.
Por outro lado, o povo critica notícia que sai no NYTimes (casal que roubou informações)… Também critica se sai outra notícia na folha, se sai na CNN, se sai no Sputnik, na BBC, na Der Spiegel… Magoam se não é a favor deles ou do zap/youtube favorito deles…
Ponderação, estudo dos vários lados/interesses e inteligência não fazem mal a ninguém..

Diogo de Araujo

É isso que a galera não entende ou não quer aceitar. Os projetos brasileiros na área militar não vão pra frente por um simples motivo: deficiência técnica. Enquanto não colocarmos educação como prioridade absoluta, para tentar colher os frutos lá na frente, vai ser sempre essa m@#$%, ou seja, “””””projetos”””” que não saem da maquete ou “””””protótipo””””” e no mais, meus amigos, nada, acontece, feijoada.

rodrigo

ou seja dinheiro foi para o lixo, falta de planejamento, mania de grandeza etc…

Kemen

Os politicos norte americanos como sempre. “Apenas nós na America vamos ter submarinos nucleares, nenhum pais latino americano vai ter”. É a volta da pseudo superioridade para doutrinar o mundo. Também a Russia passou a empregar uma versão dessa posição agora com a invasão da Ucrania. Lembrando o passado, a DOUTRINA MONROE, foi a justificativa da interferência dos Estados Unidos nos processos emancipatórios de países como Cuba, Porto Rico e Panamá no final do século XIX e começo do XX. A perspectiva ideológica do Destino Manifesto, nesse sentido, integrada à Doutrina Monroe, encontrou a facilidade institucional para firmar a cultura expansionista e… Read more »

Ricardo Rosa Firmino

Isso aí sabem quando o ‘sub nunca ” vai sair do papel??? NUNCA.. simples assim…

Segio

O que seria melhor para a marinha? continuar esse desenvolvimento ou criar um sub 100% nacional ( motor, eletrônica, sonar) com AIP?

Nilson

Esperando a MB soltar nota de esclarecimento desmentindo a matéria e afirmando que não precisa de ajuda externa para fazer o reator funcionar a contento. Ou será que quem cala consente??

Bardini

Onde tem muita fumaça…

Felipe Augusto Batista

Mas eles ja admitiram um tempo atras que, embora saibamos como projetar, a nossa indústria não tem capacidade de fabricar todas as peças necessárias e que algumas teriam de vir de fora. Acho que esta notícia tem a ver com isso, tentamos comprar o que não produzimos dos americanos e eles nos enrolaram, então procuramos outro fornecedor.

Nico88

Ou se investe pesadamente em educação e na formação de mão de obra qualificada e em quantidade ou ficaremos eternamente com o pires na mão mendigando essas tais “transferências de tecnologia”. Tecnologia se cria ou até mesmo copia- se mas não se transfere.

Felipe Augusto Batista

Acho que o problema é um pouco diferente. Penso que temos a tecnologia, mas não temos a escala. Quando eu estava no mestrado, um dos trabalhos foi nacionalizar um sensor para uso em aquecedores solares, fizemos toda a pesquisa e fomos capazes de produzir um sensor que cumpria todas as necessidades, mas na hora de ver o custo concluímos que produzir aqui sairia 10x mais caro que trazer de fora, então nenhuma empresa nacional se interessou em absorver a tecnologia mesmo que a faculdade entregasse de graça porque não teriam mercado. Acredito que o submarino encontra o mesmo problema, fomos… Read more »

Esteves

É assim e não é assim.

O projeto precisa entrar nos custos. Quem faz projeto deve trabalhar juntamente com a indústria. Quem desenvolveu o projeto deveria ter feito a equação dos custos dentro da indústria.

Separar a pesquisa da produção da nisso. Quando vai pro pátio descobrem que fica caro produzir.

Instituições e indústrias formam a Base de Desenvolvimento Industrial. Unidas. Vide ITA, FAB e Embraer.

Deveriam ter levado as indústrias para dentro do IPEN.

Caio Túlio

O problema é falta de engenheiros. Faltou um ITA pra área

Nilson

Concordo que escala é uma questão crucial para haver lucro e participação da iniciativa privada. Mas quando o projeto é estratégico para a Nação e não há escala industrial, então o assunto tem que ser assumido pelo Estado, que deve arcar com o custo de uma única peça que seja necessária, mesmo que fique bem mais cara. E aí está a sabedoria, saber escolher alguns projetos realmente estratégicos, poucos e relevantes, para colocar sob esse guarda-chuva estatal, e assumir a bronca da chiadeira liberal. O restante, o que tiver escala, nossa indústria produz, o que não tiver escala, compra de… Read more »

Caio Túlio

O Brasil não tem engenheiros em quantidade suficiente pra esse programa. Simples assim

Esteves

Isso foi feito em 1959 quando a Universidade de São Paulo recebeu como doação o reator de pesquisa IEAR1 para aprendermos, para produzir radioisótopos, para pesquisa, para conhecimento. Nessas décadas o IPEN, por motivos políticos de grupos que se alternaram na superintendência do Instituto, ganhou corpo, prédios, funcionários, quadra de futebol, associação e…coral pra tocar tuba. Em 1982 a MB chegou. Disseram que haveria foco e muita grana no desenvolvimento do reator nacional para fins militares. A guerra fria acabou, o leste europeu mudou, a Coreia e depois a China apareceram, o Brasil seguiu firme na desnacionalização e na desindustrialização… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Carvalho2008

Não boto fé que a necessidade seja de tecnica de Enriquecimento ou projeto

O enriquecimento já é existe

O modelo do reator também, tanto que foi instalado em Iperó

O que falta? Se estiver faltando, com certeza é alguma peça de fabricação que não existe indústria apta.

Provavelmente algo de metalurgia fina de ligas especiais

Esteves

Pode ser até um prego. De 1982 quando começaram até hoje em 2022, falta pecinha?

Felipe Augusto Batista

Vamos dizer que para produzir este prego seja necessário uma prensa específica que custa 500 milhões, mas depois de instalada cada prego custa 50 reais. Como vamos comprar poucos pregos nenhuma indústria aqui se interessou em investir na prensa. O país fica com 4 opções: A= Compra a prensa e doa pra alguma empresa nacional. B= Compra a prensa e cria uma estatal só pra operala. C= Tenta achar um fornecedor externo (que aparentemente é o que a matéria diz que fizemos mas é difícil quando se trata de material para indústria nuclear). D= Desiste do projeto e joga fora… Read more »

Esteves

Compraram a prensa. E criaram a estatal.

57 toneladas para cortar e virar as chapas dos submarinos. As calotas importaram…é outra tecnologia. Quando terminarem os submarinos o que farão com a prensa?

B) é o que fizeram.
A) pode ser o que farão
D) até o Esteves está humilhado com essa história…quando a sogra pergunta já não sei mais o que dizer

C) é a alternativa que restou

Carvalho2008

O problema é exatamente este….faz tot e não existe mercado interno para consumir o produto e tecnologia assimilada. É por isto que prefiro os projetos genéricos os e medianos, pois aí sim vc consegue formar a massa industrial e qtde de pedidos… As armas realmente de ponta deveriam vir de prateleira, e internamente, termos projetos do time “B” em escala, baratos e em quantidade….a solidificação entre os iatos de um e de outro ocorreriam naturalmente e de forma rápida…. No caso em pauta, o Brasil tem espaço para 3 modelos minimo, senão 4 ou 5 de submersiveis A) Subnuke Álvaro… Read more »

Caio Túlio

Não tem engenheiros especializados em quantidade suficiente. Até porque a marinha nem forma esse tipo de técnico. E o Brasil é bem fraco em enriquecimento. Não tem capacidade industrial. Zero