16 de março

Vários navios entraram no porto de Sebastopol, incluindo o navio-patrulha Vasily Bykov. Há rumores de que o Bykov foi atingido e afundado por uma barragem MLRS Grad ucraniana perto de Odessa em 7 de março, mas isso nunca foi confirmado oficialmente.

A confirmação visual do navio entrando no porto de Sebastopol sem danos indica que, se ocorreu um ataque de MLRS, ele não atingiu o Bykov.

O navio de desembarque da classe Ropucha Kondopoga da frota do norte supostamente também entrou no porto de Sebastopol.

15 de março

Vários navios de guerra russos e navios de desembarque foram vistos em imagens comerciais de satélite durante as horas da manhã. Os navios estavam indo na direção de Odessa.

A embarcação que lidera a formação de navios de desembarque parece ser um caça-minas com seu conjunto de varredura desdobrado.

Durante a noite, cerca de 90 mísseis foram disparados contra a cidade de Odessa, a maioria desses mísseis foram interceptados por sistemas de defesa aérea ucranianos.

Conclusão
A Marinha Russa realizou uma demonstração anfíbia em direção à cidade portuária de Odessa. A demonstração envolveu a navegação em direção ao porto com um caça-minas na liderança. Não se sabe se os russos sabem que minas foram implantadas na rota de avanço ou se fizeram uma varredura preventiva contra campos minados desconhecidos.

Com mais de 90 mísseis lançados, o bombardeio de Odessa foi auxiliado provavelmente por mísseis lançados de aeronaves, pois o número de mísseis de ataque terrestre e sistemas de lançamento vertical na Frota do Mar Negro é limitado.

A demonstração anfíbia serviu para manter a 28ª Brigada Mecanizada ucraniana no local perto de Odessa e impedir que ela fosse desdobrada em setores mais críticos na linha de frente.

Navios da Frota do Mar Negro em 2 de Março

FONTE: Russian Navy – News and Analysis

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Vilhena

Avante, Russia! Conquiste toda a costa deste país fake lacaio da Otan!

Last edited 2 anos atrás by Renato Vilhena
Léo Neves

90 mísseis e a maioria interceptado acho difícil a Ucrânia só em Odessa ter essa capacidade AA.

Vinicius Momesso

Há relatos de que os EUA estão enviando sistemas de defesa SA-08, 10, 12, 14, justamente por que esses tem alcance maior e podem interceptar mísseis de cruzeiro. Então não deve ser factível essa notícia.

Felipe

Enviar é uma coisa (já será dificil com a Russia atacando as rotas do Oeste agora) e botar em operação é outra bem mais complicada, sem contar que precisam de operadores com doutrina para os equipamentos. Mais uma mentira dos EUA. No máximo vão enviar Stingers e Strela/Igla (SA-7, SA-14 e SA-16)

Last edited 2 anos atrás by Felipe
Cristiano de Aquino Campos

Interessante que são sistemas da era soviética, inferiores aos S-300 que a Ucrânia queria.

Fabio Jeffer

Concordo com vc, muita notícia que não tem conexão com a realidade, principalmente em favor da Ucrânia

Hugo

Exacto pensava que a máquina de propaganda russa era imbatível,mas pelo que tenho visto os eucranianos são os melhores na propaganda lol

Rosalvo Aprígio

os americanos são os maiores sabotadores do preços altos, querem tornar o solo ucraniano quintal deles para destruir a Rússia, ora cima de todos eles Putin, essa UE é merda bem como a patota do biden.

Léo Neves

Os estoques de mísseis Cruise da Rússia são maiores que eu imaginava. Provavelmente ela está investindo neles a alguns anos . Algo natural pois são armas formidáveis.

Cerberosph

Pronto agora temos o navio fantasma Bykov que foi afundado segundo divulgado, inclusive pelo PN, e agora adentra o Porto de Sebastopol .

Alexandre Galante

Tivemos o Fantasma de Kiev, agora temos Fantasma do Mar Negro 😉

India-Mike

Galante, mostra pra gente a foto do Bykov entrando em Sevastopol com a data de hoje pra gente poder fechar esse assunto então. A matéria mata a cobra mas não mostra o pau…

nerakyarohno
Marcelo
Marcelo

muito bonito, mas um cético diria que esse filme pode ter sido feito em qualquer tempo no passado. nao tem nada aí q prove q ele é de hoje. na guerra da informação eu nao confio em nenhum lado

Jefferson 2022

Galante, existe a possibilidade do uso de mísseis terra-mar (harpon) em caminhões serem usados pela Ucrânia? Perceberam a diferença da minha pergunta? Enquanto isso os comentários virou torcida de futebol (tem vários doidos apoiando guerras).

José Marinho

Sim é verdade, mas numa guerra onde as duas partes usam a propaganda que mais lhes interessa tudo é possivel, até mesmo esse navio ser um irmao que lhe foi colocado o nome do outro por exemplo.
Era preciso confirmaçoes independentes mas tal por agora não é possivel.
Uma coisa sei, os estrategas de todo o mundo estao analisar esta guerra minuciosamente, Muito material de guerra vai sofrer alteraçoes e metodos de ataque e defesa vão ser refeitos,
Iremos ter muitas boas noticias para ler nos varios sites de defesa durante meses se não anos

Antonio Palhares

E quem acreditou mesmo que este navio tenha sido afundado ?

Plinio Carvalho

Foi o que falei em outro comentário, o trabalho da grande mídia nesse conflito esta uma coisa de louco. Esse conflito esta ressaltando algo que já esta claro faz muito tempo, a grande mídia esta decadente, nem verificar os fatos, que é o mínimo do trabalho deles, eles fazem mais, simplesmente saem postando tudo oq aparece. O mínimo que esperamos da grande mídia é que se uma informação não pode ser verificada então não seja passada para frente, infelizmente o que vemos é justamente o contrario, o resultado é esse ai, um navio que, segundo as mídias, foi afundado a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Alex Barreto Cypriano

A mídia faz o espetáculo dela, que pode em nada corresponder ao real. De toda forma, nem Ucrânia nem Rússia nem ninguém com acesso a informações classificadas vai revelar nadinha. Então ficamos assim: os cães de guerra mordem quem quiserem e na hora em que o quiserem sem dar nem um latido e a mídia fica feito tonta repercutindo press releases ou simplesmente inventando acontecimentos (grávida de Mariupol, Bikov destruído, Fantasma de Kiyv, selo comemorativo aos corajosos massacrados naquela ilha, etc). A gente nem pode dizer que isso é uma novidade (a primeira vítima de uma guerra é a verdade).

EduardoSP

Com os militares censurando, não tem como a imprensa fazer a checagem de nada. São muitas informações fragmentadas, que chegam em alta velocidade, apresentadas por quem tem interesse em apresentar uma versão dos fatos,
Não dá para cobrar mágica da imprensa. Eles vão, na maioria das vezes repetir o que recebem de informação.
Os fatos mesmo só poderemos saber daqui a bastante tempo, quando isso acabar.
Mas antes assim do que como na Rússia, em que o sujeito pode pegar 15 anos de cadeia se falar algo que o governo não quer que seja dito.

m4l4v1🞡4

Avante urso! Avante!
Não seremos mais humilhados pelo ezérssito ucraneano 

Fernando Mattos

Se não há ação anfíbia planejada, uma demonstração anfíbia seria adequada, pela retenção de meios do oponente.

Felipe

Ué, então o tal navio atingido pelos Ucranianos está lá, sem nenhum arranhão? Tem gente que acredita ainda nas fake news deles?

Last edited 2 anos atrás by Felipe
César Paulo

Estou curioso para saber de capacidade de mísseis anti-navio por parte da Ucrânia. Alguém sabe? Ou termos uma surpresa daqueles por ocasião de um eventual desembarque?
Para deixar claro. Vejo que o Ocidente tem muita responsabilidade em tudo isso nem por isso posso torcer para a vitória russa em detrimento da Ucrânia.
Na geopolítica não existem mocinhos somente interesses e nesta hora sou ocidental.

Dalton

Os dois navios de desembarque classe “Tapir” de 4700 toneladas carregado estão com 55 anos e independentemente do fato de navegarem pouco e estarem baseados no Mar Negro são de cara e difícil manutenção e deverão ser retirados de serviço juntamente com os outros dois remanescentes até o fim da década com 60 ou mais anos de serviço. . Os 15 “Ropucha” pouco menores são mais jovens mas ainda reminiscentes da era soviética, alguns com 40 anos ou mais e deverão ser retirados de serviço ao longo da próxima década. . Aos dois novos “Ivan Gren” de 6000 toneladas serão… Read more »

Hcosta

Mas cada um dos clássicos tem 25000 ton…
E ainda temos os America e muitos outros auxiliares.

Acho que os EUA chegaram à conclusão que o desembarque por LCAC’s e por veículos de assalto anfíbio era muito limitado. Bons para o assalto inicial mas inúteis ou inviáveis para o alargamento da área de combate. Os primeiros devido à sua fraca capacidade de carga e os segundos devido à sua fraca blindagem e poder de fogo.
Continuarão a serem usados mas a força de combate principal virá nesses navios anfíbios mais pequenos.

Dalton

Os clássicos a que me referi Hcosta, são os LHAs/LHDs, LPDs e LSDs estes últimos já começaram a ser retirados antes dos 40 anos inicialmente previstos e deslocam cerca de 15000 toneladas e serão em parte substituídos por LPDs modificados conhecidos como San Antpnios Flight II. . O motivo por trás dos navios leves é a necessidade de se ter um número maior deles para cobrir mais áreas e/ou funções, mas, eles serão bastante limitados quanto ao número de tropas e veículos que poderão embarcar enquanto os “clássicos” operando não apenas os “LCACs” mas também os maiores “LCUs” dos quais… Read more »

Hcosta

A minha questão é que com as bases “flutuantes” (os navios de transferência entre os clássicos e os novos navios de desembarque anfíbio), haverá essa necessidade de uma grande quantidade dos mais mais pequenos como os LCAC e as LCU? E a necessidade de navios com doca para o seu transporte e operação? A classe America ganhou ou perdeu com a inclusão da doca em modelos posteriores? Por maior quantidade que as LCU possam transportar será sempre pequena quando comparado com os novos navios. É neste ponto que me parece que irá acontecer grande mudança neste tipo de operações. Talvez… Read more »

Dalton

Veja Costa que um LCU pode fazer várias viagens entre o navio mãe e área de desembarque enquanto o navio anfíbio leve descarregará apenas o que tem que no fim das contas será bem menos do que haverá no navio mãe. . Para operações anfíbias de baixa intensidade além de outras missões os navios leves serão úteis já que haverá um número maior deles disponíveis. . E tanto os LCACs quanto os LCUs atuais já estão sendo substituídos por modelos mais novos o que ratifica a necessidade deles. . Como você sabe a exclusão de docas nos dois primeiros classe… Read more »

Material Arquivo

Dalton, adoro seus comentários.
Qual a chance de os ucranianos atacarem esses navios com mísseis terra-mar? Talvez harpon montados em caminhões a partir de Odessa…

Mauro Cambuquira

Pessoal, da uma olha nesse link do Jornal Francês Le Figaro, sobre navio Russo.
Nada como o tempo para descortinar uma notícia dada, com fundamentos e lacrada. Viva as narrativas.

https://www.lefigaro.fr/international/le-navire-russe-vasily-bykov-annonce-detruit-par-l-ukraine-reapparait-en-mer-noire-20220317

Antonio Palhares

Falta de vergonha. Triste papel de um país equivocadamente chamado de civilizado.