No dia 23 de março, a NUCLEP teve a honra de receber a visita do Excelentíssimo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, sua comitiva, e diversos membros do Almirantado, dentre esses, os Diretores-gerais de Material, AE Cunha; de Pessoal, AE Mello; e de Navegação, AE Borges.

A empresa celebrou ainda as presenças do Diretor-Geral Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico, AE Petronio; de seus ex diretores do Industrial, VA (EN) liberal (DIM) e CA (EN) Ximenes (DEN) e do Coordenador –Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), VA (RM1-EN), Neves; e outras autoridades da Marinha.

As autoridades, recebidas pelo presidente da NUCLEP, CA (RM1) Seixas, seus diretores Administrativo, CA (RM1) Oscar; Industrial, CMG (EN) Magalhães e Comercial, Nicola Mirto; e pelo Engenheiro Cezar França, único no Brasil certificado pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) como Nível III para equipamentos nucleares, visitaram o piso fabril da empresa e conferiram as obras para a Amazul, do Bloco 40 do LABGENE, protótipo em terra e escala real do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear do País, sendo construído no Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo. No local, foi apresentado ao grupo ainda, os preparativos para o início das obras da Seção de Qualificação do SN-BR.

Na sequência, as autoridades assistiram ao vídeo institucional da empresa e o Comandante, AE Garnier, deu breve depoimento sobre a relevância da visita.

“Tenho muita satisfação de estar aqui hoje. Os métodos de construção mudaram muito, e hoje pude ver tanto equipamentos antigos como equipamentos moderníssimos com alta tecnologia e de alto valor capazes de conferir à empresa essa certificação. Para nós da Marinha, a NUCLEP é conhecida pela sua capacidade, é uma empresa estratégica não só por sua atuação nos setores Nuclear e de Defesa, mas pelo portfólio de projetos que já desenvolveu e sua capacidade para produzir outros que vão auxiliar no desenvolvimento da nossa nação”, finalizou o Comandante.

Prestigiaram a visita do AE Garnier, os Gerentes Gerais da NUCLEP, em especial, o de Planejamento e Finanças, CMG (RM1) Genildo Araujo; de Recursos Humanos, CMG (RM1) Álvaro Costa; de Compras e Serviços, CMG (RM1), Fernando Jesus; e o de SMS, CMG (Mrd-RM1) Camelier.

Visita à Itaguaí Construções Navais (ICN)

Submarino Riachuelo

Também no dia 23, a ICN recebeu a visita do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e sua comitiva, além de diversos membros do Almirantado. Inicialmente, os participantes se reuniram para tratar de detalhes do PROSUB e logo em seguida, os membros da Marinha puderam conhecer de perto cada detalhe das nossas instalações (UFEM e ESC), e de todo o Complexo Naval de Itaguaí.

O Comandante da Marinha, informou em sua página no Facebook, que até o final do primeiro semestre de 2022, o submarino Riachuelo (S40), primeiro da classe, será entregue ao setor operativo da Marinha.

Nos próximos anos, serão incorporados o Humaitá (S41) o Tonelero (S42) e o Angostura (S43) Ainda em 2022, terá início a construção do Álvaro Alberto, primeiro submarino com propulsão nuclear.

O Comandante da Marinha no simulador do Submarino classe Riachuelo

DIVULGAÇÃO: Nuclep – Nuclebrás Equipamentos Pesados / ICN – Itaguaí Construções Navais

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

Muito bom que o submarino Riachuelo (S40), primeiro da classe, seja entregue a Marinha até junho, importante entregar totalmente operativo mesmo que precise de mais tempo. Fico só triste porque não divulgam os testes com o sistema de armas e de comunicação, especialmente do torpedo 21 e a comunicação via link.

Camargoer.

Olá Galante. Uma observação curiosa, mas irrelevante para o contexto da reportagem. Apenas os presidentes da repúbliva, do Congresso e do STF podem ser chamados de Excelências. Todos as demais autoridades são chamadas pelo cargo, do seguinte modo “Sr Ministro Fulano” ou “Sra Senadora Sicrano” ou “Sr Deputado Dr Fulano” se tiver doutorado.

pangloss

Prezado Camargoer, creio que seu comentário está equivocado. O uso do pronome de tratamento Vossa/Sua Excelência foi tão generalizado, que perdeu sua relevância. Entre outras autoridades que fazem jus à “distinção”, há: Presidente e Vice-Presidente da República; Todo e qualquer do Congresso Nacional; Todo e qualquer magistrado; Todo e qualquer membro do Ministério Público; Membros dos Tribunais de Contas (não apenas o TCU); Governadores e Vice-Governadores; Todo e qualquer Ministro de Estado; Todo e qualquer Secretário de Estado; Prefeitos e Vice-Prefeitos; Todo e qualquer embaixador; Todo e qualquer oficial general; Todo e qualquer delegado de polícia; Todo e qualquer advogado… Read more »

Camargoer.

Caro Pangloss. A informação que dei consta no Manual da Presidência para elaboração de ofícios e documentos (pag.23 ). È preciso evitar a confusão entre “endereçamento” e “vocativo”. Ele ainda cita que o Papa é tratado por “Sua Santidade” (nunca excelência) e reitores recebem o tratamento “Magnífico”. Doutor apenas quem defendeu uma tese de doutorado. Por fim, na assinatura, “Respeitosamente” quando quem assina está hierarquicamente abaixo do destinatário do documento. Nos demais casos, assina-se “Atenciosamente”.

pangloss

Obrigado pela informação, Camargoer.
Mas esses manuais não vinculam a imprensa. Cada órgão de imprensa, aliás, tem seus próprios manuais de redação.

Camargoer.

Caro Pangloss. Como disse, é uma curiosidade irrelevante para o contexto da reportagem.

Leandro Costa

Pode ser irrelevante, mas você sanou uma dúvida que tinha a algum tempo e que de vez em quando surgia, mas era quase que imediatamente deixada para escanteio.

Camargoer.

Olá Leandro. Que legal.

Leandro Costa

Sim, muito bom. Essa parte ‘Brasileira’ não é coberta pelo ‘Diplomatic Cerimonial and Protocol’ hehehehehe

Neto

Excelente pontuação.
.
O tratamento doutor dado a bacharéis em direito e médicos especialistas é o que mais acho imprudente. Reverbera a lógica quase medieval de castas que remonta o império.
.
Tratar como Sr. e Sra. nunca falha.

Carlos Crispim

Já fui a várias audiências e todos os advogados e juízes se tratam como “doutor”, é comum e tão generalizado que ninguém mais perde tempo tentando imaginar se o interlocutor tem ou não doutorado ( e na esmagadora maioria não tem mesmo), virou simples cortesia, educação, respeito, não é nada demais, simplesmente um tratamento como outro qualquer.

Elias E Vargas

O que importa não é a liturgia do tratamento mas sim a competência da pessoa que ocupa o cargo e a humildade no seu desempenho pois ela apenas o ocupa momentaneamente e quando se afasta como eu, outra certamente o ocupará.

Dilbert_SC

É bom que o Comandante da Marinha faça esse tipo de visitas. Assim ele tem um pouco de contato com a realidade e responsabilidades que a MB tem com a defesa dos interesses nacionais.
Quem sabe eles parem de sonhar com Navios Aeródromos e Aeronaves de asa fixa e se concentrem no que é realmente importante para a Marinha: Meios Navais!

Camargoer.

Ola Galante. Então aquela informação que o S40 seria entregue este mês furou. Você sabe algo sobre o lançamento do SM39?

Alexandre Galante

Olá Camargoer, a Marinha fez um lançamento de SM39 “dummy”, ou seja, só casulo sem o míssil.

Camargoer.

Legal. Obrigado. Espero que tenha dado tudo certo.

Triste esses testes incompletos, a Índia já fez vários disparos bem-sucedidos e a marinha indiana confirmou que todos os seis submarinos da classe Scorpene (Kalvari) irão ser equipados com o Exocet SM39. 

No Brasil as coisas são bem devagar, já estamos acostumados. Falta um inimigo declarado como na Guerra Fria ou da rivalidade com a Argentina.

Camargoer.

Olá Galante. Considerando que o submarino está disponível, que os armamentos estão disponíveis e que as equipes estão treinadas, os testes poderiam ocorrer a qualquer momento. Creio que o problema é a habilitação do pessoal para operar os armamentos com segurança. O que acha?

Alexandre Galante

A questão deve ser a segurança mesmo. Precisa de muita instrução e treinamento.

Fernando "Nunão" De Martini

Não é apenas segurança, embora seja um fator fundamental, é custo também.

Torpedos e mísseis ativos (com os usados nos exercícios em que navios-alvo são afundados) são armas muito caras.

Os lançamentos de casulos sem mísseis e de torpedos de treinamento recuperáveis conseguem certificar praticamente todos os equipamentos e procedimentos do submarino – o resto seria a arma em si mostrar eficiência a partir do lançamento feito corretamente pelo submarino.

Last edited 2 anos atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Aurelio

Quando a Amazônia for internacionalizada o Brasil saberà que sempre teve inimigos. Faltou apenas abrir os olhos.

Neto

Nunca acreditei nessa narrativa. . MAS a capacidade do presente presidente de dar motivos é de uma qualidade retumbante. Quase como se quisesse criar espantalhos para dar um golpe. . Explico, sempre tivemos uma cobertura apenas OK com o IBAMA e ICMBio sobre a destruição na nossa amazonia. Com a presente política de destruição tanto a agropecuária possuem cobertura para a destruição como os grileiros, madereiros e os mineradores que atuam na criminalidade possuem proteção deste governo militar. . O PORQUE de uma necessidade de internacionalização está sendo criado AGORA por este governo – fico pensando quantas rachadinhas estão sendo… Read more »

ADM

Aguardamos o teste com o Tp F21 com um alvo…pois SUB sem Tp é dose.

Alex Barreto Cypriano

Aí, sim, hein? Viram como silicone ou uma tinta de alto brilho deixam o sub bonitão?
Dizem que problema é abacaxi e que lidar com problema é descascar abacaxi. Por isso que nunca se resolve nada por aqui: achamos errôneamente que o único modo de comer a polpa do fruto é descascando.

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Red Pill - 红色药丸

A única coisa que acontece nesse programa: visitas, rega-bofes, inauguração de grupos de trabalho etc..

Claudio

Se sair um segundo lote , poderia ter versão de ataque com mísseis de cruzeiro, com o av-mtc naval com mais de mil km de autonomia , lançado verticalmente , instalados em dez silos como o da classe amur , e na questão das baterias, desenvolver as de nióbio ou grafeno , que tem capacidade de armazenamento e recarga maiores que as de íons de lítio , bom só resta sonhar já que é de graça ainda

Camargoer.

Caro Claudio. Acho improvável que a MB contrate um segundo lote de SBR. A próxima etapa é a construção do SBN. Uma possibilidade mais barata seria um PMG e modernização dos Tupi remanescentes.

Neto

Não acho imprudente um segundo lote de 2 unidades de SBR. Nos daria uma oportunidade de sempre termos 3 SBRs no mar. Claro, isso só fará sentido se tivermos entre 4 ou 5 equipes marinheiras para povoar estes subs.
.
3 no mar, um descansando outra em treinamento.
.
este é um chute meu.
.
Como se dá a relação de equipes marinheiras por subs na MB?

Camargoer.

Olá Neto. Um Scorpene novo custa cerca de US$ 600 milhões. Um PMG incluindo uma modernização de um “Tupi” seria menos de US$ 100 mihoes. Portanto é possível colocar em operação de modo relativamente rápido e a um custo baixo 4 IKL para complementar a operação dos 4 SBR. Enquanto isso, a MB poderá focar os seus recursos na construção do SN10.

Neto

Imaginava uma economia de escala. . É necessário observar quantos anos de serviço dos IKL estes “400 milhoes” para colocar os 4 IKL nos dariam. E quantos anos de serviço estes os 1,2 bilhões nos 2SBR nos dariam. . Lembrando que se manter 6 submarinos iguais nos oportunizariam treinamento igual. . para manter 4 SBRs e 4IKLs quantos equipes seriam necessárias para mantermos sempre 3 no mar? E 6 SBRs? . As equipes dos IKLs permanecerão na força por quantos anos? É possível manter estes 4/3 com as equipes mais antigas e ir formando submarinistas novos apenas para os SBRs?… Read more »

RPiletti

Ainda em 2022, terá início a construção do Álvaro Alberto, primeiro submarino com propulsão nuclear.”
Corte de chapa?

LucianoSR71

Creio que se refira a isto: “No local, foi apresentado ao grupo ainda, os preparativos para o início das obras da Seção de Qualificação do SN-BR”

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

RPiletti acredito que é sobre o início da construção (corta chapa) do protótipo de qualificação, que já está com o aço comprado e armazenado na NUCLEP. Após sua montagem serão feitos testes até a sua exaustão. Já o aço especial do submarino oficial chega em dezembro, sendo estas as informações que conseguir acessar. Para essas duas etapas já há contrato assinado com a NUCLEP. Faltando só a ordem de serviço.  

Leandro Costa

Devagar, mas caminhando, pelo menos. Sabe de alguma previsão de conclusão do LABGENE?

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

Esse é envoltado de mistérios, mas a montagem eletromecânica, no cronograma, está para findar esse ano, e …até 2024 o comissionamento a frio (bancada de testes) e a criticalidade (primeiro funcionamento com geração de energia) em 2025, mas como isso e sensível não sei se vão cumprir. Mas hoje o cronograma esta em dia.

Leandro Costa

Obrigado pela info, Francisco.

Marcelo

‘tá, senta lá claudia…’

Esteves

Se o Almirante Garnier é o Almirante que sairá na foto de entrega/incorporação do(s) submarino(s), pode ser chamado de Excelentíssimo.

Excelente.

EduardoSP

Até que enfim falam alguma coisa sobre o cronograma de entrega do Riachuelo!
Será em breve!
Pena que a MB não se manifeste sobre isso. Só saiu escondido no meio de um “textão” na página do comandante da marinha.
Lembrando que o corte da primeira chapa foi em maio de 2010.

Last edited 2 anos atrás by EduardoSP
Welington S.

”O Comandante da Marinha, informou em sua página no Facebook, que até o final do primeiro semestre de 2022, o submarino Riachuelo (S40), primeiro da classe, será entregue ao setor operativo da Marinha.

Nos próximos anos, serão incorporados o Humaitá (S41) o Tonelero (S42) e o Angostura (S43) Ainda em 2022, terá início a construção do Álvaro Alberto, primeiro submarino com propulsão nuclear.”

Muito bom saber disso!