ISTAMBUL – O Ministério da Defesa da Turquia disse na segunda-feira que desativou uma mina detectada nas costas de Igneada, uma cidade no noroeste do país perto da fronteira com a Bulgária – dois dias depois que outra mina, que se diz ter saído do Mar Negro, forçou um fechamento temporário do estreito de Bósforo.

O ministério disse que “uma mina foi detectada nas costas de Igneada”, que fica no Mar Negro, na manhã de segunda-feira, horário local, e que “as equipes de defesa subaquática (SAS) na região foram rapidamente transferidas para o local do incidente” para desativá-la.

Três horas depois, o ministério disse que suas equipes neutralizaram com sucesso a mina.

Na semana passada, a Rússia alertou que centenas de minas ficaram à deriva no Mar Negro depois de se soltarem de cabos perto de portos ucranianos. Na época, a Ucrânia descartou a afirmação como propaganda, segundo a Reuters.

No sábado, as autoridades turcas disseram que desarmaram outra mina, cuja origem não é clara, mas que teria se deslocado do Mar Negro para o Bósforo, uma importante via fluvial para o comércio marítimo global que atravessa Istambul – levantando temores de que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia pode ameaçar o tráfego no estreito, um ponto de estrangulamento para o fornecimento global de energia e comércio.

Fotografias que pretendiam mostrar a mina mostravam o que parecia ser uma esfera metálica com pontas. O ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, descreveu no sábado a mina como “antiga” e disse que a Turquia entrou em contato com o Kremlin e com Kiev sobre sua aparição no Bósforo.

Imagem da primeira mina flutuando no Bósforo

FONTE: The Washington Post / FOTO: Cavit Ege Tulça – @egetulca

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Neto

A Rússia alertou que centenas de minas ficaram à deriva no Mar Negro depois de se soltarem de cabos perto de portos ucranianos”
.
A Russia alertou … centenas de minas FICARAM à deriva … depois de SE SOLTAREM de cabos .. portos Ucranianos.
.
Olha só, quem será que tomou os Portos Ucranianos? Quem poderia ter ajudado as minas a “se soltarem”?
.
Pelo menos avisou.

Dalton

O navio da foto pertence a uma classe de 6 unidades baseados na classe alemã T 332 dos quais o primeiro foi construído na Alemanha e os demais na Turquia.
.
Dos 12 construídos para a marinha alemã, dois foram vendidos para os Emirados e outros 2 foram convertidos para operar com forças especiais navais.
.
A Indonésia encomendou 2 modificados e um pouco maiores em 2019 tornando-se o quarto usuário da classe

ADM

Enquanto por aqui, nada de caça minas…

Lael

Como anda as tratativas para substituir nossos navios caça minas?
Entrou em banho maria?

Henrique

Deve ser uma mina muito vagabunda pra se soltar assim e parar tão longe

Rogério Faria

Navios caça minas com costado em madeira.

Pronóia

A Ucrania espalhou me*da no Mar Negro, deve pensar, “que se danem todos, a Russia e a medrosa Otan”. Quanto mais rolo melhor para a Ucrania, mas poderia envolver uma terceira guerra geral. Tudo isso para no fim acabarem aceitando acôrdos, e os que morreram dos dois lados foram os sacrificados. Valeu a pena invadir ? Valeu a pena não propor um acôrdo ?
Parabéns aos que não se alinharam a nenhuma das partes, entre eles nós também. Parabéns a Turquia que tenta mediar um acôrdo com os dois autocratas.