Está a caminho do Brasil o porta-aviões norte-americano Kitty Hawk em sua última viagem rumo a um estaleiro no Texas, onde será desmanchado e vendido como sucata.

Último porta-aviões movido a diesel da Marinha dos EUA, o Kitty Hawk esteve em operação entre os anos de 1960 e 2009, participando de ações militares da Guerra do Vietnã até a Guerra do Golfo. Com 326 metros de comprimento e pesando mais de 60 mil toneladas, a embarcação tinha a capacidade de levar até 100 aviões de caça e mais de 4.500 tripulantes. Os porta-aviões atuais da Marinha dos Estados Unidos são movidos a energia nuclear.

Batizado em homenagem à região onde os irmãos Wright realizaram o primeiro voo da história em 1903, o Kitty Hawk foi arrematado no ano passado por um centavo de dólar (menos de R$ 0,05) pela International Shipbreaking Limited, empresa especializada no desmanche de navios.

USS Kitty Hawk no seus tempos de glória

A transação gerou polêmica nos Estados Unidos, já que a empresa estaria levando vantagem ao adquirir um bem construído com o dinheiro dos contribuintes, o que levou a ISL a se pronunciar e explicar que arcará com os custos do processo de desmanche, que antes seria do governo norte-americano.

Um comboio de rebocadores iniciou a última viagem do Kitty Hawk em janeiro deste ano, saindo de Seattle, na costa oeste dos Estados Unidos, com destino ao Texas na costa leste. Devido ao seu tamanho, o porta-aviões não consegue passar pelo canal do Panamá, sendo obrigado a contornar toda a América do Sul para então chegar ao seu destino.

Uma parada técnica está prevista no Brasil, em Salvador (BA), nas próximas semanas. Mas é difícil prever a data exata devido à lentidão que o comboio se desloca, pois, o Kitty Hawk navega sem propulsão própria e sem tripulação, puxado pelos rebocadores.

A localização do comboio pode ser acompanhada pelo site Marine Traffic acompanhando o Michele Foss, um dos rebocadores que acompanha o porta-aviões.

FONTE: Isto É, Dinheiro

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Felipe Morais

MB vendo isso.
“Me solta, quero pra mim”

Allan Lemos

Para ser justo, acho que esse tipo de pensamento viria mais dos estrategistas de internet do que da parte dos oficiais. A MB sabe que não teria as mínimas condições de operar um navio desse tamanho, mesmo se estivesse em condições de ainda ser operado.

Dalton

Para ser mais justo ainda, nenhuma marinha jamais operou qualquer NAe assim
com 4 catapultas longas, deslocando pouco mais de 80.000 toneladas quando totalmente carregado dos quais quase 2.000 toneladas só de munição.

Luiz Mancini

Dalton, qq tolo sabe que nenhuma marinha operou supercarriers, só a americana, guarde esse comentário bobo para vc. Procure ver a beleza dos momentos de silêncio.

Jesus Baccaro

Vai nessa. A Marinha do Brasil comprou sucatas a vida inteira, como o Minas Gerais e São Paulo.
Porcarias que só serviam pra tirar fotos e fazer de conta que tínhamos porta aviões. Passavam mais tempo no estaleiro do que no mar.
Acho que você precisa de uma atualização da história.

Vitor Banaszewska

Sobre o São Paulo eu até concordo contigo. Mas sobre o Minas Gerais eu discordo totalmente! Enquanto esteve na ativa, sempre cumpriu as missões, dentro da capacidade operativa dele. E digo mais: se não tivessem feito a asneira de adquirir o A-12, não duvido nada que o “Minas” estaria navegando até hoje, depois da revitalização que havia sido feita antes da chegada do São Paulo. Mas enfim…

Allan Lemos

E eu acho que você precisa parar de falar m****. O São Paulo era uma sucata mas o Minas Gerais serviu muito bem à MB.

Há quem diga que a USN já tinha oferecido um Forrestal ao Brasil, que recusou justamente por saber que não tinha condições de operar um navio desse tamanho.

Agora fale ai das outras “sucatas” que a MB comprou, o Bahia? O Atlântico?

Diego

Minas Gerais não era sucata. Estava em excelente quando deu baixa

Glauco Freitas

Vc está falando sério sobre o Minas Gerais?
Primeiro faça um estou sobre o assunto, aí sim vc faz um comentário.

Dod

Hahahahahahaha

Welington S.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

marcus mendes

Está lenda é persistente. Os irmãos Wright realizaram o primeiro voo da história em 1903. O voo do 14 Bis foi feito em parque com centenas de pessoas assistindo, foi filmado e fotografado.
E o dos irmãos picaretas?

Nonato

Qual estaria no Guiness?

francisco

O que interessa é a verdade.

Roosevelt

Já que ele vai passar aqui em Salvador verei se consigo fotografar na Baía de Todos os Santos para postar aqui no site.

carvalho2008

porque não usou o Panamá?

Dalton

Grande demais! Mesmo os LHAs/LHDs circundam à América do Sul quando do Atlântico para o Pacífico. O sinistrado Bonhomme Richard LHD 6 até que passou depois de ter
os elevadores removidos, retirada parcial da superestrutura etc.

Piassarollo

Dalton, só pra explicar melhor, o porta aviões não passa no canal não exatamente pelo seu tamanho, mas por causa de sua largura, convés de vôo e apêndices, que chega fácil nos 80 metros. Abs

Dalton

Exato Piassa…os elevadores dos LHAs/LHDs por exemplo, podem ser dobrados para cima para reduzir a “largura”, mesmo assim, ficavam justos demais e após danos causados se não me engano no USS Boxer, decidiu-se que seria melhor evitar o Canal e circundar à América do Sul para se chegar ao Pacífico.
.
abs

Piassarollo

Complementando, as novas eclusas têm capacidade para navios até 360m de comprimento, possuem largura de 49m e 15m de profundidade.

Luiz Mancini

Não dê respostas ao Dalton, rsrsrrsrsr, ele sabe muito pouco, mas gosta de falar muito.

Wagner

A inveja é deprimente, o Dalton ensina aqui desde o início da trilogia, você não estava aqui e se estava não contribuía com um poucos reais que era a assinatura pra comentar. Vi dois comentários seus que não acrescenta em nada, apenas palavras tolas direcionadas ao Dalton.
Se recolha a sua insignificância meu caro.

Piassarollo

Luiz, a quanto tempo tu acompanhas o poder naval? Pelo que lembro o Dalton comenta por aqui a mais de dez anos e acredite, ele tem conhecimento do assunto e sempre acrescenta muitas informações . Certamente vou continuar a aprender, acrescentar, responder e debater assuntos com o Sr Dalton e penso que existem muitas pessoas que o admiram, quer seja pelos conhecimentos compartilhados, disposição e educação. Abraço

Franz A. Neeracher

O Dalton acompanha o Poder Naval a uns 20 anos….quando os Blogs ainda não existiam, era através de listas no Yahoo…
Ele e o mestre Nunão entraram alguns meses depois de mim…

Piassarollo

Obrigado CVN 76

marcus mendes

O canal do Panamá está com novas eclusas. Com 55 metros de largura e 18,3 metros de profundidade, esse navio não passaria por ela?

Piassarollo

Mesmo com as novas eclusas não daria. O casco mede por volta de uns 40m de boca, mas o convés de vôo chega a uns 80m. Não tem jeito, têm que fazer toda a volta na América do Sul.

Tutor

Sem querer ser desrespeitoso, mas, deixo uma dicas à alguns comentaristas desse fórum: leiam a matéria antes de comentar, por favor.

Pedro

Pensei o mesmo.

Paulo HPS

Concordo… e… agradecimentos aos que mesmo assim respondem construtivamente …

Flanker

Como está no texto, o navio é grande demais para passar pelo canal do Panamá.

Guizmo

Sinistro, navio fantasma navegando

Foxtrot

Se flutua até hoje deve ser porque o casco ainda está bom (talvez melhor até do que do São Paulo).
Sei não viu, por esse preço talvez a MB deveria ter comprado para reforma local rsrsrs

WSilva

O suado dinheirinho do contribuinte bem gasto… rs

Allan Lemos

Ele serviu muito bem a sua nação e cumpriu o seu propósito, mas infelizmente o tempo derrota tudo e todos.

Robert Smith

Desculpa, mais não consigo me conter…. “movido a diesel” ????? por gentileza explicar isso… pois eu não sabia que ele era movido a diesel!

Dalton

É da minha compreensão Robert que o “Kitty Hawk” tinha turbinas a vapor alimentadas por caldeiras “queimando” óleo diesel.

Fernando "Nunão" De Martini

Robert Smith, Combustão externa: caldeiras a óleo, gerando vapor para alimentar turbinas a vapor. Diferente de motores diesel, de combustão interna. O jornalista da mídia geral que escreveu (ou traduziu) provavelmente leu “óleo” ou “oil” de forma genérica, na fonte original, e inferiu ser diesel, engano bastante comum. Mas quando falamos diesel, a compreensão normal é de motores de combustão interna ciclo diesel. O óleo “bunker” pra caldeiras, entretanto, não tem tanta diferença assim em relação ao óleo que alimenta motores diesel de navios mercantes em geral. Varia um pouco conforme as especificações das caldeiras, mas é semelhante, muitas vezes… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Enes

Na verdade é uma espécie de querosene, nada mais que isso.

BK117

“O “óleo diesel” pode ser mais ou menos refinado ou aditivado conforme o motor e as restrições ambientais / legislação para seu emprego (rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo, estático).”  Lembrei de um vídeo que assisti recentemente sobre troca de combustível no mar. Dependendo da rota, o navio pode carregar mais de um tipo de combustível, pois algumas zonas requerem, devido a normas ambientais, a utilização de um combustível menos danoso ao ambiente. Este, porém, é mais caro, então o navio faz toda a sua rota por aguas internacionais com o óleo mais barato (e mais poluente) e, ao se aproximar… Read more »

Last edited 2 anos atrás by BK117
josebaldo

Lembrando que o óleo têm que ter a sua temperatura elevada para a queima em caldeiras, além é claro da adição do ar de atomização. Por exemplo grandes plantas industriais mais antigas que compram hoje gás natural antigamente utilizavam óleo em seus fornos ou caldeiras, em meados de 2014 a Petrobrás teve dificuldades na oferta de GN e essas plantas fabris tiveram que voltar a operar com óleo, em virtude disso foi nessario reativar todo esse processo que antecede a queima do óleo

Dimas Santana de Souza

Senhores comentaristas e ADEPTOS de porta _ avioes em aguas do Atlantico Sul. Em especial no Brasil. A passagem do desativado USS Kitty Hawk despertou interesse de alguns. Esse casco deve esta fundeado ainda pelo Caribe. Haveria interesse de nossas autoridades navais e do Governo em compra_lo ? Nao sei. Li superficialmente as diretrizes a serem cumpridas pelo PAEMB. 2022. Ainda irei dispensar uma leitura mais aprofundada. Nao o considero um documento sem fundamentos. Ele e governamental. Em suas linhas projeta_se a aquisicao de jatos F_ 35. Avioes de projecao de poder de modernos PA. Suas maquinas sao caldeiras Babcok… Read more »

Nonato

Colega parabéns por expressar sua opinião.
Muitos o crucificarão
Talvez você tenha bem mais conhecimento do que eu.
Talvez essa porta aviões pudesse ser útil à MB (eu sou contra a MB ter porta aviões já que nem escoltas têm e nós não pretendemos atacar outros países).
Mas se a MB tivesse interesse a hora passou faz tempo.
O porta aviões esteve à venda.
Agora está a caminho para o desmanche.
Certamente a MV avaliou a possibilidade na época do leilão.

Luiz Augusto

Essa mídia, composta de estagiários sem mestres é deprimente. Semana passada o valor do Kitty Hawk era R$ 1,00.

Dalton

O texto menciona mais de 60.000 toneladas isso quando leve pois totalmente carregado o deslocamento ultrapassava as 80.000 toneladas.
.
Permaneceu na reserva durante 8 anos teoricamente mantido em condições para ser reativado caso necessário e houve quem propusesse fazer isso por conta dos atrasos
para a certificação do USS Gerald Ford, mas, teria sido extremamente custoso ainda mais
nos últimos anos.
.
Comum em NAes a caminho do “desmanche” é possível ver na quarta foto as 4 hélices na parte de trás do convés de voo.

Piassarollo

Esses hélices se forem feitos de bronze, devem render um bom dinheiro.

Luiz Mancini

Dalton, por favor, vc vive errando. Veja correção: OS 4 HÉLICES!!!!!! Hélice naval é masculino, hélice que funciona no ar é que são femininas. Anota aí isso no seu caderninho de uma vez por todas. Vou começar a cobrar as aulas que te dou.

Piassarollo

Comentário infeliz

IvanF

Pq retiram os hélices dos NAes? Preservação? Não acontece com outras embarcações?

E pq a marinha se refere ao hélice de navio no masculino? Muito estranho! kkkk

Heinz Guderian

Quantos rebocadores são necessários para puxar um monstro desses?

Dalton

Uma fonte detalha que 4 rebocadores estão sendo utilizados para essa faina.

Franz A. Neeracher

Rapaz, deixa o Dalton em paz, qual é o seu motivo para ficar pegando no pé dele?
Ainda está com raiva por ele ter recusado o seu convite para ir naquele barzinho gay?
Ele já te falou que é heterosexual e que é para vc procurar outro e ponto final.
Vc vai acabar sendo barrado de escrever comentários.
Vc tém todo o direito de discordar dos comentários de qualquer um, mas vc está sendo chato….discorde usando argumentos!

Elintoor_

Com o nevoeiro que se faz ao redor, parece um autêntico navio fantasma…

SteelWing

Até os norte-americanos são contra alguém se apoderar de algo construído com dinheiro público. Lá os empresários fazem seus negócios com seu próprio dinheiro, aqui o pessoal quer que o Estado constua uma empresa com dinheiro dos contribuintes, espere esta dar lucro e depois fazem campanha pro Estado colocar nas mãos de algum particular. Dizem que são contra o Estado, mas querem que o Estado banque empresas pra particulares. Não sou contra ninguém montar sua empresa e ter seus ganhos, mas acho absurdo a idéia do Estado usar o dinheiro do contribuinte para depois alguém lucrar com isso. E olha… Read more »

SteelWing

PS: Depois o pessoal entreguista que se diz nacionalista. kkk

Nonato

Ainda bem que na Venezuela não existe isso.
Lá a PDVSA é estatal.
A riqueza produzida pela PDVSA fica no próprio país, que tem as maiores reservas de petróleo do mundo e é muito próspero…

SteelWing

Primeiro, aqui não é Venezuela. A Venezuela está sancionada, proibida de vender seu principal produto, o petróleo. E não entendi, você quer que o Estado não consiga outro meio de se financiar que não seja impostos? E mesmo assim, aqui no Brasil a situação é bem diferente da Venezuela, Estatais geram lucros bilionários e ajudam para outro meio de financiamento, ou vocês queriam que fossem mais impostos no lugar de lucros dessas empresas?

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Bruno Vinicius

Fim triste, teria dado um excelente museu (especialmente considerando que provavelmente é o último NAe americano a ter essa possibilidade, dado que agora só operam nucleares).

Piassarollo

Exatamente Bruno, os dois últimos grandes porta aviões, o Kithy e o Kennedy vão virar sucata, foram muitas as tentativas para preservar o Kennedy (CVN 67) e transformá-lo em um museu, mas pelo que lembro, não conseguiram o valor necessário através da associação, e a marinha americana bateu o martelo, não dando mais prazo. Quanto a possibilidade de um porta aviões nuclear virar museu, certamente é bem difícil, pois certamente os reatores teriam que ser retirados. Pense no custo de retirar dois reatores nucleares de um navio gigantesco e adaptar esse monstro para visitação além da manutenção que têm que… Read more »

Carlos

Vai ficar no Brasil…kkkkk

Leo

Não poderia servir para outra finalidade?
Deixava em alto mar parado, como um navio suporte para outras embarcações, sei la

Nonato

Poderia servir como plataforma de extração e armazenamento de petróleo para a Petrobras.
Aceleraria muito a extração do pré sal.
Biden está desesperado com o petróleo a 100 dólares…

CRSOV

Por esse valor até a MB teria condições de comprar esse PA e quem sabe transforma-lo em um Navio Multi Propósito tipo o Atlântico !!

Ivan

Gostei da matéria,ainda mais quando se trata de umporta aviõese ea quantidade de caças e tripulantes que ele transportava e o comentário do intinerario que vai fazer

Marcelo

O Brasil devia ter comprado. Pois precisa para colocar os 4 skyhawk q temos. Uma vez que a capacidade dele e de 100 jatos de combate e 4500 homens. Acredito que os 0,05 centavos que seriam destinado a compra com certeza haveria o desvio do recurso ou superfaturado para 0,10 centavos. Todos tem que ganhar.

Gilmar sena

O Brasil poderia ter comprado daria uma boa prisão de segurança maxima

Marcelo Mendes

Conhecimento de geografia passou longe. Texas na costa leste dos EUA? Só pode ser brincadeira. Para os desavisados, o litoral do Texas é no golfo do México.

Marcelo

Mas não deixa de ser na costa LESTE dos Estados Unidos.

Márcio Arder

Não é correto afirmar que o primeiro voo da história foi feito nos EUA. Existe vasta documentação que atesta o 14 bis como o primeiro voo na história que ocorreu em Paris em 1906. Os irmãos americanos alegaram ter voado em 1903 sem apresentação de provas. Só apresentaram sua aeronave ao mundo em 1908 quando já havia outros aviadores e aeronaves voando.