Primeiro-Tenente (RM2-T) Vanessa Mendonça Silva – enviada especial embarcada no NDM “Bahia”

Cariocas e visitantes da cidade do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de assistir a um desfile inédito na manhã deste sábado. Os navios e aeronaves participantes da Operação Poseidon/2022 (Navio Doca Multipropósito “Bahia”, Fragata “Independência”, aeronave H-36 “Caracal”, da Força Aérea Brasileira, aeronave HM-4 “Jaguar”, do Exército Brasileiro, e aeronave UH-15 “Super Cougar”, da Marinha do Brasil) se juntaram ao Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e percorreram a orla do Rio de Janeiro, do Pontal ao Leme.

Na operação, foram qualificados oito pilotos (quatro do Exército Brasileiro e quatro da Força Aérea) para pousos e decolagens no NDM “Bahia”. Além disso, mais dois pilotos, um do Exército e outro da Força Aérea, foram qualificados para operarem no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, em navegação.

“Para nós, da Força Aérea, é uma qualificação muito especial e específica, porque nós estamos aprendendo com a Marinha o que de mais pontual existe: o pouso e decolagem embarcado”, disse o Primeiro-Tenente Gallardo, piloto da Força Aérea Brasileira.

“Os maiores ganhos que nós temos nesse tipo de operação são adquirir capacidades e técnicas novas, bem como, na parte profissional, conhecer o modo como os militares da Marinha trabalham. Então, poder passar essa semana aqui, adquirindo conhecimento e recebendo instrução com os pilotos da Marinha foi muito importante”, disse o Capitão Renault, piloto do Exército Brasileiro.

“É muito importante essa interação entre os pilotos da Marinha, do Exército e da Força Aérea, sobretudo dentro da aeronave, onde realmente a ação acontece. Fica muito mais fácil resolver problemas em comum e elaborar planos para possíveis desafios, o que contribuirá para que as operações conjuntas possam ser desenvolvidas com o máximo de potencialidade e efetividade para o bem do Brasil”, disse o Capitão de Corveta Pessanha, piloto da Marinha do Brasil.

Foram realizados, ainda, exercícios simulados de transporte de feridos, executados pelos pilotos e aeronaves das três Forças, o que ampliou ainda mais o nível de interoperabilidade, padronizando procedimentos operacionais. Concomitantemente à Operação Poseidon/2022, ocorreu o Adestramento Conjunto Específico de Salto Livre Operacional (SLOp), que no seu encerramento, ocorrido no dia 6 de abril, teve o NDM “Bahia” como base para exercícios de infiltração por helicópteros, por militares de Operações Especiais da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

“A Operação Poseidon/2022 foi encerrada com o sucesso esperado, cujos ganhos excedem a qualificação dos pilotos para pousos e decolagens a partir de navios da Marinha do Brasil e o consequente aumento da interoperabilidade. A convivência diária com os militares das três Forças, a bordo do Navio Doca Multipropósito “Bahia”, estreita os laços de camaradagem que nos unem e nos fazem mais fortes. Além disso, permite a realização de operações mais complexas e integradas, em um futuro próximo”, afirmou o Comandante da operação, Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Jeffer

Já que a nossa Marinha não sai do Rio de Janeiro nada mais natural que isso aconteça só por ali mesmo

Allan Lemos

Guarda Costeira do Rio de Janeiro.

MMerlin

Salvo engano, metade dos Comandos ficam localizados neste estado. Tem sua justificativa tanto no lado histórico mas principalmente estratégico.
Mas concordo que, mesmo com um custo mais alto, a MB poderia fazer mais exercícios em outras regiões, dando oportunidade maior de visitação as maiores embarcações fomentando a proximidade com a população.

Thiago A.

MMerlin, qual seria a justificativa estratégica ?

Pergunto por pura e genuina curiosidade, sem nenhuma intenção de ironizar .

Para mim ficou claro, desde a segunda guerra mundial , o valor estratégico do Norte e Nordeste .

A maior potência econômica e militar do planeta nos sinalizou claramente o valor dessas regiões várias vezes. Tanto pela vantajosa colocação geográfica, quanto pela abundância de recursos .

Tanto que na época permitimos aos norte-americanos a instalação de bases militares em Belém, Natal, Recife, Fernando de Noronha e Fortaleza.

MMerlin

Localização Thiago.
A MB não tem embarcações de grande porte suficiente para distribuir entre todos os Distritos.
Então ela, acredito, mantém uma maior concentração onde estão suas principais estruturas, onde estão as duas principais capitais, onde estão a maioria dos blocos de exploração de petróleo e os portos de onde saem as maiores movimentações. Este último o cenário está mudando mas, por enquanto, é assim.

Last edited 2 anos atrás by MMerlin
Thiago A.

Entendo as vossas considerações colegas ( Merlin &GFC), mas acredito que para um país com essa extensão costeira e com essa projeção no Atlântico uma segunda esquadra no Norte/Nordeste é obrigatória e igualmente estratégica. Seria mais lógico defender esses centros de gravidades construindo um perímetro de contenção que mantenha o mais longe possível a ameaça. As principais potências do globo estão todas localizadas no Hemisfério Norte e o acesso ao Atlântico Sul passa pela saliência nordestina e a África Ocidental, no sul pelo Cabo da Boa Esperança e o Estreito de Magalhães. Essas são áreas que é possível criar um… Read more »

Carvalho2008

Apesar de nunca desejarmos falar, acrescente que: a) O Brasil é a 3a. nação do mundo, com mais países fronteiriços. Temos 10 países em nossas fronteiras. Somente China e Rússia possuem mais b) O Brasil é o maior país do mundo em extensão de fronteiras c) Dentre estes 3 maiores, o Brasil é absurdamente maior em extensão litorânea Qual é então o TO Brasileiro para a MB? Apenas o Atlântico mesmo? Ela é necessária para pinçar qualquer invasor fronteiriço em caso de necessidade, de fora para dentro e de dentro para fora. Exército de um lado e MB de outro.… Read more »

Felipe Morais

Thiago, de antemão, gostaria de dizer que concordo, a priori, com seu texto. Entretanto, já aproveitando pra responder aos demais colegas, esqueçam essa “besteira” de importância estratégica ou de “somos um país continental”. Besteira entre aspas pois não é uma besteira, sendo, na verdade, o que deveria nortear a composição de nossa força naval e os esforços para garantir que estivesse apta ao cumprimento da missão. Contudo, infelizmente, nesse nosso lindo país, isso tudo é questão acessória/secundária. No nosso país o que importa é a foto e os movimentos políticos por trás dela. Então, o mais importante de tudo, de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Felipe Morais
GFC_RJ

A questão estratégica é onde se encontram os principais centros de gravidade do país: Fontes de petróleo e gás, principais portos e linhas de comunicação, principais indústrias etc.  Dessa forma, nossa paupérrima Marinha DE GUERRA fica concentrada apenas no Rio.  Já a Marinha que atua como guarda costeira, isto é, funções SAR, fiscal, policial etc. fica espalhada ao longo do território dentro dos distritos navais. Os famosos “patrulha”. Se nossos meios navais fossem do tamanho condizente com o potencial geopolítico auto-ignorado do Brasil, se justificaria uma segunda esquadra no Norte/Nordeste, próximo à foz do Amazonas e ao Canal do Panamá.… Read more »

Dalton

Thiago, as bases que você mencionou foram de valor inestimável para os EUA que tiveram a principal responsabilidade de defender os comboios que passavam pela costa brasileira tanto que trouxeram uma enorme armada e mesmo diques flutuantes para compensar a falta de infraestrutura no Nordeste e se utilizaram do Rio de janeiro para reparos em suas próprias unidades. . Antes mesmo do fim da guerra a US Navy começou a redistribuir os navios baseados no Brasil para o Mediterrâneo e Pacífico e terminada a guerra não havia por parte da marinha brasileira motivos, recursos e navios para uma segunda frota… Read more »

Thiago A.

Mestre Dalton, Não apenas os comboios que passavam pela costa brasileira . A saliência nordestina é a região mais próxima ao continente africano( e europeu) tornado mais fácil tanto o patrulhamento quanto o suporte/suprimento dos aliados que lutavam naquele teatro. #Existia também a paranóia de uma possível invasão da região do nordeste , justamente por essa proximidade. #A foz do Rio Amazonas é o ingresso para uma região extremamente rica de recursos. Essa foi a região que na época supriu os aliados de borracha ( entre outras tantas matérias primas) durante o conflito, tudo possível com recrutamento dos recursos humanos… Read more »

Dalton

De fato existiu essa essa “paranoia” de invasão embora totalmente fora da realidade como rapidamente evidenciou-se e se levarmos em conta que o Brasil entrou na guerra em agosto de 1942 já em novembro os aliados invadiram à África do Norte expulsando as forças do eixo poucos meses depois.
.
E de fato não eram apenas comboios, mas, sem dúvida estes eram de maior importância quando comparados a outras missões e o grande número de navios da US Navy baseados no Brasil aliado à uma grande movimentação de comboios obrigou essa dispersão de meios.

Thiago A.

A percepção existe mestre Dalton.
Inclusive era previsto na END estudos e preparativos para estabelecer uma base naval
comparável na abrangência e na densidade de seus
meios, à Base Naval do Rio de Janeiro para a segunda esquadra.

Ocorre que no nosso país faltam organização, recursos e prioridades claras, em compensação sobram bairrismo e negligência.

Abraços

Dalton

A percepção de ameaça pode até existir Thiago mas não é contundente e muitas vezes se procura justificar o injustificável, como por exemplo você deve lembrar da celeuma causada pelo ressurgimento da Quarta Frota dos EUA por conta dizia-se do pré sal. . A bola da vez aparentemente passou para a França por conta de comentários do Presidente Macron sobre o desmatamento da Amazônia e daí para se voltar 60 anos no tempo para a Guerra das Lagostas é um pulo. . O Chile por exemplo “sempre” teve que preocupar-se com Argentina Bolívia e Peru, as vezes mais com um… Read more »

Grifon Eagle

Orgulho da nossa Marinha

Allan Lemos

De quê exatamente?

Alexcg

Do que ?

Burgos

Não está sendo diferente quando o então HMS Ocean na época era da Marinha Real Britânica fazia esse exercício de integração entre as FFAAS.
Parabéns a todos envolvidos !!! 💪👍🇧🇷⚓️

Angelo

Puxa e nenhuma foto do ponto de vista da orla da praia????

Rodrigo

Como sempre, sem nem uma nota com antecedência sobre a realização desses eventos, fica difícil ter alguém pronto fotografando da orla da praia q não seja alguém pego de surpresa.

Angelo

Pois é….falta de compartilhamento das informações…perdeu-se uma bela oportunidade.

Zorann

Mais uma vez, parabéns à marinha carioca por seu enorme profissionalismo e dedicação a defesa da costa do Rio de Janeiro

Alexcg

E por mante o estoque de viagra em dia kkkk

Esteves

Os ativos mais valiosos estão nesse litoral. Usinas nucleares, siderúrgicas, rodovias, redes de distribuição de energia, transportadoras, parques industriais (o que sobrou deles), aeroportos, portos, estaleiros, Arsenal da Marinha, Itaguaí…

Ok? O litoral é vasto. Ok? É toda Costa Verde de SC até o ES. Tá ok?

Fabio Jeffer

O ativo mais importante pra nossa Marinha defender chama-se República Federativa do Brasil, cujo litoral vai do Oiapoque ao Chuí

Last edited 2 anos atrás by Fabio Jeffer
Esteves

Tá.

Esteves

Peço permissão para responder Mestre Glasquis aqui e…exercícios tem com nossa capacidade de mostrar prontidão. Não é somente ter navios. É responder. “Se o Mestre não quer entender que, o problema é o foco e o planejamento, aí já é um outro problema.  Vamos colocar como exemplo os estaleiros da região: ASMAR, ASTINAVE, COTECMAR. Todos eles sem fins de lucro. Isto é muito importante pois, a capacidade deles não se mede pelo lucro mas sim, pela entrega de produtos. Todos eles ligados diretamente à Força Naval do seu país.” Não abordamos a necessidade do lucro como componente ou como resultado… Read more »

Glasquis 7

“ Venda. Empresa existe para vender.” Não necessariamente. Empresas existem pela necessidade de um produto ou serviço. Como0 elas entregam o mesmo, é uma outra coisa, chamamos de operação comercial que pode ser uma venda, uma permita, um aluguel ou até um empréstimo. “empresa russa que vende pouco ou vende caro acaba sendo absorvida e/ou fundida…” No caso das empresas da região, algumas tem mais de 100 anos. Não se cogita vendê-las ou fundi-las com outras. “Tem que haver mais pedido na produção e menos despesa no portão. Ok?” Não. Tem que haver uma necessidade e uma capacidade de suprir a… Read more »

Esteves

“O governo russo anunciou a fusão de suas duas maiores e mais conhecidas empresas de aviação, a Sukhoi e a MiG, em uma grande holding chamada “Divisão de Aviação de Batalha“, parte da United Aircraft Corporation (UAC). Os rumores sobre a possível fusão já rondavam a imprensa russa há meses. A competição comercial entre as duas empresas durou décadas e resultou na demissão do diretor-geral da Sukhoi, Ígor Ozar. Seu homólogo da MiG, Iliá Tarássenko, ficou com o cargo na nova holding.” Quando existe convergência não há espaço ou necessidade para competir. Até nos países comunistas. Fusões&Aquisições ainda não saiu… Read more »

Esteves

“O governo russo anunciou a fusão de suas duas maiores e mais conhecidas empresas de aviação, a Sukhoi e a MiG, em uma grande holding chamada “Divisão de Aviação de Batalha“, parte da United Aircraft Corporation (UAC). Os rumores sobre a possível fusão já rondavam a imprensa russa há meses. A competição comercial entre as duas empresas durou décadas e resultou na demissão do diretor-geral da Sukhoi, Ígor Ozar. Seu homólogo da MiG, Iliá Tarássenko, ficou com o cargo na nova holding.” Quando existe convergência não há espaço ou necessidade para competir. Até nos países C. Fusões&Aquisições ainda não saiu… Read more »

Glasquis 7

“Quando existe convergência não há espaço ou necessidade para competir. Até nos países comunistas. Fusões&Aquisições ainda não saiu da moda. Vide os estaleiros alemães.” Tá indo do outro lado do mundo pra rebater exemplos da vizinhança. As estatais militares como as que apresentei, surgem da necessidade da força á qual pertencem ou estão ligadas. Não há concorrência comercial que as pressione. O mercado comercial, é para estas empresas, é apenas um recurso para manter ocupada a mão que em algum momento poderia ficar ociosa. A equação é a seguinte: Quanto custa mandar fazer manutenção dos seus médios no país de… Read more »

Esteves

Pai Jesus! Para de misturar conceitos. Vou mandar uma maldição…uma magia pra interromper essa sequência de afirmações aleatórias. Qualquer empresa e qualquer negócio existe e foi firmado para vender algo a alguém. Ponto. Ponto. Lucro é consequência. Prejuízo é consequência. A Petrobras da lucro quando vende ativos, quando reduz despesas, quando aumenta margens, quando fecha operações. A Petrobras tem uma função social apesar de negarem. A Petrobras tem o monopólio do refino…isso faz da estatal uma reguladora de preços já que…a distribuição pequena influência tem no preço final exceto por impostos e câmbio. Estatal pode apurar resultado estratégico. Não dá… Read more »

Glasquis 7

Qualquer empresa e qualquer negócio existe e foi firmado para vender algo a alguém. Ponto. Ponto.”

Não. vc está errado. As empresas mencionadas não foram concebidas para vender nada a ninguém. O único e primordial objetivo é manter as capacidades bélicas das forças ás quais pertencem.

Não estou misturando conceitos. vc que não consegue enxergar o que está lendo.

Glasquis 7

 Não dá pra ser uma Imbel e acumular prejuízo indefinidamente, “

Dá sim, si o prejuízo for mais baixo do que o valor que o EB gastaria para recompor as suas capacidades, então, compensa ter a IMBEL mesmo dando Prejuízo pois sai mais barato do que terceirizar.



Glasquis 7

Alguém faz programa pra defender o país de nave espacial?”

Faz sim. Existem diversos programas de defesa que visam isso.

Glasquis 7

A Argentina voltará a ameaçar o Chile e as Falklands. Preparem-se todos que estão por perto”

Todos os países correm o mesmo risco. A percepção pode ser diferente mas, as FAs não existem por uma percepção de ameaça mas sim por uma necessidade geoestratégica.

Cada país dá às suas FAs a importância segundo as suas aspirações. A carência de ameaças é apenas uma desculpa.

O tema do nosso debate é outro.

“É possível armar as Armadas e Marinhas da América do Sul com um certo grau de independência dos estaleiros europeus?”

Sim é. Já está acontecendo

Glasquis 7

exercícios tem com nossa capacidade de mostrar prontidão. Não é somente ter navios.”

Isso não tem a ver com a nossa conversa. Jamais questionei o por que dos exercícios. Aliás, sou um defensor da adoção constante de exercícios para manter as capacidades das forças.

Esteves

Cervejinha.

737-800RJ

[OFF]
Alguma novidade sobre as Tamandarés? Como estão indo as coisas no estaleiro? Alguma previsão de corte da primeira chapa?

Fabio

O inicio da construção da Tamandare será em setembro
o navio serão construido em blocos.

Cleber

Parabéns a Marinha do RJ .

Thiago A.

By the way, parabéns a MB. A combi continua operando e facilitando o processo de integração, interoperabilidade, padronização …
Mais um ponto para a combi !

Marcelo Andrade

Pois é Thiago, cade aqueles especialistas que diziam que não poderia voar mais de 10hs, sobre o mar, etc?/

Adriano Madureira

Esse desfile deve ser para constranger e mostrar a nossa dura realidade…

2018:
comment image

2019:comment image

Leonardo M.

Quando começa o exército Viagra Duro?
28 mil comprimidos de Viagra pra marinha é para fazer o que?? Kkkk

Alex Barreto Cypriano

Uau, cliquei de monte no botão de curtida e não apareceu nada. Comento pra dizer que curti.

Zorann

28.320 para a Marinha, pra ser exato…. 35.320 para as 3 forças. 5.000 para o Exército, 2000 para a Aeronáutica.

Vida deve estar difícil, sem estar dura, para os marinheiros na orla carioca.

Last edited 2 anos atrás by Zorann
Marco Venâncio

Até hoje não entendi porque a MB receberá quase 7x mais que o EB.

Tem tanto velho assim no barcos?

Adriano Madureira

Forças armadas aprovam compra de 35 mil unidades de viagra e ficam sem brochas para pintar meio fio…

comment image

Adriano madureira

A prioridade de nossos dinossauros militares na defesa da pátria é algo formidável ! Afinal nossos militares devem ficarem alertas, de uma prontidão exemplar e acima de tudo com fuzis em riste, carregados e eretos… Forças Armadas aprovam compra de 35 mil comprimidos de Viagra. As Forças Armadas aprovaram pregões para comprar 35.320 comprimidos de Viagra, medicamento usado tipicamente para tratar disfunção erétil. Os dados são do portal da Transparência e do painel de preços do governo, compilados pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO). Oito processos de compra foram aprovados desde 2020, e ainda estão em vigor neste ano. Nos processos,… Read more »

cerberosph

E ainda foram superfaturados em 143%. Tem também remédio para queda de cabelo.

Alexcg

Falto fala dos preços que os nossos militares muito honestos nao vao rouba o EB vai paga 1,50 por unidade. MB vai paga 3,75 kkk e uma palhaçada essas froças armadas do Brasil.

Marcelo

segundo um sabichão, esse radar no queixo do H225 ia dar ruim, ia bater no convés, e então? Parece que está tudo bem, né.

Glasquis 7

Todos os helos ASW tem esse receptor, seja no “queixo” ou no “ventre” da aeronave.

Se não me engano, uma vez vi um desenho esquemático de um NH 90 onde ele era recolhido ao interior da aeronave quando não estava sendo utilizado mas aí já é uma questão de tamanho.

Esteves

Tudo bem.

Esteves

Tudo certo.

Esteves

Tudo ok.

Alexcg

Essa MB de sucata virou palhaçada agora compra navio que e bom nada mais viagra garatiram o extoque kkkkk

Salomon

Natural que seja no Rio, dada a concentração de comandos. O que não é natural é a encomenda de Sildenafila.

Alex Barreto Cypriano

Essa história é deliciosamente pitoresca e popularesca, como piada de corno e viado. Não se duvida que foram comprados os comprimidos e nem de que sirvam pra disfunção erétil ou hipertensão pulmonar, alternativamente, o que causa estranheza é o timing da notícia: bem no limite de um processo eleitoral que pode culminar com a sumária descolonização militar dos cargos civis na União (coisa já prometida por Lula). Pode ser um processo de desgaste moral dos militares, a velha Kompromat dos soviéticos, pra dissuadí-los de resistir aos novos tempos. Se assim for, nada de novo no ambiente malsão da politicagem descarada… Read more »