Porta-voz do Pentágono, John Kirby, também disse que navio está flutuando e movendo-se por meios próprios, em entrevista à CNN. Para o jornal russo Pravda, imagens analisadas pelos americanos podem ter sido obtidas por avião de patrulha P-8, e afirmações de Kirby indicariam que Ucrânia blefou sobre suposto ataque ao cruzador

Em entrevista à CNN e MSNBC, o porta-voz do Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA), John Kirby, informou que os Estados Unidos tiveram acesso a imagens do cruzador russo Moskva, que o Ministério da Defesa Russo admitiu ter sofrido incêndio e explosão no Mar Negro, ao largo de Odessa. “Nós sabemos que o navio sofreu uma explosão”, disse Kirby, que acrescentou: “Aparentemente, a partir das imagens que nós pudemos analisar, foi uma explosão bem considerável, também. Não sabemos o que causou a explosão.” Trechos da entrevista foram publicados pelos sites Politico e Yahoo.

Ainda segundo o porta-voz, o cruzador, que é nau-capitânia da frota russa do Mar Negro e está tomando parte na guerra contra a Ucrânia, está ainda flutuando e “operando com seus próprios meios de propulsão”. Kirby informou que o navio está agora se movimentando, e autoridades americanas dizem que seu destino é a base russa de Sevastopol, na Crimeia.

Kirby não atestou alegações da Ucrânia ou da Rússia sobre os motivos da explosão, se foi decorrente de ataque de mísseis Neptun ucranianos ou somente um incêndio com causas ainda não identificadas pela Rússia. Quando da explosão, o navio estaria operando a cerca de 60 milhas náuticas ao sul do porto ucraniano de Odessa.

As imagens que o Pentágono alega ter visto não foram divulgadas pelo porta-voz (as fotos do navio nesta matéria são de antes da explosão, em caráter meramente ilustrativo – a de abertura, divulgada pelo MD da Rússia, é de fevereiro deste ano).

Cruzador russo Moskva – imagem em caráter meramente ilustrativo.

Jornal russo Pravda diz que declarações do porta-voz do Pentágono “expõem mentiras da Ucrânia”

A edição em inglês do jornal russo Pravda também destacou trechos da entrevista de Kirby à CNN. O porta-voz do Pentágono afirmou que os americanos “coletaram indicações de que outros navios de guerra à volta (do cruzador) tentaram vir em sua assistência. Aparentemente, isso não foi necesário, pois o navio está se movimentando por conta própria pelo Mar Negro e, bem, continuaremos tentando monitorá-lo o quanto pudermos.”

Ainda segundo o Pravda, replicando a CNN, Kirby afirmou: “Certamente, poderia haver dano proveniente de alguma força externa, como um míssil ou um ataque de algum tipo, um torpedo ou algo do gênero. Mas também poderia ser algo que acontecesse internamente ao navio, um incêndio na praça de máquinas, no combustível. Não se sabe.”

O jornal russo, a partir dessas declarações do porta-voz do Pentágono, afirmou ser digno de nota que a mídia ucraniana havia reportado “em uníssono” que foi um míssil antinavio ucraniano Neptune que atingiu o cruzador Moskva. O Pravda prossegue: “Em relatos subsequentes, a mídia ucraniana disse que o cruzador Moskva afundou. Como se vê agora, os ucranianos estavam blefando”.

O Pravda também reporta voos recentes de aeronaves de patrulha P-8 Poseidon, da Marinha dos Estados Unidos, que supostamente seriam para atestar os danos que o navio russo sofreu. O especialista em temas militares Viktor Litovkin, segundo o jornal, não descarta que “os americanos tenham fotos e vídeos de tudo”, no contexto desses voos de P-8 e do interesse dos Estados Unidos em analisar quanto tempo seria necessário para reparos no cruzador. 

P-8A Poseidon da Marinha dos EUA – foto meramente ilustrativa

Fica a pergunta: não seria teoricamente mais fácil para o Pravda ter acesso a imagens da própria Marinha Russa para provar um “blefe” ucraniano neste caso do cruzador Moskva, ao invés de supostas fotografias, não divulgadas, de um avião P-8 da Marinha dos Estados Unidos?

FONTES: CNN, Pravda, Politico, Yahoo (links ao longo do texto) 

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wellington Jr

Isso lavanta muitas incógnitas. Vamos esperar a divulgação das fotos.

Luppos Furius

-Mais uma do fantasma de kiev
-Em relatos subsequentes, a mídia ucraniana disse que o cruzador Moskva afundou
-Ataque quimico
-massacre de bucha
🙂

Chevalier

Vamos aguardar novas informações, mas acho mais provável que tenha sido incêndio a bordo mesmo. E realmente os ucranianos não têm perdido uma chance de soltar uma mentirinha, já foram várias.

PACRF

Um navio dessa importância no contexto da FAs russas, não poderia simplesmente incendiar no decorrer da guerra. Se o incêndio for verdadeiro, a hipótese mais provável é má manutenção. Quanto às “mentiras” dos ucranianos, será melhor acreditar na mídia estatal da Rússia?

Last edited 2 anos atrás by PACRF
Pronoia

Não tem como, pois paises que defendem a liberdade de imprensa e não estão em guerra com a Russia proibiram publicar informações provindas da imprensa russa. Assim sendo ficamos lendo, vendo e ouvindo apenas uma versão da guerra. Onde esta a liberdade de imprensa, prefiro ver e analisar todas as versões, não quero ser “doutrinado”.

Carlos

Chama o que quiseres, mas em qualquer caso a Marinha russa fica muito mal na fotografia. Se foi atingida por um míssil como afirmam os ucranianos, fica mal porque o navio tinha armas de defesa de ponto como tal poderia responder a um ataque de misseis, se foi um acidente no manuseamento de armas do navio, ainda pior porque não é necessário inimigos porque os próprios marinheiros russos afundam o navio. mas uma coisa estou habituado, as mentiras dos dirigentes russos, principalmente de Lavrov que em cada 5 palavras consegue dizer 6 mentiras e a propaganda russa é muito rica… Read more »

Pronoia

“atingida por um míssil como afirmam os ucranianos”

E quantos tripulantes morreram?

Last edited 2 anos atrás by Pronoia
MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Até o momento foram 50 dias de mentirinhas, era para ter sido apenas 3 dias de mentirinhas. Nem sei como os pró russos ainda estão por aqui. Sempre com alguma desculpa para determinada situação. Foram tantas desde que essa “operação especial” começou que já perdi as contas.

José Sousa

O fantasma de Kiev também já havia atacado com sucesso outros barcos russos que afundaram.

Heinrich

É fácil falar, protegido na sua casa, não vc que está sob bombardeio.

Jacinto

o KH-11 USA224 que passa pelo Mar Negro tem resolução de 10cm por pixel…

Nonato

O que é isso?

Pronoia

Engrado, ainda ontem divulgaram que o mau tempo impedia ver as imagens do satelite no caso do Moska. Afinal, tem ou não tem as imagens?

Vinicius Momesso

Só o fato de o navio não ter ido a pique, já que além do dano sofrido pela explosão, o mar estava tempestuoso no momento e não precisar de reboque, já é uma vitória.

Guilherme Poggio

Há outras incongruências como o fato do Pentágono afirmar que navio “se move por meios próprios” e a agência TASS informar que ele está sendo rebocado para a Crimeia.

Boitatá

É complicado… talvez sejam tratores puxando. Como explicar isso? Só mesmo com ibagens

Wellington Jr

Nunão é o que tô querendo saber pois se o Pentágono tem acesso as fotos então o MD russo também possuí. Se é uma fake News dos Ucranianos porque o MD russo não divulga as fotos? Outra coisa que tô desconfiado é que o pentágono está escondendo o ouro para esperar a divulgação do MD russo assim mudar sua opinião. Não acho que a explosão foi tão simples assim, pois na mesma frase está “danos severos e navegando por conta própria”. Na mesma linha levantam as hipóteses de incêndio na planta de máquinas oras se o motor do caminhão (… Read more »

Leandro Costa

Poderia ser que a mídia oficial russa simplesmente não faz ideia do que esteja acontecendo, mas seja instada à todos os momentos à manter a linha editorial de apoiar sempre a causa Russa, fazendo com que eles procurem qualquer informação que possa ter a mínima conexão com a narrativa oficial. Uma forma de se mostrarem ‘pró-ativos,’ o que acaba esbarrando em ruídos e contradições. Vamos saber mais ou menos o que aconteceu, provavelmente quando ele chegar ao porto e houverem imagens seja de satélite, sejam vazadas ou divulgadas. Assim vamos pelo menos conseguir saber quanto tempo levaria para ele voltar… Read more »

Anti burros

A vitória já está no fundo do mar.
Infelizmente o maluco do Putin nunca vai ser responsabilizado por esta guerra.
Vai fazer como Bolsonaro, impõe o sigilo de 100 anos…

Pronoia

Concordando ou não com certas coisas da nossa politica, quero aplaudir a nossa posição atual em relação a essa guerra, parabéns a atual sensatez dos nossos meios politicos na ONU e na comunidade das nações em relação a esse conflito.

Fabricio Lustosa

“Pentágono (EUA) falou” = Carimbo de veracidade!
Chega a ser triste ver tantos brasileiros com essa postura de completa subserviência a tudo que vem desse país. É um país meu povo, que mente a valer, que cria intrigas, que age por baixo dos panos, que faz o diabo IGUAL A TODOS OS OUTROS PROTAGONISTAS DA GEOPOLÍTICA! Não é uma entidade de onde emana a verdade e a justiça. Futuro sombrio do Brasil com gente como essas.

Ze das Couve

Cara, quem está usando o carimbo de “verdade” são os russos! Você não entendeu isso? Eles usam a informação do Pentágono para dizer: “Tá vendo, os ucranianos estão mentindo! Olha só o que os americanos disseram”

Henrique


Kirby não atestou alegações da Ucrânia ou da Rússia sobre os motivos da explosão, se foi decorrente de ataque de mísseis Neptun ucranianos ou somente um incêndio com causas ainda não identificadas pela Rússia.


Jornal russo Pravda diz que declarações do porta-voz do Pentágono “expõem mentiras da Ucrânia”

.
se não foi a Ucrânia então estamos diante do curioso caso da marinha em que os navios pegam fogo do nada…

Nicolas_SS

Aprenderam a MB!

Jadson S. Cabral

Meu deus, a Rússia é um desastre mesmo. Já não bastava todas as perdas, a vergonha que estão passando frente a um inimigo muito mais fraco e despreparado que eles, a incapacidade de chegar até a capital do país, as baixas altíssimas e as meninas descaradas, ainda tiveram atingido seu navio mais imponente??? É de uma incompetência absurda

José Luiz

Sinceramente penso que muitos foram iludidos pela propaganda russa. Esse navio mesmo é um projeto super datado da guerra fria com um eco de radar imenso com aqueles lançadores de mísseis e antenas de radar gigantescos e pré históricos. O pessoal confunde o poder convencional da Rússia com o da União Soviética. E digo mais apesar de ninguém pagar para ver o poder nuclear real deve ser bem menor do que noticiado.

Elisandro

O poder nuclear real poderia ser 10x menor do que o noticiado, mas já seria suficiente para levar qualquer país do mundo a idade da pedra…

Pronoia

O Moska é (era) Navio velho,dos anos 80 simbolo da Marinha Russa, tipo o Almirante Grau da Marinha Peruana, navio simbolo mas ultrapassado em sistemas.

Pronoia

Apesar disso, ontem disseram que Mariupol caiu, que mais de mil soldados ucranianos AZOF se renderam, sera verdade, pois o artista comico não disse nada. No que acreditar? O que o colega acha, os russos controlam totalmente Mariupol ou não?

Lana Alves

É no mínimo curioso um país militarista, gasto militar enorme, ter Forças Armadas tão “cansada” em pleno 2022, várias embarcações muito antigas, equipamentos duvidosos etc…é curioso um país ter tanto foco nas FA e ao mesmo tempo NÃO conseguir evoluir em várias frentes. Apesar da Rússia ter tido alguns avanços, tais como mísseis de cruzeiro, alguns submarinos e ter desenvolvido novos blindados (que não entram em produção nunca), o país ainda depende absurdamente do equipamento militar da ERA SOVIÉTICA. É assustar, imaginem a corrupção gigante naquele país. O grosso do material russo remonta a guerra fria. O material russo parece… Read more »

paulotd

Armas antigas mas boas e eficientes.

Não tô vendo esse baile aí não. Acho que se for confirmado que atingiram esse navii ok, foi o maior feito da Ucrânia até agora. Por outro lado perderam todo o litoral do país, não tem mais força aérea, e não conseguem organizar contra ataque nenhum. Fuzileiros se rendendo aos milhares em Mariupol.

Leandro Costa

Todo o litoral com o Mar de Azov, você diz, né? E após mais de um mês de cerco Mariupol caiu? Militares Ucranianos se rendendo seria o mínimo do que se esperar de soldados cercados a muito tempo com dificuldades de receberem suprimento.

Rodrigo Martins Ferreira

Tá se vendo….

Passar com 2 helicópteros barulhentos por baixo do S400 foi um feito mais impressionante que este.

Lana

Sério que você pensa isso? Você realmente pensa isso ou apenas bravata?
Quase 3 mil veículos destruídos e 20 mil russos mortos.
Eu acho essa guerra da Rússia um fracasso absurdo.

Elisandro

20 mil russos mortos? Só se você levar a propaganda da Ucrânia a sério… O maior problema é que uma hora a Ucrânia vai reportar mais soldados russos mortos do que os que foram enviados para combate.

Hcosta

Se fosse só os blindados…
Equipamento individual, comunicação, vigilância, etc…
Gastam muito dinheiro em equipamento ultrapassado e em armas de propaganda como o torpedo tsunami.
Continuam a ser uma grande força militar mas, tal como a economia Russa, têm lacunas muito básicas.

Pronoia

Preferia que nós tivessemos armas semelhantes as usadas nessa guerra, velhas ou não mas necessarias, ocidentais ou orientais. Além da necessidade de termos armas com poder nuclear estrategico para disuadir qualquer um. Se a Ucrania tivesse armas nucleares, essa guerra nem teria começado.

Heinz Guderian

não estou entendendo é mais nada.
Mas o fim das contas, houve a explosão, então querendo ou não ele está avariado.

Claudio X.

Eu vou reproduzir abaixo, um parágrafo da análise do Tom Cooper para o dia de ontem na Ucrânia. A tradução é direta do Google. A terceira versão é que o navio realmente colidiu com uma das minas serradas pelos russos. A Marinha Russa implantou muitas minas à deriva nas últimas semanas, todas com o objetivo de bloquear a costa ucraniana do Mar Negro. Bem, mas as minas à deriva são uma faca de dois gumes: elas estão ameaçando tanto o tráfego de navios na costa turca do Mar Negro que a Marinha turca está ocupada procurando por elas e neutralizando-as… Read more »

manuel flavio vieira

Urgente: o Min da Defesa da Rússia acabou de divulgar que o Moskva afundou. Link do RIA Novosti
https://ria.ru/20220414/kreyser-1783626130.html

Eduardo Holanda

AGORA: Imprensa estatal russa acabou de confirmar via Telegram que o Moskva afundou. Diz que afundou em uma tempestade enquanto estava sendo rebocado.

Telegram: Contact @tass_agency

Zezão

O cruzador Moskva afundou ao ser rebocado em uma tempestade – Ministério da Defesa da Rússia.
Deve estar sendo difícil para eles engolir isso.

https://tass.com/russia/1438045?utm_source=google.com&utm_medium=organic&utm_campaign=google.com&utm_referrer=google.com

Rafael P Machado

Os psicopatas subordinados ao selvagem Putin não dão acesso a nada verdadeiro para a imprensa. Nem para o seu jornal escravo oficial.

Fabio Araujo

https://ria.ru/20220414/kreyser-1783626130.html
O cruzador “Moskva” afundou ao ser rebocado durante uma tempestade. O Ministério da Defesa afirmou que o cruzador de mísseis Moskva afundou enquanto era rebocado durante uma tempestade

Last edited 2 anos atrás by Fabio Araujo
Jacinto
fabio_bsb

Perguntas:
Quantas embarcações de grande porte a marinha Russa mantém na região?
Quantas foram avariadas ou afundadas?

Baschera

A Tass acaba de publicar que durante o processo de reboque….o Moskva afundou.

Baschera
Varg

Vou repetir o meu comentário de uma outra notícia: Seja por méritos ucranianos, por inépcia da tripulação ou mesmo por manutenção inadequada, essa explosão do Moskva é mais um acontecimento vergonhoso para os russos, de uma lona lista que começa desde a intervenção na Síria.

Zezão

Estão dizendo que o comandante da Frota do Mar Negro das Forças Armadas Russas, Almirante Igor Osipov, foi preso…

Heinz Guderian

tem fonte?
(sem ironia)

Jota Ká

Não está fácil a profissão de oficial general na Rússia putinista!
Ou morre na guerra ou acaba preso.
🙂

Magnus

Já já o MD russo vai divulgar que o Moskva não afundou e que, na verdade, está em uma “operação especial submarina”.

Anti burros

Já não existe dúvidas que afundou, e acredito que aínda vão afundar mais.
Neste momento já estão a mais de 35 milhas de Odessa.
Eles que não se cheguem muito á Costa.

José Sousa

Claro que foi atacado e afundado por misseis. Anda a navegar desde 1975, foi renovado ja neste seculo, nunca lhe aconteceu nada e agora é que resolveu pegar fogo. Era um heroi a bombardear um pais sem marinha, mas ainda assim foi atingido e afundado.. os mesmo destino para o resto da frota é o que desejo

Esteves

”O novo pravda.ru também é conhecido pela sua grande parcialidade jornalística, ao exaltar em excesso a Rússia e denegrir a imagem de alguns países ocidentais, principalmente os EUA e a Europa”.

Segue o enterro.

seuzénétiuôrqui

Bem, vamos lá! 99% desses comentários pró nazistas são somente asneiras, bizarrices e torcidinha infantil. Praticamente nem perco meu tempo lendo essas pilhas de sandices. Impressiona também a quantidade de latinos, a maioria com pele morena, não branca ou totalmente não branca, torcendo por supremacistas brancos, racistas, nazistas e etc. Agora falando um pouco do que estou lendo em várias mídias. Ataque ucraniano dentro de território russo. O governo russo já avisou que se esses ataques continuarem, atacarão “centros de decisões” ucranianos. Pelo que entendi, os russos atacarão o próprio “governo” ucraniano e isso inclui órgãos governamentais em Kiev. Por… Read more »

alexandre

vc usa óculos? Hora de fazer exame de visão…

PETERSON MONTEIRO DA SILVA

É claro que a Rússia sabe que teria perdas militares significativas!!! Tanques, soldados, aeronaves, navios e prestígio !!! Mais avaliem quanto isso vale comparado a quase 40porcento do território ukraniano!!! Todo. Eu disse todo mar de azov??! Todo Setor industrial ukraniano!??

Reinaldo Deprera

O Ministério de Defesa do império da rússia é movido a toque do Pentágono. — O maior perigo dessa guerra é o Ego ferido. Nada como um Ego ferido para deixarem pessoas poderosas loucas e surtarem. O pior lugar do mundo para se acontecer isso é justamente o império do Czar, por várias razões. Inclusive por se tratar de um império composto de uma população totalmente fora da realidade – pois todo russo fica esquizofrênico antes dos 10 anos de idade – é o lugar mais fácil onde isso pode acontecer. A consciência do russo é induzida ao erro pela… Read more »

PETERSON MONTEIRO DA SILVA

Eu e vcs sabem que acidentes podem acontecer! Ou todos esqueceram do maior acidente naval americano a pouco tempo sem estar em guerra com nenhum vizinho??? Vi em vários canais comentários que era uma vergonha a Rússia perde um navio em plena guerra… Mais os americanos que perdeu uma belonave muito maior

alexandre

perder a nau capitãnea, um grande cruzador para o país mais pobre da Europa….pra quem se acha grande potência…a coisa tá feia

Burgos

Olha !!!
Foi uma bela explosão !!!
Pena que o site que vi o vídeo não compartilha !!!
Senão ia colocar pra vcs verem !!!
Obs: não vi no vídeo o Cruzador Russo sendo alvejado por nenhum míssel, a explosão se deu na proa pela bochecha de bombordo, pode haver possibilidade de sabotagem também.

Cristian Nogueira leite

Assim como o navio russo afundou,desejo e torço e rezo a Deus todos os dias pra economia as pretensões e disposições russas bem como o governo russo de putin afundem para as catacumbas do mar e automaticamente a paz volte a reinar na Ucrânia e no mundo livre.