O Ministério da Defesa disse que o cruzador de mísseis ‘Moskva’ afundou enquanto era rebocado durante uma tempestade

MOSCOU, 14 de abril — RIA Novosti. O cruzador de mísseis Moskva, danificado devido à detonação de munição, afundou durante o reboque, disse o Ministério da Defesa.

“Ao rebocar o cruzador “Moskva” para o porto de destino, devido a danos no casco recebidos durante o incêndio da detonação de munição, o navio perdeu a estabilidade. Nas condições de ondas do mar tempestuoso, o navio afundou”, o departamento militar disse.

Na noite de 14 de abril, o Ministério da Defesa informou que um incêndio havia ocorrido no cruzador Moskva, causando a detonação de munição.

A tripulação foi completamente evacuada. Ao mesmo tempo, o principal armamento de mísseis não foi danificado, a fonte do fogo foi localizada e o navio manteve a flutuabilidade.

Perfil e visão longitudinal do cruzador classe Slava
Lançadores de mísseis antinavio SS-N-12 Sandbox em cruzador classe Slava
Lançadores de mísseis antinavio SS-N-12 Sandbox em cruzador classe Slava
Lançadores VLS de mísseis antiaéreos SA-N-6 em cruzador classe Slava
Lançadores VLS de mísseis antiaéreos SA-N-6 em cruzador classe Slava
Subscribe
Notify of
guest

285 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Foragido da KGB

Toinho, toinho !!! Cadê voce ???

Joe

Alô tonhão, aquele abraço…

Ha ha ha ha ha
Mas eu ‘to rindo à toa
Não que a vida esteja assim tão boa
Mas um sorriso ajuda a melhorar
Aha, aha

Fellipe Barbieri

Ele estará na cerimônia que promoveu o Moska a um cruzador submarino e por isso não está podendo vir aqui nos dar seu ar da graça. KKKKKKKKK

marcus mendes

A Rússia afirma que foi um incêndio. Qual a causa do incêndio?
Se não informarem a causa, fica valendo o ataque da Ucrânia.

Jagdverband#44

Se chama casemiro agora.

Marcos R

Ele está mergulhando para explodir o que sobrou do meio para ninguém poder confirmar o motivo do afundamento.

glasquis 7

Não importa o que acontecer com esta guerra, mesmo que a Rússia consiga derrubar Kiev, esta guerra já saiu muito, mas muito cara pro Putin e pior do que isso, pra própria imagem russa no mundo inteiro.

KLESLEI

NEM TANTO ASSIM

Alexandre Cardoso

Foi dar as condolências à família do cruzador, como a Base da frota dele fica do outro lado do Atlântico, ele provavelmente vai demorar um pouquinho para retornar … Não foi a Ucrânia que fez o estrago no cruzador, foi alguém que soltou um puuunnn no lugar errado e fez essa lambança toda … O melhor agora seria a frota russa dar remedinho para gases para todas as tripulações, para evitar novos incidentes …comment image
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Leitor

Toinho da Lua tá viajando. Deixe seu recado após o sinal….

Everton Matheus

Achei que no começo estava ruim, mas no fim parecia o começo.
Quanto amadorismo

glasquis 7

Putin indo comprar livro de como explicar pra opinião publica russa que perdeu seu navio insígnia numa “guerra de uma semana” (que já vai pro segundo mês) em 3…2…1…

Bosco

E que nem guerra naval é. Imagina se fosse?

Denis

Kkkk. Pois é, já perdeu dois navios. Faz-me lembrar a piada do médico louco que fez o primeiro parto:

-Parabéns, Lunécio. E como foi?
-O bebê morreu e a mãe idem, mas espero salvar o pai.

Ocidental Frustrado

Olhem a matéria anterior:
“Porta-voz do Pentágono, John Kirby, também disse que navio está flutuando e movendo-se por meios próprios, em entrevista à CNN. Para o jornal russo Pravda, imagens analisadas pelos americanos podem ter sido obtidas por avião de patrulha P-8, e afirmações de Kirby indicariam que Ucrânia blefou sobre suposto ataque ao cruzador”
Agora a notícia da Rússia de que estava sendo rebocado e que afundou.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

carcara_br

acho que foi uma tentativa de colocar panos quentes…

Reginaldo

Daqui a pouco os EUA vão pedir para a Ucrânia pegar mais leve, eles precisam da “ameaçadora” FAs Russas pra justificar para o povo americano os muitos bilhões de U$$ que eles empregam na defesa anualmente.

Carlos Dias

Para isso não precisa da Russia, há a China, que – de fato – é um risco .

Bosco

Será?

Kira

Ver a Rússia tomando atrás do saco não tem preço. Kkkkk

LUIZ

A Rússia tá lutando contra os EUA e não contra a Ucrânia. Aprenderam essas táticas no Afeganistão de pegar o inimigo de surpresa. Agora cabe a Rússia de mudar estratégias e partir pra cima com tudo.

Leandro Costa

Que táticas? Táticas para se conter um inimigo assimétrico sendo usadas contra um inimigo convencional? Ê doidera…

Jacinto

Acho que a tática de pegar o inimigo de surpresa tem mais do que 20 anos…

Kira

Imagina uma guerra convencional Rússia x Otan? Kkkk

Felipe

Otan em 20 anos não deu conta de barbudinhos de chinelo no Afeganistão vai peitar a Rússia? Se fosse fácil já teria atacado a Rússia faz décadas.

Leandro Costa

Pois é, mas os barbudinhos de chinelo não usavam uniformes e não dependiam de um loooongo trem logístico para manter suas operações, não tinham nem que se preocupar com coisinhas bobas feito PIB, etc.

Por favor, é um erro recorrente de muitos aqui, mas não confundam guerra assimétrica com conflitos interestatais. Não tem nada a ver. Só mostra que você não sabe o que está falando.

Ze das Couve

Só para lembrar, a Rússia também não deu conta dos pais dos barbudinhos de chinelo.

carcara_br

Eu acho hilário a tentativa de minimizar a habilidade destes caras.
Foram extremamente bem sucedidos resistir a uma força ainda mais avassaladora e não apenas isto, assumiram uma estratégia brilhante e mantiveram o controle do país inteiro tão logo as forças invasoras foram embora.

Jacinto

Você se refere a quando eles derrotaram a URSS, que incluía a Rússia e a Ucrânia, quando eles derrotaram os EUA, ou aos dois casos?

Leandro Costa

Você está falando dos afegãos ou dos Ucranianos?

carcara_br

Respondendo ao Jacinto e ao Leandro.
Me referia a resistência contra os americanos especificamente.
Os ucranianos são absolutamente usados, estão transformando a infra do país em cinzas jamais vão conseguir o êxito que o talibã obteve no afegão.
Foi coisa de outro mundo o que eles conseguiram fazer ali, conseguiram obter vantagens dos invasores e tão logo foram embora tiraram o governo fantoche e assumiram o poder político, foi o melhor dos mundos.

Leandro Costa

Não julgo que tenha sido o melhor dos Mundos para os Afegãos. Eles também não tinham muito à perder né? A infra existente no país era praticamente insignificante, e herança soviética. O que eles souberam fazer foi ter paciência porque descobriram que simplesmente não conseguiriam bater de frente contra os americanos. Talvez tenham aprendido com um certo país no Sudeste Asiático. Novamente, guerras assimétricas fazendo valer seu preço político. Os EUA simplesmente decidiram sair do Afeganistão da mesma forma como decidiram sair do Vietnã. Se politicamente dentro dos EUA ainda decidissem que sairiam em dez anos, teria levado outros dez… Read more »

Jacinto

O que aconteceu em relação à URSS foi que após anos de insurgência, os soviéticos buscaram diminuir sua presença no Afeganistão e procuraram treinar um exército afegão para poder sair de lá e negociaram com as tribos a retirada. Só que os soviéticos traíram a sua palavra e, aproveitando-se do relaxamento natural que ocorreu após negociar a trégua para retirar-se, eles atacaram as forças afegãs durante a retirada, no que ficou conhecido como “operação Tufão“. Ou seja, a retirada soviética foi mais tranquila do que a dos EUA porque os russos fizeram exatamente o que eles fizeram na Ucrânia: disseram… Read more »

Hcosta

A retirada Soviética foi mais tranquila do que a Americana?
Foram atacados constantemente e morreram mais de 500 soldados.

Jacinto

Naquela Guerra não era a Rússia. Era a Rússia + todos os antigos países do bloco soviético, incluindo a Ucrânia, países bálticos, Kazaquistão, etc…

Flanker

E agora?? Desde ontem tu fez todo o malabarismo retórico possível e imaginável para amenizar e minimizar a situação do navio russo. Começou dizendo que era fake, que não havia acontecido nada. Agora, ele ta lá, no fundo do mar, virando casa para peixe. Aceita, que dói menos…hehehe

Luis

.

glasquis 7

E agora, como explico que tomei um Jacke Mate Pastor do meu irmão menor?

carcara_br

Odessa vai ficar como?

Ze das Couve

Sem ataques de mísseis a partir do Moskva, com certeza.

carcara_br

Atacaram um depósito de combustível numa cidade próxima a fronteira da Rússia, houve retaliação em depósitos de Odessa horas depois.
bem, acho razoável esperar que venha algo de maior força por ai. Pode sair míssil de vários lugares inclusive de Sebastopol ali pertinho.
Fato, cada vez que a turma do pompom balança o braço pra comemorar a Europa fica mais perto de uma guerra geral, por sorte só estamos podendo comprar metade do que os russos dizem, não continuem contando com a sorte…

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Jacinto

Então a Rússia já não consegue mais proteger as cidades dentro de seu território?

carcara_br

Da mesma forma que toneladas e toneladas de contrabando e drogas entram pela fronteira Americana e Brasileira, sim é possível atacar uma cidade dentro da Rússia numa investida rápida, como seria possível atacar em qualquer lugar com fronteira tão grande.
Sabe o que impede que estes ataques sejam frequentes? prudência.
Pegue seu pompom e balance.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Jacinto

Tráfico de drogas e ataque a um depósito de combustíveis é realmente quase a mesma coisa. Ótima comparação!

Andre

Não estrague a fantasia da purinzete. No mundo real a coisa está feia demais já.

Flanker

Cara, tu acusa os outros de torcerem. Mas, tu faz exatamente a mesma coisa. Constrói os posts de forma a disfarçar um pouco, mas não há como evitar.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Slow

Vai continuar tomando ataques do mesmo jeito ..

Alois

Para os russos atacar e tomar Odessa será uma empreitada bastante difícil, pois vejamos Odessa tem uma população de quase o dobro de Mariupol, sendo que graças ao sacrifício desta última teve tempo para reforçar suas defesas, possui ainda uma grande quantidade de bunkers da WWII, muitos ainda utilizáveis.
Ainda possui linhas de comunicação com o norte, que devem ser tomadas e fechadas, vai ser osso duro para os russos, não digo que não possam tomar a cidade, mas terá um alto preco a pagar.

Felipe

A próxima Mariupol

Boitatá

Em festa! Os navios russos não vao se aproximar novamente, não haverá desembarque. O povo de Odessa tá abrindo o vinho desde ontem.

Andre

Vai da mesma maneira que está. Com as novas táticas de avanço para trás da Rússia, Odessa está mais segura hoje do que há 40 dias.

Se o jogador de xadrez não usar armas nucleares, não vai conseguir nada a mais, além de incluir a Suécia e a Finlândia na Otan.

Se usar, nem a China mais ficará ao seu lado.

Os fazendeiros ucranianos agradecem a enorme quantidade de material reciclável deixada pelos russos.

Rodrigo Martins Ferreira

E o Moskva, continuará navegando nos sonhos e delírios dos russófilos..

Fellipe Barbieri

“Pare de desmerecer o grande cruzador Moska, você não entende nada de tecnologia, ele é um cruzador híbrido com submarino e por isso está se movendo por meios próprios debaixo das ondas do mar negro em uma estratégia naval 6D…” kkkkkkkkk

Assim dirão as putinetes … kkkkkkk

Satyricon

Que coisa!

No começo do ano houve um post dizendo que os Slava estavam no mediterrâneo para “impedir o avanço dos porta-aviões americanos”. Argumentei que isso era inútil, pois um único Growler seria suficiente para cegar seu jurássico sistema de defesa, e levá-lo à pique. Mas eu, agora, confesso que estava errado:

O Growler não foi sequer necessário

Fui execrado naquela época pelos russófilos, por afirmar o óbvio: isso é uma banheira da era soviética que só tem tamanho, como tudo no Arsenal convencional Russo.
Taí a prova.

Ah, o tempo… velho senhor da razão

Bosco

Esse é o problema de ditaduras. Nada é o que parece ser.
O próprio ditador é refém dos que lhe garantem o poder , e que não é o povo. O dia que cair em desgraça tudo desaba.
Claramente o Putin era um estadista “fake”. Um “enxadrista” fake. É apenas o bode expiatório para a elite que o sustenta. Quando deixar de ser útil afunda igual o Moskva.

Felipe

Os dois Slavas lá continuarão impedindo que os porta aviões cheguem perto do mar negro. Ou vão querer peitar 16 mísseis supersônicos de longo alcance anti navio (cada)? Se fosse tão fácil assim já teriam partido pra cima.

Leandro Costa

O problema dos dois Slava bancando os porteiros, é saber se conseguem peitar algumas centenas de aeronaves lançando mísseis e, consequentemente, outras centenas de mísseis sendo lançados por outros meios e, se bobear, até torpedos.

OBS.: As aeronaves do USS Harry S. Truman já estão operando no Mar Negro, visto que eles saem do Mar Adriático e, com permissão de sobrevôo de membros da OTAN, chegam ao Mar Negro com facilidade. Essa missão dos Slava é ‘para inglês ver.’

Inimigo do Estado

Nem um CSG americano consegue.

Leandro Costa

Acho que a Ucrânia mostrou que nem precisa conseguir. Seja por mísseis ou acidente, um CSG não teve nada a ver com o ocorrido.

Last edited 2 anos atrás by Leandro Costa
Ze das Couve

Fica calmo. Os marujos que tomam conta do paiol de mísseis darão um jeito nos navios.

Mensageiro

Submarinos de baixo desses slavas e os P.A podem passar tranquilos

Jacinto

Na verdade, os porta aviões não entram no Mar Negro porque o tratado que regulamento o acesso a ele (Tratado de Montreal) proíbe que porta-aviões com mais de 15 mil ton entrem no Mar Negro. É por isso que o Almirante Kuznetsov é, oficialmente, um “aircraft-carrying cruiser”

Andre

E havia interesse dos americanos iniciar uma guerra não provocada com os russos?

Estamos vendo que dois mísseis subsonicos para cada slava são suficientes. Em uma guerra total eles seriam destruidos com a mesma facilodade que o moska foi

Inimigo do Estado

Igual o submarino nuclear de teu país kkkkkk

Rodrigo Martins Ferreira

Agora você n é mais brasileiro ? Seria até ótimo senão fosse mesmo..

Traidores que desejam o mal do Brasil ja estamos cheios..

Volto a sugerir vão até o consulado russo da sua cidade e peçam cidadania russa..

Quem fizer isto vai ser capa do Pravda..

Heinz Guderian

Acho que ele é Cubano.

Astolfo

O meu país não invadiu outro país e causou morte e sofrimento a um povo pacífico. O meu país não teve dois de seus navios afundados por um inimigo que nem marinha tem mais. O meu país não está apanhando de um país muito menor, como a Rússia está. Tenho orgulho do meu país, e teria vergonha de ser russo, diferente de você, “inimigo da inteligência”.

Essas vergonhas serão eternamente russas, não brasileiras, e não adianta chorar nem espernear.

Bruno Vinícius

Evolução da narrativa das putinetes:

Fake News Ucraniana -> Incompetência da Marinha Russa -> Dano foi considerável, mas sistemas de armas ainda funcionam -> Dano foi pequeno -> Navio foi promovido a submarino

Ze das Couve

Faltou colocar aí no meio “o Pentágono falou que é verdade!”

Willber Rodrigues

“navio promovido a submarino”
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pablo Maroka

“Foi um experimento da Russia para acabar com a munição da ucrania!” diria Antonio Kids

José Marinho

so tenho pena dos peixes que levam com tanta poluição

Ze das Couve

Fotos agora só com o Jackes Custeau ou de subvoador, etc.

Fábio

Deu ruim pro ferro velho Russo, Kings agora deve estar em prantos.

Ze das Couve

Pesqueiros ucranianos foram lerdos nessa.

Fabio Araujo

Quando a guerra acabar é bem capaz de algum grupo de pesquisadores de naufrágios vão atrás de localizar o navio para fazer imagens submarinas e tentarem identificar as causas do naufrágio, se conseguirem localizar pode ser que venhamos saber se foi um ataque ou se foi um acidente pelos danos que identificarem!

Eduardo Holanda

Duvido muito que os russos vão permitir. Já devem ter contratado alguma empresa para fazer a recuperação dos destroços.

Carlos Gallani

12000t de deslocamento, seria uma operação hercúlea para salvar muito pouco!

A6MZero

Recuperar algo do tamanho e tonelagem do Moskva é algo bastante difícil de ser efetuado, além de custoso, o mais fácil numa tentativa de ocultar seria rebocar para um local fundo e de difícil acesso e afundar propositalmente.

O mais provável é que sendo verdadeira a informação que ele estava sendo rebocado e também verdadeira que foi atingindo por fogo ucraniano a Marinha Russa se negue a divulgar o local onde ocorreu o afundamento.

O Chato

Provavelmente, tentarão apenas recuperar ou destruir armas e equipamentos “sensíveis” que possam não ter sido explodidos. Por exemplo, eventuais mísseis hipersônicos ou carregados com ogivas nucleares (declaro que não sei se carregava esse tipo de armamento).

Ze das Couve

Resgatar um Slava não é como recuperar um F-35 que caiu no mar.

Moriah

O conflito de informações é tão grande quanto o bélico, mas se a Rússia anunciou seu maior revés naval desde tempos imemoriais, então, sunk mesmo!

Moriah

a cena do Moskva sendo atingido me lembrou essa… https://youtu.be/xjNtPcfuNxw?t=54

Henrique

ta tudo bem

Rodes

cade os militantes de es*querda? CADE? CADE? CADE?

O Chato

Recomendo não generalizar. Ser de esquerda (mesmo se militante) ou de centro-esquerda, não significa ser pró-Rússia. Especialmente no contexto desse conflito. Na verdade, classificaria os “russófilos de esquerda” no Brasil como um grupo minoritário dentro da esquerda (se incluída aqui também a centro-esquerda). Por exemplo, não faz sentido para alguém que legitimamente luta por direitos de minorias defender a Rússia. Essa contradição só é comum à galera louca que existe em alguns partidos brasileiros e em parte de sua militância (por exemplo, político do PSOL que se diz progressista, defensor de minorias sexuais, mas que, ao mesmo tempo, exalta a… Read more »

Bosco

Chato, Muito bom o que escreveu. Só um adendo, há muito tempo, desde o reconhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos de forma plena e “universal” por todos os segmentos da sociedade que não é mais prerrogativa da dita “esquerda” lutar pela direitos das minorias, ou se preferir, ampliar a representação nos “círculos de poder ” da sociedade das classes sub-representadas. A direita também o faz, mesmo porque o espectro político “direita-esquerda” começa do meio (centro). Hoje, apesar do discurso, o que melhor define a “esquerda” do ponto de vista estritamente político é a busca pela redução da liberdade em… Read more »

Bosco

E vale salientar que isso nunca ficou tão claro quando vemos um Alckmin ser vice de um Lula ou quando um FHC da vida diz que entre Lula e Bolsonaro vota no primeiro sem pestanejar.
Ou seja, na hora do “vamo vê” a dita esquerda democrática , centro-esquerda, prefere se aliar a quem claramente defende a extrema esquerda.

Bosco

E vale salientar que isso nunca ficou tão claro quando vemos um Alckmin ser vice de um Lula ou quando um FHC da vida diz que entre Lula e Bolsonaro vota no primeiro sem pestanejar.
Ou seja, na hora do “vamo vê” a dita esquerda democrática , centro-esquerda, prefere se aliar a quem claramente defende a extrema esquerda.

Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
Felipe Morais

Creio que você nunca pensou algo diferente disso e nem deveria pensar. O PSDB, desde seu início, possui várias vertentes de esquerda. Desde uma galera mais extrema esquerda até um galera realmente centro esquerda. O FHC há muito tempo é um cara que está mais perto da vertente de esquerda do partido do que a galera mais moderada, realmente centro esquerda. Mas tbm é importante saber que houve uma guinada para a direita no partido, especialmente atendendo aos anseios da população de SP. Houve sim o surgimento de uma vertente de centro direita no partido ou, pelo menos, de centro.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Felipe Morais
EduardoSP

Tem gente de direita apoiando o Putin. Está aí a Le Pen e o Trump que não me deixam mentir.
Na verdade acho que a clivagem relevante nesse caso da Rússia é entre autoritários e não autoritarios.
Quem não aceita a autonomia do próximo, quem quer mandar, quem acha que tem a solução para todos os problemas, quem vê o mundo a partir do seu umbigo apóia regimes autoritários/ditatoriais.
Quem defende que cada povo possa escolher, de forma livre, o que quer, sem prejudicar seus vizinhos, apóia regimes de perfil democrático.

Marcelo R

Agora Sleep Joe…..poderá ficar interessado em entrar nesta guerra….kkkkkkk

Ze das Couve

Fiquem tranquilos. Faz parte do xadrez em 5D do Putin.

RPiletti

E quando os misseis anti-navios ocidentais chegarem, como será?

Jacinto

Os russos irão manter seus navios fora do alcance.

Felipe

Serão destruidos antes de chegarem

Ze das Couve

É torcida ou é análise?

Paulo

Torcida pura.

Red Pill - 红色药丸

Aí a Rússia irá acabar e ser anexada pelos EUA e Alemanha.

Magnus

O Moskva agora participa de uma “operação especial submarina”.

Heitor

E no dia do Titanic rsrsrs

Henrique

tributasso dublo aqui kkkkkkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by Henrique
JORENE

kkkkkk o vinheteiro tirando onda com o Titanic russo…..

Carlos Gallani

https://ria.ru/20220414/kreyser-1783626130.html

Agora tudo ficou confuso, o pentágono dizendo que o navio sobreviveu e os russos falando que afundou! hahhahahahahahaha

O Chato

Pode ter sido em função da ordem dos eventos ou de limitação de informação. Por exemplo, após o incidente inicial (ataque ou “explosão causada por incêndio”), o navio pode ter continuado a se deslocar por meios próprios por algum tempo, mas pode ter sofrido danos adicionais (causados por novas explosões, alastramento do fogo, etc) que cessaram seu movimento e, posteriormente, levaram ao seu afundamento. Pode também ter sido o caso de o Pentágono ter verificado o ataque por meios limitados (sensores, como sonares) e divulgado informações com base em dados incompletos. Para todo caso, como não foram divulgadas imagens, só… Read more »

André Macedo

O Pentágono disse que não há provas ainda de que foi um impacto de míssil, os ucranianos aparentemente afirmam que usaram um drone pra distrair o navio enquanto abriram fogo com os Neptune.
De qualquer forma, essa guerra não mostra uma inferioridade russa ou algo do tipo (até porque mesmo o Ocidente sempre teve dificuldade com guerra irregular, vide 20 anos no Afeganistão pra nada), se for verdade essa história dos ucranianos, é de uma criatividade assustadora.

Hank Voight

Toinho da Lua Xings nesse exato momento 😆

LucianoSR71

Para a Marinha Russa o choque deve ser comparável aos afundamentos o Hood p/ os britânicos e do Bismarck p/ os alemães. Essa operação militar especial, segundo o Putin, está saindo ESPECIALmente cara p/ os russos.

Pangloss

A marinha russa tem episódios bem piores. Dera a volta ao mundo, sob enormes privações, para que os japoneses praticassem tiro ao pato em Tsushima.
A falta de apreço dos comandantes russos com seus subordinados é um traço estrutural de suas FFAA.

LucianoSR71

Conheço a Batalha de Tsushima, mas me refiro a afundamentos isolados, não em combate direto entre frotas, como na Jutlândia, por exemplo e o que esses navios representavam p/ suas marinhas. Abs.

Oseias

Situação estranha. Primeiro o navio ser abandonado tão rapidamente, considerando que o comando russo nao se importa de deixar os próprios soldados morrerem. O “normal” russo neste caso seria deixar a tripulação o máximo possivel a bordo para tentar apagar o incendio, mesmo que vários morressem. Depois os americanos dizem que o navio estava navegando por conta própria, mas os próprios russos fazem questão de informar, poucas horas depois, que ele afundou. Nada disso faz sentido. Eu gostaria de acreditar que os russos simplesmente se ferraram, mas estou desconfiado que eles estão aproveitando essa situação para usa-la com algum proposito.… Read more »

Carlos Gallani

HAHAHAHAHAHAHAHA SLAVA UKRAINI!

Leandro Costa

Eu tenho esse kit. Está exposto aqui na minha estante, mas apenas as Putinetes mais radicais podem vê-lo!

André Bueno

Excelente pata um diorama. Combina com qualquer cenário! 😀

Leandro Costa

Agora, de verdade mesmo, eu tive um vizinho que montou um Moskva porta-helicópteros da Marinha Soviética. Sempre achei o desenho dele bem curioso.

Victor Filipe

Se 2 Neptunes fizeram isso com o Moskva, 2 JASSM iriam colocar ele no fundo do mar imediatamente

Carlos Gallani

Eu apenas chuto que aqueles lançadores de misseis no convés devem ter feito “kabum” e que isso que fez o real dano, talvez até um míssil menor ali fosse suficiente!

Ze das Couve

Realmente os Slava são uma verdadeira obra de engenharia militar.

Jacinto

Olha… não sei.
A Classe Slava tem aqueles mísseis gigantes (ss-n-12) instalados no convés, que é uma área extremamente exposta do navio. A rigor, a mais exposta. E para além dos explosivos que estão na ogiva dos mísseis, acredito que o SS-n-12 tenha combustível sólido – um tipo de material que, por contar seu próprio oxidante, uma vez em combustão, não para de queimar. Então, se o ss-n-12 se inflamam, não tem como conter o incêndio.

gordo

Faço votos que não estivesse carregando nenhuma ogiva nuclear, no mais uma perda que vai impactar em muito a Marinha Russa e sua doutrina. Não acredito que vá mudar a guerra, estava ali junto com outros navios só para marcar presença e fazer pressão na costa, acabou servindo de alvo. Uma coisa interessante seria saber quanto tempo ainda a Marinha Russa pretendia manter ele em serviço, foi lançado em 1983 e já era bem rodado.

carcara_br

Faço votos que não estivesse carregando nenhuma ogiva nuclear”
é uma preocupação importante e pouco comentada.

Jacinto

Não seria a primeira ogiva nuclear pedida nos oceanos (se bem que ali é mar). Há um A4 dos EUA com bombas atômicas perdido em algum local entre as Filipinas e o Japão. Ele estava armado com bombas atômicas quando caiu do Porta aviões no mar e nunca foi recuperado.

Jacinto

Mas mesmo em oceano aberto, há a possibilidade de ser atacado com misseis de cruzeiro e o posicionamento dos ss-n-12 é o pior possível para esta situação. Eles estão no local mais exposto da embarcação e levam uma carga que, se atingida, praticamente garante a destruição do navio, dada a combinação das ogivas e dos combustível dos 16 misseis que são gigantes. É o problema de se querer transportar misseis gigantes em navios: eles não cabem na região mais segura da embarcação e acabam justamente na mais perigosa onde, se atingidos, tornam quase impossível a contenção de danos.

Bosco

Jacinto,
E se não bastassem os mísseis gigantes expostos numa imensa área do navios, eles não são dotados de propelente e explosivo insensíveis.
No Ocidente há esse esforço em andamento já há cerca de 20 anos.
Munição insensível dificilmente explode se não for por um processo estritamente controlado.

Willber Rodrigues

Quando você se sentir azarado e achar que seu dia foi uma m*rd*, lembre:
Você não é o responsável por dar essa notícia pro Putin.

Willber Rodrigues

Agora falando sério….um navio daquele, com CIWIS e mísseis pra todo lado, ser afundado por 2 mísseis? Pô, nem foi um ataque de saturação com 50 mísseis vindo de todas as direções, mas só 2 mísseis?

carcara_br

“O radar Yenisei foi projetado para operar continuamente por longos períodos de tempo. Por exemplo, os radares dos sistemas de defesa antiaérea S-400 Triumph originalmente não foram desenvolvidos para funcionarem durante períodos muito longos, uma vez que os combates antiaéreos não costumam ser prolongados.”
Exército da Rússia recebe avançado radar que poderá ser integrado ao sistema antiaéreo S-500 – Forças Terrestres – Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia (forte.jor.br)

Leandro Costa

Achei que o que estivesse à bordo do Moskva fosse o S-300F…

carcara_br

Serve de parâmetro…

Leandro Costa

De que não operam continuamente por longos períodos de tempo?

carcara_br

Dá uma olhadinha no meu comentário na matéria, acho que me explico lá melhor do que posso fazer agora.

Leandro Costa

Olhei lá, mas realmente nós não temos nada além de informações mais genéricas. Por exemplo, quanto tempo exatamente é considerado um ‘longo período de tempo’ em operação? Suas preocupações sobre a refrigeração do sistema fazem sentido. Em tese, um navio de origem soviética operando no Mar Negro em Abril, não teria que se preocupar tanto com refrigeração, que certamente é melhor do que a de um veículo gerador de energia para o sistema de mísseis terrestre. Ao mesmo tempo nos dá ainda mais pano para especulações. Se o sistema precisa de down times regulares, por que ele estava naquele momento… Read more »

carcara_br

O motivo exato pouco importa, se estava operando dentro do contexto da guerra e foi danificado/afundado e o outro lado assume a autoria ou usa como peça de propaganda já configura como uma perda. Como aqueles F-16 que caem por problemas técnicos sabe? É fato que a Rússia perdeu poder dissuasório e isso vem acontecendo a décadas, a guerra é consequência e não causa disto e não existe absolutamente nada de bom de um evento como este, vai haver outra escalada de forças e a tendência é de aumento. O fato do EUA tentar minimizar e a Rússia não esconder… Read more »

Leandro Costa

Bem, como eu estou torcendo para a Rússia se ferrar de verde e amarelo (ou melhor, de azul e amarelo), para mim foi uma ótima notícia. A perda de vidas à bordo é que é lamentável. Vai diminuir o poderio total da Rússia, vai aumentar a moral Ucraniana, e isso influencia diretamente nos combates, mas também serve de lição para certos outros países (principalmente um certo país na América do Sul) de que não adianta ter meios grandiosos, mas precisam estar preparados para operá-lo em condições de combate. Talvez isso até sirva de argumento para arrefecer algumas das preocupações de… Read more »

carcara_br

Ao menos, você desceu do pedestal e se assumiu torcedor, por isso o kings é inevitável, está fazendo falta inclusive. É exatamente o oposto pela Rússia ser uma fração do poderio da URSS que países como a Finlândia e Suécia se veem tentados a entrar pra OTAN. Aumentar a moral ucraniana implica em levar o país pra mais fundo no buraco, aumentar os números de mortos e a duração da guerra com consequência nefastas a longo prazo inclusive para o Brasil, quer você admita isto ou não. Enquanto isso o balanço do poder aparente diminui pra Rússia, mas o todo… Read more »

Leandro Costa

Ser favorável à um lado ou outro não significa fazer análise decente de algo que esteja acontecendo. De fato, vai trazer consequências para o Brasil (como já está trazendo), mas o que temos que nos perguntar é, SE a Rússia obtiver sucesso em simplesmente reverter o sistema internacional como o conhecemos hoje, quais seriam os danos ao Brasil? Na minha opinião, ENORMES, visto que defendemos um sistema de governo e governança internacional que vão de encontro aos interesses de Putin, por exemplo. Nós não acreditamos e não apoiamos coerção como padrão nas relações internacionais. Nós reclamamos disso quando os EUA… Read more »

Willber Rodrigues

“Vai diminuir o poderio total da Rússia, vai aumentar a moral Ucraniana, e isso influencia diretamente nos combates” Discordo. Um ditador só se mantém no poder se manter uma “áurea” de poder em 100% do tempo. O Putin não tem escolha, ele sabe que, se perder essa guerra, ele será visto como fraco, e um ditadoe visto como fraco não durará nem 5 minutos no governo. Se ele quer continuar se mantendo no poder, ele terá que vencer essa guerra, então ele vai jogar tudo que a Russia tem em cima da Ucrania, sem se importar com baixas. De qualquer… Read more »

carcara_br

Toda liderança viva russa alertava pra questão ucraniana, essa conversa mole de jogar no colo do putin simplesmente não ajuda a se ter uma visão clara do momento em que estamos.

Leandro Costa

Não mencionei a moral das tropas Russas porque é variada. Mas a maioria dos especialistas de diversas instituições de pesquisa tem um consenso de que no geral, a moral do combatente russo está bem baixo. Isso influencia sim nos combates, ainda mais quando se deparam com maior quantidade de inimigos com moral elevada.

Willber Rodrigues

A Russia nunca se preocupou muito com o bem estar e moral de seus recrutas, e não vai ser agora que eles vão começar a se preocupar com isso…

Wellington Jr

Bem se eles não se preocuparem logo vão ver as tropas se rebelando contra seus comandantes.

Kira

Boa..kkkkk

Elisandro

Eu sou cauteloso em dar mérito aos ucranianos por isso, pois alguns dias atrás afirmaram que tinham atingido um navio russo com artilharia e o mesmo apareceu intacto.

Parece ser mais amadorismo russo do que outra coisa…

paulotd

Se foram esses dois mísseis porque os Ucranianos não filmaram o ataque, como eles sempre fazem pra propaganda?

Carlos Gallani

Calma aí que na próxima eu empresto meu caiaque pra eles irem filmar!

paulotd

Poderiam ter filmado o lançamento dos mísseis da plataforma ao menos. A possibilidade de acidente existe

Ze das Couve

Os russos poderiam ter filmado o acidente também.

Jacinto

O russos também poderia fotografar o estado do navio após o “acidente”. Tiveram quase um dia para isso. O fato de os russos não divulgarem nenhuma foto do navio apenas explicita que eles querem esconder o estado dele.

Fabio Araujo

Mas por outro lado os ucranianos falaram que atingiram o navio e só depois de 3 horas é que o governo russo falou que houve um incêndio seguido por detonação de munição no navio. Numa guerra sempre vai ter campanha de desinformação, talvez só venhamos saber quando no futuro alguma equipe de caçadores de naufrágio localizar o navio e fazer imagens subaquáticas que venham a identificar a causa do naufrágio!

Satyricon

É óbvio que foram os próprios russos que afundaram o navio.

A inteligência russa confirmou terem sido avistados agricultores Ucranianos com tratores agrícolas no litoral.
Aí, pelo sim, pelo não, acharam melhor não correr o risco…

Fellipe Barbieri

Vem aí, dos mesmos criadores de “Avanço Para Trás”, “Ucrânia em 72 Horas” o novo sucesso do cinema putinista . “O CRUZADOR SUBMARINO” . uma aventura eletrizante .

Em Portugal o filme se chamará “FOGO EM ALTO MAR” !

O Chato

Uma aventura “explosiva”…

Leandro Costa

Que bagunça…

Bem, pelo menos isso confirma que o Moskva está definitivamente fora das operações hehehehe

Zezão

[OFF]
14 marinheiros russos do cruzador Moskva resgatados e levados para Sebastopol de barco após o ataque ucraniano.
496 membros da tripulação desaparecidos – jornalista UNIAN Roman Tsymbaliuk.

Leandro Costa

Espero que essa informação não se confirme. A maioria esmagadora desses Marinheiros são outro tipo de vítimas do regime do Putin. Se foi essa a quantidade de vidas perdidas entre a tripulação, as detonações foram catastróficas, e duvido que o navio pudesse sequer navegar por conta própria mesmo que por breve período de tempo.

Jacinto

Tem a questão da temperatura da água também. Nesta época do ano, a temperatura da agua no Mar Negro está perto dos 10ºC. Ninguém sobrevive mais de 4 horas rm águas nesta temperatura.

Lana

Eu espero que se confirme sim. Esses militares são homens adultos, matam e comemoram. As redes sociais russas tem um monte de gente comemorando. Tem áudios vazados dos russos de autorização superior paracometer crimes de toda ordem. Estupros, sequestro e roubos na Ucrânia. Militares cometendo essas absurdos. Os russos estão destruindo as casas dos ucranianos, as cidades, o sonho daquelas pessoas. Milhões de refugiados. As crianças assassinadas e sequestradas para tráfico sexual e de órgãos também não tem nada a ver com essa guerra. O soldado ali sabe o que faz, faz e comemora. Cuidado com essa imagem infantilidade das… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Lana
Jagdverband#44

Bravo.

Felipe

Nossa, precisa ver que os Ucranianos estão fazendo com a própria população civ, principalmente os nacionalistas. E bem pior que isso que indicou

Pablo Maroka

precisa ver é o que vc está fazendo nesses comentários, maior atrocidade!

Paulo

Fonte?

Leandro Costa

Os Ucranianos podem sentir esse ódio todo. Eu não. Eu já li demais sobre seres humanos em combate para saber que a coisa não é tão simples assim. Ainda mais quando eu tenho certeza que a maioria dos marinheiros naquele navio deveriam ser recrutas sob uma pressão enorme de seus superiores imediatos, passando por toda a massificação de informação que tiveram doutrinadas em suas cabeças. A maioria provavelmente é até milenial, e não conhecem nada além da Rússia de Putin. A mentalidade de grupo conta muito. Um jovem que não sabe de nada, mal treinado, sabe pelo menos que não… Read more »

RPiletti

Leandro… explosão de munição armazenada costuma jogar as torres do T-72 longe… se realmente o incêndio teve início no local de armazenagem deste navio, não duvido dele ter ido ao fundo em menos de 1h, o padrão russo pode ser visto no Kursk…

Leandro Costa

Não dá para comparar T-72 com munição na cesta com um Cruzador. Mas sim, se foi realmente no paiol de munições, a explosão é absolutamente catastrófica e temos diversos exemplos disso ao longo da História de navios que foram atingidos no paiol e literalmente se desintegraram. Acho que o Luciano chegou a mencionar o HMS Hood que levou um petardo do Bismarck no estreito da Dinamarca (Groenlândia – Islândia) e expĺodiu. Sobreviveram três marinheiros de algo em torno de 1450 tripulantes, e era o orgulho da Marinha Real.

Willber Rodrigues

Se isso for verdade, só confirma o que disseram os EUA, que o navio sofreu uma “explosão catastrófica”. E se sofreu explosão, então não houve como rebocá-lo, o que seria mais uma mentira russa.

Carlos Gallani

Será?
Até eu que acho os Russos totalmente incompetentes penso que um numero deste é assombroso, se for isso é pq o navio explodiu mesmo, só se salvou quem estava no lugar certo do convés fumando um cigarro!

Henrique

só perder o navio ja seria impacto suficiente pra abalar a moral de mundo… agora imagina se só 14 saiu vivo…
.
são mais ~500 famílias pra cobra satisfação do putin

Chevalier

Era uma belo navio… e será um belo coral agora, a não ser que apareça um trator armado de snorkel e hélices para resgatar.

Last edited 2 anos atrás by Chevalier
BK117

Logo logo veremos ele sob o comando de algum fazendeiro local, remendado com tapume de mdf e com redes de pesca no lugar dos misseis, usando seu sonar para localizar cardumes do melhor esturjão da região hehehehe

Chevalier

Já decidiram o que causou os danos? Incêndio ou míssil? Acho mais provável ter sido incêncio, pois não é possível um navio desses não consiga se defender de um unico míssil anti-navio, os ucranianos se tiverem não têm muitos. Deveria ser preciso uma salva para afundar, ou estou enganado?

Carlos Gallani

Ao que tudo indica está enganado!

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JU7NIOR

Na verdade foi tudo planejado. Eu vi uma notícia no sputnik que Putin converteu o Navio em submarino

Aéreo

A verdadeira história do evento, somente saberemos quando a guerra terminar (e talvez nunca saberemos de forma conclusiva o que houve). Considerando que o navio afundou em função do ataque de dois misseis Neptune, algumas coisas são interessantes para conjecturar. Baterias costeiras são armas bastante difíceis de serem neutralizadas completamente. A Ucrânia as manteria escondidas esperando a melhor oportunidade de emprego, neste caso contra um navio capital para os russos. Os EUA tem fornecido inteligência para a Ucrânia e a posição do Moskva pode ter sido fornecida pelos meios da OTAN em espaço aéreo internacional no mar negro. O impacto de… Read more »

Eliton

Eu li o ministro da defesa russo teve um infarto fulminante (talvez depois de tomar um cházinho pra acalmar), dezenas de generais presos, percas milionarias (talvez bilionarias) de materiais. Tenho certeza que nem o mais otimista iria imaginar que ucrania iria dar tanto trabalho assim.

Varg

Não sou fã de teorias das conspiração, mas e se os russos afundaram propositalmente o Moskva, para evitar que imagens de satélites confirmem o ataque com mísseis da Ucrânia?

Carlos Gallani

Não me parece uma grande teoria!

Leandro Costa

Acho difícil que imagens de satélite pudessem mostrar danos no casco, já que tudo seria praticamente visto de cima, então os danos que pudessem aparecer certamente cairiam dentro da narrativa Russa. Ao mesmo tempo, se conseguisse chegar à Sebastopol, os Russos poderiam divulgar imagens do ângulo que achassem mais conveniente, novamente sustentando sua narrativa. Como afundou… um dia talvez saibamos ao certo. Se foi afundado pelos Ucranianos ou se foi um afundamento devido à acidente abordo, o estrago foi feito. A Nau Capitânea Russa e um navio insubstituível foram para o fundo do Mar Negro.Bom para a Ucrânia e péssimo… Read more »

Pablo Maroka

Justo! Ouvi que eles matam os próprios soldados para evitar serem mortos pelos ucranianos.

Pablo Maroka

E a vergonha só aumenta

sub urbano

Sem duvidas um grande revés para a operação russa. Essa perda deve ter reduzido em uns 70% o poder de fogo russo no mar negro.

Nicolas_SS

OFF: Rússia confirma um novo submarino a sua frota! O Projeto MEGATRON de transformar navios em submarino foi concluída com sucesso. A Rússia sabiamente investiu em um programa audacioso e arriscada, mas que trará muitos benefícios, abaixo da agua, ficará fora dos olhos os satélites, podendo atacar impunimente os Nazis!

MAB

Vocês não sabem de nada! Faz parte do planejamento do Vladolf Putler !

O cara é um “J”ênio, Zênio !

Guilherme Lins

E é pq ele foi projetado para afundar um Nirmitz! O assassino de porta aviões, como era chamado por alguns! Imagina os navios russos com funções menores, como os udaloy ou sovremenny?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sou mais a corveta barroso! E não estou sendo irônico!

E quase esqueci, “o problema é que o mundo joga damas enquanto o Putin joga xadrez”, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o Putin mal joga o jogo da velha!

pangloss

Esse “assassino de porta-aviões” por uma absoluta coincidência, apresentava o número 121 em seu casco. O artigo 121 é o que tipifica o homicídio no Código Penal brasileiro. O “Moskva”, contudo, entra nas estatísticas como vítima desse crime. Lamento pelos marinheiros que pereceram. Seu assassino é Putin. E a colocação de mísseis desproporcionalmente grandes ao longo de seu través só demonstra o padrão soviético de dissuasão: ênfase na propaganda, no tamanho dos artefatos (síndrome do p* pequeno), e a crença de que nada daquilo teria uso, afinal de contas o arsenal nuclear os pouparia de vexames operacionais em uma guerra… Read more »

Guilherme Lins

e vou além: tudo que se aplica a classe Slava se aplica ao Kirov também!

Tomcat

Repetindo o que eu havia dito no outro post:

Fica o troco pelo An-225

E foi pouco

MIGUEL

Essa guerra é bem complexa, dai a lição para a MB apostar no PROSUB e no Gripen, esses elementos são críticos , a força de superfície é muito vulnerável… Esse navio tinha a missão de combater os Grupos de Portaviões… Esse navio foi construído na Ukrania em 1980, os Ucranianos conhecem bem esse navio, foram eles que construíram ainda no tempo da URSS.

Jagdverband#44

Casemiro de Tonho, Lisboa está cada vez mais longe.

Nilo

Segundo o site southfront há uma forte possibilidade de que os militares da OTAN estejam diretamente envolvidos no ataque ao cruzador russo.

Leandro Costa

Diretamente envolvidos em que sentido? Atirando ou repassando informações? Porque se for por repassando informações, eles já vem fazendo isso a bastaaaaaante tempo.

Nilo
Leandro Costa

Haja teorias da conspiração…

Putinik da Silva

Eu acho que o Xings virou colunista do Southfront.

Carlos Gallani

O Southfront só está um passo a frente do Sputnik, vale pouco ou nada se desconsiderar que até informação de propaganda é informação, Tonho esta em casa lá!

Jacinto

Mas não foi acidente?

Nilo

Essa resposta vale ouro

Jacinto

Os russos sabem a resposta. Precisam combinar melhor entre eles se foi acidente – e se foi acidente não dá para culpar a OTAN – ou se foi ataque.

Lana alves

Eu entrei nesse site south front…só tem defensores da russia lá. Todos repetindo o discurso da ditadura russa.
Não vi nada nesse site de relevante, só papagaio defendendo guerras e discursos racistas.

A6MZero

A frota do mar negro perde seu componente com maior poder de fogo, as fragatas Admiral Grigorovich e Admiral Gorshkov não podem suprir o poder de fogo dos Slava. A marinha Russa no momento enfrenta sérios problemas, além do problemas com o Kuznetsov que não se sabe se voltará a operar e a que custo, os substitutos para os Mistral quem não vieram e são necessários, um nova embarcação com poder de fogo substituir os envelhecidos Kirov… Se nos próximos anos não houver um grande incremento no orçamento naval russo sua marinha vai perder muito de sua capacidade, e como… Read more »

Homero

Não acredito na versão russa de explosão interna e tampouco no estoria do ataque ucraniano, porque: “Os ucranianos alegam que afundaram o Moskva com dois mísseis Neptune . A Wikipedia nos dá dois detalhes técnicos importantes sobre este míssil: sua ogiva é de 150kg e sua velocidade é subsônica o que traz este artigo especializado para acrescentar “ Este míssil viaja em velocidade subsônica. Estima-se que, devido à sua velocidade subsônica, esse míssil antinavio possa ser interceptado com bastante facilidade, principalmente pelo sistema de defesa avançado ”. O Moskva desloca 12.490 toneladas, então vou assumir que cada pessoa que ler isso entenderá que ogivas subsônicas de 2x150kgb não são suficientes para afundar tal… Read more »

pangloss

Homero, você quer acreditar no que escreveu?
Pior ainda, você acredita que alguém vai acreditar naquilo que você escreveu?

Luís Henrique

Depende em que parte do navio o míssil atingiu. Se atingiu o paiol de armas, provocou um incêndio que causou detonação de armas dentro do navio, a possibilidade de afundar o navio existe e não é pequena. Até porque as informações indicam que o mar está muito perigoso, com tempestade, etc.

rui mendes

Ogivas subsónicas!!!????
Velocidade subsónica, quase todos os mísseis anti-navio do mundo, são de velocidade subsónica.

Homero

Cara , ainda não temos certeza onde o Moscou estava operando , próximo da costa ? 
—–

Parece que no momento do ataque estava cerca de 22 milhas da costa, próximo da fronteira da Ucrânia com a Romênia:
comment image

Last edited 2 anos atrás by Homero
Bosco

Um navio de guerra está lotado de combustível, cargas propelentes e explosivos, e como disse o Luís, depende de onde atinge. As ogivas de mísseis antinavios ocidentais são com raras exceções menores que 200 kg. Só a metade (no máximo) é de material explosivo, portanto, o que tinha de explosivo nas duas ogivas de 150 kg dos Neptunes não dá 150 kg somados, mas 150 kg de explosivo explodindo dentro de um navio é um baita poder explosivo. Quanto a velocidade , nem mísseis hipersônicos contam muito com um incremento de energia devido à velocidade. Todos os mísseis antinavios supersônicos… Read more »

Bosco

Mesmo hoje a capacidade de detectar mísseis subsônicos sea-skimming não é uma ciência exata e é sujeita a muitas variáveis. É mais consistente a detecção de mísseis supersônicos a 20 metros de altura do que a de um míssil subsônico a 3 metros de altura. No caso de um míssil subsônico sea-skimming a defesa em camadas é praticamente inútil já que a única camada realmente efetiva é a defesa de ponto, com 10 km ao redor do navio. No final das contas, para o Moskva, e em ele tendo mesmo sido atingido por mísseis Neptunes, só os 6 CIWS AK-630… Read more »

Flanker

Os mísseis não precisam afundar o navio sozinhos. Se acertam uma área vital, como os paióis ou os silos de mísseis, explosões maiores e em maior quantidade, além de incêndios, colapsam o navio. Isso vale para o Moskva ou para qualquer outro navio.

Slavia Catervina

De acordo com Caiafa Master, o Moskva foi afundado por mergulhadores de combate ucranianos (explosivos) e não por dois mísseis neptune. Pelo argumento dele, faz sentido sim. Os ucranianos construíram a classe Slava e, portanto, sabem seus pontos fracos.

carcara_br

Nuss o cara é bem informado pqp.

Slavia Catervina

Veja o vídeo dele! Faz todo o sentido! E os Ucranianos não irão confirmar isso, pois esta é a grande cartada deles! Os dois mísseis neptune foram disparados sim e prontamente interceptados sem maiores problemas, gerando tempo suficiente para desviar toda atenção da tripulação e deixar mergulhadores ucranianos instalaram explosivos no casco bem embaixo do paiol de armas (o casco não é blindado).

Detalhe: ele ainda comenta da vulnerabilidade do T-72, na visão dele, uma porcaria de MBT. Por isso os ucranianos estão fazendo a festa nos blindados russos.

glasquis 7

A vá!

Imagina então, o treino de perna que esses mergulhadores tem que fazer pra alcançar um navio sendo rebocado no mar.

paulotd

Realmente essa de mergulhador difícil acreditar, a 50 milhas da costa, mar revolto… Se ele falasse ataque de um submarino de pequeno porte, eu acreditava.

Henrique

Claro que o cara vai nadando… até pq usar esse equipamento aqui ja seria nível de ficção cientifica…não existe nos dias atuais, com certeza teria que ser coisa alienígena

paulotd

A carga de leite condensado e Viagra falsificado atacou a mente dele…

Bosco

Mais provável ser algo assim:comment image

glasquis 7

Não tem alcance pra fazer o ataque a um navio que está há 50 milhas da costa. Teria que ser levado por algum submarino.

glasquis 7

Sim e isso tem 50 milhas de alcance, bateria boa né.

Henrique

foto é apenas ilustra que existe tecnologia/meio para fazer emissão….e custa menos de 200 dólar pra dar um brincada no fim de semana na piscina do condomínio kkkkk

A foto que o Bosoc colocou seria o meio o correto/ideal para cumprir a missão. outra coisa é que o cara não vai andar as 50mi com equipamento funcionando, sujeito vai com outros meios até uma parte

glasquis 7

Isso mesmo, foram levados por uma fragata invisível que se aproximou sem ser detectada e lançou o ataque dos mergulhadores de perto.

MIGUEL

GRUMEC esta operando na Ucrania ?

Leandro Costa

E mergulhadores de combate se aproximaram do navio em mar bravio? O navio estava parado?

Me parece fantástico demais.

Slavia Catervina

Então, o Moskva estava parado fzndo a função de defesa aérea e superfície (plataforma de vigilância). Foi aí que os mergulhadores ucranianos aproveitaram, provavelmente utilizando de embarcações infláveis e roupas de mergulho com apoio de eqpto elétrico de movimento/velocidade. Isso não é fantasia, é possível. E o mar, não estava revolto no momento do evento. E os ucranianos chamaram a atenção da embarcação com movimentos de drones e disparo dos dois mísseis, que foram sim interceptados. Imagine a alegria da tripulação ao saber que abateram os mísseis. Euforia + desatenção. Exatamente o que os mergulhadores precisaram! Guerra é estratégia e… Read more »

Leandro Costa

Um: isso que descreveu não é estratégia. É tática.

Dois: nunca ouvi falar de navio cumprindo função de piquete radar parado. Isso não existe. Se foi feito assim, então os Russos estavam pedindo para serem afundados. Eu ficarei absolutamente chocado com a incompetência Russa se isso for confirmado, com ou sem distração de drones ou dançarinas de can-can seminuas regados com vodka à vontade. Nem eles podem ser tão incompetentes assim.

Slavia Catervina

O navio estava ancorado, amigo, usando seus radares para cobertura aérea e superficial. Era essa a função dele: servir de plataforma de base, plataforma de apoio e defesa. E sim, a ação ucraniana foi tática, se preferir usar o termo correto. Assista o vídeo lá.

Leandro Costa

Eu vou assistir ao vídeo mais tarde. Preparado para um facepalm épico.

Ancorado? Em teatro de guerra? Próximo da costa inimiga?

Não fazia sentido nem usar mergulhadores. Bastaria artilharia e saturação com foguetes não guiados que já faria o serviço.

Plataforma de defesa, base, piquete-radar ou o que for, não se faz com navio parado. Navio parado não está em operação.

Ele deve estar se referindo à alguma outra coisa, não é possível que o Moskva estivesse fundeado, seja lá por qual motivo que fosse.

Leandro Costa

Slavia, eu assisti o video. Não aguentei ver tudo porque tem pouco mais de uma hora, mas acho que cheguei nos 50 minutos ou coisa parecida. Concordo com ele em muita coisa, mas não consigo gostar do estilo dele. Nada contra a pessoa em si, mas não é o meu feitio. Vou dar exemplos. Sobre o Moskva, ele simplesmente bolou essa ideia porque, de acordo com ele, a matemática não batia e os números não o agradaram. E nem à mim, porque realmente não fazia sentido. O motivo pelo qual ele diz que não fazia sentido, é que o Moskva… Read more »

Hcosta

É muito arrogante.
Atacou alguém porque disse que não havia o risco de contaminação em Chernobyl. Estava tudo contido no sarcófago…
Mas a tratar quem fez o comentário como idiota, quase a insultar.

George

Navio fundeado a 100 km da costa? Como? Quantos Km de cabo de âncora ele tem?

Felipe Fg

Em qual vídeo ele fala da vulnerabilidade do T72? É no mesmo do Moskva?

Slavia Catervina

Sim. E tem vídeo q ele gravou em 2019 sentando o pau no veículo.

Nilo

Risível, uma coisa é certo, os russos vão apertar o parafuso, negociação agora fica distante. O sonhado devpasseio se esfaneceo.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Sensato

Sentido faz mas não há evidências de qualquer tipo ainda. Sabe-se lá se ou quando virão a público. Por hora, a única certeza é que ele está no fundo.

Pablo Maroka

kkkk eram todos mergulhadores com medalhas olimpicas para alcançar um navio desses na braçada.

George

Isso é chute ou tem alguma prova por trás?

Nilo

Há uma hora o Pravda russo da como oficial o afundamento do cruzador russo.