Cruzador Moskva em imagem divulgada com data de 10 de abril de 2022 - imagem Maxar

Na noite desta quinta-feira, 14 de abril, mais uma declaração do porta-voz do Pentágono está repercutindo na imprensa mundial, a respeito dos danos sofridos pelo cruzador russo Moskva, que teve seu afundamento confirmado pelo Ministério da Defesa da Rússia, via TASS.

John Kirby, porta-voz da sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, afirmou à CNN: “Não estamos em posição de confirmar oficialmente, de forma independente, o que exatamente levou ao atual afundamento do navio. Porém, também não estamos em nenhuma posição de refutar o lado ucraniano sobre os acontecimentos. É certamente plausível e possível que eles tenham, de fato, atingido (o cruzador) com um míssil Neptune ou até mais.”

A declaração de Kirby foi dada horas depois do jornal russo Pravda afirmar que fala anterior do porta-voz do Pentágono, naquele mesmo dia, expôs “mentiras da Ucrânia”, e que esta teria blefado nas alegações de que o cruzador sofreu um ataque de mísseis ucranianos.

As falas de porta-vozes quase sempre incluem certa ambiguidade, evitando muitas vezes informações cabais de fatos controversos, e a análise de suas declarações anteriores indica uma preocupação em não atestar alegações russas ou ucranianas, igualmente. Porém, é visível que a fala mais recente, feita após a Rússia informar o afundamento do navio, pende mais para as alegações da Ucrânia.

A CNN ouviu duas fontes familiares com a inteligência americana e ocidental, as quais disseram ser críveis as alegações ucranianas (de que atacou o cruzador russo com mísseis), apesar de autoridades dos EUA “não terem ainda provas definitivas”. Uma as fontes, que teria conhecimento de dados mais recentes de inteligência, disse que os Estados Unidos acreditam “com média confiança” que a versão da Ucrânia sobre os eventos é acurada.

Até o momento da publicação desta matéria, o Pravda não voltou a repercutir as  declarações do porta-voz do Pentágono.

FONTES: CNN, TASS e Pravda (links no texto).

IMAGEM DE ABERTURA: cruzador russo Moskva em imagem de satélite, divulgada pela Maxar Technologies, com data de 10 de abril de 2022, quatro dias antes do navio sofrer danos severos e afundar. Até o momento, a empresa alega que esta é a mais recente imagem que dispõe do cruzador, devido ao tempo encoberto nos últimos dias na região. A Maxar afirmou que “novas imagens serão compartilhada com nossos confiáveis parceiros da mídia quando disponíveis”.

Subscribe
Notify of
guest

188 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Carvalho

Vai virar um belo coral soviético.

Agressor's

Trata-se da Rússia contra a Otan inteira…Então, encaro com certa normalidade as baixas russas. Um país contra muitos outros. Fosse os eua no lugar da Rússia, as dificuldades seriam as mesmas. Não lembro dos eua terem enfrentado uma guerra tão dura..Só bateu em cachorro morto até hoje e até apanhou de alguns deles…

Carlos Gallani

Vá passando pelas fases do luto que vc chega na aceitação!

Evandro Freitas

Agora você acha normal essa dificuldade? Não era o que você pensava no começo dessa guerra

PauloR

Depois dessa e melhor chorar

Carlos Gallani

Hahahahahahahahhaha

Reinaldo Deprera

Sensacional.
Vale lembrar que posts iguais ou piores que este ele e o Tonho fizeram às centenas. Só não sei se eles não são a mesma pesssoa … acho que não

Denis

E xeque-mate! Kkkk.

Rodrigo Martins Ferreira

Depois desta é mais um que vai mudar de nick

Marcelo

SEMPER FI….

Luis

Chora neném

Denis

Fumou estragado, amigo.

Agnelo

EUA enfrentou o Vietnã do Norte com TOTAL apoio russo e chinês.
E a diferença de baixas e lambanças foi beeeeeem menor.
Rússia enfrenta um envio de meios bem mais leves. Ta vergonhosa o emprego dos russos….

Capa Preta

Rússia contra Otan inteira aonde? Cadê os Typhon, tornados,Rafales ,F15,F16,F35? Cadê os leopards 2A7 os Lecrec, os Arietes,os centauros,a
Abranhs?
A Rússia contra Otan inteira em uma guerra convencional e não nuclear estaria defendendo Moscou agora no máximo.

Carlos Pietro

Boa tarde, Agressor´s, aceita que dói menos. Foi os russos que começaram tudo isso.

Chevalier

“Foi os russos que começaram tudo isso.”
Não é tão simples assim…

bruno

Não sabia que a Otan está lutando contra a Rússia. O que dá para perceber é o passeio que a Rússia está tomando da Ucrânia. kkkkk

Reis36

Já que ninguém comentou vou perguntar , será que não tinha armamento nuclear a bordo?

PRAEFECTUS

É perfeitamente plausível que tinha “alguém” para Biden cumprimentar ao final do discurso dele ontem em uma universidade nos EUA. Mas, apenas o Pentágono pode ver o referido “alguém”,,,

Assista ao vídeo e tirem suas conclusões a onde os EUA vão parar com o Bob dorminhoco….

https://www.youtube.com/watch?v=gXoC5rnWL4k

..

Leandro Costa

Que bizarro. O Putin levando baile de xadrez de um velho senil…

O que isso tem a ver com o Cruzador afundado mesmo?

PRAEFECTUS

Leandro meu caro, essa sua afirmativa (fato) de que hoje nos EUA há uma pessoa senil sentado na cadeira de presidente com poder de levar a morte bilhões de pessoas através do arsenal atômico norte-americano deveria ser noticiada aos quatro ventos no mundo todo pela grande mídia. Mas, o que essa mesma mídia faz???? Coloca uma fake-news de que o Putin está em estado terminal por conta de um câncer e que por conta disso ele quer acabar com o mundo. Está aí escancarado na cara de todo o mundo quem é que verdadeiramente pode levar bilhões de pessoas a… Read more »

Leandro Costa

Ah, as maravilhas do sistema de pesos e contrapesos que me fazem dormir mais tranquilo à noite.

Mas e o Putin? À quem ele responde?

Agnelo

Pois é…. Um velho senil de um lado apoiando um país invadido por outro controlado por um f@d@o….
A Rússia tá mal mesmo…..

gordo

A pergunta é quem tá mandando na maior potência militar do Mundo. A cadeira da presidência dos EUA não é lugar para quem tem amigo imaginário, gostem ou não, se Ele não estiver batendo bem da cabeça o risco para o Mundo não se restringe a uma recessão econômica.

* Uma coisa que gostaria de saber é onde estava o cruzador quando foi atingido. Dependendo do local uma solução para o disparo dos mísseis não pode ter vindo de um radar na costa.

Kornet

Acho que estava cumprimentando o fantasma de kiev,o múmia DEMOniocrata.

Agressor's

A China que já vá se preparando pois o próximo lugar a ser promovido para a Otan deve ser Taiwan. Os planos para reconhece-la como uma nação livre e independente para que possam instalarem bases militares e armamentos para cercar a China já devem estar em andamento…

Carlos Gallani

Soletra OTAN pra gente!

Agnelo

Hahahahahahaahahhaha

MIGUEL

Agressor , a China esta se modernizando a muito tempo, nesse momento eles sabem que não estão preparados para enfrentar convencionalmente os EUA e os seus Aliados, mas até 2030 , a China deverá estar preparada para tomar Taiwan a Força e todo mundo se prepara para esse conflito, A Ucrania se preparou bem desde 2014 ate 2022, eles sabiam que a Rússia iria invadir eles , não podemos esquecer que a Ucrania foi território da URSS, logo é toda uma doutrina herdada da mesma escola que a Rússia herdou, ambos os lados não se importam muito com as baixas… Read more »

pangloss

Dá uma olhada na caixa do Gardenal que você tomou nesta manhã. É certo de que já venceu.

Carlos Gallani

Errata:
Trapalhada da marinha tbm!
Eu estou falando desde os primeiros dias de guerra que a Rússia vai perder este conflito, um monte de gente negativando pq “a poderosa Rússia” iria passar o trator na Ucrânia, tá aí, o exercito invasor perdeu a iniciativa, agora luta para manter uma modesta zona colada em sua fronteira e pra coroar perde sua nau capitania para um país que não tem mais marinha!
Vcs acham que o vexame foi pouco?
Vou dar uma nova previsão, vai ficar pior!!!

Pedro Calmon

Eu estou falando desde os primeiros dias de guerra que a Rússia vai perder este conflito, um monte de gente negativando pq “a poderosa Rússia” iria passar o trator na Ucrânia

So pensou isso que nao saca nada de nada. Ucrania deveria sempre ter sido vista como um Afeganistao depois de comer espinafre do Popeye em um cenario de invasao Russa.
Por isso que eu nunca imaginei que Putin fosse invadir desas forma. Nao acreditava que ele seria irresponsavel o suficiente de partir para o tudo ou nada e tentar tomar Kiev em uma operacao relampago.

Last edited 2 anos atrás by Pedro Calmon
Carlos Gallani

A Rússia ainda tem estoques mas logo acabam e com a economia evaporando vai ser cada vez mais difícil sustentar a maquina de guerra, é questão de tempos para ficarem com recursos limitados e o pouco que sobra de moral ir para o espaço, pegue uma pipoca e assista o fim da mitologia russa como potencia militar global!

carcara_br

Sim, enquanto isso vão sentar no arsenal nuclear sem fazer absolutamente nada.
Ou é incapacidade cognitiva ou enganação…

Carlos Gallani

O último delírio, as armas nucleares, vou te contar uma coisa, suicídio não faz sentido!

carcara_br

Vou te dá um motivo palpável então:
$$$ é barato.

Wellington Jr

Suicídio nuclear não é o objetivo dos mafiosos que financiam Putin, assim que o Putin declarar o uso ele vai ser suicidado. O que adianta sobreviver para viver num planeta arrasado? Raciocina comigo que ganho tem destruir o planeta e a si mesmo? Nenhum!

carcara_br

Cara suicídio nuclear é o envio de armas que a OTAN está praticando agora. Vocês ou não querem entender ou estão tentando enganar. Só que pra europa o conveniente é que os suicidados são ucranianos. Armas nucleares são baratas, trabalhar para o aumento do custo é trabalhar ao seu favor.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Pablo Maroka

Grande Carlão Gallani, trazendo suas profecias para a trilogia.

Carlos Gallani

A Rússia tem facilitado demais o trabalho de qualquer oráculo que aposte contra ela, agora ela vai apelar para artilharia de saturação e outras atrocidades contra as cidades, obviamente isso so vai motivar mais Ucranianos a lutar e mais auxílios de armamentos, a situação de Putin beira o insolúvel!

EduardoSP

Teve muita gente dizendo que seria um passeio no parque para os russos sim.
Aqui está cheio de órfãos da “mãe Rússia”.
É só ler posts de poucas semanas atrás.

Carlos Gallani

“Ninguém disse que seria passeio no parque para os russos”
É eu que estou em Nárnia?
Indo para dois meses de guerra e a Russia ainda luta por Mariupol meu chapa! Hahahhahahahaha

Rodrigo Martins Ferreira

Eu leio Mariupol caiu tem mais de um mês…

Que estão acabando os nazis do Azov..

eles devem ter respawn.. n acabam nunca.

Leandro Costa

Algumas considerações:

De onde saiu essa do exocet atingindo o Moskva?

Desde quando os Argentinos tinham uma força inferior à dos ingleses? Você viu a disparidade no número de aeronaves? Saiu barato para os ingleses devido, principalmente à treinamento falho e total falta de planejamento dos Argentinos.

E sim, vários e vários e vários aqui disseram que seria um passeio no parque para os Russos.

Leandro Costa

Eu? Com problemas de interpretação de texto?

“(…)tem o famoso caso do Destroyer HMS Sheffield, que assim como cruzador Moskva, que também afundou ao ser rebocado, após ser atingido por um míssel Exocet.

Aprende à escrever de maneira clara e sem ambiguidades. Sabe nem escrever a palavra “míssil” corretamente e vem falar dos outros?

Não me importa o que qualquer idiot@ falou sobre o Afeganistão, afinal de contas não é sobre isso que falávamos antes e não tem absolutamente nada a ver com o tópico em questão.

Marcos R

Bonito mesmo foi a população ucraniana recebendo os “libertadores” com bandeirinhas russas e jogando flores no caminho das tropas…

Last edited 2 anos atrás by Marcos R
Kornet

Segundo analistas sérios e sem torcida,o objetivo foi ocupar a Ucrânia toda,a não ser que a Ucrânia não lutasse,não recebesse o apoio da OTAN ou secrendesse.
150 ou 190 mil para dominar a Ucrânia toda é impossível,a não sercque o Putin esteja escondendo o jogo ou achou que conseguiria com esse número baixo de soldados e equipamentos e armas dos tempos da URSS.

Henrique

De fato, Putin caiu numa armadilha, ou melhor atoleiro, que não deveria ter entrado. Está lutando conta os EUA, Europa e Otan num terreno que Napoleão e Hitler falharam… deveria ter aprendido algo. Esse afundamento está estranho e pode ter sido até por outros meios como um Harpoon ou outro mas vão ficar quietos, engolir o fiasco, pra não escalar a coisa de vez. Sites e blogs russos se referem à “incompetência”, “desleixo”, “sabotagem interna” e coisas desse tipo sobre o comando russo e cobram vingança total, inclusive o porquê estão “poupando” Kiev… Essa repercussão e orgulho ferido é de… Read more »

Jose da silva

Imagino que as marinhas russas e chinesas agora sabem que se a Ucrânia consegue sem mísseis hipersônicos qualquer um razoavelmente armado tambem consegue.

Eduardo Angelo Pasin

Tem um repórter falando que nem foram os Misses mais sim uma achado de mergulhadores de combate implantando bombas no casco do navio, foram os próprios ucranianos que o construíram

Carlos Gallani

Teorias extraordinárias exigem provas extraordinárias!

Heinz Guderian

Esses mergulhadores ucranianos são verdadeiros homens de ferro, para conseguirem nadar tantos quilômetros em um mar agitado, sem serem percebidos, colocarem explosivos nos navios e depois voltarem nadando.
Acho que já temos recordistas de provas de nado em alto mar, recorde imbatível.

Pablo Maroka

No filme do rambo ele explode um heli com uma flecha, então é possivel sim alguém nadar algumas dezenas de kilometros, explodir um navio dessa tamanho em movimento e voltar nadando.

Thiago Vinícius

O caiafa, no canal do youtube, passou mais de hora enlouquecendo com essa teoria, colocando foto de mergulhadores armados, narrando o evento com uma riqueza de detalhees e com um ar de seriedade incrível. Eu quase acreditava…

Rodrigo Martins Ferreira

Caiafa e o Farinazzo, tem que ter muito estômago para assistir.

Agnelo

Rapaz…..
Q teoria é eeeesssssaaaa???!!!!

Boitatá

O maior problema dessa teoria é acreditar que o Moskva estaria parado

Guilherme Lins

Kkkkkkkkk
Essa teoria é a mais noiada de muitas que vão aparecer!
Das duas uma: ou foi chumbo ucraniano, ou o navio tava caindo aos pedaços e sua tripulação igualmente não vale nada e o navio se perdeu por mera negligência e velhice!
Eu fico com a primeira hipótese! A Ucrânia afundou um dos principais navios da Rússia!

Rodrigo Martins Ferreira

Os Ucranianos tem acordo com os Aliens…

Os russos tem o objetivo secreto desalienar a Ucrânia tb..

Nilo

Como disse em comentário anterior. Segundo um site Ucraniano: “”” Os russos nunca admitirao que foram derrotados em 13 de abril em uma batalha com a guarda costeira das Forças Navais ucranianas.””” É o que alegam agora. E já TB confirmam o recado do Ministério da Defesa da Federação Russa da ameaça de atacar centros de decisão, em Kiev, se os ucranianos não pararem de “fazer sabotagem e atacar objetos em território russo”. O governador da região de Kursk da Federação Russa afirmou que, em 13 de abril, o destacamento de fronteira russo teria sido alvejado da direção da Ucrânia.… Read more »

Wellington Jr

Os russos mais latem do que mordem. Vai fazer o que estavam na porta de Kiev e nada de fazer algo construtivo. Tinham a vantagem na negociação porém recuaram. Vão reclamar dos soldados Ucranianos atacando soldados russos na fronteira? Pouts os soldados russos estao matando Ucranianos em solo Ucraniano e agora quando os Ucranianos estão revidando e os russos querem ter razão? Ah pelo amor de Deus né gente. Esse discurso do governo russo é só pra torcida dele, ninguém tá mais levando a sério o louco de Moscou. Vai atacar com mísseis nucleares? Duvido! É suicídio, nenhum comandante aperta… Read more »

carcara_br

Um monte de gente sem entender exatamente as implicações do que ocorre…

Leandro Costa

E como eu respondi anteriormente… se não atacaram os centros de comando são ainda mais incompetentes do que se imaginava. São alvos primários e deveriam ter sido atacados logo no primeiro dia, nas primeiras horas da invasão. Muitos centros de comando já foram atacados, e agora eles vem com essa lenga lenga? Aposto que os Ucranianos acreditam que podem ser atacados a qualquer momento, e isso vem desde o primeiro dia.

Heinz Guderian

Então deixa eu ver se entendi.
A Rússia invade a Ucrânia, destrói e mata centenas de casa, infraestruturas e pessoas.
Mas a Ucrânia não pode devolver o fogo contra algum território russo?
Só pode atacar o que tiver dentro do seu próprio território?
É isto?

Nilo

Segundo os ucranianos no momento do ataque com os mísseis costeiros Neptune , o cruzador estava no mar a cerca de 120 km ao sul de Odessa.

Nilo

Relato de marinheiros russos: “Uma chama apareceu e há cilindros de oxigênio por toda parte. Isso é equipamento militar.” “No “Moscou”, o sistema de incêndio antigo permaneceu. Alguns meios de comunicação disseram que marinheiros estavam reclamando de problemas com o corpo de bombeiros desde 2005.” “A operação desses navios foi projetada para 20 anos, e o Moscou já tem mais de 40, então não estou surpreso” O navio de guerra foi colocado em operação em 1982 sob o nome Slava, e em 1996 foi renomeado Moscou. Segundo agencia TASS com referência ao Ministério da Defesa da Federação Russa, a munição… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Luis

.

pangloss

Então, se está tudo tão bem explicado, o que justifica a fúria contra a Ucrânia, a exigir a escalada do conflito?

Nilo

Noticia agora em site russo::
O Ministério da Rússia anuncia a liberação completa da Ilyich Iron and Steel Works em Mariupol dos nacionalistas ucranianos.

Agressor's

Extrema Direita ou Nazismo nada tem a ver com Nacionalismo!

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
carcara_br

A queda iminente de mariupol pode ter motivado o ataque ao navio, o problema é o contra ataque.

carcara_br

que???

Luis

Outra notícia recente:

PACRF

O fato é que nesta guerra a Rússia já se ferrou na diplomacia, está sofrendo as piores sanções econômicas já vistas, o Zelensky está dando “um banho” de comunicação no Putin, e para piorar, no plano militar não consegue avançar na velocidade que se supunha ser capaz, inclusive perdendo seu principal navio de guerra, não importa por qual motivo. Politicamente é um desastre, pois uniu a OTAN, que está prestes a ganhar dois membros de peso: Suécia e Finlândia.

Last edited 2 anos atrás by PACRF
Hcosta

E conseguiu que a Alemanha, e quase todos os outros países da OTAN, aumentasse drasticamente os seus orçamentos de defesa.

Nilo

Censura (a nível mundial) agora virou Banho de comunicação rsrsrs

https://www.youtube.com/watch?v=FrK9V44m8p0
Tudo isso ai vai se voltar contra nós quando tivermos que defendermos nossos interesses, na verdade já acontece.
Fugindo da censura rsrsr
https://www.youtube.com/watch?v=CjIKHCWXDtw
Liberdade virou uma concessão, deixou de ser direito já faz tempo, a não ser que diga o que eu quero rsrsrsr.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
PACRF

“Liberdade virou uma concessão, deixou de ser direito já faz tempo”. Essa sua frase se aplica muito bem ao povo russo, que não tem liberdade nenhuma, inclusive direitos individuais, e só é informado por meio da mídia estatal que, obviamente, não relata fatos, só relata versões.

Wellington Jr

Não censurados quem nega o Holocausto? Então temos de censurar quem fala que a Rússia está certa em matar os Ucranianos, quem fala que o massacre de Bucha não aconteceu mesmo com vários observadores internacionais acompanhando a remoção dos corpos das valas e ruas.
Ser criminoso não é liberdade.

Nilo

Bom dia Jr Miojo essa é para vc

Reinaldo Deprera

Cara, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A Google é uma empresa. E ela não é uma empresa filantrópica indie maconheira paz e amor e viva Che Guevara. Ela tem lado, só que não gosta que as pessoas saibam disso porque é ruim para os negócios. A Google anda lado a lado com os interesses do Pentágono e os interesses dela. Não espere da Google justiça e isenção em tudo. A menos que você tenha tamanho para causar um barulho suficiente para prejudicá-los. Ai eles mudam de ideia rapidinho com direito a exceção nas políticas deles… Read more »

Kornet

O problema de aplaudirem essas coisas é que um dia elas nao irão distinguir ninguém ,ou seja,todos serão censurados e informações omitidas.
A pandemia deixou a máscara de muitos que gritam democracia que sua vocação é o autoritarismo ditatorial.

Reinaldo Deprera

o Zelensky está dando “um banho” de comunicação no Putin

Perfeito. Muito bem lembrado.
Tiraram tanto sarro do cara por ser comediante que esta aí o resultado.
O cara é um comunicador de verdade, é presidente de uma Democracia. Ao contrário do Czar, que também é um excelente comunicador, mas é presidente na base do tapetão.

Zelensky tem legitimidade, tem carisma e tem a razão ao lado dele.

Zelensky é o Control+Z de Vossa Excelência, o Czar, Vladmir Putin

Save Z, Zelensky 😎

José Luiz

Acompanhei a Guerra Fria e tinha um fascínio pelas armas soviéticas e existia um grande mistério. Quando a URSS acabou e depois com o surgimento da internet passei a ter acesso as informações que antes eram secretas e aprendi sobre os sistemas de armas soviéticos. E naquela época já era assim muito muito em cima da tecnologia russa, que é exótica e funcional, mas onde qualidades excepcionais convivem com grandes defeitos. Só que a URSS eram uma máquina de guerra enorme. A Rússia de hoje não é a União Soviética, as pessoas estão confundindo e esquecendo que a Ucrânia também… Read more »

Fellipe Barbieri

Esse episódio de não aceitar perder um importante navio para o inimigo me fez recordar do caso do cruzador Graf Spee que foi deliberadamente afundado pela própria tripulação após uma batalha contra três navios britânicos no início da Segunda Grande Guerra . Obviamente que existem diferenças entre ambos os casos, primeiramente porque a Alemanha estava batalhando contra a poderosa Royal Navy e não contra um país que sequer possui uma marinha, segundo que antes de ser afundado o Graf Spee tinha feito seu trabalho caçando mercantes antes de ser detectado pelos navios britânicos. Se foram mísseis ucranianos ou se foi… Read more »

carcara_br

comment image

carcara_br

Isso é uma parte de Mariupol, sem o uso de armas nucleares

Fellipe Barbieri

Isso é justamente a imagem do fracasso russo em seu ápice . Eles não conseguem avançar rapidamente e salvaguardar estruturas para uso posterior, os ucranianos estão obrigando a uma luta casa a casa que é desgastante e limita o avanço as vezes a poucas centenas de metros por dia . A Rússia achou que poderia fazer uma blitz contra a Ucrânia como a Alemanha fez contra a França com um avanço rápido e massivo com grande apoio aéreo e de blindados, o que a Rússia encontrou foram batalhas de rua como Stalingrado que limitam o uso de blindados e artilharia… Read more »

carcara_br

É, blz, mas a cidade está destruída e ai?

Marcos10

Pois é!
E aí?
1) se os russos ficarem vão ter de reconstruir a cidade; ou
2) se os ucranianos recuperarem, os russos vão ter de pagar a reconstrução.

carcara_br

3) vão deixar desse jeito mesmo e se reclamarem muito fazem isso com outros lugares.
Além de que nem todo dinheiro do mundo vai cobrir todas as perdas advindas deste nível de devastação, mas deixa quieto…

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Leandro Costa

Pois é, e ainda tem gente que concorda com a invasão Russa e ainda acham que se deve passar pano nesse tipo de coerção. Uma hora tem que dar um basta. Criméia já não foi suficiente? Deve-se entregar tudo que os Russos querem quando eles querem?

carcara_br

Tem gente que ainda concorda com o avanço da otan e acham que se deve passar pano nesse tipo de coerção. Uma hora tem que dar um basta. Kosovo á não foi suficiente? Deve-se entregar tudo que os Americanos querem quando eles querem?
E no final quem está sendo destruído são os ucranianos, pergunto:
Somos nós a termos que dizer basta? A resistência militar não é um fenômeno genuíno e ucraniano ele é fomentado pela Europa e América.

Leandro Costa

Você pode relativizar o quanto você quiser. No final das contas não muda o fato de que se o povo Ucraniano não quisesse resistir, não há força física ou monetária que os faria fazer o que estão fazendo agora. O povo Ucraniano decidiu lutar (surpreendendo até a OTAN, pra falar a verdade) e estão recebendo os meios para lutar. Na sua ideia é tudo uma questão de abrir as cidades e deixarem os Russos entrarem e tomarem tudo numa boa. É isso? Faz uma pesquisinha básica e vê quantos americanos tem em Kosovo. Pergunte-se também se foi uma ação unilateral… Read more »

carcara_br

Minha ideia é não apoiar o conflito sobre nenhuma hipótese e nenhum dos lados.
E que os ucranianos tenham a sabedoria de resistir da melhor forma caso sintam-se invadidos por força russa.
Se destruir não é o interesse ucraniano, mas certamente é interesse dos que os veem como descartáveis e os russos como inimigos.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Leandro Costa

‘Caso sintam-se invadidos’????? Pô Carcará, o que é necessário para que alguém sinta que seu país foi invadido? Será que é difícil entender que para eles a guerra é total e que eles farão aliança com quem quer que seja se os ajude à combater o inimigo? Dane-se o quanto vão ter que pagar depois, mas o objetivo agora é se livrar do invasor seja por quais meios forem. É difícil entender isso? Espero que os Brasileiros não tenham que ponderar sobre o quais os limites de agressão até ‘se sentirem invadidos’ no caso de uma infeliz agressão externa que… Read more »

carcara_br

Também esperava mais de você.
Que nós não tenhamos que ser usados como sacrifício num jogo de interesses geopolíticos de terceiros.

Leandro Costa

É juntar a fome com a vontade de comer. Se para livrar meu país de um invasor e manter minha soberania e integridade territorial eu faço aliança com o diabo sem nem piscar. Churchill era o anticomunista mais ferrenho que conheço e se aliou à Stalin durante a Segunda Guerra Mundial. Não foi à toa. Isso se chama ‘pragmatismo’ e é o que a Ucrânia vem fazendo. O famoso ‘O inimigo do meu inimigo é meu amigo.’ O povo Ucraniano percebeu isso. Aliás, até os barbudinhos de chinelo fizeram isso quando enfrentavam os soviéticos, só que a maioria das pessoas… Read more »

carcara_br

Faço. venho discutir com doido em blog de defesa. 10/10.

RPiletti

Prezado, quem tem o maior porrete manda. É assim desde o inicio da humanidade. Americanos estão ficando para trás, entretanto eles ainda são dominantes.

George

Olha o que era a Alemanha no final da segunda guerra é olha o que é hoje. Plano Marshal. Já ouviu falar?

Carlos Gallani

Quem lhe pergunta “e aí?” sou eu, o Russos destruíram uma cidade, qual o lucro obtido?

carcara_br

E eu afirmo novamente a cidade está destruída não é uma hipótese ou suposição, não é um jogo mental pra descobrir o lucro. Dá pra fazer isso na Ucrânia inteira e criar um grande Desertão entre a OTAN e a Rússia, e ai?

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Marcos10

Tá! E o que os russos vão fazer com a cidade conquistada mas destruída?
É como o cara que toma o pinico cheio do outro e vira em cima da própria cabeça.

carcara_br

Mas não estamos falando sobre a hipótese nem discutindo se deveria ser feito ou não. A cidade já foi destruída! e ai?

George

Que se apure os crimes cometidos

Rudi PY3TO

A Ukrania não é a Crimeia….

Jagdverband#44

Está vendo o parquinho de diversão ali em baixo?
FRACASSO!

carcara_br

Os órfãos vão brincar neles até quando?

George

Até eles virarem soldados e atacarem os russos só de raiva.

Wellington Jr

Tá, mas ainda sonha que os russos vão usar armas nucleares? Isso só é devaneio dos torcedores do putin. É suicídio usar armas nucleares contra um país não nuclear quando várias potências nucleares estão de olho e isso vai forçar a elas tomarem parte no assunto. Putin é só um cachorro grande que vai latir e latir mas no máximo vai tacar uns mísseis e mais nada.

carcara_br

Sim claro, vão tomar partido numa guerra que já escalou pro uso de armas atômicas, até podem, mas já vão sabendo que serão destruídos.
Não é sonho nem pesadelo é reconhecer que tal arsenal existe e que ele no final das contas barateia a guerra.
Então fica ai o grande motivo de temer armas nucleares:
Elas tornam as guerras baratas.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
George

Guerra batata para quem, cara pálida? Experimenta soltar uma dessas e ver o que acontece?

carcara_br

Fica ai um motivo palpável pra se usar: $$$

George

Vou dar um motivo para você do por que não usar arma nuclear na Ucrânia. Sabe qual é a direção principal do vento na região? Sabe para onde a nuvem radioativa iria?

George

Isso é um crime de guerra

pangloss

Tá orgulhoso disso? Putin acreditava que entraria na Ucrânia sob aplauso, em um triunfo imediato e quase sem dor. Olha o resultado…

Nilo

E já houve alteração no comportamento dos russos:
Canais de tv russo já pedem bombardeio as linhas ferroviarias de transporte da máquina de guerra ucraniana e centros de comandos desde Kiev.
https://www.mediaite.com/tv/russian-state-tv-pundit-goes-ballistic-after-russian-warship-sinks-in-black-sea-we-should-bomb-kyiv/
Como líder de seu país Putin terá que dar uma resposta, vai ter que perder a esse clamor.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Nilo

..atender….

LucianoSR71

‘Canais de tv russo já pedem bombardeio’ isso é piada? Todos sabem que TODOS os canais de comunicação russos são diretamente controlados por Putin, ninguém sério cai nessa narrativa, pelo amor de Deus!!!

carcara_br

comment image

Reinaldo Deprera

Quanto mais piorar a situação econômica do império russo, mais fácil será para organizar esses eventos. O nome disso é soviet Soviet é como se fosse um tribunal, onde as pessoas julgam o indivíduo conforme os interesses da causa. É o que chamamos hoje de cancelar o indivíduo. Então, uma pessoa precisa ter uma boa desculpa para não estar em um evento desses e não ser cancelada. Como por exemplo: tentei ir mas não havia mais ocupação Para causar esse efeito soviet bastam que sejam aplicadas algumas técnicas, como por exemplo, dar um papelzinho para quem tentou ir mas não… Read more »

carcara_br

postei a imagem de um estádio na, durante um discurso recente de Putin, após a invasão.

Jagdverband#44

Acho que ninguém é cego por aqui. Essa imagem é típica do autoritarismo.
Sabe, parece aquelas imagens da coréia do norte, versão russa.
Não adianta ave brasileira, a Rússia já perdeu, mesmo ficando com Donbass e Crimeia.

LucianoSR71

Vc postou uma prova do que eu falei não existe outro meio de comunicação que não esteja a serviço do Putin, é lógico que vc tem uma maciça campanha de propaganda endeuzando o grande lider e numa situação de guerra até a junta militar argentina conseguiu apoio popular. Até o Maduro (!) c/ toda a miséria que está acontecendo há anos na Venezuela consegue reunir multidões em comícios. Vamos parar de forçar a barra, por favor.

carcara_br

Não existe meio de comunicação em massa sem estar serviço de algum lado deste conflito.
E, digo sem medo nenhum de errar todos os maiores fora da Rússia, que estão na esfera de influência americana estão a serviço do poder deles.
Na Rússia se espera que estejam do lado russo.
E diria que você deveria ficar mais atento ao clamor popular russo, porque pode cair Putin, não pelo fato dele ter ido pra guerra, mas de se recusar a tratá-la como tal e empregar força maior na ucrânia.

Fellipe Barbieri

Estádios também se enchiam durante os discursos do pintorzinho austríaco na década de 40 … e o desfecho não foi bom .

Os russos não estão a ganhar nada e “se” destruírem a Ucrânia o custo vai ser alto em todos os cenários possíveis, qualquer pessoa que não veja a realidade ou é lunática ou é comprada .

carcara_br

Lunático é quem acha que pode impor um preço alto pra uma potência nuclear e esperar que eles digam: Ah tudo bem!

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Carlos Gallani

Sua frustração com o desempenho militar russo é tão grande que esta nitidamente tentando compensar com a saída nuclear, aceita cara, não faz sentido!

carcara_br

Bom se este for caso que maravilha, o problema são os russos compensarem com a saída nuclear.

George

Mas o preço já está muito alto para eles. Não há saída honrosa para a Rússia.

Nilo

A vida em Mariupol retornando

Nilo

Vídeo acima errado
A vida em Mariupol retornando

Nilo

Obrigado senhores editores pela correção

Wellington Jr

Logo volta a guerra pra lá, essa propaganda que você acredita de que os russos são salvadores e anjos alados que voam em busca da paz me faz pensar que sua idade mental é menor que a do meu filho de 3 anos.

Nilo

….que os russos são salvadores e anjos alados que voam em busca da paz ….
Isso é projeção de sua mente, Jr Miojo faz um esforço “”Manual”” e tira esse chapeu de aluminio da cabeça.

Nilo

Veja o que essa ucraniana diz, mas fecha os olhos para, rsrsr para ouvir as informações que ela passa entre outras sobre Zelensky.
Boa sorte no curso – esse comandante!!!! é bom demais.

Reinaldo Deprera

Esse é o retrato do medo. Uma cidade inteira com Síndrome de Estocolmo.

Marcos10

Funcionários públicos.

George

Sabia que os alunos não tiveram aula e funcionários públicos foram forcados a participar?

Leandro Costa

Pois é, Luciano. Fora o fato de que interdição do campo de batalha é algo que se espera em qualquer conflito. Eu esperava que a fronteira com Romênia e Polônia, por exemplo, já estivessem fechadas e sob constante vigilância para quando da entrega de material bélico, estes poderem ser atacados. Ao mesmo tempo eu fiquei um tanto chocado quando via tanta linha férrea funcionando, etc.

O que os Russos estão ameaçando fazer, é algo que todo mundo já esperava que fizessem desde o início.

LucianoSR71

Amigo Leandro, com vai? Há pouco postei minha humilde opinião do que pode ter acontecido, evocando a História que sei que vc também gosta muito. Abs.

Leandro Costa

Luciano, tudo certo por aqui apesar do tempo chuvoso. Espero que esteja tudo bem por aí também, meu caro. E sim, muito bom ter mencionado o Hood e o Bismarck 😊

LucianoSR71

A História está aí p/ ser estudada e nos dar meios de compreender melhor nosso presente e projetar melhor o nosso futuro. Abs.

Wellington Jr

Então os russos assumem que foi a Ucrânia quem afundou o navio.

Reinaldo Deprera

Assim como há canais que estão sedentos para receber autorização para usar armas químicas contra os russos em Mariupol.

Acho que o comando imperial russo deveria fazer isso que você citou e bombardear as ferrovias, estradas ou seja lá qual for o lugar que eles imaginam que entrem as armas. Já passou da hora. Não fazem porque estão com c* na mão ou porque são burros?
Até porque, logo logo será a infraestrutura de transporte dentro da rússia que será atacada, assim como a infraestrutura energética e militar.

horatio nelson zhirinovsky

chega de lenga lenga esse negocio de ciws é uma baita enrrolação,conversa pra boi dormir,contra o bom e velho missil anti navio não tem defesa…o bom e velho exocet não tem como ser parado,não existe defesa para isso!

Oseias

Que foi um ataque ucraniano, isso é certeza. As autoridades da ucrânia comemoraram o ataque muitas horas antes da Russia ou a Otan falar qualquer coisa.
Se fosse um incêndio acidental ou uma colisão com uma mina naval, não teria como os ucranianos saberem tão rapidamente do incidente.
A dúvida que fica é se foi ataque com misseis apenas ou se houve tambem o uso de mergulhadores de combate.

Nick

O ataque foi à 120 km de distancia do litoral, acho que não seria viável enviar mergulhadores para sabotar o Moskva, isso seria o ideal se ele estivesse atracado, por exemplo,

Leandro Costa

Essa dos mergulhadores de combate foi algo que foi pensado como possibilidade, mas sem um único indício de provas. E como se sabe que o navio estava parado? Existem um monte de variáveis que não se sabe e isso foi apenas uma suposição aventada pelo jornalista.

segio

Quantos marinheiros sera que conseguiram se salvar?

Carlos Gallani

Parece que um navio turco resgatou pouco mais de 50, ainda esta nebulosa essa informação!

Fernando

Essa guerra tem que acabar, o Zelenski precisa trocar de roupa.

Nick

Fica menos feio para a Russia afirmar que houve afundamento devido danos causados por impacto de vários misseis antinavio Ucranianos do que simplesmente “explodiu o paiol de munições porque sim”. Se esse navio estivesse em uma base naval russo ou em alto mar até daria para afirmar isso, ou pelo menos seria uma das hipóteses. Mas o navio estava à poucos quilometros do litoral ucraniano fazendo patrulhamento. A única questão que fica é: Cadê os CIWS do Moskva???

Marcos R

Estavam moskvando

Renato Carvalho

Kkkkkkkkkkkk ri disso

Rodes

Grande dia

carcara_br

Isso demonstra que eles sabem muito bem as consequências da cagada. Abriram as portas pra justificar todo tipo de ataque russo.

George

Foi para a chuva e não quer se molhar? Foi a Rússia que escolheu a guerra e não o contrário. E agora que paguem pelo navio perdido e a tripulação morta.

LucianoSR71

O que eu penso é que pode ter sido um daqueles ataques de extrema sorte p/ os ucranianos e extremo azar p/ os russos – provavelmente pelo menos um dos mísseis ucranianos atingiu um local c/ alta carga explosiva, talvez um conteiner c/ míssil carregado p/ disparo e isso iniciou um grande incêndio que não foi controlado e ganhou proporções a ponto de levar o navio ao seu fim. Ao longo da História vimos navios que pareciam muito bem protegidos, mas que tinham algum ponto específico fora dessa proteção – afinal nenhum navio pode ser 100% blindado a prova de… Read more »

Leandro Costa

Concordo totalmente. As imponderáveis da Guerra, Luciano. O ataque certamente foi bem executado, mas ter acertados pontos nevrálgicos talvez tenha acarretado danos muito além do que os que os próprios atacantes esperavam. As primeiras alegações Ucranianas é de que teriam danificado o navio.

LucianoSR71

Se o sr. concorda, então eu tô no caminho certo. Grande abraço, amigo.

Leandro Costa

Grato pela sua confiança, Luciano. É absolutamente recíproca, meu caro.

Jagdverband#44

Por onde andas tonho, casimiro, slow etc etc.

George

Passando vergonha.

Evandro Freitas

.

Last edited 2 anos atrás by Evandro Freitas
LucianoSR71

No dia que os EUA anunciarem o envio de dezenas de tratores John Deer p/ a Ucrânia, o Putin aperta o maldito botão nuclear – tudo tem limite!

Evandro Freitas

XD

Marcos R

Interessante é a Rússia atacar uma fábrica de mísseis que não existem e não atingiram o navio Moskva… Não sustentam nem as próprias mentiras!

Silent Eagle

Independente de como foi afundado sendo míssil Netuno ou por mergulhadores especiais ucranianos e de forma de acidente que seria uma vergonha pros russos é vitoria pros ucranianos, bom que afundou isso que importa menos um pra encher o saco. Que venha outros passear por la e afundar como moskva. Se moscar já sabe é pro fundo do mar kkkkkk.

alexandre

Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem. Jean-Paul Sartre

Nilo

Eu o chamei de demente e senil, os ingleses estão se referindo a ele como bizarro, que os ameriancos ao votarem nele estão “abusando de idoso”, que é um risco à segurança nacional.
Creio que é um risco mundial.
https://www.dailymail.co.uk/news/article-10720467/Anyone-Biden-sticks-hand-appears-shake-air.html

José

Em 14 de Abril o Titanic colidiu com um iceberg…
Em 14 de Abril o Moskva afundou…
Coincidências macabras.

MIGUEL

Parece muita coincidencia mesmo, ou é conspiração

Reinaldo Deprera

O coitado do Iceberg se livrou dessa porque no Mar Negro ele não existe. Se não …

Guilherme Lins

Na minha opinião, é claro que o navio levou chumbo e afundou! O Moskva é um dos principais navios russos, passou por manutenções e a tripulação é bem treinada no navio, ele tem quase 40 anos de serviço! Se o navio não foi atingido e se ele afundou por uma explosão causada por negligência ou por mal funcionamento de algum dos seus sistemas, significa dizer que a Marinha russa realmente está caindo aos pedaços! Estamos falando do Moskva senhores, navio capitania da frota do mar negro e que recebia atenção especial sim da Marinha russa! Foi chumbo ucraniano que afundou… Read more »

Helio Eduardo

Este é mais um capítulo da guerra Ucrânia x Rússia para ser analisado sem paixões. Não vai ser agora, no calor do momento, e em plena guerra de informações, que vamos entender como e porque a superpotencia Rússia não tomou a Ucrânia em “sete dias”, como a maioria acreditava ser possível… Meu primeiro e óbvio palpite é que Putin calculou muito mal dois fatores: a obstinação ucraniana e a capacidade de reação da OTAN e do Ocidente. Também considero que as forças russas pegaram leve, evitando enfileirar corpos de civis nas ruas e, com isso, atrair ainda mais críticas, sanções… Read more »

alexandre

Um dos melhores comentários, baseado em fatos e não em briga de torcida

Helio Eduardo

Então concorda comigo: “pegaram leve,” com medo da repercussão. Agiram “no limite”.

Helio Eduardo

O que, convenhamos, talvez não se aplique mais na medida em que as coisas não estao saindo como planejado.

JuggerBR
Luciano

Lamendo informar mas não houve afundamento, apenas uma operação especial de submersão.

Reginaldo

O fato é que o navio afundou no teatro de guerra. Se foi acidental, foi um acidente provocado pelo esforço de guerra. Não razões para negar o mérito ucraniano.
Esse tipo de coincidência não existe.

Rodrigo de medeiros

Que dilema enfrentam os russos: aceitar que seu navio, seu orgulho, foi afundado por um míssel costeiro ucraniano ou dizer que sua tripulação é atrapalhada e acabou explodindo o navio.

_RR_

Prezados, Vale aqui a lembrança de um caso ocorrido com o USS Mason, em 2016. Na ocasião, os houthis, da costa do Iêmen, teriam lançado diversos mísseis contra o contratorpedeiro americano, sem que nenhum lograsse êxito. Segundo divulgado, os mísseis adquiriram o alvo, mas foram interceptados e/ou iludidos pelas defesas do navio. Primeiro: isso mostra de forma inequívoca os riscos que qualquer embarcação se expõe quando em estreitos e mares fechados. Mísseis sup-sup lançados de terra podem efetivamente colocar sob ameaça qualquer embarcação nestas condições, onde o espaço para manobras sempre será limitado. Segundo: uma proteção eficaz tem que englobar… Read more »

Carlos Gonzaga

AGRESSOR’S. Se é assim então, qdo a OTAN entregar material pesado, cobertura AA e Aviação de Combate, vai ser um passeio. Por enquanto foi usado apenas material ocidental portátil , sobras da União Sovietica e a bravura do povo ucraniano.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Gonzaga
paulotd

Lição aprendida desse naufrágio, mastodontes como cruzadores e porta aviões vão acabar. Imagina um ataque de saturação com vários Drones Kamikazes, tipo uma versão naval do switchblade. Navio nenhum suportaria.

Zezonho

Parece já confirmado que uma combinação de drones como iscas e mísseis destruíram o navio. Os russos emitiram informações desencontradas: incêndio e explosão do paiol. Dá para imaginar o Moscou explodindo maravilhosamente e se partindo indo ao fundo com todos os bravos marinheiros do putin tal como o Hood. Mais honroso que essa conversa de reboque. Chorem putinas!

Angelo

O Putin deve estar putin da vida…..rsrsrsrs, o q virá agora????