Moskva - 121

WASHINGTON – Dois mísseis ucranianos Neptune atingiram o navio-capitânia da Rússia, Moskva, no Mar Negro, disse um alto oficial do Departamento de Defesa dos EUA nesta sexta-feira, fornecendo a primeira confirmação americana de que o naufrágio do cruzador russo foi resultado de um ataque ucraniano.

Moscou havia dito que o navio afundou em mares tempestuosos depois que um incêndio acidental causou uma explosão.

O oficial disse que as avaliações da inteligência americana dizem que houve várias baixas quando o navio foi atingido, mas não conseguiu fornecer um número específico. Ele disse que também havia alguns marinheiros russos que sobreviveram e foram vistos sendo resgatados por botes salva-vidas.

O navio foi atingido a cerca de 65 milhas náuticas ao sul de Odessa e se moveu sob sua própria força por algum tempo após os ataques iniciais, antes de afundar na quinta-feira. Como o único cruzador russo dessa classe no Mar Negro, o naufrágio do Moskva é um golpe significativo para os planos de guerra da Rússia, disse o oficial.

“Eles tinham mísseis de cruzeiro naquele navio que agora estão no fundo do Mar Negro”, disse o oficial.

Míssil antinavio Neptune em testes em 2018

FONTE: New York Times

Subscribe
Notify of
guest

126 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Vai se confiar, da nisso!

Chris

Eu acho que o cérebro humano ainda é mais capaz do que qquer arma…

Parece que a Ucrânia usou o drone turco para distrair os russos, enquanto o missil estava a caminho.

James

A necessidade é a mãe da invenção.

Pronoia

Isso foi dito por um oficial ucraniano, mandaram um Drone e um missil… (dois ?) As dúvidas que ficam para mim são estas. Quem informou a localização ? O drone procurou e achou ? Pode um drone voando “distrair” um radar ou os observadores que nele trabalham ? O missil ucraniano P-360 parece que funciona desde 2021 ? Eu não o conhecia. Teria sido um missil fornecido pelo ocidente (Reino Unido) e não querem comprometer o pais fornecedor ? De qualquer forma na Wikipedia já consta o missil e o afundamento do Moskva com 2 P-30, o pessoal atua bem… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Pronoia
carcara_br

Estão dizendo que houve auxilio da OTAN na detecção e direcionamento do míssil no mínimo.
Agora no que implica dizer que isso passou a ser uma guerra aberto contra o OTAN eu deixo pra cada um decidir…

Fabio Jeffer

Com certeza teve ajuda dos EUA/Otan, pq sozinhos o Ucranianos não conseguiriam talvez nem localizar o navio

Leandro M.

Não localizar o navio? Ele estava a 65 milhas da costa, a frota Russa parece que está em um desfille naval enfrente a Odessa. Achar que os Ucrâniamos são incapazes de um ataque desse é muita presunção.

Last edited 1 ano atrás by Leandro M.
carcara_br

Mas isso pesa contra o argumento que existe capacidade nativa de ataque, engraçado como tentam distorcer a realidade dando uma interpretação que é exatamente o contrário daquilo que as evidencias indicam.

Reinaldo Deprera

Exato.
Duvido seriamente da capacidade dos sensores da frota da Marinha russa em identificar botes fora do alcance visual. Portanto, ainda que não existissem drones, achar que os ucranianos não poderiam lançar mão de um ataque anti-superfície desse tipo é presunção d+

Jacinto

Qual é a dificuldade em localizar um navio que sabidamente está entre a Criméia e a Ucrânia (300km), emitindo sinal de radar que somente ele tem na região?

José

É possível que os ucranianos tenham usado um TB-2 para identificar e direcionar o Moskva ao invés dos misseis Netuno. Ou poderia ter sido um peão de sacrifício para distrair o cruzador. Ou ambos! Como os russos não viram a chegada dos Netunos? O Moskva tem um único radar principal de defesa aérea – um 3P41 Volna phased array para guiar mísseis S300. O problema é que ele só tem um campo de visão de 180 graus. A cobertura de 360 graus é fornecida pelos radares de busca aérea de longo alcance MR-800 Voshkod/Top Pair 3-D para mísseis SA-8 de… Read more »

João Fonseca

Sr José, não entendo nada dessa parafernália belica além dos conceitos gerais, mas achei sua explicação plausível e coerente. Difícil apenas acreditar que a “joia da coroa” da Marinha Russa no Mar Negro tivesse tamanha “miopia radar”. Táticas desse tipo de voar rasteiro ao mar é coisa antiga e deveria ter sido prevista ou remediada com novas tecnologias, nem que fosse com interceptores automáticos de curtíssimo alcance que reagissem ao míssil agressor num raio de 2 milhas, sei lá. Obviamente, no presente conflito, existe um viés da mídia “ocidental” de desqualificar todas as ações e armamentos russos, mas a perda… Read more »

Carlos Gallani

Não gosto desta reprovando motivos técnicos, os radares do cruzador tinham capacidade de monitorar múltiplos alvos!

Putinik da Silva

🤭

Romanian Tiger

O Moskva estava perto da ilha Zmiinyi, logo seu radar estava comprometido pela formação geológica da ilha, tinha uma sombra no radar que iria mascarar a aproximação de um míssil em skimming. Mas imagino que isso também é válido pro radar ucraniano em Odessa e talvez por isso o Moskva estava se escondendo lá, se protegia de ataques costeiros e cobria incursões de aeronaves da OTAN vindo da Romênia/Bulgária/Turquia, então continua a dúvida de como esse radar conseguiu adquirir o Moskva e fazer o guiamento. Ainda acho que teve participação da OTAN, e pelas últimas declarações russas, acho que eles… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Romanian Tiger
Cadu

Não sei se é loucura, mas tem gente que acredita que mergulhadores de combate colocaram carga explosiva no navio.
Isso segundo o Caiafa e o coronel Montenegro.

paulotd

Pior foi a teoria de mergulhadores de combate, kkk, os caras são mutantes pra conseguir nadar 50 milhas náuticas e acompanhar o navio?

Slavia Catervina

Ainda fico com a teoria de ataques de mergulhadores.

Pronoia

Também cheguei a pensar nisso, mas quem teria localizado a sua posição, um satelite do ocidente ?

Thiago A.

É desde a segunda guerra mundial que essas operações são efetuadas com o auxílio de SDVs como SLC Maiale. Nada de impossível. Particularmente não creio que os ucranianos tenham esses tipo de experiência e equipamentos, mas é possível. Nada do outro mundo.

Leandro Costa

Essas operações durante a Segunda Guerra Mundial foram feitas contra navios em ancoradouros, e que eu saiba jamais contra um navio em alto mar em condições de combate. Quem bolou essa teoria nem chegou à dizer como ele sabia que o navio estava parado (que aliás, duvido que estivesse parado), nunca chegou sequer à dizer qual, ou se é que existe, unidade de mergulhadores de combate ucranianos, nunca explicou como não foram localizados após dar o sinal de rádio dizendo que estavam em posição, etc. Existem mil furos e variáveis inexplicáveis nessa teoria maluca.

Thiago A.

Certamente, é algo muito pouco provável, porém existem os meios para fazer essas operações sem precisar nadar 50 milhas.

Esse por exemplo foi um SDV projetado pela italiana Cos.Mo.S. especificamente para as forças especiais da marinha turca.

Sensato

Apesar de existirem equipamentos que facilitam o deslocamento sob a água e do navio estar fundeado (segundo consta), a teoria dos mergulhadores é realmente mirabolante, consequentemente menos provável.

Talvez saibamos a verdade no futuro, talvez.

Leandro Costa

Sensato, eu não consegui encontrar uma única fonte que me indicasse que o navio estava parado. Se souber de alguma, por favor me avise.

Elisandro

Anteriormente eles disseram que teriam imagens do navio danificado. Espero imagens de ambos os lados…

Submarino de Anão

Inveja de quem consegue fazer míssil de Cruzeiro em tão pouco tempo

Bosco

Esse míssil está em operação na Ucrânia desde 2019.

Marcos10

Acho que ele fez una crítica ao MANSUP, que esta sendo desenvolvido desde 2011.

Pronoia

Podiamos ter entrado no projeto da Ucrania como parceiros.

carcara_br

Esse apoio militar americano custou aos ucraniano obediências aos anseios estratégicos dos mesmos, a exemplo do que ocorreu na transferência de tecnologia dos foguetes americanos barrariam, sutilmente.
cansa viu….

Last edited 1 ano atrás by carcara_br
Leandro Costa

A URSS foi obediente aos anseios estratégicos do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial?

Rogerio Loureiro Dhierio

Iria acabar igual ao A-Darter. EM NADA.

Pronoia

O sistema entrou em serviço na Marinha Ucraniana em março de 2021.

Bosco

Pronoia,
Esse artigo russo diz que “entraria” em operação na unidades costeiras em dezembro de 2019. https://zn.ua/UKRAINE/rakety-neptun-postupyat-na-vooruzhenie-vms-v-dekabre-314032_.html

Hernâni

Bosco,
a tv está a passar que o cruzador estava a 200km, mais ou menos 110 milhas, fora do alcance de um radar terrestre. Como os ucranianos não têm marinha ou aviões de patrulha marítima, quem forneceu a localização e as coordenadas em toda a cadeia de afundamento!? Só podem ter sido os americanos. Será que foi por isso que a Rússia fez várias ameaças por correio diplomático logo de seguida?
Um abraço

José

Dizem que os ucranianos também estão usando drones Bayraktar TB-2 pra localizar e encontrar navios inimigos e retransmitir suas posições para baterias de mísseis costeiros Netuno, além de realizar ataques direto. O site “Defesa24” da Polônia fez uma inferência interessante de que o Bayraktar TB2 do exército ucraniano está operando além dos limites da comunicação de linha de visão, instalando um repetidor. Segundo eles, usando um repetidor de comunicação o desempenho de voo do TB2 pode chegar a 27 horas de voo/3.500 km.

Bosco

José,
Isso é mais vergonhoso ainda para os russos. O Bayraktar não é furtivo , ainda que deva ter um RCS reduzido. E ainda funcionando como repetidor???
Ou seja, há um tráfego de comunicação por RF inimigo que está sendo permitido pelos russos no pequeno Mar Negro, onde em tese eles são os senhores absolutos.

Jacinto

O Bayraktar TB-2 tem um kit de SIGINT. Se o navio estiver emitindo sinal de radar, com 2 Bayraktar TB-2 é possível triangular o sinal para saber sua origem com uma precisão suficiente para disparo de mísseis que tenham capacidade de encontrar seu alvo na fase terminal.

Bosco

Jacinto, O tráfego de navios civis no Mar Negro ainda é intenso. Só com medidas de triangulação as chances do míssil atingir qualquer coisa que não o alvo são imensas. Mesmo as grandes marinhas utilizam a triangulação de sinais para indicar a direção a se procurar o alvo. Muito provavelmente os drones com sistemas SINGIT servem para direcionar um drone com sistema EO para que este encontre o navio alvo e faça a designação OTH. Fosse um míssil como o LRASM ou mesmo o NSM e poder-se-ia lançar um míssil só com dados aproximados porque eles procuram o alvo “certo”… Read more »

Pronoia

E não tem câmera para transmitir as imagens ?

Bosco

Hernâni, Para um radar em terra detectar um navio a 200 km da costa ele teria que estar em uma montanha de 2 km de altura próximo da costa. Não há nenhuma montanha dessas e a única com 2.000 metros de altura (montanha Haverla) está a 500 km da costa. Ou seja, se o Moskva estivesse mesmo fora do horizonte radar dos radares de terra muito provável que tiveram ajuda externa. Mesmo para direcionar os drones há de se ter informação de onde mais ou menos procurar porque os drones turcos não usam radar de busca de superfície (dado que… Read more »

Pronoia

Acrescento que os radares ucranianos tem sido detectados e destruidos seguidamente, é uma prioridade de forças invasoras destruir radares e depósitos de armas e combustiveis, ainda tenho por hipótese que se atingido por misseis (ucranianos ou fornecidos) a localização do Moskva foi informada pelos dados do satelite norte americano.
Não descarto a possibilidade de ter sido uma mina naval, tem muitas soltas largadas no mar pelos ucranianos, apesar de fecharem os compartimentos estanques do navio ele ficou a deriva.

Bosco

Se for comprovado a posição do Moskva fora de alcance de radar de terra aí a possibilidade de atuação do F-35 se torna real.

Hcosta

E se os radares Ucranianos forem usados no modo passivo?

Bosco

Hcosta, Existe radar passivo de fato que são aqueles que percebem transmissões de rádio e TV fixas e as utilizam para gerar uma imagem do espaço. Dizem que são úteis contra aeronaves furtivas. O que alguns chamam de “radar passivo” é na verdade a utilização de sistemas de apoio a guerra eletrônica (MAGE) que adotam sensores passivos que conseguem detectar as transmissões de RF dos radares ou dos sistemas de comunicação. Esses sistemas são muito úteis mas trabalham também dentro da linha de visão (desconsiderando que há alguma refração na atmosfera que aumenta o horizonte radar em relação ao horizonte… Read more »

Bosco
Pronoia

Em tempo de guerra, sem a marinha ucraniana ameaçando e sem força aérea ucraniana atuante, sem nenhuma evidencia de misseis de cruzeiro ucranianos disponiveis, seria uma insensatez ter os radares em modo passivo, mas tudo é possivel.

Last edited 1 ano atrás by Pronoia
carcara_br

Será bosco? No sentido de atacar diretamente ou de facilitar a cadeia de engajamento?

Bosco

Promover a “kill chain” de modo furtivo.
Mas não duvido que possa ter havido alguma atividade de interferência se não de um F-35, de outro vetor.
Mas é só chute mesmo. A possibilidade existe mas é pouco provável.

Pronoia

Acho a possibilidade mais remota, implicaria numa escalada inimaginavel do conflito, que todos querem evitar, ou quase todos…

Pronoia

Deve ter atrasado.

Nick

O ataque à uma fábrica de misseis feito hoje foi a atestado da Russia que foi um afundamento gerado por misseis ucranianos. Sentiram o golpe.

João Adaime

Pergunta de leigo.
Um mini submarino teria autonomia para levar e trazer mergulhadores?
É só especulação da minha parte. Pessoalmente acredito em incêndio ou mísseis.

Pronoia

Acho que sim, uns 50 a 100 Km é provavel, mas a Ucrania não tinha submarinos.

Bosco

Há algo estranho nisso tudo que é o fato de que a posição em que é dito que o Moskva foi atingido dista mais de 350 km da posição mais ao sul da Ucrânia. O míssil Neptune é dito ter alcance de 300 km.
1- Ou o alcance do míssil é maior do que o divulgado;
2- ou o míssil não foi lançado da Ucrânia (de navio??);
3- ou não foi um míssil Neptune (mina? mergulhadores? outro tipo de míssil? ataque proveniente da OTAN? acidente?…)

Bosco

4- o navio não estava onde foi dito que estaria e sim bem mais próximo da costa ucraniana.

Bosco

Opa! Vi agora que o navio estava a 15 km da costa da Ucrânia.comment image

carcara_br

onde confirmaram essa informação Bosco?

carcara_br

eles não dizem como sabiam da posição apenas que um cargueiro ficou estacionado para resgatar marinheiro. Sei lá, é possível ainda carece de mais evidências…

José

Segundo o HI Sutton (@CovertShores), a análise das imagens de satélite de um radar revelou a localização exata do Moskva:
“Um navio do tamanho e situação de Moskva é visto a 45°10’43.39″N, 30°55’30.54″E. Esta posição é a leste da Ilha Snake, a 80 milhas náuticas de Odesa e 50 milhas náuticas da costa ucraniana. O satélite passou às 18.52h, hora local. Com base na análise de várias pessoas, estamos confiantes de que isto mostra as horas finais de Moskva.”

carcara_br

Entregando o outro assim kkkkk

Slavia Catervina

E a Ucrânia não tinha NLAW…

Thiago A.

É possível sim, João. Não apenas os submarinos anões como também os modernos SDVs.
Itália, Reino Unido, França, EUA e Rússia são alguns dos operadores e fabricantes com maior experiência/tradição nessa área. Procura no Hi-Sutton por SDV e midget submarines, tem um vasto arquivos das unidades especiais desses países e dos meios empregados.
Porém não creio que a Ucrânia tinha/tenha essa experiência e nem os equipamentos para essas empreitada. Tudo é possível, mas parece-me pouco provável.
Abs

PACRF

Simples: qual a justificativa para o mais importante recurso bélico da Rússia na invasão da Ucrânia afundar? Afinal, a Rússia não está se planejando para essa guerra há anos, bem como o seu poderio bélico não e muito maior que o da Ucrânia? Cadê os estrategistas russos, se é que existem ou conseguem pensar?

pangloss

O Peskov diria que foi um gesto de boa vontade.

Elisandro

Estive vendo alguns comentários do ministério da defesa da Rússia e parece que como resultado dos ataques ucranianos em solo russo, poderemos ter o bombardeio de Kiev em edifícios presidenciais e ao parlamento. Embora muitos afirmem que a Rússia “simplesmente não pode destruir Kiev”, poderemos ver nos próximos dias se esta tese procede ou não.

Slavia Catervina

Escalar para desescalar. O receio da Rússia é saber como o ocidente irá encarar isso.

LucianoSR71

Obrigado por postar o link, vi que se trata do USS The Sullivans, cujo nome é uma homenagem aos 5 irmãos que morreram no afundamento do USS Juneau, esse fato é um dos inspirou a história do Resgate do Soldado Ryan. Algum tempo depois desse e outros casos semelhantes, ficou proibido parentes diretos servirem juntos p/ evitar que a família sofresse tamanha perda. Lembro que na 1ª GM a Inglaterra p/ incentivar o alistamento criou a possibilidade de membros de família ou de uma comunidade servissem juntos ou seja passavam a ideia p/ os voluntários de que ‘juntos podemos nos… Read more »

Leandro Costa

Irretocável. Mais cedo, antes de sair de casa, havia visto uma notícia de que o USS The Sullivans estava em estado precário. Infelizmente horas depois ao chegar em casa dou de cara com essa triste notícia que o Guppy gentilmente colocou aqui. Lamentável.

LucianoSR71

Obrigado amigo, assista esse video c/ o prefeito de Buffalo e o responsável pelo Parque Naval onde ele está, eles já estão trabalhando e vão salvar o navio:

GUPPY

Off Topic, acima.

Heinz Guderian

Off: Parece que a Rússia ta usando bombardeiros TU-22M3 para bombardear as posições fortificadas ucranianas na fábrica Azovstal em Mariupol.

Pronoia

A Russia divulgou ontem que Mariupol caiu, e que tem 1025 prisioneiros que se renderam. A Ucrania não se manifestou sobre isso.

Last edited 1 ano atrás by Pronoia
Heinz Guderian

Um fato curioso, é que não sei porque os russos não utilizaram em Mariupol aqueles blindados BMPT Terminator, perderam a oportunidade de testar a máquina num combate de verdade.

Material arquivo

A Rússia praticamente não tem equipamento moderno em grande quantidade, de novo é quase tudo protótipo. O grosso é so velharia. Não falo isso como um ataque, é apenas uma análise real. Veja os vídeos da guerra, muita material do tempo da guerra fria.

Pronoia

O material belico que ficou com a Ucrania na separação era ainda mais velho.

Last edited 1 ano atrás by Pronoia
Chevalier

Vi uma foto de um trem levando os Terminator. Parece que vão entrar em operação,finalmente.

Bosco

Chevalier,
A capacidade destrutiva de um Terminator não é superior a de um tanque T-80 com canhão de 125 mm e 45 cartuchos, incluindo mísseis. A proteção, idem!

RDX

Bosco, o Terminator é mais adequado para combate urbano porque seus canhões 30mm possuem elevação superior. Além disso, ele carrega armas mais adequadas contra a infantaria. Na verdade, ele foi criado para apoiar o MBT em ambientes urbanos e não para substituí-lo.

Bosco

É! Tem a questão da elevação do canhão que ajuda em guerra urbana.
Mas eu temo que não vai adiantar muito não. A quantidade de armas antitanques na mão dos ucranianos é absurda.

Heinz Guderian

Perder a Nau capitânia da sua principal frota, para um país que não tem nem marinha, é algo que beira a incompetência completa.
Alguém ai vai perder o cargo depois dessa.

Nonato

Putin

pangloss

Tomara. Que leve Shoigu, Lavrov e Peskov junto, no mínimo.

Jagdverband#44

Ou tomar um chá de polônio.

José Carlos David

Que seja o Putin!

Pablo Maroka

Prefiro a teoria dos super mergulhadores afundando o navio com arpão.

Slavia Catervina

Eu já fico com a ideia de mergulhadores de combate bem treinados, bem equipados, com apoio de equipamentos portáteis e sabendo exatamente onde colocar os explosivos. Some-se a isso, a distração promovida pelos mísseis e drones….
Afinal, se os ucranianos estão varrendo os T-72 usando mísseis portáteis e calçando tênis nike, nada mais natural que usar da portabilidade, mobilidade e inteligência.

Fabio Jeffer

Sim, o Aquaman estava com eles

Pronoia

Em sendo mergulhadores, o mais provavel é que os explosivos fossem colocados por baixo do casco, para o navio naufragar logo, mas isso não ocorreu, entretanto é uma possibilidade.

Leandro Costa

Meu principal problema com essa teoria seria a distância da costa ucraniana, que teria que ser percorrida sabe-se lá como em curto espaço de tempo, o fato de que não se sabe se o cruzador estava parado ou não, e que não deveria estar parado, a não-localização de uma transmissão de rádio próxima ao cruzador quando do ‘OK, estamos em posição’ por parte dos mergulhadores, o que efetivamente deveria chamar atenção do navio para uma transmissão de rádio próxima dele, etc. Se o navio estava parado, um torpedo já daria jeito. Parado e próximo da costa Ucraniana, até um lançador… Read more »

Marcos10

Acho que os russos afundaram seu principal navio para poderem acusar os ucranianos.
Sem dúvida foi uma grande estratégia.

Pronoia

Também pode ter sido algum nascido na Ucrania de nacionalidade russa, em serviço no Moskva, que ficou revoltado com a destruição da sua cidade natal ou alguma coisa parecida, morte de parentes, etc, e causou um incendio perto de pouca munição para não explodir tudo e poderem abandonar o navio.
Quem pode enfim saber realmente o que aconteceu…

Zé bombinha

Mérito ucraniano… Quanto ao que ocorreu jamais saberemos ao certo, mas a capacidade de ataque da Ucrânia seja por terra ou pelo ar está precisamente capaz e precisa visto ao que ela se resume hoje. ATGM… Os TB2…. Os mísseis balísticos “bem antigos” que atingem o território russo vez ou outra, a defesa anti aérea e agora esse provável “NEPTUNE”…

Slavia Catervina

Tomara que afundem também aquelas Krivaks horríveis, aqueles Boras ridículos e o restante dos Aligators e Ropuchas. Faça a limpa dos cacarecos para o bem da marinha russa.

Pronoia

Tem gente revoltada por ai com alguma coisa.

Pablo Maroka

Sou obrigado a concordar, marinha russa sempre presenteou o mundo com a presença do ferro velho flutuante mais feio do mundo.

Acredito até que a natureza pode ter se encarregado de afundar o Moskva por tamanha feiura.

Nilo

Confirmado pelo site southfront o ataque com missil (com lista de construção de navios de guerra vs. iates bilionarios). …” Este evento revelou erros de cálculo significativos nas táticas das Forças Armadas Russas, bem como revelou a natureza realmente corrupta do exército russo.”…. “A operação foi conduzida em total cooperação entre as forças da Marinha e da OTAN. De acordo com dados de monitoramento aéreo de 12 de abril, uma aeronave de reconhecimento britânica RC-135 estava trabalhando ativamente na área do Mar Negro e os voos do UAV RQ-4 Global Hawk foram registrados em momentos diferentes.” https://southfront.org/strike-on-moskva-missile-cruiser-is-only-precursor-to-change-in-military-situation-in-region/ Uma fábrica que supostamente fabrica… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
carcara_br

Isso seria ou não seria um alvo de primeiro dia?

Carvalho2008

Olha…se teve vetoracao da OTAN, a coisa complica….

Por outro lado, mostra o que já falei….concentrar muito capital num navio é um erro….

Nilo

Esse e um artigo da Forbes de janeiro de 2022.
Observação: Só agora os russos destruíram a fabrica.
https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2022/01/27/ukraines-anti-ship-missiles-might-arrive-too-late-for-a-war-with-russia/?sh=510f62eb39c7
Os russos vão apertar o parafuso, já há um clamor russo nesta direção, já houve aviso aos lideres ucranianos.
Lembro da preocupação inicial, dos americanos em localizar as baterias de Astros no Iraque, antes da invasão.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Emanuel

Impressionante é Ucrânia ter desenvolvido um míssil com um alcance formidável e nos ainda estarmos lutando pra desenvolver um dos anos 80

Pronoia

O R-360 foi um desenvolvimento modernizado do KH-35 russo. É provavel que alguns componentes sejam ocidentais.

Fernando

O engraçado é que se os ucranianos tinham esse míssil e essa capacidade, esperam 50 dias pra usar? os russos não conseguiram destruir os equipamentos maiores? Será que a Otan não está mandando uns armamentos mais sofisticados?

carcara_br

É o que se diz.

Last edited 1 ano atrás by carcara_br
_RR_

Se você tem apenas uma munição, deve esperar por um tiro certeiro… É uma questão de oportunidade. Não é tão simples quanto parece localizar e destruir uma unidade de tiro de uma bateria de mísseis. Na real, é como procurar uma pulga em um elefante! Sem uma inteligência que lhe proporcione informações extremamente bem acuradas, não se pode fazer muito nesse sentido. E mesmo que se tenha, muita coisa passa batida mesmo… O que este conflito está demonstrando é que, mais que força bruta, conta a mobilidade e discrição no espaço de batalha, além de se ter a arma certa… Read more »

carcara_br

_RR_ poucas semanas atrás estavam pedindo auxilio pra atacar navios cujo mastro se via no horizonte de odessa, Existem fotos da esquadra russa cercando a cidade alcance visual. especulando coisas sem sentindo e colocando dificuldades que não existiam na maior parte do tempo.

Jacinto

E que os sistemas antiaéreos das embarcações russas não funcionam, porque um cruzador que leva dezenas e dezenas de misseis antiaéreos ser afundado por dois mísseis é ridículo.

_RR_

Jacinto, Levar mísseis não é a questão, mas quantos alvos podem ser engajados por vez e em que condições pode ser feito, isto é, as condições ideais para interceptações bem sucedidas… Até hoje, apenas a classe Arleigh Burke da USN demonstrou essa capacidade em situação real, e sob condições bem específicas. Considerando o mar pesado e acidentes geográficos próximos, as condições ideais já não existiam… Aí, verifica-se o equipamento a disposição dos russos. Os radares estavam aptos a localizar ameaças múltiplas e de natureza diferente? Caso positivo, em que condições poderiam faze-lo? Quais as características dos mísseis a disposição e… Read more »

Jacinto

Destruir baterias de mísseis móveis? Boa sorte com isso. Para colocar em perspectiva, na Guerra do Golfo os EUA e seus aliados colocaram uma quantidade enorme de aviões, forças especiais para caçar os Scuds iraquianos – sem sucesso. Os iraquianos estavam disparando Scuds até o fim da guerra. Inclusive, o principal ataque com Scud iraquiano – aquele que acertou uma base americana – ocorreu em 25/02/1991: 3 dias antes de a guerra acabar o que aconteceu em 28/02/1991.

George

O afundamento do Moskva foi para comemorar a abertura dos combates da segunda fase russa.

Eduardo Holanda

Pra mim, o fato dos russos disserem ter atacado ontem uma fábrica em Kiev que supostamente fabrica mísseis antinavio é a maior prova de que o Moskva foi mesmo atacado com mísseis.

Prova maior do que aqueles comentaristas da TV estatal russa dando chilique por causa do Moskva, dizendo que é casus belli e pedindo guerra total contra Ucrânia. Tudo isso por causa de um ”acidente”?

George

Aí vem a pergunta. Só depois que usaram os mísseis é que atacaram a fábrica? Ô serviço de inteligência de m…

Last edited 1 ano atrás by George
Pronoia

Ainda ontem nos USA diseram que o mau tempo não permitia ver o que aconteceu pelo satelite. Uma desculpa porque informaram a posição do Moskva e realmente ele foi atingido por misseis. Acho improvavel, ma snão impossivel.

A ucrania disse que enviou drone para distrair a defesas do navio. Se tinha mau tempo, como foi possivel, se não tinha mau tempo onde estão as imagens as imagens e quem informou a posição se a navegação não é permitida pelos navios russos ?

Tudo muito estranho. No aguardo de mais informações…

Fábio

Era de se esperar com todo esse equipamento antigo e velho. Chora Putin.

RDX

Em tese, o AV-TM300 é um congênere do Neptune.

Ricardo

Do ponto de vista da propaganda, foi uma Victoria fantástica da Ucrânia e do ponto de vista prático nada muda.

George

Na prática são dezenas de mísseis que não cairão na cabeça dos ucranianos. E do lado russo significa que as forças deles ficaram mais fracas para enfrentar a OTAN.

Ricardo

Está enganado. Moskva não disparou nenhum míssil, já que estava sendo usado apenas para proteção aérea. Seus mísseis eram antigos.

Jhenison Fernandez

O que realmente aconteceu com o Moskva

Anderson Graça

Para pintura rápida.

ALOIS

Precisa lembrar que os Ucranianos tem a expertise e capacidade e tecnologia de foguetes e mísseis, muitos técnicos e cientistas participaram de diversos desenvolvimento nesta área, tinham fechado até um acordo com o Brasil, mas acabaram não cumprindo.

joao

e os submarinos também estão no fundo do mar ,,,, quanto ao foguetório para nabos tomem … https://historylists.org/other/list-of-6-british-ships-sunk-during-the-falklands-war.html

Angelo

O Putin deve estar putin da vida…..rsrsrsrs, o q virá agora????

elias

EUA que está no topo da Pirâmides, está usando o exercito ucraniano como canhão de guerra para enfraquecer os russos. Porq na verdade ESSA GUERRA JÁ NÃO É MAIS UCRÂNIA Vs RÚSSIA, + SIM, EUA Vs RÚSSIA.