Ataques noturnos a Kiev foram realizados contra a fábrica Vizar

A Rússia realizou ataques na madrugada de sexta-feira (15) com mísseis Kalibr de alta precisão e longo alcance baseados no mar (vídeo abaixo).

Os mísseis atingiram a fábrica de construção de máquinas Vizar de Zhulyansk, destruindo as oficinas de produção/reparo de sistemas de mísseis antiaéreos e antinavios de longo e médio alcance. A foto acima mostra como ficou a fábrica depois do ataque.

A empresa estava envolvida na produção de componentes para sistemas de alta precisão como o S-300 e os mísseis antinavio Neptune (acredita-se que foram usados contra o cruzador Moskva).

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br

Isso era alvo de primeiro dia em qualquer ação militar convencional no ocidente, pra mim demonstra que as motivações e expectativas russas eram realmente complexas.

Outro ponto durante muito tempo os ucranianos pediram por ajuda pra realizar ataques navais é pouco provável que tal capacidade tenha sido ganha espontaneamente. Inclusive as primeiras notícias davam conta do uso de sistemas de saturação (???).

O fato de estarem divulgando A REAÇÃO por aqui realmente implica que estão tentando minimizar a coisa toda e que deram motivo pra mais uma escalada na guerra.

Welington S.

O ego dos generais russos que estavam á frente dessas operações, não os deixaram analisar a situação. Por isso foi esse show de horrores que estamos vendo. Muita coisa errada e tem quem acredite ainda que a Rússia se sairá de nariz empinado desse combate. Digo e repito, vai chegar o momento em que Putin optará por armas nucleares. Já vemos os bombardeiros voando. É só uma questão de tempo (o que espero que esse tempo nunca chegue); e se chegar, é f**** bahia.

carcara_br

Falando isso pra mim, sério ? você precisa avisar o pessoal do pompom na mão, aqueles que fazem pressão pro governo brasileiro sair confrontando e acuando a Rússia. Diria que precisaríamos rachar a cabeça dos Europeus e Americanos pra colocar um pouco de juízo lá dentro, mas aí foge muito das nossas possibilidades rsrsrs.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
pangloss

Você não chega a cogitar que faltou juízo a Putin?

carcara_br

Nem, prefiro não participar desta campanha pra personificação da guerra por meio da demonizacão da figura do Putin por um motivo muito simples não estamos em guerra com ninguém e absolutamente não ajuda resolver a situação.
Agora se a pergunta fosse em relação as lideranças políticas desde a queda do muro de Berlim a resposta continuaria sendo não, acompanho a coisa tentando entender a perspectiva russa a muito tempo. Era bastante razoável os apelos no período pré guerra e foram respondidas com uma contínua escalada de meio militares, está dando nisso aí…

Flanker

Dez linhas e uma hipérbole gigantesca para tentar dizer que não é russófilo. Mas, hão funcionou…

George

Juízo tem que por na cabeça do Putin. É khda atrás de khda que eles fazem nessa guerra insana e sem sentido.

LUIZ

Nenhuma guerra é sem sentido. Sempre tem muito propósitos que não chegam nos ouvidos da grande massa. O povo fica se informando por essa imprensa que enche os bolsos de grana pra defender os interesses das grandes corporações que controlam tudo. Quando aparece um pra desmontar o sistema é atacado de todos lados. Infelizmente o que vemos é sempre aquele “ditador sanguinário”. Isso foi com Fidel,Saddam,Kadafi,Assad e agora o Putin. Enquanto o povo não enxergar além disso veremos a dominação imperialista do norte prevalecer sobre outras nações se não seguirem sua cartilha.

marcus mendes

Agora a Otan e os EUA vão fornecer mísseis modernos e mais precisos para Ucrânia.
Mais embarcações Russas irão para o saco;

carcara_br

é possível. mas inclua ai a possibilidade de mais cidades ucranianas irem pro saco, ou mesmo das capitais europeias irem pro saco junto.

marcus mendes

Consequentemente, várias cidades Russas podem ir para o saco.
Não podemos esquecer que, França, Reino Unido e Estados Unidos possuem armamento nuclear.
Moscou 12 milhões de habitantes, São Petersburgo 5 milhões.
Com certeza não serão as únicas escolhas da Otan.
Os EUA tem 14 submarinos nucleares balísticos, que com certeza já estão rondando a Russia.
24 tubos para míssil balístico Trident II com 8 ogivas nucleares em cada um.

carcara_br

Ou não, pode ir só as cidades ucranianas pro saco e consequentemente não acontecer nada além do que já esta em curso.

Frsnk

A França coloco 3 sub . Nucleares com 36 mísseis cada um com 4 ogivas

Frsnk

Que cidades europeas ? Se a Rússia não pode com a ucraina, como estamos vendo . … vai puder com a Europa? Só se usar armas nucleares, o poder a força do esercito russo era só um mito e propaganda , já se desconfiava disso, agora está provado ,russos incompetêntes e covardes ,só estão sendo ótimos em assassinar,estuprar ,torturar civis inocentes

Vinicius Momesso

Muitos complexos militares não foram destruídos logo no início do conflito, por que era parte dos objetivos russos mante-los intactos para a “futura” capitulação de Governo, coisa que não ocorreu.

Reinaldo Deprera

Perfeito. Iria responder a outro comentário e li o seu.

Ze das Couve

Tudo bem. Que não acertem esse alvo no primeiro dia ou no segundo. Que seja no décimo dia. Mas deixar para destruir a fábrica 50 dias depois do início da guerra ou depois que os mísseis foram usados?

carcara_br

Pois é zé, eu também não entendo, me diz ai como isso se encaixa na narrativa do ditador insano querendo massacrar um povo e tomar seu território.
E isso foi exagero meu, pq a destruição deste tipo de alvo seria legítimo até numa campanha de caráter de eliminação das capacidades ofensivas ucranianas no contexto do futuro pertencimento a OTAN.

Nick

Ter a flagship do mar Negro afundado por um país sem marinha deve ter doído demais no orgulho russo. A resposta não demorou muito. Estão com o “sangue no zóio”. Por outro lado, se os russos começarem a agir mais emocionalmente podem cometer mais e mais erros. Da parte da Ucrânia, essa é tática: fazer os russos sangrarem mais e mais tanto do ponto de vista militar como econômico até que eles desistam e voltem para casa. Por parte dos russos, essa guerra não pode demorar mais, mesmo porque eles sabem que os ucranianos estão usando o “cheat/hack” da munição… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nick
Vinicius Momesso

Eu ainda acho que a Rússia usará bombas nucleares táticas na Ucrânia.

MIGUEL

A Rússia deve parar imediatamente essa Guerra, A China é que sai ganhando com isso, a China já esta substituindo a Rússia no mercado internacional de Armas, vendeu a sua versão de S-300 para a Servia, com o embarco internacional ao petróleo Russo , a China tem o petróleo Russo praticamente de Graça… O que ajuda a Industrialização Chinesa e facilita a vidas deles na transição da matriz energética, A China com o Petróleo Iraniano e Russo praticamente consegue alcançar os seus objetivos… Parece que os Chineses não estão colaborando a 100% com os Russos, tal como os Russos pensavam…… Read more »

carcara_br

Na verdade a venda chinesa demonstra a falta de sensibilidade estratégica europeia rsrsrs. derrotaram a maquina de guerra russa (observe que isso ocorre antes de guerra e inclusive contribui para seu inicio) Agora recebam o prêmio de consolação! Que venha a China!

Frsnk

Sem sentido ,gosta da ditadura chinesa ,vá mora lá e faça seus comentários livre ,para ver o que li acontece. Viva o mundo ocidental viva a democracia .
Viva a ucraina que luta pela liberdade

LUIZ

A Sérvia não comprou os sistemas S-400 por medo das sanções. A Índia vai adquirir mais S-400 nos próximos anos.

George

E você acha que é simplesmente assim, fácil de se usar arma nuclear? Você acha que o mundo ficaria calado, numa boa?

carcara_br

Você é um dos que defendem que o mundo caia na cabeça dos russos, hora se o mundo for cai de qualquer forma que haja um bom motivo não é.
A propósito iam reclamar muito, teria muita reflexão, muito choro eu me incluo nisso, mas a real é só isso mesmo.

Sensato

Não acho que seja impossível mas não seria inteligente. Usar essa jogada possivelmente afastaria até mesmo os que ainda se colocam ao seu lado.

Usando um acontecimento recente como comparação livre, a invasão foi mais ou menos como quando Will Smith deu na cara de Chris Rock. Alguns ficaram do seu lado e outros não. Russia usando nukes táticas seria como se ele levantasse, fosse lá, desse sete de .45 na cara do cara e sentasse para esperar receber seu Oscar.

Não dá pra fazer algo assim e achar que não terá sérias consequências.

Material arquivo

Você realmente acha que os russos estão morrendo em uma quantidade tão elevada a ponto de usar armas nucleares? Que vergonha absurda para os russos, não conseguem ir para a guerra convencional? São umas bibas mesmo, nós ocidentais precisamos ensina-los, esses russos são umas maricas mesmo!
Slava Ukraini

RDX

O tempo é o principal aliado dos ucranianos.

Renato de Mello Machado

Do pouco ucraniano que vai sobrar né?

George

Então você afirma que se trata de um genocíduo por parte dos russos? Sim, aniquilação de um povo é genocidio.

Frsnk

Os ucrainos está enfrentando o segundo esercito mais poderoso do mundo ,com pouco armamento sem marinha e sem aeronautica, sem missies balístico sem sub. E olha só um povo que luta pela sua terra e liberdade ,já ganharam a guerra, viva a ucraina que luta por valores que são também nossos democracia e liberdade

Lana alves

Perceberam algo interessante? A Rússia não consegue sequer fazer um desembarque anfíbio no mar negro. Percebem a falência das FA da Rússia?

Inimigo do Estado

Não existe erro em se ter sangue nos zóio, eu fiz isso durante toda a minha vida e hoje estou onde estou. Na verdade foi isso que faltou aos russos, sangue nos zóio. Tivessem botado tudo abaixo como fizeram os EUA no Iraque, essa guerra já teria acabado.

Thiago A.

Gostei, a cautela nunca é demais. Planejamento minucioso é isso aí, melhor prevenir do que curar…vai que acontece alguma m**”

###momento, esperem! A redação acabou de me atualizar:
A M*** JA ACONTECEU !

MIGUEL

Os Russos foram bobos,a China tem um grande poderio naval, mas não cometa a insensatez de invadir Taiwan, uma ilha a 80 Km do Território Continental Chinês, a Rússia subestimou a força de um adversário que conhecem muito bem as suas fraquezas, de lembrar que esse navio Moskva foi construído na Ucrania , na prática muitos dos navios de superfície que a Rússia herdou na URSS foram construídos na Ucrania, é irônico usar armas que os Ucranianos construiram para Matar Ucranianos, só isso já demonstra a imbecilidade dos Russos , deveriam ser mais prudentes e mais racionais, agora passar um… Read more »

Heinz Guderian

Isso se a OTAN ficar parada no tempo né.
De fato a China vai crescer. mas os outros países também.

Eduardo Angelo Pasin

A diferença que a russia é descartável no cenário econômico mundial já a china não.

Fernando Vidal

Contudo do ponto de vista geopolíticos a Rússia é fundamental. Enquanto os EUA e. OTAN se ocupa dos Russos. Essa turma nos deixa em paz. Assim como deixam a China e a Índia correndo por fora. A Rússia acaba sendo a garantidora de todos os países que buscam sair do eixo US-EU. E se iludem aqueles que imaginam que as dificuldades da Rússia tenham origem na Ucrânia. Essa guerra pelo menos desde a segunda semana já está sendo travada com a OTAN. Mais só do ponto de vista material, mas também em termos de C3I, e isso sem falar das… Read more »

Allan Lemos

Muita imprudência deixar essa fábrica funcionar até agora. Ou perderam o jeito da coisa ou subestimaram demais o adversário. Em ambos os casos é uma situação preocupante para a Rússia, há relativamente não muito tempo atrás conseguiria invadir e tomar toda a Europa, hoje não consegue se garantir garantir em uma guerra convencional nem mesmo contra um adversário muito inferior. Estão colocando todos os ovos em uma única cesta(armas atômicas) para garantir a sua segurança.

Hcosta

Se os serviços de informação fossem tão bons a localizar estas infraestruturas como são a eliminar a oposição talvez a guerra já tivesse acabado…

E as armas nucleares são mais do que suficiente para garantir a sua segurança e integridade do território. O problema é que não servem para muito mais…

Allan Lemos

E as armas nucleares são mais do que suficiente para garantir a sua segurança e integridade do território. Isso é pouco para uma potência. Esse status pressupõe ser capaz de defender e/ou impor os seus interesses mundo a fora. Em um mundo globalizado, uma nação pode ameaçar a segurança da outra sem necessariamente ameaçar o seu território. Por exemplo, os EUA não invadiram o Iraque por amor ao Kuwait, mas sim porque seus interesses(petróleo) foram ameaçados. Se os EUA não fossem capazes de projetar poder convencional, o resultado seria desastroso. Ninguém quer invadir o território o seu território, mas se… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Allan Lemos
Hcosta

Discordo, não é ter armas nucleares que faz uma potência, nem mesmo forças armadas. É esse o problema da Rússia, falta-lhe o soft power.
Mesmo que haja um grande investimento no poder convencional o que mudará?
Vai continuar a invadir países?
Esta forma de pensamento militarista, que também ajuda a manter o regime totalitário, já não tem sentido.
Se em vez de investir em torpedos tsunamis, investissem na economia e no bem-estar da população, assim estariam no caminho certo.
Sem o medo, Putin não sobrevive politicamente…

George

Ou pior ainda. Bem sabiam que essa fábrica existia.

Romanian Tiger

Russos invadiram a Ucrânia já pensando no pós-guerra, russos politicamente imaginavam uma rendição devido a insatisfação com o governo Zelensky, já estavam inclusive montando gabinete com vários políticos antigos ucranianos, e as indústrias Luch e outras fabricantes de foguetes ucranianas possuem bastante tecnologia, seriam muito uteis economicamente.

O erro foi político, as forças armadas seguiram uma orientação política falha e aí deu no que deu.

Material arquivo

Acho difícil os russos terem pensado isso. Eles tem a invasão da Ucrânia pronta desde 2017, segundo fontes. A ideia era desestabilizar a Ucrânia através da guerra no leste, a Rússia usava para isso financiamento de grupos terroristas, principalmente o Wagner. A questão da guerra total viria se caso necessário. Sei lá, não imagino um Ucrânia trocando a UE por uma Rússia lotada de corrupção e pobreza. Os russos andam com umas ideias bem idiotas de supremacia, basta ver os comentários de russos em sites. Criaram uma ideia fantasiosa de um ocidente GAY, frágil e inoperante moralmente. Engraçado questionar a… Read more »

Helio Eduardo

Vai entender… O que seria um alvo prioritário absoluto em uma campanha dos EUA, só foi atingido pelos russos depois que, é a versão ucraniana, um míssil saído dessa fabrica afundou a flag ship do Mar Negro.

Mas, se a explosão do Moskva foi “acidente”, porquê atacar a fábrica agora?

leonidas

A guerra esta evoluindo de uma forma muito perigosa. O ocidente esta dando passos cada vez mais imprudentes que possibilitam a Ucrânia a atacar a Rússia. A Rússia não tem condições de segurar uma guerra sancionada de um lado e enfrentando a Otan (leia-se os EUA) de outro escondidos atrás da Ucrânia. Isso inevitavelmente irá levar a guerra a outro patamar o que abre uma séria brecha para um confronto entre tropas ocidentais com a Rússia. Neste contexto para variar quem irá levar sempre a pior é a infeliz da Ucrânia sendo comandada por um tolo que realmente acreditou que… Read more »

George

Quanta papagaiada sem sentido.

leonidas

Infelizmente ela faz sentido, principalmente para os ucranianos… rs

Renato de Mello Machado

Mas porque não fizeram isso antes?

Fabio_bsb

Porque foram passear na Ucrânia. Acharam que todo ucraniano é idiota para acreditar na conversa mole deles. Só os russos e meia dúzia de idiotas fora da Rússia que compraram essa conversa.

Zezonho

Talvez a inteligência naval tenha avaliado mal a capacidade dos mísseis e as táticas ucranianas.

Bepi

Isso aí deveria ter sido feito nós primeiros dias e não agora.
A Rússia, deveria ter atacado e destruído toda a infraestrutura, fábricas de armas, etc, igual os USA fez no Iraque.
E ter usado drones armados e de vigilância nas fronteiras da otan, para evitar a entrada de armas.

Tutu

Agora os Russos tem que mostrar serviço mesmo.

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JU7NIOR

Que pilantragem, eu Li no RT e sputnik, que o navio explodiu sozinho

Nilo

O que esta acontecendo com a China – Xangai.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
carcara_br

1.4 bi de pessoas se eles liberarem geral pra circulação do vírus adivinhe de onde é mais provável que apareça uma cepa mais perigosa? Pois é, ninguém reconhece esse esforço gigantesco dos caras…

Flanker

O vírus surgiu lá. Eles tem a maior economia do mundo, segundo alguns. Então, ninguém tem que reconhecer esforço algum deles. Os chineses tem OBRIGAÇÃO de conter esse vírus de todas as formas!

Lana alves

Ditadura é o maior horror que existe.

Foragido da KGB

C o m u n i s m o é liberdade, é paz, é felicidade, é compaixão, é altruísmo, é justiça, é tudo de bom… SQN !

Last edited 2 anos atrás by Foragido da KGB
Nick

O pior é que a variante Omicron não é a mais perigosa, e quem tomou 2 ou 3 doses tem sintomas mínimos para a maioria. Mas os chineses estão tratando a população como se fosse uma mistura de Lepra com Ebola.

Richard Stallman

BBC hipócrita, estava cheio de jornaleco defendendo isso ai e agora vem dar uma de João sem braço.

Nick

Tem esse infográfico publicado pelo Dailymail, que explica bem o que aconteceu com o Moskva. A afundamento desse cruzador não foi por acaso e foi bem planejado: 1) Ucrania com o apoio da OTAN vinham acompanhando os movimentos do Moskva à semanas e perceberam que os russos não usavam escoltas para o cruzador 2) Usaram drones TB-2 para atrair a atenção dos radares anti-aéreos do Moskava 3) Lançado das baterias costeiras os Neptune voaram ao nível do mar em direção ao Moskva 4) Na fase final repetiram o que os Exocet fizeram em 1982, voando à altura das ondas. Da… Read more »

JORENE

Então o cruzador não tinha escolta ? Afinal que estratégia é essa ? rsrsrs Desse jeito á Russia tem que levar peia da Ucrania. E teremos em breve um comandante de navio morto por envenenamento.

Marcos R

Morto não, “suicidado”!

Ze das Couve

Uma coisa eu te garanto. Esse míssil não foi disparado pelo Moskva.

Luiz Trindade

Tomara que só fique nisso. A CIA alertou que a Rússia tem intenção de usar armas nucleares táticas na Ucrânia.

Alessandro

Depois de quase 2 meses de guerra foram lembrar de explodir a fábrica de mísseis e reparos dos ucranianos. 🤦‍♂️🤦‍♂️

O Putin tá fodi#$ com esses generais estrategistas que ele tem, não é atoa que ele anda trocando e dando um chá de sumiço rsrs..

LUIZ

Nessa parte eu concordo. Os generais estrategistas de guerra de birô não entendem nada de guerra. Acham que é só botar um Ak-47 na mão de um soldado e ir lutar. Milhares de brindados na verdade são caixões de ferro. Aviões voando baixo na mira dos Manpads. Aeronaves estacionadas num aeroporto em Kerson alvos. Embarcações virando alvo de ataques terrestres. Numa guerra se tiver condições de destruir infraestrutura destrua e no início. Deixar pra depois como tão fazendo foi muita displicência.

Oseias

Destruiu quase nada. Só limpar a poeira.

Felipe Morais

Mais um comentário apagado sem respostas dos moderadores. Já era estranho quando vários aqui tinham dificuldade pra comentar e outros, comentavam a vontade (como na oportunidade em que eu demonstrei que, de mais de 100 comentários, mais da metade era do Tonho). Muito estranho o que está acontecendo aqui. Muito estanho não apenas que vocês tenham permitido que esse ambiente fosse utilizado para a propagação de desinformação. Mais estranho ainda é vocês apagarem comentários que questione isso. Estranho vocês fingirem que não está acontecendo, quando, provavelmente, vocês tem condições de saber se uma única pessoa está usando vários perfis para… Read more »

Heinz Guderian

Já tive vários comentários bloqueados também camarada, e não ataquei, ofendi ninguém, nem defendi algo absurdo.
Realmente não entendo os critérios para liberar os comentários, mas fique sem comentar aqui não, tu é um cara que sempre acrescenta ao debate.
Saudações.

Capa Preta

Quase dois meses depois? Ah tá ,” prioridade e bombardear estação de trem e hospital, França de mísseis?! Quando der um tempinho a gente vê isso daee”🤦🤦

Last edited 2 anos atrás by Capa Preta
Capa Preta

*fábrica de mísseis.

Reinaldo Deprera

Mentira ❗ Isso é uma fábrica de iceberg ❗

Reginaldo

Ué mas não acidental o afundamento do Moscou?
Que coincidência, estão retaliando justamente numas das fábricas de origem dos mísseis que os ucranianos dizem ter usado.

Miguel Carvalho

O meu comentário já vem tarde.

Mas tenho a certeza que aqueles dois misseis sofreram uns melhoramentos do “Ocidente”.

Não sei como 2 misseis puderam passar pelas defesas do navio.

Aqueles pantsir navais são terríveis.

Andre

Agora não há mais nenhuma dúvida do que afundou o Moska.

Cada dia que passa fica mais difícil inventar uma desculpa para defender o amor pelo ditador sanguinário de Moscou.

Agora, míssil supersônico para que??