O canal Grim Reapers no Youtube fez uma simulação no DCS do ataque ao cruzador russo Moskva com mísseis antinavio Neptune ucranianos.

Com os gráficos em 3D fica mais fácil de visualizar o perfil de ataque dos mísseis e a capacidade defensiva do cruzador classe Slava.

Observar que a capacidade dos sensores do Moskva é degrada quando a simulação acrescenta chuva e um mar um pouco mais agitado.

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Eu havia citado que haviam 5 “canais” independentes com capacidade antimíssil sea skimming , cspaz de lidar com um atawue de saturação, mas na verdade eram 6.
Esqueci do reparo duplo de 130 mm que tem função AA e inclusive , antimíssil, contando com sistema independente de radar/EO de controle de tiro .

Victor Filipe

Ouvi alguns comentários que tirando o CIWS Russo o resto dos sistemas AAs do Moskva não engajam alvos abaixo de 20 metros. isso tornaria eles extremamente vulneraveis aos Neptune que voam a 10 metros

Bosco

Se for isso é algo realmente lamentável. A maioria dos mísseis russos voa sea-skimming a 20 metros em mar calmo, mas os mísseis do “inimigo” voam a baixo de 5 metros. O NSM é anunciado voando no nível “low sea-skimming” de 2 metros, que combinado com o RCS de um grelinho de pulga e um seeker passivo os russos sequer saberiam que estavam sob ataque até as explosões acontecerem. Agora muitos entendem o porquê do Ocidente insistir na tecnologia subsônico sea-skimming para mísseis antinavios que alguns colegas (Toinho e Cia) diziam ser lentos e dinossáuricos. rssss Nada como um dia… Read more »

Victor Filipe

Imagina se fossem dois JASSM 

Bosco

Pois é!
O Moskva saiu de uma grande reforma que durou 8 anos em 98. Tempo mais que suficiente para ele se adequar à nova realidade dos mísseis ocidentais.
Agora alguns alegam que ele “não estava preparado”. rsss
Ora! Que tivesse se preparado. Os russos escolheram a hora e o lugar mas “não estavam preparados” .
Não estavam preparados para os Neptune, não estavam preparados para os Javelin, não estavam preparados para os Stinger, não estavam preparados para os Bayraktar…

Carlos Crispim

Lendo os comentários de vcs, percebo como o Brasil é NADA se tivesse que enfrentar esses países, não temos absolutamente NADA contra esses mísseis, nada contra aviões de contra-medidas, nada contra ataques furtivos , ainda estamos nas defesas de tubo Bofors 40mm, é inacreditável como o Brasil parou no tempo, se nem a Rússia está preparada que dirá nós?

Henrique

Carlos, o problema é que o Brasil não tem atritos ou zonas de tensão como a Rússia e os países no entorno dela. EUA e China querem sempre ter hegemonia geopolítica então é natural o investimento não só na área militar mas em financiar guerras para que esta mesma indústria possa vender seus produtos. Se o Brasil tivesse zonas de tensão certamente estaríamos mais preparados mas para o que temos na AL é o “suficiente” para os vizinhos não se meterem a “engraçadinhos”. Os EUA “tecnicamente” são aliados o que corrobora para deixarmos nossa indústria de defesa “raquítica” … mas… Read more »

Henrique

O Bofors Mk4 com munição 3P e um radar de tiro é um bom CIWS.

Moriah

A Itália se apoia nessa combinação.

Esteves

Tá. Mas que reforma? A internet aceita reforma até na StarTrek.

Henrique

Bosco, considerando que toda a Europa (Otan) e EUA estão ajudando os ucranianos não podemos descartar um ataque combinado com também processos de interferência eletrônica sabendo que diversos P8 estavam rondando o entorno daquele teatro de operações. A incompetência russa é fato pois identificando esse tipo de interferência num cenário de guerra deveriam mover seus meios e ter também a combinação da força aérea para controle de costa numa situação de alerta. Pelas imagens divulgadas percebo dois hits no navio, um a meia nau e outro entre o helideck e a superestrutura mas também há pelo menos três pontos de… Read more »

Bosco

Henrique, Tudo é possível. Mas vale salientar que se houvesse uma interferência com certeza os russos saberiam e muito provavelmente saberiam a direção que estava sendo originado o ataque eletrônico. Só um detalhe, uma interferência pode interferir nos radares de busca que são rotatórios mas pouco provável que interfiram no radares de CT que são direcionais. Para interferir nesses radares o interferidor tinha que estar de frente pra eles. Quando a gente imagina interferência da OTAN a gente pensa que ela seria feita a partir da Romênia rsss. De qualquer forma se houve um ataque eletrônico em tese ele poderia… Read more »

Henrique

Obrigado pela explicação.
3 misseis que identificaram pois podem ter enviado diversos no fim das contas pois, como falei, era um “alvo prioritário”.
Essa incógnita vai gerar muitos debates ainda, a não ser que apareça algum vídeo com os acertos.
Mais uma matéria falando do assunto e como é Al Jazeera então não é a dita “propaganda ocidental”…
Conflicting accounts over sinking of Russia’s flagship Moskva – YouTube

Esteves

“De acordo com a revista The Atlantic, a Al Jazeera apresenta uma face muito mais moderada e ocidentalizada do que o jihadismo islâmico ou a rígida ortodoxia sunita e, embora a rede tenha sido criticada como “um perseguidor islâmico”, “na verdade apresenta” muito pouco conteúdo especificamente religioso em suas transmissões.”

Toda mídia tem um dono.

Joe

O MD russo liberou imagens do circuito interno de TV do Moskva no momento em que foram engajados.

Franz A. Neeracher

🤣🤣🤣 bom, pela cor do uniforme, seriam ucranianos!! 🤣🤣🤣

Esteves

Sabotadores!

Rafael Coimbra

Uma pena que o Kings abandonou os debates….

Joe

Quem diria Bosco. Os sistemas de defesa aérea e radares mais desenvolvidos do mundo, e que tornaram a tecnologia stealth obsoleta, falharam miseravelmente. Vale um reembolso, um PROCON? CADE O TONHO? kkk Tô achando que o comandante do Moskva era o Jack sparrow

Era com isso que os russos esperavam enfrentar um grupo de porta aviões da usnavy?

Last edited 1 ano atrás by Joe
Esteves

Antônio…foi observar a guerra. Aquela história que ele contava sobre leituras frequentes de links…é passado. Passado.

Antônio foi in loko. Volta logo.

Alexandre Cardoso

O Antônio não sumiu, ele mudou de nome, me parece que pelas evidências Florences, atualmente ele é o Casemiro …

Radagast, o Castanho

Outro dia vi um tal Antonio Reis ser internado no hospital psiquiátrico de jurujuba em Niterói… eu sei porque estava lá com meus coelhos de Rhosgobel.

100nick-Elã

A Guerra não é entre Rússia e Ucrânia, mas entre Rússia e OTAN; a Ucrânia é só o palco. A OTAN conseguiu afundar o Moska e vocês ficam contentes? é só isso que a OTAN tem para mostrar? a Rússia hoje já praticamente cortou o acesso da Ucrânia ao Mar, mas o Moska foi afundado. Olha só, o único equipamento militar que não é perdido em batalha são o dos americanos, os de quaisquer outros mortais são perdidos em batalha mesmo. E a Rússia está vencendo a guerra, em todas as frentes – menos na propaganda. Mas propaganda não ganha… Read more »

Paulo

Você é contra propaganda?

Ótimo!

Então pare de fazer isto para a Rússia.

É óbvio que a guerra está sendo ganha pela Rússia, pois além de ser a agressora tem uma correlação de forças que lhe é amplamente favorável.

Mas não está sendo um ‘passeio’ como as russetes propalavam.

E dos pontos de vista político e em especial o económico este conflito é uma total desgraça para a Rússia.

E se fosse mesmo contra a OTAN a Rússia seria obrigada a usar armas nucleares para não ter suas forças armadas destruídas.

100nick-Elã

Sou contra a propaganda enganosa.

Victor Filipe

Continua repetindo isso ai que um dia até você mesmo acredita…

“Sou contra a propaganda enganosa”

Mas se a mídia estatal Russa disser que mer$% é o novo chocolate meio amargo tu ta comendo com um sorriso no rosto.

Wellington Jr

Está só conquistando o que já tinha desde 2014, Kherson vai ter de ser devolvida, no máximo vão conseguir uns punhados de terra Separatistas. Mas o preço é muito mais caro, não me venha falar que foi a OTAN a culpada pela guerra porque as exigências da Rússia antes da invasão eram inexequíveis, até agora as exigências são inexequíveis. Desmilitarizacao da Ucrânia? Que exigência mais sem lógica, os russos acabaram de provar que a OTAN e a Ucrânia precisam ser belicistas porque a Rússia não vai respeitar a liberdade de seus vizinhos. Agora os Russos vão ter a Finlandia e… Read more »

Ocidental Frustrado

5 “canais” independentes

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Inacreditável.

Bosco

Na verdade são 6.
Fora o canal para mísseis SA-N-6, mas que não poderiam engajar um sea-skimming.

Paulo

O que é ‘inacreditável’?

Bosco

Também tô curioso.

Ocidental Frustrado

Preciso ainda dizer? Você sabe muito bem que isso não é verdade.

Victor Filipe

Essa aqui é uma simulação feita pelo Growling Sidewinder
Nessa ele diz usar Drones para distrair o Moskva enquanto acompanha o ataque com Su-25.

depois do míssil atingir o navio que ele se livra das armas no Moskva

Palpiteiro

Estas observações sobre altitude e mal tempo precisam estar presentes no design review dos navios brasileiros

Fernando "Nunão" De Martini

Isso necessariamente faz parte de qualquer projeto, desde décadas atrás, pois são as próprias armas e sensores que têm suas limitações referentes a estado de mar, dia, noite, clima etc para serem empregados.

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
paulotd

Eu acredito que os Ciws nem funcionaram, por algum motivo obscuro, talvez manutenção. Se esse navio tivesse uma versão naval do Pantsir talvez a história fosse outra

Rogério Loureiro Dhiério

Paulotd, eu penso que não mudaria muita coisa.
Os Pantsir sofreram na Síria com drones de Israel, no cenário do Azerbaijão e Armênia, portanto em sendo uma versão naval não acredito que mudaria muita coisa.

Allan Lemos

Os Pantsir não eram operados por forças russas, mas sírias. A experiência dos operadores conta muito, vide o caso do F-117 derrubado por um sistema obsoleto. No mais, Israel é Israel. A inteligência israelense é de outro mundo.

Bosco

Além do Pantsir naval tem o sistema Kashtan.

Henrique

Bosco você acha temerário certos navios ocidentais (franceses e italianos) não terem um CIWS dedicado como os americanos e britânicos (Phalanx e Goalkeeper)? O STRALES pode ser considerado um CIWS?

Bosco

Henrique, Mas tem muitos sistemas CIWS na Europa. Além dos que você citou tem o Milleniun (35 mm), Dardo (2 x 40 mm), Meroka (12 x 20 mm) , o Bofors Mk-4 (40 mm), o Mk-3 Trinity de 40 mm (da Niteroi), etc. Os italianos adotam o Dardo. O sistema Strales faz parte do canhão principal, mas pode sim ser considerado um CIWS. Na verdade os canhões de 76 mm e 57 mm , mesmo sem munição guiada, atuam na defesa antimíssil sea-skimming. Os franceses não adotam mas têm reparos como o Mistral que cumpre bem o papel e parece… Read more »

Reinaldo Deprera

Mudando um pouco Não entendo porque a MB escolhe o CIWS SeaSnake de 30mm ao invés do CIWS SeaSnake de 27mm que usa o mesmo cartucho do Gripen. Se é para fazer defesa de ponto o 27mm com maior cadência de tiro é muito melhor que o 30mm. Para defesa antiaérea contra caças e misseis o 20mm é mais do que suficiente. 1 impacto de 20mm a menos de 2000 metros derruba qualquer caça ou míssil. Já que é para ser diferente da FAB sem nenhuma razão e deixar de escolher o mesmo cartucho dos Gripen porque não escolheu logo… Read more »

Bosco

Pois é!
A fragata ideal pra mim teria um Milleniun (em vez de um SeaSnake) , 32 mísseis SeaCeptor (em vez de 16) e 8 Exocet MM40 Block 3 (em vez de 4 MANSUP).
Mas….

Helio Eduardo

Me inclua nessa opção, por favor!

Henrique

Obrigado pela resposta.
Bosco, você acha que um rws como SeaSnake armado com canhão de 20/27/30mm pode ser considerado um CIWS?

Bosco

Henrique, Não pode não. Seria melhor o Bofors Mk-4 de 40 mm (ou mesmo o Trinity) com munição de HF e espoleta de proximidade e escravizado por um sistema de CT radar/EO. O SeaSnake de 30 mm não tem munição pré-fragmentada com espoleta de proximidade e nem adota munição AHEAD (apesar de ter munição ABM mas que não funciona contra mísseis) . Também sua cadência é pequena (1100 t/min) para usar munição de impacto. Geralmente os CIWS com capacidade antimíssil que adotam munição de impacto têm cadência acima de 4000 t/min. E também desconheço se ele podes ser escravizado a… Read more »

Helio Eduardo

Bosco e Henrique, permitam-me a intromissão. Eu sempre achei (é achismo mesmo, coisa de entusiasta), que alguns bons canos podem fazer a diferença. No pior dos cenário, caso o navio perca eletrônica, energia, etc, ainda restará o canhão. Tudo bem que mira, recarga, etc., não é mais manual faz tempo, mas o bom e velho canhão deve ter lá sua serventia, não deve ser difícil ter um modo de emergência para operar. Eu não entendo a aposta em navios defendidos exclusivamente por misseis. É depender demais de tecnologia e de poucas unidades de pronto emprego. Veja o caso das Tamandaré:… Read more »

Bosco

Helio, Até que em relação a um ataque de saturação não estamos ruins tendo em vista que o sistema SeaCeptor adotar um míssil guiado por radar ativo que não precisa de um canal de tiro dedicado. Em tese poderá dar conta de até 16 ameaças “simultâneas”. E vale salientar que o CAMM é um míssil muito bom para se contrapor a ameaças sea-skimming porque apesar de ser lançado verticalmente ele é ejetado por um sistema de lançamento a frio e tem um sistema de vetoramento que o coloca rapidamente na posição horizontal voltado para a ameaça , isso faz com… Read more »

Alessandro

Parece que foi a Ucrânia a construtora desse navio não é? Sei que os componentes eletrônicos provavelmente são russos, mas há alguma possibilidade dos ucranianos terem descoberto dados desses componentes e repassado essas informações para a OTAN que de alguma forma conseguiu “driblar” esses sistemas?

paulotd

Os Russos tem várias corvetas modernas, lançadas nos últimos anos. Uma-duas dessas ali do lado do Moskva fazendo a defesa de ponto, o desfecho poderia ter sido diferente

https://br.rbth.com/ciencia/85001-frota-russa-do-mar-negro-buyan

Bosco

Paulotd, Não pode. Navios de guerra em alto mar não ficam próximos e sim, em geral, fora dos alcances da defesa de ponto. Defesa de ponto se faz individualmente. Um navio pode proteger outro se for uma defesa em camadas , na defesa de área ou no máximo, na defesa de área curta, o problema é que mísseis sea-skimming não são engajados por sistemas de defesa de área e área curta. Só é possível se defender de mísseis subsônicos com perfil de voo sea-skimming na defesa de ponto (em torno de 10 km ao redor do navio) e esta é… Read more »

paulotd

Se ao menos o radar de uma corveta ali próxima identificasse os mísseis e repassasse a informação a chance de sobreviver era maior. Mas o Moskva estava dezenas de km de qualquer outro navio Russo. Eu acredito que os Russos nem viram esses misseis, deveriam estar focados em tentando acertar algum dos drones com os S300. Burrões.

Last edited 1 ano atrás by paulotd
Bosco

Paulo, Dezenas de quilômetros provavelmente não, mas alguns quilômetros sim. Navio de guerra só junta mesmo num CSG pra tirar foto. Na hora do “vamo vê” eles se afastam vários quilômetros. Quanto aos drones desviar a atenção do Moskva e permitir a aproximação dos Neptunes, eu me recuso a acreditar nisso. Mesmo que os russos tenham detectado os drones é impossível que o sistema de combate do navio não pudesse lidar com essa informação e deixado passar os mísseis sea-skimming. Mesmo do ponto de vista do centro de informações de combate, os monitores são diferentes. Essa tese sem dúvida não… Read more »

Esteves

Navio de 40 anos. Podia estar com a propulsão…e com as manobras comprometidas.

Mais de 40 anos e correspondendo…não conheço muitos.

Esteves presente.

Bosco

Pois é Esteves. Agora dizem isso tudo do finado. Que não tinha defesas adequadas, que a propulsão tava bichada, que não tinha mísseis dentro dos tubos… que isso.. que aquilo…
Agora já tão querendo que ele tivesse “escoltas”. Escoltas para escoltar o escolta mor.
Mas até o dia 13 ele era o terror dos mares que iria afundar toda a 6ª Frota.

Esteves

Essa internet…

Hcosta

Aí discordo. É um navio almirante, de C2 e próximo da costa. As hipóteses de ser atacado eram grandes e ter escoltas alargaria a consciência operacional. O drone poderia ser detetado e haver um tempo de reação maior em relação aos mísseis. E tem corvetas com defesas mais atualizadas, apesar de não ter o mesmo poder de fogo. E ainda temos as minas como mais uma razão para haver algum tipo de escolta, ou se quiser, um tipo de reconhecimento. Nem que sejam os navios de varredura e as corvetas a darem alguma proteção. E principalmente contra misseis Sea Skimming,… Read more »

Marcos10

Tá cheio de navio com mais de quarenta anos.

Bosco

Vale salientar que não adianta muito o navio manobrar depois que ele foi travado no seeker do míssil. A manobra tem que ser para tentar tirar o navio da zona de cobertura do míssil antes dele chegar na janela de varredura.
Depois que ele trancou claro que piora se ficar parado mas aí o melhor é voltar o melhor lado do navio para a direção da ameaça para que haja maior possiblidade das armas defensivas atuarem e carregar nas ECMs para tentar fazer o seeker perder o travamento.
O navio sabe se o míssil trancou porque o sistema MAGE informa.

Esteves

Você mostrou o tempo aproximado para uma reação X míssil sea skimming. Não dá 30 segundos.

Supondo que o CIWS estava no automático…o comando do navio tentaria potência máxima à vante com o risco de aumentar o dano já que o míssil travou no alvo.

Como vai o Mansup?

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Bosco

Se a tripulação não estiver jogando sinuca, o navio já estiver em velocidade e todos em seus postos de combate, 30 segundos pode ser uma eternidade. rssss

Fernando "Nunão" De Martini

Mas Bosco, você acabou se contradizendo um pouco na escrita, claro que adianta manobrar. Vou mais complementar do que contradizer: manobrar não vai tirar o míssil do alvo, livrando o navio, como vc bem disse, mas pode melhorar as chances do navio. Pode reduzir a área do navio para o radar do míssil, expondo popa ou proa, bem menores, ao invés do longo costado. E eventualmente um disparo na bochecha de proa ou espelho de popa pode ser menos desastroso que a meia-nau. Pode, como vc indicou, colocar em posição mais favorável os arcos de seus canhões (nem todo navio… Read more »

Bosco

Nunão, Para tentar fugir da janela de varredura do míssil o navio tem que perceber a chain kill logo no início. Por exemplo, o sistema MAGE informando que o navio foi “varrido” por um radar, aí, é pernas pra que te quero. rsss Quanto a voltar o “melhor lado” pode ser a proa ou a popa, desde que elas tenham capacidade de defesa, porque a redução da reflectância pode ajudar um pouco principalmente se combinado com o lançamento de iscas, mas ter um sistema hard-kill cobrindo é mais importante. Voltar a popa ou a proa é interessante para reduzir a… Read more »

Bosco

Nunão,
Por exemplo no caso do Moskva, se ele volta um lado (bombordo ou boreste) para um míssil este pode ser engajado por 4 sistemas defensivos hard-kill (1 canhão de 130 mm, 4 CIWS e 1 sistema de míssil).
Se oferecer a proa a quantidade de sistemas defensivos já cai para 2 (1 canhão de 130 mm e 2 CIWS)
Se oferecer a popa também fica só em dois sistemas (2 sistemas de mísseis)
*Vale salientar que contra mísseis os AK-630 trabalham em dupla , havendo só um sistema de CT para dois canhões.

Fernando "Nunão" De Martini

Só pra ajudar na discussão, imagem de radar de abertura sintética de satélite, que foi publicada aqui no site, mostra vários navios próximos ao Moskva nas horas seguintes ao ataque. Não devem ter todos vindo de Sevastopol em questão de poucas horas. Provavelmente parte deles era escolta do cruzador.

Esteves

Pois então.

Que bela escolta.

Fernando "Nunão" De Martini

🤷🏻‍♂️

Esteves

Bosco, Se os mísseis SAN4 tivessem sido utilizados restariam ainda a opção 1 e por fim a opção 2. Seriam 3 camadas de defesa e parece possível que uma delas teria tido sucesso. Teria mas não teve. O mesmo raciocínio para a opção 1, canhão de 130mm. No fracasso desse ainda teriam os 6 CIWS. Logo, se houve defesa foi com o CIWS, aquela arma fantástica capaz de abater qualquer ameaça próxima ao navio. 1 defesa para 15 km, outra para 6 km e a última para uma catungada no pescoço…3 km. No dia seguinte, Esteves foi ver o tempo… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ Não entendi o navio parado. ” Mas onde está a informação de que o navio estava parado? Navio em zona de combate não fica fundeado, ele se movimenta, mesmo porque manobrar também é defesa. Só se os russos surpreenderam a todos mais uma vez… “ exceto pelo que Dr Fernando disse, havia calor de munições e calor dos CIWS atirando.” Falei isso especificamente para a hipótese, levantada por outro comentarista, de um míssil Penguin, com cabeça de busca IR. Não falei de calor dos canhões disparando e sim das chaminés, é normalmente uma área com maior assinatura térmica na… Read more »

Esteves

As simulações não mostram o navio manobrando. Todo calor é quente.

Por que os mísseis foram atraídos para aquela seção do navio? Por que os mísseis buscaram aquela seção do navio?

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves, Cada um simula como quer. Quem inventou que o navio estava fundeado, se não me engano, foi o teórico da versão de ataque por mergulhadores de combate… “ Por que os mísseis foram atraídos para aquela seção do navio?” Porque em geral o radar do míssil é programado para buscar a meia nau, no costado. É onde o alvo é maior, com mais chances de acerto e de também fazer estrago nas máquinas. E em boa parte das situações reais de navios atingidos por mísseis sea-skimming, foi o que aconteceu, pegou ali próximo à meia-nau, pouco mais pra proa,… Read more »

Esteves

Coisa de maluco. Acertou bem no meinho.

Alessandro

Eu li todos os comentários abaixo da minha indagação, e me parece que ninguém conseguiu chegar a uma conclusão do sucesso ao ataque contra Moskva, o que me deixa a vontade mesmo sendo leigo de acreditar que de alguma forma a Ucrânia teve ajuda externa (otan?) na qual conseguiram burlar os sistemas de auto defesa russa, ou na pior das hipóteses o sistema russo tem muita PROPAGANDA e não é isso tudo que pensávamos.

Neto

OFF TOPIC
https://www.forbes.com/sites/erictegler/2021/03/25/aircraft-carrierbnb-without-enough-f-35bs-to-fill-its-carrier-decks-the-uk-mod-suggests-other-nations-come-aboard/?sh=123bfbbd1502

SE Japão e Koreia do Sul entrarem neste pacote (temporário) com a Inglaterra será um excepcional experiência para eles em termos operacionais. Mas não duraria 5 anos com seu porta helicopteros exigindo a presença de seus F35Bs

Burgos

Bem !!!
Vamos pelo o que é certo !!!
Todo nau capitania de uma frota nunca vai navegar escoteiro (sozinho) ainda mais se tratando de se estar em guerra com o País vizinho !!!
Eu não sei aonde as autoridades russas estavam quando deixaram esse cruzador desatracar escoteiro sem nenhuma escolta e sabendo que por ser um navio com equipamentos defasados não conseguindo nem sequer se defender direito.
Acho que é incompetência que chama ou ingerenciamento por parte do comando da frota + serviço de inteligência russo.

Esteves

Concordo com Dr Fernando. Novamente.

As imagens do radar meteorológico divulgadas mostram o Moskva escoltado por outros navios…no dia seguinte.

Deveriam estar próximos também no dia do ataque.

Bosco

Burgos, Escoltas não adiantam muito quando o ataque se dá com míssil subsônico sea-skimming. O grosso da defesa fica por conta da defesa de ponto. A distância em que o míssil (os mísseis) implementa o sea-skimming em tendo uma boa solução de tiro é muito longa e impede até que outro navio mais adiantado o detecte por conta da curvatura da Terra. O míssil passar de lado seria ganhar na loteria. Mesmo que tivessem navios bem próximos , digamos a um ou dois quilômetros, ainda assim os mísseis iriam muito provavelmente se dirigir ao navio de maior reflectância caso tenha… Read more »

Esteves

Seguindo teu raciocínio…se houvessem “escoltas” próximos e se os ucranianos tivessem disponibilidade de dezenas de mísseis…em ataque saturado…as chances de afundarem os “escoltas” , também, seriam bem boas?

Burgos

Tudo bem Bosco !!! Mas agora que fica intrigante a coisa !!! Os Russos tem navios mais modernos e atualizados que o Moskva !!! Eu estive em Sevastapol em 2015 por ocasião do aniversário da Marinha Russa e vi esse classe slava de perto vi os subs deles, as fragatas e corvetas deles tinha até um navio de inteligência russo atracado a Mediterrâneo ao largo da F 42 quando também atracada lá em Sevastapol!!! Pelo que eu vi esse navios de escolta eram bem armados e modernos eu acho que se tivessem em sua função de escolta eu acredito que… Read more »

Dalton

Na verdade não Burgos, ainda mais em 2015 quando você esteve no Mar Negro.
.
O “Moskva” era complementado então por duas fragatas “Krivak”de mesma idade do cruzador e várias corvetas/embarcações lança mísseis deslocando 1000 toneladas ou metade disso não portanto sensores e mísseis AA modernos.
.
A Rússia desde o fim da URSS sempre teve carência de grandes e modernos combatentes de superfície e para tentar melhorar a situação está modernizando seus antigos porém grandes “Udaloys” dos quais existem apenas 8 e reclassifica-los como fragatas.
.
abraços
.

Burgos

Então as que eu vi no desfile dos navios deveriam estar destacadas em Sevastapol provavelmente ?! 🤔
Tinha até um hovercraft lá mais armado que um navio de guerra era um protótipo inclusive não sei se vingou a construção desse aparato para Guerra 🤷‍♂️

Marcos10

E depois o pessoal critica a MB, que não tem escolta.
😄

MIGUEL

Out of topic ,devido ao surto de Covid19 na China, foi adiado o lançamento do NAE Type 003:

Melhores cumprimentos, A Covid19 esta atrasando a vida da Marinha Chinesa, esta atrasando o seu programa de submarinos , Type 096 Tang e Type 095 Sui.

Wellington Jr

O vírus que eles criaram ( nem vem com discurso aí de que foi os EUA ou que foi o morcego, se fosse algo tão simplista eles teriam liberado o acesso de investigadores internacionais aos dados dos laboratórios e teria informado o paciente 0) agora está se voltando contra eles, atrasaram o mundo e agora estão sendo atrasados.

Esteves

Que as comemorações cessem. A Ucrânia está sendo devastada. Não será o afundamento do Moskva a mudar o rumo dos acontecimentos. A Ucrânia está desaparecendo. Quem disse que haveria uma zona de exclusão ou uma Palestina…errou. À direita do rio será ou é russo. À esquerda do rio para quem olha o mapa de frente será de todos incluindo os bielo russos. Aqueles moldávios que se cocem para não serem os próximos. Recursos bilionários para invadir um país por terra. Um país do tamanho de Minas que também não tem mar e…tem se defendido em cima do muro. Os russos… Read more »

Marcos10

A orquestra afundou junto com o Titanic, no caso o Moskva.

Esteves

Olha… Temos 2 bilhões de euros. Da pra começar a construir fragatas…sabe-se lá quantas…com essa guerra o preço dos navios combates vai subir bastante…ou daria pra começar a construir 10 navios patrulhas oceânicos para o ocuparmos a ZEE que propagamos. Nenhum país disse não concordo. Ainda. Não temos economia para sustentar uma guerra. Pode haver uma detenção das ameaças se mostrarmos uso capitão-mor ocupando. Perdendo 50% desses patrulha oceânicos, os outros 50% ainda podem fazer parte, juntamente com os submarinos, de uma resposta. Nossa rotina de fazer lentamente deveria mudar. Essa história de esperar ficar velinho pra substituir…olha o Moskva.… Read more »

Nilo

Por favor 20 navios patrulhas oceânicos, urgente.
Esse contrato com os alemães com transferencia de tecnologia é uma piada.

Esteves

Nilo, Após essa guerra…você confia em qualquer contrato de transferência? Depois dessa guerra você crê nessa historinha de TOT? Nilo, O homem disse que vai recuar de qualquer reforma e vai aumentar o tamanho do estado. Nilo, O Atlântico Sul é um fosso. Estamos aprisionados nessa dependência tecnológica e nesse atraso cultural que a internet transformou em vitória dos influenciadores. Gente de 20 milionário… fica no computador fazendo maquiagem e penteando a perereca. Nilo, A gente quer um estado que funcione, que não torre a paciência, que não coma dinheiro…disseram que essas emendas transformaram o estado brasileiro no país mais… Read more »

Nilo

Já começou combates ao longo de toda a linha de frente no Donbass, exército russo lançou uma ofensiva em larga escala, são 1.260 alvos militares na Ucrânia durante a noite, visa a “libertação completa” das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk., grupos especiais começaram a invadir a fábrica Azovstal em Mariupol, é a limpeza do que resta, a resistência está presa em uma masmorra, o próprio Zelensky anunciou o início da “batalha pelo Donbass”. 13 redutos de tropas ucranianas foram suprimidos por aeronaves de alta precisão. mísseis lançados. Aviões russos atacaram 60 instalações militares ucranianas, incluindo a destruição de dois… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Esteves

Malditos civis. Agora morrem aos montes.

George

Civis? Acho que ele queria dizer CIWS, não é mesmo? Não é esse o tema do post?

Nilo

É preciso discurtimos o papel da Inglaterra, está jogando gasolina, é a ponta de lança da Otan dentro da Ucrânia. Continua a afirmar Zelensky não pensa por si, esta sendo carregado a tomar decisões, no final irá fugir ou será liquidado pelos próprios ucranianos. Lembra Hitler no final da guerra com seus delirios de planos milaborantes de batalhas. Não digo, que perderam uma viola – cruzador, mas um belo de um violino (burrice, mas os russos gostam de um, esfrega em campo), mas não muda o rumo do conflito, Mariupol já está sendo limpa, as ruas já começam a tirar… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
George

E o Moskva segue patrulha só a 50 metros de profundidade.

José Ferreira

Oxalá toda a frota do ditador facinora seja afundada.

Rafael Gustavo de Oliveira

Estou aprendendo a jogar o Command Modern Operations graças a live de vocês…(operação polvora)

Acho que para desenvolver um jogo simulador, exige muita pesquisa de campo com profissionais da área e material técnico o que acaba afastando um pouco a parte hollywoodiana do entretenimento, mas o foco é e sempre foi seu publico seleto.

precisa ter muita paciência e café…rs

Last edited 1 ano atrás by Rafael Gustavo de Oliveira
Carlos Roberto Valle Bastos

A Rússia esta dando um pau no ocidente e a mídia degradada capitalista chora ! O EUA perde navio incêndiado até parado em porto ! Ficou 20 anos atolado no Afeganistão é nada de vitória ! No Iraque o mesmo ,

Fernando "Nunão" De Martini

Percebo nos comentários de ontem e hoje nesta postagem, e em outras recentes, que realmente o baque da perda do Moskva foi grande para os que defendem a Rússia na guerra de teclados e telinhas touchscreen. Nos últimos seis dias, a maior parte da galera que defende os russos com unhas e dentes tinha se retraído, em quase todas as mídias que acompanho. Sobravam uns gatos pingados meio que perdidos, tateando as respostas, tentando mudar o assunto. Já de ontem pra hoje, seja aqui, em outros blogs e mídias sociais, apareceram em peso de novo com um discurso bem parecido… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Esteves

Não foi o Moskva. Foi o que o Moskva representa. “Keep the Amerika in, the Soviet Union out and the Germany down.” O K é do Esteves, saudoso do Morrison. Não sei de onde aquela mulher tirou essa frase. Esteves disse. Somos viúvos. Não temos pai. A mãe Europa nos abandonou. O Tio Sam só nos quer para castigar. Prestes foi pedir dinheiro à Getúlio para a revolução. Vargas mandou Prestes ir caminhando… 64 deveria ter sido um golpe dos vermelhos. Aí sim queria ver a turma torcer para a tirania dirigindo seus fuscas 67 em 2021. Essa admiração pelos… Read more »

Burgos

Começa não Istivis !!!
🤣
Daqui a pouco vai ter que tomar o Rivotril !!!
Desacelera aí véi !!!👍

Esteves

Acordei acelerado…fui treinar…não rendeu…fui almoçar, não Tava lá essas coisas, voltei, tomei a dose usual de tribulus+catuaba+pervertina+mel…o fígado reagiu, fui no chá, piorou.

Melhorou agora com a acupuntura+sessão de descarrego. Amanhã Esteves vai tentar fazer 2 treinos…comprei uma fórmula estranha com letras difíceis de compreender.

Deve ser culpa da sogra. Maldita.

Burgos

Comunidade feicebukeira !!!
Esquenta não Nunão !!!
Daqui a pouco as fichas cai !!!👍🤣

Leandro Costa

A realidade nua e crua.