Apesar da preocupação de que as sanções contra a Rússia causem um déficit de fertilizantes no Brasil, dados preliminares de embarque mostram pedidos sendo atendidos e navios se direcionando ao Brasil, potencialmente permitindo uma temporada normal de plantio de grãos.

Pelo menos 24 navios transportando quase 678 mil toneladas de fertilizantes russos devem chegar aos portos do Brasil nas próximas semanas, de acordo com dados preliminares de embarque compilados pela Agrinvest Commodities e vistos pela Reuters hoje (18). Nota do editor: a notícia foi divulgada originariamente na segunda-feira, 18/4/22.

Apesar das sanções contra a Rússia após a invasão da Ucrânia, os dados mostram que 11 dos 24 navios deixaram portos como de São Petersburgo e Murmansk, após 24 de fevereiro, quando a guerra começou. A maioria está carregando cloreto de potássio usado em campos de soja e milho.

O Brasil é dependente da importação de fertilizantes.

O Pebble Beach, com uma carga de 35 mil toneladas de cloreto de potássio, foi o último a deixar a Rússia em 4 de abril a caminho do porto de Vitória, no Sudeste, mostraram os dados.

Um comerciante de fertilizantes disse que os acordos ainda são possíveis, já que unidades estrangeiras de empresas russas continuam atendendo pedidos, enquanto bancos não afetados pelas sanções ocidentais processam os pagamentos.

As importações totais de fertilizantes e matérias-primas usadas para produzir adubos aumentaram 24,57%, para 9,795 milhões de toneladas no primeiro trimestre, segundo dados do Siacesp, um grupo do setor.

Só as importações de cloreto de potássio saltaram 41,75% para 3,080 milhões de toneladas.

Esses volumes mostram que o Brasil continuou comprando mesmo com a alta dos preços e a guerra ameaçando atrapalhar as vendas de empresas na Rússia e na Belarus.

Atrasos ou falta de fertilizantes colocariam em risco a temporada de grãos de verão no Brasil, que começará no último trimestre de 2022.

Os três maiores fornecedores de cloreto de potássio para o Brasil no primeiro trimestre foram a canadense Canpotex, cujos acionistas são a Mosaic e a Nutrien, a empresa da Belarus Potash Company e a russa UralKali, segundo o Siacesp.

A Mosaic, a norueguesa Yara e a brasileira Fertipar foram as três maiores importadoras, trazendo juntas 1,3 milhão de toneladas entre janeiro e março, mostraram os dados.

A Fertilizantes Tocantins, da Eurochem, também importou cerca de 231.753 toneladas de cloreto de potássio no período, representando 7,52% do total.

FONTE: Reuters, via MSN e Investing

FOTO: navio Pebble Beach, via Vesselfinder, em caráter meramente ilustrativo

Subscribe
Notify of
guest

143 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Neto

Vai ser interessante ver o encontro das defesas dos Putinstas e Bolsonaristas desse ato.
.
Que a Embrapa seja chamada para procurar uma solução pro ano que vem…

Eduardo

Se a Embrapa produzir mineral vai ganhar o prêmio Nobel. Até ontem, era necessário minerá-los.

Neto

O uso do mineral Russo é uma solução para nossa agricultura.
.
A Embrapa é uma empresa Estatal que fornece soluções para nossa agropecuária.
.
Pense só um pouquinho.

LUIZ

O raciocínio de alguns aqui no Brasil é igual dos Europeus que querem parar de importar gás russo aqui no caso os fertilizantes. E a Rússia não compra carnes e açúcar do Brasil? Compra muitos produtos do Brasil. Não é assim o comércio internacional entre os países? Até os EUA compram produtos russos.

Alessandro

Solução tem oq falta é vergonha na cara do legislativo e o judiciário parar de SABOTAR o país, a câmara dos deputado e senadores precisam aprovar a PL 191/20 que viabiliza a exploração desse tipo de minério em reservas indígenas que nos daria ao longo prazo auto suficiência, o resto a Embrapa dá conta do recado.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Neto

Amigo, nem sempre destruição é solução. Quando o presidente parar de se preocupar em defender a família (dele das acusações de corrupção) e usar todo o capital político despendido na salvação dos filhos para gerir o país, talvez, ele encontre soluções equalizada com melhores práticas no mundo.
.
Ninguém aqui, além de vc, falou em Embrapa minerar nada. Rsrs

Alessandro

Acho que vc é mais um que tem TRAUMA do presidente atual, não lhe culpo por isso, comece a cobrar seus deputados e senadores a trabalhar em prol do país pois é lá que as coisas COMEÇAM.

sergio

Alessandro, bom dia, sou de recife, e essa semana vi um fato que me chamou muito a atenção, estava havendo um protesto de “indígenas” aqui por serem contra a exploração de terras deles. Sabe o que me chamou a atenção, havia um cartaz com o dizer ” Índio quer viver em paz na sua floresta”. o detalhe que me chamou a atenção dos supostos “indígenas” e que todos estavam com celular na mão, gravando videos, tirando selfs todos muito bem vestidos. esses são os “Indios ” que querem viver em ” paz na floresta “? sinceramente eu não vi “índios… Read more »

Alessandro

Sergio vc parece ser uma pessoa inteligente, vc mesmo já conseguiu compreender a situação descrevendo a situação dos “indígenas” com detalhes, acho que não preciso falar mais nada hehe..

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Palpatine

Que bom que vão chegar, o preço dos alimentos já está ruim, quero nem imaginar como seria o preço sem os fertilizantes de um dos nossos principais fornecedores.

Jeferson

É só comprar de outros fornecedores de fertilizantes. O Brasil compra fertilizantes da Rússia principalmentepor questão de balança comercial, na verdade tem mercado bem mais baratos desse produto, inclusive teve matéria obra isso essa semana em uma das maiores revistas rurais do Brasil.
Nada justifica a aliança Bolsonaro-Putin.
Eu já teria cancelados essas compra há bastante tempo, imagina o quanto o Brasil está queimando apoiando a Rússia? Brasil já estava mal de imagem antes disso tudo. Temos um verdadeiro palhaço na presidência.

Last edited 2 anos atrás by Jeferson
Carvalho2008

Se a compra é privada, de onde o amigo tirou isto?

Não é item de subsídio se a origem do produto é “a” ou “b”….então, salvo algum elemento a mais de avaliação, creio que o dito pelo amigo não procede. Não é compra estatal.

Fernando

Embarque nesse carrossel
Onde o mundo faz de conta
A terra é quase o céu

Eduardo

Empresa compra fertilizante de quem ela quiser. Estão comprando da Rússia porque é melhor para elas. O governo só não proibiu. Não existe aliança nenhuma.

Kornet

Precisamos nos livrar da dependência externa e termos autossuficiência.

PACRF

Principalmente no agronegócio, onde os empresários poderiam financiar pesquisa, desenvolvimento e produção de fertilizantes. Temos a EMBRAPA e suas “subsidiárias” nos estados, além de diversas universidades com vocação rural, para apoiarem em nível científico, técnico e operacional iniciativas dessa natureza. O que falta são políticas públicas nesse sentido. Sobrou a opção fácil da importação. Não é fácil ser independente.

Wellington Jr

Não, o que falta políticos compromissados com o país, lotearam as maiores reservas de minerio, gás e Petróleo do país ( maior que o Pre-Sal) como reserva indígena e o que não lotearam os ativistas entraram com ações impetradas pelo STF impedindo a exploração. Basicamente o Brasil tá sentado em tanta riqueza que se levantar toma posição de destaque no mundo. Mas como temos políticos tão compromissados não vamos nos levantar. Muitos falam do interesse da França na Amazônia, claro que eles tem interesse, se num pedacinho de terra que é a Guiana Francesa já conseguem explorar diversos recursos além… Read more »

Material arquivo

Um dos países mais afetados por essa guerra de Putin será o Brasil. Muita gente ainda não absorveu o acontecimento. O Brasil foi um aliado de primeira linha de Vladimir Putin. Novamente o Brasil não perdeu mais uma oportunidade de errar, somos campeões em erros. O Brasil historicamente sempre repudiou guerras de invasão e principalmente anexação de territórios (Proposto por Putin para 2 regiões da Ucrânia), nosso repúdio sempre foi por motivo óbvio; quinto maior país do mundo, seria um péssimo precedente a nossa soberania. O Brasil na guerra Rússia-Ucrânia passou longe de ser neutro, fomos aliados de primeira linha.… Read more »

Carvalho2008

Não foi possível identificar no transcrito pelo amigo, como o Brasil foi ou será o mais afetado negativamente. Ele o Brasil mantém sua posição equilibrada em meio a um conflito polarizado. A crise atinge profundamente a Europa e os EUA, sendo o real a moeda de maior valorização durante a ocorrência. Tal como já falei dezenas de vezes, real baixo (embora recentemente aumentando), caren ia de infraestrutura, grande economia e distância dos grandes conflitos, irá manter nossa região como atrativa perante os mercados e economias globais. É a economia….é a bolsa, é a moeda…a inflação americana supera a brasileira ao… Read more »

Nativo

Então tudo está indo muito bem?????? Vsa senhoria não vai ao mercado, não a pega ônibus, e tão pouco gasta do seu próprio dinheiro para abastecer o carro, com grandes certezas deve ser membro da nova casta de abastados militares, que se ampliaram na nova política, do velho político.

Eduardo

E a relação do que vc disse com o assunto da Rússia é um mistério.

Nativo

Igual o ufanismo sobre o momento do país.

Carvalho2008

De forma alguma….a questão é que o mundo está piorando mais…e o Brasil menos.. então…

Salim

Brásil caiu de setima economia para decima terceira, pib per capta caiu para valor decada 90. Pib mundo vai aumentar 3,5% media , aqui com sorte 0,8%, combustivel temos um dos mais caros do mundo ( alcool mesmo ( maior)valor gasolina por gastar mais). Indice de pobreza aumsentou. Onde estamos melhor………..Somos vice campeoes em morte Covid………. To procurando, mais ta dificil.

André Macedo

“Mais vale soja e arroz no porão”, e com outras falácias assim se perpetua a mentira de que o agro (ou qualquer atividade primária) vai desenvolver o Brasil.

Bueno

Esta é a realidade batendo na Cara dos Brasileiros, Um Pais que o grande percentual do PIB é puxado pela Agricultura, ser dependente de exportar matéria prima que tem dentro do seu território é o atestado da incompetência coletiva e histórica deste Brasil.
Produtores, congresso, executivo, bancada ruralista, população… incompetência coletiva da nossa parte.
Agora que o potássio, digo a água, bateu no traseiro ai reagimos. 

Last edited 2 anos atrás by Bueno
LUCIANO DO PRADO

Exatamente, é inadimissível um país com quase 30% do seu PIB, dependente do agro, ficar a merce de importação de fertilizantes.

Nicolas_SS

Agradeça aos movimentos ‘verdes’, que são financiados pelos russos.

Caio

Agora os movimentos verdes são financiados pela Rússia? Ontem era pela França kkkkkkkk.
É necessário antes os brasileiros saberem qual são os seus parceiros e os seus adversários, desde o home simples, aos DIRIGENTES, antes que o muro, onde adora passeiar por cima, desabe.

Last edited 2 anos atrás by Caio
Adriano Madureira

os russos nunca meteram o pé deles em nosso território para defender nossos índios, nossas terras e se meter em assuntos que não é da conta deles… nós devemos é nos preocupar com os “mocinhos” verdes defensores da biodiversidade que tem todos seus membros dentro da nossa amazônia… entidades como a a Cool Earth. ong inglesa criada pelo bilionário sueco johan eliasch, que por coincidência é amigo íntimo do pedófilo príncipe Andrew. O empresário é dono da Head, uma multinacional de produtos esportivos vendidos em mais de oitenta países.  Eliasch chegou ao Brasil em 2005 para comprar florestas na Amazônia sob… Read more »

Marcelo

BINGO!!!
Mas não adianta falar
Não conseguem ver o que está BEM na frente do nariz ..
Sonham serem norte americanos!
E acham que a torcida tornará mais fácil na migração 🥴🤣
Corpo adulto mentes de criança !
Acreditam MESMO nisso …EUA são bonzinhos !

Nicolas_SS

Eu particularmente, sempre achei que era financiado por países como os EUA e Franca, mas depois dessa guerra, ficou claro que a Rússia financiava para grupos nesses países tomarem a frente.

Só idiot4 que não enxerga!

Nascimento

Financiam na Europa onde querem reserva de mercado pro Gás. Aqui isso simplesmente não tem lógica alguma.

Se fosse falar algo suspeito dos russos em relação ao Brasil que usasse o Krompomat, que ao menos existe até hoje.

Nascimento

A maioria dos financiadores dos movimentos verdes vem da Europa. PORÉM vem de empresas e entidades privadas que concorrem conosco no mercado de exportações. NÃO é coisa de governo, apesar de alguns governos como o do presidente francês ter usado o argumento do ”verde” pra boicotar nosso agro, ele esta na verdade servindo ao produtor rural francês que tem medo da concorrência brasileira na Europa. Ainda assim a grande maioria dos projetos de leis aprovados no Brasil não foram por influência e nem pressão estrangeira mas sim por uma política nacional própria de criação de reservas e áreas ambientais gigantescas.… Read more »

Bueno

É natural o Brasil ter parte da sua economia baseada no agro, temos terra férteis, muita agua, grande população e um enorme território marítimo, o que Temos que fazer é diversificar a economia, investimentos em capacidade tecnológica. O Potássio é um dos itens da lista que movimenta o agronegócio e que é de grande importância.     O Agro tem muito potencial para desenvolver diversos setores e diversificar a economia brasileira.  Fazendo uma reflexão de alguns pontos. 1 O Brasil fabrica os navios (graneleiros e afins) que transportam os frutos da agricultura brasileira? Acho que não mais, agora são Mande In China… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bueno
Carvalho2008

Quem tem terra sempre é grande produtor….China, Índia, EUA, Russia, Brasil….quem é grande faz….a diferença é que exportamos o excedente e temos esta capacidade. Os demais grandes apesar disto, ou consomem quase tudo o que produzem ou deficitários…

Wellington Jr

Na verdade não exportamos o Excedente acho que a uns 15 anos, falo isso porque sou de origem rural e meu pai trabalhava em lavouras de soja então acabei aprendendo como é o sistema. Hoje o modelo de exportação Brasileiro é a melhor qualidade vai para exportação paga em dólar, menor qualidade fica no mercado interno. Acabando que muitas vezes exportamos mais do que deixamos para consumo próprio como foi o caso da soja que os Chineses compraram a safra até 2023 ( agora querem renegociar o preço pois o dólar caiu e o preço é cotado em dólar). Temos… Read more »

André Macedo

Kkkkkkkkkkkk amigão, uma tonelada de soja vale menos que um iPhone, e vale menos ainda se contar quantos empregos o último gera em relação ao primeiro. O agro NÃO vai desenvolver o Brasil.

Luiz G.bordin

Os politicos brasileiros só trabalham por interesses próprios, são eles que fazem as leis. Porque não temos uma industria de fertilizantes nacional? Se o problema são os impostos, cabe a eles, politicos, criar as leis necessárias para isentá-los. Enquanto os políticos ficarem atendendo as ongs de preservação, seremos sempre dependentes. Preservar é necessário, mas tambem, são os politicos que fazem as leis e regras para exploração e controle para preservar o meio ambiente.

Salim

Centrão e a base deste governo e dos anteriores, e tudo da mesma laia.

Nicolas_SS

A doutrinação de um país ‘grande’ que só pode fabricar pecas de ponta e que não pode ser baseado na agricultura ou de matérias primas sempre foi um sucesso!

Sugiro pesquisar os perfis de alguns países como o Canada ou Austrália e veja o que eles ‘fabricam’.

Inclusive, os EUA, produzem certos alimentos, muito mais que o Brasil! Mas isso os vira-latas não fazem muita questão de falar.

Dilbert_SC

É ótimo para a balança comercial do Brasil exportar matéria prima e importar tecnologia.
Sai um navio de soja e em troca chega um container de iPhone.

Só é a mesma coisa há mais de 500 anos.

Mais de 41% das nossas exportações são essas 7 (sete) matérias primas:

  • Soja
  • Minério de ferro
  • Petróleo bruto
  • Milho
  • Café
  • Minério de cobre
  • Arroz

Fonte: OEC

Luiz G.bordin

Sabe porque o petróleo bruto é exportado? Porque nosso petróleo é pesado, e lá no inicio da instição das refinarias importamos maquinas de refino de petróleo leve, pois a produção de petróleo da Petrobras (petróleo pesado) era muito baixa.
A era pt poderia ter dado o tombo nesta história, mas as refinarias que começaram não saíram do papel ou não foram terminadas. Mas, a grana foi gasta.

Bem é só pesquisar “diferença do petróleo nacional do Internacional”.

Fernando "Nunão" De Martini

Mais ou menos, Luiz. Meu comentário é mais para atualizar e complementar do que contestar, mas as coisas mudaram. Essa proporção vem mudando conforme cresce a exploração do pré-sal e o mercado externo também muda em suas demandas. Tem crescido bastante a exportação de óleo bunker para propulsão naval com baixo teor de enxofre, atendendo às regulamentações que entraram em vigor pouco antes da pandemia. O petróleo do pré-sal é considerado muito adequado à produção do óleo bunker com as novas especificações, com menor custo de refino do que o petróleo bruto de outros países para esse produto com baixo… Read more »

Nicolas_SS

Comida todo mundo precisa, se tiver guerra ou não; agora Iphone… quem tem cérebro, primeiro que compra outro celular e a cada 2 ou 3 anos!

Inclusive o Brasil está sendo beneficiado com essa guerra, pois com a queda de produções na Ucrânia e Rússia, o Brasil entra em ação!

André Macedo

Comida todo mundo precisa, mas não é só o Brasil que produz, e quem vende precisa tanto quanto quem compra, ou quem você acha que vai absorver a oferta?

Carvalho2008

Faz mas consomem a maior parte….o Brasil faz para dentro e para fora….está é a diferença

Neto

Inclusive o agropop PREFERE produzir para fora.
.
É a agricultura familiar que sustenta a mesa dessa nação, com apenas alguns itens como milho e café sendo melhor aproveitado aqui.

Fernando "Nunão" De Martini

Neto,
Só pra complementar, há uma porcentagem definitivamente não desprezível de aproveitamento interno da soja: ao redor de 1/3 da soja produzida no Brasil é para consumo interno (rações animais, óleos para indústria alimentícia e outros usos, como biodiesel).

Neto

Importante contribuição Nunão.

Salim

A diferença e que o consumo percapta de alimentos nestes paises e muito maior que o nosso, deixamos de comer para exportar. So pioramos o que era ruim, estamos comendo menos ainda.

Jadson S. Cabral

Aqui em Sergipe mesmo tem as maiores reservas de potássio do país. Mainha cidade, Santa Rosa de Lima, fica no meio de uma região que é potássio puro, a região do vale do cotinguiba, que compreende outras cidades vizinhas como Divina Pastora, Riachuelo, Siri, Laranjeiras, Malhador e outras, que são todas cidades muito pequenas, com no máximo 20 ou 30 mil habitantes e que dependem exclusivamente da monocultura da cana de açúcar, a pecuária e o pequeno comércio insipiente. Nada é explorado aqui, embora eu tenha crescido ouvindo histórias de que a Petrobras, a Vale ou sei lá quem tinham… Read more »

Salim

Vamos criar um imbroglio nas terras indigenas, sendo que temos o suficiente para explorar fora das mesmas. E muito planejamento e competencia. Lembro que a Dilmanta comprou os helis russos pois eramos superavitarios na balanc comercial, hoje o saldo e muito suprior para Russia. Eramos ruim, ficamos pior. Tem que vender uns Astros pra Russia, como feito passado, talves vire a guerra da ucrania.

Foragido da KGB

Cobre aos parlamentares de esquerda e ao STF que impedem que a matéria prima para fabricação do insumos agrícolas sejam retiradas das “terras indígenas”, onde existem em abundância. Terras em que os indígenas nada fazem e produzem, e onde ONGS internacionais se lambuzam de retirar tudo que querem.

Nilson

É muito mais fácil e barato extrair o potássio em Sergipe e em Minas Gerais (São Gotardo), cujas reservas são suficientes para décadas. Essa questão da terra indígena é um oportunismo, lógico que extrair lá no meio da Amazônia é muito mais caro. E tudo isso é mais caro do que comprar de Canadá, BieloRússia e Rússia, por isso a indústria nacional de potássio é incipiente, investir para não ter lucro é difícil. Falta de uma política nacional de fertilizantes, que já foi pra frente e pra trás, mas até hoje nada real aconteceu, ao contrário, parte das indústrias que… Read more »

Nilson
Lana alves

Nilson, a questão é que vão ser contra o seu discurso. A ideia desse pessoal é jamais criticar o Bolsonaro, passar pano para tudo que ele faz. Outra, esse pessoal defende o apoio a Rússia, para isso eles usam a palavra “neutro”.
O brasil tem tudo o que precisa, petróleo, fertilizantes etc…a ideia dessa galera é ser torcida. Ora mito Trump, ora mito Putin. São tudo, menos humanos e brasileiros
de verdade.

Alessandro

Se está tão facinho e acessível assim pq os governos anteriores não fizeram Lana Alves e Nilson?

Incompetência? Omissão? Roubalheira? Ou tudo isso junto?

Não é questão de defender X ou Y, a questão aqui é que o país está atravessando um crise global e estamos vivendo tempos de “vacas magras”, mas quando estávamos vivendo tempos de “vacas gordas” não aproveitamos a chance e não fizeram nada, então agora querem que o governo atual resolva problemas antigos em apenas 4 anos.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Neto

Alessandro,

O PT politicamente fez a Petrobrás construir uma indústria de beneficiamento para insumos agrícolas.
.
Essa iniciativa foi jogada fora, acredito, no governo Temer.

Alessandro

Foram fechadas 3 empresas pq todas davam prejuízo segundo nota oficial da Petrobras, por quais motivos eram deficitárias não citaram, mas segundo eu entendi foi iniciativa da própria Petrobras o fechamento delas já que não houve oferta por parte de compradores. Houve a venda de apenas um empresa que foi para um grupo russo agora em 2022, pois era a única que estava dando lucro, mas segundo entendi tbm foi iniciativa da Petrobras que não queria mais tomar conta. Enquanto o país não der CONDIÇÕES para empresas específicas prosperar cada um em sua área, vamos ver a política se meter… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Salim

Cadê o resultado, vai ser inaugurado com aquela refinaria feito com venezuela rssss foi tudo pra propina.

Pronoia

“Outra, esse pessoal defende o apoio a Rússia, para isso eles usam a palavra “neutro”.”

Tem provas ou é só sua opinião ?

Quem é neutro é porque apoia uma das partes? Hilário.

Last edited 2 anos atrás by Pronoia
Jadson S. Cabral

Pois é. O interesse na Amazônia é no ouro, na madeira e em diamantes. Sempre foi. Coisa que não gera desenvolvimento nenhum, enriquece poucos, é caro e gera danos irreversíveis ao meio ambiente e a população que lá vive. Agora esse governo populista se aproveita da crise pra dizer que a culpa de não sermos auto-suficientes em fertilizantes é do STF, das ONGs, dos comunistas, dos globalistas e dos extraterrestres que não nos deixam “explorar a Amazônia”. Engraçado que até poucos meses não se falava desse suporto “potencial”. Até pouco tempo falavam em ouro mesmo. A facilidade com que as… Read more »

Jadson S. Cabral

que insumos agrícolas que existem abundância em terras indígenas, amigo??? Você tem alguma ideia de onde ficam as maiores reservas desses minerais no país??? Vou te dar uma dica. Estão bem longe da Amazônia. O interesse em minerar a Amazônia não é por causa de insumos agrícolas, que até existem lá, mas não é nem de longe a maior parte. O interesse é no ouro e na madeira. Estão usando essa de insumos agrícolas pra aproveitar a deixa e enganar bobo. Só que nem todo mundo aqui é bobo. Meu deus, como vocês compram fácil discurso de político populista! Tudo… Read more »

André Macedo

“Foragido da inteligência”

Carvalho2008

Bom, num mundo que prédios e computadores podem sumir do mapa num Piscar de olhos….arroz e soja no porão seria a coqueluche ….quero dizer, além da comida, o produto mais valorizado no mundo seria o papel higiênico…já pensou ficar sem?

Real ainda barato embora valorizando, crise energética na Europa, crise industrial lá, podem beneficiar as empresas brasileiras

Thiago A.

Se o cenário que você desenha é pós-apocalítico, talvez … Mas aí podemos esquecer riqueza e prosperidade, a guerra não será uma realidade distante. No mundo atual é tudo bem diferente . A produtividade, competitividade, lucratividade e sustentabilidade dependem sim de P&D e tecologia. Muito avanços no agro foram frutos de pesquisas e desenvolvimentos da EMBRAPA, com muito dinheiro público. O aumento da produtividade foi possível através de uma sempre maior automação, máquinarios sempre caríssimos e drones ( nenhuma dessas indústria é dominada pelos brasileiros) são uma realidade. Componentes e chips desses equipamentos não são produzidos aqui . As sementes… Read more »

Thiago A.

O Brasil é já um campeão no agronegócio, mas nada disso mundo a realidade do país, porque ? Ele traz divisas estrangeiras, ocupa territórios improdutivos, talvez traz segurança alimentar( tenho minhas dúvidas) …mas não gerou redistribuição de riqueza, não facilitou a mobilidade social, nem a geração de empregos para um país de 215 milhões de pessoas. Porque ? Será que não observamos como foi a economia desde a sua criação? Infinitos ciclos baseados em matérias primas. Quais são os estados mais ricos do Brasil ? Aqueles com uma economia mais complexa, onde houve diversificação e investimentos indústriais importantes. É um… Read more »

João Adaime

Caro Thiago A.
Não tenha mais dúvidas. Você está correto em suas dúvidas.
A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que consumimos internamente e por 75% dos trabalhadores do campo.
Caso alguém pergunte as fontes:
1) Antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário, atual Ministério da Cidadania: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/07
2) Incra: http://www.incra.gov.br/censo
Abraço

Last edited 2 anos atrás by João Adaime
Carvalho2008

Pois então….copo meio vazio ou meio cheio? Maldição ou benção? Acho que é uma benção….pode não ir ao podia, mas é a garantia de não ir ao buraco…enquanto quase todos estão arriscados a ir…

Neto

Excelente João.
.
O agropop é importantíssimo para nossa economia, certamente nossa produção de milho e café em larga escala chega em nossas mesas no alimento industrializado. Ainda que o café venha, olha só, milhado.
.
A agricultura familiar é o que chega em nossas mesas.
.
Importante lembrar que o TRIGO de nosso pão, massas e bolos vem de fora e é em Dollar.

Fernando "Nunão" De Martini

Neto, mais uma vez para complementar: metade do trigo consumido no Brasil é produzido aqui, metade vem de fora. Como o produzido aqui ainda não tem a qualidade do importado (mas isso está mudando com novas variedades), vai para a produção de biscoitos e outros produtps menos nobres.

João Adaime

Caro Neto Esta do café com milho me lembrou de um fato. Uma amiga esteve em Londrina, norte do Paraná visitando a família. Um primo dela trabalha numa empresa de processamento de café (não sei se o nome certo é esse). Me presenteou com meio quilo. Que aroma. Que sabor. Escuro, quase preto. E me informou com qual marca ele era comercializado. Um dia vi esta marca num supermercado. Comprei dois pacotes. Um pra mim e outro pra ela. Entreguei todo orgulhoso. Sem aroma, sem sabor e parecia que havia grãos de ouro misturado. Brilhava mais que o sol. Só… Read more »

Wellington Jr

Correto, sabe por que a agricultura familiar é a parte mais importante da nossa alimentação? Porque ela não pode ser exportada devido a certas exigências de qualidade dos nossos compradores. Já expliquei num outro comentário como funciona hoje o sistema brasileiro de produção e como é que funciona o nosso mercado. O que é de qualidade allta vai para exportação e o que não passa nos parâmetros fica para o mercado interno. Como a agricultura familiar muitas vezes é bem básica, não são aplicados grandes meios de produção e implementos então não são classificados para de exportação, ficando para o… Read more »

João Adaime

Prezado Wellington Jr
Além da qualidade, a agricultura familiar não possui estrutura (pouca terra, entre outras limitações) para produzir em quantidade.
Uma solução é o cooperativismo. Mas o primeiro passo tem que ser sempre do governo (estadual ou federal).
Exemplos existem, como frigoríficos e indústrias de laticínios, que reúnem as vezes milhares de pequenos produtores.
Outros exemplos são os produtores de frutas, cacau, flores, coco e por aí vai.
Resumindo: cooperativas ou grandes indústrias podem alavancar o setor. Mas é preciso incentivo.
Abraço

Thiago A.

Obrigado meu nobre . Valeu por tirar essa dúvida .
Abs

Carvalho2008

Mestre, sim, o amigo tem razão….mas não tenha asco ao tema….não é possível atingir as primeiras posições listrado na agropecuaria extração mineral, , mas é impossível em uma crise global escapar dela em sua ausencia….é um colchão absurdo de enorme e um colosso amortecedor nos momentos de crises agudas globais quando ocorrem…poucos no mundo possuem isto….maldição ou benção?

Thiago A.

Mestre carvalho, com certeza é uma benção, mas é necessário fazer aquele pulo de qualidade para não desperdiçar a oportunidade ( como já aconteceu várias vezes ) .

A RPC está investindo pesado no continente africano, daqui a uma ou duas décadas será alternativa para os chineses diversificar os fornecedores ?

E os avanços tecnológicos que parecem ficção científica ? Hoje não é viável economicamente a produção de carne por cultura de células in vitro, mas um amanhã será ?

Apenas sugiro que na não é uma grande ideia e panacéia para o Brasil ficar nessa zona de conforto.

Abraços

Tomcat4,2

É isso aí, o resultado de não tomar partido em lado algum na briga geopolítica e dar atenção aos interesses brasileiros.

Bueno

Corretíssimo
Ação corretiva , nós precisaremos de uma ação preventiva…
Vamos ver se conseguiremos a liberação e a capacitação para  a exploração do Potássio Brasileiro  

Nilson

A exploração do potássio brasileiro, em Sergipe e Minas Gerais, está autorizada há muito tempo. Mas não houve interesse em investir nas minas, pois o potássio importado é bem mais barato.

Jadson S. Cabral

Tá certo. Vai pensando que é fácil assim. melhor torcer para que EUA e UE façam vista grossa e não resolvam sancionar o agro brasileiro por continuar comprando da Rússia. Ainda bem que eles estão meio ocupados.

Carvalho2008

Podem tentar, Mas caíram numa armadilha profunda pois os preços dos alimentos já estavam galopando antes da guerra por causa do Covid… a produção internacional reduziu é o Brasil não dará conta mesmo continuando continuando bater Record…se alguém embargar a produção brasileira, vai lançar o próprio país de embargo numa crise maior ainda….entendam bem, até a inflação americana está superando a nossa….vão querer embargar os últimos bastiões que seguram a crise global? Faltou comida, não adianta fazer politicagem, o povo de cada país cobra isto muito caro de cada governo

Jadson S. Cabral

Nunca duvide de nada, meu caro forista. A inflação, o preço dos combustíveis… tudo isso já vinha subindo nos EUA e na Europa antes da guerra e ainda assim, mesmo sabendo que as sanções piorariam tudo ainda mais para tudo mundo, fizeram assim mesmo e estão prontos para fazer mais.
Todo mundo sofre, mas alguns sofrem mais que os outros. Eu preciso dizer para você de que lado nos estearíamos?
Eles têm muito mais capacidade de aguentar o tombo que a gente. Quando a água bater na bunda deles, nós já estamos nos afogando.

Carvalho2008

Calma,lembre-se de que o arrimo da economia pós reservas de ouro é a confiança. E mesmo a americana é assaz devedora.. se está aposta do dólar quebrar, vai dar um reverterio global…além de que mesmo sociedades internas de potências possuem dinâmicas antagônicas em si. Ao tempo que grandes conglomerados industriais e políticos empurram a guerra, outros na cascata sofrerão os impactos, nas não ficarão calados e contr reagirão….a crise fará com que estas frações reajam e forcem a mudança da política….l….trabalhador americano vai cobrar caro…..não vão aguentar esta pressão calados….

Salim

A Ucrania e um dos maiores exportadores mundiais trigo, como importamos metade do nosso consumo, teremos um aumento significativo em nosso deficit. Se sofrermos embargo, teremos que vender abaixo preco nossas comodites e equipamentos. O risco e grande e evitavel, porem vamos novamente na contramão mundo. Nao aprendemos nunca.

Allan Lemos

Não farão isso porque dependem da nossa agricultura. Nesse conflito, a decisão do Brasil em não apoiar cegamente o Ocidente foi corretíssima. Há outros países que também não apoiam as sanções contra a Rússia e não estão recebendo retaliações.

gordo

A Rússia tem 11 fuso horários e isso por si só já mostra o tamanho e a importância dela. Dificilmente essa versão do bloqueio naval de Napoleão vai ter o efeito desejado, por sinal o efeito colateral pode ser até pior que os resultados a ponto de os EUA conversarem com a Venezuela e o Irã. No mais, se Europeus podem comprar gás por que Nós não podemos comprar fertilizantes ?

Nicolas_SS

Realmente, no mundo globalizado como é hoje, o fuso horário é uma grande arma, não é atoa que que os EUA fizeram 1 grande porta aviões para cada fuso horário da Rüssia. Se a Rússia conseguir avançar mais para o lado da Europa, os EUA serão forcados a construir mais alguns!

Carvalho2008

Isto que o pessoal não entende, se os EUA vão até conversar com Venezuela e Irã, vão procurar problema barrando produto brasileiro para quê? Se fizer, a coisa piora pá eles. Simplesmente não convém

Nicolas_SS

O presidente acertou em ficar ‘neutro’, apesar de não ser o ideal, é o melhor! Afinal, o que o Brasil faria além de fazer declarações vazias? Iria mandar armamento? Munições? Mão de obra especializada? Brasil não tem nada disso. O interessante é que a Suíça sempre foi um país admirado por ser neutro… mas quando é o Brasil…

* O ideal era ser totalmente neutro, pois o presidente não tem palavra final, deu declarações a favor da Ucrânia, depois por orientação dos militares broxas, deu apoio parcial a Rússia.

Pronoia

“O ideal era ser totalmente neutro, pois o presidente não tem palavra final, deu declarações a favor da Ucrânia, depois por orientação dos militares broxas, deu apoio parcial a Rússia.”

De onde saiu isso, sonhou ? O Brasil sempre afirmou ser pela paz, pelo fim da guerra, por soluções negociadas, nos discursos na ONU.

Nilo

Por questão de princípio ideológico embarga e compra dos EUA que ele vende ou revende.
Chama o posto Ipiranga o demolidor.
Fertilizante agora virou produto estratégico rsrsrsr
Valeu Bozo a visita a Putin👏👏👏👏

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Heitor

Pais dependente de agricultura, mas não produz seus próprios fertilizantes… que orgulho (contém ironia).

Nilson

Sim, mas deveria ter havido incentivo pelo menos parcial para não sermos tão dependentes assim

Pronoia

Fertilizante não é um empreendimento que gere grandes lucros. Não tem muita empresa privada nacional, que tenha visto a extração de fertilizantes como um negócio viavel e lucartivo, pois os fertilizantes importados tem num preço muito competitivo.
Não acho que devamos criar uma empresa estatal para extrair fertilizantes e a mesma ser deficitária, seria mais um gasto.
O pais com maiores reservas de fertilizantes no mundo é o Canada, mas por uma ironia de Deus, o Canada tem poucas terras cultivaveis, a maioria se encontra próxima a fronteira dos Estados Unidos.

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que daqui a uns 10 anos, pelas projeções do aquecimento global, o Canadá deverá ganhar uma boa área extra economicamente viável pra cultivo. Vai poder consumir um bocadinho mais dos fertilizantes que produz.

Jadson S. Cabral

O que sará que EUA e UE vão achar disso? Tomara que façam vista grossa. Ainda bem que estão meio ocupados

Willber Rodrigues

A Europa vai fingir que não tá vendo nada pois sabem que, sem os fertilizantes russos, eles vão pagar o triplo pelas nossas commodities, e a Ucrania não pode suprir eles, por motivos óbvios.
Já o Tio Sam, está atolado de problemas com a Russia e China, e dificilmente vai querer criar mais problemas nos criticando.
Bom pra nós.

Carvalho2008

Nada…não farão nada..tudo lá já estava encarecendo galopantemente por conta da pandemia.,..e agora, a crise energética da guerra, embargar compras de produto brasileiro apenas piora a situação deles

Já havia uma Cris pandemia, na esteira alertou uma crise chinesa de centralização e tentar reduzir investimentos lá, os alimentos e comodidades dispararam e agora a crise da guerra acirrando a polaridade….alimento ja estava nas alturas….não tem espaço para embargar Brasil, muito pelo contrário, virou oferta de zona tranquila global apesar da zona que nos mesmos fazemos aqui dentro….real valoriza…

Luiz G.bordin

Europa pode boicotar as importações brasileiras de alimentos? Vão comprar onde?

Jadson S. Cabral

Dos americanos, dos australianos… um pouquinho dali outro daqui… sanção é só para de comprar tudo, é reduzir a importação de um produto ou outro… sobretaxar um produto ou outro… do mesmo jeito que o Trump sobretaxou o nosso aço.
Ué, os EUA não dependem do nosso aço? Como foram burros o suficiente para fazer isso e deixar a construção civil lá ainda mais cara? Os construtores reclamaram, reclamaram e deu no que mesmo?

Allan Lemos

Comprar dos americanos e australianos cujos respectivos dólares são mais caros do que o real? Qual é o empresário louco que você acha que fará isso?

Saiba diferenciar discurso de prática, camarada. Quando o assunto é o bolso, não existe ideologia.

Willber Rodrigues

Ótimo.
Se somos dependentes de fertilizantes russos, então não temos motivo NENHUM pra comprar uma briga que não é nossa, pra depois ficarmos sem esse importante insumo.
Deixe que a OTAN, aRussia e a Ucrania se resolvam.

Reinaldo Deprera

O problema do setor agropecuário brasileiro é o perfil dos empresários. É um setor importante para qualquer país, mas que no Brasil não tem vocação para o progresso tecnológico por conta desse perfil. É como no caso dos médicos. Países onde o perfil do médico não é vocacional resulta em medicina de diagnóstico ruim. No caso do agronecócio, o sujeito ganha muito dinheiro com qualquer coisa ele coloca dinheiro em soja, pecuária ou outra cultura como forma de investimento do dinheiro, o cara não está nem aí para investir em pesquisa ou qualquer coisa que apenas apaixonados fariam. Ele quer… Read more »

Carvalho2008

A agropecuária brasileira é dentre as mais desenvolvidas no mundo…

Heitor

Não quero saber, só não entendo pq o gringo paga mais barato na carne e eu não

Reinaldo Deprera

Escuto isso desde que nasci.
Tem também aquela de que a mulher brasileira é mais bonita do mundo.
Aquela de que o Brasil é o país mais bonito do mundo.
A do negócio …


Menos ufanismo ..menos. A EMBRAPA é razoável e nunca foi uma Mon Santo

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
Carvalho2008

Mas, mas, adoro b grande…morenas…é a mais bonita sim….rzrzrz….e o país….vixe..é sim…..rzrz…. E sobre agropecuária….só tenho uma palavra….subsídios…. Quem tem subsídio agropecuário no mundo é porquê não se garante, não produz em condições de livre concorrência de mercado….quem morre de medo do Brasil…. Fazendinhas do Clark Kent do tamanho de chácara brasileiras e chatou francês….sem subsídio estatal, vão a falência… não se sustentam, o estado é que os sustentam como reserva estratégica emergência alimentar, pois o risco é muito grande para estes países não terem esta produção…e bem lembrado…nesta crise, o peso social tributário deles que já é um problemao… Read more »

Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
Reinaldo Deprera

Cara, subsídio em país europeu é absolutamente normal, visto que o preço da terra lá é bem mais alta, a dificuldade é maior por conta do clima e o custo de produção lá também é maior. Você acha mesmo que eles vão deixar de subsidiar a agricultura e deixar os produdores quebrarem por conta da concorrência com o Brasil e outros países ditos de terceiro mundo, onde o custo de produção é menor e a facilidade de produção bem maior? Nunca! Eles, que nos ensinaram a produzir alimento com técnicas muito mais avançadas daquelas existiam nas Américas e na África,… Read more »

EduardoSP

Já a mentalidade dos agricultores…

João Adaime

Cavalheiros, o Brasil importa fertilizantes pelo mesmo motivo que a Europa importa gás. É de onde é oferecido mais barato. O Brasil até fechou fábricas de fertilizantes por dar prejuízo. De 2016 a 2020 foram fechadas três fábricas da Petrobrás. Duas no governo anterior e a última no governo atual. É muito bonito falar em prestigiar a indústria nacional, mas na hora de mexer no bolso, vale o menor preço. Ainda mais em se tratando de compras não de unidades, mas de milhares de toneladas. O dia em que o produto brasileiro for mais barato do que o importado, é… Read more »

Willber Rodrigues

É o barato que sai caro a longo prazo.
A Europa tá descobrindo isso com o gás russo, e nós com insumos de vacinas da China e fertilizantes russos.

Nilson

Correto. A situação atual escancarou que era e continua sendo necessária uma política de apoio à indústria nacional de fertilizantes, se deixar por conta e ao sabor do mercado ficaremos sempre importando, que é mais barato.

Luiz G.bordin

Muito simples. Sem fertilizantes não tem produção agrícola. Ou a produção é muito baixa.
Se somos um grande fornecedor de alimentos para o mundo, o que o povo dos paises importadores de alimentos do Brasil vão comer?
Se gerar uma crise mundial por falta de alimentos, ai sim, vamos ter problemas serios.
Quando a fome atingir um número insuportável de pessoas no mundo, o que acham que vai acontecer?

Marcelo

Vai nas idéias dos americanos e europeus (sanções) contra os russos vc vai ver onde as coisa aqui no brasil vai parar !!!

Jeferson

Seu comentário é exatamente o oposto da realidade. O Brasil indo contra a Rússia seria algo excelente para a nossa economia. A Rússia é concorrente do Brasil no mundo das commodities, ela recebendo sanções, indiretamente favorece o Brasil. Por que você acha que o dolar caiu adiante do real e porque aumentou o capital estrangeiro inteiro desde fevereiro. O fertilizante russo no Brasil custa caro, além de fragilizar nossa estabilidade interna e dolarizar a nossa agricultura. Para início de conversa o fertilizante deveria ser feito aqui, segundo, financiador e tratar a Rússia que está atacando e matando milhares de pessoas… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Jeferson
Hellen

Aumentou foi o capital especulativo (lucro garantindo e facil ) por causa da taxa selic que vai para 12 ,75% com previsao de chegar a 16 % e o mundo inteiro (cidadao europeus,americanos e chineses ) comprando todos os papeis do tesouro direto do governo brasileiro garantindo o redimento de 12,75 % pre- fixado e tesouro ipca + pagando 20% ao ano por isso o dolar e euro caiu,acorda brothers ninguem vai investi nesse fim de mundo chamado brasil !!!!
O dolar e o euro so baixo por causa disso nao vem com historia !!!!

Last edited 2 anos atrás by Hellen
Carvalho2008

Mestre….quem mais depõe contra a moeda é um bicho chamado inflação….e os americanos começaram a ter uma inflação maior que a nossa….inflação é a exata descrição da desvalorização da moeda … é aí que a porca torce o rabo…eles nunca tiveram isto nestes patamares….

Kemen

Mas os capitais especulativos não  empaquitaram na economia, o que empaquitou na economia foi a ganãncia especulativa, sobre possiveis perdas de fornecimentos futuros e a falta de produtos, o que podem vir a não ocorrer.

Reinaldo Deprera

O GF está fazendo a sua parte para esvaziar o embargo contra a rússia.

Aguém sabe quando o desejo do Brasil para entrar na OTAN será atendido?

Nascimento

Nunca. Pq não fazemos parte do Atlântico Norte e não somos, segundo Huntington, parte do Ocidente que inclui os EUA, Canadá, Europa e Austrália, fazemos parte do Ocidente, assim como a Rússia, mas como subdivisão do Ocidente.

Por essa razão nem mesmo a Austrália é capaz de entrar inclusive, quem dirá o Brasil. No máximo aliado extra OTAN.

João Adaime

Caro Nascimento
Acredito que o Reinaldo confundiu entrar na OCDE com OTAN. A OCDE é o alvo e não a OTAN.
Geograficamente temos condições de integrar plenamente a OTAN, uma vez que possuímos terras no Atlântico Norte. Quase todo o litoral do Amapá, acima da linha do Equador.
Por outro lado, aliado extra OTAN é só uma figura de linguagem. Os EUA nos consideram aliados, mesmo nós não sendo da OTAN. Assim como Japão, Coréia do Sul e Austrália.
Abraço

Nascimento

Temos território sim no Atlântico Norte, mas nosso território não predomina ali e nem fazemos, como eu disse anteriormente, parte da civilização Ocidental principal, somos uma subdivisão do Ocidente. https://www.cato.org/commentary/when-foreign-policy-becomes-farce-bring-brazil-nato ”His efforts went nowhere since it was a truly moronic idea. Article 10 of the NATO treaty allows “any other European State in a position to further the principles of this Treaty and to contribute to the security of the North Atlantic area to accede to this Treaty.” Which means Brazil is not eligible to join. (For the geographically challenged, Brazil is in South America, not Europe. Even a creative judge would find… Read more »

João Adaime

Prezado Nascimento Calma. Para que tanta agressividade. Somos todos brasileiros. Pelo menos eu sou. Se o Brasil é considerado País de segunda classe, a culpa é nossa mesmo. Corrupção, atraso, injustiça social e outras mazelas. Quando tivermos um padrão do Canadá, o conceito mudará. Você mesmo definiu o entendimento extra Otan. É apenas um termo que os EUA utilizam. Não envolve outros membros. E nem não membros. Tendo este reconhecimento, podemos adquirir equipamentos de defesa não disponíveis a outros países que não fazem parte ou da Otan ou sem ser “aliado”. Por outro lado, já temos um tratado de defesa… Read more »

Hellen

Para os americanos e europeu o brasil é pais de terceira classe entao é melhor o brasil ficar neutro e nao se envolver em nada contra os russos !!!

Lana alves

Ainda bem que os russos adoram o Brasil, basta ver Cuba e Venezuela com tropas russas no nosso quintal. Vai lá gênio. A Rússia ataca a Ucrânia, imagina o que eles pensam da gente, somos macacos para a elite branca russa.

Allan Lemos

Só para você saber, a Rússia é uma nação multiétnica. É mais fácil os europeus ocidentais acharem que os brasileiros são “macacos”(o que realmente fazem) do que um russo.

As tropas russas em Cuba e na Venezuela servem para irritar os EUA, não o Brasil.

Last edited 2 anos atrás by Allan Lemos
Nascimento

O mesmo vale pros EUA na Colômbia e no Panamá.

Errado é o Brasil não fazer pressão em ambos.

Pronoia

Cuba e Venezuela não estão em nosso quintal amigo. A Nicaragua o Mexico, o Peru e a Bolivia também não.

Last edited 2 anos atrás by Pronoia
Thiago A.

Colega, os primeiros que pensam que somos de terceira são os brasileiros complexados e sobretudo a nossa classe dirigente .

Lembram quando o Alexandre Garcia afirmou que o Brasil ocupado por japoneses se desenvolveria pela troca da população e o presidente endossou essas palavras ?

Isso é muito bom para a autoestima e o sentimento patriotico da população…
Um grande projeto de pedagogia nacional…

Esses sujeitos só esquecem de dizer que estão lá no poder “guiando ” e mamando nas tetas do país há décadas. Qual foi o contributo deles?

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Allan Lemos

Lembram quando o Alexandre Garcia afirmou que o Brasil ocupado por japoneses se desenvolveria pela troca da população e o presidente endossou essas palavras ?

E ele errou? Se esse país fosse ocupado por um povo de primeira linha como os japoneses ou anglo-saxões, seria uma potência capaz de rivalizar com os EUA.

Material arquivo

Percebe que você fala isso porque você passa dos 2 meses aqui defendendo a Rússia na guerra contra s Ucrânia?
Voce fala isso porque sabe que o Bolsonaro apoia o Putin. Voce caiu na minha armadilha, meu comentário acima deixou bem claro a aliança do Brasil com a Rússia. O que teve bastante deslike, especialmente dos eleitor fanático do presidente e dos pro-guerra do grupo.

Zé bombinha

Uma vez o Brasil muito afetado por sanções ou por não chegar esse material aqui…. Somos o segundo… Rússia tá na ponta… Lista de prejudicados 1° Rússia 2° Brasil ou em primeiro 3° China 4° UE ou talvez até mais que a China. 5° Resto do mundo A Rússia perde a venda a grana( não sei se vale mais que a nossa perca)…. Não temos fertilizantes acarreta a uma diminuição na produção.. até grave demais.. não vou citar nossa população interna… China pagando mais cara por soja que alimenta uma grande parcela da suinocultura e avicultura chinesa… Dificuldade de produção… Read more »

Kemen

Sanções de quem ? da OTAN ? Que eu saiba, não somos da OTAN.
Sanções da U. E. ? Que eu saiba não somos da U. E.
Sanções orquestrada pelo imperio contraposto ? Não dependemos diretamente de nenhum imperio, somos uma nação que mantem relações amistosas com todos os paises.
O mundo gira em torno da economia, o comercio entre nações é parte dela, não somos trouxas para cair no logro economico que afetara ao mundo como um todo. Querem parar a Russia, vão combate-la, mas não utilizando a Ucrania como “carne de canhão”.

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Material arquivo

O mundo gira em torno da economia hahahaha com esse discurso o mundo já viu diversos genocídios. Hitler ergueu a Alemanha nos primeiros anos, depois…é, depois.
Apoiar um governo (Brasil) que apoia um pais que está exterminando outro em nome de ECONOMIA não é nada humano e amistoso com as nações. Aliás, bolsonaro disse apoiar a Rússia, falou isso abertamente. Ou seja, nós temos lado nessa guerra.

Last edited 2 anos atrás by Material arquivo
Kemen

Hitler não se apoiou em economia nenhuma, se apoiou na supremacia da raça superior e na eliminação de raças consideradas inferiores. O Brasil não apoia a guerra nem nenhuma das partes envolvidas, somos pelo dialogo e pelo fim da guerra, Não somos amistosos com os povos e as nações ? Em que mundo vc vive, aqui recebemos haitianos, sirios, africanos e venezuelanos, povos refugiados considerados de segunda categoria na europa e nos USA onde não entram, ali os ucranianos foram aceitos de imediato, ao contrario de latinos americanos politicamente perseguidos que solicitaram refugio e esperam a anos. Bolsonaro nunca disse… Read more »

josebaldo

Fertilizantes tem margem de lucro pequena, fora todos os impactos ambientais e riscos operacionais. Agora com essa guerra que ficou em foco por conta da escassez, em uma situação normal ninguém quer essas plantas de fertilizantes no próprio quintal.

Stene Pires

É impressionante como a galera do quanto pior, melhor pensa. Por mais que a coisa esteja melhorando, eles precisam a todo custo distorcer os fatos. Pra eles, bom era quando o nosso governo construia obras em outros países (dominados por ditadores) enquanto o Brtasil ficava a ver navios. O pior do Brasileiro – em muitos momentos – é o próprio Brasileiro, que não ama a pátria, que não luta por isso daqui, pela própria terra. Eu sempre detestei Lula, mas torci para ele dar certo! A mesma coisa a guerrilheira, eu quis muito que eal acertasse, mas eles estavam empenhados… Read more »

Roberto

Parabéns ao governo federal e ao presidente Bolsonaro que foram ágeis, preservando nossa agricultura e o abastecimento alimentar do Brasil.

Tutor

Saber que o Brasil, altamente dependente de sua agropecuária e uma potência nesse setor, depende até a alma de fertilizante externo, é de desanimar qualquer patriota.
Isso já extrapolou todos os níveis de incompetência e falta de responsabilidade, de TODOS que já passaram pelo governo desse país.

Cristiano de Aquino Camposim

Nada demais. O Brasil não participa de sanções que não tenham sido impostas pela ONU, a Rússia e nossa parceira econômica desde a época da guerra fria e nunca criticou o Brasil ou ameaçou com intervenções por qualquer motivo.
Não queremos aos outros o quê não desejamos a nós mesmos.

Last edited 2 anos atrás by Cristiano de Aquino Camposim
Jose pereira

Que a nossa parceria com os irmãos Russos prosperem eternamente e que o auxílio em tecnologia nuclear avance a ritmo acelerado e somente assim teremos o nosso subnuc e mais usinas nucleares por todo o Brasil.